• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 181. De 08/06/2017 a 15/06/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 181. De 08/06/2017 a 15/06/2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 181 De 08/06/2017 a 15/06/2017

AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL

AUTORIDADES VENEZUELANAS INCENTIVAM A NÃO AGRESSÃO AOS MANIFESTANTES

O Ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, após dois meses de violentos confrontos entre manifestantes e as forças armadas do país, alertou as tropas para não cometerem atrocidades contra os civis. Na busca pela verdade sobre a morte de um jovem de 17 anos, vídeos de militares roubando e atacando civis foram divulgados em redes sociais. Padrino declarou que não queria mais ver seus subordinados cometendo atrocidades nas ruas e que as marchas deveriam acontecer pacificamente, o que de fato não acontece, já tendo sido identificados desde o início de abril 66 mortos.

Fonte: MILITARY commander in Venezuela urges troops not to hurt protesters.The Borneo Post, Sabah, p.A1, 9 jun. 2017

DESARMAMENTO DAS FARC CUMPRE MAIS QUE A METADE DO QUE FOI ACORDADO

As Forças Armada Revolucionárias da Colômbia (FARC) alegam terem entregado aproximadamente 60% de suas armas como parte do previsto no acordo de paz. O desarmamento foi dividido em três etapas, sendo as duas primeiras, cada uma correspondendo a 30% do total, já entregues nos dias 9 e 13 de junho, e a terceira, correspondente aos 40% restantes, que serão entregues no dia 20 de junho. O

(2)

desarmamento foi realizado com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e é o maior símbolo do acordo de paz que encerra uma guerra de meio século.

Fontes: COLOMBIA’S Farc rebels say 30% of arms handed in. Hindustan Times (Bathinda). Nova Delhi, p. 14, 9 jun 2017 e http://lta.reuters.com/article/domesticNews/idLTAKBN1942WZ-OUSLD

FRANÇA PRESSIONA A ONU SOBRE O USO DA FORÇA NO SAHEL E PREOCUPA EUA

Os Estados Unidos estão preocupados com o empenho francês no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) para que se autorize o uso da força na África Ocidental, visando combater o terrorismo e o tráfego na região do Sahel. Diplomatas estadunidenses acreditam que essa ação não garante a estabilização da região. A França apresentou o projeto de resolução do CSNU aos 15 membros e as negociações se deram de portas fechadas. Um funcionário dos Estados Unidos afirmou que inicialmente apoiaram a força como um exemplo do combate ao terrorismo da região, mas também disse que uma resolução do CSNU não era a única forma de fornecer apoio político e que esse mandato de força apresentava falhas.

Fonte: http://www.reuters.com/article/us-africa-security-sahel-un-idUSKBN18Z2R7

ÁSIA E LESTE EUROPEU

CHINA PRETENDE MONITORAR ATIVIDADES DOS ESTADOS UNIDOS Recentemente, a China informou que irá monitorar as atividades militares dos Estados Unidos na região do Mar do Sul chinês, depois que dois bombardeiros Air Force B-1B Lancer foram vistos sobrevoando o local.

Fonte: CHINA ‘vigilant’ as US bombers fly over SCS. The Asian Age, Pequim, p. 9, 10 jun 2017.

ESTADO ISLÂMICO MATA DOIS PROFESSORES CHINESES

De acordo com a Amaq, agência de notícias do Estado Islâmico (EI), o grupo militante matou os dois professores chineses que haviam sido sequestrados no sudeste do

(3)

Paquistão no mês de maio de 2017. O Ministro das Relações Exteriores chinês disse estar “gravemente preocupado” e afirmou que a China está em busca de verificar a veracidade da informação. Esse é um caso raro envolvendo chineses no Paquistão. O EI tem tido dificuldades para se estabelecer em território paquistanês, embora tenha promovidos diversos atentados no país.

Fontes: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN19000D-OBRWD e ISLAMIC State says it killed two Chinese teachers kidnapped in Pakistan. The Borneo Post, Cairo, p. A1, 10 jun 2017.

