• Nenhum resultado encontrado

Apoio a cuidadores familiares de idosos com demência / Support for family care of aged people with dementia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Apoio a cuidadores familiares de idosos com demência / Support for family care of aged people with dementia"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761

Apoio a cuidadores familiares de idosos com demência

Support for family care of aged people with dementia

DOI:10.34117/bjdv6n10-201

Recebimento dos originais: 10/09/2020 Aceitação para publicação: 08/10/2020

Gabriela Alves Mendes

Graduanda em Terapia Ocupacional

Instituição: Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (UnB)

Endereço: Campus Universitário - Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Brasília, DF E-mail: gabrielamendes.to@gmail.com

Andréa Mathes Faustino

Doutora em Ciências da Saúde

Instituição: Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB)

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF E-mail: andreamathes@unb.br

Carla Targino Bruno dos Santos

Doutora em Ciências da Saúde

Instituição: Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB)

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF E-mail: carlatbsantos@gmail.com

Keila Cristianne Trindade da Cruz

Doutora em Enfermagem

Instituição: Departamento de Enfermagem, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB)

Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília, DF E-mail: keilactc@unb.br

RESUMO

Introdução: A demência é uma síndrome com múltiplos sinais e sintomas, como a perda progressiva de memória, rebaixamento intelectual e mudanças no comportamento. A família geralmente torna-se responsável pelo cuidado, auxiliando e dando suporte ao idoso com demência. Objetivo: Relatar a experiência de uma iniciativa voltada ao apoio a cuidadores familiares de idosos com demência. Metodologia: Trata-se do relato de experiência retrospectivo do “Curso de cuidados com a pessoa idosa com demência”, na modalidade de extensão universitária, ofertado gratuitamente à comunidade do Distrito Federal desde o ano de 2015. O curso ocorre semestralmente, em encontros semanais. Os conteúdos têm como estratégia a educação em saúde, oferecendo orientações básicas sobre a demência e tem como público alvo cuidadores familiares de idosos com o diagnóstico de demência. Resultados: O curso é dividido entre aulas expositivas e/ou práticas, debates, rodas de conversa, entre outras dinâmicas. O curso conta com profissionais capacitados e com experiência na área de demência. A equipe organizadora é composta por estudantes de diferentes cursos de graduação, que participam como monitores, além de docentes do curso de Enfermagem, que

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 coordenam o curso. Dentre os temas abordados, destacam-se: conceitos e aspectos básicos sobre demência, cuidados básicos no domicílio, primeiros socorros, cuidados necessários ao cuidador desse idoso, dentre outros. Conclusão: Essa iniciativa possibilitou conhecer as especificidades desses cuidadores, bem como a troca de experiências entre os participantes. Assim, com o passar do tempo, este curso foi aprimorado e passou a ser mais acolhedor e mais específico a cada semestre, atendendo melhor as expectativas e as necessidades desses cuidadores.

Palavras-chaves: Cuidadores. Demência. Cuidador familiar, Idoso. Saúde do Idoso. ABSTRACT

Introduction: Dementia is a syndrome with multiple signs and symptoms, such as progressive memory loss, intellectual debasement and changes in behavior. The family usually becomes responsible for the care, assisting and supporting the aged people with dementia. Objective: Report the experience of an initiative aimed at supporting family caregivers of aged people with dementia. Methodology: This is a retrospective experience report of the "Care for the Aged People with Dementia Course", in the modality of university extension project, offered free of charge to the community of the Federal District since the year 2015. The course takes place every six months, in weekly meetings. The contents have as a strategy health education, offering basic guidelines on dementia and has as target public family caregivers of aged people with the diagnosis of dementia. Results: The course is divided between theoretical and practical lectures, debates, yarning circles, among other applied dynamics. The course counts on qualified professionals with experience in the area of dementia. The organizing team is composed of students from different undergraduate courses, who participate as monitors, in addition to teachers from the Nursing course, who coordinate the course. Concepts and basic aspects about dementia, basic care at home, first aid, care needed by the caregiver of this aged people person, are among the topics that are approached. Conclusion: This initiative enabled knowing the specificities of these caregivers, as well as the exchange of experiences among the participant. Thus, as time went by, this course was improved and became more welcoming and more specific each semester, better meeting the expectations and needs of these Family caregivers.

