• Nenhum resultado encontrado

Sistema Nervoso (1)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistema Nervoso (1)"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)
(2)

O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controlo num organismo, coordenando e regulando as atividades corporais.

A sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que se adaptem a essas condições.

(3)

A unidade funcional do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada

NEURÓNIO

, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre a sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

(4)

-Os dentritos (do grego dendron, árvore) são

prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.

- O axônio é um prolongamento fino, geralmente

mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.

- Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.

(5)

Os neurónios comunicam-se através de

sinapses

(um sistema de envio de mensagens); por eles propagam-se os impulsos nervosos. A transmissão

ocorre apenas no sentido do dendrito ao axónio.

O comum é a sinapse entre o axónio de um neurónio e os dendritos de outro neurónio. Nessa região, não há um contato direto das ramificações, mas apenas uma contiguidade (ficam lado a lado).

(6)

De forma resumida o sistema nervoso recebe o estímulo, analisa e processa a informação, enviando-a ao cérebro. Logo em seguida, executa uma ação em prol do

organismo.

O interessante é que todo este processo ocorre em milésimos de segundo.

É isto que ocorre quando tocamos num tacho quente ou nos picamos, sentimos a dor e tiramos a mão imediatamente.

(7)
(8)
(9)
(10)

Hipófise Tálamo

Hipotálamo

(11)

Cérebro, Diencéfalo, Cerebelo e Tronco Cefálico

(12)

A espinhal medula é ligada ao encéfalo pelo bulbo (ou bolbo) raquidiano, sendo as comunicações entre a medula, cérebro e cerebelo asseguradas pelo tronco cerebral que estabelece a transmissão de informações através dos pedúnculos (feixes de fibras nervosas).

(13)

A medula espinhal (espinhal e espinal derivam ambos do latim spinalis, e adjetivo de formação posterior a spina, espinha) é o centro dos arcos reflexos.

Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porém pode agir independentemente dele.

A espinhal medula é um longo cilindro e apresenta-se como um cordão (com aproximadamente 40 cm de comprimento) constituído por nervos localizados no interior da coluna vertebral,

Função coordenadora (atividade reflexa): a espinhal medula é o centro coordenador das atividades reflexas. Refere-se ao mecanismo que permite uma resposta motora a um estímulo.

(14)
(15)
(16)
(17)
(18)
(19)

1- Qual é a principal função do SN (sistema nervoso)?

2- Quais são as células que compõem o SN?

4- Como comunicam entre si estas células?

5- Como podemos dividir o sistema nervoso?

(20)

O cérebro, constitui a estrutura principal do encéfalo, ocupando a maior

parte do volume da caixa craniana, constituída por dois hemisférios. É o

órgão que contém os centros nervosos relacionados com os sentidos, a

memória, o pensamento e a inteligência. O cérebro coordena também as

ações voluntárias desenvolvidas pelo indivíduo, além de comandar atos

inconscientes.

(21)

Quando cortado, o cérebro apresenta duas substâncias diferentes:

- substância branca (região de baixo metabolismo; sua única função é conduzir os impulsos nervosos no próprio órgão ou entre diferentes órgãos do sistema nervoso; não apresenta corpos celulares dos neurónios, mas apenas os seus prolongamentos, especialmente os axónios);

- substância cinzenta (concentram-se os corpos celulares dos neurónios e uma infinidade de sinapses), que forma o córtex cerebral.

(22)

Hemisférios cerebrais

Hemisfério Esquerdo: é responsável pela linguagem verbal, pelo pensamento lógico e abstrato e pelo cálculo

Hemisfério Direito: controla a perceção das relações espaciais, a formação de imagens e o pensamento concreto.

(23)

Por sua vez, cada hemisfério apresenta quatro Lóbulos Cerebrais (os lobos são as principais divisões físicas do córtex cerebral):

(24)

Lobo Frontal:

área motora (responsável pelo controlo motor); elabora o pensamento, o planeamento (responsável pelo planeamento consciente), a programação de necessidades individuais e emoções.

O lobo frontal, que inclui o córtex motor e motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planeamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato. A atividade no lobo frontal aumenta nas pessoas normais somente quando temos que executar uma tarefa difícil em que temos que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias.

