• Nenhum resultado encontrado

Manual de Identidade Visual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de Identidade Visual"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

A introdução . . . 4

A marca . . . 5

O símbolo . . . 6

O selo . . . 7

A aplicação . . . 8

A proporção . . . 9

A cor . . . 11

4 cores . . . 12

2 cores . . . 16

1 cor . . . 19

O glossário . . . 23

O mapa . . . 25

índice

O

(4)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

introdução

A

A finalidade do presente manual é, primeiramente, facilitar a aplicação da marca e simplificar o seu uso para quem não trabalha com comunicação visual. Pra quem já trabalha, o manual serve como referência para que se possa entender o espírito da marca e saber quais foram as convenções adotadas para padronizar o seu uso.

Embora bastante esforço tenha sido empregado no sentido de tentar prever a maior parte das variáveis de uso, podem haver situações em que a aplicação correta da marca não esteja contemplada no manual. Neste caso, o bom senso é o melhor guia.

Ainda: não se deve cair na cilada de se tomar o manual como um conjunto de regras imutáveis. Isso poderia, mais cedo ou mais tarde, fazer com que a marca se tornasse obsoleta e estagnada. Ao invés disso, o manual deve ser adotado como uma diretriz, que mostra o caminho para o desenvolvimento da identidade do RAIZ coral.

Acompanha o manual um CD com arquivos de todas as aplicações. Tais arquivos estão em formato EPS (Encapsulated Post Script), que pode ser aberto pela maior parte dos aplicativos gráficos disponíveis no mercado, tanto em plataformas Mac como em PC. Os arquivos do

CD são a única fonte permitida para se obter as imagens da identi-dade do coral. Não devem ser usados JPEGs, GIFs ou semelhantes.

Os arquivos estão localizados no CD sob o seguinte critério: (i) pelo tipo e número de cores adequados à aplicação; (ii) pela divisão em positivo e negativo; (iii) pela cor sobre a qual a marca vai ser aplicada; e (iv) pela versão da identidade que se trata. Logo, quando se quiser, por exemplo, a marca em  cores PANTONE para ser aplicada em um fundo positivo mostarda, o caminho será:

PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_PANT_pos_mostarda.

Este manual não serve como referência de cores, sendo que uma tabela de cores PANTONE™ deve ser adotada para obtê-las com precisão.

(5)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

O RAIZ coral, por ser um grupo absolutamente único no Brasil, tem um enorme potencial para se desenvolver e conquistar o grande público. Uma das razões que torna o coral singular (além do talento incontestável) é o fato de que não é só um grupo musical, mas tam-bém um movimento que integra ideologia, postura e atitude.

A identidade visual do coral foi criada para que o público reconheça mais facilmente na proposta seu espírito, de modo a tornar-se favorável à sua causa.

A marca do coral é um retângulo vertical formado por dois quadrados de cores diferentes. A palavra RAIZ fica alinhada na base do quadrado de cima e reforça a linha divisória entre os dois quadrados. No qua-drado de baixo, estão a ilustração e a palavra coral, sendo a primeira interrompida pela divisão entre os dois quadrados.

A associação entre o nome do coral e a marca se dá pela ênfase verti-cal tanto da marca quanto das letras que formam a palavra RAIZ, bem como pela ilustração, que tem uma forma que remete ao humano e à raiz. A linha que separa os dois quadrados simboliza o solo, e a

A marca deve ser utilizada na comunicação entre a instituição RAIZ

coral e o público, para identificar, sinalizar e destacar o coral. Alguns

(6)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

O símbolo é composto pela ilustração e pelo quadrado de proteção, que fica ao seu redor. É por meio do símbolo que o coral expressa graficamente a sua atitude e seu estilo: ousado, inovador, alegre e extrovertido.

O símbolo do RAIZ coral combina duas formas que interagem para a criação do significado da marca. O desenho é a estilização de um homem afro-brasileiro, com óculos característicos dos anos , em uma pose groove. Ao mesmo tempo, as formas identificam uma raiz, que representa origem, remetendo à composição étnico-cultural do coral.

A posição do corpo evoca uma dança de black music. À direita, o joe-lho e o calcanhar confundem-se para formar duas posições diferentes da perna, dando movimento à imagem.

O símbolo deve ser usado quando o nome do coral não for o elemento fundamental, mas sim a sua atitude. Excepcionalmente, o símbolo pode ser usado sem o quadrado de proteção, em roupas e acessórios de moda, objetos de sinalização, brindes, intervenções gráficas e teasers.

