• Nenhum resultado encontrado

Especialização em Educação Física Escolar: a formação continuada na modalidade a distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especialização em Educação Física Escolar: a formação continuada na modalidade a distância"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Especialização em Educação Física Escolar: a formação continuada na

modalidade a distância

Silvia Christina Madrid Finck (UEPG/GEPEFE/Nep) scmfinck@uol.com.br Herminia Regina Bugeste Marinho (UEPG/GEPEFE/Nep) herb.mar@hotmail.com

Resumo:

O presente trabalho apresenta de forma sucinta a proposta do Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – MEC/CAPES/FNDE. O mesmo visa atender as demandas dos profissionais envolvidos no universo das Escolas Públicas da Educação Básica, na perspectiva da formação continuada. Em se tratando de um projeto destinado a formação continuada de professores, o Curso se propõe a desenvolver a capacidade para trabalhar em uma rede colaborativa, levando o estudante a cooperar com a coordenação do curso, com os colegas e com os tutores, possibilitando, assim, um espaço para a elaboração coletiva do conhecimento. O Curso pretende entre outros objetivos analisar as possibilidades de intervenção pedagógica no trato com a Educação Física, o Esporte e o Lazer no contexto escolar, com aproximações às linhas temáticas relacionadas à Educação Física Escolar, sendo: Metodologias Alternativas para o Ensino da Educação Física Escolar; Corpo, Saúde, Cultura e Transversalidade; O Esporte Escolar. O texto destaca o encaminhamento teórico da área e as possibilidades de atuação do professor de Educação Física. O trabalho apresenta também a proposta metodológica do Curso, com design arrojado (NUTEAD/UEPG) envolvendo as diferentes mídias, a produção do material didático, o sistema tutorial e a proposta de avaliação, indica ainda a composição do Curso, disciplinas e cargas horárias parciais e totais. Enquanto parceiros nesse processo de capacitação de professores da Educação Básica nos sentimos compromissados, enquanto docentes de uma Universidade Pública, no sentido de contribuir de modo efetivo para a interiorização do Ensino Superior de qualidade.

Palavras-chaves: Educação à distância, Formação Continuada, Educação Física.

Specialization in physical education at school: training continued in the

distanceTitle of the article in English

(2)

This work presents briefly the proposal of specialization in physical education in School distance by Open University System in Brazil – MEC/CAPES/FNDE. The same aims to meet the demands of professionals involved in the universe of the public schools of basic education, in view of continuing training. When a project for the continued training of teachers, the course aims to develop the ability to work in a collaborative network, leading the student to cooperate with the coordination of the course, with colleagues and mentors, thereby a collective space for the preparation of knowledge. The course aims to among other goals examine the possibilities of pedagogic intervention in dealings with the physical education, sports and Leisure in the school context, with approximations to thematic lines related to physical education and School: alternative methodologies for teaching physical education at school; Body, health, culture and Transversality; sports School. The text highlights the forwarding theoretical area and the possibilities of expertise of Professor of physical education. The work presents also the proposed methodological course (NUTEAD/UEPG), stylish involving the different media, the production of didactic material, the system tutorial and proposal evaluation indicates even the composition of the course, disciplines and long partial and totals. As partners in the process of training for teachers of basic education feel committed, while teachers of a public University in order to contribute effectively to the internalisation of higher education quality.

Key-words: Distance education, Continuing Education, Physical Education.

1 Introdução

Segundo a legislação brasileira, Art.1º do Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que regulamenta o Art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 /1996 (LDBEN):

Caracteriza-se a educação à distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.

As exigências do contexto histórico atual suscitam profissionais mais hábeis, por isso um novo perfil de formação inicial e continuada é estabelecido, o qual causa a melhoria da qualidade na formação dos professores atuantes no sistema de ensino, quer seja público e ou privado.

A LDBEN nº 9394/1996 trata a questão da formação profissional, apontando a articulação premente entre ensino, pesquisa e extensão direcionando para o aperfeiçoamento da formação para a atividade cultural, para o exercício da profissão, para a reflexão critica e à participação na produção, sistematização e superação do saber difundindo as conquistas e benefícios resultantes das ações de extensão e dos avanços advindos das pesquisas contribuindo para a solução dos problemas sociais, econômicos, políticos e culturais.

