• Nenhum resultado encontrado

DIÁRIO DA JUSTIÇA Aracaju/SE, segunda-feira, 02 de fevereiro de Nº 2787

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁRIO DA JUSTIÇA Aracaju/SE, segunda-feira, 02 de fevereiro de Nº 2787"

Copied!
405
0
0

Texto

(1)

PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA ATOS ADMINISTRATIVOS

A PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, no uso das suas atribuições, conferidas pelo art. 21 da Lei Complementar Estadual nº 88, de 30 de outubro de 2003 (Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe), baixou os seguintes Atos: A T O S

Nº 109/2009 - Prorroga, por trinta dias, a contar de 7 de novembro de 2008, o prazo para posse de Akhenaten Santos do cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa Judiciária – 1ª Circunscrição.

Nº 110/2009 - Prorroga, por trinta dias, a contar de 7 de novembro de 2008, o prazo para posse de Rubens Geraldo de Almeida Reis do cargo

DIÁRIO DA JUSTIÇA

Aracaju/SE, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009. Nº 2787

Presidente - Desª. Célia Pinheiro Silva Menezes

Vice-Presidente - Desª. Clara Leite de Rezende

Corregedor-Geral - Des. Luiz Antônio Araújo Mendonça

Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho Des. Roberto Eugenio da Fonseca Porto Des. José Alves Neto

Des. Cláudio Dinart Déda Chagas Des. Cezário Siqueira Neto

Desª. Maria Aparecida Santos Gama da Silva Des. Osório de Araújo Ramos Filho Des. Netônio Bezerra Machado Des. Edson Ulisses de Melo Desª. Suzana Maria Carvalho Oliveira Procuradora-Geral de Justiça

Drª Maria Cristina da G. e S. Foz Mendonça

(Sessão: quarta-feira, às 8h30min – 8º andar)

Presidente - Desª. Célia Pinheiro Silva Menezes

Desª. Clara Leite de Rezende Des.Luiz Antônio Araújo Mendonça Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho Des. Cláudio Dinart Déda Chagas Suplentes

Des. Cezário Siqueira Neto Procuradora-Geral de Justiça

Drª Maria Cristina da G. e S. Foz Mendonça (Sessão: quarta-feira, após o Pleno – 8º andar)

Presidente - Des. Netônio Bezerra Machado

Des. Netônio Bezerra Machado Des. Edson Ulisses de Melo Desª. Suzana Maria Carvalho Oliveira Procuradores de Justiça

Dr. José Luiz Melo

Drª Maria Creuza Brito de Figueiredo Drª Maria Joselita Almeida Barbosa Secretária Judiciária

Belª Ivana Rocha Melo Rezende

Subsecretária - Belª Ana Vitória Mello Santos

(Sessões: quinta-feira, às 8h30min - 8º andar)

TRIBUNAL PLENO

Secretária Judiciária

Belª Ivana Rocha Melo Rezende

CONSELHO DA MAGISTRATURA

CÂMARA CRIMINAL

Presidente - Desª. Clara Leite de Rezende

Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho Des. Roberto Eugenio da Fonseca Porto Des. José Alves Neto

Des. Cláudio Dinart Déda Chagas Des. Cezário Siqueira Neto

Desª. Maria Aparecida Santos Gama da Silva Des. Osório de Araújo Ramos Filho Procuradores de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho

Drª Maria Cristina da G. e S. Foz Mendonça Drª Maria Izabel Santana de Abreu Drª Maria Luiza Vieira Cruz Dr. Rodomarques Nascimento Dr. Moacyr Soares da Motta

(Sessão: quinta-feira , às 8h30min, quinzenalmente – 8º andar)

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL

Presidente - Desª. Clara Leite de Rezende

Procuradores de Justiça Dr. José Carlos de Oliveira Filho Drª Maria Izabel Santana de Abreu Secretária Judiciária

Belª Ivana Rocha Melo Rezende

Subsecretária - Belª Luciana Goes Freitas Dantas

(Sessões: segunda-feira e terça-feira, às 8h30min - 8º andar)

SEGUNDA CÂMARA CÍVEL

Presidente - Desª Marilza Maynard Salgado de Carvalho

Procuradores de Justiça

Drª Maria Cristina G. S. Foz Mendonça Drª Maria Luiza Vieira Cruz

Dr. Rodomarques Nascimento Dr. Moacyr Soares da Motta Secretária Judiciária Belª Ivana Rocha Melo Rezende

Subsecretário - Bel. Adriano dos Santos Leal

(Sessões: segunda-feira e terça-feira, às 8 horas - 8º andar)

CÂMARAS CÍVEIS REUNIDAS

Secretária Judiciária

Subsecretária

Belª Ivana Rocha Melo Rezende

Belª Luciana Goes Freitas Dantas

GRUPO I

Desª. Clara Leite de Rezende Des.Roberto Eugenio da Fonseca Porto Des. José Alves Neto

GRUPO III

Des. José Alves Neto

Desª. Maria Aparecida Santos Gama da Silva Desª. Clara Leite de Rezende

GRUPO II

Des. Roberto Eugenio da Fonseca Porto Des. José Alves Neto

Desª. Maria Aparecida Santos Gama da Silva

GRUPO IV

Desª. Maria Aparecida Santos Gama da Silva Desª. Clara Leite de Rezende

Des. Roberto Eugenio da Fonseca Porto

GRUPO I

Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho Des. Osório de Araújo Ramos Filho Des. Cláudio Dinart Déda Chagas

GRUPO III

Des. Cláudio Dinart Déda Chagas Des. Cezário Siqueira Neto

Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho

GRUPO II

Des. Osório de Araújo Ramos Filho Des. Cláudio Dinart Déda Chagas Des. Cezário Siqueira Neto

GRUPO IV

Des. Cezário Siqueira Neto

Desª. Marilza Maynard Salgado de Carvalho Des. Osório de Araújo Ramos Filho

(2)

de Técnico Judiciário – Área Administrativa Judiciária – 1ª Circunscrição.

Nº 111/2009 - Prorroga, por trinta dias, a contar de 7 de novembro de 2008, o prazo para posse de Graziella de Souza Barros do cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa Judiciária – 1ª Circunscrição.

Nº 112/2009 - Prorroga, por trinta dias, a contar de 14 de novembro de 2008, o prazo para posse de Elenilde Menezes de Souza do cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa Judiciária – 2ª Circunscrição.

Nº 114/2009 - Remove, a pedido, Néviton Felipe da Silva, Técnico Judiciário, lotado na Vara Criminal da Comarca de Estância, para exercer as funções do cargo de Técnico Judiciário na Comarca de Aracaju, nos termos do art. 17 da Resolução nº 16, de 28 de fevereiro de 2007.

Nº 115/2009 - Nomeia Maria Leide de Andrade, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Itabaiana, para exercer a função de confiança especial de Chefe de Secretaria da Vara Criminal da Comarca de Itabaiana, símbolo FCE-03, a contar de 2 de dezembro de 2008, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 116/2009 - Exonera Ilda de Albuquerque Mello Pimentel, Técnico Judiciário, da função de confiança de Chefe de Secretaria da Vara Criminal da Comarca de Itabaiana, símbolo FCE-03, a contar de 26 de novembro de 2008.

Nº 117/2009 - Exonera, a pedido, Cristiano Fernandes da Silva Britto do cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Neópolis, símbolo CCS-01, a contar de 09 de dezembro de 2008.

Nº 118/2009 - Exonera Alcina Mariana da Silva Góes Martins do cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Umbaúba, símbolo CCS-01, a contar de 1º de novembro de 2008.

Nº 119/2009 - Exonera Eliana Augusta de Menezes Acioly do cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Umbaúba, símbolo CCS-01, a contar de 1º de novembro de 2008.

