• Nenhum resultado encontrado

Sumário. É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário. É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes."

Copied!
65
0
0

Texto

(1)
(2)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

Sumário

1) INTRODUÇÃO ... 2

2) FUNÇÃO SOMA ... 3

3) FUNÇÃO SE ... 9

4) FUNÇÃO PROC ... 17

5) FUNÇÃO PROCV ... 22

6) FUNÇÃO CORRESP ... 25

7) FUNÇÃO ESCOLHER ... 28

8) FUNÇÃO DATA ... 31

9) FUNÇÃO DIAS ... 34

10) FUNÇÃO PROCURAR ... 37

11) FUNÇÃO ÍNDICE ... 41

12) AS 473 FUNÇÕES DO EXCEL ... 48

(3)

1) INTRODUÇÃO

O Excel é uma das ferramentas mais importantes já desenvolvidas pelas Microsoft. O software é o produto do gênero mais popular do mundo e é de

fundamental importância, principalmente no meio corporativo, que utiliza o Microsoft Excel como ferramenta diária de acompanhamento financeiro, administrativo, entre outras inúmeras funções.

A ferramenta possui 473 funções, algumas comuns a todos, como a SOMA, outras nem tanto, que somente são utilizadas por cientistas e engenheiros.

Isto demonstra que o aplicativo é democrático, podendo ser utilizado por alguém que quer simplesmente controlar suas finanças pessoais, até o cientista da NASA, que se prepara para o lançamento de um foguete espacial.

Este e-book, que o Excel Descomplicado preparou para você, traz a 10 funções mais utilizadas no Excel, que estarão explicadas e exemplificas dos capítulos 2 a 11. Estas funções são SOMA, SE, PROC, PROCV, CORRESP, ESCOLHER, DATA, DIAS, PROCURAR e ÍNDICE.

O Capítulo 12 é um especial, que compila um descritivo básico de todas as 473 funções, dividas pelas subcategorias, instruindo como você pode saber um pouco mais sobre cada uma delas, bem como inseri-las em sua planilha.

Este material vem com exemplos e imagens, para que o aprendizado possa ser simples e seja possível utilizá-lo para consultas futuras, naqueles momentos de maior dúvida.

(4)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 2) FUNÇÃO SOMA

Uma das operações básicas da matemática é a soma e como não podia ser diferente, o Excel possui uma fórmula específica para esta importante operação matemática.

A Função SOMA permite ao usuário somar elementos de uma planilha, sejam elementos que estejam contínuos (por exemplo A1 e A2), ou distantes entre si (por exemplo A1 e B876), além de ser possível somar diversos elementos numéricos de uma mesma planilha, independente da distância, ou mesmo de abas diferentes de uma mesma planilha.

Você poderá ver abaixo, exemplos de como utilizar esta função, de modo simples e prático.

Exemplo 1: Somando elementos em uma mesma aba.

Neste exemplo, vamos começar pelo básico, procurando a função SOMA na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Soma, para que sejam buscadas as funções de soma disponíveis.

(5)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher quais elementos numéricos você quer somar. Podem ser escolhidos até 255 elementos, pois, ao clicar sobre o último número, abre-se a opção de mais um, isto quer dizer que, ao clicar em Num2, no exemplo destacado, foi automaticamente aberta a opção de preenchimento de Num3.

Caso seja escolhido um elemento não numérico, será exibida esta mensagem de erro.

(6)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

Clique em OK e a fórmula será inserida na célula selecionada.

Exemplo 2: Somando elementos conjuntos em uma mesma aba.

É possível selecionar um conjunto de células, mesmo que elas estejam distantes na aba.

Na janela da função SOMA, clique no ícone destacado abaixo.

(7)

Faça o mesmo para o Num2.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula.

(8)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Exemplo 3: Somando elementos de abas diferentes.

Às vezes, pode ser preciso somar os dados de abas diferentes. Para isso, na célula a qual irá inserir a fórmula, faça o seguinte:

Digite a fórmula.

Escolha os elementos, caminhando entre as abas (não se preocupe, isto não atrapalha a inserção da fórmula). Podem ser ambos elementos de abas diferentes.

(9)

A aba do elemento selecionado será destacada desta forma na função.

(10)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 3) FUNÇÃO SE

SE você ler este e-book até o final, ENTÃO saberá mais sobre Excel. Esta não é bem uma função que poderia ser aplicada a uma planilha do Excel, mas exemplifica bem qual é o espírito desta formula.

Pense em uma situação da vida, SE a soma de seus rendimentos mensais for menor ou igual do que as suas despesas, ENTÃO você está com uma boa saúde financeira, caso contrário estará com dívidas ao final do mês.

Este sim é um bom exemplo para o Excel, vamos então utilizá-lo para demonstrar como esta função pode ser utilizada.

Exemplo 1: SE com elementos contínuos de uma mesma aba.

Vamos começar procurando a função SE na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Se, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(11)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher quais elementos você quer comparar e a forma que esta comparação será feita. No exemplo abaixo, vamos verificar se a soma dos rendimentos mensais é maior ou igual à soma das suas despesas. Se a condição for satisfeita, será exibida a mensagem VERDADEIRO, ao lado do teste lógico. Caso não seja satisfeita, exibirá FALSO.

(12)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Escolha ainda, qual será a mensagem exibida para cada caso, FALSO ou VERDADEIRO. No exemplo, utilizamos SEM DIVÍDAS, caso a condição seja satisfeita e DIVÍDAS, caso a condição não seja satisfeita.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(13)

Exemplo 2: SE com elementos de abas diferentes.

É possível avaliar elementos de abas diferentes, vamos supor que você queira comparar se as despesas deste mês aumentaram ou não, em comparação às do mês passado. Para isso, faça o seguinte:

(14)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Escolha os elementos, caminhando entre as abas, não se preocupe, isto não atrapalha a inserção da fórmula.

A aba do elemento selecionado será destacada desta forma na função.

Escreva a condição a ser avaliada, neste caso, vamos verificar se o valor da aba atual é maior que a do mês anterior. Digite, para a primeira condição

“AUMENTOU” e para a segunda “NÃO AUMENTOU”. Vale ressaltar que, caso as respostas para as condições sejam textuais, é preciso haver aspas para o texto, caso contrário, haverá erro na fórmula.

Clique na tecla Enter e a fórmula será inserida na célula selecionada, exibindo o resultado correspondente.

Exemplo 3: SE com funções.

Vamos supor que você queira comparar os seus gastos com lazer e vestuário neste mês, em comparação aos do mês passado, para ver se aumentaram ou não. Para isso faça o seguinte:

(15)

Digite a fórmula.