O símbolo foi concebido para causar impacto ao ser apresentado isoladamente, podendo ser apresentado parcialmente, desde que ainda possa ser identificado como tal. Porém, o símbolo não pode

ser repetido aleatoriamente ou em padrões, sob o risco de perder

impacto e ter banalizada a sua forma.

(7)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

O selo deve ser usado como endosso ou assinatura. Em documentos oficiais, ele adicionará uma imagem de seriedade quando esta for necessária. Em correspondências, papelaria e documentos oficiais, ele representará o RAIZ coral. Em outros casos, o selo pode ser utilizado, poe exemplo, em assinaturas em produtos apoiados e/ou promovidos pelo coral, dando-lhes credibilidade.

Em alguns casos, o selo pode ser aplicado em conjunto com o símbolo, mas sem formar a marca oficial. Isso pode acontecer quando for utilizado o símbolo em um objeto que requer uma assinatura explícita. Por exemplo, em uma camiseta com a grafia do símbolo, o selo pode ser estampado em uma das mangas ou na etiqueta.

(8)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

O formato preferencial de uso é a marca vertical (), que proporciona melhor integração entre todos os seus elementos, facilitando a identificação do símbolo com uma raiz.

O layout horizontal () deve ser de uso secundário, a ser aplicado so-mente quando o formato da mídia o exigir. Em um banner horizontal, por exemplo, a marca vertical ocuparia uma área muito pequena, enquanto a horizontal ganharia espaço e impacto.

Tanto o símbolo () quanto o selo () têm apenas um formato de aplicação.

aplicação

A

 

(9)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

Cada quadrado de lado ℓ é dividido horizontal e vertical-mente em  partes iguais com medida r, equivalente à perna esquerda da letra R do nome RAIZ. A medida r (ℓ/) define a proporção de toda a marca.

À esquerda, as proporções da marca na vertical e na horizontal são demonstradas. As proporções do símbolo e do selo seguem as medidas da marca na horizontal.

proporção

A

ℓ r r r r ℓ r r r r r r ℓ r r r r r r r r r r r r r

(10)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

Para aplicações da marca, do símbolo e do selo, deve ser considerada uma área de proteção equivalente a r. Isso evita que outros elemen-tos do layout interfiram na identidade do RAIZ coral, prejudicando sua finalidade de reconhecimento do grupo.

Dois padrões de medida serão adotados para definir o tamanho mínimo de uso: milímetros (mm), para suporte impresso, e pixels (px), para suporte em multimídia. A marca pode ser reduzida a, no mínimo,  mm/ px de altura (na vertical) ou de largura (na horizontal). O símbolo e o selo podem ter, no mínimo,  mm/ px de lado.

proporção

[cont]

A

Lor sisim zzrilit lutat nim del et, commoloreet, quipit, summod tem aliquam, si tat. Duip eum alisl in

