• Nenhum resultado encontrado

ABERTURA DA LICITAÇÃO 07/06/2011 às 09:00 horas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABERTURA DA LICITAÇÃO 07/06/2011 às 09:00 horas"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

PROCESSO Nº. 08/2011 EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº. 06/2011

ABERTURA DA LICITAÇÃO

07/06/2011 às 09:00 horas

LOCAL PARA RECEBIMENTO DOS ENVELOPES E ABERTURA DA LICITAÇÃO Av. dos Imigrantes nº. 399, Asa Branca, Boa Vista – RR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial– SENAI-RR, por intermédio de seu Pregoeiro, designado pela Portaria nº 006/2011 de 07de junho de 2011 torna público, para o conhecimento dos interessados que fará realizar licitação na modalidade Pregão Presencial, através do Sistema de REGISTRO DE PREÇOS, do tipo MENOR PREÇO

GLOBAL regida pelo Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, devidamente

publicados no DOU de 16/09/1998, com as posteriores alterações publicadas em 26/10/2001, 11/11/2002 e 24/02/2006, bem como, pelas disposições contidas neste Edital e seus anexos.

1 - REGISTRO DE PREÇOS

1.1 - O Sistema de Registro de Preços tem como objetivo manter o registro de propostas mais vantajosas para atendimento às necessidades e conveniências do SENAI/RR.

1.2 - O SENAI/RR não se obriga a adquirir do(s) licitante(s) vencedor(es), podendo realizar licitação específica para a aquisição de um ou mais itens, hipóteses em que, em igualdade de condições, o beneficiário do registro terá sempre preferência.

2 - DO OBJETO

2.1 - A presente licitação tem por objeto o Registro de Preços para aquisição de livros didáticos e afins para atender o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RR, observadas as especificações constantes dos Anexos I e II (Termo de Referência).

2.2 - Integram o presente certame 11(onze) itens, em 01 lote conforme disposto a seguir:  Lote 1 – Livros didáticos para atender a área de informática e Eletroeletrônica.

3 - DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

(2)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

3.2 - Não poderá participar da presente licitação empresas:

3.2.1 - Concordatárias ou em processo de falência, sob concurso de credores, em dissolução ou em liquidação.

3.2.2 - Que tenha sido contratada por qualquer uma das Entidades que integram o Sistema Indústria (FIER, SESI, IEL, SENAI), esteja em atraso, total ou parcial, nas entregas do material que lhe foi adjudicado, bem como aquelas que, adjudicadas nos últimos 12 (doze) meses, sem justificativa, não tenha cumprido com suas obrigações contratuais, independente de qualquer modalidade de aquisição ou de qualquer outra penalidade que lhe tenha sido aplicada.

3.2.3 - Que estejam suspensas do direito de licitar e contratar com a Administração Pública direta ou indireta ou por qualquer dos entes integrantes do Sistema “S”.

3.2.4 - Declarada inidônea por ato do Poder Público.

3.2.5 - Que estejam reunidas em consórcio e sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si.

3.2.6 - Não poderão participar, ainda que indiretamente, da licitação, pessoa física ou jurídica:

a) Dirigentes ou empregados do SENAI.

4 - DO CREDENCIAMENTO

4.1 - No local, data e hora indicados no preâmbulo deste edital e na presença do Pregoeiro e da Equipe de Apoio, será realizado o credenciamento do representante do licitante. Para tanto, será indispensável à apresentação dos seguintes documentos:

a) Original e cópia do documento de identificação, no caso de dirigente da empresa, juntamente com cópia simples do ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor ou alteração social consolidada devidamente registrada na Junta Comercial, em se tratando de sociedades empresariais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos da eleição de seus administradores.

b) No caso de procurador, apresentar original ou cópia da procuração por instrumento público ou particular, neste último caso, com firma reconhecida em cartório, juntamente com o original e cópia do documento de identificação e cópia simples do ato de investidura (estatuto ou contrato social em vigor ou alteração social consolidada devidamente registrada na Junta Comercial, ata de eleição) do outorgante.

c) O representante legal e/ou procurador deverá identificar-se exibindo documento oficial de identificação que contenha foto.

(3)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

4.2 - A não apresentação ou incorreção da documentação que trata este tópico, como também o não comparecimento do representante legal à sessão, impossibilitará a

empresa de participar das fases de lances verbais, de negociação de preços, de interposição de recursos, de renunciar ao direito de interposição de recursos, ficando mantido o seu preço apresentado na proposta escrita.

