• Nenhum resultado encontrado

GUIA PARA PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES: ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES E DISCENTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PARA PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES: ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES E DISCENTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)
(2)

GUIA PARA PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES:

ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES E DISCENTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Rio de Janeiro, dezembro de 2020

(3)

2020 Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde / Fundação Oswaldo Cruz. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte.

Elaboração e Informações

INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE (INCQS) COORDENAÇÃO DE ENSINO

Avenida Brasil, 4365

Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ Cep 21040-900

Tel.: (21) 3865-5112

E-mail: cpg@incqs.fiocruz.br www.incqs.fiocruz.br

Elaboração

Katia Christina Leandro Colaboradores

Giselle da Silva Custódio Jessica Lagos de Sá

Marcia da Silva Henriques Aragão Samela Ribeiro Barbosa

FICHA CATALOGRÁFICA

2020 Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde / Fundação Oswaldo Cruz.

Esta obra pode ser acessada, na íntegra, no Portal do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (http://www.incqs.fiocruz.br/).

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

Guia para preenchimento do currículo lattes: orientações aos docentes e discentes. / Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. – Rio de Janeiro: INCQS, 2020.

32 p.: il.

ISBN 978-65-00-14791-9

1. Currículo Lattes. 2. Orientação. I. Titulo.

(4)

SUMÁRIO

Introdução ... 4

Os critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes no PPGVS e sua classificação como permanente ou colaborador ... 4

Avaliação quadrienal da Capes e Instruções ... 5

Preenchimento do Currículo Lattes ... 6

Atuação: Membro de corpo editorial... 6

Atuação: Membro de comitê de assessoramento ... 6

Projetos: Projetos... 7

Produção Bibliográfica: artigos em periódicos ... 8

Produção Bibliográfica: livros e capítulos ... 9

Produção Bibliográfica: Texto de Jornal ou Revista ... 10

Produção Bibliográfica: Trabalhos publicados em anais de eventos ... 11

Produção Bibliográfica: Apresentação de trabalho e palestra ... 12

Produção Bibliográfica: Tradução ... 12

Produção Técnica: Assessoria e consultoria ... 13

Produção Técnica: Programa de computador sem registro ... 14

Produção Técnica: Produto não patenteável ... 15

Produção Técnica: Processos ou técnicas ... 16

Produção Técnica: Trabalhos técnicos (processo/serviço/tecnologia não patenteável) ... 17

Produção Técnica: Curso de curta duração ministrado ... 18

Produção Técnica: Desenvolvimento de material didático/instrucional ... 18

Produção Técnica: Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia ... 19

Produção Técnica: Relatório conclusivo de pesquisa aplicada ... 20

Produção Técnica: Outra produção técnica ... 21

Patentes e Registros: Produto patenteável ... 22

Patentes e Registros: Programa de computador registrado ... 23

Patentes e Registros: Marca registrada ... 24

Eventos: Participação em eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas ... 24

Eventos: Organização de eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas ... 25

Orientações: Orientações e supervisões concluídas ... 26

Orientações: Orientações e supervisões em andamento ... 26

Bancas: Participação em bancas de trabalhos de conclusão ... 27

Bancas: Participação em bancas de comissões julgadoras ... 28

Anexo 1: Detalhamento Para Produções Técnicas ... 29

Anexo 2: Detalhamento Para Produções Técnicas ... 30

(5)

INTRODUÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária do INCQS foi criado no ano de 2001 com os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Em 2006 o Programa foi ampliado com a criação do Mestrado Profissional. Ambos estão com conceito 5 na Capes.

Para o Mestrado Profissional já atingimos a nota máxima, porém para o acadêmico ainda precisamos trilhar caminhos para alcançarmos conceitos maiores.

Nas reuniões de Colegiado de Doutores do Programa, sempre ressaltamos a importância e desejo de todos por esse objetivo. Nesse sentido, identificamos a necessidade de melhoria na qualidade das informações inseridas no Currículo Lattes dos docentes e discentes do Programa.

Para a Avaliação Quadrienal do PPGVS é fundamental destacarmos nossas produções e atividades desenvolvidas, preenchendo adequadamente o Curriculo Lattes.

Sendo assim, este Guia foi estruturado como uma ferramenta de orientação para os docentes e discentes sobre o preenchimento do Lattes, a fim de valorizar e dar maior visibilidade do Programa para a Capes e para a comunidade científica.

Os critérios de credenciamento e descredenciamento de docentes no PPGVS e sua classificação como permanente ou colaborador

Através da Portaria no 81 de 3 de junho de 2016 e diretrizes da área interdisciplinar da Capes, foram estabelecidos alguns requisitos mínimos que devem ser seguidos pelo Programa, como:

 70% do corpo docente deve ser constituído por professores permanentes;  Cada docente deve orientar, no máximo, 10 alunos;

 Todos os docentes permanentes devem ministrar disciplina no Programa;

A partir desses requisitos, a Comissão de Pós-Graduação do PPGVS estabeleceu, em 2016 (Ata de CPG de 22/11/2016 e Ata de 30/08/2016), regras para (des)credenciamento e alterações de categoria docente (permanente ou colaborador):

 (des)credenciamento e alterações de categoria docente (permanente ou colaborador), passam por um processo de avaliação a cada quadriênio. A avaliação considera apenas os dados inseridos no Curriculo Lattes.

 Para manter-se credenciando, o docente precisa ter 2,1 em pontuação no quadriênio (publicações de artigos no Qualis Periódicos da Capes), considerando os quatro maiores estratos na área Interdisciplinar. De acordo com a Comissão de Avaliação (Ata de 30/08/2016) só será contabilizado no quadriênio um artigo publicado na Revista Visa em Debate, por docente.

 Caso cumpram todos os requisitos: (i) os docentes que solicitaram credenciamento passam a fazer parte do Corpo de Doutores como colaboradores, (ii) os permanentes continuam como permanentes e (iii) os colaboradores passam à permanente. Caso contrário, os permanentes passam para colaboradores e os colaboradores, descredenciados.

(6)

Pós-Graduação do PPGVS, criou a “Comissão de Avaliação do Programa”, que também possui a função de identificar as fragilidades apontadas na Ficha de Avaliação para posterior discussão e ações a serem definidas pelo Colegiado de Doutores.

Avaliação quadrienal da Capes

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) é orientada pela Diretoria de Avaliação da Capes com o objetivo de assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país, nas modalidades profissional e acadêmico.

A Avaliação Quadrienal é realizada por áreas de avaliação e deve seguir os requisitos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES) e estar de acordo com o Documento de Área, onde estão detalhadas as orientações e informações pertinentes.

Dentre essas orientações, tornou-se obrigatório o detalhamento e a comprovação de cada produção técnica/tecnológica, livros e capítulos de livros.

Instruções

Este Guia contém instruções que orientam e padronizam o preenchimento do

Curriculo Lattes dos docentes e discentes, objetivando melhorar a qualidade das informações

migradas diretamente do Lattes para a Plataforma Sucupira e que serão utilizadas na avaliação quadrienal da Capes.

Para organizar o preenchimento, o Guia está dividido exatamente como solicitado no Lattes. Em todas, é indicado o item a ser inserido, a área em que é encontrado no Lattes e as instruções para inserção dos dados. Observe que, em alguns itens, há instruções específicas de preenchimento das informações complementares.

Para o preenchimento da produção técnica, considera-se o relatório do Grupo de Trabalho de Produção Técnica da Capes (2019) e as diretrizes do Documento da Área Interdisciplinar (2019) e demais orientações. No relatório do GT, a produção é categorizada e classificada em níveis que vão de T1 a T4, sendo o T1 o de menor valor e T4 o de maior valor. Sugere-se que os docentes e discentes sigam a ordem do Guia para verificar os dados já inseridos no Lattes e, que o utilize de forma pontual, a cada nova inserção de informação. Observações:

1. É fundamental inserir todos os autores relacionados a cada produção, principalmente discentes, egressos, outros docentes do Programa e pesquisadores de outras instituições.

2. É necessário possuir cadastro no ORCID e vinculá-lo ao Currículo Lattes. O cadastro pode ser feito no site do ORCID (www.orcid.org).

(7)

PREENCHIMENTO DO CURRÍCULO LATTES I- ATUAÇÃO

 Membro de corpo editorial: Editoria de periódico técnico ou científico

 Membro de comitê de assessoramento: Participação em comissão técnico-científica (Câmaras Técnicas da Fiocruz, Anvisa, Capes, CNPq, Faperj).

(8)

Observação: Possibilidade de duplicar a pontuação com a inserção dos trabalhos elaborados na comissão em “Assessoria e consultoria”.

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

II- PROJETOS

Projetos: Preenchimento dos projetos.

Observação: Em Dados Gerais, Descrição, incluir o grupo de pesquisa cadastrado em diretório de pesquisa de agência de fomento, caso faça parte ou coordene algum.

(9)

III- PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA  Artigos em periódicos

(10)

Observação: Conferir a numeração correta do ISSN do periódico no Qualis Periódicos. Para confirmar se o DOI está registrado, acesse a página do sistema.

(11)

Observação: Para confirmar se o DOI está registrado, acesse a página do sistema. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 2, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(12)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

 Trabalhos publicados em anais de eventos: Produção Bibliográfica

Observação: Destacar quando for internacional. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(13)

 Apresentação de trabalho e palestra: Palestrante, conferencista.

Observação: Destacar quando for internacional. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(14)

IV- PRODUÇÃO TÉCNICA  Assessoria e Consultoria

(15)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(16)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção  Produto não patenteável: Protótipo, piloto.

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(17)

 Processos ou técnicas: Desenvolvimento de técnica, desenvolvimento de metodologia analítica (POP de metodologia analítica).

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(18)

 Trabalhos técnicos (processo/serviço/tecnologia não patenteável): Parecer Técnico, Relatório técnico conclusivo de projeto, programa ou política (relatório de ensaio de proficiência, relatório de demanda institucional, relatório de validação), elaboração de projeto técnico.

Observações: Em Detalhamento, descrever a Finalidade.

Relatório técnico não é relatório de prestação de contas de projetos de pesquisa. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(19)

 Curso de curta duração ministrado: Cursos de capacitação, cursos de atualização, disciplinas na especialização ou residência.

 Desenvolvimento de material didático/instrucional: Cartilha, Manual, Guia, Apostila, Manual de operação técnica, POPs (de lavagem de vidrarias, de controle de temperatura, de limpeza e descontaminação de ambiente), PUs de equipamentos.

(20)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.  Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia: Produção de

(21)

Observação: Destacar quando for internacional. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.  Relatório conclusivo de pesquisa aplicada

(22)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.  Outra produção técnica: Curadoria, auditoria, base de dados técnico-científica (pública),

elaboração de norma ou marco regulatório (resoluções, portarias, normas).

(23)

Observação: Em Natureza, escrever a produção: curadoria ou auditoria ou base de dados públicaou elaboração de norma ou marco regulatório.

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

V- PATENTES E REGISTROS  Produto patenteável

(24)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

 Programa de computador registrado: Software desenvolvido registrado, aplicativo desenvolvido registrado.

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

(25)

 Marca registrada: Marca, logotipo, símbolo.

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

VI- EVENTOS

 Participação em eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas: Participação em mesa redonda.

(26)

Observação: Destacar quando for internacional. ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

 Organização de eventos, congressos, exposições, feiras e olimpíadas

(27)

ATENÇÃO!!!

Após o cadastramento da produção no Currículo Lattes, detalhar a produção no Anexo 1, e enviar para o e-mail: posincqs@gmail.com, o detalhamento e o comprovante da produção.

VII- ORIENTAÇÕES

 Orientações e supervisões concluídas

Observações:

Em Dados Gerais, selecionar Dissertação de Mestrado ou Tese de doutorado.

Em Tipo, selecionar Profissional no caso do Mestrado Profissional.

Em Detalhamento, selecionar o “Tipo de orientação”, conforme o caso.

Informar a instituição e o curso.

(28)

Observações:

Em Dados Gerais, selecionar Dissertação ou tese.

Em Tipo, selecionar Profissional, no caso de Mestrado Profissional.

Em Detalhamento, selecionar o “Tipo de orientação”, conforme o caso.

Informar a instituição e o curso.

VIII- BANCAS

(29)

Observações:

Em Dados Gerais, selecionar Mestrado, Doutorado ou Exame de qualificação, conforme o

caso. Em Detalhamento, informar o nome da instituição e o nome do curso

 Participação em bancas de comissões julgadoras: Processo seletivo para discente ou docente, concursos.

