• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 204. De 30/11/2017 à 07/12/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 204. De 30/11/2017 à 07/12/2017"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 204 De 30/11/2017 à 07/12/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

EMBAIXADOR VENEZUELANO RENUNCIA CARGO

O representante da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Rafael Ramírez, anunciou essa semana sua renúncia como embaixador na Organização. De acordo com informações, a renúncia de Ramírez se deu por conta de um pedido do atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, uma vez que o ex-embaixador demonstrava uma posição crítica ao atual governo do país. Rafael Ramírez foi também presidente da petroleira estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), que está envolvida em escândalos de corrupção.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/embaixador-da-venezuela-na-onu-renuncia-pedido-de-maduro- 22152281

HONDURAS TEM ESTADO DE EMERGÊNCIA DECLARADO

Após a eleição do presidente Juan Orlando Hernandez, em Honduras, uma onda de manifestações de representantes do candidato rival, Salvador Nasralla, tomou conta do país.

As manifestações foram motivadas pela acusação de fraude e incentivadas pelo líder rival.

Tais reivindicações geraram bloqueios de estradas e confrontos que deixaram 12 feridos, além de cerca de 50 pessoas presas. A comissão eleitoral comunicou o resultado das eleições e foi declarado estado de emergência para a resolução da violência.

Fonte: STATE of emergency declared in Honduras. The Nation, Nova Iorque, p. 03, 3 dez. 2017.

(2)

DRONE ESTADUNIDENSE MATA MIITANTES HAQQANI

Um drone controlado por forças dos Estados Unidos disparou mísseis que atingiram membros da milícia guerrilheira Haqqani, perto da fronteira do Paquistão com o Afeganistão, deixando três mortos. A milícia Haqqani é uma filiada ao Talibã afegão, que luta contra o governo afegão e as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Fonte: US drone kills Haqqani militants in border área. The National – News, Washington, p. 12, 1 dez. 2017.

ESTADOS UNIDOS RECONHECEM JERUSALÉM COMO CAPITAL DE ISRAEL E TÊM DESAPROVAÇÃO INTERNACIONAL

O presidente estadunidense, Donald Trump, desafiou a oposição mundial ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, mas insistiu que a decisão altamente controversa não afetaria sua própria administração de resolver o conflito israel-palestino. Autoridades palestinas disseram que os Estados Unidos abdicaram efetivamente de seu papel de mediador na região, tendo destruído qualquer política de solução entre os dois Estados em questão. Na Faixa de Gaza, dezenas de manifestantes se reuniram perto da cerca da fronteira com Israel e entraram em confronto com tropas israelenses, que desdobraram forças de segurança adicionais em antecipação a mais confrontos em cidades de Jerusalém e da Cisjordânia. Os embates deixaram feridos. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocou uma reunião para discutir a decisão de Trump, cuja condenação continua a crescer internacionalmente.

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2017/dec/07/jerusalem-un-security-council-us-recognition- jerusalem-donald-trump-israel-capital; https://www.theguardian.com/world/2017/dec/07/arab-leaders-condemn- us-decision-on-jerusalem-israel; https://www.theguardian.com/us-news/2017/dec/06/donald-trump-us-jerusalem- israel-capital e https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/07/internacional/1512678128_682461.html

ÁSIA/LESTE EUROPEU

MILITANTES SÃO MORTOS EM NOVOS COMBATES NA CAXEMIRA Cinco militantes foram mortos em dois encontros com forças de segurança nos distritos de Budgam e Baramulla, na Caxemira. Os militantes abriram fogo contra as forças de segurança, que reagiram e desencadeando um confronto armado. Outro confronto entrou em erupção em

(3)

uma aldeia localizada na região norte da Caxemira. A polícia disse que um militante foi morto, enquanto um soldado das forças militares locais se feriu durante a operação.

Fonte: 5 militants killed in two encounters in Kashmir. The Hitavada. Nagpur, p. 1, 1 dez. 2017.

