• Nenhum resultado encontrado

C.A.F.E. Practices. C.A.F.E. Practices Termos & Condições v3.5 (Válido a partir de 1º de setembro de 2018)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C.A.F.E. Practices. C.A.F.E. Practices Termos & Condições v3.5 (Válido a partir de 1º de setembro de 2018)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Página 1 C.A.F.E. Practices

Coffee and Farmer Equity

C.A.F.E. Practices – Termos & Condições – v3.5

(Válido a partir de 1º de setembro de 2018)

Os candidatos buscando ter um status C.A.F.E. Practices válido devem cumprir com os pré-requisitos de qualidade e transparência econômica da Starbucks. Os dois pré-requisitos devem ser aprovados pela Starbucks Coffee Trading Company (SCTC), em Lausanne, Suíça.

A Starbucks recomenda que as verificações de C.A.F.E. Practices ocorram durante a época de colheita. As verificações na colheita resultarão em períodos validade mais longos (Tabela 2).

Status e Validade C.A.F.E. Practices 1. Status Provisório:

a. Status Provisório somente será concedido para novas cadeias de fornecimento sob as seguintes condições:

i. Cadeias de fornecimento que participaram anteriormente do C.A.F.E. Practices não são elegíveis.

ii. Submissão da aplicação completa.

iii. Confirmação assinada de que todos os indicadores C.A.F.E. Practices de Zero Tolerância (ZT) foram revisados e a cadeia de fornecimento está em conformidade. iv. As fazendas foram informadas concordaram com a participação em C.A.F.E. Practices

e não são membros de outra cadeia de fornecimento C.A.F.E. Practices. v. Comprometimento em completar o processo de verificação:

1. Comprometimento em agendar uma data para verificação dentro dos 90 dias do recebimento do ID.

2. Qualquer mudança nas datas da verificação deve ser comunicada ao Central de Suporte a Fazendas na Costa Rica e ao comerciante respectivo na SCTC. b. O período provisório expirará no máximo em 12 meses OU no final do ciclo de validade, o que

ocorrer primeiro, no qual a aplicação será submetida. O período provisório não pode ser estendido (Tabela 1). Os candidatos devem, portanto, evitar aplicações no final do respectivo ciclo de validade.

i. Uma verificação C.A.F.E. Practices deve ocorrer e o processo de relatórios devem estar completos antes do final do período provisório.

ii. Uma cadeia de fornecimento com status Provisório pode enviar café como C.A.F.E. Practices durante esse período.

iii. Qualquer não-conformidade de indicadores de Zero Tolerância identificado durante o processo de verificação deve ser identificado e solucionado dentro do período

(2)

Página 2

provisório, com planos de ação corretiva e prazos para a conclusão da aprovação pela Starbucks e confirmado pela organização de verificação de 3ª parte.

iv. A verificação de ZT pela 3ª parte deve ser realizada pela mesma organização verificadora que realizou a verificação original.

c. Sujeito à pontuação alcançada na verificação, o status provisório pode ser convertido em um status Verificado, Preferencial ou Estratégico (Tabela 2) uma vez que a verificação tenha sido concluída, os relatórios submetidos à Starbucks e a conformidade com o C.A.F.E. Practices confirmada.

i. Starbucks espera que nossos fornecedores providenciem atualizações trimestrais ao sobre as ações corretivas para a Central de Suporte a Fazendas – Costa Rica.

ii. O período provisório será contado como parte do período total de validade.

iii. Starbucks reversa o direito de rejeitar qualquer carregamento de café após a expiração do período provisório se os requisitos mínimos do C.A.F.E. Practices não forem alcançados e um status válido não for concedido.

iv. A ausência de um status válido após a expiração do status provisório poderá resultar em inadimplência contratual em qualquer embarque pendente.

2. Renovações (Reverificação):

a. Todas as cadeias de fornecimento com validade e status atuais (não expirados) devem completar seu processo de reverificação antes da expiração da validade atual – em alguns casos isso pode ocorrer com até um ano de antecedência.

b. Uma reverificação antecipada não irá afetar ou diminuir a validade ou status atuais, e proporcionará uma validade C.A.F.E. Practices contínua para aplicação especifica da cadeia de fornecimento.

c. Uma reverificação é considerada completa apenas quando uma nova validade e status são concedidos.