4.3 - Não será admitida a participação de um mesmo representante para mais de uma empresa licitante.

4.4 - O licitante ou seu representante legal deverá apresentar declaração dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação exigidos neste Edital, conforme modelo - Anexo III.

4.4.1 - Esta declaração deverá ser entregue juntamente com a documentação de CREDENCIAMENTO e poderá ser firmada pelo representante legal no momento da licitação.

4.5 – O licitante poderá participar sem representante indicado, com apresentação dos envelopes de Habilitação e Proposta de Preço, não sendo possível apresentar lances durante o certame.

5 - DA PROPOSTA – ENVELOPE “A”

5.1 - As propostas serão entregues em envelopes lacrados, preferencialmente opacos, contendo, na parte externa, as seguintes indicações: Razão Social do licitante, número do Pregão e a expressão "PROPOSTA".

5.2 - As propostas deverão ser apresentadas, em uma via, observando o modelo constante no Anexo II, rubricadas em todas as suas folhas, devem conter carimbo ou impressão do nome e assinatura na última pelo titular/dirigente ou representante legal da empresa, sem rasuras, emendas, ressalvas ou entrelinhas, contendo:

5.2.1 - Razão Social e CNPJ do licitante.

5.2.2 - Descrição clara e inequívoca do fornecimento a ser executado, consoante aos anexos I e II (Termo de Referência) deste Edital.

5.2.3 - Preço unitário e total, cotado em moeda corrente no país, em algarismo, sendo o último em algarismo e por extenso, sem incidência de reajuste, considerando inclusas, todas as despesas incidentes direta ou indiretamente no fornecimento.

5.2.3.1 - Ocorrendo discrepância entre os preços unitários e total prevalecerão sempre os primeiros, devendo o Pregoeiro proceder às correções necessárias. No caso de divergências entre os valores em algarismos e por extenso, prevalecerão os últimos, sendo corrigidos, automaticamente, pelo Pregoeiro quaisquer erros de soma e/ou multiplicação.

(4)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

5.4 - As propostas deverão apresentar preços correntes de mercado.

5.5 - O licitante poderá inserir em sua proposta o número do banco, agência e conta corrente para a qual deverá ser emitida a ordem bancária.

5.6 - Deverão ser cotados todos os itens do(s) lote(s) em que haja interesse, sob pena de desconsideração da proposta para o lote.

5.7 - Cada licitante somente poderá apresentar uma proposta comercial.

5.8 - Os licitantes arcarão com todos os custos decorrentes da elaboração e apresentação de suas propostas.

5.9 - A falta de data, assinatura e/ou rubrica na proposta poderá ser suprida pelo representante legal presente à reunião de abertura dos envelopes, com poderes para esse fim.

5.10 - A simples irregularidade formal, que evidencie lapso isento de má fé, e que não altere o conteúdo e, também, não afete a idoneidade das propostas de preço, não será causa de desclassificação.

6 - DA HABILITAÇÃO – ENVELOPE “B”

6.1 - Os documentos referentes à habilitação deverão ser entregues separados da proposta, em envelope fechado, preferencialmente opaco, contendo na parte externa, as indicações: Razão Social e CNPJ do licitante, número do Pregão e a expressão “Documentação”.

6.2 - Para fins de habilitação, todos os licitantes deverão apresentar os documentos relacionados neste tópico, na versão original ou fotocópia autenticada por cartório competente, exceto aqueles obtidos pela internet.

6.3 - Será facultada a possibilidade de autenticação de cópias dos documentos pelo Pregoeiro ou por membro da Comissão Permanente de Licitação – CPL mediante a apresentação dos originais.

6.4 - A CPL poderá efetuar diligências a fim de comprovar a veracidade das informações e dos documentos apresentados pelos licitantes, inclusive quanto à regularidade fiscal, que poderá ser comprovada mediante pesquisa nos sítios oficiais na internet.

6.5 - Serão inabilitadas as empresas que não tenham atendido às condições estabelecidas neste tópico.

6.6 –HABILITAÇÃO JURÍDICA

a) Carteira de Identidade do (s) titular (es)/ dirigente (s) da empresa. b) Registro comercial, no caso de empresa individual.