Keywords: Caregivers. Dementia. Family caregiver, Aged. Health of the Elderly.

1 INTRODUÇÃO

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil possui uma população estimada de 208.494.900 (IBGE, 2018). Entretanto, a população com 60 anos ou mais de idade passou de 14,2 milhões em 2000 para 19,6 milhões em 2010, devendo atingir 41,5 milhões em 2030 e 73,5 milhões em 2060. Assim, em média, há um acréscimo de mais de, aproximadamente, um milhão de idosos anualmente (IBGE, 2015).

Com o envelhecimento populacional, há o aparecimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão arterial, demências, dentre outras que podem tornar o idoso dependente e/ou incapaz de realizar suas atividades de vida diárias (IBGE, 2015). Entre as DCNT, essa população vem apresentando aumento significativo de quadros demenciais.

A demência é considerada uma síndrome com múltiplos sinais e sintomas, com destaque para a perda progressiva da memória, o rebaixamento intelectual e as mudanças extremas de

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 comportamento emocional e social (PEREIRA e SOARES, 2015). O quadro demencial mais comum é a Doença de Alzheimer, que correspondente de 60% a 80% dos casos (ALZHEIMER’S ASSOCIATION, 2020). Com o quadro demencial instalado e a progressão da doença, os idosos tendem a ficar impossibilitados de realizar as Atividades Básicas e Instrumentais da Vida Diária. (ILHA et al, 2016). Estar dependente para a realização de seu autocuidado, a presença de um cuidador passa a ser essencial na vida dessa pessoa e, em geral, costuma ser uma ou mais pessoas da família (ARAÚJO; OLIVEIRA; PEREIRA, 2012).

Segundo as políticas públicas nacionais relacionadas ao idoso, o cuidado dessas pessoas é responsabilidade da família, porém esses cuidadores familiares não recebem apoio e, ao realizar o cuidado, muitas vezes, podem colocar em risco a própria vida e a das pessoas com demência por desconhecimento e pela sobrecarga do cuidado (ILHA, et al, 2016; LEME, et al., 2011). Além disso, esses cuidadores colocam seus interesses em segundo plano, prejudicando sua saúde e qualidade de vida e a qualidade do cuidado prestado (KANE; TERRY, 2015).

Nesse cenário, torna-se fundamental ações específicas e direcionadas a estes cuidadores sobre o tema, como: proporcionar orientações sobre a demência no que tange sua evolução, manejo de seus sintomas e consequências e, especialmente, os cuidados específicos necessários em todas as fases da doença (ALZHEIMER’S ASSOCIATION, 2020).

Nessa perspectiva, foi criado o curso de extensão universitária intitulado “Cuidados com a pessoa idosa com demência“, como um curso para promover a divulgação de informações acerca das demências para cuidadores familiares de pessoas idosas bem como favorecer o apoio a esta população no enfrentamento de situações do cotidiano. Os encontros também permitiram trocas de experiências entre os cuidadores.

Considerando a necessidade de iniciativas que promovam possibilidades de apoio a cuidadores familiares de pessoas com demência, o objetivo do presente estudo foi descrever a experiência da realização do “Curso de cuidados com a pessoa idosa com demência” como um grupo de apoio a familiares de pessoas com demência no Distrito Federal.

2 MÉTODO

Trata-se do relato de experiência retrospectivo do “Curso de cuidados com a pessoa idosa com demência”, com a apresentação da organização e sistematização das informações, descrevendo o passo-a-passo de como o curso foi organizado, desde sua divulgação, até os conteúdos abordados. A presente estratégia tem como base a Educação em Saúde, que segundo o Ministério da Saúde é o “Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 população e não à profissionalização ou à carreira na saúde”; além disso, é um conjunto de práticas que podem proporcionar melhora na autonomia para o cuidado de forma geral (BRASIL, 2013).

O curso em questão faz parte das atividades do projeto de extensão, intitulado “Cuidando dos idosos e de seus cuidadores na Universidade de Brasília”, da Liga Acadêmica de Gerontologia e Geriatria (LAGGUnB), do Núcleo de Estudo em Pesquisa da Terceira Idade (NEPTI), do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal. O curso foi concebido e é coordenado por docentes do departamento de enfermagem com o apoio dos alunos extensionistas da LAGGUnB, que pertencem à vários cursos de graduação tanto da área da saúde quanto de outras áreas afins.