hendip ese dolore modignisi. Lorerostrud exerat. Lore dolorem velit lobore magna faccum incilit la-ore diamcon ullala-orem alisit ipisim non henis autat inisl init, vulland ercipit iustrud te min ut ipis del ip esed eugait, vullaore ming ero eum vulputpat. Ut laore dipit nos ex ex ex er in hent niamconulla feugiam, conse min vercinim veliqui tem doleniam, consenissit utet, quipit, sum zzrit, quam, sim vulput vullaore duisisc pisisit alit iriuscip et ad molortissim velisis et niam, vel duis at. Duisciliquam quat praesed molorem qui ero od dolor sit, vercinis nonse ea cortiss quam, vullandip el elisit lorperaese feummod lobor in vullametum ad ero commod deliquipis num irit, quis do od minit, senismo olore feuguero dolortissit, velit vullaorem zzrilisl ulputem zzrius cidunt alit iustrud tat nons num vel dionulla facing et, con volor suscips scilit alis eugait la conse te velenisit ing et, summoloreet num aliquisi eu feuipis nosting eniat at aliquisl enit ipit adiam velit at ip euis aliquat. Ut ulla facil doloreet, susto dolorer uscil ing ea conulla autat ipit ecte mo-diat. Ut volorper sequisi eriusto do odio er sequiscipis del iliquis oloborerci bla atue vel ut ut la core molore magna feugait veliquisl il ut wis aliquis aut prat. Duisl dolore dignis nibh etum at, quis modipsum dolenis equat. Lorem zzril ilit nibh exero ea augait wis adipsum iniam, quatin henis delit delisl del do con ut autpatem zzril dionulp tatue do odiatem veraess quisi el do od ea cons am dolore modiat ilis ex et, sequismodo ercidui et, sed magnis nulla consequis euguera sequamet veles trud dolum vulla feu faccum nulput niamet, sum verilit adigna feu facin eugue mod dip ea facidunt lore feugueros amet vent ip eugait lobore core dolo- bor eriustinim amconsequat. Ut lum aut vel dolor sed magna amet lutatue tem il ut volortin ex ero ex ex eril inci blaorerilit nos dolor sectem qui te te delenim dip ex eugait alisim vulputet incidunt do eu feugiam vercidui blam, sum do dunt acin hent vulput autatet augait, vel iuscillut ipsum augue conum do odolo- reet ipis dolore voloboreet, se modiat ad tat. Duis et euisi. Lor iriuscipis nullan-digna feum quam quis atem num nummy num ipit nulla cor sendio dolore consecte do consequam venismo iatue vulputa. Lor sisim zzrilit lutat nim del et, commoloreet, quipit, summod tem aliquam, si tat. Duip eum alisl in hendip ese dolore modignisi. Lorerostrud exerat. Lore dolorem velit lobore magna faccum incilit laore diamcon ullaorem alisit ipisim non henis autat inisl init, vulland ercipit iustrud te min ut ipis del ip esed eugait, vullaore ming ero eum vulputpat. Ut laore dipit nos ex ex ex er in hent niamconulla feugiam, conse min vercinim veliqui tem doleniam, consenissit utet, quipit, sum zzrit, quam, sim vulput vullaore duisisc pisisit alit iriuscip et ad molortissim velisis et niam, vel duis at. Duisciliquam quat praesed molorem qui ero od

 mm /  px  mm /  px

(11)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cor

A

A cor varia de acordo com  fatores: a restrição técnica, o objetivo de

comunicação e o suporte em que a marca vai ser utilizada.

A restrição técnica ocorre quando o suporte para impressão não aceita várias cores ou quando o orçamento disponível não cobre o custo de impressão de mais de  ou  cores.

Quando não houver restrição técnica, o objetivo de comunicação será o fator determinante na escolha das cores. A versão em 

cores deve ser usada em casos especiais, quando os elementos da identidade do coral forem usados sozinhos ou com pouquíssimos elementos ao seu redor. Para ocasiões em que haja elementos que possam tirar a atenção da identidade do coral, a versão em  cores deve ser utilizada.

O suporte vai definir se a versão escolhida vai ser a PANTONE™, a CMYK ou a RGB. Para impressão, utilizam-se as versões em PANTONE™ ou em CMYK: a primeira consiste em cores chapadas para impressão, mais fiel à cor original, podendo ser mais cara a depender da versão pretendida; já a segunda é mais comumente usada em revistas,

capas de CD e outros impressos de grande circulação. Para o uso em multimída, utiliza-se a versão RGB.

Podem surgir situações em que a marca do RAIZ coral tenha que ser aplicada em fundos que não sejam brancos. Para estes casos, foram desenvolvidas outras cores para serem usadas para que a marca mantenha a sua finalidade de identificação.

Nas páginas seguintes, serão mostradas as variações possíveis de cor, sempre acompanhadas das respectivas legendas indicando a localização do arquivo no CD.

As cores usadas seguem a tabela abaixo:

PANTONE™ C M Y K R G B

Preto Process Black C 100 0 0 0 0 0 0

Mostarda RAIZ 124 C 0 28 100 6 226 191 0

Ocre RAIZ 4495 C 0 20 95 46 157 138 8

(12)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cores

PANTONE\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Marca_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Marca_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Marca_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Selo_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Selo_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Selo_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Símbolo_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Símbolo_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Símbolo_RGB_pos

A versão em  cores é de uso especial: só deve ser utilizada em situações em que a marca fique isolada de elementos de interferência de cor.

Quando houver qualquer outro elemento colorido no suporte que possa dispersar a atenção do público, a versão em  cores (p. ) deve ser usada.

