• Nenhum resultado encontrado

O CULTO É FUNDAMENTAL NA VIDA DA IGREJA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CULTO É FUNDAMENTAL NA VIDA DA IGREJA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 06 ano 55 08 de fevereiro de 2015 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Edelson Lacerda - Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga - Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino - Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Cosmo Sá - Vicência Miss. Lamárcio Martins - Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Telefone: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De terça a sexta-feira 09h às 12h - 14h às 18h Expediente da Secretaria Segunda - feira - 8h às 12h - 13h às 17h Terça a sexta-feira 9h às 12h - 13h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata Av. Coronel Luiz Inácio, S/N

Nazaré da Mata / PE Aliança

R. José Correia de Azevedo, 80, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

O CULTO É FUNDAMENTAL NA VIDA DA IGREJA O Culto cristão, ou adoração cristã, tanto em seu sentido restrito (Culto público; adoração comunitária) como em seu sentido amplo (a vida como um todo vivida para a glória de Deus) não se constitui em uma ação humana. Antes, é uma resposta do homem à ação iniciada por Deus, que decidiu se revelar ao homem; O Senhor resolveu dar-se a conhecer ao homem e capacitá-lo para relacionar- se com Ele de acordo com a Sua revelação especial, as Escrituras (João 4.23-24).

A finalidade do evangelismo e das missões é arregimentar os adoradores que Deus Pai procura em Seu Filho Jesus Cristo para que lhe prestem Culto. Deus quer ser adorado, e o meio que Ele designou para atrair Seus adoradores é o Cristo Crucificado (Atos 1.8). Não há evangelho, nem adoração, sem a pregação da Cruz de Cristo. Nós não cultuamos a Deus para evangelizar os incrédulos, mas para expressar em fé a nossa adoração, louvor e gratidão ao Deus único e Verdadeiro (Salmo 95.1-6). Deus fala pela Escritura e o homem adorando; Deus se revela na Palavra e o homem o contempla pela fé; Deus abençoa e o homem o reconhece e o louva (Salmo 116.12-14).

Tendo em vista quem é Deus, tudo quanto Ele fez por Seu povo em Cristo e os Seus Mandamentos, como Seu povo deve viver? Viver como um sacrifício ambulante. Os sacrifícios de animais, oferecidos numa época anterior, tornaram-se obsoletos por conta da oferta que Cristo fez de Si mesmo. O apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, apresenta o sacrifício que Deus requer de nós; um sacrifício em vida, uma vida vivida como oferta ao Senhor (Romanos 12.1-2). Sacrifício, biblicamente falando, envolve culto. O Culto, em essência, é um encontro de Deus com o Seu povo, no qual se estabelece um diálogo; Deus fala à Sua Igreja por meio da Sua Palavra e a Congregação expressa sua adoração ao Senhor com orações, hinos, cânticos e ofertas.

O Culto é a resposta da Igreja a Deus em adoração reverente, possível somente pela Graça concedida através do Senhor Jesus; Ele nos capacita para esse evento por causa do Seu sacrifício que abriu o caminho de acesso ao Pai (Hebreus 10.19-22). Por isso, a grandeza e o esplendor do Culto não estão na qualidade das pessoas que o dirigem

(2)

2|

Pastoral e Informes Encontro da Família

BD08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

(liturgos), da música executada (grupo musical, coro e hinos), da eloquência do pregador, da beleza do templo ou de qualquer outra coisa que possamos mencionar. Mas, sim, na presença majestosa, poderosa e santa do Deus adorado. Nada o agrada mais do que a nossa obediência a Ele no Culto solene e em nossa vida de sacrifício vivo.

O princípio mais importante em relação à adoração no Novo Testamento é Cristo como o Centro do Culto, da adoração. Ele é o cumprimento das promessas do Antigo Testamento; Jesus Cristo é o Senhor e Mediador Único da aliança feita entre Deus e a Sua Igreja. Cristo é o elo entre os dois Testamentos. Ele é o fundamento sólido da verdadeira adoração a Deus. A Glória do Senhor evoca nossa adoração e a Sua Vontade Revelada nos ensina como adorá-lo. Então, o Culto oferecido a Deus é a coisa mais importante que podemos e devemos fazer enquanto Igreja. Sem um Culto vibrante, que esteja de acordo com a Bíblia, provamos que não conhecemos a Deus e perdemos de vista quem somos. Isto, se de fato somos filhos de Deus.

Quantas vezes nós já reclamamos dizendo que o Culto foi fraco, mecânico, monótono e que saímos do mesmo jeito que entramos? Se formos sinceros, reconheceremos que não temos buscado ao Senhor como deveríamos no nosso dia a dia. A Bíblia está perto de nós, mas longe dos nossos corações. Não nos preocupamos com a nossa vida devocional. Assumimos tantos compromissos, estamos correndo tanto atrás dos nossos interesses, inclusive aos Domingos, que não temos mais energia e disposição para guardar o Dia do Senhor e nos deleitarmos Nele. Mas nós fomos salvos para vivermos para a glória de Deus (1Coríntios 10.31; 2Coríntios 5.14,15).

Precisamos resgatar, urgentemente, o respeito ao nosso Deus e Pai no Culto que prestamos, porque a nossa postura enquanto cultuamos fala muito sobre o quanto o amamos, tememos e honramos. A cada semana deveríamos ansiar pela chegada do dia em que nos reunimos para adorá-lo como família do Grande Deus. Pois é o momento no qual nos achegamos Àquele que nos ama e nos comprou com o sangue do Seu Filho. Eu creio que você também quer participar de momentos transformadores que o Senhor nos proporciona em meio à verdadeira adoração a Ele. Mas para isso precisamos fazer do principal, Deus, o principal em nossa vida diária (Isaías 58.13,14a). Certa vez alguém disse:

“Se não há culto na vida não pode haver vida no culto”.

Iclayber Alves

─ INFORMES ENCONTRO DA FAMÍLIA ─

O que levar para o encontro da família: Bíblia, lápis e papel, itens básicos de vestimenta e higiene pessoal, toalha própria, roupa de banho, documentos e MUITA DISPOSIÇÃO E ALEGRIA. Leve sua roupa para participar das NOITES TEMÁTICAS que serão: Personagens Bíblicos, Nordestina, Do avesso e Brega.

Lembre-se o ônibus sairá da igreja dia 14/02 às 8h, por isso evite atraso e possíveis transtornos. No seu apartamento ou chalé terá um frigobar vazio. Você poderá levar itens para seu próprio consumo. Qualquer outro entendimento é de sua responsabilidade diretamente com o hotel.

(3)

Espaço missionário

| 3

BD08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

RELATÓRIO MISSIONÁRIO LAGOA DO OURO - PE

Amados Irmãos em Cristo, Graça e Paz!

Eu louvo a Deus pelas imensuráveis bênçãos no ano de 2014.

Concluímos os discipulados, inclusive com a jovem Daniela Simão, que teve muita disposição em aprender a Palavra de Deus, porém, ainda não se decidiu por Cristo.

Chegamos ao mês de setembro, recebendo uma caravana de 23 pessoas da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana do Estado de São Paulo. Veio uma equipe de profissionais: médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Foram dois dias de atuação na cidade com palestras nas escolas públicas, visitas aos órgãos públicos e nas casas, distribuição de literaturas e de Bíblias, realizamos cultos dentro e fora da Igreja. Neste mesmo mês fui à escola municipal do povoado Campo Alegre e distribui revistas com conteúdo evangelístico para os 350 alunos da escola. Ministrei palestra para os 50 alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental e distribui testamentos para os 14 professores da escola. Foi um trabalho de rica experiência.

No mês de dezembro, concluímos nossa turma de alfabetização - AEI com seis alunos. No culto de Ações de Graças, tivemos a presença da secretária de educação e todos os alunos receberam uma Bíblia de presente. Esta turma foi impactada com as últimas lições de histórias bíblicas, principalmente, sobre a vida eterna, todos confessaram que não tem certeza para onde vão após a morte. Eu dei para eles o plano de salvação; essas últimas aulas foram mais um estudo bíblico e aproveitamos todos os minutos oportunos para ensinar a verdade das Escrituras.

Realizamos o culto alusivo ao natal e após ele oferecemos um chá para as pessoas presentes se confraternizarem.