Qualquer lapso na validade de uma cadeia de fornecimento poderá resultar em inadimplência contratual em qualquer embarque pendente.

d. Observação: o processo de verificação, incluindo o relatório, pode levar de 2 a 5 meses, dependendo da complexidade da cadeia de fornecimento e do nível de conformidade.

i. Prazos aproximados: tempo de auditoria a campo + 4-6 semanas, preparação de relatórios para o cliente + 2 semanas, revisão pelo cliente + 2 semanas, submissão final à Starbucks e revisão.

ii. Qualquer Zero Tolerância (ZT) estenderá esses prazos. 3. Validade Expirada & Reverificação pendente:

Starbucks reserva o direito de rejeitar qualquer carregamento de café até que uma reverificação tenha sido concluída e um novo status e validade tenham sido concedidos. Um novo status e validade só podem ser concedidos quando todos os requisitos forem cumpridos. 4. Verificações com instâncias de Zero Tolerância (ZT)

a. Se uma não-conformidade com indicadores de Zero Tolerância (ZT) foi identificado pela organização de verificação de 3ª. parte, o candidato será notificado pelo verificador e pela Starbucks. Será solicitado que o candidato elabore e envie um Plano de Ações Corretivas. b. O candidato é responsável pela implementação do Plano de Ações Corretivas para resolver

(3)

Página 3

c. O candidato é responsável por contatar e agendar a verificação ZT de 3a. parte para confirmar a conformidade com todos os indicadores de Zero Tolerância.

d. Após o recebimento do relatório da verificação ZT pela 3a. parte, o status e a validade correspondentes serão concedidos.

e. Qualquer atraso ou falha na resolução de instâncias de Zero Tolerância (ZT) antes da expiração da validade atual pode fazer com que o fornecedor caia em inadimplência contratual em embarques pendentes e penalidades poderão ser aplicadas.

5. Status Final e Validade:

a. Status e validade serão concedidos quando todos os requisitos forem atendidos e aprovados pela Starbucks.

b. Data de Início: os períodos de validade correspondem aos ciclos de embarque do respectivo país/região (Tabela 1). NOTA: O processo de verificação C.A.F.E. Practices, incluindo o relatório e a aprovação, deve ser concluído antes do período de embarque pretendido. c. Data Final: Status e duração da validade irão variar de acordo com a pontuação atingida na

verificação e se a verificação foi realizada Na-Colheita ou Fora da Colheita, como definido na Tabela 2.

d. Nota: Café C.A.F.E. Practices deve ser embarcado dentro do seu período de validade corrente. Cafés colhidos dentro do seu período de validade, mas embarcados após a expiração da validade não serão aceitos.

Períodos de Validade por Região - Tabela 1.

Países / Região Períodos de Validade *

Colômbia / Norte e Centro: [Boyaca, Cesar, La Guajira,

Magdalena, Norte de Santander, Antioquia, Caldas,

Cundinamarca, Quindio, Risaralda, Santander, Casanare]

Peru / Norte: [Amazonas, Cajamarca, Piura, San Martin]

Havaí

1º de abril – 31 março

Camarões, Etiópia, Quênia, Tanzânia / Norte, Uganda

Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica,

México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico, República

Dominicana

1º de julho – 30 de junho

China, Índia, Laos, Myanmar, Nepal, Filipinas, Sumatra,

Tailândia, Vietnã

Colômbia / Sul: [Cauca, Huila, Nariño, Tolima, Valle del Cauca,

Meta, Caqueta]

Peru / Centro e Sul: [Junin, Huanuco, Pasco, Apurimac, Cusco,

Puno]

Bolívia, Brasil, Equador

1º de Outubro – 30 de setembro

Burundi, Cabo Verde, Maláui, República Democrática do

Congo, Ruanda, Tanzânia / Sul, Zâmbia, Zimbábue

Timor Leste, Papua Nova Guiné, Celebes, Java

(4)

Página 4

Pontuação e Status & Validade correspondentes - Tabela 2.

