• Nenhum resultado encontrado

2012 quadro professor soa informatica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2012 quadro professor soa informatica"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. INFORMÁTICA 1- Definição Existem várias definições para informática: ciência da computação, ciência que estuda a informação e por aí vai. Podemos dizer que informática é a forma com a qual os seres humanos buscam trabalhar melhor várias informações de maneira rápida usando máquinas para processá-las: os computadores.. Basicamente computadores são constituídos de duas partes. A primeira é o chamado hardware, que é a sua parte física: o monitor, os circuitos internos, impressoras e etc. Principalmente o cérebro do computador: a chamada CPU, Unidade Central de Processamento, em inglês, cujo coração é o processador. Cerca de 20% (vinte por cento) dos profissionais da área trabalham nessa área. Quando vamos comprar um computador, um dos principais componentes que procuramos é o processador, qual a sua velocidade, qual a sua capacidade. A segunda parte é o chamado software, que são os programas. Programas são a maneira como o computador entende o que estamos dizendo a ele quando usamos o teclado, o mouse, ou mesmo quando o ligamos. Nessa área concentram-se a maior parte dos profissionais e é aqui que está a grande diferença de profissionais e aonde a diversificação de funções mais age.. Hoje em dia, os computadores fazem parte da vida da sociedade. Em todas as áreas do conhecimento humano eles são utilizados: na Medicina, na Administração, nas Universidades, enfim, em todos os ambientes e profissões, inclusive no lazer utilizamos computadores. O profissional de informática trabalha para fazer com que uma pessoa comum consiga utilizá-los. O computador é “burro”, só faz aquilo que nós o mandarmos fazer. Entretanto, ele é muito mais rápido, cada vez mais. Qualquer computador de mesa ou notebook que cabe no colo consegue ser milhões de vezes mais rápido do que aqueles computadores enormes, do tamanho de uma sala, que às vezes vemos em fotos do início da computação na década de 1960 do século passado. Com a sofisticação e alcance que os computadores conseguiram, os profissionais que trabalham nessa área também se diversificaram, com mais postos de trabalho sendo criados.. Como já dissemos, o software é a maneira como interagimos com o computador. Contudo, o que aparece para nós na tela do computador é apenas o resultado final que facilita nosso “diálogo” com a máquina. Por trás daquilo é que está o software realmente, que são uma série de “comandos” que não aparecem para o usuário e que são fundamentais para que a máquina entenda o que queremos ou o que estamos pedindo para que ela faça. Você já se perguntou como faz para levantar da cama pela manhã? Não..

(2) Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. Nós fazemos isso mecanicamente. Se fossemos um computador, por trás desse simples gesto haveria uma série de “comandos” do tipo: em primeiro lugar abra os olhos, depois levante o tronco, que está deitado, até a posição vertical fazendo um ângulo de noventa graus com a cama, em seguida, apoie um dos braços ao lado do corpo e force as pernas, que estão esticadas para frente, para o lado da cama e dobre-as para fora da cama até os pés alcançarem o chão, force o corpo para cima e fique em pé. Lembrem-se que o computador é “burro” e precisa dessa série bem definida de “comandos” para entender o que é “levantar da cama” e fazê-lo direito. Agora imagine que essas “instruções”, sinônimo de “comandos” na linguagem da informática, fossem dados a alguém que está deitado na parte de cima de uma cama beliche, o quê aconteceria? Provavelmente, a pessoa cairia, pois ao tentar alcançar os pés com o chão e levantar, ela sairia da cama repentinamente ou então não sairia do lugar porque os pés não achariam o chão e ele não iria completar o restante dos comandos, ficando “perdido”. Quando as “instruções” não estão corretas em um determinado ambiente, o computador não consegue completar o restante delas.. Essas instruções ou comandos são constituídos do que se chama de programas e esses programas são feitos em linguagens de programação. Assim como existem o francês, o inglês, o espanhol, o português e etc., existem também uma enorme quantidade de linguagens de programação. Algumas delas são o Java, o C++, o Mysql, para citar as mais utilizadas ou conhecidas hoje em dia, mas existem muitas outras. Diferentemente de uma língua humana, as linguagens de computador, são desenvolvidas para que sejam utilizadas em finalidades específicas. Isso não é rigoroso, mas facilita muito o trabalho para quem desenvolve. Então algumas linguagens são mais usadas em áreas científicas, outras em jogos, outras comercialmente e podem ser até combinadas das mais variadas formas e com os devidos cuidados, pois muitas vezes, uma não se “comunica” com a outra, como quando você encontra uma pessoa que não fala a sua língua e nem você a dela: a comunicação fica limitada aos gestos no nosso caso, mas os computadores não conseguem fazer isso de maneira fácil ou mais fácil do que nós.. 2- Disciplinas Podem existir com outros nomes, dependendo da universidade, mas os principais cursos que existem no mercado são: Ciência da Computação: aprofunda os conceitos e teorias da computação, com sólida formação em áreas como estruturas de dados, algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, entre outras. Trabalha essencialmente com software. Os profissionais são preparados para resolver problemas reais, aplicando soluções em qualquer ambiente (comercial, industrial ou científico) e também para desenvolvê-los;.