Participamos do encerramento da escola municipal Jandira Pedroza, com a apresentação da cantata infantil da nossa congregação para 170 professores.

No dia 24 realizei uma panfletada na feira livre. Foram distribuídos 653 folhetos evangelísticos e 15 Novos Testamentos para jovens.

Distribuímos também, em Lagoa do Ouro, durante o mês de dezembro 110 livretos Cada Dia do Pr. Hernandes Dias.

Queridos irmãos, sou grata ao Senhor por cada um de vocês e por tudo o que esta igreja tem investido na minha vida e ministério como instrumento nas mãos de Deus, para fazer sua obra aqui na terra. Que ele recompense a todos com copiosas bênçãos em todos os dias do ano de 2015.

Um abraço fraterno, Missionária Magali de Holanda.

*** AGENDA MISSIONÁRIA

-28/02 - Sábado - Avanço missionário em Vicência.

-07/03 - Sábado - Avanço missionário em Aldeia, no período da tarde. -17 a 20/03 - Terça a Sexta - V Encontro de Esposas de Líderes

(4)

4 |

Cantinho da maturidade e Crianças de primeira

BD08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

VISITAS | Esta semana visitamos nosso irmão Pb Manacés e sua esposa Suely. Foi uma tarde muito abençoada, l o u v a m o s , o r a m o s , o P r. L u t e r o ministrou a Ceia do Senhor e fez uma m e d i t a ç ã o d a P a l a v r a d e D e u s . Continuem orando por nossos irmãos que estão enfermos e seus familiares que cuidam deles diariamente.

─ CRIANÇAS DE PRIMEIRA ─

E chegou o dia: Hoje reiniciaremos o Crianças de Primeira, e com um currículo lindo! Vamos ensinar e aprender um pouco mais sobre o nosso Deus através de personagens e histórias bíblicas do Antigo testamento. A lição de hoje será sobre A Criação.

As crianças aprenderão que somente Deus tem poder para criar do nada. Ela entenderá que Deus é o nosso criador, que ninguém é mais poderoso que Ele e que devemos ter um coração grato a Deus.

Senhores pais, vocês serão peça muito importante no aprendizado de nossas crianças: tragam-nas todos os domingos, estudem com elas a palavra de Deus, ajude-as e incentive-as a decorar o versículo.

A propósito, o versículo de hoje é: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:3)

NÃO ESQUEÇAM DE CHEGAR ÀS 17:30h PARA FAZER O RECADASTRAMENTO DO SEU FILHO.

(5)

BD08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

CANTATA DE PÁSCOA | Interessados em participar da Cantata de Páscoa procurar Anne ou Marcelo. Inscrições abertas!

DOAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DE MISSÕES | Os novos obreiros dos campos de Vicência e Itambé irão precisar de um computador. Um deles precisa com urgência de uma máquina de lavar e com menos urgência de uma cômoda.

ACAMPAMENTO JUVENTUDE | Você não pode perder! Nos dias 02 a 05 de Abril teremos nosso acampamento! Serão momentos de comunhão e crescimento na P a l a v r a d o S e n h o r ! O t e m a s e r á : Relacionamentos, Uma Confusão que Vale a Pena! Local: Acampamento Brisas de Aldeia (Ótima estrutura e localização). Valor: R$ 150,00 (Dividido em 3x - Jan/Fev/Mar). Nos procure no stand ao final dos cultos e faça sua inscrição. Vagas Limitadas!

C O N S E L H O C O N S U LT I V O | Este conselho servirá para acompanhar a execução do Projeto de Construção, apresentar sugestões e críticas à Comissão de Construção através de um relatório. Por isso se faz necessário que as lideranças de ministérios e entidades internas escolham 2 pessoas para representá-los. Esse Conselho será constituído por 20 pessoas e se reunirá uma vez por mês, com um quorum mínimo de 11 pessoas, sob a liderança do Pb. Wilson Durães.

A U L A D E C O M P U TAÇ ÃO PA R A A MATURIDADE | Se você deseja aprender a usar o computador, se inscreva para o curso que começará em março. As aulas serão dadas pela irmã Elizabete Ventura. Não perca essa oportunidade, procure Glória Santiago e faça sua inscrição. VAGAS LIMITADAS.