O Curso possibilitou oferecer apoio ao cuidador familiar de idosos com demência, como: orientações básicas necessárias para o entendimento da demência em suas diferentes fases, bem como os cuidados necessário em cada uma delas. E como para realizar o cuidado é necessário se cuidar também, o curso proporcionou temas que abordavam o autocuidado para esses familiares que cuidam. O conteúdo discutido nas aulas era apresentado e conduzido por profissionais e docentes convidados internos ou externos à Universidade de Brasília (UnB) com experiência nos respectivos temas, com o intuito de proporcionar ampliação da visão crítica do cuidador familiar bem como mais conhecimento baseado em evidências das práticas clínicas nas áreas da Geriatria e Gerontologia.

O presente relato de experiência é parte do projeto de pesquisa intitulado “O sistema familiar e a sobrecarga de trabalho em cuidadores de idosos com demência” que teve sua aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB segundo a resolução nº 466/2012, sob parecer de número: 1.581.732.

.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O evento “Curso de cuidados com a pessoa idosa com demência” tinha carga horária semestral de 30 horas e acontecia dividido em 15 encontros semanais de duas horas, no período vespertino, das 14:00 às 16:00 horas (terças-feiras ou quartas-feiras), dependendo da disponibilidade das organizadoras do curso em cada semestre. Eram oferecidas 30 vagas semestralmente. A divulgação era realizada nas redes sociais da LAGGUnB, bem como por meio de cartazes afixados em locais de grande circulação, especialmente nos Campus Universitários da Universidade de Brasília e no Hospital Universitário de Brasília.

O curso geralmente ocorria em uma sala de aula com capacidade para 30 pessoas em local de fácil acesso aos familiares e cuidadores, sempre nas dependências do Campus Universitário Darcy Ribeiro na UnB. No primeiro encontro era realizado a apresentação do conteúdo do curso, e

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 no último acontecia uma avaliação e encerramento, portanto em cada edição do curso, totalizando assim 15 encontros, sendo 13 com temas voltados para os cuidados com a demência.

A equipe organizadora era formada pelas idealizadoras do curso e por membros da LAGGUnB, profissionais e estudantes de diferentes cursos, incluindo as autoras do presente estudo. O papel da equipe, além da organização e formalização semestral do evento junto ao Decanato de Extensão da UnB, auxiliava presencialmente dando suporte, esclarecendo dúvidas, tanto presencialmente quanto pelas redes sociais e correio eletrônico, recepcionando os participantes e controlando suas inscrições e frequências.

Além disso, quando alguns familiares precisavam levar o idoso que cuidavam, pois não tinha com quem deixar em casa, e sabiam que poderiam contar com o apoio da equipe do curso, no sentido de ficar com seu idoso em outra sala ou na área externa do local do curso, realizando outra atividade de entretenimento para que este cuidador pudesse participar do encontro. Sendo assim uma estratégia observada pelas organizadoras do curso que poderia favorecer a permanência deste cuidador e assim auxiliá-lo na aquisição de conhecimentos e a ter um tempo para si.

A programação do curso inicial proposta, no primeiro semestre de 2015, foi elaborada pelas coordenadoras do curso, que era para acontecer somente em uma edição e constou dos seguintes temas: 1)“O papel do cuidador”, 2) Aspectos gerais de demência, 3) Atividades cotidianas, 4) Rede de apoio ao idoso no Distrito Federal, 5) Prevenindo violência em idosos, 6) Comunicação com idosos com demência, 7) Higiene corporal, 8) Cuidados com a pele, 9) Cuidados com incontinências, 10) Saúde bucal, 11) Cuidados com alimentação e hidratação, 12) Cuidados com medicamentos, 13) Adaptação ambiental e controle de estímulos para reduzir alterações de comportamento e distrações, 14) Prevenindo quedas e contraturas e 15) Avaliação e encerramento. Após o êxito da primeira edição e a solicitação dos participantes para que o curso continuasse, a programação seguinte foi realizada considerando os temas sugeridos pelos participantes no dia de encerramento do primeiro curso. Assim de março de 2015 até dezembro de 2019 foram ofertadas dez edições.