(5)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

registrada na Junta Comercial, em se tratando de sociedades empresariais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos da eleição de seus administradores. d) Ato de nomeação ou de eleição dos administradores, devidamente registrado no órgão competente, na hipótese de terem sido nomeados ou eleitos em separado, sem prejuízo da apresentação dos demais documentos exigidos na alínea “c”.

6.7 -

REGULARIDADE FISCAL

a) Prova de Inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.

b) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio

ou sede do licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

b.1) A regularidade para com a Fazenda Federal será comprovada mediante a apresentação da Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União.

b.2) A regularidade para com a Fazenda Estadual deverá ser comprovada com Certidão e/ou atestado de regularidade de débitos fiscais, expedida pela Secretaria de Fazenda Estadual, da sede do licitante.

b.3) A regularidade para com a Fazenda Municipal deverá ser comprovada com Certidão e/ou atestado de regularidade de débitos fiscais, expedida pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças ou equivalente, da sede do licitante.

c) Certidão Negativa (e/ou de regularidade) de Débito – CND, expedida pelo Instituto

Nacional de Seguridade Social – INSS.

d) Certificado de Regularidade de Situação – CRS/FGTS, expedido pela Caixa

Econômica Federal.

e) Sendo que as Certidões apresentadas deverão estar em condições de aceitabilidade

quanto ao prazo de validade. Caso as validades das Certidões não estejam expressas no documento, será considerado o prazo de validade de 30 (trinta) dias da emissão da Certidão.

6.8 - QUALIFICAÇÃO ECONÔMICA – FINANCEIRA

a) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, ou balanço de abertura no caso de empresa recém-constituída, que comprovem a situação financeira da empresa, através dos cálculos de índices de liquidez, referente ao ano de 2010.

b) Certidão negativa de falência, concordata ou recuperação judicial, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica no prazo de validade.

6.9 - QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

(6)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

d) Somente será considerado válido o atestado que contenha o timbre da referida entidade pública ou privada, CNPJ, endereço, devendo ser datado e assinado por pessoa física identificada por seu nome e cargo na entidade, estando estas informações sujeitas a conferências.

e) Declaração Especial conforme Modelo Anexo IV.

f) – Apresentar declaração expedida pela FIER, IEL, SESI, SENAI, de que o licitante não esteja em atraso com obra/serviço/materiais.

g) – A declaração mencionada no subitem acima deverá ser solicitada, por escrito, junto a ao SESI (que emitirá declaração da FIER, IEL e SESI)e SENAI, até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para recebimento e aberturadas propostas.

7 - DO PROCEDIMENTO

7.1 - A abertura da presente licitação dar-se-á no dia, hora e local indicado no preâmbulo do presente Edital, devendo os trabalhos obedecer à seguinte ordem:

7.1.1 - Credenciamento dos representantes, devendo ser entregue procuração ou contrato social, com a apresentação do documento de identificação.

7.1.2 - Recebimento da declaração do licitante dando ciência de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e recolhimento dos envelopes “PROPOSTA” e

“DOCUMENTAÇÃO”.

7.1.3 - Encerrado o prazo para recebimento dos envelopes "PROPOSTA" e “DOCUMENTAÇÃO”, nenhum outro será aceito, assim como não se admitirão quaisquer adendos ou alterações nos documentos e propostas entregues.

7.1.4 - Abertura dos envelopes de “Propostas”, e verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório.

7.1.5 - Classificação da proposta de menor preço e daquelas que tenham apresentado valores sucessivos e superiores em até 15% (quinze por cento) relativamente à de menor preço conforme artigo 20 inciso II do Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI. 7.1.6 - Quando não forem verificadas, no mínimo, três propostas de preços nas condições estabelecidas no item anterior (7.1.5), o Pregoeiro classificará as melhores propostas subsequentes, até o máximo de três, para participarem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas.

7.1.7 - A classificação de apenas 2 (duas) propostas de preços não inviabilizará a realização da fase de lances verbais.

7.1.8 - As propostas que, em razão dos critérios definidos nos itens 7.1.5 e 7.1.6, não integrarem a lista de classificadas para a fase de lances verbais, serão consideradas automaticamente desclassificadas do certame.

(7)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

apresentado, de imediato, oralmente ou por escrito, na mesma sessão pública em que vier a ser proferida.

7.1.10 - A Comissão de Licitação analisará e decidirá de imediato o pedido de reconsideração, sendo-lhe facultado, para tanto, suspender a sessão pública.