Observações:

Em Dados Gerais, selecionar Outra. Em Dados Gerais, Título, escrever conforme o caso,

(30)

ANEXO 1

DETALHAMENTO PARA PRODUÇÕES TÉCNICAS Informações da Produção

Título Ano

Nome dos autores (docente, discente, participante externo, pós-doc, egresso) Tipo de produção

Subtipo de produção

Disponibilidade (restrita/irrestrita) Finalidade (até 255 caracteres)

Demanda (espontânea/contratada/edital-concorrência) Financiamento (sim/não) Financiador Abrangência (local/regional/nacional/internacional) Complexidade (baixa/média/alta) Impacto (baixo/médio/alto)

Justificativa - impacto até 255 caracteres Inovação (baixo/médio/alto)

Justificativa - inovação até 255 caracteres

Para o preenchimento das informações solicitadas, recomenda-se utilizar o relatório do

GT Produção Técnica da Capes (2019):

http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/10062019_Pr odu%C3%A7%C3%A3o-T%C3%A9cnica.pdf

(31)

ANEXO 2

DETALHAMENTO PARA LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS Informações

Autores Título da obra ISBN

Tipo de produção Ano da primeira edição Número de páginas da obra Tiragem Reedição Reimpressão Meio de divulgação Idioma Cidade / País Natureza da obra Natureza do conteúdo

Tipo da contribuição na obra

Número de páginas da contribuição na obra Nome da editora

Financiamento Conselho editorial Distribuição e acesso Informações sobre autores Parecer e revisão por pares Índice remissivo

Premiação

Indicação como obra de referência Tradução da obra para outros idiomas Natureza do texto

Origem da obra

Observações (se existirem informações complementares)

Para o preenchimento das informações solicitadas, recomenda-se consultar o relatório do

GT Qualis Livros da Capes (2019):

https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/12062019_P roposta-de-Classifica%C3%A7%C3%A3o-de-Livros_GT-QualisLivro.pdf

(32)

ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE COMPROVANTES

PARA COMPROVAÇÃO DE PRODUÇÃO TÉCNICA

O comprovante de cada Produção Técnica deverá ser enviado junto com seu respectivo detalhamento (Anexo 1) para o e-mail: posincqs@gmail.com

Cada produção técnica deverá possuir seu documento comprobatório. Exemplos de comprovantes:

1- Relatório técnico enviado institucionalmente (pode ser o ofício ou comprovante de recebimento do relatório técnico);

2- Relatório de ensaio de proficiência (o link do site); 3- Respostas técnicas ou parecer emitido;

4- Diário Oficial da União ou portaria ou resolução ou norma; 5- Guia, manual ou material didático desenvolvido com ISBN; 6- Termo de cooperação;

7- Em caso de POP, somente a primeira página, contendo o nome dos discente e orientador;

8- Documento de registro no INPI ou comprovante de recebimento pela Gestec; 9- Convite ou parecer técnico (no caso de acessoria ou consultoria);

10- Carta de agradecimento ou o link (no caso de programa de rádio ou TV, editoria, publicação em revista ou jornal).

PARA COMPROVAÇÃO DE LIVRO OU CAPÍTULO DE LIVRO, GERAR UM ARQUIVO EM PDF ATENDENDO AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES:

• Capa e contracapa • Índice remissivo • Prefácio / introdução • Sumário • Conselho editorial • Carta se teve revisão por pares• Apresentação / informações dos autores • Premiações • Ficha bibliográfica • Financiamento, com inclusão de carta comprovando financiamento ou trecho do livro • Duas páginas iniciais de cada capítulo (no caso de coletânea) ou duas páginas do capitulo inicial e do capítulo final (no caso de obra completa), e encaminhar para o e-mail: posincqs@gmail.com

(33)

Referências

Documentos relacionados

OBS : Devemos diferenciar também características radiológicas dos achados da atelectasia pulmonar e do derrame pleural: enquanto que no primeiro as estruturas mediastinais

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.

PEIXE INTEIRO MUTUTUCA PEIXE INTEIRO MUTUCA PEIXE EM POSTAS MOREIA PEIXE INTEIRO ALBACORA PEIXE INTEIRO ALBACORA LAJE PEIXE INTEIRO ALBACORA MIRIM PEIXE INTEIRO ALBACORA BRANCA