• Nenhum resultado encontrado

Saneamento solidário – projetos hidrossanitários/ Solidary sanitation - hydrosanitary projects

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Saneamento solidário – projetos hidrossanitários/ Solidary sanitation - hydrosanitary projects"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Saneamento solidário – projetos hidrossanitários

Solidary sanitation - hydrosanitary projects

DOI:10.34117/bjdv5n12-273

Recebimento dos originais: 10/11/2019 Aceitação para publicação: 18/12/2019

Victória Antunes Dutra Lamonato

Acadêmica; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Engenharia Civil . E-mail:victorialamonato@gmail.com

Vitor de Oliveira Machado

Acadêmico; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Engenharia Civil. E-mail: vitormac96@gmail.com

Vitoria Vicente Coltri

Acadêmica; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Engenharia Civil . E-mail:vitoria.vicentec@gmail.com

Helenton Carlos da Silva

Supervisor, Professor; Universidade Estadual de Ponta Grossa; Engenharia Civil. Endereço: Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 – Uvaranas, Ponta Grossa – PR, Brasil

E-mail: helenton85@yahoo.com.br

RESUMO

O saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas, sendo a universalização do acesso a estes serviços um direito assegurado a todos. Tal atividade é uma área de atuação da Engenharia Civil, através de, entre outras coisas, desenvolvimento de projetos hidrossanitários. Desta forma, este trabalho apresenta projetos hidrossanitários desenvolvidos para duas comunidades diferentes em parceria com instituições filantrópicas, em que uma equipe de acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou os referidos projetos. Tais projetos seguiram as normas técnicas apresentadas pela ABNT e tiveram como principal benefício à experiência positiva dos professores e acadêmicos, futuros profissionais, no que tange a importância do envolvimento de engenheiros civis em aspectos sociais e humanos.

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761

ABSTRACT

Basic sanitation is defined as the set of services, infrastructures and facilities for water supply, sanitation, urban cleaning and solid waste management and urban rainwater drainage, with universal access to these services being a right guaranteed to all. Such activity is an area of activity of Civil Engineering, through, among other things, the development of hydro-sanitary projects. Thus, this paper presents water sanitation projects developed for two different communities in partnership with philanthropic institutions, in which a team of academics from the Civil Engineering course at Ponta Grossa State University carried out these projects. These projects followed the technical standards presented by ABNT and had as main benefit the positive experience of teachers and academics, future professionals, regarding the importance of the involvement of civil engineers in social and human aspects.

Keywords: Sanitation. Hydrosanitary Project. Social and Human Aspects.

1 PÚBLICO-ALVO

As ações deste projeto destinam-se a comunidade acadêmica, contemplando cursos de ensino médio e fundamental, além de instituições sem fins lucrativos, associações de moradores, catadores de material reciclável, instituições que não têm acesso facilitado ao conhecimento e que apresentam escassez de recursos.

2 MUNICÍPIOS ATINGIDOS

Atualmente, o projeto está concentrado em atividades no município de Ponta Grossa, porém com possibilidade de, futuramente, atingir a região dos Campos Gerais – PR.

3 LOCAL DE EXECUÇÃO

As ações do projeto de extensão foram executadas em duas instituições filantrópicas, localizadas no município de Ponta Grossa, PR, sendo elas: a Instituição Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus e a Casa de Sopa Fraterna "O Semeador". A Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus é uma instituição espírita da cidade de Ponta Grossa fundada em 2009, localizada na vila Coronel Cláudio, com objetivo de atender a comunidade, sendo mais de 200 famílias cadastradas. O atendimento é voltado à distribuição de sopa, atendimento às gestantes, visitas aos doentes, enxoval de bebê, além de apoio espiritual. A instituição solicitou o auxilio da equipe do projeto para realizar a atividade sobre higienização pessoal com as crianças e para elaboração de projeto hidrossanitário para a instituição. A Casa de Sopa Fraterna "O Semeador", localizada no Jardim Esplanada, atende, desde 2008, em torno de 50 famílias da comunidade, com distribuição de sopa, café da manhã

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761 aos sábados e atividades com mães, além de evangelização de crianças e adolescentes, sendo voltada, também, a atividades relacionadas ao espiritismo. A instituição solicitou o apoio da equipe do projeto para realizar a atividade sobre higienização pessoal e educação ambiental com as crianças e para elaboração de projeto hidrossanitário para a instituição.

4 JUSTIFICATIVA

De acordo com Brasil (2007) o saneamento básico é definido como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas, sendo a universalização do acesso a estes serviços um direito assegurado a todos. O Instituto Trata Brasil (2018) destaca que o saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, além de melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. Segundo Leoneti et al (2011) pelo impacto na qualidade de vida, na saúde, na educação, no trabalho e no ambiente, o saneamento básico envolve a atuação de múltiplos agentes em uma ampla rede institucional. No Brasil há uma grande desigualdade e por um grande déficit ao acesso, principalmente em relação à coleta e tratamento de esgoto. A não existência do saneamento em conjunto com fatores socioeconômicos e culturais são determinantes ao aparecimento de doenças, sendo de maior incidência às patologias infeciosas e originárias de parasitas. No território brasileiro as doenças originárias da ausência de saneamento aparecem como um dos mais preocupantes problemas de saúde pública e ambiental (MARQUES et al, 2019 apud SILVA, 2018). O IBGE (2017) indica que mais de 30% dos municípios do país tiveram endemia ou epidemia associadas ao saneamento básico como: diarreia, verminoses seguidas por leptospirose, cólera, difteria. Suas causas são diversas e, normalmente, associadas à ingestão de ou contato com água e alimentos contaminados. Diante do contexto exposto, a forma que a equipe deste projeto vislumbrou a melhoria da saúde das comunidades abrangidas pelas instituições atendidas foi através do desenvolvimento de projetos hidrossanitários, para mitigar a situação e orientar a execução correta das instalações hidráulicas e sanitárias dos seus locais de atendimento e da comunidade assistida.

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761

5 OBJETIVOS

O objetivo deste projeto, nesta atividade específica, foi desenvolver projetos hidrossanitários para as instituições, a fim de orientá-los à correta execução das instalações hidráulicas e sanitárias de seus locais de atendimento e da comunidade assistida.

6 METODOLOGIA

Inicialmente, as atividades foram desenvolvidas no local de atendimento às famílias da Instituição Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus e em seguida, na Casa de Sopa Fraterna "O Semeador". Na Instituição Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus foi desenvolvido o projeto hidrossanitário da nova sede da instituição, localizada no mesmo local atual, na Vila Coronel Cláudio. O referido projeto contemplou o sistema de água fria, esgoto sanitário e águas pluviais, através de detalhamento em planta baixa e detalhe isométrico de água fria e detalhe do reservatório, além de detalhamento em planta baixa e isométrico de esgoto e detalhes de caixa de inspeção e de caixa de areia e por fim detalhamento em planta baixa e planta de cobertura de águas pluviais com planta de situação do terreno indicando a melhor posição do cavalete e hidrômetro para entrada de água por parte da concessionária local. Já na Instituição Casa de Sopa Fraterna “O Semeador” foi realizado o projeto de adequação da cozinha da sua sede para atender às normas da Vigilância Sanitária e desenvolver suas atividades de distribuição de sopas e café da manhã com saúde e segurança. Foi desenvolvido ainda o projeto hidrossanitário de para uma residência de um assistido da comunidade, contemplando um banheiro e uma pia de cozinha. O projeto de adequação da cozinha seguiu as recomendações da RDC n° 116 (2004) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) contemplando planta baixa contendo layout de disposição de mobiliário para o correto fluxo no desenvolvimento das atividades realizadas na cozinha, além de indicação de materiais adequados a este ambiente. O referido projeto hidrossanitário contemplou o sistema de água fria e esgoto sanitário através de detalhamento em planta baixa e detalhe isométrico de água fria e detalhe do reservatório, além de detalhamento em planta baixa e isométrico de esgoto e detalhes de caixa de inspeção e de caixa de areia. Tais projetos foram desenvolvidos com auxilio do software AUTOCAD para a representação de seus elementos e foi impresso em folhas apropriadas à correta visualização do mesmo, sendo entregue à instituição em meio impresso para que a mesma tenha como base para a correta execução das instalações hidráulicas e sanitárias da sede onde realizam o atendimento de suas atividades, conforme descrito.