Escolha os elementos de lazer e vestuário na primeira aba, aplicando a fórmula SOMA (Capítulo 2) para os dois elementos.

Caminhando entre as abas (não se preocupe, isto não atrapalha a inserção da fórmula) faça o mesmo para os elementos da aba relativa ao mês passado, inclusive aplicando a fórmula SOMA (Capítulo 2).

(16)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. A aba do elemento selecionado será destacada desta forma na função.

Escreva a condição a ser avaliada, neste caso, vamos verificar se o valor somado com os elementos da planilha atual é maior que o valor somado dos elementos do mês anterior. Digite, para a primeira condição “AUMENTOU” e para a segunda “NÃO AUMENTOU”. Vale ressaltar que, caso as respostas para as condições

(17)

sejam textuais é preciso haver aspas para o texto, caso contrário, haverá erro na fórmula.

Clique na tecla Enter e a fórmula será inserida na célula selecionada, exibindo o resultado correspondente.

(18)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 4) FUNÇÃO PROC

A função PROC se enquadra no subgrupo das funções de pesquisa e referência. Ela é útil para procurar valores, em uma lista, e mostrar o seu correspondente, em outra lista.

Esta função ainda se subdivide em outras duas, mais sofisticadas, que, porém, atendem a objetivos semelhantes, a PROCV (Capítulo 5) e a PROCH.

No exemplo abaixo, utilizaremos o PROC para procurar os campeões das Copas do Mundo, desde 1930, a partir da inserção do ano em que a Copa ocorreu.

Exemplo 1: Dados na horizontal (Valores dispostos nas colunas)

Vamos começar procurando a função PROC na aba de FÓRMULAS. Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Proc, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(19)

Na janela que

abrirá, escolha a opção abaixo.

Ambas têm funcionamento semelhante, porém, para a forma matricial (segunda opção

da lista abaixo), o mais indicado é utilizar as funções PROCV (Capítulo 5) e PROCH.

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

(20)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Na janela que irá abrir, será possível escolher qual elemento você quer

procurar, no campo Valor_procurado e em qual lista o valor correspondente ao procurado será exibido, no campo Vetor_proc. No exemplo abaixo, digitamos 1970, ano em que o Brasil ganhou a Copa.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(21)

Caso escolha um ano em que não ocorreu Copa, será exibido o ano exatamente anterior ao valor digitado.

Clique em OK e a fórmula será inserida na célula selecionada.

Exemplo 2: Dados na vertical (Valores dispostos nas linhas)

Agora com valores na vertical. O processo é semelhante ao com valores na horizontal (Exemplo 1). Na janela que irá abrir, escolha qual elemento você quer procurar, no campo Valor_procurado e em qual lista o valor correspondente ao

procurado será exibido, no campo Vetor_proc. No exemplo abaixo, digitamos 1970, ano em que o Brasil ganhou a Copa.

(22)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

Caso escolha um ano em que não ocorreu Copa, será exibido o ano mais próximo ao valor digitado, assim como no Exemplo 1.

(23)

5) FUNÇÃO PROCV

Esta função se assemelha muito a função PROC (Capítulo 4). Ela é um pouco mais sofisticada que a PROC, porém, somente permite pesquisas de referências de valores na vertical.

Esta função é muito útil para base de dados grandes e é um requisito cada vez maior para o uso empresarial do Excel.

Porém, apesar de assustar muita gente, ela é simples e permite fazer pesquisas rápidas em bases de dados extensas.

Vamos utilizar o exemplo do Capítulo 4, com os vencedores de Copas do Mundo.

Comece procurando a função PROCV na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Procv, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(24)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher qual elemento você quer procurar, no campo Valor_procurado e em qual lista o valor correspondente ao

procurado será exibido, no campo Matriz_Tabela. O campo Núm_indice_coluna indica qual campo será exibido como resposta, para exibir o país campeão, digitaremos 2, relativo à segunda coluna. O campo Procurar_intervalo permite escolher se a busca será do valor exato, digitando FALSO ou de qualquer valor aproximado,

VERDADEIRO. Este campo é opcional e caso não seja preenchido a procura será por valores aproximados.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(25)

Caso escolha um ano em que não ocorreu Copa, será exibido o ano exatamente anterior ao valor digitado.

Porém, se escolher em Procurar_intervalo FALSO, nenhum resultado será exibido, caso digite um ano em que não ocorreu a Copa.

(26)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 6) FUNÇÃO CORRESP

A função CORRESP procura um item em um intervalo de células e retorna a posição relativa desse item no intervalo. Ela está dentro do subgrupo de Pesquisas e referências.

Utilizando ainda o exemplo dos dados relativos às Copas do Mundo, utilizado nos capítulos 4 e 5, vamos demonstrar como esta função pode ser utilizada.

Comece procurando a função CORRESP na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Corresp, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(27)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher qual elemento você quer procurar, no campo Valor_procurado e em qual lista o valor correspondente ao procurado será exibido, no campo Matriz_procurada. O campo Tipo_correspondência é opcional e pode ser preenchido com os seguintes valores:

1 ou vazio - Localiza o maior valor que é menor do que ou igual a

valor_procurado. Os valores no argumento matriz_procurada devem ser colocados em ordem crescente;

0 - Localiza o primeiro valor que é exatamente igual a valor_procurado. Os valores no argumento matriz_procurada podem estar em qualquer ordem.

-1 - localize o menor valor que é maior do que ou igual a valor_procurado. Os valores no argumento matriz_procurada devem ser colocados em ordem decrescente.

Neste exemplo, vamos procurar a Copa de 1998, para saber qual foi a edição desta Copa.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(28)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Clique em OK e a fórmula será inserida na célula selecionada.

(29)

7) FUNÇÃO ESCOLHER

Esta função faz parte do subgrupo de Pesquisa e referência e permite escolher, dado uma lista de valores, até o máximo de 254 valores, a referência deste valor dado. No exemplo abaixo, vamos usar estar fórmula para atribuir valores aos dias da semana, sendo a segunda-feira “1” até domingo, que é “7”.

Comece procurando a função ESCOLHER na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Escolher, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(30)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher qual elemento você quer usar como referência, no campo núm_índice. Ele especifica o argumento de valor selecionado. O núm_índice deve ser um número entre 1 e 254, ou uma fórmula ou referência a uma célula que contenha um número entre 1 e 254. Se núm_índice for 1, a função retornará valor1; se for 2, a função retornará valor2; e assim por diante.