AFEGANISTÃO: TALIBÃ MATA POLICIAIS E PERDE UM DE SEUS LÍDERES Um oficial afegão disse que um ataque do grupo rebelde Talibã matou quatro policiais na província ocidental de Farah. Segundo fontes militares atuantes no local, o ataque visou um veículo policial na rodovia do distrito de Pushti. A polícia estava patrulhando o distrito quando militantes do Talibã emboscaram e abriram fogo contra o veículo policial. Não houve nenhum comentário imediato ou reivindicação de responsabilidade do grupo insurgente. Em outro episódio, um militante conhecido como Mullah Nasser morreu em virtude de uma operação aérea das forças afegãs na província de Helmand. O homem era comandante da Unidade Vermelha do Talibã e atuava como responsável pelas ofensivas talibãs nos últimos três anos. Durante a operação, um homem-bomba e outros dois militantes no distrito de Musa Qala foram mortos.

Fontes: TALIBAN kills 4 cops in Afghanistan. The Asian Age, Cabul, p. 9, 01 dez. 2017 e https://extra.globo.com/noticias/mundo/comandante-das-forcas-especiais-do-taliba-morto-no-afeganistao- 22144437.html.

RÚSSIA ASSINA ACORDO COM O EGITO PARA USAR SUAS BASES AÉREAS A presença da Rússia no Oriente Médio deverá aumentar depois que o Primeiro-Ministro russo, Dimitry Medvedev, autorizou um projeto de acordo com o Egito, que permitirá que a Rússia use bases aéreas egípcias. O acordo prorrogável por cinco anos permitirá que aviões militares de ambos os países usem o espaço aéreo e as infraestruturas de bases aéreas do outro, se necessário. Ambos os lados, entretanto, são obrigados a darem um pré-aviso de cinco dias antes de fazê-lo. Segundo fontes oficiais russas, o acordo não se aplica a aeronaves militares que possuem sistemas de detecção e controle de radar de longo alcance ou aeronaves militares que transportem mercadorias perigosas.

Fonte: AHRONHEIM, Anna. Russia to sign deal for use of Egypt air bases. Jerusalem Post, Jerusalém, p. 1, 1 dez. 2017.

(4)

SEGUIDORES DE GÜLEN SÃO PRESOS NA TURQUIA E PAÍS ATACA ALVOS DO PKK NO IRAQUE

A polícia turca, juntamente com a ajuda do exército, detiveram 172 pessoas na última operação destinada a capturar os adeptos do clérigo Fethullah Gülen. Ancara acusa Gülen e sua rede de orquestrar uma tentativa de golpe de Estado em 2016, enquanto ele nega a acusação. O Ministério Público de Istambul emitiu mandados de detenção para um total de 360 pessoas. Além disso, 150 mil pessoas foram demitidas ou suspensas de empregos nos setores público e privado desde o fracassado golpe, onde foram mortas 250 pessoas.

Paralelamente, em coordenação com a inteligência do Irã e do Iraque, a Turquia lançou ataques aéreos em bases do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK) no norte do Iraque, de acordo com um relatório do jornal turco Milliyet. Em uma declaração, a equipe turca disse que os ataques aéreos foram lançados na região de Asos, perto da fronteira montanhosa com a Turquia, destruindo 41 alvos, incluindo abrigos e túneis utilizados pelo grupo.

Fontes: 172 detained in Gulen probe. Jerusalem Post, Istambul, p. 8, 30 nov. 2017 e TURKEY, Iran, Iraq perform joint operation against PKK. Daily Sabah (Turkey), Ancara, p. 1, 30 nov. 2017.

ATAQUE TALIBÃ DEIXA NOVE MORTOS EM UNIVERSIDADE NO PAQUISTÃO Homens armados do Talibã paquistanês, disfarçados com burcas, invadiram o campus de uma faculdade de agricultura no Paquistão, matando pelo menos nove pessoas e ferindo 35, disseram autoridades policiais e hospitalares. Tropas da polícia e do exército foram até o local e mataram todos os terroristas envolvidos no ocorrido. O grupo rebelde reivindicou a responsabilidade do ataque, dizendo que visavam uma base secreta da agência de inteligência militar InterServices.

Fonte: NINE killed during Taliban attack in Pakistan. Iran News, Peshawar, p. 4, 2 dez. 2017.