(3) Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. Engenharia da Computação - o foco é o projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos. Trabalha mais com hardware. Os profissionais são capazes de projetar e implementar tecnologias de hardware e software em equipamentos, em aplicações industriais, em redes de comunicação, nos sistemas embarcados (que é como se chamam os celulares e dispositivos móveis dentro de carros, aviões e etc.), entre outros;. Sistemas de Informação - prioriza o planejamento e desenvolvimento de sistemas de informação e automação. São aplicados conhecimentos diversos, como os de administração, negócios ou relações humanas. Podemos encontrar disciplinas dessas áreas nos cursos mencionados anteriormente, isso vai depender de onde você vai estudar. Geralmente, esse profissional trabalha na solução dos problemas, especialmente nas atividades corporativas, em vez de desenvolvê-los.. 3- Mercado de trabalho Um profissional de informática deve ter algumas características básicas ligadas à sua personalidade. Deve gostar de estudar sempre, pois novas tecnologias aparecem constantemente, além de ter que aprender sobre assuntos que não são específicos de sua área, para que possa entender o que os profissionais que o contrataram estão querendo. Por exemplo, ele não precisa ser médico ou engenheiro para fazer um trabalho que ajude esses profissionais em suas áreas, mas vai precisar estudar o suficiente sobre o que eles estão pedindo para poder atendê-los satisfatoriamente. Deve ter facilidade de adaptação pelo mesmo motivo, já que ele pode trabalhar com médicos em um ano e no ano seguinte com engenheiros, profissões cujos resultados são bem diferentes e cujas necessidades também. Deve ter bons conhecimentos matemáticos, pois álgebra, análise combinatória, estudo de probabilidade e raciocínio lógico são fundamentais para esses profissionais. Deve saber lidar com frustrações, pois muitas vezes o caminho até o resultado final é longo e árduo, com um grande número de erros e fracassos. Deve gostar de trabalhar em equipe, interagindo com outros profissionais como ele ou com profissionais de outras áreas que serão essenciais para que ele entenda o que seu empregador quer e o que espera dele. Deve saber ler muito bem em inglês, para dizer o mínimo, já que as linguagens e manuais são escritos nessa língua e, antes de chegar o manual traduzido no Brasil, o profissional pode precisar realizar algum trabalho nessa nova linguagem e ter que lê-lo no manual em inglês.. O profissional de informática pode se especializar em uma só linguagem, entretanto, deve estar preparado para utilizar outra ou uma combinação delas para atender os clientes ou seu chefe. Existe ainda a possibilidade de mudança de linguagem em uma determinada empresa. Na década de 1970, havia basicamente duas linguagens muito utilizadas: o Cobol e o Pascal. Elas foram substituídas por outras nos.

(4) Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. anos seguintes e muitas empresas foram forçadas a mudar para elas, já que novas tecnologias desenvolvidas não utilizavam mais aquelas linguagens. Os profissionais tiveram que se adaptar ou ficariam desempregados.. Algumas das áreas que mais se desenvolvem hoje na informática são: Desenvolvimento de Games (jogos): as maiores oportunidades estão fora do Brasil, mas há boa formação no país, e, se tiver domínio do idioma inglês, o profissional pode disputar uma vaga em qualquer país. A concorrência entre as grandes empresas desenvolvedoras de jogos é muito grande. Há diversos consoles, como são chamados os equipamentos que utilizamos para jogar, além dos computadores, como o Nintendo Wii ou o Playstation e quem desenvolve jogos para eles está sempre procurando profissionais talentosos e criativos. Muitos desenvolvedores de jogos possuem graduação em Ciências da Computação, pois as linguagens de programação são requisito fundamental para o desenvolvimento de jogos de alta complexidade.. Programador de Internet: área altamente qualificada em que apenas profissionais com muitas habilidades e boa formação são competitivos. Eles desenvolvem sites e são muito procurados pelas empresas, pois cada vez mais a internet é utilizada pelas empresas para negócios e divulgação de seus trabalhos e produtos. Um Programador precisa ter conhecimentos variados, como em HTML, CSS, Java Script, que são linguagens de desenvolvimento de programas específicas para internet e em softwares gráficos como o Adobe Photoshop, entre outros. É uma carreira em constante mudança e o profissional desta área precisa estudar sempre e atento à novas tecnologias e programas. É uma das áreas que mais se modifica atualmente.. Analista de Redes: este profissional desenvolve, conserta e presta serviços de manutenção de redes de computadores em ambientes empresariais. Cada vez mais, os computadores das empresas estão conectados com o mundo lá fora e internamente entre eles. Existem algumas empresas que dominam essa área e são diferentes entre si. Utilizam softwares de administração de redes específicos e Microsoft, Novell e Cisco, são algumas delas. Além de entender de linguagens e de hardware, o profissional deste setor precisa se especializar nos cursos específicos das empresas citadas que dominam esse mercado, pois a empresa onde pretende trabalhar utiliza alguma delas ou até outra menos conhecida, mas que deve ser entendida e conhecida a fundo. Essas certificações farão uma grande diferença no currículo.. Gerenciador de Banco de Dados: com o uso da informática crescente, criou-se uma demanda para o que se chama de bancos de dados. Podem ser simples como cadastro de clientes, com nome, endereço e telefone, ou complexas, como o monitoramento de operações financeiras para bancos ou o monitoramento.