Neste exemplo, os campos de valores, valor1, valor2, etc., serão preenchidos pelos dias da semana, de segunda-feira a domingo.

Caso núm_índice for menor do que 1, ou maior do que o número do último valor na lista, a função não retornará nenhum valor. Os argumentos destes campos podem ser números, referências de célula, nomes definidos, fórmulas, funções ou texto.

(31)

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(32)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 8) FUNÇÃO DATA

Esta função, do subgrupo de Data e Hora, permite juntar os três valores que geralmente compõem a informação de data, o dia, o mês e o ano, para formar um único elemento com a data completa.

No exemplo deste capítulo, teremos uma lista com dias, meses e anos, que, utilizando a função DATA serão unificados para a formação de uma informação de data completa.

Comece procurando a função DATA na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Data, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(33)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher qual elemento você quer usar para o ano, para o mês e para o dia.

No campo Ano o valor do argumento ano pode incluir de um a quatro dígitos. O Excel interpreta o argumento ano de acordo com o sistema de data usado por seu computador. Se ano estiver entre 0 (zero) e 1899 (inclusive), o Excel adicionará esse valor a 1900 para calcular a ano. Se ano estiver entre 1900 e 9999 (inclusive), o Excel usará esse valor como o ano. Se ano for menor do que 0 ou for 10000 ou superior, o Excel retornará o valor de erro.

O campo Mês é um número, de 1 a 12, que representa o mês, sendo “1” janeiro até “12” dezembro. Se mês for maior do que 12, será adicionado o número de meses ao primeiro mês no ano especificado. Por exemplo, o número 14 retorna o número de série que representa fevereiro. Se mês for menor do que 1, será subtraído esse mês, mais 1, do primeiro mês no ano especificado. Por exemplo, o número -3 retorna o número de série que representa setembro.

(34)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. O campo Dia é um número que representa o dia do mês, de 1 a 31. Se dia for maior do que o número de dias do mês especificado, será adicionado esse número de dias ao primeiro dia do mês. Por exemplo, o valor 35, para o mês de janeiro, retorna o número de série que representa o dia 4 de fevereiro. Se dia for menor do que 1, subtrairá a amplitude desse número de dias, mais 1, do primeiro dia do mês especificado. Por exemplo, o valor -15 para o mês de janeiro, retorna o número de série que representa 16 de dezembro.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(35)

9) FUNÇÃO DIAS

Esta função, do subgrupo de Data e Hora, permite avaliar o número de dias entre duas datas.

No exemplo deste capítulo, semelhante ao utilizado no Capítulo 8, vamos avaliar a quantidade de dias entre as datas do exemplo.

Comece procurando a função DIAS na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Dias, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(36)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será possível escolher qual a data inicial e data final a ser avaliada.

Alguns pontos a serem considerados:

Se os dois argumentos de data forem números, a função usará Data_final e Data_inicial para calcular o número de dias entre as duas datas.

Se os argumentos de data forem valores numéricos que estão fora do intervalo de datas válidas, a função retornará erro.

Se os argumentos de data forem cadeias de caracteres que não podem ser analisados como datas válidas, a função retornará erro.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(37)
(38)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 10) FUNÇÃO PROCURAR

Esta função, do subgrupo de Texto, permite localizar uma cadeia de texto ou caractere, em uma segunda cadeia de texto e retorna o número da posição inicial da primeira cadeia de texto, do primeiro caractere correspondente na segunda cadeia de texto.

Comece procurando a função PROCURAR na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Procurar, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(39)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que irá abrir, será o texto a ser procurado, no campo

Texto_procurado. O campo no_texto permite escolher em qual texto que você deseja procurar. O campo núm_inicial permite especificar o caractere no qual iniciar a

pesquisa. O primeiro caractere em no_texto é o caractere número 1. Se núm_inicial for omitido, o valor 1 será utilizado.

(40)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Alguns pontos a serem considerados:

A função diferencia maiúsculas de minúsculas. Se texto_procurado for "" (texto vazio), a função fará a correspondência do primeiro caractere na cadeia de caracteres de pesquisa (isto é, o caractere com o núm_inicial ou 1).

Se texto_procurado não aparecer em no_texto, a função retornará o valor de erro.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(41)
(42)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. 11) FUNÇÃO ÍNDICE

Esta função, do subgrupo de Pesquisa e Referência, retorna um valor ou a referência de um valor dentro de uma tabela ou intervalo.

Há duas maneiras de usar a função ÍNDICE:

Exemplo 1: Forma Matricial

Comece procurando a função ÍNDICE na aba de FÓRMULAS.

Na célula aonde quiser inserir a fórmula, clique em Inserir Função, conforme destacado abaixo, para inserir a função.

Na janela que abrirá, digite Índice, para que sejam buscadas as funções disponíveis.

(43)

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições sobre a fórmula destacada. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

Na janela que abrirá, escolha a primeira opção, destacada abaixo.

Este formato retorna o valor de um elemento em uma tabela ou matriz selecionado pelos índices de número de linha e coluna.

Na janela que irá abrir, é possível escolher o intervalo de células a ser usado como referência, no campo Matriz. Se a matriz contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento Núm_linha ou Núm_coluna correspondente é opcional. No campo

Núm_linha é possível selecionar a linha na matriz, a partir da qual um valor deverá ser retornado. Se Núm_linha for omitido, Núm_coluna é obrigatório e vice-versa. Este último, por sua vez, permite selecionar a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado.

No exemplo abaixo, buscaremos o elemento na posição de linha 2 e coluna 2, da matriz destacada

(44)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

(45)

Alguns pontos a serem considerados:

Se você definir Núm_linha ou Núm_coluna como 0 (zero), a função retornará a matriz de valores referente à coluna ou linha inteira, respectivamente.

Núm_linha e Núm_coluna devem fazer referência a uma célula dentro de uma matriz, caso contrário, a função retornará o valor de erro.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(46)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Exemplo 2: Forma de referência

Na janela que abrirá, escolha a segunda opção, destacada abaixo.

Este formato retorna a referência da célula na interseção de linha e coluna específicas. Se a referência for formada por seleções não adjacentes, você pode escolher a seleção que deseja observar.

Na janela que irá abrir, é possível escolher a referência, no campo Ref. Se cada área na referência contiver apenas uma linha ou coluna, o argumento Núm_linha ou Núm_coluna, respectivamente, será opcional.

No campo Núm_linha é possível selecionar o número da linha em Ref, de onde será fornecida uma referência.