COREIA DO SUL APONTA PROBLEMAS NO MÍSSIL NORTE-COREANO E REALIZA EXERCÍCIOS CONJUNTOS

A Coreia do Sul conseguiu informações exclusivas sobre o míssil lançado pelo programa balístico norte-coreano em novembro de 2017. Segundo análises do Ministério da Defesa sul- coreano, o míssil de fato consegue atingir o território continental dos Estados Unidos, entretanto ainda não dispõe de uma série de tecnologias. Entre as principais deficiências

(5)

encontradas estão a falta de precisão no direcionamento final ao alvo, os problemas de reentrada na atmosfera e questões técnicas relacionadas a ativação da ogiva nuclear. O país também informou que a Coreia do Norte não deve realizar testes em breve, pois não possui outro míssil pronto e pretende solucionar os problemas encontrados no último teste já em sua próxima experiência balística. Além disso, a Coreia do Sul respondeu ao teste balístico norte- coreano da forma usual: um novo exercício conjunto com os Estados Unidos.

Fontes: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DU1RV-OBRWD;

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DV4G4-OBRWD e

https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1DY1EF-OBRWD

ORIENTE MÉDIO

ARÁBIA SAUDITA INTERCEPTA MAIS UM MÍSSIL IEMENITA

Segunda a mídia estatal saudita, as bases tecnológicas militares do país interceptaram e destruíram mais um míssil balístico disparado do Iêmen pelos rebeldes Huti, que são apoiados pelo Irã. O disparado tinha como alvo a cidade de Khamis Mushait, e era uma retaliação pelo bloqueio que vem sendo imposto ao país desde 4 de novembro de 2017, devido a outro míssil interceptado na redondezas do aeroporto de Riad. Os ataques mostram como o conflito interno do Iêmen tem se espalhado para os países vizinhos. Os Huti declararam que continuarão atacando qualquer área de importância na Arábia Saudita, bem como em seu aliado, os Emirados Árabes Unidos, se o bloqueio se prolongar.

Fonte: SAUDI Arabia intercepts second Yemeni missile. The Freeman, Riade, p. 26, 2 dez. 2017.

SÍRIA ESTÁ COMPLETAMENTE LIVRE DO ESTADO ISLÂMICO

A missão do exército russo na Síria está completa e o território sírio está totalmente libertado do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o Ministério de Defesa da Rússia. Segundo o general Rudskoi, durante o final do mês de novembro e o início do mês de dezembro foram realizados mais de 100 ataques aéreos na região de Bukamal, a última localidade importante em poder do grupo terrorista. As forças especiais russas guiaram os ataques aéreos e teriam conseguido destruir diversos militantes que atuavam na liderança do EI. Nesse contexto, o

(6)

representante oficial do Pentágono, Eric Pahon, declarou que foi a coalizão liderada pelos Estados Unidos quem libertou a Síria dos terroristas. De acordo com fontes internacionais, o próprio presidente da Síria, Bashar al Assad, agradeceu ao Kremlin e ao Ministério da Defesa da Rússia por ajudar a manter a integridade territorial e a soberania de seu país, nunca tendo agradecido ao governo estadunidense por este mesmo motivo. A Rússia está participando de ações militares na Síria desde 2015, a pedido das autoridades locais, ajudando o exército do país a eliminar as forças terroristas em seu território.

Fontes: https://g1.globo.com/mundo/noticia/russia-diz-que-siria-esta-completamente-livre-do-estado- islamico.ghtml e https://br.sputniknews.com/russia/2017120610010410-russia-siria-daesh/

ÁFRICA

RDC USA REBELDES EXILADOS PARA REPRIMIR PROTESTOS

De acordo com um relatório da organização não governamental de direitos humanos, Human Rights Watch, teriam sido recrutados mais de 200 combatentes rebeldes exilados pelas forças de segurança da República Democrática do Congo (RDC) com o objetivo de auxiliar na repressão a protestos contra o atual presidente do país, Joseph Kabila. O relatório baseou-se em entrevistas com 13 militantes do grupo rebelde M23.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-congo-violence/congo-used-exiled-rebels-to-suppress-anti-kabila- protests-report-idUSKBN1DY1ED

CAMARÕES: SEPARATISTAS ANGLÓFONOS MATAM SEIS E GOVERNO AUMENTA AS TROPAS NA REGIÃO

Em Camarões, quatro soldados e dois policiais foram mortos por militantes separatistas anglófonos. O presidente do país, Paul Biya, prometeu eliminar os separatistas, classificados em sua fala como uma ameaça para a paz. Na mesma semana, houve o crescimento do número de tropas no sudeste anglófono camaronês. Além disso, também foram evacuadas 16 vilas da região.