Nº 120/2009 - Nomeia Cristiano Fernandes da Silva Britto para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Umbaúba, símbolo CCS-01, a contar de 9 de dezembro de 2008, tendo em vista que o nomeado apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 121/2009 - Nomeia Wilker Danilo Tenório Maynart, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Aracaju, para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Arauá, símbolo CCS-01, a contar de 17 de novembro de 2008, tendo em vista que o nomeado apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 122/2009 - Nomeia Ana Paula Soares Ribeiro Almeida, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Campo do Brito, para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Poço Redondo, símbolo CCS-01, a contar de 09 de dezembro de 2008, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 123/2009 – Nomeia Mona Chena Gonçalves Santa Rosa de Andrade para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Poço Redondo, símbolo CCS-01, a contar de 9 de dezembro de 2008, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 124/2009 - Nomeia Eliana Augusta Menezes Acioly para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Riachuelo, símbolo CCS-01, a contar de 01 de novembro de 2008, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 125/2009 - Nomeia Alcina Mariana da Silva Góes Martins para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da Comarca de Riachuelo, símbolo CCS-01, a contar de 01 de novembro de 2008, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 126/2009 - Exonera, a pedido, Mark Clark Santiago Andrade do cargo em comissão de Assessor de Juiz da 6ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, símbolo CCS-01, a contar de 17 de dezembro de 2008.

Nº 127/2009 - Nomeia Tiago Barreto Silva, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Aracaju, para exercer o cargo em comissão de Assessor de Juiz da 6ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, símbolo CCS-01, a contar de 09 de janeiro de 2009, tendo em vista que o nomeado apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito e atender às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei.

Nº 128/2009 - Exonera Tiago Barreto Silva, Técnico Judiciário, da função de confiança especial de Inventariante Judicial junto à 6ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, símbolo FCE-06, a contar de 09 de janeiro de 2009.

Nº 129/2009 – Torna sem efeito o Ato nº 099/2009, que nomeou Evandro José da Silva Filho para exercer o cargo em comissão de Assistente de Gabinete do Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, símbolo CCE-04, e o Ato nº 101/2009, que exonerou Evandro José da Silva Filho da função de confiança de Secretário, símbolo FC-06.

Nº 130/2009 – Exonera Cleany Silva Rolemberg Feitosa, Técnico Judiciário, da função de confiança especial de Chefe de Secretaria do Distrito de Salgado, da Comarca de Itaporanga D’Ajuda, símbolo FCE-04.

Nº 131/2009 – Nomeia Cleany Silva Rolemberg Feitosa, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Itaporanga D’Ajuda, para exercer a função de confiança de Secretário, símbolo FC-06, tendo em vista que a nomeada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução e atende às exigências do art. 59-A da Lei nº 2.148, de 21 de dezembro de 1977 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), acrescido pela Lei Complementar nº 149, de 14 de dezembro de 2007, combinado com o art. 3º desta mesma Lei

P O R T A R I A S

Nº 790/2008 GP5 – Designa Claudionor Norberto Figueira e Silva, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Riachuelo, para responder pelo cargo de Assessor de Juiz da Comarca de Riachuelo, símbolo CCS-01, no período de 6 a 31 de outubro de 2008, tendo em vista que o designado apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito (Republicada por ter sido

(3)

publicada com incorreção no DJ de 05/11/2008, quanto à data final da designação)

Nº 792/2008 GP 5 - Designa Flávia Barbosa Dantas, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Riachuelo, para responder pelo cargo de Assessor de Juiz da Comarca de Riachuelo, símbolo CCS-01, no período de 6 a 31 de outubro de 2008, tendo em vista que a designada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito. (*Republicada por ter sido publicada com incorreção no DJ de 05/11/2008, quanto à data final da designação).

Nº 079/2009 - GP 5 - Designa Laerson Ribeiro dos Anjos Júnior, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Aquidabã, para substituir Ana Patrícia Barreto Guimarães Farias, Assessora-Conciliadora dessa Comarca, símbolo CCS-0, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de licença para tratamento de saúde, pelo período de trinta dias, a contar de 15 de janeiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito.

Nº 081/2009 - GP 5 - Designa, em caráter excepcional, Acrísio Carvalho Andrade Júnior, Técnico Judiciário, lotado na 1ª Vara Cível da Comarca de Lagarto, para substituir Moacir Lopes Poconé Neto, Escrivão dessa Vara, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de licença-prêmio, pelo período de trinta dias, a contar de 7 de janeiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 086/2009 - GP 5 - Designa Eline Cabral Vieira Vasconcelos, Técnico Judiciário, lotada na sede da Comarca de Boquim, para substituir Riedson da Silva Sandes, Escrivão da sede dessa Comarca, enquanto durar o seu afastamento, em razão de serviços prestados junto à Justiça Eleitoral, no período de 10 a 13 de novembro de 2008, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito.

Nº 087/2009 - GP 5 - Designa Marta Suzana Bastos Cruz, Técnico Judiciário, lotada na 6ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de Aracaju, para substituir Ive Tavares Carvalho, Assessora de Juiz dessa Vara, símbolo CCS-01, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, a partir de 26 de fevereiro de 2009, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito.

Nº 088/2009 - GP 5 - Designa José Aparecido Amâncio dos Santos, Técnico Judiciário, lotado no Distrito de Tomar do Geru, da Comarca de Cristinápolis, para substituir Ângela Márcia Reis dos Santos, Chefe de Secretaria desse Distrito, símbolo FCE-05, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a contar de 12 de janeiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 089/2009 - GP 5 - Designa Lílian Karine Tenório dos Santos, Técnico Judiciário, lotado no Distrito de Nossa Senhora de Lourdes, da Comarca de Gararu, para substituir Abraão Lincoln Guerra Dórea, Chefe de Secretaria desse Distrito, símbolo FCE-05, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a parti de 26 de fevereiro de 2009, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 090/2009 - GP 5 - Designa Manoel Batista Santos Sobrinho, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Japaratuba, para exercer as funções do cargo de Oficial de Justiça, dessa Comarca, enquanto durar o afastamento do titular, Jânio dos Santos, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a partir de 9 de fevereiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 091/2009 - GP 5 - Designa, em caráter excepcional, Ricardo Teixeira dos Santos, Técnico Judiciário, lotado na 3ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, para responder pela Secretaria dessa Vara, enquanto durar o afastamento de Wilson Gladston Luiz de França, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a partir de 26 de fevereiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução

.

Nº 092/2009 - GP 5 - Designa Cristiano Fernandes Santos, Técnico Judiciário, lotado na 1ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju, para substituir Luana França de Carvalho, Assessora de Juiz dessa Vara, símbolo CCS-01, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a contar de 7 de janeiro de 2009, tendo em vista que o substituto apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharel em Direito.

Nº 093/2009 - GP 5 - Designa Maria Margarida Silva, servidora requisitada, lotada na Divisão de Arquivo, do Arquivo-Geral do Judiciário, para substituir Valmor Ferreira Santos, Chefe do Arquivo Geral do Judiciário, símbolo CCE-03, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a contar de 12 de janeiro de 2009, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser portadora de diploma de nível superior.

Nº 94/2009 - GP 5 - Designa Danielle Souza Guimarães, Analista Judiciário, lotada no Departamento Técnico da 16ª Vara Cível da Comarca de Aracaju – Juizado da Infância e da Juventude, para substituir Rosana Rosa Nascimento, Diretora desse Departamento, símbolo FCE-05, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a partir de 09 de fevereiro de 2009, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser portadora de diploma de nível superior.

Nº 095/2009 - GP 5 - Designa, em caráter excepcional, Alan de Siqueira Silva, Técnico Judiciário, lotado na Comarca de Laranjeiras, para substituir Samara dos Santos Daud Fontes, Assessora de Juiz dessa Comarca, símbolo CCS-01, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a partir de 06 de fevereiro de 2009, devendo o pagamento ser efetuado conforme o § 1º do art. 1º da Portaria nº 032 GP1, de 1º de fevereiro de 2002, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 096/2009 - GP 5 - Designa Aretusa Morais Aragão, Técnico Judiciário, lotada na Central da Cidadania, da Divisão de Serviços ao Cidadão, para substituir Vanúsia Hora Freitas, Chefe dessa Central, símbolo FCE-06, enquanto durar o seu afastamento, por motivo de gozo de férias, pelo período de trinta dias, a contar de 7 de janeiro de 2009, tendo em vista que a substituta apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução.