No campo Núm_coluna é possível selecionar o número da coluna em Ref, de onde será fornecida uma referência.

No campo Núm_área é possível selecionar um intervalo em Ref do qual deve ser retornada a interseção de Núm_linha com Núm_coluna. A primeira área

selecionada ou inserida recebe o número 1, a segunda recebe o número 2, e assim por diante. Se Núm_área for omitido, ÍNDICE usará a área 1.

(47)

Se você definiu Núm_linha ou Núm_coluna como 0, a função retornará a referência para a coluna ou linha inteira, respectivamente.

Núm_linha, Núm_coluna e Núm_área devem apontar para uma célula na referência; senão, a função retornará o valor de erro. Se Núm_linha e Núm_coluna forem omitidos, a função retornará a área em referência especificada por Núm_área.

O campo Resultado da fórmula exibe uma prévia sobre qual resultado será exibido como resposta da fórmula, isto permite avaliar se o resultado da fórmula condiz com algum valor esperado, por exemplo.

(48)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Clique em OK e a fórmula será inserida na célula selecionada.

(49)

12) AS 473 FUNÇÕES DO EXCEL

O Excel possui funções para quase todas as necessidades que você pensar. São 473 funções, divididas em 14 subcategorias: Banco de Dados, Compatibilidade, Cubo, Data e Hora, Engenharia, Estatística, Financeira, Informações, Lógica,

Matemática e Trigonometria, Pesquisa e Referência, Suplemento e Automação, Texto e Web.

Todas as funções podem ser acessadas nos ícones destacados abaixo:

Elas podem ser listadas por categoria, conforme indicado abaixo:

Clicando em Ajuda sobre esta função, conforme destacado abaixo, será exibida a ajuda online do Office, que exibe exemplos e descrições de todas as funções. Vale ressaltar que isto depende de conexão com a internet, para a exibição da ajuda.

(50)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes. Todas as funções, junto a uma breve descrição da mesma, estão listadas na tabela abaixo.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

SUBCATEGORIA: BANCO DE DADOS

BDCONTAR Conta as células que contêm números em um banco de dados.

BDCONTARA Conta as células não vazias em um banco de dados.

BDDESVPA Calcula o desvio padrão com base em toda a população de entradas selecionadas de um banco de dados.

BDEST Estima o desvio padrão com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados.

BDEXTRAIR Extrai um único registro que corresponde a um critério específico de um banco de dados.

BDMÁX Retorna o valor máximo das entradas selecionadas de um banco de dados.

BDMÉDIA Retorna a média das entradas selecionadas de um banco de dados.

BDMÍN Retorna o valor mínimo das entradas selecionadas de um banco de dados.

BDMULTIPL Multiplica os valores em um campo específico de registros que correspondem ao critério em um banco de dados.

BDSOMA Soma os números na coluna dos campos de registros no banco de dados que correspondem ao critério.

BDVAREST Estima a variância com base em uma amostra de entradas selecionadas de um banco de dados.

BDVARP Calcula a variância com base em toda a população de entradas selecionadas de um banco de dados.

SUBCATEGORIA: COMPATIBILIDADE

ARREDMULTB Arredonda um número para baixo até zero

BETA.ACUM.INV Retorna o inverso da de distribuição cumulativa para uma distribuição beta especificada

COVAR Retorna a covariância, a média dos produtos dos desvios pares

CRIT.BINOM Retorna o menor valor para o qual a distribuição binomial cumulativa é menor ou igual ao valor padrão

DESVPAD Estima o desvio padrão com base em uma amostra

DESVPADP Calcula o desvio padrão com base na população total

DIST.BIN.NEG Retorna a distribuição binomial negativa

DIST.HIPERGEOM Retorna a distribuição hipergeométrica

DIST.NORM Retorna a distribuição cumulativa normal

DIST.NORMP Retorna a distribuição cumulativa normal padrão

DIST.QUI Retorna a probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada

DISTBETA Retorna a de distribuição cumulativa beta

DISTEXPON Retorna a distribuição exponencial

DISTF Retorna a distribuição da probabilidade F

DISTGAMA Retorna a distribuição gama

DISTLOGNORMAL Retorna a distribuição log-normal cumulativa

DISTRBINOM Retorna a probabilidade da distribuição binomial do termo individual

DISTT Retorna a distribuição t de Student

(51)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

INV.NORM.N Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal

INV.NORMP Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal padrão

INV.QUI Retorna o inverso da probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada

INVGAMA Retorna o inverso da distribuição cumulativa gama

INVLOG Retorna o inverso da distribuição cumulativa log-normal

INVT Retorna o inverso da distribuição t de Student

MODO Retorna o valor mais comum em um conjunto de dados

ORDEM Retorna a posição de um número em uma lista de números

ORDEM.PORCENTUAL Retorna a ordem percentual de um valor em um conjunto de dados

PERCENTIL Retorna o k-ésimo percentil de valores em um intervalo

POISSON Retorna a distribuição de Poisson

QUARTIL Retorna o quartil de um conjunto de dados

TESTE.QUI Retorna o teste para a independência

TESTEF Retorna o resultado de um teste F

TESTET Retorna a probabilidade associada ao teste t de Student

TESTEZ Retorna o valor de probabilidade unicaudal de um teste z

VAREST Estima a variância com base em uma amostra

VARP Calcula a variância com base em toda a população

WEIBULL Calcula a variância com base em toda a população, inclusive números, texto e valores lógicos

SUBCATEGORIA: CUBO

MEMBROKPICUBO Retorna o nome, propriedade e medida de um KPI (indicador principal de desempenho), e exibe o nome e a propriedade na célula. Um KPI é uma medida quantificável, como o lucro bruto mensal ou a rotatividade trimestral dos funcionários, usada para monitorar o desempenho de uma organização.

MEMBROCUBO Retorna um membro ou uma tupla em uma hierarquia de cubos. Use para validar se o membro ou a tupla existe no cubo.

PROPRIEDADEMEMBROCUBO Retorna o valor da propriedade de um membro no cubo. Usada para validar a existência do nome do membro no cubo e para retornar a propriedade especificada para esse membro.

MEMBROCLASSIFICADOCUBO Retorna o enésimo membro, ou o membro ordenado, em um conjunto. Use para retornar um ou mais elementos em um conjunto, assim como o melhor vendedor ou os dez melhores alunos.

CONJUNTOCUBO Define um conjunto calculado de membros ou tuplas enviando uma expressão do conjunto para o cubo no servidor, que cria o conjunto e o retorna para o Microsoft Office Excel.

