• Nenhum resultado encontrado

FISPQ FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS. Nome do Produto: D-7240 Data de Revisão: Página 1 de 7

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS. Nome do Produto: D-7240 Data de Revisão: Página 1 de 7"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 1 de 7

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

NOME DO PRODUTO: D-7240

NOME DA EMPRESA: NALCO BRASIL LTDA.

ENDEREÇO: ROD. ÍNDIO TIBIRIÇA 3201 BAIRRO DO RAFFO SUZANO S.P. TEL.: 4745.4700

TEL. PARA EMERGÊNCIAS:

ABIQUIM/PROQUÍMICA : 0800 118270 (LIGAÇÃO GRÁTIS EM TODO O BRASIL) NALCO EMERGÊNCIAS : 0800 161655 (LIGAÇÃO GRÁTIS EM TODO O BRASIL)

2 – COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

PREPARADO

NATUREZA QUÍMICA: Solução aquosa de aminas e ácidos carboxílicos.

Nossa avaliação de risco identificou o(s) ingrediente(s) químico(s) abaixo como sendo perigoso(s). INGREDIENTE CAS # % APROX.

Dietanolamina 111-42-2 30 - 60

Acido 3,5,5 trimetil hexanoico 3302-10-1 5 - 20

3 – IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO

PERIGOS MAIS IMPORTANTES: Informação não disponível.

EFEITO DO PRODUTO: Irritante para os olhos e pele. Pode causar sensibilização em contato com a pele. Nocivo por ingestão. Evitar contato com os olhos, pele e roupas. Não ingerir. Não inalar.

Recipientes vazios podem conter resíduos do produto. Não reutilizar os recipientes. PRINCIPAIS SINTOMAS: Rotas primarias de exposição

CONTATO COM OS OLHOS: Altamente irritante. Um pequeno contato poderá provocara danos ao tecido do olho podendo ocorrer um dano permanente na visão.

(2)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 2 de 7

3 – IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO cont.

CONTATO COM A PELE: Pode causar irritação moderada. O contato prolongado ou repetido frequentemente com a pele pode causar reações alérgicas em alguns indivíduos.

INGESTÃO: Não é uma rota provável de exposição. Pode haver irritação do trato gastro-intestinal. Nocivo por ingestão.

INALAÇÃO : Não é uma rota provável de exposição. Exposição repetida ou prolongada pode irritar o aparelho respiratório.

SINTOMAS DE EXPOSIÇÃO: Uma revisão da informação disponível não identifica nenhum sintoma de exposição não previamente mencionado.

AGRAVAMENTO DAS CONDIÇÕES EXISTENTES: Uma revisão dos dados disponíveis não identifica qualquer piora nas condições existentes.

4 – MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

INFORMAÇOES:

OLHOS: Lavar imediatamente com água por pelo menos 15 minutos, mantendo as pálpebras abertas. Solicitar assistência médica imediata.

PELE: Lavar imediatamente com água e sabão por 15 minutos. No caso de um derramamento de grandes proporções, tomar um banho. Solicitar assistência médica.

INGESTÃO: Não provocar o vômito. Dar água para vitima se consciente. Solicitar assistência médica. INALAÇAO: Levar para o ar fresco, tratar sintomaticamente. Solicitar assistência médica.

NOTA PARA O MÉDICO: Com base nas reações individuais do paciente, deve-se utilizar o julgamento do médico para controlar os sintomas e a condição clínica.

CUIDADO: Em caso de inconsciência, problemas respiratórios ou convulsão, não provocar vômito nem dar água.

5 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

MEIOS DE EXTINÇÃO APROPRIADO: Não é esperado que este produto se incendeie a menos que toda a água tenha evaporado. As substâncias orgânicas restantes podem pegar fogo. Usar extintor apropriado para o fogo circundante.

(3)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 3 de 7

5 – MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO cont.

PROTEÇÃO DOS BOMBEIROS: Em caso de incêndio, usar aparelho respiratório autônomo com máscara e roupas especiais.

6 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTOS OU VAZAMENTOS

PRECAUÇOES PESSOAIS: Restringir adequadamente o acesso na área até que as operações de limpeza tenham se completado. Assegurar que a limpeza seja efetuada somente por pessoal treinado. Ventilar a área do derramamento, se possível. Não tocar no material derramado. Estanque ou reduza todos os vazamentos somente se for seguro. Usar equipamento de proteção pessoal recomendado no item 8 Controle de Exposição e Proteção Individual. Notificar às autoridades adequadas de saúde, segurança e meio ambiente à nível federal, estadual e municipal.

PRECAUÇÕES AO MEIO AMBIENTE: Não contaminar águas superficiais.