(5) Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. de clientes em hospitais, com entrada e saída, tipo de medicamentos que estão utilizando e muito mais. Hoje em dia, quase todas as áreas utilizam bancos de dados em algum momento. Eles se baseiam em software, o mais utilizado nas empresas foi desenvolvido por uma multinacional chamada Oracle e é um banco de dados de grande escala, com grande capacidade, ou o Microsoft SQL, que é gratuito, mas não tão possante quanto o primeiro e é muito usado para a internet. Existe ainda o Microsoft Access para aplicações personalizadas e com gerenciamento mais fácil por parte dos usuários, contudo, tem limites pequenos. Uma empresa pode querer também desenvolver seus próprios programas utilizando outras linguagens.. Analista de Segurança: é uma área em constante crescimento na informática. Com a crescente criação de redes, websites (as chamadas páginas da internet) e etc., há que se garantir a segurança na transmissão de dados das empresas, tentando evitar que sejam roubados, adulterados ou até removidos sem permissão. As informações e dados precisam ser constantemente protegidos e monitorados. O chamado “crime online” tem crescido a cada ano. Inclusive policias se especializam nessa área, pois muitos são crimes que surgiram com o desenvolvimento e aumento da velocidade na internet. Hoje existem cursos específicos de segurança em informática, mas é sempre melhor estudar Ciências da Computação ou Sistemas da Informação com especialização em segurança.. Além dessas descritas anteriormente, estão as tradicionais no mercado, como programador, analista de sistemas, professor de informática. Muitas vezes, vemos procura por profissionais de TI, que é a abreviação utilizada para Tecnologia de Informação, nos anúncios de empregos. Uma profissão que cresce na área é a de Consultor de TI, profissional com conhecimentos variados tanto em hardware quanto em software, utilizados pelas empresas para saber que equipamentos e softwares serão mais adequados para facilitar os resultados que ela quer obter na sua área de negócios específica e onde consegui-los.. A informática é chave para avanços científicos. Mesmo que você não trabalhe com computadores diretamente, há tanto uso deles em todas as atividades humanas que entender computação se torna uma vantagem grande. Além de ajudar a criar um pensamento voltado para solução de problemas e pensamento lógico que ajudarão em qualquer carreira.. 4- Instituições Algumas instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro oferecem cursos variados nessa área. As principais estão listadas abaixo: Públicas.

(6) Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica. •. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) temos os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação e Informação.. •. CEDERJ (Centro de Educação a distancia do Estado do Rio de Janeiro) tem o curso de Tecnologia em Sistemas de Computação.. •. Na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) temos os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação.. •. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) – Campus Nova Iguaçu, tem o curso de Ciências da Computação.. •. PUC (Pontifícia Universidade Católica) temos os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.. •. Na UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) tem o curso de Sistema da Informação.. •. Na UFF (Universidade Federal Fluminense) temos Ciência da Computação, Física com ênfase em Física Computacional, Informática, Matemática com ênfase em Matemática Computacional, Sistemas de Informação e Tecnologia em Sistemas de Computação.. •. UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste) temos os cursos de Ciência da Computação e Tecnologia em Sistemas de Informação.. •. UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro) tem o curso de Ciência da Computação e Informática.. Privadas •. Universidade Cândido Mendes tem o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.. •. Universidade Gama Filho temos o curso de Ciência da Computação.. •. Na Universidade Estácio de Sá temos os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tanto no módulo presencial quanto a distância, e Sistemas de Informação com a mesma estrutura: presencial e a distância.. A seguir veja o fluxograma de Ciência da Computação da UERJ disponível em:.