CONTAGEMCONJUNTOCUBO Retorna o número de itens em um conjunto.

VALORCUBO Retorna um valor agregado de um cubo.

SUBCATEGORIA: DATA E HORA

DATADIF Calcula o número de dias, meses ou anos entre duas datas. Esta é útil nas fórmulas em que você precisa calcular uma idade.

NÚMSEMANAISO Retorna o número da semana ISO do ano de uma determinada data

(52)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

DIATRABALHO.INTL Retorna o número de série da data antes ou depois de um número específico de dias úteis usando parâmetros para indicar quais e quantos dias são de fim de semana

DIAS360 Calcula o número de dias entre duas datas com base em um ano de 360 dias

ANO Converte um número de série em um ano

DIA.DA.SEMANA Converte um número de série em um dia da semana

DIA Converte um número de série em um dia do mês

MÊS Converte um número de série em um mês

MINUTO Converte um número de série em um minuto

NÚMSEMANA Converte um número de série em um número que representa onde a semana cai numericamente em um ano

SEGUNDO Converte um número de série em um segundo

HORA Converte um número de série em uma hora

DATA.VALOR Converte uma data na forma de texto em um número de série

VALOR.TEMPO Converte uma hora que esteja em texto em um número de série

FRAÇÃOANO Retorna a fração do ano que representa o número de dias inteiros entre data_inicial e data_final

DIATRABALHOTOTAL Retorna o número de dias úteis inteiros entre duas datas

DIATRABALHOTOTAL.INTL Retorna o número de dias úteis inteiros entre duas datas usando parâmetros para indicar quais e quantos dias são dias de fim de semana

DIATRABALHO Retorna o número de série da data antes ou depois de um número específico de dias úteis

HOJE Retorna o número de série da data de hoje

AGORA Retorna o número de série da data e da hora atuais

DATAM Retorna o número de série da data que é o número indicado de meses antes ou depois da data inicial

DATA Retorna o número de série de uma data específica

TEMPO Retorna o número de série de uma hora específica

FIMMÊS Retorna o número de série do último dia do mês antes ou depois de um número especificado de meses

SUBCATEGORIA: ENGENHARIA

BESSELI Retorna a de Bessel In(x) modificada

BESSELJ Retorna a de Bessel Jn(x)

BESSELK Retorna a de Bessel Kn(x) modificada

BESSELY Retorna a de Bessel Yn(x)

BINADEC Converte um número binário em decimal

BINAHEX Converte um número binário em hexadecimal

BINAOCT Converte um número binário em octal

BITAND Retorna um “E de bit a bit” de dois números

BITOR Retorna um OU de bit a bit de dois números

BITXOR Retorna um “OU exclusivo” de bit a bit de dois números

COMPLEXO Converte os coeficientes reais e imaginários em um número complexo

(53)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO DECABIN Converte um número decimal em binário

DECAHEX Converte um número decimal em hexadecimal

DECAOCT Converte um número decimal em octal

DEGRAU Testa se um número é maior do que um valor limite

DELTA Testa se dois valores são iguais

DESLOCDIRBIT Retorna um valor numérico deslocado à direita por quantidade_deslocamento bits

DESLOCESQBIT Retorna um valor numérico deslocado à esquerda por quantidade_deslocamento bits

FUNERRO Retorna a de erro

FUNERRO.PRECISO Retorna a de erro

FUNERROCOMPL Retorna a de erro complementar

FUNERROCOMPL.PRECISO Retorna a FUNERRO complementar integrada entre x e infinito

HEXABIN Converte um número hexadecimal em binário

HEXADEC Converte um número hexadecimal em decimal

HEXAOCT Converte um número hexadecimal em octal

IMABS Retorna o valor absoluto (módulo) de um número complexo

IMAGINÁRIO Retorna o coeficiente imaginário de um número complexo

IMARG Retorna o argumento teta, um ângulo expresso em radianos

IMCONJ Retorna o conjugado complexo de um número complexo

IMCOS Retorna o cosseno de um número complexo

IMCOSEC Retorna a cossecante de um número complexo

IMCOSECH Retorna a cossecante hiperbólica de um número complexo

IMCOSH Retorna o cosseno hiperbólico de um número complexo

IMCOT Retorna a cotangente de um número complexo

IMDIV Retorna o quociente de dois números complexos

IMEXP Retorna o exponencial de um número complexo

IMLN Retorna o logaritmo natural de um número complexo

IMLOG10 Retorna o logaritmo de base 10 de um número complexo

IMLOG2 Retorna o logaritmo de base 2 de um número complexo

IMPOT Retorna um número complexo elevado à potência de um inteiro

IMPROD Retorna o produto de números complexos

IMRAIZ Retorna a raiz quadrada de um número complexo

IMREAL Retorna o coeficiente real de um número complexo

IMSEC Retorna a secante de um número complexo

IMSECH Retorna a secante hiperbólica de um número complexo

IMSENH Retorna o seno hiperbólico de um número complexo

IMSENO Retorna o seno de um número complexo

(54)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

IMSUBTR Retorna a diferença entre dois números complexos

IMTAN Retorna a tangente de um número complexo

OCTABIN Converte um número octal em binário

OCTADEC Converte um número octal em decimal

OCTAHEX Converte um número octal em hexadecimal

SUBCATEGORIA: ESTATÍSTICA

CONT.NÚM Calcula quantos números há na lista de argumentos

CONT.SE Calcula o número de células em um intervalo que satisfaz determinados critérios

CONT.SES Conta o número de células em um intervalo que satisfaz vários critérios

CONT.VALORES Calcula quantos valores há na lista de argumentos

CONTAR.VAZIO Conta o número de células vazias no intervalo

CORREL Retorna o coeficiente de correlação entre dois conjuntos de dados

COVARIAÇÃO.P Retorna a covariância, a média dos produtos dos desvios pares

COVARIAÇÃO.S Retorna a covariação de amostra, a média dos desvios dos produtos para cada par de pontos de dados em dois conjuntos de dados

CRESCIMENTO Retorna valores ao longo de uma tendência exponencial

CURT Retorna a curtose de um conjunto de dados

DESV.MÉDIO Retorna a média dos desvios absolutos dos pontos de dados em relação à média

DESVPAD.A Estima o desvio padrão com base em uma amostra

DESVPAD.P Calcula o desvio padrão com base na população total

DESVPADA Estima o desvio padrão com base em uma amostra, inclusive números, texto e valores lógicos

DESVPADPA Calcula o desvio padrão com base na população total, inclusive números, texto e valores lógicos