Nº 099/2009 GP 5 - Designa Lara Chavelli Lima Alves Costa, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Umbaúba, para responder pelo cargo de Assessor de Juiz da Comarca de Umbaúba, no período de 05 de novembro a 8 de dezembro de 2008, símbolo CCS-01, tendo em vista que a designada apresentou Declaração Negativa de Relação Familiar/Impedimento para os fins da Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, declarando não possuir relação familiar com membro ou servidor (investido em cargo de direção ou assessoramento) deste Poder Judiciário, ou qualquer outro impedimento previsto na aludida Resolução, bem como ser bacharela em Direito. Nº 100/2009 GP 5 - Designa Luciana Moraes Carvalho Brandão, Técnico Judiciário, lotada na Comarca de Umbaúba, para responder pelo

(4)

cargo de Assessor de Juiz da Comarca de Umbaúba, no período de 5 de novembro a 8 de dezembro de 2008, símbolo CCS-01, tendo em vista que a designada apresentou Declaração Positiva de Relação Familiar prevista na Resolução nº 07, de 18 de outubro de 2005, do Conselho Nacional de Justiça, excepcionada à luz do art. 2º, § 1º, da mesma Resolução, em decorrência da alteração dada pela Resolução nº 21/2006, do mesmo Conselho, não estando a nomeada subordinada ao magistrado determinante da incompatibilidade, bem como ser bacharela em Direito. Nº 006/2009 GP 7 - Instaura Sindicância Administrativa para apurar a conduta funcional do servidor Elias Carlos de Oliveira, Agente de Serviços Judiciários, com lotação no 6º Juizado Especial Cível da Comarca de Aracaju.

Aracaju/SE, 2 de fevereiro de 2009 DESA. CÉLIA PINHEIRO SILVA MENEZES, Presidente.

*Todos os Atos acima especificados estão disponíveis, na sua íntegra, no site www.tj.se.gov.br, no menu Publicações.

O DESEMBARGADOR LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO MENDONÇA, Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Sergipe, no uso de suas atribuições, conferidas pelo artigo 30 da Lei Complementar Estadual nº. 88/2003, de 30 de outubro de 2003 (Código de Organização Judiciária do Estado de Sergipe), baixou as seguintes Portarias:

Nº. 22/2009 - DESIGNA os Juízes Substitutos a seguir relacionados, para, durante o período de 02 de Março a 31 de Março de 2009, permanecerem no exercício das suas funções nas seguintes Varas/Comarcas do Estado de Sergipe, em razão dos afastamentos dos titulares por motivo de férias, licença-prêmio e convocação pelo Tribunal, sem prejuízo das demais designações:

Nº. 23/2008 - DESIGNA a DRA. ELAINE CELINA AFRA DA SILVA SANTOS, Juíza Substituta à disposição da Corregedoria-Geral da Justiça, para, no período de 01 de Março a 31 de Maio de 2009, exercer as atribuições próprias de seu cargo, junto ao Juízo de Direito da 8a. Vara Cível da Comarca de Aracaju/SE, sem prejuízo das demais designações.

Nº. 24/2009 - RESOLVE

Art. 1º. Elogiar o Juiz de Direito, Dr. DIÓGENES BARRETO, designado para exercer a função de Juiz-Corregedor, pela dedicação, presteza, zelo e excelência profissional com que desenvolveu suas atividades no âmbito desta Corregedoria-Geral da Justiça.

Art. 2º. Determinar o apostilamento do presente elogio nos assentamentos funcionais do citado magistrado.

Nº. 25/2009 - RESOLVE

Art. 1º. Elogiar a Juíza de Direito, Dra. DAUQUÍRIA DE MELO FERREIRA, designada para exercer a função de Juíza-Corregedora, pela dedicação, presteza, zelo e excelência profissional com que desenvolveu suas atividades no âmbito desta Corregedoria-Geral da Justiça.

Art. 2º. Determinar o apostilamento do presente elogio nos assentamentos funcionais da citada magistrada. Publique-se. Registre-se

Aracaju, 29de Janeiro de 2009.

LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO MENDONÇA, Corregedor-Geral da Justiça.

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE RECLAMAÇÃO: 134/2008

RECLAMANTE: DRA. HELOÍSA DE OLIVEIRA CASTRO ALVES RECLAMADA: MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA CINTRA

ADVOGADO: ARIVALDO BARRETO CONCEIÇÃO JÚNIOR - OAB/SE 2775

DECISÃO-> ANTE AS RAZÕES EXPEDIDAS, NO QUE CONCERNE AOS SERVIÇOS JUDICIÁRIOS, A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA, NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS DE FISCALIZAÇÃO E DISCIPLINA, NÃO PODERIA ESQUIVAR-SE QUANTO À CONDUTA CULPOSA DA RECLAMADA. DIANTE DO EXPOSTO, JULGO PROCEDENTE A PRESENTE RECLAMAÇÃO, PARA APLICAR A MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA CINTRA, ASSISTENTE SOCIAL, PELA CONDUTA CULPOSA DESCRITA ACIMA, A PENA DE ADVERTÊNCIA, COM FUNDAMENTO NO ARTIGO 158, INCISO I, DA CONSOLIDAÇÃO NORMATIVA JUDICIAL DA CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE.

CORREGEDORIA

P O R T A R I A S

I- Andréa Caldas de Souza Lisa – Comarca de Riachuelo

II- Antônio Carlos de Souza Martins – 1ª Vara Cível da Comarca de Aracaju

III- Antônio Henrique de Almeida Santos – Comarca de Poço Verde e 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Nossa Senhora do Socorro (até o dia 18/03)

IV- Eládio Pacheco Magalhães – Comarca de Canindé do São Francisco V- Gaspar Feitosa de Gouveia Filho – 4ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju VI- Geilton Costa da Silva – Comarca de Boquim

VII- Heloísa de Oliveira Castro Alves – 6a. Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de Aracaju

VIII- Henrique Britto de Carvalho – Vara Criminal de São Cristóvão IX- Iracy Ribeiro Mangueira Marques –Comarca de Simão Dias

X- José Marcelo Barreto Pimenta – 11a. Vara Cível da Comarca de Aracaju

XI- Karlos Max Araújo Alves – 17ª Vara Cível da Comarca de Aracaju

XII- Karyna Torres Gouveia Marroquim – 20a. Vara Cível da Comarca de Aracaju e 18ª Vara Cível da

Comarca de Aracaju

XIII- Lívia Santos Ribeiro – Juizado Especial Cível e Criminal de São Cristóvão (de 19/03 a 31/03) e 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Nossa Senhora do Socorro (de 19/03 a 31/03)

XIV- Taiane Danusa Gusmão Barroso – Comarca de Nossa Senhora da Glória

(5)

DES. LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO MENDONÇA, CORREGEDOR GERAL DE JUSTIÇA.

CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR: 008/2008

REQUERENTE: CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA

REQUERIDOS: MÁRCIO FERNANDO MELO DE CARVALHO FERREIRA MARIA ELISABETH COSTA DE ABREU LIMA

ADVOGADO DO REQUERIDO: MARCO ANTÔNIO PEDROSO - OAB/SE 1.451 ADVOGADO DA REQUERIDA: JOSÉ ANTÔNIO S. FERREIRA – OAB/SE 606

DECISÃO-> ANTE AS RAZÕES EXPOSTAS, JULGO EXTINTA A PRESENTE RECLAMAÇÃO, SEM JULGAMENTO DO MÉRITO, NOS TERMOS DO ART. 267, INCISO VI, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, EM CONSEQUÊNCIA, DETERMINO O SEU ARQUIVAMENTO.

DES. LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO MENDONÇA, CORREGEDOR GERAL DE JUSTIÇA.

