• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: PROTÓTIPO MEDIDOR DE GLICEMIA COM COMUNICAÇÃO WI-FI INTEGRADO A PLATAFORMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: PROTÓTIPO MEDIDOR DE GLICEMIA COM COMUNICAÇÃO WI-FI INTEGRADO A PLATAFORMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: PROTÓTIPO MEDIDOR DE GLICEMIA COM COMUNICAÇÃO WI-FI INTEGRADO A PLATAFORMA DE ARMAZENAMENTO DE DADOS

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA - UNISANTA

AUTOR(ES): FILIPE MAIA DA SILVA RODRIGUES, RAFAEL ROBERTH SILVA SAMPAIO, ANGELA DE LIMA MENEZES, VINICIUS COELHO MEDEIROS COSENDEY

ORIENTADOR(ES): LUÍS FERNANDO POMPEO FERRARA, TATIANI DE PAULA PINOTTI SABARIS, SABRINA DE CÁSSIA MARTINEZ

COLABORADOR(ES): NÚCLEO DE PESQUISA EM ELETRÔNICA, GRUPO DE PESQUISA EM ENGENHARIA APLICADA

(2)

1. RESUMO

Insulina é o hormônio responsável pela regulagem da glicose na circulação sanguínea, tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energitransformando-a ptransformando-artransformando-a mtransformando-anutenção dtransformando-as célultransformando-as do nosso orgtransformando-anismo. A ditransformando-abetes é transformando-a doença causada pela produção insuficiente ou má absorção do hormônio no organismo, podendo causar o aumento da glicemia, sendo que, em níveis elevados, pode acarretar complicações no coração, artérias, olhos, rins, nervos e em casos extremos, pode levar à óbito. A rotina de um paciente diabético envolve diversos cuidados, como alimentação, atividade física, aplicação de insulina para alguns pacientes, consultas periódicas e cautela com alguns ferimentos, visto que em pacientes nestas condições, a cicatrização é mais lenta. Dependendo do apontamento médico, às vezes, se faz necessário ao paciente levar os valores de glicemia verificados com o medidor em domicílio, o que gera grande transtorno devido ao intervalo considerável entre as consultas e a incidência de diabetes em pessoas idosas, sendo estas sujeitas a problemas de memória e cognitivos. Visando facilitar a rotina do paciente diabético, o avanço da telemedicina e fornecer dados mais precisos e confiáveis ao profissional que o acompanha, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo medidor de glicemia com integração de interface web, que possibilitará que os dados coletados sejam visualizados diretamente pelo médico, sem a necessidade de o paciente anotar os valores a cada medição. O projeto ainda permite ao paciente visualizar as últimas medições no aparelho e ao médico acompanhar o histórico de consultas e das medições nos intervalos entre estas. O sistema está sendo desenvolvido utilizando REACT, banco de dados MongoDB, e a parte é composta de um Arduino e uma placa de circuito impresso que realiza as medições e é integrada via wi-fi à interface web

2. INTRODUÇÃO

O Diabetes divide-se em três tipos: 1, 2 (incluindo o agravamento Diabetes Latente Autoimune do Adulto) e gestacional. Para realizar o controle, é necessário dispor de um glicosímetro para realizar medições capilares (na ponta do dedo), mensurando em domicílio a glicose no sangue durante o cotidiano do paciente para garantir valores considerados normais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).

Estima-se que no ano de 2019, só no Brasil, o Diabetes estendia-se a mais de 13 milhões de pessoas, ocupando 4º lugar no ranking de países com maior incidência de

(3)

registros, atrás somente de China, Índia e EUA (PIMENTEL, 2018) (SOCIEDADE BRASILEIRA E DIABETES, 2019). Sociodemograficamente falando, um envelhecimento populacional vem sendo observado nos últimos anos, constatando um aumento na expectativa de vida e diminuição da natalidade. Aponta-se que, enquanto em 1950 a população com mais de 60 anos era de cerca de 4%, em 1980, esse número se estendia a 6,4%, e a projeção para o ano de 2025, especificamente no Rio Grande do Sul, é de 15% (ARGIMON, 2002).

Em conformidade com a prevalência de idosos e diabéticos citadas, a passível conclusão a chegar é, uma vez que ambos fatores apresentam um aumento paralelo, se computará mais idosos diabéticos necessitando de assistência (SEVERO, 2014). Esta premissa foi alvo de pesquisa, percebendo-se maior acometimento por Diabetes em indivíduos maiores de 65 anos de idade. (FLOR; CAMPOS, 2017).

3. OBJETIVOS

Considerando a necessidade de medições diárias que o paciente diabético precisa realizar, aliada ao intervalo entre as consultas, nota-se um grande volume de informações. Desta forma, propõe-se o desenvolvimento de um protótipo coletor de dados de glicemia, com o diferencial de comunicação via wi-fi entre um servidor, que disponibiliza os dados em uma aplicação web.

O intuito é auxiliar os pacientes a apresentar valores mais confiáveis da automonitoração glicêmica em suas consultas e armazenar estas informações para que sejam apresentadas mais coesas e intuitivas em gráficos aos médicos.