DESVQ Retorna a soma dos quadrados dos desvios

DIST.BETA Retorna a função de distribuição cumulativa beta

DIST.BIN.NEG.N Retorna a distribuição binomial negativa

DIST.F Retorna a distribuição da probabilidade F

DIST.F.CD Retorna a distribuição da probabilidade F

DIST.GAMA Retorna a distribuição gama

DIST.HIPERGEOM.N Retorna a distribuição hipergeométrica

DIST.LOGNORMAL.N Retorna a distribuição log-normal cumulativa

DIST.NORM.N Retorna a distribuição cumulativa normal

DIST.NORMP.N Retorna a distribuição cumulativa normal padrão

DIST.POISSON Retorna a distribuição de Poisson

DIST.QUIQUA Retorna a função de densidade da probabilidade beta cumulativa

DIST.QUIQUA.CD Retorna a probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada

DIST.T Retorna os pontos percentuais (probabilidade) para a distribuição t de Student

DIST.T.BC Retorna os pontos percentuais (probabilidade) para a distribuição t de Student

(55)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO DIST.WEIBULL Retorna a distribuição de Weibull

DISTORÇÃO Retorna a distorção de uma distribuição

DISTORÇÃO.P Retorna a inclinação de uma distribuição com base em uma população: uma caracterização do grau de assimetria de uma distribuição em torno de sua média

DISTR.BINOM Retorna a probabilidade da distribuição binomial do termo individual

DISTR.EXPON Retorna a distribuição exponencial

EPADYX, função Retorna o erro padrão do valor y previsto para cada x da regressão

FISHER Retorna a transformação de Fisher

FISHERINV Retorna o inverso da transformação de Fisher

FREQUÊNCIA Retorna uma distribuição de frequência como uma matriz vertical

GAMA Retorna o valor da função Gama

GAUSS Retorna 0,5 a menos que a distribuição cumulativa normal padrão

INCLINAÇÃO Retorna a inclinação da linha de regressão linear

INT.CONFIANÇA.NORM Retorna o intervalo de confiança para uma média da população

INT.CONFIANÇA.T Retorna o intervalo de confiança para uma média da população usando a distribuição t de Student

INTERCEPÇÃO Retorna a intercepção da linha de regressão linear

INTERV.DISTR.BINOM Retorna a probabilidade de um resultado de teste usando uma distribuição binomial

INV.BETA Retorna o inverso da função de distribuição cumulativa para uma distribuição beta especificada

INV.BINOM Retorna o menor valor para o qual a distribuição binomial cumulativa é menor ou igual ao critério padrão

INV.F Retorna o inverso da distribuição de probabilidade F

INV.F.CD Retorna o inverso da distribuição de probabilidade F

INV.GAMA Retorna o inverso da distribuição cumulativa gama

INV.LOGNORMAL Retorna o inverso da distribuição cumulativa log-normal

INV.NORM Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal

INV.NORMP.N Retorna o inverso da distribuição cumulativa normal padrão

INV.QUIQUA Retorna a função de densidade da probabilidade beta cumulativa

INV.QUIQUA.CD Retorna o inverso da probabilidade unicaudal da distribuição qui-quadrada

INV.T Retorna o valor t da distribuição t de Student como uma função da probabilidade e dos graus de liberdade

INV.T.BC Retorna o inverso da distribuição t de Student

INVF Retorna o inverso da distribuição de probabilidade F

LNGAMA Retorna o logaritmo natural da função gama, Γ(x).

LNGAMA.PRECISO Retorna o logaritmo natural da função gama, Γ(x).

MAIOR Retorna o maior valor k-ésimo de um conjunto de dados

MÁXIMO Retorna o valor máximo em uma lista de argumentos

MÁXIMOA Retorna o valor máximo em uma lista de argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos

(56)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

MÁXIMOSES Estatística: retorna o valor máximo entre as células especificadas por um determinado conjunto de critérios ou condições

MED Retorna a mediana dos números indicados

MÉDIA Retorna a média dos argumentos

MÉDIA.GEOMÉTRICA Retorna a média geométrica

MÉDIA.HARMÔNICA Retorna a média harmônica

MÉDIA.INTERNA Retorna a média do interior de um conjunto de dados

MÉDIAA Retorna a média dos argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos

MÉDIASE Retorna a média (aritmética) de todas as células em um intervalo que satisfazem um determinado critério

MÉDIASES Retorna a média (aritmética) de todas as células que satisfazem vários critérios.

MENOR Retorna o menor valor k-ésimo em um conjunto de dados

MÍNIMO Retorna o valor mínimo em uma lista de argumentos

MÍNIMOA Retorna o menor valor em uma lista de argumentos, inclusive números, texto e valores lógicos

MÍNIMOSES Estatística: retorna o valor mínimo entre as células especificadas por um determinado conjunto de critérios ou condições.

MODO.MULT Retorna uma matriz vertical dos valores que ocorrem com mais frequência, ou repetidamente, em uma matriz ou intervalo de dados

MODO.ÚNICO Retorna o valor mais comum em um conjunto de dados

ORDEM.EQ Retorna a posição de um número em uma lista de números

ORDEM.MÉD Retorna a posição de um número em uma lista de números

ORDEM.PORCENTUAL.EXC Retorna a ordem de um valor em um conjunto de dados definido como um percentual (0..1, exclusivamente) do conjunto de dados

ORDEM.PORCENTUAL.INC Retorna a ordem percentual de um valor em um conjunto de dados

PADRONIZAR Retorna um valor normalizado

PEARSON Retorna o coeficiente de correlação do momento do produto Pearson

PERCENTIL.EXC Retorna o k-ésimo percentil de valores em um intervalo, em que k está no intervalo 0..1, exclusivamente

PERCENTIL.INC Retorna o k-ésimo percentil de valores em um intervalo

PERMUT Retorna o número de permutações de um determinado número de objetos

PERMUTAS Estatística: retorna o número de permutações referentes a determinado número de objetos (com repetições) que podem ser selecionadas nos objetos totais

PHI Estatística: retorna o valor da função de densidade referente a uma distribuição padrão normal

PREVISÃO Retorna um valor ao longo de uma tendência linear

PREVISÃO.ETS Estatística: retorna um valor futuro com base em valores existentes (histórico), usando a versão AAA do algoritmo de Suavização Exponencial (ETS).