PUBLICAÇÃO DA 1A. CÂMARA CÍVEL

AGRAVO DE INSTRUMENTO NO. ACORDÃO...: 544/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2008216491 NO. DO FEITO...: 1878/2008 PROCEDÊNCIA...: 19ª VARA CÍVEL GRUPO...: II - 1A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DES. ROBERTO EUGENIO DA FONSECA PORTO MEMBRO...: DES. JOSÉ ALVES NETO

MEMBRO...: DR(A) MARIA DO CARMO PAES MENDONÇA (CONVOCADO) PROCURADOR...: DRA. MARIA EUGÊNIA DA SILVA RIBEIRO

DIST. VINCULADO AO.: 2004209142

AGRAVANTE...: EMSURB - EMP. MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS ADVOGADO...: JOSÉ AUGUSTO DA SILVA - OAB: 2939/SE

AGRAVADO...: ANNA PAULA SOUSA DA FONSECA SANTANA

ADVOGADO...: ANNA PAULA SOUSA DA FONSECA SANTANA - OAB: 2668/SE EMENTA :

AGRAVO DE INSTRUMENTO - IMPENHORABILIBADE DOS BENS DE EMPRESA PÚBLICA LIGADOS À EXECUÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO - DESCABIMENTO DA PENHORA ON LINE - REFORMA DO DECISUM PARA ACOLHER A EXEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE - RECURSO CONHECIDO E PROVIDO - DECISÃO UNÂNIME.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO II, DA 1ª CÂMARA CÍVEL, DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DO EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR ROBERTO EUGENIO DA FONSECA PORTO, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO INTERPOSTO PARA LHE DAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

RELAÇÃO DE ADVOGADOS CONSTANTES NESTA RESENHA : BEL(A) ANNA PAULA SOUSA DA FONSECA SANTANA BEL(A) JOSÉ AUGUSTO DA SILVA

ARACAJU, 29 DE JANEIRO DE 2009 LUCIANA GOES FREITAS DANTAS, SUBSECRETÁRIA DA 1A. CÂMARA CÍVEL.

PUBLICAÇÃO DA 2A. CÂMARA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 578/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2006200421 NO. DO FEITO...: 0096/2006 PROCEDÊNCIA...: 12ª VARA CÍVEL GRUPO...: IV - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) REVISOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS

APELANTE...: ENERGIPE - EMPRESA ENERGETICA DE SERGIPE S/A ADVOGADO...: JOSE ROLLEMBERG LEITE NETO - OAB: 2603/SE APELADO...: MUNICIPIO DE ARACAJU

PROC. MUNICIPIO....: JOAO FERREIRA LIMA - OAB: 706/SE EMENTA :

APELAÇÃO CÍVEL - ANULATÓRIA. AUTO DE INFRAÇÃO. PRELIMINAR DE MÉRITO. JULGAMENTO. 1ª INSTÂNCIA ADMINISTRATIVA. REGRA. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO. DISPOSITIVO OBSCURO. VERTENTE DE ANÁLISE. CONTRIBUINTE. PREJUÍZO. RECURSO. CONSELHO DE CONTRIBUINTES. INSTÂNCIA ADMINISTRATIVA SUPERIOR. TEMA NÃO RECORRIDO. PREJUÍZO INEXISTENTE. PRELIMINAR AFASTADA. SERVIÇO TRIBUTADO. DEMANDA QUE NÃO O

SECRETARIA JUDICIÁRIA

1ª CÂMARA CÍVEL- PUBLICAÇÃO

(6)

IMPUGNOU. IMPUGNAÇÃO DE SERVIÇO DIVERSO. SENTENÇA. PRINCÍPIO DA CONGRUÊNCIA. HONORÁRIOS. ALTERAÇÃO. OBSERVÂNCIA. ALÍNEA A , §3º, C/C O §4º, ART. 20, CPC. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. - A FORMAÇÃO DA COMISSÃO DE JULGAMENTO NA 1ª INSTÂNCIA MUNICIPAL ADMINISTRATIVA, DEVIDO A OBSCURIDADE DO DISPOSITIVO QUE ASSIM DEFINE, MERECE ANÁLISE PELA ÓTICA DO PREJUÍZO AO CONTRIBUINTE, NÃO TENDO OCORRIDO, POIS RECORREU AO CONSELHO DE CONTRIBUINTE (2ª INSTÂNCIA ADMINISTRATIVA) E LÁ FORMULOU IRRESIGNAÇÃO UNICAMENTE MERITÓRIA. POR OUTRO LADO, FORMALIZADO O AUTO DE INFRAÇÃO, NÃO ESTARIA OBRIGADO A PERCORRER TODO O CAMINHO ADMINISTRATIVO PARA IMPUGNAR JUDICIALMENTE OS SEUS REQUISITOS OBJETIVOS. PRELIMINAR DE MÉRITO REJEITADA. - AJUIZADA A AÇÃO IMPUTANDO NULIDADES, ENTRE OUTRAS, QUANTO AO ITEM 74 DA LISTA DE SERVIÇOS, CONTUDO DANDO-SE A AUTUAÇÃO EM RELAÇÃO AO ITEM 79, DEVE SER MANTIDA A SENTENÇA QUE, NA ESPÉCIE, DEU INTEGRAL CUMPRIMENTO AO PRINCÍPIO DA CONGRUÊNCIA. - A CONDENAÇÃO, MESMO CALCADA NO §4º, ART. 20, DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NÃO SE AFASTA DOS REQUISITOS CONSTANTES DO § 3º DO MENCIONADO DISPOSITIVO, MAS AINDA QUE O LUGAR DA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO NÃO TENHA CAUSADO TRANSTORNOS AO CAUSÍDICO E TENHA SIDO A MATÉRIA DESLINDADA SEM MAIORES DIFICULDADES, OBSERVA-SE O MODO ZELOSO COM QUE ESTE AGIU MERECENDO REFORMA NESTA PARTE. - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM, POR UNANIMIDADE, OS DESEMBARGADORES DO GRUPO IV, DA 2A CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DA EXCELENTÍSSIMA DESEMBARGADORA MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO, EM PROVER PARCIALMENTE O RECURSO, NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 569/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2007214752 NO. DO FEITO...: 5173/2007 PROCEDÊNCIA...: 10ª VARA CÍVEL GRUPO...: II - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS

REVISOR...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

PROCURADOR...: DR. JOSENIAS FRANÇA DO NASCIMENTO APELANTE...: BANCO GENERAL MOTORS S/A

ADVOGADO...: LUCIANA ALBUQUERQUE ARAUJO - OAB: 1172-B/SE ADVOGADO...: FERNANDO MARIO PIRES DALTRO - OAB: 301-A/SE APELADO...: RUBISNEY SANTOS BARBOSA

ADVOGADO...: BRUNO NOVAES ROSA - OAB: 3556/SE EMENTA :

APELAÇÃO CÍVEL - CONTRATO BANCÁRIO - AÇÃO REVISIONAL DE CLÁUSULAS CONTRATUAIS - I. PACTA SUNT SERVANDA - INAPLICABILIDADE - II. INCIDÊNCIA DAS REGRAS CONTIDAS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (LEI Nº 8.078/90) - III. JUROS REMUNERATÓRIOS -AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL - IV. CAPITALIZAÇÃO MENSAL DOS JUROS - INADMISSIBILIDADE - INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 5º DA MP 2.170-36/201 - CAPITALIZAÇÃO ANUAL - PRINCÍPIO NON REFORMATIO IN PEJUS - V. COMISSÃO DE PERMANÊNCIA - IMPOSSIBILIDADE DE CUMULAÇÃO COM ENCARGOS DE MORA - SÚMULAS 30, 294 E 296 DO STJ - VI. VERBA HONORÁRIA - FIXAÇÃO EQÜITATIVA PELO JUIZ - MANUTENÇÃO - VII. PRECEDENTES DESTA CORTE - RECURSO APELATÓRIO CONHECIDO EM PARTE E, NA PARTE CONHECIDA, IMPROVIDO - DECISÃO UNÂNIME.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS, EXAMINADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, DECIDEM OS MEMBROS QUE COMPÕEM O GRUPO II, DA 2ª CÂMARA CÍVEL DESTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DO EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR CLÁUDIO DINART DEDA CHAGAS, POR UNANIMIDADE DE VOTOS, EM CONHECER O RECURSO EM PARTE, MAS PARA, NA PARTE CONHECIDA, LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 571/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2008204944 NO. DO FEITO...: 2016/2008 PROCEDÊNCIA...: 10ª VARA CÍVEL GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO REVISOR...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS PROCURADOR...: DR. PEDRO IROITO DÓRIA LEÓ APELANTE...: BANCO ITAU S/A

ADVOGADO...: MILENA CARNEIRO OLIVEIRA E SOUZA - OAB: 4115/SE APELADO...: JOSE FONSECA SANTOS

ADVOGADO...: CLEUBER BITENCOURT BARBOSA - OAB: 3676/SE EMENTA :