Portanto a formação inicial e continuada de um profissional deve, além de capacitá-lo profissionalmente, prepará-lo para participação na produção, sistematização e superação do

(3)

saber, pois a atuação desses assume uma responsabilidade social e, por isso deve ser baseada na unicidade teoria – prática, envolvendo o ensino, a pesquisa e a extensão.

2 Os pressupostos da proposta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância

A proposta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância, ofertada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), está sendo norteada por princípios preconizados pela legislação nacional com o intuito de fortalecer a formação continuada de profissionais da educação atuantes nas escolas públicas de ensino do país, visto que este atende ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, vinculando Ministério da Educação – MEC, Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES através da Secretaria de Educação a Distância - SEaD e Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional – FNDE.

O referido Curso visa, principalmente, apresentar e discutir propostas metodológicas emergentes na área da Educação Física, considerando a experiência pedagógica do professor no espaço da Escola, sua “fala”, seu entendimento, busca também verificar se há relações e proximidades entre o que é realizado pedagogicamente e as referidas propostas, bem como em que dimensões as mesmas se efetivam.

Os aspectos metodológicos que envolvem a Educação Física não diferem substancialmente das demais áreas do conhecimento. A busca por estratégias metodológicas que possam dar conta das novas necessidades educacionais é uma constante. O ensino vem, historicamente, buscando organizar meios e formas metodológicas que sejam colocadas em prática para o atendimento das exigências que permeiam o contexto escolar.

Podemos partir do pressuposto e questionar: estas tendências educacionais com suas respectivas propostas metodológicas têm sido colocadas em prática? Lamentavelmente podemos constatar através de estudos apresentados por Bracht (1992); Kunz (1994); e outros, que as tendências metodológicas são propostas e sucumbem antes mesmo de serem testadas e colocadas efetivamente em prática. Quais seriam os fatores que impedem que novas formas de abordagens de conteúdos possam ser colocadas em prática na escola? Hipoteticamente, podemos citar: a falta de interesse em estimular novas abordagens metodológicas; a condição refratária do conhecimento que os docentes assumem no ensino; a estabilidade empregatícia que os docentes têm dentro do sistema educacional, que muitas vezes os levam a um comodismo; o medo da instabilidade frente a novos conteúdos e estratégias metodológicas; e

(4)

principalmente a falta de preparo que têm os professores para o enfrentamento de novas estratégias metodológicas.

Entretanto, mesmo frente a este quadro de dificuldades e incertezas na apresentação de propostas metodológicas, a área da Educação Física tem, nos últimos anos, apontado para estratégias apresentando novas formas reflexivas do entendimento e aplicação dos seus conhecimentos no contexto da escola. Este esforço ainda tem sido pequeno frente aos problemas gerais que a área possui em relação à percepção de sua importância enquanto área de conhecimento.

Infelizmente, a Educação Física é ainda, muitas vezes, entendida como atividade dentro do processo educacional, sendo resolvida como uma prática sem interesse para a formação integral dos educandos. Algumas medidas adotadas decorrentes de diretrizes determinadas por alguns governantes têm reforçado essa concepção. Para o enfrentamento das dificuldades precisamos acima de tudo de competência profissional que poderá ser alcançada através de medidas compromissadas e de intervenção, dentre outras, a capacitação dos professores.

Por outro lado, têm sido criadas estratégias e encaminhamentos metodológicos diversificados na área da Educação Física Escolar. Embora diversificados, não o são frente aos objetivos traçados pelas mesmas, que seriam: oferecer a “disciplina”, Educação Física, no sistema escolar dando enfoque à formação integral dos sujeitos no processo; tratar de um corpo de conhecimentos historicamente produzidos que poderão ser utilizados em benefício de todos, visando também à autonomia de cada um frente ao gerenciamento desses conhecimentos.

Acreditamos que a escola deve adequar-se às transformações ora propostas pelas mudanças sociais, políticas e econômicas que requerem competências e habilidades diferenciadas dos cidadãos. É importante ressaltar que a escola, enquanto instituição formal tem por objetivo contribuir para a formação integral do cidadão, devendo a mesma ser contemplada em todos os aspectos: cognitivo, afetivo, motor e social.

Hoje o mundo necessita de cidadãos com um conhecimento amplo e de qualidade, que possibilite sua atuação na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa, e criativa. Isso só será possível se a escola contribuir com uma formação qualificada e comprometida.