7.1.11 - Da decisão da Comissão de Licitação relativa ao pedido de reconsideração não caberá recurso.

7.1.12 - Após a classificação das propostas escritas pelo Pregoeiro, terá início a fase de apresentação de lances verbais, conforme as seguintes etapas:

7.1.13- O Pregoeiro convidará, individualmente, os licitantes classificados, de forma sequencial, a apresentar lances, a partir do autor da proposta classificada de maior preço e os demais, em ordem decrescente de valor.

7.1.14 - Havendo lance, o Pregoeiro realizará uma nova rodada, começando pelo autor da última proposta de maior preço, e, assim sucessivamente, até que, numa rodada completa, não haja mais lance e se obtenha, em definitivo, a proposta de menor preço. 7.1.15 - Só serão considerados os lances inferiores ao último menor preço obtido.

7.1.16 - O licitante que não apresentar lance numa rodada não ficará impedido de participar de nova rodada, caso ocorra.

7.1.17 - O Pregoeiro poderá, no início da sessão de lances verbais, estabelecer valor mínimo de redução entre os lances, objetivando a otimização desta etapa.

7.1.18 - Não havendo lances verbais na primeira rodada, serão consideradas as propostas escritas de preço classificadas para esta fase.

7.1.19 - Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas às propostas, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito.

7.1.20 - Se a oferta não for aceitável ou se o licitante classificado em primeiro lugar desatender às exigências de habilitação, o Pregoeiro examinará a oferta subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à habilitação do proponente, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital, podendo o Pregoeiro negociar, diretamente com o proponente, para obtenção de melhor preço.

7.1.21 - Constatado o atendimento das exigências fixadas no Instrumento Convocatório, o licitante será declarado vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto do certame.

(8)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

7.2 - A abertura dos envelopes "PROPOSTA” e “DOCUMENTAÇÃO” será realizado sempre em ato público, previamente designado, do qual se lavrará ata circunstanciada assinada pelo Pregoeiro, equipe de apoio e por todas os licitantes presentes.

7.3 - Após a abertura das propostas, não cabe desistência das mesmas, salvo motivo justo de corrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

7.4 - O licitante declarado vencedor deverá apresentar, em até 2 (dois) dias úteis seguintes à sessão que o declarou vencedor, a Proposta de Preços Definitiva, no mesmo modelo do Anexo II, considerando os valores totais finais ofertados na fase de lances, devendo entretanto, no caso de lotes com mais de um item, manter os mesmos percentuais indicados na proposta inicial, relativos a cada item em relação ao total inicial. 7.5 - É facultado ao Pregoeiro ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligencia destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada à inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.

8 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1 - Para o julgamento e classificação das propostas será adotado o critério de menor

preço Global, observadas as especificações técnicas e parâmetros mínimos de

desempenho e qualidades definidos neste Edital e seus anexos. 8.2 - Serão desclassificadas:

8.2.1 - As propostas que não atendam às exigências deste Edital.

8.2.2 - As propostas com valores superiores ao limite estabelecido no Termo de Referência ou com preços manifestamente inexequíveis, assim considerados aqueles que não venham a ter demonstrado sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto.

8.2.3 - Proposta que apresente preço simbólico, irrisório ou de valor zero, incompatível com os preços dos insumos acrescido dos respectivos encargos, exceto quando se referir a material e instalação de propriedade do próprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou à totalidade da remuneração.

9 - HOMOLOGAÇÃO E DO REGISTRO DOS PREÇOS

9.1 - Obtido o Menor Preço Global para os itens apregoados, por parte da(s) licitante(s) devidamente habilitada(s), serão esses procedimentos objeto de homologação e do consequente REGISTRO DE PREÇOS.

10 – DO CONTRATO, DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO E DA ALTERAÇÃO DOS PREÇOS REGISTRADOS

(9)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

10.2 - Para assinatura da Ata de Registro de Preços e do contrato, o licitante vencedor se obriga a entregar ao SENAI/RR os seguintes documentos:

a) Prova de Regularidade com a Fazenda Federal;

b) Prova de Regularidade relativa à Seguridade Social fornecida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social;

c) Prova de Regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; d) Prova de Regularidade com a Fazenda Pública Estadual.

10.3 - As convocações de que tratam o subitem anterior (10.1) deverão ser atendidas no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis.