(7) CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIDADE RESPONSÁVEL: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. 1º. 2º. Geometria Analítica IME 03-10814. 4/60. Cálculo I IME 01-04827. 6/90. 4/60. 4/60. Fundamentos da Computação IME 04-10817. 6/90. IME 01-04884. 4/60. 5/90. IME 05-10819. 4/60. Algoritmos e Est. de Dados I IME 04-10820. 6/90. Linguagem de Programação I IME 04-10821. 4/60. 4/60. IME 01-06767. 4/60. Algoritmos e Est. de Dados II IME 04-10823. 4/60. Elementos de Lógica. 5/90. 4/60. Linguagem de Programação II. IME 04-10826. 4/60. IME 01-10828. 6/90. Algoritmos em Grafos IME 04-11311. 4/60. IME 04-10830. 4/60. 4/60. Arquitetura de Computadores I IME 04-10831. 6º. 4/60. IME 04-10834. IME 04-10832. 4/60. Observações: - Os números situados na parte direita do retângulo representam os créditos e a carga horária conferidos por disciplina.. IME 04-10838. Otimização em Grafos IME 04-11312. 4/60. IME 04-10833. IME 04-10839. IME. 7º. 8º. Computação Gráfica. Eletiva II. IME 04-10842. Inteligência Artificial. 4/60. IME 04-10840. 4/60. Ética Comp. e Sociedade IME 04-10844. 4/60. 4/60. 4/60. 4/60 4/60. IME 04-10847. 4/60. IME 04-10848. 4/60. 4/60. Sistemas Distribuidos IME 04-10849. 4/60. Eletiva IV IME. 4/60. Arq. Avançadas de Computadores. Compiladores. IME. Projeto Final. Redes de Computadores I IME 04-10846. 4/60. Eletiva III. IME 04-10843. IME 04-10845. Sistemas Operacionais II. IME. 4/60. Metod. Cient. no Projeto Final. 4/60. IME 04-10841. Eletiva Básica. 4/60. Eletiva I. Sistemas Operacionais I IME 04-10835. 4/60. Interfaces Humano-Comp.. Análise e Proj. de Sistemas. 5/90. 4/60. Banco de Dados II. IME 04-10836. FIS 03-10983. IME 06-10837. 4/60. Arquitetura de ComputadoresII. Física II 4/60. Otimização Combinatória. Estruturas de Linguagens. Banco de Dados I. Engenharia de Software. IME 02-10824. IME 04-10825. IME 04-10827. Cálculo IV. Teoria da Computação. Física I FIS01 -10982. ILE 02-10822. 5º. Cálculo Numérico. CáIculo III. Cálculo das Probabilidaddes. Matemática Discreta IME 06-10816. IME 02-10818. 4º. Português Instrumental. Álgebra Linear. Cálculo II. Álgebra IME 02-10815. 3º. 4/60. Del. 30/2009 Versão 1. Total de horas do curso: 3000 Total de créditos do curso: 197 Créditos em disciplina obrigatórias: 177 Créditos em disciplinas restritas: 20 créditos, sendo 4 créditos em restritas básicas do grupo I e 16 créditos em restritas do grupo II.. - O Curso será integralizado em um mínimo de 8 e um máximo de 16 períodos. (atualizado 10/09/09).

(8)

Referências

Documentos relacionados

E, utilizar um sinal de áudio na entrada para que fosse possível verificar se nas situações que foram determinadas com menor distorção de fase, realmente o

Fluminense, UFF; Alberto Efendy Maldonado de la Torre, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS; Alexandre Almeida Barbalho, Universidade Estadual do Ceará, UEC; Ana

Com relação ao efeito da temperatura, da pressão total do sistema e da pressão parcial de vapor d’água sobre a taxa de reação, os resultados mostraram que

Os componentes da ICP foram apresentados de forma granular e todas suas funções foram especifica- das; o uso correto de autoridades de registro, como entidades

In the article, the authors present threats that undermine the capacity for risk governance and widen and intensify social inequalities, making Brazil the new epicenter of the

Linhas estéticas: balé clássico, dança contemporânea, sapateado, dança do ventre, jazz, hip-hop, alongamento, dança para deficientes visuais.. Direção:

EXEMPLO3: Para a grelha com barra de seção variável representada na figura abaixo, utilize o método das forças flexibilidade para obter as reações de apoio e trace os diagramas

Dessas arbitragens, nascem as renormalizações, resultantes de escolhas do corpo físico, histórico e biológico que definem as próprias normas (SCHWARTZ, 2014). A