(25)

Lobo Temporal:

Área auditiva; relaciona-se com o sentido de audição, reconhecendo a intensidade do som e determinados tons. Se esta região se afetar, provoca deficiência de audição ou surdez. Reconhece-se ainda o papel no processamento da memória e emoção.

(26)

Lobo Parietal:

Área sensorial (lida com os sentidos corporal e espacial);

responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura,

pressão. Relaciona-se ainda com a lógica matemática.

(27)

Lobo Occipital:

(28)

Bolbo (ou bulbo) Raquidiano: é o prolongamento da parte superior da espinhal medula que estabelece a ligação ao encéfalo. É um órgão condutor de

impulsos nervosos.

Contém todos os feixes e fibras ascendentes e descendentes interligando o

cérebro e a espinhal medula. A maior parte dos nervos cranianos possuem a sua entrada e saída no bolbo raquidiano.

É a porção inferior do tronco encefálico, juntamente com outros órgãos como o mesencéfalo e a ponte, que estabelece comunicação entre o cérebro

(29)

O Mesencéfalo é a vesícula intermédia aquando da formação do cérebro durante o desenvolvimento embrionário em animais. O mesencéfalo é anteriormente adjacente à Ponte. O mesencéfalo está envolvido na receção e coordenação de informações sobre a postura corporal.

A função da Ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.

(30)

O cerebelo é responsável pelo controlo motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. O cerebelo representa cerca de 10% do peso total do encéfalo e contém mais neurónios do que os dois hemisférios juntos.

Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controlo motor.

O cerebelo está ligado à regulação da coordenação

motora, coordena os movimentos comandados pelo cérebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles, é responsável pela manutenção do equilíbrio e postura do corpo, controla a coordenação e aprendizagem de movimentos e está ligado aos atos motores complexos e rápidos, dá o tónus muscular, isto é, regula o grau de contração do músculo em repouso.

(31)

O hipotálamo é uma pequena região na base do prosencéfalo, cuja complexidade não corresponde ao tamanho.

O hipotálamo desempenha um papel fundamental no controlo dos ciclos de sono/alerta, na regulação da temperatura do corpo, no controlo da fome e da sede, do comportamento sexual, na circulação sanguínea e no funcionamento do sistema endócrino (regulação hormonal).

(32)

Como o hipotálamo, o Tálamo é um conjunto de núcleos com funções diversas. Alguns estão envolvidos em retransmitir informações dos e para os hemisférios cerebrais. Outros estão envolvidos na motivação. A região subtalâmica (zona incerta) parece conter sistemas geradores de ação para diversos tipos de comportamentos "consumatórios", incluindo o comer e o beber.

(33)

O sistema límbico é constituído por: hipocampo, septo, amígdala e o bolbo olfativo. Ele é responsável por emoções, motivação e comportamento agressivo.

(34)
(35)
(36)

Referências

Documentos relacionados

Foram entrevistados dezoito (18) docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, com o objetivo de investigar como

A notificação à autoridade sanitária federal é denominada Relato de Dispositivos Médicos (do inglês Medical Device Reporting). Mediante a análise de no- tificações, a

As diretrizes do CDC recomendam cinco medidas essenciais que devem compor o bundle para prevenção de infecção da corrente sanguínea relacionado ao CVC, sendo elas: educação e

Como instrumentos foram utilizados o inquérito do Ministério da Saúde: Diretrizes para a Atenção Integral a Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos, Edição

Com o intuito de oferecer produtos de qualidade no ramo de hortaliças na região de Forquilhinha - SC, e visando a criação de um negócio sustentável, acredita-se

Lieber zalecił więc złagodzenie kar podkreślając 3 prawidłowości: po pierwsze skuteczności kary nie zapewni jej surowość, a pewność540, po drugie, kara może być pewna tylko wtedy, gdy

Aparentemente essa hipótese estava dirigindo o trabalho de Marie Curie logo após o teste da calcolita artificial, pois no dia seguinte (1° de abril) ela realizou testes para

17-cetosteróides (17-CTS) - cromatografia - pesquisa e/ou dosagem 17-cetosteróides relação alfa/beta - pesquisa e/ou dosagem 17-cetosteróides totais (17-CTS) - pesquisa e/ou

De então para cá, muitos melhoramentos têm sido introduzidos nos processos de fundição em moldações permanentes por vazamento sob pressão: automatização do