FILIPINAS PEDE SUSPENSÃO DE CONTAS DE MILITANTES AO FACEBOOK E CONFLITOS NO SUL DO PAÍS

De acordo com a mídia local, o exército filipino pediu que a administração da rede social estadunidense Facebook removesse 63 contas suspeitas de serem utilizadas por militantes islâmicos com nomes falsos, identificadas pelos militares por disseminar informações falsas sobre um atentado que aconteceu no sul das Filipinas e por coordenar enfrentamentos com as forças de segurança do país. Acredita-se que as contas sejam usadas por integrantes do grupo Maute, aliado ao Estado Islâmico. Em paralelo, 13 soldados filipinos foram mortos em um confronto com extremistas que controlam partes da cidade Marawi. Os combates na cidade começaram no final de maio e cerca de 20 civis já morreram. Por este motivo, ao menos 300 crianças foram mandadas para o norte da região, local onde não há militantes, para ficarem protegidas.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/extremistas-matam-soldados-filipinos-em-violentos- combates.ghtml; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1902GW-OBRWD e MARINES in 16-hour clash with Daesh-linked terrorists. The Gulf News, Dubai, p. A2, 11 jun. 2017.

IRÃ CULPA ESTADOS UNIDOS POR ATAQUE TERRORISTA

O governo do Irã culpou os Estados Unidos e a Arábia Saudita pelo ataque promovido pelo Estado Islâmico (EI) no país, que deixou 17 mortos e 50 feridos, tendo afirmado ainda que o ocorrido irá aumentar a ira do povo iraniano contra os EUA e seus aliados.

Embora tanto o Irã quantos os Estados Unidos lutem contra o EI, suas relações tornaram-se mais tensas depois da eleição de Donald Trump.

Fonte: IRAN turns wrath on US, Saudi over attacks. The Borneo Post, Teerã, p. A1, 10 jun 2017.

(4)

COREIA DO NORTE REALIZA NOVO TESTE DE MÍSSIL

Um dia depois da Coreia do Sul ter adiado a instalação do sistema antimísseis estadunidense, o THAAD, a Coreia no Norte realizou um teste de mísseis bem- sucedido. Esse é o quinto teste que o país realiza a fim de construir um míssil intercontinental, ignorando as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O teste foi de um novo tipo de míssil cruzeiro terra-mar, mais lento que o balístico. Em paralelo, um pequeno drone norte-coreano foi encontrado na fronteira do país com a Coréia do Sul contendo fotos do THAAD.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/teste-de-misseis-da-coreia-no-norte-ocorre-apos-seul-adiar- instalacao-sistema-antimisseis-dos-eua.ghtml; http://g1.globo.com/mundo/noticia/coreia-do-norte-diz- que-lancou-novo-tipo-de-missil-de-cruzeiro-e-que-kim-jong-un-supervisionou-o-teste.ghtml;

http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/soldado-norte-coreano-deserta-atraves-da-fronteira-afirma-

seul/50000243-3295982; http://www.efe.com/efe/english/world/north-korean-drone-took-pictures-of- thaad-anti-missile-system-says-seoul/50000262-3295428 e NORTH drone found at South border. The Asian Age, Seoul, p. 9, 10 jun 2017.

CINCO MORTES CONFIRMADAS EM OPERAÇÃO MILITAR NO NORDESTE INDIANO

Um grupo de rebeldes entrou em conflito com tropas indianas no Estado de Nagaland, no nordeste do país, onde foram confirmadas as mortes de três rebeldes, um militar e um civil que estava no meio da troca de tiros. Além disso, o conflito também deixou pelo menos outras três pessoas feridas. Os rebeldes pertencem ao Conselho Nacionalista Socialista de Nagaland-Khaplang, grupo que tem como objetivo emancipar regiões da Índia e Myanmar e estabelecer um Estado próprio.