(13)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Marca_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Marca_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Selo_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Selo_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Selo_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Símbolo_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Símbolo_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Símbolo_RGB_pos_mostarda

cores

[cont]

Essa versão positiva aplicada sobre o mostarda RAIZ é de uso secundário. Se houver possibilidade, a marca deve ser aplicada na sua versão positiva sobre fundo claro (p. ).

(14)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n PANTONE\Positivo\Ocre\Marca_Horizontal_PANT_pos_ocre CMYK\Positivo\Ocre\Marca_Horizontal_CMYK_pos_ocre RGB\Positivo\Ocre\Marca_Horizontal_RGB_pos_ocre PANTONE\Positivo\Ocre\Marca_PANT_pos_ocre CMYK\Positivo\Ocre\Marca_CMYK_pos_ocre RGB\Positivo\Ocre\Marca_RGB_pos_ocre PANTONE\Positivo\Ocre\Selo_PANT_pos_ocre CMYK\Positivo\Ocre\Selo_CMYK_pos_ocre RGB\Positivo\Ocre\Selo_RGB_pos_ocre PANTONE\Positivo\Ocre\Símbolo_PANT_pos_ocre CMYK\Positivo\Ocre\Símbolo_CMYK_pos_ocre RGB\Positivo\Ocre\Símbolo_RGB_pos_ocre

cores

[cont]

Essa versão positiva aplicada sobre o ocre é de uso secun-dário. Se houver possibilidade, a marca deve ser aplicada na sua versão positiva sobre fundo claro (p. ).

(15)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n PANTONE\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Marca_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Marca_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Marca_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Selo_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Selo_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Selo_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Símbolo_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Símbolo_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Símbolo_RGB_neg_preto

cores

[cont]

Essa versão negativa aplicada sobre o preto é de uso secun-dário. Se houver possibilidade, a marca deve ser aplicada na sua versão positiva sobre fundo claro (p. ).

(16)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cores

A versão em  cores deve ser usada sempre que houver

qualquer outro elemento

colorido no suporte que possa dispersar a atenção do público, caso contrário, e não havendo restrição técnica, a versão em  cores (p. ) deve ser usada.

PANTONE\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Marca_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Marca_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Marca_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Selo_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Selo_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Selo_RGB_pos PANTONE\Positivo\Simples\Símbolo_PANT_pos CMYK\Positivo\Simples\Símbolo_CMYK_pos RGB\Positivo\Simples\Símbolo_RGB_pos

(17)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Marca_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Marca_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Selo_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Selo_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Selo_RGB_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Símbolo_PANT_pos_mostarda CMYK\Positivo\Mostarda\Símbolo_CMYK_pos_mostarda RGB\Positivo\Mostarda\Símbolo_RGB_pos_mostarda

cores

[cont]

Essa versão positiva em  cores aplicada sobre o mostarda RAIZ é de uso secundário. Se houver possibilidade, a marca deve ser aplicada na sua versão positiva sobre fundo claro (p.  ou ).

(18)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n PANTONE\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Marca_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Marca_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Marca_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Selo_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Selo_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Selo_RGB_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Símbolo_PANT_neg_preto CMYK\Negativo\Preto\Símbolo_CMYK_neg_preto RGB\Negativo\Preto\Símbolo_RGB_neg_preto

cores

[cont]

Essa versão negativa em  cores aplicada sobre o preto é de uso secundário. Se houver possibilidade, a marca deve ser aplicada na sua versão positiva sobre fundo claro (p.  ou ).

(19)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cor

A versão em  cor (preto) é de

uso excepcional: só deve ser usada em caso de restrição técnica.

PANTONE\Positivo\Simples\Marca_Horizontal_PANT_pos

PANTONE\Positivo\Simples\Marca_PANT_pos

PANTONE\Positivo\Simples\Selo_PANT_pos PANTONE\Positivo\Simples\Símbolo_PANT_pos

(20)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cor

[cont]

A versão em  cor (mostarda RAIZ) é de uso excepcional: só deve ser usada em caso de restrição técnica.

PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_Horizontal_PANT_pos_mostarda

PANTONE\Positivo\Mostarda\Marca_PANT_pos_mostarda

PANTONE\Positivo\Mostarda\Selo_PANT_pos_mostarda PANTONE\Positivo\Mostarda\Símbolo_PANT_pos_mostarda

(21)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cor

[cont]

A versão negativa em  cor em preto é de uso excepcional: só deve ser usada em caso de restrição técnica, sendo que, quando possível, a versão posi-tiva (p. ) deve substituí-la.