PASSEIO DE BICICLETA EM BONITO - PE | Estamos organizando um caminhão p a r a l e v a r b i c i c l e t a s p a r a o n o s s o acampamento em Bonito. Aqueles que e s t i v e r e m i n t e r e s s a d o s p r o c u r a r Fernandinho ou Henrique Trajano para mais informações. As bicicletas devem ser deixadas na igreja até às 18h da sexta- feira dia 13/02. Haverá uma taxa de R$ 10,00 por bike.

3º ENCONTRO DA FAMÍLIA PIPR | O Ministério Infantil está tentando organizar uma equipe para cuidar de nossas crianças d u r a n t e o a c a m p a m e n t o . C o n t u d o precisamos da ajuda das mães/pais para que seja possível organizar uma escala, onde cada um ficará responsável por apenas um dos cultinhos. Procurem Anne, Angela ou Lídia e seja voluntário. A terceira edição do Encontro da Família PIPR acontecerá nos dias 14 a 18 de fevereiro de 2015 (período de carnaval) no Bonito Plaza Hotel, na bela cidade de turismo de aventura, Bonito-PE. Efetue o restante do pagamento procurando Daniel Reinaux e Ivson Vilela após os cultos na secretaria da Igreja e quite suas parcelas.

ADMINISTRAÇÃO PIPR | Caso o irmão tenha interesse em receber o boleto de contribuição, envie um email para pipr@primeiraigreja.org.br , com o seguinte conteúdo: ‘‘Gostaria de receber o boleto de contribuição, seguido do seu nome completo.’’ Após alguns dias seu b o l e t o s e r á e n v i a d o p a r a o e m a i l informado.

CASAMENTO | Ontem, dia 07/02/15, houve o casamento de Priscila Albuquerque e Pedro Selva, filhos de nosso Pr. Cláudio e Gena e Israel e Iracy Selva. Que o Senhor os abençoe nessa nova etapa de suas vidas.

(6)

BD 08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Súplicas, intercessão, escalas e plantões

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.” Tg 5: 16

Problemas de Saúde ŸAbigail Miranda; ŸAdail Maia; ŸAlnira Amorim ŸAmaro Souza; ŸAmérica Elisabeth (Betinha);

ŸAnaide Lopes; ŸBayard Amorim; ŸBeatriz Maia; ŸCecília da Silva; ŸClélia Maia; ŸDilma Figueiredo; ŸGilberto Oliveira; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸJosefa Gueiros (Zeza);

ŸManacés Lyra; ŸMaria Gabriela Macedo; ŸMarlene Vasconcelos; ŸNeide Galiza Machado; ŸRaquel Amorim ŸVanildo Lima.

Outros Enfermos ŸCarlos Ailton (irmão de Suely Lyra);

ŸCrianças do Instituto Filadélfia;

ŸLuiz Sérgio (filho de Fábio Padilla)

ŸMaria Aparecida Muniz (irmã de David Muniz); ŸMaria Clara (bisneta de D.

Edite);

ŸMaria Lobo (mãe de Rejane Lacerda);

ŸMarlene Araújo (mãe de Jaidson);

ŸMoisés Filgueira (pai de Ismael);

ŸPaulo Cefas (cunhado de Laurete);

ŸValmir Araújo (pedido de D. Dida);

ŸZilka Filgueira (tia de Ismael).

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança

Mês Dia Torre Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros

Sistema de som Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Israel Selva Antônio Carlos José Bartolomeu Heitor Arôxa Marcelo Barbosa Dennis Cavalcanti Daniel Reinaux

Cristiano de Albuquerque Cristiano de Albuquerque Haydee Regina Sebastião Ventura Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves Pr. Lutero Rocha Pr. Lutero Rocha Severino Gomes Wilson Durães

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

08 a 14 de fevereiro 22 a 28 de fevereiro

Fevereiro08 Pr. Relrison Pr. André Pr. Cláudio Pr. Edelson Sem. Walmir Pr. Arthur Nazaré

Pr. Lutero

22 Eudes Fernandto T. Josimar Edson Jamim Fernando G. Rildo

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

BD08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Josefa Batista de Oliveira Andrade 11/02