(7)

Fontes: CAR militants kill 6. Daily Nation Newspaper, Iaundé, p. 14, 2 dez. 2017;

https://www.reuters.com/article/us-cameroon-politics/cameroon-escalates-military-crackdown-on-anglophone- separatists-idUSKBN1E02GG e https://www.reuters.com/article/us-cameroon-separatists/cameroon- secessionists-kill-six-soldiers-police-president-idUSKBN1DV4IW

ATENTADO DEIXA MORTOS NA NIGÉRIA

Suspeitos de pertencerem ao grupo rebelde Boko Haram mataram dois civis e incendiaram casas em um ataque a uma vila em Madagali, no estado de Adamawa, na Nigéria. Residentes afirmaram que os insurgentes armados procuraram pelo líder dos vigilantes da vila de Wanu e abriram fogo contra três pessoas. O grupo já realizou uma série de ataques na área nas últimas semanas, resultando em mortes e destruição de propriedade. Além disso, homens bomba mataram 13 pessoas e deixaram outras 53 feridas em um atentado a um mercado ao nordeste da cidade de Biu, no estado de Borno. O ataque ocorreu durante uma distribuição de alimentos por parte de agentes humanitários para pessoas afetadas pelo conflito entre o governo nigeriano e o Boko Haram.

Fontes: ANWAR, Kabiru R. Boko Haram kills 2, burn houses in Madagali village. Daily Trust, Yola, p. 03, 1 dez. 2017; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security-borno/nigeria-puts-fortress-towns-at-heart-of- new-boko-haram-strategy-idUSKBN1DV4GU; https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/suspected- boko-haram-suicide-bombers-kill-at-least-13-in-nigeria-officials-idUSKBN1DW0E4 e https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/nigeria-replaces-commander-in-fight-against-boko-haram- after-six-months-idUSKBN1E026B

EMBOSCADA TERRORISTA DEIXA MORTOS E FERIDOS NO QUÊNIA As forças de segurança do Quênia estão perseguindo militantes do grupo extremista Al Shabaab após um ataque a um comboio que deixou dois policiais mortos e três feridos. De acordo com fontes locais, o comboio viajava de Lamu para Mombasa, ambas localizadas no Quênia, e foram surpreendidos por homens armados usando uniformes militares. Eles entraram no veículo distribuindo propaganda e examinando os passageiros para, então, abrir fogo contra eles.

Fonte: DEADLY bus ambush. The Star Early Edition, Nairóbi, p. 24, 30 nov. 2017.

(8)

VIOLÊNCIA ÉTNICA DEIXA MORTOS NO SUDÃO DO SUL

Cerca de 50 pessoas foram mortas em ataques por milícias tribais na região oriental do Sudão do Sul, sendo que a maior parte das vítimas é composta por civis, cujas casas foram queimadas. Nesses ataques, homens amados da etnia Murle atacaram pessoas da etnia Dinka em vilas a cerca de 150 quilômetros ao norte de Bor, capital do estado de Juncáli.

Fonte: 50 killed in South Sudan tribal raids. Daily Nation (Kenya), Nairóbi, p. 26, 30 nov. 2017.

FORÇAS DO ZIMBÁBUE AFIRMAM QUE PAÍS VOLTOU A NORMALIDADE APÓS CRISE POLÍTICA

As forças de segurança do Zimbábue reportaram incidentes de saqueio e ocupação ilegal de fazendas e casas após a saída do antigo presidente do país, Robert Mugabe, e a entrada de seu sucessor, Emmerson Mnangagwa. No entanto, militares e policiais divulgaram uma nota conjunta afirmando que a situação no país retornou a sua normalidade depois de uma crise durante a qual os militares organizaram uma tomada de controle e grandes multidões manifestaram contra Mugabe no final de seus 37 anos de governo. A comunidade internacional segue acompanhando o país após a crise política.

Fonte: MUTISAKA, Farai. Zimbabwe forces say country back to “normalcy” after crises. South Florida Times, Harare, p. 1A, 30 nov. 2017.

ONU

MILITANTES MATAM PEACEKEEPER NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA Na República Centro-Africana, militantes cristãos armados com AK-47 e armas improvisadas mataram um peacekeeper da Mauritânia que atuava junto à Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro- Africana (MINUSCA). Além disso, em um período de 90 minutos, os militantes feriram dois soldados, também da Mauritânia, e um outro, vindo da Zâmbia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 14 soldados da MINUSCA morreram somente em 2017.