Em geral, nas dez edições do curso, houveram temas fixos no primeiro semestre de cada ano e no segundo semestre como apresentado no Quadro 1, com algumas alterações sugeridas pelos participantes, e no final de cada edição era realizada uma avaliação dos participantes e eles sugeriam temas que gostariam que fossem abordados no semestre seguinte. Algumas vezes, havia repetição de temas nos semestres, principalmente relacionados com os cuidados diários, ou com os direitos da pessoa idosa.

Outras vezes, era sugerido temas específicos como sexualidade da pessoa com demência e do familiar cuidador e a programação era adequada com o conteúdo solicitado após definição das

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 responsáveis pelo evento. Ressalta-se que não havia pré-requisitos para a participação, ou seja, o familiar poderia participar apenas de uma edição, ou de quantas desejasse, houveram participantes que fizeram parte do curso desde a primeira edição e que continuaram frequentando-o.

Além disso, havia temas que exigiam mais de um dia para que fossem abordados. Nas oficinas de práticas, resumíamos os conteúdos que tiveram conhecimento durante o semestre, como orientações básicas dos cuidados de higiene, posicionamento, alimentação e com a pele.

Quadro 1. Temas abordados nas duas últimas (9ª e 10ª) edições do “Curso de cuidados com idosos com demência” no primeiro e no segundo semestres do ano de 2019. Brasília, DF, 2020.

Primeiro semestre Segundo semestre

1 O que é demência? Cuidados no processo de morrer

2 Cuidando de mim para poder cuidar do outro Estratégias de Comunicação com idoso com demências

3 Direitos e deveres do idoso e seu cuidador Políticas Públicas para Pessoas Idosas

4 Cuidados com a alimentação e hidratação Primeiros Socorros ao idoso no domicílio (Parte 1) 5 Prevenção de quedas, movimentação e

transferências de idosos

Primeiros Socorros ao idoso no domicílio (Parte 2) 6 Saúde bucal no idoso com demência Rede de Apoio Social ao Idoso

7 Oficina sobre cuidados com alimentação e movimentação e transferências e cuidados com higiene bucal

Sexualidade entre idosos e seus cuidadores

8 Disfagia em idosos: o que é e como lidar? Cuidados na prevenção de quedas

9 Cuidados com a pele do idoso A música como estratégia de cuidados para idoso 10 Cuidados com medicamentos Cuidando do cuidador

11 Oficina de cuidados com pele, com os medicamentos e engasgos

Gerontecnologias no cuidado com idosos

12 Associação Brasileira de Alzheimer: como

funciona?

A seguir, encontra-se um resumo dos temas abordados no curso até 2018 (Quadro 2 e Quadro 3).

Alguns temas podiam oscilar entre os semestres, na programação da edição. Muitas vezes, os participantes sugeriam temas que já havia feito parte da programação prevista para o semestre seguinte.

A pedido dos cuidadores familiares, inserimos na programação o tema sobre sexualidade, com a abordagem em como lidar com a própria sexualidade em estágios avançados de demência de seus cônjuges (Quadro 3).

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 2. Resumo dos temas abordados nos encontros, nos primeiros semestres dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Brasília, DF. 2019.

1 Construindo uma relação de ajuda: idoso e cuidador

A importância do papel do cuidador, a sobrecarga de trabalho, a necessidade do autocuidado, busca de apoio familiar, grupos de apoio.

2 Aspectos básicos sobre o envelhecimento. Transição demográfica e epidemiológica, doenças crônicas, alterações fisiológicas, psicológicas e sociais que ocorrem no envelhecimento

3 Políticas públicas para a pessoa idosa Principais políticas públicas: Estatuto do Idoso e Política Nacional do Idoso. 4 Demência: conceitos, fisiologia, fatores de

risco, evolução

Atividades Cotidianas

Principais tipos de demência, definições, fatores de risco, sinais e sintomas, evolução da doença. Ênfase para a Doença de Alzheimer.

Cuidados referentes às atividades cotidianas da pessoa com demência, como: segurança, locomoção, direção de carros, controle financeiro, dentre outros.