CONSTITUCIONAL E CÍVEL - AÇÃO REVISIONAL - PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA REJEITADA - INCIDENTE O CDC - CAPITALIZAÇÃO MENSAL NÃO PERMITIDA - REFORMA DA SENTENÇA - PEDIDO GENÉRICO. I - TRATANDO-SE O PRESENTE FEITO DE MATÉRIA EMINENTEMENTE DE DIREITO, NÃO HÁ A NECESSIDADE DE UMA AMPLA FASE COGNITIVA, VEZ QUE OS DOCUMENTOS ACOSTADOS SÃO SUFICIENTES PARA FORMAR A CONVICÇÃO DO JULGADOR, SENDO FACULTADO AO MAGISTRADO O JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE SEM QUE ISSO ACARRETE CERCEAMENTO DE DEFESA; II - O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ATRAVÉS DA SUMULA 297, CONSOLIDOU O ENTENDIMENTO DE QUE OS CONTRATOS BANCÁRIOS SUBMETEM-SE AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROCURA-SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO CONTRATUAL, RELATIVIZANDO O PRINCÍPIO DO PACTA SUNT SERVANDA; III - DIANTE DA CONSTATAÇÃO DA COBRANÇA DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS, PERTINENTE SE TORNA AFASTÁ-LA POR NÃO SE REVESTIR A NORMA DO ART. 5º, DA MP Nº 1963-17/2000, POSTERIORMENTE REEDITADA SOB Nº 2.170-36/2001 DE CARÁTER DE URGÊNCIA, QUE ADEMAIS, MOSTRA-SE INCONSTITUCIONAL POR FERIR O PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL, CONFORME IC 0005/2007, DESTE TRIBUNAL; IV - IMPRESCINDÍVEL É QUE O APELANTE DEMONSTRE SUA INTENÇÃO EM EFETIVAMENTE FORMAR O IMPERATIVO JUÍZO DE CONVENCIMENTO DO JULGADOR, SOB PENA DE NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO; V - RECURSO CONHECIDO EM PARTE PARA, NA PARTE CONHECIDA, LHE NEGAR PROVIMENTO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO I, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO EM PARTE, PARA, NA PARTE CONHECIDA, LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 570/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2008207433 NO. DO FEITO...: 2994/2008 PROCEDÊNCIA...: 1ª VARA CÍVEL GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO REVISOR...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS PROCURADOR...: DRA. MARIA EUGÊNIA DA SILVA RIBEIRO APELANTE...: RITA DE CASSIA MOURA DE SOUZA

ADVOGADO...: SERGIO CARVALHO DE SANTANA - OAB: 2832/SE APELADO...: BANCO DO BRASIL S A

(7)

ADVOGADO...: LILIAN JORDELINE FERREIRA DE MELO - OAB: 2814/SE EMENTA :

CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL - AÇÃO ANULATÓRIA CUMULADA COM REVISÃO CONTRATUAL - CAPITALIZAÇÃO MENSAL NÃO PERMITIDA - DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DO ÔNUS SUCUMBENCIAL. I - NÃO DEMONSTRADA A PACTUAÇÃO ACERCA DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL DOS JUROS, INADMISSÍVEL SUA COBRANÇA, ALÉM DO QUE, ANTE A NÃO VERIFICAÇÃO DO CARÁTER DE URGÊNCIA PARA A EDIÇÃO DA NORMA DO ART. 5º, DA MP Nº 1963-17/2000, POSTERIORMENTE REEDITADA SOB Nº 2.170-60/2001, PATENTE A EXISTÊNCIA DE INCONSTITUCIONALIDADE, POR INOBSERVÂNCIA AO PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL, CONFORME O IC 0005/2007 JULGADO À UNANIMIDADE PELO PLENÁRIO DESTA CORTE; II - HAJA VISTA AMBAS AS PARTES TEREM SUCUMBIDO DE PARTE SIGNIFICATIVA DE SEUS PLEITOS INICIAIS, IMPÕE-SE DISTRIBUIR O CUSTO DOS ÔNUS DE FORMA PROPORCIONAL; III - RECURSO QUE SE CONHECE, PARA LHE DAR PROVIMENTO PARCIAL.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO I, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO PARA LHE DAR PARCIAL PROVIMENTO, TUDO EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 583/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2008211813 NO. DO FEITO...: 4412/2008 PROCEDÊNCIA...: 8ª VARA CÍVEL GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO REVISOR...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) PROCURADOR...: DR. RODOMARQUES NASCIMENTO

APELANTE...: AYMORE CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S A ADVOGADO...: MARCUS VINÍCIUS SANTA RITA FREIRE SILVA - OAB: 2674/SE APELADO...: WESLEY SERGIO ANJOS LIMA

ADVOGADO...: OSMARIO BRITO DOS SANTOS - OAB: 2575/SE EMENTA :

CONSTITUCIONAL E CIVIL - AÇÃO REVISIONAL - FINANCIAMENTO DE VEÍCULO - APRESENTAÇÃO EXTEMPORÂNEA DO CONTRATO - JULGAMENTO ULTRA PETITA - JUROS REMUNERATÓRIOS - APLICAÇÃO DA TAXA MÉDIA DE MERCADO - CAPITALIZAÇÃO MENSAL NÃO PERMITIDA - COMISSÃO DE PERMANÊNCIA NÃO PERMITIDA - SUCUMBÊNCIA MÍNIMA DA PARTE APELADA. I - O ATO PROCESSUAL NÃO EXERCITADO EM TEMPO IMPLICA NA CONSUMAÇÃO DA PRECLUSÃO, PELO QUE NÃO SE PODE CONSIDERAR O CONTRATO ACOSTADO AOS AUTOS PARA DECIDIR O FEITO, ANTE A JUNTADA EXTEMPORÂNEA DO DOCUMENTO; II - AS DETERMINAÇÕES INSERIDAS NO DECISUM, ATINENTES À ESTIPULAÇÃO DO ÍNDICE DE CORREÇÃO MONETÁRIA, CONFIGURAM JULGAMENTO ULTRA PETITA QUE RECONHEÇO DE OFÍCIO, RESTANDO PREJUDICADA A FUNDAMENTAÇÃO APRESENTADA PELO APELANTE; III - SEGUINDO A ORIENTAÇÃO ADOTADA PELO STJ, A FALTA DE APRESENTAÇÃO DO CONTRATO FAZ LIMITAR OS JUROS REMUNERATÓRIOS À TAXA MÉDIA DO MERCADO; IV - NÃO DEMONSTRADA A PACTUAÇÃO ACERCA DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL DOS JUROS, INADMISSÍVEL SUA COBRANÇA, ALÉM DO QUE, ANTE A NÃO VERIFICAÇÃO DO CARÁTER DE URGÊNCIA PARA A EDIÇÃO DA NORMA DO ART. 5º, DA MP Nº 1963-17/2000, POSTERIORMENTE REEDITADA SOB Nº 2.170-60/2001, PATENTE A EXISTÊNCIA DE INCONSTITUCIONALIDADE, POR INOBSERVÂNCIA AO PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL, CONFORME O IC 0005/2007 JULGADO À UNANIMIDADE PELO PLENÁRIO DESTA CORTE; V - NÃO COMPROVADA A PACTUAÇÃO DA COMISSÃO DE PERMANÊNCIA ANTE A JUNTADA EXTEMPORÂNEA DO CONTRATO, SE TORNA PERTINENTE AFASTAR A SUA COBRANÇA; VI - HAJA VISTA O DECAIMENTO MÍNIMO DA PARTE APELADA, IMPÕE-SE MANTER OS ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA ÀS EXPENSAS DO PÓLO APELANTE; VII - RECURSO QUE SE CONHECE EM PARTE PARA, NA PARTE CONHECIDA, DAR PROVIMENTO PARCIAL.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO I, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO EM PARTE PARA, NA PARTE CONHECIDA, LHE DAR PROVIMENTO PARCIAL, DECOTANDO PARTE DA SENTENÇA MONOCRÁTICA POR JULGAMENTO ULTRA PETITA, TUDO CONFORME O RELATÓRIO E O VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 575/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2008217710 NO. DO FEITO...: 6347/2008

PROCEDÊNCIA...: ITAPORANGA D`AJUDA GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS

REVISOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

PROCURADOR...: DR. RODOMARQUES NASCIMENTO APELANTE...: BANCO FINASA S.A.