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761

7 RESULTADOS

Os projetos hidrossanitários foram desenvolvidos de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O sistema de água fria contemplou planta baixa com tubulações e conexões indicando o fluxo de abastecimento de água nos pontos de consumo, além do detalhamento isométrico indicando o fluxo de água fria nas paredes da edificação e o detalhamento do reservatório para manter água potável na edificação em segurança para conforto dos usuários da edificação. Já para o sistema de esgoto sanitário desenvolveu-se planta baixa com as tubulações de captação do esgoto produzido nos banheiros e na cozinha da edificação, além de detalhamento de caixas de inspeção e areia complementares ao sistema. Para o sistema de águas pluviais contemplou-se planta baixa com indicação dos condutores horizontais e verticais, o mesmo em planta de cobertura da edificação. Para o projeto de adequação da cozinha a planta baixa contemplou o layout do referido cômodo, com indicação do mobiliário, fluxo de funcionamento e materiais recomendados para o seu correto uso. Os referidos projetos desenvolvidos serviram de amplo conhecimento aos acadêmicos que participaram de tais atividades, além de contato direto com a comunidade, através das instituições atendidas, além de integrar o meio acadêmico com a sociedade no entorno da universidade.

Figura 1 – Local de implantação da edificação.

A foto mostra o local de implantação da edificação na Instituição Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus, edificação esta onde foi realizado o projeto hidrossanitário.

Figura 2 – Entrega do Projeto Hidrossanitário.

A foto mostra a entrega do Projeto Hidrossanitário desenvolvido para a edificação da Instituição Sociedade Espírita Francisco Cândido Xavier - Cisco de Deus.

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761

Figura 3 – Identificação da Cozinha na Casa de Sopa Fraterna "O Semeador"

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A possibilidade de sair da rotina de estudos mostra que a sala de aula não é apenas dentro da universidade e que o conhecimento adquirido na graduação não deve permanecer apenas no ambiente acadêmico. O projeto desenvolvido reforça a ideia de que a Universidade desempenha papel fundamental não apenas na produção de conteúdo científico. Vale ressaltar que os benefícios não se restringem às comunidades que receberam o projeto. A experiência positiva se estende aos professores e acadêmicos, futuros profissionais, de forma que ressalta a importância do envolvimento de engenheiros civis em aspectos sociais e humanos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária- ANVISA. Resolução – RDC Nº 216, de 15 de Setembro de 2004. Estabelece procedimentos de boas Praticas para serviço de alimentação, garantindo as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 setembro de 2004.

BRASIL, Instituto Trata. Esgotamento Sanitário inadequado e impactos da saúde da população: Um diagnóstico da situação nos 81 municípios brasileiros com mais de 300 mil habitantes. 2018.

BRASIL, Lei 11.445 de 5 de janeiro de 2007. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 08 jan. 2007.

IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Pesquisa nacional de saneamento básico. 2017. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/>. Acesso em: 10 de junho de 2019.

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p.31892-31898 dec 2019 . ISSN 2525-8761 LEONETI, Alexandre Bevilacqua; PRADO, Eliana Leão do; OLIVEIRA, Sonia Valle Walter Borges de. Saneamento básico no Brasil: considerações sobre investimentos e sustentabilidade para o século XXI. Revista de Administração Púbica. 45 (2): 331-48, Rio de Janeiro-RJ, mar/abr. 2011.

MARQUES, Jonathan Graziano Batista; COSTA, Emiliano Silva; MATSUOKA, Jaqueline Vicente. Diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário de Monte Carmelo de acordo com o Plano Municipal de Saneamento Básico. GETEC, v. 8, n. 20, p.164-183 /2019.

Imagem

Figura 3 – Identificação da Cozinha na Casa de Sopa Fraterna &#34;O Semeador&#34;

Referências

Documentos relacionados

o Código de Processo Penal de 1942, o Ministro da Justiça Francisco Campo do período informava que manteve “o inquérito policial, como processo preliminar ou preparatório

O Reitor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 23 de dezembro de 2004, publicado no

Grosso/PB, Maturéia/PB, Mogeiro/PB, Montadas/PB, Monte Horebe/PB, Monteiro/PB, Mulungu/PB, Natuba/PB, Nazarezinho/PB, Nova Floresta/PB, Nova Olinda/PB, Nova Palmeira/PB,

Com o objetivo de determinar a incidência das direrentes afecções que podem atingir o Sistema N ervoso Central (SNC) na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) realizou- se

um requerimento fundamentado, fazendo jus ao reembolso completo do valor pago, desde que devidamente comprovado o seu pagamento. A violação do material e taxa de envio implicam

Face aos valores obtidos, é possível a elaboração de um plano de amostragem para os adultos de cigarrinhas-verdes, contando-se apenas o a percentagem de folhas ocupadas

2.2 Substituição de luminária completa (lâmpada, relé, kit reator removível e fiação) com acessórios tais como suportes, conectores, isoladores, etc.. 2.3

Para acessar o Anti-Executable pelo Faronics Core Console, selecione uma única estação na lista de estações de trabalho e abra o painel Ações Anti-Executable &gt;