Nesse sentido a escola deve tematizar o conhecimento oferecendo várias oportunidades para o educando, a fim de que possa vivenciar situações e experiências diferenciadas, isso poderá ser alcançado através não só do conhecimento obtido nas diversas

(5)

disciplinas ofertadas na grade curricular da escola, mas também através de projetos oferecidos e desenvolvidos na escola, nas diversas áreas de conhecimento, entre elas a Educação Física. A vivência do conhecimento da Educação Física, na escola, deve superar os benefícios apenas de ordem anatomo-fisio-biológicos, devendo também atingir valores, entre outros, os éticos e os estéticos.

Portanto, o professor deve estar atualizado de forma que possa desenvolver um trabalho pedagógico competente, pois o encaminhamento metodológico do trabalho desenvolvido na escola é por ele efetivado, quando seleciona, organiza, motiva e envolve os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Assim sendo, o professor deverá ter não só o conhecimento específico da sua área, mas também possuir as ferramentas necessárias para mediatizar esse conhecimento, de forma que tenha um eixo norteador objetivando a realização de um trabalho compromissado, qualificado e significativo.

3 A proposta do Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade a distância

A presente proposta visa organizar, discutir, e apontar possibilidades metodológicas referentes à Cultura Corporal de Movimento, visando complementar as mudanças propostas nos últimos anos pelas diferentes instâncias responsáveis pela organização do Ensino da Educação Física na Educação Básica.

Dessa forma objetivamos, com a realização do Curso de Especialização em Educação Física Escolar na modalidade a distância não apenas dar continuidade à capacitação dos profissionais da área, mas também através da produção acadêmica advinda da mesma fortalecer o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (GEPEFE/UEPG/CNPq), envolvendo assim um maior número de profissionais preocupados com as questões pedagógicas de forma mais próxima e comprometida.

Partindo desses pressupostos, a proposta de desenvolvimento do Curso Especialização Lato Sensu, na modalidade de educação a distância (EaD), aprovado pelos Conselhos Superiores da UEPG, é propiciar, desse modo, uma formação de qualidade aos futuros profissionais da Educação Básica.

A EaD deve ser vista como possibilidade de inserção social, propagação do conhecimento individual e coletivo, e como tal pode ajudar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta direção que a Universidade vê a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político, ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade seja remota ou que a

(6)

vida contemporânea reduza a disponibilidade para investir nos estudos. (Wikipédia, acesso em 31/11/2008).

As práticas da educação à distância favorecem a socialização e democratização do conhecimento e oportunizam a construção de uma rede colaborativa.

O uso mais intenso dos meios tecnológicos de comunicação e informação torna o ensino mais complexo e exige a segmentação do ato de ensinar em múltiplas tarefas, sendo esta segmentação a característica principal do ensino a distância.(BELLONI, 2001, p. 80).

A proposta do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Educação Física Escolar na modalidade à distância, apresentada pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DEMET) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), está sendo norteada por princípios preconizados pela legislação nacional com o intuito de fortalecer a formação continuada de profissionais da educação atuantes nas escolas públicas de ensino do país, visto que este atende ao Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB-MEC-CAPES-FNDE.

O presente projeto tem por finalidade principal contribuir na formação continuada do professor de Educação Física, possibilitando-lhe uma melhor amplitude de seus conhecimentos, bem como fornecer subsídios científicos e metodológicos visando uma atuação mais significativa, compromissada e organizada na escola, subsidiando encaminhamentos para a efetivação de pesquisas no contexto escolar.

Dessa forma, espermos que o profissional ao término deste Curso de Especialização visualize seu papel de educador como sendo relevante no contexto da escola, a fim de contribuir, significativamente, no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando intervenções no cotidiano pedagógico de forma organizada, compromissada, ética e acima de tudo refletida.

O curso contempla setecentos e oitenta horas (780 h) entre disciplinas obrigatórias, complementares e a Organização do Trablho de Conbclusão de Curso (OTCC). Objetiva refletir sobre os pressupostos gerais da Educação Física enquanto área de conhecimento na escola; discutir sobre os pressupostos gerais das metodologias da Educação Física Escolar; abordar sobre os pressupostos gerais dos eixos da Cultura Corporal de movimento que permeiam a Educação Física na escola; analisar as possibilidades de intervenção pedagógica no trato com a Educação Física o Esporte e o Lazer no contexto escolar; debater/propor questões fundamentais

(7)

da organização do trabalho pedagógico em Educação Física, Esporte e Lazer, relacionando-as com as questões norteadoras para uma melhor qualidade de vida e saúde.

Para atender os objetivos elencados, são sugeridas as seguintes linhas temáticas: Educação Física Escolar; Metodologias Alternativas para o Ensino da Educação Física Escolar; Corpo, Saúde, Cultura e Transversalidade; O Esporte Escolar.

O suporte para as linhas de pesquisa estão priorizadas nas disciplinas e respectivas cargas horárias conforme Tabela 1.

Disciplina C/H Total

Introdução a EaD 60 1

Tendências e Concepções em Educação Física Escolar Pesquisa em Educação Física

Escolar

40 40 Corpo, Cultura e Educação

Física Escolar 40

Saúde e Educação Física

Escolar 40

Transversalidade e Educação Física Escolar

Educação Física na Educação Infantil

A Educação Física no Ensino Fundamental: séries iniciais A Educação Física no Ensino

Fundamental: séries finais A Educação Física no Ensino

Médio

Metodologia do Ensino Superior

Disciplina Complementar I - Educação Física e Inclusão Escolar

Disciplina Complementar II - Educação Física Escolar: prevenção de violências e educação para a paz.

Disciplina Complementar III - Educação Física Escolar e a Metodologia por Projetos OTCC I, II, III

40 40 40 40 45 45 40 45 45 180

Tabela 1 – Disciplinas versus carga horária

A metodologia do curso em Educação a Distância – EaD se utiliza de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos. Esta se fundamenta nos conceitos de interatividade, cooperação e autonomia.

(8)

O Projeto Pedagógico prevê momentos presencias e a distância mediados por recursos tecnológicos, utilizados didaticamente, visa também estabelecer uma dinâmica entre estudos individuais, recursos multimidiáticos, e o trabalho com tutores e formadores, envolvendo produção científica e apresentação de monografia.

A utilização de mídias diversas favorece a superação das dificuldades decorrentes da distância geográfica, permitindo comunicação síncrona e assíncrona entre alunos, professores e tutores e a criação de importantes elos no processo educacional privilegiando a problematização, a reflexão, a investigação, as análises, as sínteses e as produções técnico-científicas.

A seleção e a combinação de diversas mídias adequadas aos objetivos que se pretende atingir é um diferencial importante para o sucesso do curso. As mídias selecionadas para este projeto possibilitam interação em tempo real entre os envolvidos; o professor e o tutor interagem com os estudantes e os estudantes interagem entre si, o que permite a aplicação de diversos recursos e procedimentos de ensino-aprendizagem.

Nas atividades on-line e no material escrito são programadas oportunidades de leitura, reflexão, elaboração de síntese, levantamento e solução de problemas e auto-avaliação dentre outras. Para tal fim, contar-se-á com a mediação dos tutores presencial e a distância, disponíveis para orientar os estudos, sugerir fontes de informação, avaliar respostas, entre outras ações.

Em se tratando de um projeto destinado a formação continuada de professores, a metodologia propõe-se a desenvolver a capacidade para trabalhar em uma rede colaborativa, levando o estudante a cooperar com a coordenação do curso, com os colegas e com os tutores, possibilitando, assim, um espaço para a elaboração coletiva do conhecimento.

As mídias selecionadas foram o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA através da plataforma Moodle, vídeo e web conferência, material impresso, internet, e ainda contato entre professor, tutor, e alunos através de salas de chat, fóruns orientados, seminários e encontros presenciais. É importante ressaltarmos que o design do curso, é propriedade intelectual do Núcleo de Tecnologia de Ensino a distância da Universidade Estadula de Ponta Grossa (NUTEAD/UEPG), o mesmo propõe a dinâmica conforme está explicitado abaixo na Figura B.

(9)

Figura B

Para maior entendimento da proposta metodológica e organizacional do curso, o quadro da distribuição da carga horária total do mesmo em formato percentual está explicitado abaixo no Gráfico C.