MÉTODO DE LIMPEZA: Represar para impedir que se alastre e contê-los com material absorvente tal como argila, terra ou qualquer outro absorvente comercialmente disponível. Transferir com uma pá o líquido e o material absorvente recuperados para tambores para remoção ou disposição final.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MANUSEIO: Ter sempre equipamentos de emergência (para incêndio, derramamentos, vazamentos, etc) prontamente disponível. Ao manusear o produto utilizar os equipamento de proteção individual descritos no item 8 (Controle de Exposição e Proteção Individual).

MEDIDAS TECNICAS: Informação não disponível

PRECAUÇOES PARA O MANUSEIO SEGURO: Ao manusear este produto utilizar sempre que possível sistema de exaustão dentro de uma área bem ventilada. Utilizar os equipamento de proteção individual adequados. Ver item 8 Controle de Exposição e Proteção Individual

ORIENTAÇOES PARA MANUSEIO SEGURO: Evitar o contato com os olhos, pele e roupas. Não inalar. Manusear o produto em área ventilada. Usar equipamento de proteção pessoal recomendado no item 8 Controle de Exposição e Proteção Individual

ARMAZENAMENTO: Armazenar afastado de produtos incompatíveis. Armazenar os recipientes hermeticamente fechados. Armazenar em embalagens apropriadas e rotuladas.

CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO: Armazenar os recipientes hermeticamente fechados. Conservar em local fresco e seco e se possível em áreas cobertas.

(4)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 4 de 7

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO cont.

MATERIAIS SEGUROS PARA EMBALAGENS: O material da embalagem que ira armazenar o produto, deverá ser compatível conforme características físico-química do produto.

8 - CONTROLES DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

LIMITES DE EXPOSIÇÃO: As diretrizes de exposição não têm sido estabelecidas para este produto. Os límites de exposição disponíveis para os ingredientes são os seguintes:

ACGIH/TLV :Ingrediente(s) Dietanolamina TWA: 0.46 ppm , 2 mg/m3 (Pele) Etanol

OSHA/PEL :Ingrediente(s) Dietanolamina TWA: 3 ppm , 15 mg/m3

Etanol TWA: 1,000 ppm , 1,900 mg/m3

MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA: Recomenda-se a ventilação geral no local onde esta sendo realizado manuseio com o produto

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA: Se houver a geração de níveis significativos de névoas ou aerossóis, usar uma mascara facial com filtro multigases combinado, aprovado pelo MTB. Em caso de emergência ou em caso de entrar em áreas de concentrações desconhecidas, deve-se usar um aparelho respiratório autônomo com pressão positiva. Se necessário proteção respiratória, instituir um programa completo de proteção respiratória, incluindo seleção, provas de ajuste, treino, manutenção e inspeção.

PROTEÇÃO DAS MÃOS: Usar luvas ao manusear o produto. Algumas das luvas impermeáveis disponíveis no mercado são neoprene, nitrilo, PVC, borracha natural, viton e butila (não foram feitos estudos de compatibilidade).

PROTEÇÃO DOS OLHOS: Utilizar protetor facial e óculos de segurança.

PROTEÇAO DA PELE E DO CORPO: Usar avental resistente ao produto químico e botas impermeáveis. MEDIDAS DE HIGIENE: Se a roupa for contaminada, remover a mesma e lavar totalmente o local atingido. Lavar a roupa contaminada antes de reutilizá-la.

(5)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 5 de 7

9 - PROPRIEDADES FÍSICAS - QUÍMICAS

ESTADO FÍSICO Líquido

APARÊNCIA Límpido, incolor a amarelado

ODOR Não agressivo

DENSIDADE RELATIVA 1,04 @ 77 °F / 25 °C

DENSIDADE 8,64 lb/gal

SOLUBILIDADE EM ÁGUA Completamente solúvel

pH (100 %) 9,8

PONTO DE FULGOR : Não se aplica

LIMITES DE EXPLOSIVIDADE: Não determinados.

NOTA: Os valores destas propriedades físicas são típicos para este produto.

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

CONDIÇÕES ESPECIFICAS DE INSTABILIDADE: Estável em condições normais. REAÇÕES PERIGOSAS: Não ocorre risco de polimerização.

MATERIAL OU SUBSTANCIA INCOMPATIVEIS: O contato com ácidos fortes (por ex. sulfúrico, fosfórico, nítrico, clorídrico, crômico, sulfônico) pode gerar calor, ebulição, e vapores tóxicos.

CONDIÇÕES A EVITAR : Não se conhece nenhum(a)

PRODUTOS PERIGOSOS DA DECOMPOSIÇAO: Em caso de combustão pode se formar COx e NOx. Não respirar a fumaça ou vapores. Usar equipamento de proteção adequada.

11 - INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS

ESTUDOS DE TOXIDEZ: Nenhum estudo de toxicidade tem sido conduzido para este produto.