Pontuação na verificação Classificação de Colheita Status Validade

80% + Na-colheita Estratégico 4 anos

60% - 79 % Na-colheita Preferencial 3 anos

Abaixo de 60 % Na-colheita Verificado 2 anos

80% + Fora da Colheita Estratégico 2 anos

60% - 79 % Fora da Colheita Preferencial 1 ano

Abaixo de 60 % Fora da Colheita Verificado 1 ano

Classificação Na-Colheita:

• 50% ou mais das fazendas amostradas e todos os benefícios devem ser inspecionados durante a colheita e classificados de acordo com a definição abaixo, para que a aplicação seja qualificada como na-colheita. As validades correspondentes serão aplicadas (Tabela 2).

• Definição de Na-Colheita/Em-Operação: a. A nível de fazenda

1. Fazendas grandes e médias possuem cerejas maduras ou em amadurecimento que podem ser observadas em alguma parte da fazenda no momento da verificação. Os trabalhadores da colheita estão presentes e disponíveis para entrevistas.

2. Pequenos produtores possuem cerejas maduras ou em amadurecimento que podem ser observadas em alguma parte da fazenda no momento da verificação. As condições na-colheita dos benefícios são detalhadas abaixo.

A verificação na-colheita não é obrigatória, mas pode proporcionar um período de validade mais longo e reduzir os custos da verificação a longo prazo (Tabela 2).

b. A nível de benefício

1. Maquinário (despolpadoras, lavadores, tanques de fermentação, secadores mecânicos, sistemas de tratamento de água) devem estar ou ter estado em operação dentro de até uma (1) semana antes da verificação.

2. No mínimo 50% dos trabalhadores permanentes (+ trabalhadores temporários quando aplicável) devem estar presentes no dia da verificação.

c. A nível de armazém

1. No mínimo 50% dos trabalhadores permanentes (+ trabalhadores temporários quando aplicável) devem estar presentes no dia da verificação.

Nota: Uma verificação Fora da Colheita para um único benefício classificará a aplicação inteira como Fora da Colheita. Entretanto uma avaliação Fora da Colheita / Fora de Operação em um Armazém não classificará a aplicação toda como Fora da Colheita.

(5)

Página 5

Metodologia de Amostragem - Tabela 3

Entidades Tamanho Nova Verificação Reverificação

(Hectares)

Amostra Amostra Zero Tolerância

Pequenos Produtores e

benefícios correspondentes

< 12 Raiz quadrada do total de pequenos produtores

15% de fazendas previamente verificadas + 85% de novas fazendas / não verificado previamente + Todas as entidades com Zero Tolerância anteriores Nota: Todas as entidades com zero tolerâncias prévias devem ser

incluídas na aplicação de reverificação e serão verificadas adicionalmente à amostragem normal. Fazendas Médias e benefícios correspondentes 12 – 49,9

Raiz quadrada do total de fazendas médias multiplicado por (1,5) Fazendas Grandes e benefícios correspondente > 50 Todos amostrados; Exceto quando a aplicação consistir em mais de 20 fazendas grandes, nesse caso o método de amostragem será:

Raiz quadrada do total de fazendas grandes multiplicado por (1,5)

Todos os Benefícios e

Armazém N/A Todos amostrados Todos amostrados

Cartão de Pontuação Genérico e de Pequenos Produtores

• Cartão de Pontuação de Pequenos Produtores: As fazendas de pequenos produtores e benefícios correspondentes serão avaliados com o Cartão de Pontuação de Pequenos Produtores se as operações de benefício ocorrerem na propriedade.

• Cartão de Pontuação Genérico: Benefícios úmidos e/ou secos autônomos ou independentes serão avaliados com o Cartão de Pontuação Genérico.

• Cartão de Pontuação Genérico: Fazendas medias e grandes, incluindo os benefícios úmidos e secos correspondentes, serão avaliadas em relação a Cartão de Pontuação Genérico.

(6)

Página 6

Ciclos de Rastreabilidade de Volumes de Café por País/Região - Tabela 4.