Gráfico C

Considerando que a metodologia a ser adotada no Curso privilegia uma abordagem crítica, que incentiva o aluno a construir o seu próprio conhecimento, nesta proposta procuramos deslocar o eixo exclusivo do ensino centrado tradicionalmente na figura do

Distribuição geral da carga horária

geral do Curso -780h

70%

10%

15%

5%

Estudos individuais assincronos - material didatico, comunicação tutorial - internet ( 546h) Video e webconferencia sincronos -(78h) Tutorial online - (117h) Presencial - Seminários integrados - Defesa TCC - (39h)

(10)

professor, ou somente nos meios e técnicas como se fez no passado pelo uso indiscriminado de recursos e técnicas, para o processo de aprendizagem. Neste, o aluno assume o papel de aprendiz ativo quando participa dos vídeos e web conferências e se instrumentaliza mediante o ambiente virtual, materiais impressos e discute via internet em sessões de chat´s e fóruns. São ações que o aluno realiza sozinho (auto-aprendizagem), com o professor (vídeo e web conferência), com o tutor (chat´s, fóruns e tutoria) e com seus colegas (interaprendizagem), por meio das discussões em ambientes virtuais e presenciais dos grupos mais próximos de seus locais de trabalho e na tutoria. Interações aluno-professor-alunos-tutor-alunos..., “conferem um pleno sentido à co-responsabilidade no processo de aprendizagem”. (MASETTO, 2003, p. 141).

Vale dizer que EaD

(...) no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o ensinante e o aprendente (aquele a quem se ensina) estão separados (no tempo ou no espaço). No sentido que a expressão assume hoje (vamos chamá-lo de sentido atual), enfatiza-se mais (ou apenas) a distância no espaço e se propõe que ela seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz (sons) e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo). Não é preciso ressaltar que todas essas tecnologias, hoje, convergem para o computador. (CHAVES, 1999).

Para dar atendimento ao Curso, nesta visão de EaD, este apresenta uma equipe multidisciplinar envolvendo: coordenador de curso e de tutoria, professor pesquisador, professor formador, tutor online - estes elementos dão o tom ao curso sendo o primeiro a coordenação geral do curso que direciona os aspectos pedagógicos e os encaminhamentos da linha teórica; o segundo faz um trabalho de interligar as ações pedagógicas na plataforma virtual de aprendizagem - AVA do curso via tutores e alunos.

Os professores pesquisadores são os responsáveis pela elaboração do material didático escrito das diferentes disciplinas dando a ênfase da formação continuada; os professores formadores são os responsáveis pelo AVA fazendo a mediação entre o material impresso e as demais leituras complementares e atividades de aprofundamento, sendo que na maioria das vezes as funções se fundem entre pesquisadores e formadores.

Os tutores online são os professores articuladores do processo entre o ambiente virtual e o livro didático, aprofundando as discussões, direcionando as atividades coletivas e individuais, orientando as leituras dos textos e temas colaborando com a análise das produções acadêmicas, participando ativamente dos fóruns e chat’s apoiando o professor formador e a coordenação de tutoria.

(11)

Para dinamização de todo o processo, a relação numérica tutor/aluno será de um (01) para vinte e cinco (25) alunos; estando envolvido com a docência – professores pesquisadores e formadores um total de treze (13) professores. As disciplinas serão distribuídas em semanas consecutivas ao longo de quinze (15) meses com o acréscimo de mais três (03) meses para defesa do TCC.

O Curso ora em destaque está sendo oferecido em 2009 para apenas um município – pólo de apoio presencial atendendo 40 (quarenta) professores. Para 2010 a perspectiva já em oferta é para atendimento quinze (15) pólos totalizando a formação continuada para seiscentos (600) professores.

Quanto ao processo avaliativo do curso é importante frisar que este está estabelecido considerando o sistema de avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da UEPG, e a critério de cada docente devendo necessariamente contemplar o cumprimento do protocolo de trabalho da disciplina, por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

A avaliação da participação e acompanhamento dos cursistas no ambiente virtual ficará a cargo do professor formador responsável pela disciplina com apoio do professor tutor a distancia que deverá levar em conta a realização e participação dos pós-graduandos nas diferentes atividades propostas. (AVA, seminário presencial e avaliação presencial) e no final do curso a apresentação do TCC.

Segundo Moran (2004)

Estamos aprendendo, fazendo. É importante experimentar algo novo a cada semestre. Podemos começar pelo mais simples na utilização de novas tecnologias e ir assumindo atividades mais complexas. Começar pelo que conhecemos melhor, pelo que nos é familiar e de fácil execução e avançar em propostas mais ousadas, difíceis, não utilizadas antes. Experimentar, avaliar e experimentar novamente é a chave para a inovação e a mudança desejadas e necessárias.