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-centralafrica-security/militants-kill-u-n-peacekeeper-in-central- african-republic-idUSKBN1DY28V

(9)

ONU REPORTA QUATRO ATAQUES CONTRA FORÇAS DE PAZ NO MALI De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quatro ataques ocorreram contra Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA) na região norte de Kidal, no Mali, mas não houve nenhuma morte. Um acampamento da MINUSMA localizado na cidade de Timbuktu foi vandalizado por jovens não identificados que, durante a transferência de instalações da operação de paz, atacaram o pessoal civil da operação. Além de vandalizarem as moradias, equipamentos e suprimentos também foram saqueados. Tal ação mostra uma insatisfação civil com a operação, o que pode prejudicar ainda mais o desenrolar do processo de paz no território. Os outros três acampamentos separados sofreram ataques de foguetes e morteiros e dois deles relataram danos estruturais pequenos.

Fontes: UN says four attacks against peacekeepers in Mali. The Myanmar Times, Naypyidaw, p. 14, 30 nov.

2017; http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/200116-tombouctou-

des-locaux-de-la-minusma-vandalises.html e

http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/199665-enfant-tu%C3%A9- par-barkhane-au-mali-l-enqu%C3%AAte-fran%C3%A7aise-n-a-r%C3%A9v%C3%A9l%C3%A9-

%C2%AB.html

RDC: ATAQUE À MISSÃO DA ONU DEIXA MORTOS E FERIDOS

A Missão das Nações Unidas para Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) sofreu novos ataques. A base da operação no Semuliki, na província de Kivu do Norte, foi atacada por suspeitos de pertencerem às Forças Democráticas Aliadas (FDA), resultando em uma prolongada luta entre os agentes da missão e os militantes. O combate resultou na morte de pelo menos 14 capacetes azuis da MONUSMO, enquanto outros 53 ficaram feridos. O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, chamou o ocorrido de “crime de guerra” e pediu que as autoridades congolesas investiguem o incidente com rapidez.

Fontes: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=58250#.Wir1yVWnHIU e https://www.reuters.com/article/us-congo-un/rebels-kill-15-peacekeepers-in-congo-in-worst-attack-on-u-n-in- recent-history-idUSKBN1E21YK

(10)

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU REALIZARÁ REUNIÃO EMERGENCIAL SOBRE A CORÉIA DO NORTE

Segundo o embaixador italiano, Sebastiano Cardi, o Conselho de Segurança das Nações Unidas organizará uma reunião de emergência para debater acerca do teste de um míssil balístico por parte da Coréia do Norte. A reunião, que contará com os quinze membros do Conselho, foi um pedido de Estados Unidos, Coréia do Sul e do Japão. A situação tornou-se preocupante a partir do conhecimento do alcance do míssil norte-coreano.

Fonte: UN Security Council to hold emergency talks on North Korea. The Myanmar Times, Naypyidaw, p. 14, 30 nov. 2017 e TRUMP promises major sanctions on North Korea: Warning follows Pyongyang’s test of new missile that it says could hit continental US. The Straits Times, Singapura, p. A1, 30 nov. 2017.

Referências

Documentos relacionados

com mão de obra, operações de máquinas/equipa- mentos e materiais consumidos ao longo do processo produtivo; Custo operacional total (COT) = custo operacional efetivo acrescido

Por outro lado, a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) condenou ataques recentes contra

MALI: ATAQUE DEIXA MAIS UM PEACEKEEPER DA ONU MORTO A Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali informou que o número de mortos em um recente ataque terrorista

No Mali, militantes realizaram ataques contra uma base das Nações Unidas e contra um hotel, resultando na morte de civis e de um peacekeeper, enquanto soldados das forças BARKHANE

Os conteúdos esperados baseados nos desempenhos mais insatisfatórios dos alunos da Paraíba, na Prova Brasil, naquele Ano foram explorados em sua grande maioria (75% dos

Conclui-se que por meio desta pesquisa que é documental e bibliográfica e teve como referencial teórico várias outras publicações e livros disponíveis sobre o assunto que atingiu

Não nos restam assim quaisquer dúvidas que somente Yeshua, O Ungido foi, até ao presente, constituído como as primícias (O Primeiro entre todos os santos do Altíssimo) de todos os

Diante deste cenário, a Organização das Nações Unidas – ONU criou, em 1949, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR e,