Países / Região Períodos de rastreamento de volume

Colômbia / Norte e Centro: [Boyaca, Cesar, La Guajira,

Magdalena, Norte de Santander, Antioquia, Caldas,

Cundinamarca, Quindio, Risaralda, Santander, Casanare]

Havaí

1º de outubro – 30 setembro

Camarões, Etiópia, Quênia, Tanzânia, Uganda

Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras,

Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Porto Rico,

República Dominicana

China, Índia, Laos, Myanmar, Nepal, Filipinas,

Sumatra, Tailândia, Vietnã

Colômbia / Sul: [Cauca, Huila, Nariño, Tolima, Valle del

Cauca, Meta, Caqueta]

Peru, Bolívia, Equador

1º de maio – 30 de abril

Burundi, Cabo Verde, Maláui, República Democrática

do Congo, Ruanda, Zâmbia, Zimbábue

Timor Leste, Papua Nova Guiné, Celebes, Java, Bali

Brasil

1º de agosto – 31 de julho

Nota: Todo o volume de café vendido para a Starbucks Coffee Trading Company (SCTC), originário de cadeias de fornecimento verificadas C.A.F.E. Practices, será rastreado em uma base anual de acordo com a Tabela 4. Os volumes de café serão rastreados de acordo com a data do conhecimento de embarque (não com a data contratual de embarque ou a data da colheita).

Portanto, é essencial que os fornecedores monitorem de perto os volumes reais embarcados versus os volumes aprovados por cadeia de fornecimento C.A.F.E. Practices.

a. Os diferentes ciclos de rastreabilidade de volume de café (Tabela 4) não devem ser confundidos com os períodos de validade C.A.F.E. Practices (Tabela 1.). Os períodos de validade C.A.F.E. Practices são destinados a proporcionar às cadeias de fornecimento, em seus respectivos países/regiões, o tempo apropriado para conduzir as verificações C.A.F.E. Practices e os planos de ação corretivas (quando requerido); por outro lado, os ciclos de rastreabilidade do volume levam em consideração a época de colheita em cada país/região e tem como objetivo prevenir que os volumes de duas safras diferentes sejam associados no mesmo ciclo de rastreabilidade.

b.

O rastreamento consolidado do embarque dos volumes de café seguirá estritamente as datas da Tabela 4 e todo o café embarcado após o final do ciclo de rastreabilidade entrará no ciclo do ano seguinte.

Nota: se a validade de uma cadeia de fornecimento expirar sem uma reverificação, qualquer café embarcado após o período de validade C.A.F.E. Practices, mesmo que seja dentro do ciclo de rastreabilidade, será considerado Não C.A.F.E. Practices e poderá resultar em inadimplência contratual em qualquer embarque pendente, e penalidades poderão ser aplicadas.

(7)

Página 7 Revisões de Melhoria Contínua

Como a Starbucks busca melhorar os rendimentos agrícolas, assim como as condições sociais e ambientais através da Melhoria Contínua no programa C.A.F.E. Practices, espera-se que os fornecedores:

• Realizem acompanhamento com a Central de Suporte a Fazendas na implementação do plano de trabalho dentro de 30 dias da carta de aprovação

• Forneçam relatórios de progresso quando solicitados

• Contate o Central de Suporte a Fazendas para revisar ou solicitar assistência com os planos de ação, quando necessário

• Fornecer atualizações a cada 6 meses dos planos de trabalho

Note que o relatório de verificação, a aplicação e o desempenho do fornecedor podem estar sujeitos a auditorias adicionais.

Um status C.A.F.E. Practices não implica ou garante que o café será comprado pela Starbucks Coffee Trading Company (SCTC).

* Para qualquer esclarecimento, assistência ou perguntas referentes a seus status por favor entre em contato conosco pelo CAFEprac@starbucks.com.

** Para saber mais sobre C.A.F.E. Practices visite:

Referências

Documentos relacionados

Neste sentido, Porto de Galinhas sintetiza as contradições do turismo, apontado muitas vezes, como a estratégia mais viável para a promoção do desenvolvimento

Neste contexto, o trabalho aborda aspectos referentes às principais biomassas utilizadas na indústria de painéis de fibra para geração de energia: pó de lixa e de serra,

É da responsabilidade dos governos e das organizações nacionais e internacionais de saúde estabelecer e implementar estratégias e disseminar informação baseada em evidência,

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados