• Nenhum resultado encontrado

OS QUE DORMEM NO SENHOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS QUE DORMEM NO SENHOR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OS QUE “DORMEM” NO SENHOR

Vítor Quinta Dezembro 2010 Na passagem que está em 1.Tessalonicenses 4:13-15, o apóstolo Paulo fala-nos, repetidamente, acerca “dos que já dormem”, dando às suas palavras o inequívoco significado dos que já morreram em Cristo, como iremos analisar de seguida:

1. Tessalonicenses 4:13-18 – “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu [ressuscitou], assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

Através destas palavras Paulo procura incutir uma esperança viva e uma certeza de salvação naqueles que, com fé prosseguem para o alvo que é Yeshua, O Messias. Paulo equipara os que morreram na fé do Cristo a um sono reparador, do qual um dia acordarão para a vida eterna.

Ora, por experiência própria, todos sabemos que quando temos uma boa noite de repouso, despertamos no outro dia completamente revigorados, e sem qualquer lembrança do que se pode ter passado à nossa volta e no mundo enquanto estivemos a dormir. Assim é a imagem traçada por Paulo. A morte física que conclui a jornada daqueles que abraçaram a fé de Yeshua e andaram segundo os mandamentos, estatutos e restantes preceitos de YHWH é equiparada a um sono reparador do qual acordarão no dia glorioso da vinda do Rei Yeshua.

(2)

E a nossa esperança (certeza de fé) torna-se ainda maior quanto sabemos que O Cristo Yeshua nos precedeu na morte pois Ele foi as primícias dos que dormem, tendo ressuscitado. Pois servimos a um Cristo vivo e não a um ídolo morto pendurado no madeiro como a grande maioria da humanidade faz. Ele venceu a morte, como também a vencerão todos os que estão Nele.

1. Coríntios 15:20 – “Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”.

A nossa adoração e agradecimento pelo que Ele fez por cada um de nós, vai para O Rei Eterno de Quem o profeta Isaías nos falou nestes termos acerca Daquele que haveria de vir, primeiro na qualidade de Cordeiro de Deus (Yeshua ben Joseph, homem humilde que veio para sofrer e ser morto no nosso lugar) e, depois, na Sua segunda vinda, em breve, como Rei e Sacerdote eterno, Yeshua ben David:

Isaías 9:6-7 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso”.

Este Rei Eterno que esperamos, não é senão YHWH, O Deus Todo-Poderoso, Criador e Sustentador de todas as coisas, e que se entregou a Si mesmo por amor das Suas criaturas. Ele sofreu e morreu no nosso lugar, pagando um preço que nenhum homem terreno teria capacidade para pagar. Ele é O Salvador de Israel (um remanescente), um povo zeloso de boas obras. Ele é O Marido desta noiva que aguarda a vinda do Seu Senhor:

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Ele morreu e desceu à sepultura onde esteve 3 dias e 3 noites, cumprindo o sinal do profeta Jonas e foi pela Sua morte que alcançámos a vida.

João 1:14 – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai”.

Este Yeshua era Aquele que há muito fora anunciado pelos profetas do Altíssimo. Ele veio para o que era Seu e os Seus não O receberam...mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o direito de serem chamados filhos de Deus, quer estejam hoje vivos ou já estejam a dormir no pó da terra.

Este foi Aquele de quem o profeta João, o Batista, disse que não era digno de desatar as alparcas dos Seus pés, tal era a majestade e poder que estava Naquele Homem que

(3)

batismo um contrato com O Pai, tal como nós também devemos fazer, em Seu Nome, para podermos aceder à salvação.

Yeshua é YHWH, que veio até nós na forma de homem e como homem sofreu e morreu…mas ressuscitou. Por isso Ele foi O Único que subiu ao céu, ao contrário do que ensina a igreja mentirosa de Roma que coloca Maria, sua mãe, também no céu, ressuscitada, como co-redentora com O Filho – que blasfémia!

O que nos diz a Palavra a este respeito?

João 3:13 – “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem [Senhor Yeshua]”.

João 6:62 – “Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?”

A “igreja” romana é mentirosa e satânica e sempre pretendeu anular a verdade e as palavras de Yeshua, que disse:

João 14:6-7 – “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto”.

Assim, todos os santos que “dormem no Senhor”, incluindo a mãe de Yeshua e Seus apóstolos, estão no pó da terra a aguardar a redenção do último dia, como nos é ensinado na Bíblia. O Rei vindouro e Sumo-Sacerdote pela Ordem de Melquisedeque, é hoje O nosso Advogado junto do Pai. É por Ele e só por Ele que somos resgatados (pelo Seu sangue), sendo Ele O Único Mediador entre O Pai e os homens.

1. Timóteo 2:5-6 – “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo”.

Tudo tem um tempo determinado por Deus para que se cumpra. Ora, o resgate de um povo remido no sangue e nas promessas de Yeshua, ocorrerá na Sua segunda vinda e só então. Até lá, os remidos estão no pó da terra... “dormindo”. Estes são os que “dormem no Senhor”. O profeta falou-nos nestes termos em:

Isaías 26:19 – “Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos”.

Este é o ensinamento milenar acerca de todos os que abraçaram o concerto com YHWH, mesmo antes da primeira vinda do Senhor Yeshua. As palavras do Mestre dão disso testemunho:

(4)

João 6:40 – “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

Este Yeshua, glorificado nos céus, há-de voltar e ser glorificado também na Terra, pois tudo Lhe pertence.

1. Timóteo 3:16 – “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade [do amor de Deus para com os fiéis]: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória”.

Porque por Ele e para Ele são todas as coisas, tantos dos vivos como dos mortos!

Romanos 14:8-9 – “Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos”.

Todos os que “morreram” em Cristo, estão no pó da terra “a dormir”. Este conceito deve ser entendido como estando “a dormir” no Senhor, embora fisicamente, os seus corpos estejam feitos em pó, como as Escrituras nos ensinam: “lembra-te que és pó e em pó te tornarás”.

Paulo também nos ensina em Filipenses 3:10-11 que devemos ser sepultados na mesma morte do Cristo: “sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos”. A esperança de Paulo é também a nossa.

Fomos resgatados pelo Seu sangue precioso, como nos diz também o apóstolo em:

1.Pedro 1:19-21 – “mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus”.

A eternidade deste Yeshua (O Verbo Criador, Senhor YHWH) que veio até nós na forma de Homem e do qual já vimos o que Isaías falou e também outros profetas, aparece-nos também nas palavras de Miquéias quando ele profetiza sobre o local do nascimento de Yeshua:

Miquéias 5:2 – “Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

(5)

As palavras do profeta revelam a eternidade Deste Deus que veio até nós na forma de Homem (Yeshua) e que em breve virá para receber de volta tudo o que lhe pertence. Ele ressuscitará os que estão “dormindo” no pó da terra ou sepultados no mar e reinará sobre todas as nações da Terra. Ele virá para restaurar todas as coisas que o homem e a sua sede de poder e egoísmo perverteram e destruíram ao longo dos séculos.

Ele virá para chamar para Si um povo santo, zeloso de boas obras, precisamente as que os fiéis realizam nas suas vidas pela fé e segundo a Sua Lei/Torá, em sinal de obediência e humildade perante a vontade do Senhor dos céus. É este povo que vem sendo chamado e reunido (a Israel de Deus) ao longo dos séculos. Este povo que nenhum homem terá capacidade para contar de tão numeroso que será, será constituído por todos os que se revelaram fiéis aos Seus mandamentos (a Sua Lei/Torá) e têm a fé de Yeshua, ainda que tivessem vivido antes da Sua primeira vinda (veja-se o exemplo nas palavras de Job 19:25-26) ou nos exemplos de vida dos patriarcas de Israel, dos profetas do Altíssimo e de tantos outros servos fiéis da antiguidade cuja narrativa histórica não chegou até nós.

Todos estes serão colhidos um a um, de todos os povos, tribos, nações e línguas como nos é ensinado em Apocalipse, para a renovação de uma viva esperança dos que hoje estão vivos e como certeza para todos os que já morreram nesta mesma esperança: os que “dormem no Senhor”.

Este “mistério” da morte e ressurreição é explicado de forma muito simples por Paulo na sua primeira carta à Igreja de Corinto:

1.Coríntios 15:35-44 – “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”.

A prova destas palavras é o exemplo do próprio Cristo, antes e depois da sua morte e ressurreição. Antes de render o espírito ao Pai, e no meio do maior sofrimento, Yeshua esteve debilitado como qualquer homem está quando morre. Porém, depois de ter sido ressuscitado, Ele aparecia no meio dos discípulos estando a porta da casa fechada. Tal é o exemplo de um corpo celestial de que nos fala Paulo.

(6)

O autor da carta aos Hebreus também nos revela este mistério Deus-Cristo de que havia falado Paulo na sua carta aos Colossenses, cap. 2:2,

Hebreus 11:12-13 – “Pelo que também de um [Abraão], e esse já amortecido

[devido à sua idade avançada], descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra”.

E, mais adiante, fala-nos também daqueles que pela fé sofreram horrores às mãos dos seus algozes, mas retiveram a sua esperança e confiança até ao fim. Esses fiéis do passado são também um exemplo de fé e de preserverança nas suas vidas, aos quais foi prometido o galardão da vida eterna, e por esse prémio lutaram, entregando muitos as suas vidas nas mãos dos seus perseguidores, mas olhando sempre para Yeshua, O Redentor das suas e nossas vidas. Quantos destes morreram nas fogueiras da Inquisição ateadas por uma igreja romana, idólatra e satânica?

Vejamos o que o mesmo livro aos Hebreus nos diz a respeito destes fiéis do passado que “já dormem” no Senhor:

Hebreus 11:35a-40 – “...uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; visto que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”.

Ora, por isso mesmo, os que morreram no Senhor (os que “dormem” no Senhor) ressuscitarão primeiro. Depois, os que estiveram vivos na vinda gloriosa do Rei Yeshua, serão transformados, num abrir e fechar de olhos. Vamos ver estes ensinamentos em:

1.Coríntios 15:22-23 – “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda”.

Afirmação que Paulo completa uns versículos mais adiante:

1.Coríntios 15:51-54 – “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que

(7)

imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória”.

Eis em meia dúzia de palavras e passagens bíblicas a simples explicação acerca daqueles que “já dormem” no seio da terra. Estes são os que viveram antes de nós e lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro de Deus (mesmo que tenham vivido antes da primeira vinda de Yeshua), e por isso Ele diz que entrarão no repouso, na santa cidade da Nova Jerusalém pelas portas. Estes são os que terão direito à vida eterna; estes são os que manifestaram a sua fé, obediência e justiça e se mantiveram fiéis até ao fim das suas vidas – os chamados, eleitos e fiéis, como nos é dito em Apocalipse 17:14. Rematemos este breve estudo com as palavras do Mestre por ocasião da morte e ressurreição de Lázaro e do Seu diálogo com Marta:

João 11:23-26 – “Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?” Cremos nós isto, também?

Referências

Documentos relacionados

É importante destacar também que nesse processo de desenvolvimento, é preciso que o professor entenda as fases evolutivas de leitura e escrita da criança, para que possa

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

A inscrição do imóvel rural após este prazo implica na perda do direito de manter atividades agropecuárias em áreas rurais consolidadas em APP e Reserva Legal, obrigando

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de