5 Direitos da pessoa idosa/cuidador Abordagem legal dos direitos da pessoa idosa pela Defensoria Pública do Idoso do Distrito Federal: Diferença de Tutela e Curatela. Orientações relacionadas com a Curatela.

6 Higiene Corporal, cuidados com a pele, cuidados com incontinência urinária e fecal*

Cuidados relacionados com as condições de higiene (banho, higiene corporal), cuidados com a pele e incontinências.

7 Saúde bucal Cuidado relacionado com a saúde bucal em diferentes fases da demência. 8 Cuidados com Alimentação e Hidratação Alimentação saudável. Dicas para a alimentação e hidratação do dia-a-dia.

9 Cuidados com medicamentos Principais cuidados com medicamentos, desde conservação, manipulação e necessidade de avaliação e prescrição médica.

10 Redes de apoio no DF Descrição dos grupos de apoio para cuidadores de pessoas com demência no DF 11 Comunicação com o idosos com demência* Como melhorar a comunicação de forma geral e em casos de demência.

12 Prevenindo a violência contra a pessoa idosa* Abordagem dos diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa.

13 Prevenção de Quedas Principais causas de quedas em idosos. Repercussão das quedas nessa população e como preveni-la.

14 Adaptação ambiental Cuidados com o acesso à casa do idoso, aspectos da casa segura

15 Disfagia em idosos: o que é e como lidar? O que é disfagia, quando ocorre, principais sinais e como lidar com isso.

16 Workshop de cuidados diários Oficinas práticas de demonstração de cuidados diários: com a disfagia, com a higiene corporal e bucal, com o posicionamento e transferências do idoso na cama e cadeira de rodas, cuidados com os medicamentos, cuidados com uso de fraldas.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 3. Resumo dos temas abordados nos encontros, nos segundos semestres de 2015, 2016, 2017 e 2018. Brasília, DF. 2019.

1 Cuidando de mim para cuidar do outro* Importância do papel do cuidador, a sobrecarga de trabalho, a necessidade do autocuidado, busca de apoio familiar, grupos de apoio.

2 Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Representantes da ABRAz apresentam o papel e a importância da Associação voltada para os cuidadores de idosos com demências.

3 Primeiros socorros ao idoso no domicílio Cuidados básicos com emergências no domicílio, como: engasgos, desmaios, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória.

4 Cuidados com o sono e repouso Abordagem sobre a higiene do sono, cuidados que podem proporcionar um sono melhor.

5 Atividades de lazer para o idoso e cuidadores Atividades que podem ser realizadas para/com o idosos, e a importância do lazer também para o cuidador. 6 Alterações sensoriais no idoso Cuidados em relação as mudanças que atingem os sentidos (paladar, olfato, visão, audição, tato, propriocepção e

equilíbrio) nas diferentes fases da demência.

7 Manejo da dor em idosos Abordagem do manejo da dor, partindo das experiências do cuidador, como causa, sinais e sintomas, duração da dor e dicas de como proceder.

8 Cuidados de Longa Duração ao Idoso Abordagem geral sobre “Cuidados de longa duração”, a fimde proporcionar orientações sobre a doença e sua progressão e proporcionar dignidade e conforto em toda a progressão da doença até a condições de terminalidade. 9 Cuidados no fim de vida e cuidados paliativos Abordagens de cuidados paliativos, tal como a atenção voltada para o idoso que se encontra com uma doença fora

de possibilidade de cura de forma a garantir qualidade de vida e o alívio de sofrimento no fim da vida.

10 Tecnologia assistiva para idosos Apresentação para uso de tecnologias assistivas para melhorar a qualidade de vida do idoso em suas atividades da vida diária, para melhorar autonomia e independência.

11 Gerontecnologias no cuidado do idoso A utilização de tecnologias de apoio ao cuidado com idosos como o uso de smartphones, câmeras, robôs de companhia, dispositivos de emergência (relógios, cordões) entre outras tecnologias.

12 A música como estratégia de cuidados para idosos A utilização da música como um fator de evocação de memória, qualidade de vida e a possibilidade de maior repertório ocupacional.

13 Sexualidade* Questões de intimidade e sexualidade da pessoa idosa com demência, desde que a necessidade de expressar a sexualidade é algo natural e não deve ser menosprezado no cotidiano do idoso com demência e de seu cuidador. Para os cuidadores familiares, é abordado o tema sobre como lidar com a própria sexualidade em estágios avançados de demência de seus cônjuges.

14 Atividades físicas e de lazer para o dia-a-dia. Dicas de atividade física simples para realizar no dia-a-dia, para os cuidadores e idosos, bem como atividades relacionadas ao lazer para ambos.

15 Cine Pipoca: filmes sobre demência* Momento de lazer e descontração para os cuidadores com discussões sobre a temática de algum filme relacionados sempre com a demência.

16 Workshop de cuidados diários Enfoque aos cuidados como higiene, alimentação, vestimenta e comunicação. *Temas que oscilaram entre os semestres.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 As aulas tinham métodos diversos, de acordo com o profissional convidado. Era previsto uma dinâmica de grupo no final de cada dia conduzida pelos estudantes da LAGGUnB, afim de promover maior integração entre os participantes do curso. Além disso, o workshop reunia conteúdo prático do semestre para revisão do conteúdo e esclarecimento de dúvidas.

Para a realização das aulas, contava-se com uma equipe de profissionais que abordavam temas específicos de suas áreas ou de conhecimento comum. A equipe multiprofissional, nas edições, variou de acordo com os temas, o interesse e a disponibilidade de participação do profissional. Mas pôde-se contar com enfermeiros, bombeiros, médicos geriatras, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, advogados, odontólogos, farmacêuticos, assistente social.

De 2015 a 2019, 308 pessoas se inscreveram no curso, sendo que 281 (91,2%) eram do sexo feminino e apenas 27 (8,8%) do sexo masculino.

No último dia do curso era realizado a avaliação pelos participantes, essa avaliação era transcrita pelos membros da LAGGUnB presentes naquele momento e armazenadas para consultas posteriores e algumas estão descritas a seguir:

“A cada profissional que vem, você vê a importância e o que você pode, de repente, fazer um pouco em casa, né?!

“Apesar de muitos anos convivendo com a doença, aprendi muita coisa aqui” “Aqui eu me sinto mais tranquila e volto mais fortalecida”

“Aqui, todos parecemos uma grande família” (em relação ao apoio que recebeu)

“Eu tinha dificuldade de aceitar a repetição das coisas, mas aqui, na aula sobre demência, eu chorei... porque eu entendi....”

É importante destacar que essa estratégia também possibilitou aproximar pessoas que cuidavam e vivenciavam experiências semelhantes. A participação dos familiares durante as aulas, com relato de suas experiências promoviam discussões interessantes que, junto as orientações de especialistas, tornava aquele momento ainda mais importante.

Em geral, o Curso contou com pessoas que nunca participaram, pessoas que já participaram e retornam quando achavam necessário, aquelas que retornaram e traziam outras pessoas conhecidas para participar e aquelas que estavam em todos os semestres desde o seu início.

Além de um curso de extensão voltado para a comunidade, possibilitou a participação de profissionais e estudantes de diferentes cursos da Universidade de Brasília (enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, administração de empresas, farmácia, medicina, odontologia, serviço social, psicologia, políticas públicas), todos participantes da LAGGUnB. Os

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 profissionais e estudantes tiveram acesso a conhecimentos e vivências em gerontologia e, também, com o tema da demência e suas consequências que pode diferenciá-los enquanto profissionais no mercado de trabalho.

Iniciativas como esta, um grupo de apoio, de baixo custo financeiro que promove momentos de aprendizado e interação entre cuidadores familiares de pessoas com demência, tem sido recomendado como uma das formas de auxílio a pessoas com demência e seus cuidadores (ALZHEIMER’S ASSOCIATION, 2019; LIVINGSTON, et al, 2017; BRUM, et al, 2013; LEME, et al, 2011).

Com a experiência de 10 edições, partindo de um curso de extensão para cuidadores informais de idosos com demência no Distrito Federal, pôde proporcionar o processo de educação em saúde, devido a colaboração de diversos profissionais com suas expertises, e com a contribuição de alunos extensionistas da Universidade de Brasília, durante esses 5 anos.