PREVISÃO.ETS.CONFINT Estatística: retorna um intervalo de confiança para o valor de previsão na data de destino especificada

PREVISÃO.ETS.SAZONALIDADE Estatística: retorna o comprimento do padrão repetitivo que o Excel detecta para a série temporal especificada

(57)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

PREVISÃO.ETS.STAT Estatística: retorna um valor estatístico como um resultado de previsão de série temporal

PREVISÃO.LINEAR Estatística: retorna um valor futuro com base em valores existentes

PROB Retorna a probabilidade de os valores em um intervalo estarem entre dois limites

PROJ.LIN Retorna os parâmetros de uma tendência linear

PROJ.LOG Retorna os parâmetros de uma tendência exponencial

QUARTIL.EXC Retorna o quartil do conjunto de dados, com base nos valores de percentil de 0..1, exclusivamente

QUARTIL.INC Retorna o quartil de um conjunto de dados

RQUAD Retorna o quadrado do coeficiente de correlação do momento do produto de Pearson

TENDÊNCIA Retorna valores ao longo de uma tendência linear

TESTE.F Retorna o resultado de um teste F

TESTE.QUIQUA Retorna o teste para a independência

TESTE.T Retorna a probabilidade associada ao teste t de Student

TESTE.Z Retorna o valor de probabilidade unicaudal de um teste z

VAR.A Estima a variância com base em uma amostra

VAR.P Calcula a variância com base em toda a população

VARA Estima a variância com base em uma amostra, inclusive números, texto e valores lógicos

VARPA Calcula a variância com base em toda a população, inclusive números, texto e valores lógicos

SUBCATEGORIA: FINANCEIRA

AMORDEGRC Retorna a depreciação de cada período contábil usando o coeficiente de depreciação

AMORLINC Retorna a depreciação de cada período contábil

BD Retorna a depreciação de um ativo para um período especificado, usando o método de balanço de declínio fixo

BDD Retorna a depreciação de um ativo com relação a um período especificado usando o método de saldos decrescentes duplos ou qualquer outro método especificado por você

BDV Retorna a depreciação de um ativo para um período especificado ou parcial usando um método de balanço decrescente

CUPDATAANT Retorna a data do cupom anterior à data de liquidação

CUPDATAPRÓX Retorna a próxima data do cupom após a data de liquidação

CUPDIAS Retorna o número de dias no período do cupom que contém a data de liquidação

CUPDIASINLIQ Retorna o número de dias desde o início do período do cupom até a data de liquidação

CUPDIASPRÓX Retorna o número de dias da data de liquidação até a data do próximo cupom

CUPNÚM Retorna o número de cupons a pagar entre as datas de liquidação e vencimento

DESC Retorna a taxa de desconto de um título

DPD Retorna a depreciação linear de um ativo para um período

DURAÇÃO Retorna a duração anual de um título com pagamentos de juros periódicos

(58)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

DURAÇÃOP Retorna o número de períodos necessários para que um investimento atinja um valor especificado

EFETIVA Retorna a taxa de juros anual efetiva

ÉPGTO Calcula os juros pagos durante um período específico de um investimento

IPGTO Retorna o pagamento de juros para um investimento em um determinado período

JUROSACUM Retorna a taxa de juros acumulados de um título que paga uma taxa periódica de juros

JUROSACUMV Retorna os juros acumulados de um título que paga juros no vencimento

LUCRO Retorna o lucro de um título que paga juros periódicos

LUCRODESC Retorna o rendimento anual de um título descontado; por exemplo, uma letra do tesouro

LUCROPRIMINC Retorna o rendimento de um título com um período inicial incompleto

LUCROÚLTINC Retorna o rendimento de um título com um período final incompleto

LUCROVENC Retorna o lucro anual de um título que paga juros no vencimento

MDURAÇÃO Retorna a duração de Macauley modificada para um título com um valor de paridade equivalente a R$ 100

MOEDADEC Converte um preço em reais, expresso como uma fração, em um preço em reais, expresso como um número decimal

MOEDAFRA Converte um preço em reais, expresso como um número decimal, em um preço em reais, expresso como uma fração

MTIR Calcula a taxa interna de retorno em que os fluxos de caixa positivos e negativos são financiados com diferentes taxas

NOMINAL Retorna a taxa de juros nominal anual

NPER Retorna o número de períodos de um investimento

OTN Retorna o rendimento equivalente a um título para uma letra do tesouro

OTNLUCRO Retorna o rendimento de uma letra do tesouro

OTNVALOR Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de uma letra do tesouro

PGTO Retorna o pagamento periódico de uma anuidade

PGTOCAPACUM Retorna o capital acumulado pago sobre um empréstimo entre dois períodos

PGTOJURACUM Retorna os juros acumulados pagos entre dois períodos

PPGTO Retorna o pagamento de capital para determinado período de investimento

PREÇO Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de um título que paga juros periódicos

PREÇODESC Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de um título descontado

PREÇOPRIMINC Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de um título com um período inicial incompleto

PREÇOÚLTINC Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de um título com um período final incompleto

PREÇOVENC Retorna o preço por R$ 100,00 do valor nominal de um título que paga juros no vencimento

(59)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

RECEBER Retorna a quantia recebida no vencimento de um título totalmente investido

SDA Retorna a depreciação dos dígitos da soma dos anos de um ativo para um período especificado

TAXA Retorna a taxa de juros por período de uma anuidade

TAXAJURO Retorna uma taxa de juros equivalente referente ao crescimento de um investimento

TAXAJUROS Retorna a taxa de juros de um título totalmente investido

TIR Retorna a taxa interna de retorno para uma série de fluxos de caixa

VF Retorna o valor futuro de um investimento

VFPLANO Retorna o valor futuro de um capital inicial após a aplicação de uma série de taxas de juros compostos

VP Retorna o valor presente de um investimento

VPL Retorna o valor líquido atual de um investimento com base em uma série de fluxos de caixa periódicos e uma taxa de desconto

XTIR Fornece a taxa interna de retorno para um programa de fluxos de caixa que não é necessariamente periódico

XVPL Retorna o valor líquido presente de um programa de fluxos de caixa que não é necessariamente periódico

SUBCATEGORIA: INFORMAÇÕES

CÉL Retorna informações sobre a formatação, a localização ou o conteúdo de uma célula

É.NÃO.DISP Retorna VERDADEIRO se o valor é o valor de erro #N/D

É.NÃO.TEXTO Retorna VERDADEIRO se o valor é diferente de texto

ÉCÉL.VAZIA Retorna VERDADEIRO se o valor é vazio

ÉERRO Retorna VERDADEIRO se o valor é um valor de erro diferente de #N/D

ÉERROS Retorna VERDADEIRO se o valor é qualquer valor de erro

ÉFÓRMULA Retorna VERDADEIRO quando há uma referência a uma célula que contém uma fórmula