Em relação aos materiais produzidos, os mesmos serão periodicamente alterados em função de sua avaliação no decorrer do Curso.

Finalizando retomamos o aspecto que diz que a EaD vem se tornando uma realidade no interior das universidades brasileiras, ultrapassando os limites de sua geoabrangência, e em especial nos programas de formação continuada de professores, sendo este o seu grande desafio

A EAD deve fomentar as melhores condições possíveis para que o aluno possa alcançar o aprendizado de forma efetiva, embora em um ritmo próprio e peculiar. Ela favorece a autonomia, incentivando o aluno a construir o seu próprio conhecimento, cabendo

(12)

ao professor o papel de mediador. Esperamos contribuir de forma efetiva para a formação do profissional da área de Educação Física, a fim de que possa atuar de forma mais refletida, comprometida e transformadora da sua prática pedagógica, principalmente no contexto escolar onde atua como educador.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), credenciada pelo MEC para ministrar cursos de graduação e pós-graduação a distância se faz parceira do Ministério da Educação neste programa, ciente de estar cumprindo, dessa forma, o seu compromisso social enquanto universidade pública e contribuindo, de modo efetivo, para a democratização do ensino superior de qualidade.

Partindo desses pressupostos, a proposta é desenvolver o Curso Especialização Lato

Sensu, na modalidade de EaD, aprovado pelos Conselhos Superiores da UEPG, propiciando,

desse modo, uma formação de qualidade aos futuros profissionais da Educação Básica.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister Ltda, 1992.

CHAVES, Eduardo. Conceitos Básicos: educação a distância (1999). EdutecNet: Rede de Tecnologia da Educação. Disponível em http://www.edutecnet.com.br. Acesso em 12 dez. 2004.

CHAVES, Eduardo. O. C. Tecnologia na Educação Ensino a Distância, e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: conceituação básica. Revista Educação. Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Ano III, Número 7 nov.1999.

CHAVES, Eduardo. Ensino a Distância: Conceitos básicos em educação à distância. Disponível em:

http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm#Ensino%20a%20Distância. Acesso em: 28 out. 2008.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. Ijuí, RS: UNIJUI, 1994.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2003.

MORAN, José Manoel. O que é educação a distância. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em 22 abr. 2008.

MORAM, José Manoel. Perspectivas (virtuais) para a educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/ Acesso em 03 nov. 2008.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

PRETTI, Otto. (org.). Educação a Distância: início e indícios de um percurso. NEAD/IE – UFMT. Cuiabá: UFMT, 1996

UEPG. Projeto dos cursos de pós-graduação na modalidade a distância. Sistema Universidade Aberta do Brasil UEPG /UAB. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

UEPG. Projeto Básico. Sistema Universidade Aberta do Brasil UEPG /UAB. Ponta Grossa: UEPG, 2007. ROCHA, Enilton Ferreira da. EaD e a convergência digital. Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=131 Acesso em 25 fev. 2009.

WIKIPÉDIA. Educação a distãncia. Disponível em:

Referências

Documentos relacionados

Duas semanas serão ditas iguais quando, e somente quando, tiverem exatamente a mesma sequência de dias nublados e de dias limpos de domingo a sábado. Mostre que em

c) Tomada de água (saída) — A tubulação de saída deve, preferencialmente, ser lo- calizada na parede oposta à da alimentação, no caso de reservatórios de grande

Ser˜ ao apresentados no decorrer deste trabalho o Teorema de Hahn-Banach em sua forma anal´ıtica para o caso em que o espa¸co vetorial ´ e real e o caso em que este ´ e complexo,

Fundamental aqui descrever, mesmo que brevemente, a estrutura normativa e de serviços disposta pelo Brasil quanto a regulação sobre drogas, especificamente para

Deste modo, Verhoeven perpetua, ao nível do trabalho sobre a narrativa, a lógica especular com a qual o filme abrira, nesse momento inaugural ainda apenas de forma visual:

Os idosos também podem ser vítimas, devido também, ao preconceito, com a presente atualização dos mecanismos utilizados nas relações comerciais, com a evolução

 Aula expositiva/dialogada  Apresentação de slides utilizando o computador  Utilização de software editor de código HTML  Laboratório  Atividade prática

II – elaboração de proposta de avaliação da UEPG contemplando os seguintes aspectos: definição de finalidades e objetivos da avaliação, formas de integração da