Fonte: http://www.efe.com/efe/english/world/at-least-5-dead-in-military-operation-northeastern- india/50000262-328962

EMBAIXADA DOS EUA EM KIEV SOFRE BOMBARDEIO

Uma pessoa não identificada jogou uma bomba na embaixada americana em Kiev, capital da Ucrânia. A polícia local declarou que abriu uma investigação por ato

(5)

terrorista. Não houve feridos no ataque e a embaixada continua a funcionar normalmente.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/embaixada-americana-em-kiev-e-atingida-por-bomba- ninguem-ficou-ferido.ghtml

ATAQUES A CIVIS, MILITARES E TROPAS ESTRANGEIRAS NO AFEGANISTÃO

Uma série de ataques deixou um rastro de sangue em várias regiões do Afeganistão. Na cidade de Gardez, no leste do país, um atirador invadiu uma mesquita, deixando três mortos e nove feridos. A ação não foi reivindicada por nenhum grupo rebelde, apesar de uma série de grupos atuarem na região, incluindo o Taliban. Um dia depois, um bombardeio estadunidense acabou surpreendendo uma patrulha aliada da polícia afegã, matando dois e ferindo quatro, marcando o primeiro incidente de fogo amigo desde o retorno das tropas dos Estados Unidos à região de Helmand, no sul do país. Já na região de Nangarhar, no leste do país, um soldado afegão matou três soldados americanos e feriu um quarto enquanto participavam de uma operação conjunta entre o exército afegão e o estadunidense. O soldado revoltoso foi morto logo em seguida. O Taliban reivindicou a autoria do ataque, confirmando que o soldado era um integrante do grupo infiltrado no exército afegão.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/atirador-invade-mesquita-no-afeganistao-e-deixa- mortos.ghtml, http://g1.globo.com/mundo/noticia/bombardeio-dos-eua-mata-pelo-menos-dois-policiais- afegaos.ghtml; http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN1931JN-OBRWD e http://g1.globo.com/mundo/noticia/militar-afegao-mata-tres-soldados-americanos-no-leste-do-

afeganistao.ghtml

POLÍCIA TURCADETÉM SUSPEITOS DE COLABORAÇÃO COM GRUPO TERRORISTA

Durante uma operação da polícia antiterrorista turca, que realizou buscas em 19 casas de pessoas suspeitas de serem vinculadas ao Estado Islâmico, 18 supostos integrantes do grupo terrorista foram detidos, sendo levados à Direção de Segurança de Istambul para serem interrogados. Ainda não há informações quanto suas respectivas nacionalidades.

(6)

Fonte: http://www.efe.com/efe/brasil/mundo/policia-turca-detem-18-suspeitos-em-opera-o-contra-estado- islamico/50000243-3294011

ORIENTE MÉDIO

COALIZÃO LIDERADA PELOS EUA USA FÓSFORO BRANCO EM COMBATES

Imagens registradas por testemunhas na Síria e no Iraque revelam que a coalizão liderada pelos Estados Unidos para combater o Estado Islâmico usou munições químicas de fósforo branco, proibidas pelo Direito Internacional, em áreas densamente povoadas por civis. O fósforo branco é uma arma usada para formar uma cortina de fumaça de modo a ocultar os movimentos das tropas em campo de batalha. As Forças Democráticas da Síria (SDF), organização predominantemente curda com apoio estadunidense, estão realizando uma grande ofensiva, sob o nome de Operação Fúria do Eufrates (Operation Euphrates Wrath) para libertar a cidade do grupo terrorista. No entanto, as consequências desse ataque para os civis têm sido enormes.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201706128629737-denuncia-fosforo-branco- coalizao-video/

ENVENENAMENTO EM MASSA DEIXA MORTOS EM CAMPO DE REFUGIADOS IRAQUIANOS

De acordo com o ministro da saúde do Iraque, um envenenamento alimentar em massa em um acampamento para os deslocados a leste de Mosul matou pelo menos duas pessoas e deixou cerca de 800 doentes. Sobre isso, um legislador iraquiano e a televisão estatal da Arábia Saudita acusaram a fundação de caridade do Qatar de fornecer deliberadamente refeições contaminadas, mas essas alegações não puderam ser comprovadas por fontes independentes. A comida era para um iftar, uma refeição com a qual os muçulmanos rompem o jejum após o mês sagrado do Ramadã.