10.4 – Quando a licitante vencedora não atender à convocação para assinatura da ATA DE REGISTRO DE PREÇOS, assim como outra qualquer licitante convocada, será cancelado o Registro de Preços, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

10.5 –Ao assinar a ATA DE REGISTRO DE PREÇOS, a licitante obriga-se a realizar os fornecimentos, conforme as especificações e condições contidas neste Edital e em seus anexos, pelo preço registrado.

10.6 - O Preço registrado poderá ser revisto em decorrência de eventual redução dos praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo de serviços ou bens registrados, cabendo à Unidade Gerenciadora da ata promover as necessárias negociações com os fornecedores.

10.6.1 - Quando o preço de mercado tornar-se superior aos preços registrados e o fornecedor, mediante requerimento devidamente comprovado, não puder cumprir o compromisso à Unidade Gerenciadora poderá:

a) Liberar o fornecedor do compromisso assumido, sem aplicação da penalidade, confirmando a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados, se a comunicação ocorrer antes do pedido de fornecimento;

b) Convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de negociação.

10.6.2 - Quando o preço inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao praticado no mercado, a Unidade Gerenciadora deverá:

a) Convocar o fornecedor visando à negociação para redução de preço e a sua adequação ao praticado pelo mercado;

b) Frustrada a negociação, liberar o fornecedor do compromisso assumido;

c) Convocar os demais fornecedores, visando dar igual oportunidade de negociação. 10.7 - Não havendo êxito nas negociações, a Unidade Gerenciadora deverá proceder à revogação da Ata de Registro de Preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da contratação mais vantajosa.

(10)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

10.9 - O fornecedor deixará de ter seu preço registrado quando: a) Descumprir as condições assumidas na Ata de Registro de Preços;

b) Não aceitar reduzir o preço registrado, quando se tornar superior ao praticado pelo mercado;

c) Quando, justificadamente, não for mais do interesse do SENAI/RR.

10.10 - O cancelamento do registro de preços nas hipóteses previstas, assegurado o contraditório e a ampla defesa, será formalizado por despacho da autoridade competente. 10.11 - O fornecedor poderá solicitar o cancelamento do seu registro de preço na ocorrência de fato superveniente que venha comprometer a perfeita execução contratual, decorrente de caso fortuito ou de força maior, devidamente comprovado.

11 - DA VIGÊNCIA DO REGISTRO DE PREÇOS

11.1 - A vigência do registro de preços será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, desde que pesquisa de mercado demonstre que o preço registrado se mantém vantajoso.

12 - DO FORNECIMENTO, DO PRAZO E LOCAL DE ENTREGA

12.1 - O fornecimento dos materiais pelo preço registrado dar-se-á mediante o envio à CONTRATADA do documento designado Autorização de Serviço, emitido pelo setor de suprimentos do SENAI-RR.

12.2 - Cada Autorização de Serviço conterá no mínimo:  Descrição dos itens a serem fornecidos;

 Quantidade dos itens a serem fornecidos;  Valor unitário e total do fornecimento solicitado;  Número de referência do Pedido de Compra;  Prazo de entrega e pagamento;

 Assinatura da Direção Regional.

12.3 – A autorização de serviço poderá ser enviado via Fax ao fornecedor ou por qualquer outro meio hábil.

12.4 - Os materiais serão entregues no prazo máximo de até 10 (dez) dias corridos, contados da data de recebimento da Autorização de Serviço pela Contratada.

12.5 - Os materiais devem ser entregues no SENAI/RR, localizado na Avenida dos Imigrantes nº. 399 – bairro Asa Branca – Boa Vista– RR.

13 - DO CANCELAMENTO DO REGISTRO DO FORNECEDOR

(11)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

b) não aceitar reduzir o preço registrado, quando se tornar superior ao praticado pelo mercado; ou

c) quando, justificadamente, o fornecimento não for mais do interesse do SENAI/RR. 13.2 - O cancelamento do registro de preços de um fornecedor importará na resolução de pleno direito de seu compromisso de fornecimento de serviços e/ou de bens com preços registrados, coma aplicação das penalidades nele previstas, quando for o caso.

14 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

14.1 - As despesas decorrentes da execução do objeto desta licitação serão custeadas com recursos próprios do SENAI/RR.

15 - DA FISCALIZAÇÃO E DO RECEBIMENTO

15.1 – O Encarregado do Setor de Suprimentos e o Almoxarifado Central do SENAI/RR são os responsáveis pelo recebimento e verificação do material entregue comparando com a descrição dos itens, objeto desta licitação.