4. METODOLOGIA

Usualmente, a medição dos índices de glicose é realizada pelos pacientes utilizando o glicosímetro, que processa uma amostra capilar inserida na fita de medição acoplada ao conector do dispositivo que realiza a medição. O protótipo para coletar os dados da monitoração glicêmica será desenvolvido em cima da plataforma de um equipamento medidor de glicemia comum, como o medidor OneTouch Select Plus Flex™. Este tem como base a plataforma Arduino e uma placa de circuito impresso que realiza as medições e é integrada via wi-fi à interface web, o que facilitará a automonitoração, uma vez que os usuários possuem um intervalo considerável entre suas consultas, fato que, aliado às múltiplas medições diárias, acarretam em um esforço relevante para consolidação dos dados a serem levados.

(4)

Para criação da interface do sistema serão aplicadas a biblioteca React, Redux e Styled-Components em paralelo com o servidor desenvolvido com o Runtime Nodejs; para codificação e manipulação do Banco de Dados, Mongodb e Mongoose.

5. DESENVOLVIMENTO

O sistema possui as frentes de utilização do paciente e do médico, diferenciando o tipo de usuário que é através do cadastro, pois o médico possui o campo “CRM”. Usuários já cadastrados podem realizar Login ou recuperar senha.

Após o primeiro acesso, os usuários são direcionados para preencher informações adicionais. Nos demais acessos, o paciente é direcionado para a tela de últimas medições, onde se vê seu valor, data e horário, como se observa na figura 1.

Figura 1: Tela de últimas medições.

No sistema, o paciente tem acesso a algumas funcionalidades. Uma delas é ao seu histórico de consultas (figura 2), que aparece ranqueado de mais recentes para mais antigas, e possuem data e horário da consulta, além do nome do médico.

(5)

O médico também tem acesso à esta página, porém não há necessidade de listar seu próprio nome. Ao escolher a consulta a ser visualizada, clicando em “visualizar consulta”, o usuário tem acesso aos dados demonstrados neste apontamento médico. Na tela, além de dados como pressão, peso e hemoglobina glicada, verifica-se um gráfico parametrizável de acordo com o intervalo e o tipo de medição (valores mais altos, mais baixos e período do dia) (figura 3).

Figura 3: Tela de Atendimento e Acesso aos Dados de glicemia.

Contudo, antes de poder navegar entre estas, é necessário haver vínculo entre o paciente e um médico de confiança. Pode-se, então, procurá-lo na aba pesquisar médicos, onde os dados destes aparecem organizados por ordem alfabética. Após escolher, o paciente é direcionado para o perfil, onde pode solicitar o vínculo. Algo semelhante acontece aos médicos que querem procurar seus pacientes, porém os resultados da pesquisa constam dados do paciente. Para casos de solicitação de vínculo, o usuário pode optar por aceitá-la ou não na aba de notificações.

Adicionalmente, o médico possui uma tela com a relação de seus pacientes, separados por nome, idade e tipo de diabetes. Durante a consulta, o médico pode clicar em “atender paciente”, redirecionando para uma tela com os dados deste, assim como visto na figura 3, porém, neste caso, os campos de dados da consulta encontram-se disponíveis para preenchimento. Os dados do gráfico são extraídos diretamente do servidor que se comunica com o protótipo medidor de glicose, excluindo a necessidade de que o paciente leve todos os dados anotados.

(6)

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Após o desenvolvimento das telas utilizando React e Styled Components, em alguns alinhamentos, os integrantes testaram o fluxo do projeto, e foi possível perceber algumas alterações que deveriam ser realizadas, como o direcionamento para o perfil no primeiro acesso para preenchimento de informações de ambos os usuários e para a página de últimas medições, para o paciente. Com o fluxo alterado, deu-se continuidade ao desenvolvimento do back-end, onde todas as rotas de requisições e envio de informações para o sistema foram desenvolvidas.

Adicionalmente, desenvolveu-se os layouts da placa de circuito impresso e posteriormente deu-se início à sua confecção, obtendo-se uma PCB Dual-layer com trilhas estanhadas e componentes soldados. Para a conclusão do projeto se faz necessário a integração da placa PCB com o medidor e consequentemente com a plataforma web.

7. FONTES CONSULTADAS

ARGIMON, Irani I. de Lima. Desenvolvimento Cognitivo na Terceira Idade, 2002 Disponível em: pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200015 Acesso em: 12/03/2020

FLOR, Luisa Sorio; CAMPO, Monica Rodrigues. Prevalência de diabetes mellitus e fatores associados na população adulta brasileira: evidências de um inquérito de base populacional, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v20n1/1980-5497-rbepid-20-01-00016.pdf Acesso em: 01/04/2020

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diabetes (diabetes mellitus): Sintomas, Causas e Tratamentos, 2020. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes Acesso em 01/04/2020

PIMENTEL, Isabela. Taxa de incidência de diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, 2018. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/taxa-de-incidencia-de-diabetes-cresceu-618-nos-ultimos-10-anos Acesso em: 01/04/2020

SEVERO, Mateus Dornelles. Manejo do diabetes mellitus no paciente idoso, 2014. Disponível em: https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-em-debate/910-manejo-do-diabetes-mellitus-no-paciente-idoso Acesso em: 01/04/2020

SOCIEDADE BRASILEIRA E DIABETES. Controle de doenças crônicas é prioridade

da OMS para 2019, 2019. Disponível em:

https://www.diabetes.org.br/publico/noticias-sbd/1780-controle-de-doencas-cronicas-e-prioridade-da-oms-para-2019 Acesso em: 01/04/2020

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Com base na análise do grafo, pode-se inferir que dentro do SBI prevalecem as relações com: o “Governo Fomento” representado pelo DESENBAHIA quando se busca