Fonte: http://www.timesofisrael.com/mass-food-poisoning-kills-2-sickens-800-at-iraqi-refugee-camp

CRISE NO CATAR CRESCE E NAÇÕES ÁRABES ELABORAM LISTAS DE

(7)

SANÇÕES TERRORISTAS

A Arábia Saudita e seus aliados do Golfo sancionaram uma dúzia de organizações e 59 pessoas acusadas de vínculos com a militância islamista, aumentando a crise diplomática na região. A publicação da lista de sanções vem em meio aos esforços crescentes da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos, do Egito e de Bahrein para isolar diplomática e fisicamente o pequeno e rico estado do Golfo, que foi submetido a uma série de medidas coordenadas nessas últimas semanas. Embora o Catar tenha negado o apoio ou o financiamento de grupos terroristas, os diplomatas ocidentais acusaram-no de permitir o financiamento de alguns extremistas sunitas. Depois de sancionada a lista, Donald Trump acusou o Catar de patrocinar o terrorismo nos níveis mais altos, dando início a uma intervenção mais direta em uma crise desencadeada na segunda-feira. O Reino Unido interveio pela primeira vez na crise diplomática do Golfo, ao pedir à Catar que faça mais para reprimir o financiamento de grupos extremistas, e incitou a Arábia Saudita e outros estados do Golfo a aliviar seu bloqueio ao país. Além disso, o país vem sofrendo pressão para cortar relações com o grupo islâmico armado Hamas o que poderia piorar a situação na faixa de Gaza já que o dinheiro vindo de Catar é quase vital.

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2017/jun/09/qatar-crisis-grows-as-arab-nations- draw-up-terror-sanctions-list; https://www.theguardian.com/world/2017/jun/09/qatar-united-arab- emirates-diplomacy; https://www.theguardian.com/us-news/2017/jun/09/trump-qatar-sponsor-terrorism- middle-east; https://www.theguardian.com/world/2017/jun/12/qatar-al-thani-boris-johnson-saudi-arabia- bahrain-uae-egypt-embargo e QATAR crisis could spell new trouble for Gaza. The Associated Press, Nova Iorque, p.A10, 9 jun. 2017.

FORÇAS IRAQUIANAS REPELEM ATAQUE DO ESTADO ISLÂMICO EM MOSUL

As forças iraquianas, apoiadas pelo governo estadunidense, repeliram um ataque do Estado Islâmico na cidade sunita de Shirqat, ao sul de Mosul, na qual mais de 30 militares e civis foram mortos, além do registro de 40 feridos. Algumas fontes de segurança informaram que 12 combatentes do grupo jihadista também foram mortos. A ofensiva apoiada pelos EUA para retirar Mosul resultou na retomada de toda a cidade pelas forças do governo iraquiano, exceto um território.

(8)

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/forcas-iraquianas-repelem-acao-do-estado-islamico-em- mossul-no-iraque.ghtml

FORÇAS DA COALIZÃO SE VOLTAM PARA A CAPITAL DO ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA

As Forças Democráticas da Síria (SDF) começaram a atacar a cidade de Raqqa no começo do mês de junho. A coalizão estima que Raqqa, em mãos de rebeldes sírios desde 2014 durante um avanço relâmpago na Síria e no Iraque, esteja sob proteção de cerca de 3 a 4 mil jihadistas. A oeste da cidade, o exército sírio e seus aliados avançaram sobre o território do Estado Islâmico e, recentemente, chegaram às linhas das Forças Democráticas da Síria perto da cidade de Tabqa. Entretanto, as prioridades militares do governo estão mais a leste, sugerindo não planejar um confronto direto com o grupo no momento. Estima-se que aproximadamente 300 mil civis tem vivido sob o domínio do Estado Islâmico em Raqqa, incluindo 80 mil deslocados de outras partes da Síria. Todavia, após milhares de fugas nos últimos meses, o escritório humanitário da Organização das Nações Unidas calcula que mais de 160 mil pessoas permanecem na cidade.

Fontes: COALITION forces move on Islamic State ‘capital’ in Syria. Pretoria News, Beirute, p. 06, 12 jun. 2017 e FIERCE clashes as US-backed force battles DAESH in Raqqa. Arab Times, Al-Qamishli, p.

37, 9 jun. 2017.