Sofia de Figueiredo Cavalcanti 11/02

Suzicleide Maria da Silva Araújo 08/02

10/02 Elayne Suruagy Assis de Figueiredo

10/02 Edilton Alves de Carvalho

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal

Marcos José Vasconcelos e Cristina Cardoso Vasconcelos 07

Anos

12/02 Brenda Baia Morelli Rossiter

34 Sara Cardoso Correia Reinaux Vasconcellos

12/02

10 Ivson Calheiros Oliveira e Vanessa Peixoto Oliveira 05

13/02 Suenia Moura de Lyra Barreto

Giseli de Matos Henrique 15/02

Diego Alexandre Braga Carielo 16/02

15/02 Emanuel Moura Cavalcanti da Silva

17/02 Agatha de Souza Moura

Roberto dos Santos Gueiros 17/02

17/02 Sebastião Ventura dos Santos Filho

19/02 Vinícius Gueiros Pires

Fernando Antônio de Albuquerque Ângelo 20/02

Humberto Rodrigues Santos 20/02

20/02 Clélia Maia e Silva

20/02 Jeruza Helena Rossiter Araújo de Almeida José Bartolomeu dos Santos 20/02

20/02 Laísa Elisabeth Oliveira Lopes

Sérgio Gabriel de Lima e Hilda Clecye de Lima

11 20

14 José Afonso Borges e Priscilla Michaely Borges 08

15 Diego Alexandre Carielo e Ana Luiza Carielo 01

Márcia Danielly Silvestre da Silva 18/02

Rejane Lobo Lacerda 18/02

18/02 Ana Rosa Cavalcanti de Vasconcelos

19/02 João Guilherme Narciso Doria

Nathália de Araújo Guerra 19/02

21/02 Simone Carneiro da Cunha

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Atividades com a juventude 18h

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

BD 08 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

─ LITURGIA ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Jesus é Digno de Todo o Louvor

*Leitura Bíblica: Apocalipse 5:1-10

*Oração

*Hino: NC 7 “Glória à Trindade” Ele Conhece Todo Nosso Interior Leitura Bíblica: Apocalipse 3:14-22 Oração de Confissão

Cânticos

Trazemos-Lhe Ofertas em Louvor Leitura Bíblica: Apocalipse 5:11-14

*Ofertório: NC 25 “O Criador de Tudo”

*Oração de Consagração Música Especial

Sua Palavra Nos Transforma Mensagem – Rev. Leandro Lima

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé EBD - CLASSE ÚNICA - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Instrumental

Exaltamos o Deus quer Nos Salvou

*Leitura Bíblica: Salmo 92:1-8

*Oração

*Cântico “Digno é o Senhor” Sua Lei Santifica Nossas Vidas Leitura Bíblica: Salmo 94:11-15 Oração de Confissão

Cânticos

Ofertar-Lhe é um Privilégio Leitura Bíblica: Salmo 100

*Ofertório: NC 26 “Ao Deus Grandioso”

*Oração de Consagração

Somos Edificados por Sua Palavra Mensagem – Rev. Iclayber Alves *Hino NC 180 “Amor Fraternal” *Oração e Bênção Araônica *Tríplice Amém

Notícias de Primeira *Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

Em resumo, as dimensões religiosas de sistemas de crença-significado brasileiros relacionados a extraterrestres e óvnis também podem ser reconhecidas a partir das sete

Esta é nossa perspectiva e expectativa, em termos de Culto, pelo que nos diz a Sua Palavra: E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século (Mt 28.20b); e,

O Culto é a resposta da Igreja a Deus em adoração reverente, possível somente pela Graça concedida através do Senhor Jesus; Ele nos capacita para esse evento por causa do

04 Caso não haja expediente na data marcada para a entrega do material, ficará automaticamente adiada para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo local indicado neste Termo

O detector baseado no algoritmo APE proposto nesse trabalho trouxe um método mais robusto à contaminação do sinal por ruído que a detecção baseada no

A SECAD (Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do Ministério da educação estará apoiando este projeto, por meio do custeio e do pagamento da

A sala de aula é um espaço propicio para a conscientização das consequências causadas à devastação da natureza e para esta tomada de consciência

Inicialmente 2 x 10 5 macrófagos foram distribuídos em cada poço em placas de 24 poços contendo lamínulas esterilizadas. Após o tempo de incubação as células foram lavadas