PANTONE\Negativo\Preto\Marca_Horizontal_PANT_neg_preto

PANTONE\Negativo\Preto\Marca_PANT_neg_preto

PANTONE\Negativo\Preto\Selo_PANT_neg_preto PANTONE\Negativo\Preto\Símbolo_PANT_neg_preto

(22)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

cor

[cont]

A versão negativa em  cor em mostarda RAIZ é de uso excepcional: só deve ser usada em caso de restrição técnica, sendo que, quando possível, a versão positiva (p. ) deve

substituí-la. PANTONE\Negativo\Mostarda\Marca_Horizontal_PANT_neg_mostarda

PANTONE\Negativo\Mostarda\Marca_PANT_neg_mostarda

PANTONE\Negativo\Mostarda\Selo_PANT_neg_mostarda PANTONE\Negativo\Mostarda\Símbolo_PANT_neg_mostarda

(23)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

glossário

O

Área de proteção

O termo designa uma área em torno de um elemento gráfico que deve ser mantida livre para que tal elemento possa ser visualizado mais facilmente.

CMYK

Iniciais das cores que compoem o sistema de cores mais comumente usado em gráficas (Cyan, Magenta, Yellow e Black). Esse sistema de cor se baseia no processo subtrativo, em que as cores são determinadas pela absorção e subtração das cores da luz branca por um objeto. A parte da luz que não é absorvida reflete de volta, revelando a cor do objeto.

EPS

Sigla de Encapsulated Post

Script, é um tipo de arquivo

usado para transferir informações em linguagem

postscript entre aplicações

gráficas.

GIF

Sigla de Graphics interchange

Format, é um formato que

comprime a imagem sem perda de detalhes, mas que só suporta  cores. Como o JPEG, foi criado para ser usado na web.

Identidade visual

Sistema de elementos visuais que servem de ponto de contato entre o público e determinado bem, serviço ou instituição.

Intervenção gráfica

Distorção intencional de elementos gráficos para construção de significados.

JPEG

Sigla de Joint Photographic

Experts Group, é um formato

que comprime a imagem descartando detalhes. Como o GIF, foi criado para ser usado na web.

Marca

Nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, com a finalidade de identificar bens, serviços e instituições e diferenciá-los de seus concorrentes.

PANTONE

Ou PMS (Pantone Matching

System), é um padrão de

mais de  cores que são facilmente identificáveis por um código alfanumérico.

Postscript

Linguagem de descrição de página desenvolvida por Adobe

(24)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

glossário

[cont]

O

RGB

Iniciais das cores que compoem o sistema de cores usado em multimídia (Red, Green, e Blue). Esse sistema de cor se baseia no processo aditivo, em que a cor gerada através da luz mistura os comprimentos de ondas que irradiam o vermelho, o verde e o azul. Quando adicionados em sua carga máxima, o resultado é o branco.

Selo

É o nome de um bem, serviço ou instituição escrito de maneira padronizada em uma forma determinada de fundo.

Símbolo

Sinal gráfico que representa um bem, serviço ou instituição por convenção.

Suporte

Material e meio em que o logo vai ser aplicado.

Versão negativa

A marca é mais clara que o fundo.

Versão positiva

A marca é mais escura que o fundo.

(25)

ta ta r a n a p u b lic id ad e | d es ig n

mapa

O

Ao lado está o mapa do cd que

acompanha o manual para facilitar a busca de arquivos.

(26)

publicidade | design caio magenta ruy reis   tatarana@sto.com.br tatarana revisão de texto vanessa rosa

(27)

Referências

Documentos relacionados

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Os Investidores, ao aceitarem participar da Oferta, por meio da assinatura do Pedido de Reserva, serão convidados, mas não obrigados, a outorgar, de forma física ou

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED Foram notificadas reações cutâneas/mucosais após a administração de mesna tanto intravenosa como oral. Estas reações incluêm

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

doenças,  assim  como  os  fatores  que  atuam  neste  desenvolvimento  ainda  são  muito  pouco  estudados.  Um  modo  de  se  compreender  melhor 

A devolução da taxa de inscrição somente será efetuada em caso de desistência de participação no processo seletivo mediante requerimento emitido pelo candidato

Exposição no Átrio do Auditório Municipal de Mesão Frio Exposição dos trabalhos feitos nas Oficinas de Origamis para alunos, promovida no dia 13 de Abril de 2011 na