ATENTADO MATA 20 EM CIDADE AO SUL DA CAPITAL IRAQUIANA Ao menos 20 pessoas morreram e 34 outras foram feridas em um atentado no centro de Musayyib, cidade que fica 60 quilômetros de Bagdá. O ataque ocorreu horas depois de um suposto ataque que falhou em Karbala, onde um homem se explodiu na entrada da principal estação de ônibus da cidade, deixando alguns feridos. Ambos os ataques foram assumidos pela facção terrorista Estado Islâmico.

Fonte: SUICIDE bomber kills 20 in market south of Baghdad. The Borneo Post, Sabah, p. A1, 10 jun 2017.

ÁFRICA

(9)

MALI: ATAQUE DEIXA MAIS UM PEACEKEEPER DA ONU MORTO A Missão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali informou que o número de mortos em um recente ataque terrorista aumentou para quatro, tendo em vista que mais um peacekeeper acabou sendo morto e oito pessoas ficaram feridas. Os soldados de origem guineense foram mortos por um grupo poderoso ligado à Al-Qaeda, que já reivindicou a autoria de dezenas de atos no Mali e no exterior.

Fonte: ONE more UN peacekeeper dead in Mali terror attack; Gulf News, Dubai, p. A21, 12 jun. 2017.

BOKO HARAM DEIXA OITO MORTOS EM EMBOSCADA

Membros da insurreição armada do Boko Haram mataram oito componentes de uma milícia civil em uma emboscada. Os milicianos aguardavam soldados na aldeia Kayamla, no nordeste nigeriano, justamente onde o movimento jihadista do Boko Haram nasceu e se concentra, embora admita-se que o grupo venha perdendo força.

Onze pessoas foram mortas em outro ataque combinado entre homens armados e explosões de suicidas na cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno, segundo a polícia local. Dez delas morreram em virtude de três explosões separadas, enquanto uma foi vítima de arma de fogo.

Fonte: BOKO Haram kills eight in dawn ambush: militia. The Myanmar Times, Naypyidaw, p. 14, 13 jun. 2017 e BOKO Haram kills 11 in Nigeria attacks: police. The Jakarta Post, Jakarta, p. 11, 9 jun. 2017.

CATORZE MORTOS EM CHOQUE DE SOLDADOS NA SOMÁLIA Ao menos 14 pessoas, em sua maioria civis, foram mortas e outras 20 ficaram feridas em um choque de soldados na cidade de Baidoa, sudoeste da Somália. De acordo com autoridades locais, a situação se iniciou quando um grupo de soldados tentou se apoderar de alimentos destinados aos deslocados, enquanto o grupo de soldados que os protegia impediu o furto. A Organização das Nações Unidas (ONU) coloca a Somália como um dos quatro países mais necessitados de ajuda para evitar a fome endêmica, em um apelo por US$4,4 bilhões, compondo o que a ONU coloca como uma das maiores tragédias humanitárias dos últimos 70 anos.

Fonte: GULED, Abdi. Officials: 14 killed as soldiers clash over drought food aid in Somalia. Texarkana Gazette, Texarkana, p. 1D, 10 jun. 2017.

(10)

MALI: SOLDADOS BURQUINENSES PRENDEM 50 EM TERRITÓRIO MALIANO

Soldados do exército de Burkina Faso invadiram as aldeias de Kobou e Dolga Seno no Mali e prenderam pelo menos 50 pessoas suspeitas de terem ligações com grupos jihadistas locais. Tal atitude irritou extremamente moradores das aldeias, que questionaram como autoridades burquinenses poderiam realizar tais atos em território maliano sem qualquer assistência do governo. Depois das prisões os soldados partiram para a região da fronteira entre os dois países.

Fonte: http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/188057-mali- burkina-des-soldats-burkinabes-ont-arrete-en-territoire-mal.html

FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE SÃO SEQUESTRADOS NO SUDÃO DO SUL Os funcionários que trabalham nos centros de saúde e nas escolas no Sudão do Sul foram recrutados à força por grupos armados, fazendo com que as instalações se fechassem. As negociações para a liberação dos trabalhadores estão em andamento. A guerra civil do país entrou em erupção no final de 2013, arruinando um quarto da população e causando fome.

