• Nenhum resultado encontrado

DESAFIO-ROTA 1 (DR) VUNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESAFIO-ROTA 1 (DR) VUNESP"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

DESAFIO-ROTA 1 (DR) VUNESP

Leia o texto: “As origens da Segunda Guerra Mundial produziram uma literatura histórica incomparavelmente menor sobre suas causas do que as da Primeira Guerra, e por um motivo óbvio”. Eric Hobsbawn. A Era dos Extremos.

Segundo a perspectiva de análise do autor, a diferença da produção historiográfica sobre as origens da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais foram:

A) o processo que antecedeu a Primeira Guerra Mundial foi mais longo e produziu um volume consideravelmente superior de documentos, o que permitiu que a produção também fosse maior.

B) com a derrota da Itália, Alemanha e Japão no final da Segunda Guerra Mundial, a maior parte dos vestígios e documentos foi destruída, dificultando assim o trabalho dos pesquisadores.

C) o crescimento do uso dos meios de comunicação de massa como rádio e cinema antes da Segunda Guerra levaram à necessidade de mudança do paradigma de análise historiográfica.

D) após a Segunda Guerra Mundial a produção ficou concentrada em pequenos grupos de historiadores que temiam a perseguição russa ou norte-americana durante a Guerra Fria caso investigassem as origens desse conflito.

E) Uma parte dos historiadores nunca tiveram dúvidas de que Alemanha, Japão e Itália foram os agressores, e que os Estados arrastados por eles para a Segunda Guerra Mundial fizeram o possível para evitar o conflito.

(3)

DESAFIO-ROTA 2 (DR) VUNESP PMSP 2019

Uma das metas mais importantes do tratado era [...] controlar a Alemanha (segundo uma expressão usada naquela época), isto é, destruir sua força militar no presente e no futuro. [...] ficou decidido que o exército alemão ficaria limitado a 100 mil homens, recrutados com base em um compromisso voluntário de doze anos para os soldados e suboficiais. (Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011)

O Tratado de Versalhes, assinado após a Primeira Guerra Mundial, contribuiu para

A) a constituição, pelas nações asiáticas e europeias derrotadas na guerra, de um bloco militar contrário ao imperialismo na África e na Ásia.

B) o desenvolvimento duradouro da economia internacional como resultado da redução de gastos públicos com equipamentos militares.

C) a adoção de planos internacionais de ajuda financeira aos países economicamente destruídos pelo conflito bélico.

D) a emergência de relações estáveis, baseadas nos princípios de reciprocidade, entre as potências industrializadas europeias.

E) o fortalecimento de ideologias antidemocráticas habilmente exploradas por partidos políticos nacionalistas.

(4)

DESAFIO-ROTA 3 (DR) VUNESP PMSP 2018

Analise os dois materiais a seguir para responder à questão.

Mapa da ferrovia Berlim-Bagdá em 1914

Traço contínuo: ferrovia já construída

Linha tracejada: ferrovia em construção

(5)

DESAFIO-ROTA 3 (DR) VUNESP PMSP 2018

Material 2

A Primeira Guerra Mundial envolveu vários países, mas representou, principalmente, o confronto entre quatro potências: França, Inglaterra, Rússia, de um lado, e a Alemanha, do outro. (MOTTA, M. M. M.“A Primeira Grande Guerra”. Em: REIS FILHO, D. A.; FERREIRA, J.; ZENHA, C. O século X X v. 1. - O tempo das certezas: da formação do capitalismo à Primeira Grande Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado)

A análise dos materiais permite concluir que uma das causas da Primeira Guerra Mundial foi

A) a invasão e o domínio do Império Turco Otomano pelos alemães entre o final do século XIX e o início do século XX, o que contrariou os interesses do Império Britânico, principal aliado otomano. B) o controle direto exercido pelo Império Alemão sobre os Bálcãs, o que intensificou a revolta

nacionalista dos povos eslavos da região, especialmente sérvios e búlgaros, contrários à Tríplice Aliança.