SENSIBILIZAÇÃO : Contato repetido ou prolongado pode causar sensibilização de pele.

CARCINOGÉNESE: Nenhum componente deste produto está relacionado como sendo cancerígeno pela International Agency for Research on Cancer (IARC), pela National Toxicology Program (NTP), ou pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH).

12 - INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Como todo produto químico, deve ser evitado seu despejo direto em cursos de água, lagoas, tanques, canais, estuários e a absorção pelo solo.

(6)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 6 de 7

12 - INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS cont.

MOBILIDADE: O impacto ambiental foi estimado usando um modelo de fugacidade nível III do EPI (Estimation Program Interface) da suíte TM, fornecida pela EPA americana. O modelo presume uma condição de estado estacionário entre a entrada total e a saída. O modelo nível III não requer equilíbrio entre as mídias acima. A informação fornecida deve dar ao usuário uma estimativa geral do impacto ambiental deste produto nas condições definidas para os modelos. Se liberado em um ambiente este material deve se distribuir no ar, na água e no solo/sedimentos nas respectivas porcentagens aproximadas:

Ar Água Solo/Sedimento

<5% 30 - 50% 50 - 70%

A parte na água solúvel ou com condições de se dispersar.

POTENCIAL DE BIOACUMULAÇÃO: Os componentes deste produto têm uma tendência baixa ao bioconcentrar.

13 - CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

PRODUTO: A disposição de tal material, deverá ser realizada conforme Legislações Federais, Estaduais e Municipais em vigência. Se necessário, consulte o órgão ambiental.

RESTO DE PRODUTO: A disposição de tal material, deverá ser realizada conforme Legislações Federais, Estaduais e Municipais em vigência. Se necessário, consulte o órgão ambiental.

EMBALAGENS USADAS: A disposição de tal material, deverá ser realizada conforme Legislações Federais, Estaduais e Municipais em vigência. Se necessário, consulte o órgão ambiental.

14 - INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

O NOME/RISCO APROPRIADO PARA EFEITO DE TRANSPORTE PODE VARIAR EM FUNÇÃO DA EMBALAGEM, PROPRIEDADES E MODO DE TRANSPORTE. OS NOMES DE TRANSPORTE TÍPICOS PARA ESTE PRODUTO SÃO:

TRANSPORTE TERRESTRE :

Nome Apropriado para Embarque : SUBSTÂNCIA PERIGOSA PARA O MEIO AMBIENTE,

LÍQUIDA, N.E.

Nome(s) Técnico(s) : DIETANOLAMINA

No UN/ID : 3082

Classe de Perigo - Primário : 9

Grupo de Embalagem : III

(7)

FISPQ – FICHA DE INFORMAÇAO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS Nome do Produto: D-7240

Data de Revisão: 02.10.2003 Página 7 de 7

14 - INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE cont. TRANSPORTE AÉREO :

Nome Apropriado para Embarque : SUBSTÂNCIA PERIGOSA PARA O MEIO AMBIENTE,

LÍQUIDA, N.E.

Nome(s) Técnico(s) : DIETANOLAMINA

No UN/ID : 3082

Classe de Perigo - Primário : 9

Grupo de Embalagem : III

TRANSPORTE MARÍTIMO (IMDG/IMO) :

Nome Apropriado para Embarque : O PRODUTO NÃO É REGULAMENTADO DURANTE

SEU TRANSPORTE

15 - INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS

CLASSIFICAÇÃO: NFPA 704M / HMIS

RISCO: 2/2-Saúde 1/1-Inflamabilidade 0/0-Reatividade 0 = insignificante 1 = fraco 2 = moderado 3 = alto 4 = extremo

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES

A folha de dados de segurança do material deste produto contém informações sobre saúde e segurança. O produto deve ser usado em aplicações condizentes com a nossa literatura. As pessoas que manuseiam este produto devem ser informadas das precauções de segurança recomendadas e devem ter acesso a essa informação. Para quaisquer outros usos devem ser avaliadas as exposições a fim de que práticas adequadas de manuseio e programas de treinamento possam ser estabelecidos para garantir operações seguras no local de trabalho. Consulte seu representante de vendas local para obter maiores informações.

Referências

Documentos relacionados

A prova será realizada no Anglo Taubaté – Rua Barão da Pedra Negra, 209 - Centro. Para cada horário foram disponibilizadas 40 vagas. Uma vez realizado o cadastro, não

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Usar luvas ao manusear o produto e

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Utilize luvas ao manusear o produto e

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Utilize luvas, ao manusear o produto e

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

a) uma constatação sobre como as pessoas administram os recursos hídricos. b) a habilidade das comunidades em lidar com problemas ambientais contemporâneos. d) uma previsão trágica