O retorno dos cuidadores, sobre as efetividades do cuidado, com o aumento de repertório do conhecimento adquirido em envelhecimento e seus diversos aspectos das especificidades do envelhecimento, contribuem para que o familiar cuide melhor do idoso assistido. Aos finais de cada edição, acontecia um momento de escuta dos cuidadores, para que, contribuíssem com algum novo tema a ser tratado na edição seguinte, de forma que estes também fizeram parte da construção deste curso de extensão.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir desse relato de experiência retrospectivo, foi possível observar a construção do processo de educação em saúde nas dez edições ofertadas para a comunidade, além da troca de experiências reais entre os cuidadores, profissionais e ligantes no tocante as demências.

A iniciativa que foi proposta para ser oferecido em apenas uma edição, persistiu por outras edições pela importância do apoio a esses cuidadores familiares, que buscavam suporte, conhecimento e acolhimento. Com o passar do tempo, foi possível aprimorá-lo, tornando-se mais acolhedor e específico a cada nova edição, atendendo as expectativas do público alvo, desde a atenção ao idoso com demência quanto o autocuidado do cuidador familiar.

A partir da primeira edição do curso, todos os outros foram elaborados contando com o auxílio dos participantes da edição anterior, no qual levantaram demandas e temáticas ainda não tratadas e/ou assuntos que tinham muito interesse e não havia sido tratado. Além disso, possibilitou a participação de estudantes e profissionais, auxiliando na sensibilização para o cuidado com as demências.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 Recomenda-se esta experiência, que continua a ser oferecida à comunidade local. E esse tipo de iniciativa pode favorecer cuidadores familiares de idosos com demência a se sentirem mais seguros, acolhidos e melhor preparados para prestarem um cuidado de qualidade.

APOIO E FINANCIAMENTO

Este artigo resulta da descrição de uma iniciativa que foi base para Iniciação Científica, PIBIC-AF 2018-2019 (Voluntário) pela Universidade de Brasília.

REFERÊNCIAS

ALZHEIMER’S ASSOCIATION Alzheimer’s Disease Facts and Figures. Alzheimer’s Dement., v. 15 n. 3, p. 321-87. 2019.

ALZHEIMER’S ASSOCIATION. Alzheimer's disease facts and figures. Alzheimer's Dement., v. 16, p. 391-460, 2020.

ARAÚJO, Claudia Lysia Oliveira de; OLIVEIRA, Janaina França; PEREIRA, Janine Maria. Perfil de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15 n. 2: p. 119-137, mar., 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed., 2. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 44 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012.

BRUM, Ana Karine Ramos, et al. Programa para cuidadores de idosos com demência: relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66 n. 4: p. 619-624, jul-ago, 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação

de População e Indicadores Sociais - COPIS. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mudança demográfica no Brasil no início

do século XXI : subsídios para as projeções da população. 2015.

ILHA, Silomar, et al. Doença de alzheimer na pessoa idosa/família: Dificuldades vivenciadas e estratégias de cuidado. Escola Anna Nery – Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 138-146, mar. 2016.

KANE, Martina; TERRY, Gavin. Dementia 2015: Aiming higher to transform lives. Alzheimer’s Society Public Policy. 2015.

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 76828-76839 oct. 2020. ISSN 2525-8761 LEME, Juliane Badaró. et al. Grupo de apoio a cuidadores familiares de idosos: uma experiência bem sucedida. Ciência, Cuidado e Saúde, v.10, n.12, p. 739-774. 2011.

LIVINGSTON Gil, et al. Dementia prevention, intervention, and care. Lancet, v. 390, 2017.

PEREIRA, Lírica Salluz Mattos; SOARES, Sônia Maria. Fatores que influenciam a qualidade de vida do cuidador familiar do idoso com demência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 12, p. 3839-3851, dez. 2015.

Referências

Documentos relacionados

A A a alim limen entaçã tação o do do qu qua adro dro de distribuição de energia da Quadra é originado a partir do quadro geral da de distribuição de energia da Quadra

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Classifica os verbos sublinhados na frase como transitivos ou intransitivos, transcrevendo- os para a coluna respetiva do quadro.. Frase: Escondi três livros na estante

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

11.2 - Ocorrendo empate quanto ao número de pontos ponderados obtidos, terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do

A) boa parte vem de regiões de águas profundas, mas isso não eleva o custo da exploração. C) uma etapa envolve a destilação fracionada do petróleo, na qual vários