C) a presença alemã na região dos Bálcãs, o que ameaçava diretamente os interesses russos e austro-húngaros na região, aliados que pretendiam controlar a navegação entre o Mediterrâneo e o Mar Negro.

D) a aliança entre o Império Russo e o Império Turco Otomano, o que contrariava os interesses alemães e austro-húngaros nos Bálcãs e no Mediterrâneo oriental, agravando as tensões na região.

E) o expansionismo germânico em direção à Península Balcânica e ao Oriente Médio, com o objetivo de facilitar o acesso ao petróleo do Golfo Pérsico e aos territórios coloniais na África oriental.

(6)

DESAFIO-ROTA 4 (DR) VUNESP PMSP 2019

Primeira Guerra Mundial – A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio. O fato motivou um ultimato do Império Austro- -Húngaro à Sérvia e, em 28 de julho seguinte, a declaração de guerra àquele país. Na verdade, as tensões e rivalidades que, desde meados do século XIX, envolviam as principais potências europeias e não europeias haviam crescido a tal ponto que foi

rompido o equilíbrio de poder que governava a política internacional.

(https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/ CentenarioIndependencia/PrimeiraGuerraMundial. Acessado em 09 de setembro de 2019)

Entre os fatores que contribuíram para eclosão do conflito bélico citado no excerto, pode ser apontado(a)

A) o revanchismo da França contra os alemães, que haviam anexado territórios franceses após a Guerra Franco-Prussiana.

B) a secular rivalidade entre a Inglaterra e a Alemanha, que disputavam a hegemonia comercial na América do Sul.

C) o desenvolvimento da indústria de base do Império Russo, que colocava em risco os interesses da Áustria-Hungria e da Alemanha.

D) o descontentamento da França e da Inglaterra com a Partilha da África determinada pela Conferência de Berlim, que beneficiou a Alemanha.

E) o expansionismo territorial do Império Turco-Otomano no Oriente Médio, que eliminou a influência das potências europeias na região.

(7)

DESAFIO-ROTA 5 (DR) VUNESP PMSP 2017

O presidente dos EUA, Thomas Woodrow Wilson, presidira o comitê que redigiu os 30 artigos do pacto constitutivo da Liga das Nações, projeto de seu coração. O presidente via na Liga das Nações o órgão maior de um sistema de segurança coletiva das nações. Pensou grande, muito além do seu tempo e muito além dos tempos de hoje, a julgar pela experiência da ONU. As demonstrações de impotência da Liga das Nações para coibir o emprego da força foram se acumulando. (Luiz de Alencar Araripe, “Tratado de Versalhes”. Em: Demétrio Magnoli (org.), História da Paz. São Paulo: Contexto, 2008. Adaptado)

Uma das “demonstrações de impotência” da entidade está corretamente identificada

A) na anexação da Polônia pela URSS (1934), uma das marcas do expansionismo soviético que precedeu o início da Segunda Guerra Mundial.

B) na militarização da Espanha pela França (1937), com o objetivo de conter o expansionismo nacionalista no levante liderado pelo General Franco.

C) na tomada da Etiópia pela Itália (1935), caracterizada pelo expansionismo fascista e apoiada por Hitler na geopolítica europeia da época.

D) na ocupação da Armênia pela Turquia (1933), o que levou ao chamado “genocídio armênio” no contexto de formação do Estado nacional turco.

E) na militarização da Normandia pela Inglaterra (1936), como tentativa de bloquear o possível avanço nazista sobre o norte da França e sobre o Canal da Mancha.

(8)

DESAFIO-ROTA 6 (DR) VUNESP PMSP 2017

Ao final da Guerra Franco-Prussiana (1870-71), em que o exército francês havia sido derrotado e o imperador Napoleão III, feito prisioneiro, o chanceler da Prússia, Otto von Bismarck, proclamou, em pleno Palácio de Versalhes, a existência do II Reich, o Império Alemão. Quase meio século depois, a França escolheria esse mesmo cenário para a ratificação do Tratado de Versalhes, que extinguiu o Império Alemão, pôs fim à Grande Guerra e, segundo muitos, deu origem à Segunda Guerra Mundial.