ÉIMPAR Retorna VERDADEIRO se o número é ímpar

ÉLÓGICO Retorna VERDADEIRO se o valor é lógico

ÉNÚM Retorna VERDADEIRO se o valor é um número

ÉPAR Retorna VERDADEIRO se o número é par

ÉREF Retorna VERDADEIRO se o valor é uma referência

ÉTEXTO Retorna VERDADEIRO se o valor é texto

INFORMAÇÃO Retorna informações sobre o ambiente operacional atual

N Retorna um valor convertido em número

NÃO.DISP Retorna o valor de erro #N/D

PLAN Retorna o número da planilha referenciada

PLANS Retorna o número de planilhas em uma referência

TIPO Retorna um número indicando o tipo de dados de um valor

TIPO.ERRO Retorna um número correspondente a um tipo de erro

(60)

É proibida a Cópia e distribuição pirata desta apostila conforme leis 9118 e 9610, Todos os direitos reservados para o autor: Jhonny Lopes.

FUNÇÃO DESCRIÇÃO

E Retorna VERDADEIRO se todos os seus argumentos forem VERDADEIROS

NÃO Inverte o valor lógico do argumento

OU Retorna VERDADEIRO se qualquer argumento for VERDADEIRO

PARÂMETRO Avalia uma expressão em relação a uma lista de valores e retorna o resultado correspondente ao primeiro valor correspondente. Se não houver correspondências, um valor padrão opcional poderá ser retornado.

SE Especifica um teste lógico a ser executado

SEERRO Retorna um valor especificado se uma fórmula gerar um erro; caso contrário, retorna o resultado da fórmula

SENÃODISP Retorna o valor especificado se a expressão gerar #N/D; caso contrário, retorna o resultado da expressão

SES Verifica se uma ou mais condições são satisfeitas e retorna um valor que corresponde à primeira condição VERDADEIRO.

XOR Retorna um OU exclusivo lógico de todos os argumentos

FALSO Retorna o valor lógico FALSO

VERDADEIRO Retorna o valor lógico VERDADEIRO

SUBCATEGORIA: MATEMÁTICA E TRIGONOMETRIA ABS Retorna o valor absoluto de um número

ACOS Retorna o arco cosseno de um número

ACOSH Retorna o cosseno hiperbólico inverso de um número

ACOT Retorna a arco tangente de um número

ACOTH Retorna o arco tangente hiperbólico de um número

AGREGAR Retorna uma agregação em uma lista ou um banco de dados

ALEATÓRIO Retorna um número aleatório entre 0 e 1

ALEATÓRIOENTRE Retorna um número aleatório entre os números especificados

ARÁBICO Converte um número romano em arábico, como um número

ARRED Arredonda um número para um número de dígitos especificado

ARREDMULTB.MAT Arredonda um número para baixo até o inteiro mais próximo ou até o múltiplo de significância mais próximo

ARREDMULTB.PRECISO Arredonda um número para o inteiro mais próximo ou para o múltiplo de significância mais próximo. Independentemente do sinal do número, ele é arredondado para cima.

ARREDONDAR.PARA.BAIXO Arredonda um número para baixo até zero

ARREDONDAR.PARA.CIMA Arredonda um número para cima, afastando-o de zero

ASEN Retorna o arco seno de um número

ASENH Retorna o seno hiperbólico inverso de um número

ATAN Retorna o arco tangente de um número

ATAN2 Retorna o arco tangente das coordenadas x e y

ATANH Retorna a tangente hiperbólica inversa de um número

BASE Converte um número em uma representação de texto com a base determinada

COMBIN Retorna a quantidade de combinações de um determinado número de objetos

COMBINA Retorna a quantidade de combinações com repetições para um determinado número de itens

COS Retorna o cosseno de um número

COSEC Retorna a cossecante de um ângulo

(61)

FUNÇÃO DESCRIÇÃO COSH Retorna o cosseno hiperbólico de um número

COT Retorna o cosseno hiperbólico de um número

COTH Retorna a cotangente de um ângulo

DECIMAL Converte a representação de texto de um número em uma determinada base em um número decimal

EXP Retorna e elevado à potência de um número especificado

FATDUPLO Retorna o fatorial duplo de um número

FATORIAL Retorna o fatorial de um número

GRAUS Converte radianos em graus

ÍMPAR Arredonda um número para cima até o inteiro ímpar mais próximo

INT Arredonda um número para baixo até o número inteiro mais próximo

ISO.TETO Retorna um número arredondado para cima para o inteiro mais próximo ou o múltiplo mais próximo de significância

LN Retorna o logaritmo natural de um número

LOG Retorna o logaritmo de um número a uma base especificada

LOG10 Retorna o logaritmo de base 10 de um número

MARRED Retorna um número arredondado para o múltiplo desejado

MATRIZ.DETERM Retorna o determinante da matriz de uma variável do tipo matriz

MATRIZ.INVERSO Retorna a matriz inversa de uma variável do tipo matriz

MATRIZ.MULT Retorna o produto de duas matrizes

MDC Retorna o máximo divisor comum

MMC Retorna o mínimo múltiplo comum

MOD Retorna o resto da divisão

MULTINOMIAL Retorna o multinômio de um conjunto de números

MUNIT Retorna a matriz da unidade ou dimensão especificada

PAR Arredonda um número para cima até o inteiro par mais próximo

PI Retorna o valor de pi

POTÊNCIA Retorna o resultado de um número elevado a uma potência

PRODUTO Multiplica seus argumentos

QUOCIENTE Retorna a parte inteira de uma divisão

RADIANOS Converte graus em radianos

RAIZ Retorna uma raiz quadrada positiva

RAIZPI Retorna a raiz quadrada de (número* pi)

ROMANO Converte um algarismo arábico em romano, como texto

SEC Retorna a secante de um ângulo

SECH Retorna a secante hiperbólica de um ângulo

SEN Retorna o seno do ângulo fornecido

SENH Retorna o seno hiperbólico de um número

SINAL Retorna o sinal de um número

SOMA Soma seus argumentos

SOMAQUAD Retorna a soma dos quadrados dos argumentos

SOMARPRODUTO Retorna a soma dos produtos dos componentes correspondentes da matriz

Referências

Documentos relacionados

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

A Lista de Fauna Ameaçada de Extinção e os Entraves para a Inclusão de Espécies – o Exemplo dos Peixes Troglóbios Brasileiros.. The List of Endangered Fauna and Impediments