15.2 - O recebimento será realizado provisoriamente, para efeito de posterior verificação da conformidade dos produtos com as especificações;

15.3 - Definitivamente, no prazo máximo de cinco (cinco) dias corridos, a contar do recebimento provisório para verificação da qualidade e quantidade dos produtos;

15.4 - É direito do SENAI/RR recusar quaisquer dos itens quando entender que o fornecimento está irregular;

15.5 - O recebimento não exclui a responsabilidade da Contratada pelo perfeito desempenho dos itens fornecidos, cabendo à mesma sanar quaisquer irregularidades detectadas quando da utilização dos mesmos, conforme prazo de validade estabelecido neste edital.

16 - DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES

16.1 – É dever da Adjudicatária:

a) Proceder à entrega dos itens em conformidade com o quantitativo e as especificações constantes na ARP (Ata de Registro de Preço);

b) Providenciar a troca, às suas expensas, dos itens entregues com defeitos de fabricação e/ou que não correspondam às especificações solicitadas, no prazo de até 05 (cinco) dias, após notificação formal efetuada pelo SENAI/RR;

c) Responsabilizar-se pelos danos causados diretamente à Administração ou a terceiros, decorrente de sua culpa ou dolo durante o período de entrega, não implicando corresponsabilidade ao SENAI/RR ou de seus agentes ou prepostos;

(12)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

f) Aceitar nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas compras/aquisições, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial do contrato/Ata de Registro de Preços;

g) Responsabilizar-se pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais e outros resultantes do fornecimento do objeto desta licitação;

h) Assegurar que os materiais tenham prazo de validade/garantia, de no mínimo 12(doze) meses, contados a partir da data de recebimento do SENAI/RR;

i) Manter as condições de habilitação e qualificação exigidas para sua contratação; j) Não transferir a terceiros, total ou parcial, o fornecimento, do objeto licitado. 16.2 – Compete ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RR:

a) Receber o objeto Adjudicado, nos termos, prazos, quantidade, qualidade e condições estabelecidas no Edital.

b) Dar recebimento definitivo após a verificação do cumprimento das características e das especificações dos materiais, nos termos deste Edital e seus Anexos e da Proposta Adjudicada, em conformidade com o prazo da garantia de 12 (doze) meses, contados do recebimento do produto e da assinatura da Nota Fiscal;

c) Recusar os materiais nas seguintes hipóteses:

c.1) Se apresentarem vício de qualidade ou impropriedade;

c.2) Se a entrega ocorrer em desacordo com o requisito obrigatório deste Edital e Anexos; c.3) Se a Nota Fiscal com especificação e quantidade estiver em desacordo com o Edital. d) Proporcionar todas as facilidades indispensáveis à boa execução da obrigação contratual, inclusive permitindo o acesso de empregados, prepostos ou representantes da licitante vencedora às dependências do SENAI/RR;

e) Prestar as informações e os esclarecimentos atinentes ao objeto, que venham a ser solicitada pela licitante vencedora;

f) Efetuar o pagamento na época prevista.

17 - DO PAGAMENTO

17.1 - O pagamento será efetuado em conta corrente da empresa vencedora, mediante apresentação de Nota Fiscal, correspondente à quantidade de itens entregues e, desde que não haja discordância quanto a valores, quantidade e especificação dos mesmos e, conforme programação de pagamento do SENAI-RR.

17.1.1 - A Contratada deverá apresentar juntamente com a Nota Fiscal a seguinte documentação atualizada:

a) Prova de Regularidade com a Fazenda Federal.

b) Prova de Regularidade relativa à Seguridade Social fornecida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social.

(13)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

17.2 - A Nota Fiscal que for apresentada com erro será devolvida à Contratada para retificação e reapresentação, e será aberta a contagem de novo prazo para sua quitação a partir de sua reapresentação devidamente corrigida.

17.3 - Nenhum pagamento será efetuado ao adjudicatário enquanto estiver pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que lhe tiver sido imposta em decorrência de inadimplemento das obrigações assumidas.

18 - DAS PENALIDADES

18.1 - O descumprimento injustificado das obrigações assumidas nos termos deste Edital poderá sujeitar os licitantes às penalidades e multas, incidentes sobre o valor da Proposta apresentada, na forma seguinte:

a) Perda do direito ao fornecimento do objeto; b) Declaração de inidoneidade;

c) Multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor total da Proposta de Preços de cada LOTE.