(ARARIPE, Luiz de Alencar. “Primeira Guerra Mundial”. Em: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2006. Adaptado)

Entre as tensões relacionadas ao Império Alemão que contribuíram para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, é correto identificar

A) o choque fronteiriço com a União Soviética recém- -formada, a disputa de rotas comerciais com o Império Turco-Otomano e o conflito étnico com a Tchecoslováquia.

B) as tensões nacionalistas na região dos países bálticos, o conflito com a Bélgica pelo acesso ao mar do Norte e os impasses diplomáticos com a Holanda.

C) o embate com a Sérvia na fronteira oriental, a disputa territorial com a Suíça ao sul e a concorrência econômica e comercial com os EUA.

D) a concorrência militar e industrial com a Inglaterra, as disputas territoriais com a França e as rivalidades com o Império Russo na região dos Bálcãs.

E) a disputa com a Áustria-Hungria pelo acesso ao Mediterrâneo, o embate imperialista com a Itália por territórios na África e o problema de fronteira com a Polônia.

(9)

DESAFIO-ROTA 7 (DR)

Três décadas

— de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou

com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos

movimentos de unificação nacional na Europa

— do século XX, que começou

com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude

estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT, H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande

Guerra na medida em que

A) difundiu as teorias socialistas.

B) acirrou as disputas territoriais.

C) superou as crises econômicas.

D) multiplicou os conflitos religiosos.

E) conteve os sentimentos xenófobos.

(10)

DESAFIO-ROTA 8 (DR)

Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

A) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

B) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

C) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

D) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

E) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

(11)

DESAFIO-ROTA 9 (DR)

A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a

inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre

os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a

primeira metade do século XX estão:

A) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

B) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida

nuclear.

C) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

D) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

E) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

(12)

DESAFIO-ROTA 10 (DR)

Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

A) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século

XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade

política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o

conflito entre as potências.

B) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a

rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e

pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

C) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o

sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das

colônias da África e da Ásia.

D) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram

a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao

inimigo.

E) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos

mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção

reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

(13)

DESAFIO-ROTA 11 (DR)

Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918),

destacamos o(a):

A) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Turco.

B) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.

C) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússia com o Império

Austro-Húngaro.

D) descontentamento da França frente à ocupação no Marrocos.

E) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão da Sérvia no

Império Austro-Húngaro.

(14)

Referências

Documentos relacionados

• Essas rivalidades imperialistas estão entre as principais causas da Primeira Guerra Mundial, um conflito que envolveu países de quase todo o mundo... • No início do

Ao observar os dados elencados do Corpus DISSERTES, os demonstrativos analisados seguem uma trajetória cada vez mais textual. Isto é, menos prescritiva, pois os itens

Esse comentário tem como objetivo chamar a atenção para distância que pode haver entre a noção de honra tal como é definida nas leis e empregada pelos juristas na sua prática –

b) as reuniões para discussão de PTS: de todos os aspectos que já discutimos em relação à reunião de equipe, o mais importante no caso deste encontro para a realização do PTS é

nos discursos dos sujeitos que foram apresentados na feito, a grande maioria das professoras já assistiu a um filme que remete de certa forma ao continente africano.

Para norte desta parede encontram-se dois espaços, cada um acessível a partir de cada uma das laterais do edifício: Para nascente, com acesso a partir da rua, um compartimento

Para isso, temos a intenção de criar alguns canais de comunicação entre a Equipe de Projetos, Distritos e Rotaract Clubs, por meio do blog de projetos da OMIR

Em conformidade com o art.6º § 3º da Resolução nº 2808/2015, deverão ser computadas, para efeito de cumprimento da jornada de 15 (quinze) horas semanais,