ADVOGADO...: MIGUEL ÂNGELO BARBOSA DE LIMA - OAB: 3348/SE APELADO...: OSVALDO FERREIRA GONÇALVES JUNIOR

ADVOGADO...: JOSÉ CÂNDIDO GARCEZ DA ROCHA - OAB: 3495/SE EMENTA :

APELAÇÃO CÍVEL - CONTRATO BANCÁRIO - AÇÃO DE REVISÃO CONTRATUAL - I. INCIDÊNCIA DAS REGRAS CONTIDAS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (LEI N.º 8.078/90) - PACTA SUNT SERVANDA - INAPLICABILIDADE- II. JUROS REMUNERATÓRIOS - NÃO OCORRÊNCIA DE SUBSTANCIAL DISCREPÂNCIA EM RELAÇÃO À TAXA MÉDIA DE MERCADO - APLICAÇÃO DA TAXA CONTRATADA- ALTERAÇÃO DA LIMITAÇÃO IMPOSTA PELO JUÍZO A QUO- PRECEDENTES DO STJ- III. COMISSÃO DE PERMANÊNCIA, CAPITALIZAÇÃO E EXCLUSÃO DA TR- AUSÊNCIA DE INTERESSE RECURSAL NO TOCANTE A ESTES PONTOS- IV. MANUTENÇÃO DA SUCUMBÊNCIA - V. APELO CONHECIDO EM PARTE E, NA PARTE CONHECIDA, PROVIDO - DECISÃO UNÂNIME.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS MEMBROS DO GRUPO I, DA 2ª CÂMARA CÍVEL DESTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DA EXCELENTÍSSIMA DESEMBARGADORA MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO, POR UNANIMIDADE DE VOTOS, EM CONHECER EM PARTE DA APELAÇÃO PARA, NA PARTE CONHECIDA, DAR-LHE PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 568/2009 ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2008219241 NO. DO FEITO...: 6913/2008 PROCEDÊNCIA...: 19ª VARA CÍVEL GRUPO...: IV - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) REVISOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

APELANTE...: MUNICIPIO DE ARACAJU

PROC. MUNICIPIO....: GEILZA LUTTIGAROS DIAS - OAB: 21049/BA APELADO...: CARLOS AUGUSTO A MORAES

(8)

EMENTA :

APELAÇÃO CÍVEL - EXECUÇÃO FISCAL - EXCEÇÃO DE PRÉ-EXECUTIVIDADE - IPTU - RECONHECIMENTO DA ILEGITIMIDADE PASSIVA - IMPOSTO PROPTER REM - ALIENAÇÃO DO IMÓVEL - VENDA LEVADA A REGISTRO - LAPSO CONSIDERÁVEL - ORA, CONSTATADO QUE A PESSOA INDICADA COMO CONTRIBUINTE NA CERTIDÃO DE DÍVIDA ATIVA NÃO RESPONDE PELO DÉBITO TRIBUTÁRIO, POR NÃO SER MAIS PROPRIETÁRIA DO IMÓVEL, DEVE SER EXTINTA A EXECUÇÃO CONFIRMAÇÃO DA DECISÃO; ALEGAÇÃO DE EXCESSO QUANTO À FIXAÇÃO DOS HONORÁRIOS - PARÂMETROS LEGAIS RESPEITADOS - NUMERÁRIO MANTIDO. RECURSO IMPROVIDO - DECISÃO UNÂNIME

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM, POR UNANIMIDADE, OS DESEMBARGADORES DO GRUPO IV, DA 2A CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DA EXCELENTÍSSIMA DESEMBARGADORA MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO, EM IMPROVER O RECURSO.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (C.CIVEL) NO. ACORDÃO...: 563/2009

ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2009200521 NO. DO FEITO...: 0086/2009

GRUPO...: III - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) DIST. VINCULADO AO.: 2008207518

EMBARGANTE...: BANCO ABN AMARO REAL S/A

ADVOGADO...: MARCUS VINÍCIUS SANTA RITA FREIRE SILVA - OAB: 2674/SE EMBARGADO...: WELLINGTON LUIZ BARBOSA LEMOS

ADVOGADO...: JOSE MESSIAS MENESES - OAB: 110-B/SE EMENTA :

PROCESSO CIVIL - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - CAPITALIZAÇÃO MENSAL - INEXISTÊNCIA DE CONTRADIÇÃO - IMPOSSIBILIDADE DE MODIFICAÇÃO DO JULGADO. I - INEXISTE QUALQUER CONTRADIÇÃO NO ACÓRDÃO EMBARGADO QUANTO AO AFASTAMENTO DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL; II - NÃO SE PRESTAM OS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO PARA PROMOVER NOVO JULGAMENTO, POR NÃO SE CONFORMAR A RECORRENTE COM A JUSTEZA DA DECISÃO, TANTO MAIS QUANDO SEUS ARGUMENTOS NÃO SE CONFIGURAM COMO CONTRADIÇÃO, OBSCURIDADE OU OMISSÃO, MAS SIMPLES REEXAME DA CAUSA; III - RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO III, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO, PARA LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (C.CIVEL) NO. ACORDÃO...: 564/2009

ESCRIVANIA...: 1A.

NO. DO PROCESSO....: 2009200647 NO. DO FEITO...: 0110/2009

GRUPO...: III - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) DIST. VINCULADO AO.: 2008204809

EMBARGANTE...: CASSI - CAIXA DE ASS. DOS FUNC. DO BANCO DO BRASIL ADVOGADO...: JOSE DANTAS DE SANTANA - OAB: 2062/SE

EMBARGADO...: NILTON RODRIGUES

ADVOGADO...: GUILHERME SOBRAL SANTOS - OAB: 3058/SE EMENTA :

PROCESSO CIVIL - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO - PREQUESTIONAMENTO - OMISSÃO - INEXISTÊNCIA. I - DESCABIDA SE MOSTRA A TESE DE PREQUESTIONAMENTO, COMO JUSTIFICATIVA PARA A INTERPOSIÇÃO DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, FACE À AUSÊNCIA DE REQUISITO ESSENCIAL À SUA INTERPOSIÇÃO, QUAL SEJA, A EXISTÊNCIA DA OMISSÃO ALEGADA; II - O DECISUM ORA ATACADO ENFRENTOU TODOS OS PONTOS QUESTIONADOS PELA EMBARGANTE, RESTANDO EVIDENTE A APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR IN CASU; III - NÃO ESTÁ OBRIGADO O MAGISTRADO A MANIFESTAR-SE SOBRE TODAS AS ALEGAÇÕES DAS PARTES, QUANDO JÁ ENCONTROU MOTIVO SUFICIENTE PARA FUNDAMENTAR SUA DECISÃO; IV - RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO III, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO, PARA LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

AGRAVO DE INSTRUMENTO NO. ACORDÃO...: 565/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2008204800 NO. DO FEITO...: 0476/2008 PROCEDÊNCIA...: 19ª VARA CÍVEL GRUPO...: II - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

PROCURADOR...: DRA. ANA CHRISTINA SOUZA BRANDI

AGRAVANTE...: EMSURB - EMP. MUNICIPAL DE SERVIÇOS URBANOS ADVOGADO...: KARINA BISPO SANTOS - OAB: 3595/SE

AGRAVADO...: BSB GRUPO DE SERVICOS LTDA ADVOGADO...: ANDREA SORAYA DINIZ - OAB: 3306/SE EMENTA :

AGRAVO DE INSTRUMENTO - MANDADO DE SEGURANÇA - REGULARIDADE FISCAL - EXIGÊNCIA DURANTE A EXECUÇÃO DO CONTRATO - POSSIBILIDADE - APLICAÇÃO DO INCISO XIII DO ARTIGO 55 DA LEI 8.666/93 - RETENÇÃO DO PAGAMENTO DOS SERVIÇOS JÁ PRESTADOS - ILEGALIDADE - NÃO HÁ PREVISÃO DE TAL SANÇÃO NO ARTIGO 87 DA LEI 8.666/93 - PRECEDENTES DO STJ - RECURSO DESPROVIDO - DECISÃO UNÂNIME

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS, EXAMINADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, DECIDEM OS MEMBROS QUE COMPÕEM O GRUPO II DA 2ª CÂMARA CÍVEL, SOB A PRESIDÊNCIA DO EXCELENTÍSSIMO DESEMBARGADOR CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS, POR UNANIMIDADE DE VOTOS, CONHECER DO AGRAVO DE INSTRUMENTO, PARA LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, INTEGRANTES DESTE JULGADO.