Fonte:http://af.reuters.com/article/topNews/idAFKBN1941DL-OZATP?sp=true

ONU

SUBSECRETÁRIO GERAL VAI EM APOIO À ÁFRICA

O Subsecretário-geral das Operações de Manutenção da Paz, Jean-Pierre Lacroix, declarou em entrevista que por a África abrigar a maior parte das missões e as mais importantes (58% das forças de paz globais), possui um papel na área política e econômica de extrema importância. Portanto, essas missões precisam de maior apoio técnico e financeiro para realizar suas atividades, uma vez que possuem o maior número

(11)

de tropas contribuintes. A prioridade é avançar em processos políticos e cooperar com parceiros como a União Africana.

Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2017/06/onu-precisa-de-ajuda-da-africa-para- avancar-com-processos-de-paz/#.WUByQxgrLrc

ISRAEL ENVIA CARTA DE PROTESTO PARA ONU APÓS ENCONTRAR TÚNEL DO HAMAS

Israel protestou contra o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) depois que um túnel, supostamente pertencente ao grupo terrorista Hamas, foi descoberto sob duas escolas da Agência de Socorro e Obras das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) em Gaza. Na carta de protesto, o governo israelense pede que o organismo mundial condene o Hamas e faça algo para evitar que as instalações de Israel sejam exploradas pelo grupo. O Hamas nega qualquer envolvimento com o túnel e declara que entrou em contato com outros grupos terroristas que também negaram.

Fonte: http://www.timesofisrael.com/israel-protests-hamas-tunnel-under-gaza-un-schools/

EGITO AFIRMA QUE CATAR PAGOU TERRORISTAS E PEDE INVESTIGAÇÃO DA ONU

O governo egípcio solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) que investigasse um “resgate” de membros da família real do Catar detidos no Iraque, promovido por um grupo terrorista ligado ao Estado Islâmico. Os egípcios acusam o governo do Catar de ter pago o grupo para a realização de tal ação. O Vice-Embaixador do Egito na ONU, Ihab Moustafa, em reunião do Conselho de Segurança, acusou o Catar de ter pago até 1 bilhão de dólares para o grupo terrorista ativo no Iraque, o que, segundo ele caracterizaria claro apoio ao terrorismo e consequente crime.

Fonte: EGYPT: Qatar paid terrorists, The Asian Age, Mumbai, p.9, 10 jun. 2017.

ONU RECEBE 60% DO ARSENAL DA FARC

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram a entrega de um lote equivalente a 30% de suas armas à Organização das Nações Unidas (ONU), contando com fuzis, pistolas, lança-granadas e lança-foguetes. A entrega foi feita na zona rural de La Elvira, no Departamento de Cauca, no sudoeste do país. Ao final do

(12)

ato, os guerrilheiros de La Elvira receberam o documento em que a ONU certifica que deixaram suas armas para que possam empreender seu caminho para a vida civil.

Fonte: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,farc-entregam-60-de-seu-arsenal-a- onu,70001839841

Referências

Documentos relacionados

A Minerva pode redirecionar suas vendas para outras unidades, ou ainda focar a venda para outras regiões e países, sem afetar seu nível de produção.. Vale monitorar o

Desenvolvimento e Gestão, até 30 de junho de cada ano, o valor venal dos terrenos localizados sob sua jurisdição, necessário para aplicação do disposto neste

De um modo geral, a Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo é facilitar a

As regras de controle de qualidade para estabelecimentos farmacêuticos foram implantadas há poucos anos no Brasil, através da RDC Nº 67, DE 08 DE OUTUBRO DE 2007

Não nos restam assim quaisquer dúvidas que somente Yeshua, O Ungido foi, até ao presente, constituído como as primícias (O Primeiro entre todos os santos do Altíssimo) de todos os

com mão de obra, operações de máquinas/equipa- mentos e materiais consumidos ao longo do processo produtivo; Custo operacional total (COT) = custo operacional efetivo acrescido

ONU REPORTA QUATRO ATAQUES CONTRA FORÇAS DE PAZ NO MALI De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quatro ataques ocorreram contra Missão das Nações Unidas

No Mali, militantes realizaram ataques contra uma base das Nações Unidas e contra um hotel, resultando na morte de civis e de um peacekeeper, enquanto soldados das forças BARKHANE