(9)

AGRAVO DE INSTRUMENTO NO. ACORDÃO...: 557/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2008210688 NO. DO FEITO...: 1147/2008 PROCEDÊNCIA...: 3ª VARA CÍVEL GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DES. CLÁUDIO DINART DÉDA CHAGAS PROCURADOR...: DR. LUIZ VALTER RIBEIRO ROSARIO

AGRAVANTE...: INSTI DE PROM ASSIS SAUDE DE SERV EST SERG IPESSAUDE ADVOGADO...: VINICIUS SILVA PRADO - OAB: 3577/SE

AGRAVADO...: MARIA ISAURA SANTOS DE CARVALHO ADVOGADO...: VINICIUS RIBEIRO FREIRE - OAB: 130-B/SE EMENTA :

CONSTITUCIONAL E PROCESSO CIVIL - AÇÃO COMINATÓRIA - TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA - TUTELA ANTECIPADA - VEDAÇÃO LEGAL - FLEXIBILIZAÇÃO - PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE - DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - REQUISITOS AUTORIZADORES - CONFIGURAÇÃO - DECISÃO MANTIDA - RECURSO DESPROVIDO. I - COM ESTEIO NO PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE, HÁ QUE SE FLEXIBILIZAR A VEDAÇÃO AO DEFERIMENTO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA QUE ESGOTE, NO TODO OU EM QUALQUER PARTE, O OBJETO DA AÇÃO, CONSOANTE O DISPOSTO NO ART. 1º DA LEI Nº 9.494/97 C/C O ART. 1º, §3º, DA LEI Nº 8.437/92, MORMENTE NO CASO EM APREÇO, EM QUE SE CONTRAPÕE À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; II - RESTANDO CONFIGURADOS OS REQUISITOS AUTORIZADORES PARA A CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA IMPÕE-SE A MANUTENÇÃO DO DECISUM QUE DEFERIU O PLEITO ANTECIPATÓRIO; III - RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO I, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, CONHECER DO RECURSO, MAS PARA LHE NEGAR PROVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

AGRAVO REGIMENTAL (C. CIVEL) NO. ACORDÃO...: 556/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2009200508 NO. DO FEITO...: 0010/2009 GRUPO...: I - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) DIST. VINCULADO AO.: 2008216996

AGRAVANTE...: MUNICIPIO DE ARACAJU

PROC. MUNICIPIO....: MAIRA NASCIMENTO BARBOSA - OAB: 17976/BA AGRAVADO...: INSTEL LTDA ME

ADVOGADO...: ANDRE HORA MELO - OAB: 3748/SE EMENTA :

TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL - JULGAMENTO MONOCRÁTICO PELO RELATOR - ART. 557, § 1º-A, DO CPC - CERCEAMENTO DE DEFESA - INOCORRÊNCIA - INSUFICIÊNCIA DE PENHORA - ADMISSIBILIDADE DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO - PRINCÍPIOS DA CELERIDADE E DA ECONOMIA PROCESSUAL - PRECEDENTES DO STJ. I - A DECISÃO MONOCRÁTICA ADOTÁVEL EM PROL DA EFETIVIDADE E DA CELERIDADE PROCESSUAL, NOS TERMOS DO ART. 557, § 1º-A, DO CPC, NÃO EXCLUI O PLENO EXERCÍCIO DO DIREITO DE DEFESA PELA PARTE AGRAVADA, UMA VEZ QUE PODE A MESMA SE VALER DO AGRAVO INTERNO PREVISTO NO ART. 557, § 1º, DO MESMO DIPLOMA LEGAL, DESCABENDO COGITAR-SE ACERCA DA OCORRÊNCIA DE CERCEAMENTO DE DEFESA; II - A INSUFICIÊNCIA DA PENHORA NÃO PODE CONDICIONAR A ADMISSIBILIDADE DOS EMBARGOS DO DEVEDOR, POR SE CONFIGURAR A REFERIDA ESCUSA INCOMPATÍVEL COM O PRINCÍPIO DA CELERIDADE E DA ECONOMIA PROCESSUAL, VISTO QUE, SEGUNDO O DISPOSTO NO ART. 15 DA LEI Nº 6.830/80, O REFORÇO DA PENHORA É VIÁVEL EM QUALQUER FASE DO PROCESSO, INDEPENDENTEMENTE DA PARALISAÇÃO DOS EMBARGOS E, PORTANTO, SEM PREJUÍZO À UTILIDADE DO PROCESSO E AO RESULTADO SATISFATIVO DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL AO CREDOR, POSIÇÃO QUE ENCONTRA AMPARO NA JURISPRUDÊNCIA SEDIMENTADA NO STJ; III - AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

CONCLUSÃO:

VISTOS, RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM OS INTEGRANTES DO GRUPO I, DA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL, DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, POR UNANIMIDADE, NEGAR PROVIMENTO AO AGRAVO REGIMENTAL PARA MANTER A DECISÃO AGRAVADA EM TODO SEU CONTEÚDO, EM CONFORMIDADE COM O RELATÓRIO E VOTO CONSTANTES DOS AUTOS, QUE FICAM FAZENDO PARTE INTEGRANTE DO PRESENTE JULGADO.

AGRAVO REGIMENTAL (C. CIVEL) NO. ACORDÃO...: 579/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2009200577 NO. DO FEITO...: 0011/2009

GRUPO...: IV - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) MEMBRO...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. NETÔNIO BEZERRA MACHADO

DIST. VINCULADO AO.: 2008204285

AGRAVANTE...: MARIA DE FATIMA DOS SANTOS LIMA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA DO CARMO ALVES SANTIAGO DA HORA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA JOSE DE ALMEIDA

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA GILVANIA RIBEIRO SANTOS ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA DA CONCEICAO RIBEIRO SANTOS ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA EUGENIA NUNES

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA DE FATIMA GOMES OLIVEIRA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA ISABEL CRISTINA FRANKLIN SANTOS ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA MADALENA BRAGA DOS SANTOS ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: IZA CRISTINA ALVES

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA DE LOURDES DE CASTRO SANTANA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA EUNICE SANTOS SAMPAIO ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE

(10)

AGRAVADO...: ESTADO DE SERGIPE

PROC. ESTADO...: GISELE DE ASSIS CAMPOS - OAB: 424-A/SE EMENTA :

AGRAVO REGIMENTAL - AÇÃO ORDINÁRIA DE RESTABELECIMENTO DE VENCIMENTOS. GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE EXERCÍCIO (GEE). LEI Nº 3.048/91. REVOGAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO. PRELIMINAR DE MÉRITO. PRESCRIÇÃO. FUNDO DE DIREITO. ATINGIDO. RECURSO QUE SE IMPROVÊ. DECISÃO MONOCRÁTICA MANTIDA. - O PLEITO ENCARTADO NA INICIAL OBJETIVA ELIMINAR OS EFEITOS DA LEI Nº 3.048/91, CUJA VIGÊNCIA INICIOU-SE EM OUTUBRO DE 1991, SENDO QUE O AJUIZAMENTO DA AÇÃO SOMENTE SE DEU EM 04 DE MAIO DE 2007, PORTANTO ULTRAPASSADO MAIS DE 15 (QUINZE) ANOS NÃO RESISTE À PRESCRIÇÃO. - NÃO SE TRATA DE PRESCRIÇÃO QUINQUENAL EM RAZÃO DE RELAÇÃO DE TRATO SUCESSIVO MANTIDA ENTRE OS AUTORES E O REQUERIDO, VISTO QUE REVOGADA A GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE EXERCÍCIO AGIU DENTRO DO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE REVER OS SEUS ATOS, CONFORME ESTABELECE A SÚMULA Nº 473, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ASSIM NÃO CONTRARIANDO OS TERMOS DO DECRETO Nº 20.910/32 OU O ART. 37, INCISO XV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.

CONCLUSÃO:

RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM, POR UNANIMIDADE, OS DESEMBARGADORES DO GRUPO IV, DA 2ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DA EXCELENTÍSSIMA DESEMBARGADORA MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO, EM IMPROVER O AGRAVO REGIMENTAL, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

AGRAVO REGIMENTAL (C. CIVEL) NO. ACORDÃO...: 574/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2009200578 NO. DO FEITO...: 0012/2009

GRUPO...: IV - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) MEMBRO...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO MEMBRO...: DES. NETÔNIO BEZERRA MACHADO

DIST. VINCULADO AO.: 2008205917

AGRAVANTE...: ROSA MARIA DE OLIVEIRA

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: VALDEMEREM DOS ANJOS SILVA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: NEUZA SANTOS LOPES DA SILVA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: ROSANGELA ALVES DE JESUS ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MERCIA SILVA OLIVEIRA

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: SUELY GONZAGA DO NASCIMENTO ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: SELMA SANTOS

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: RAIMUNDA SILVA LEITE

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: SHIRLEY DE MELO

ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARILENE DE LOURDES ALVES BOMFIM ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: JIOZILDA MARIA SANTOS SILVA ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVANTE...: MARIA TELMA GOMES DA CRUZ ADVOGADO...: ANA LUCIA SOUZA ALVES - OAB: 1238/SE AGRAVADO...: ESTADO DE SERGIPE

PROC. ESTADO...: GISELE DE ASSIS CAMPOS - OAB: 424-A/SE EMENTA :

AGRAVO REGIMENTAL - AÇÃO ORDINÁRIA DE RESTABELECIMENTO DE VENCIMENTOS. GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE EXERCÍCIO (GEE). LEI Nº 3.048/91. REVOGAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO. PRELIMINAR DE MÉRITO. PRESCRIÇÃO. FUNDO DE DIREITO. ATINGIDO. RECURSO QUE SE IMPROVÊ. DECISÃO MONOCRÁTICA MANTIDA. - O PLEITO ENCARTADO NA INICIAL OBJETIVA ELIMINAR OS EFEITOS DA LEI Nº 3.048/91, CUJA VIGÊNCIA INICIOU-SE EM OUTUBRO DE 1991, SENDO QUE O AJUIZAMENTO DA AÇÃO SOMENTE SE DEU EM 04 DE MAIO DE 2007, PORTANTO ULTRAPASSADO MAIS DE 15 (QUINZE) ANOS NÃO RESISTE À PRESCRIÇÃO. - NÃO SE TRATA DE PRESCRIÇÃO QUINQUENAL EM RAZÃO DE RELAÇÃO DE TRATO SUCESSIVO MANTIDA ENTRE OS AUTORES E O REQUERIDO, VISTO QUE REVOGADA A GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE EXERCÍCIO AGIU DENTRO DO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE REVER OS SEUS ATOS, CONFORME ESTABELECE A SÚMULA Nº 473, DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ASSIM NÃO CONTRARIANDO OS TERMOS DO DECRETO Nº 20.910/32 OU O ART. 37, INCISO XV DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. - AGRAVO REGIMENTAL IMPROVIDO.

CONCLUSÃO:

RELATADOS E DISCUTIDOS OS PRESENTES AUTOS, ACORDAM, POR UNANIMIDADE, OS DESEMBARGADORES DO GRUPO IV, DA 2ª CÂMARA CÍVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SERGIPE, SOB A PRESIDÊNCIA DA EXCELENTÍSSIMA DESEMBARGADORA MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO, EM IMPROVER O AGRAVO REGIMENTAL, NOS TERMOS DO VOTO DA RELATORA.

APELAÇÃO CÍVEL

NO. ACORDÃO...: 552/2009 ESCRIVANIA...: 2A.

NO. DO PROCESSO....: 2008206724 NO. DO FEITO...: 2721/2008 PROCEDÊNCIA...: 1ª VARA CÍVEL GRUPO...: IV - 2A. CÂMARA CÍVEL

RELATOR...: DESA. MARILZA MAYNARD SALGADO DE CARVALHO REVISOR...: DES. OSÓRIO DE ARAUJO RAMOS FILHO

MEMBRO...: DR(A) ROSALGINA ALMEIDA P. LIBORIO (CONVOCADO) PROCURADOR...: DRA. MARIA LUIZA VIEIRA CRUZ

APELANTE...: BANCO FIAT S.A

ADVOGADO...: MILENA CARNEIRO OLIVEIRA E SOUZA - OAB: 4115/SE APELADO...: ANTONIO CARLOS CAMPOS SANTOS

ADVOGADO...: ADERNOEL ALMEIDA DA CRUZ FILHO - OAB: 3182/SE EMENTA :

CIVIL E PROCESSUAL CIVIL - AÇÃO REVISIONAL DE CONTRATO - PRELIMINAR DE CERCEAMENTO DE DEFESA REJEITADA - INCIDÊNCIA DO CDC - CAPITALIZAÇÃO MENSAL NÃO PERMITIDA - REFORMA DA SENTENÇA - PEDIDO GENÉRICO. I - TRATANDO-SE O PRESENTE FEITO DE MATÉRIA EMINENTEMENTE DE DIREITO, NÃO HÁ A NECESSIDADE DE UMA AMPLA FASE COGNITIVA, VEZ QUE OS DOCUMENTOS ACOSTADOS SÃO SUFICIENTES PARA FORMAR A CONVICÇÃO DO JULGADOR, SENDO FACULTADO AO MAGISTRADO O JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE SEM QUE ISSO ACARRETE CERCEAMENTO DE DEFESA; II - O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, ATRAVÉS DA SUMULA 297, CONSOLIDOU O ENTENDIMENTO DE QUE OS CONTRATOS BANCÁRIOS SUBMETEM-SE AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROCURA-SE ESTABELECER UM EQUILÍBRIO CONTRATUAL, RELATIVIZANDO O PRINCÍPIO DO PACTA SUNT SERVANDA; III - DIANTE DA CONSTATAÇÃO DA COBRANÇA DA CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS, PERTINENTE SE TORNA AFASTÁ-LA POR NÃO SE REVESTIR A NORMA DO ART. 5º, DA MP Nº 1963-17/2000, POSTERIORMENTE REEDITADA SOB Nº 2.170-36/2001 DE CARÁTER DE URGÊNCIA, QUE ADEMAIS, MOSTRA-SE INCONSTITUCIONAL POR FERIR O PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL, CONFORME IC 0005/2007, DESTE TRIBUNAL; IV - IMPRESCINDÍVEL É QUE O APELANTE DEMONSTRE SUA INTENÇÃO EM EFETIVAMENTE FORMAR O IMPERATIVO JUÍZO DE CONVENCIMENTO DO JULGADOR, SOB PENA DE NÃO CONHECIMENTO DO RECURSO; V - RECURSO QUE SE CONHECE EM PARTE PARA, NA PARTE

Referências

Documentos relacionados

System Volume Down Volume bas Bajada de volumen Leiser Riduzione volume Diminuir o volume ႂਏ࡯ཱི Subwoofer Level Up Volume haut - Caisson de graves Subida de volumen - Subwoofer

É possível ler a partir da construção da SD1, acima, que promiscuidade se cola e é prolongamento do sentido de homossexual porque apenas eles estão vulneráveis ao vírus da AIDS

- Engineered around high efficacy LED technology, available in light colours 3000 K (Warm White) and 4000 K (Neutral White);.. - Deca LED provides all the benefits of LED

possivelmente, em virtude da pouca circulação (no Brasil), de referenciais teórico-analíticos para a análise de políticas educacionais, observa-se nos trabalhos sobre

Portanto, tal projeto tem como objetivo principal, desenvolver nas crianças e adolescentes um sentimento que os levem a compreensão de que atitudes positivas,

A arte, en- quanto educação estética poderia reestabelecer a totalidade do ho- mem, um ideal do belo enquanto realização da razão nos termos de humanização do homem em toda a

1.4 - Eleição da Comissão de Ética Profissional - Biênio 2010/2011 – Tendo em vista a solicitação de desligamento da Comissão, feita pelo farmacêutico Antonio Carlos

1º Passo: Ligue para o número do CHIP instalado no FREE; 2º Passo: Digite a sua senha, ou 55555 (senha original); 3º Passo: Aguarde o Menu de Voz;.. 4º Passo: Digite 1 ‐ para