18.2 - Quanto ao atraso ou recusa para assinatura da Ata de Registro de Preços: a) Atraso até 05 (cinco) dias, multa de 2% (dois por cento);

b) A partir do 6° (sexto) dia até o limite do 10° (décimo) dia, multa de 4% (quatro por cento), podendo caracterizar a inexecução total da obrigação a partir do 11° (décimo primeiro) dia de atraso.

18.3 - Quanto ao atraso ou recusa para assinatura e retirada da Autorização de Serviço: a) Atraso até 02 (dois) dias, multa de 2% (dois por cento);

b) A partir do 3° (terceiro) até o limite do 5° (quinto) dia, multa de 4% (quatro por cento), podendo caracterizar a inexecução total da obrigação a partir do 6° (sexto) dia de atraso. 18.4 - Se a adjudicatária recusar-se a receber e assinar o pedido de compra injustificadamente ou se não apresentar situação regular no ato da feitura da mesma, garantida prévia e ampla defesa, poderá estar sujeito às seguintes penalidades:

a) Multa de até 10% sobre o valor do pedido de compra;

b) Suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com as Entidades do SISTEMA INDÚSTRIA por prazo de até 02 (dois) anos, e,

c) Declaração de inidoneidade.

18.5 - Das multas, eventualmente impostas à licitante, ser-lhe-á concedido o prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados de sua intimação, para efetuar o pagamento. Após esse prazo, não sendo efetuado o pagamento ou apresentado defesa, seus dados serão encaminhados à autoridade competente para proceder à cobrança judicial da multa, sem prejuízo de aplicar outras sanções.

(14)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

impedido de licitar ou contratar com as Entidades do SISTEMA INDÚSTRIA por um prazo de até02(dois) anos.

18.7 - Fica facultada a defesa prévia da licitante vencedora, em qualquer caso de aplicação de penalidade, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato.

19 - DOS ESCLARECIMENTOS E DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

19.1 - Até 02 (dois) dias úteis, antes da data fixada para recebimento e abertura das propostas, qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório do Pregão, devendo protocolar o pedido junto à Comissão Permanente de Licitação, localizada na Avenida dos Imigrantes, 399– bairro Asa Branca – Boa Vista/RR.

19.2 - Os pedidos de impugnação do Edital, somente serão aceitos por meio escritos e devidamente motivados.

19.3 - Não serão aceitos pedidos de esclarecimentos, providências ou pedido de impugnação ao ato convocatório por telefone, ou por meio informal.

19.4 - Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. 19.5 – Acolhida a petição contra o ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

20 - DO RECURSO

20.1 - Declarada o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, devendo o recurso ser reduzido a termo em ata, quando lhe será concedido o prazo de 2 (dois) dias úteis para apresentação das razões recursais.

20.2 - A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e adjudicação do objeto ao vencedor.

20.3 - Os recursos contra decisão do Pregoeiro terão efeito suspensivo conforme Regulamento de Licitações e Contratos do SENAI, artigo 24.

20.4 - Interposto recurso, o mesmo será comunicado aos demais licitantes. O licitante que vir a ter sua situação efetivamente prejudicada em razão do recurso interposto poderá sobre ele se manifestar no mesmo prazo recursal, que correrá da comunicação da interposição do recurso.

20.5 - O acolhimento do recurso importará na invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

(15)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

20.7 - Na contagem dos prazos será excluído o dia do início e incluído o dia do vencimento, prorrogando-o automaticamente para o primeiro dia útil subsequente quando recair em data em que não haja expediente no SENAI/RR.

21 - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

21.1 - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/RR, se reserva o direito de mediante despacho fundamentado, revogar, no todo ou em parte, a presente licitação, prorrogá-la, anulá-la por ilegibilidade, diminuir ou aumentar a quantidade do objeto do presente Edital, assim como pedir novos detalhes em consequência das propostas apresentadas, sem que por qualquer desses motivos possam os licitantes reclamar direitos ou exigir indenizações.

21.2 - Não será aceita em hipótese alguma a subcontratação do fornecimento do objeto deste Edital.

21.3 - A Comissão poderá pesquisar, via Internet, ou por quaisquer outros meios lícitos, a situação jurídica, técnica, econômico-financeira e fiscal dos licitantes.

21.4 - Nenhuma responsabilidade pode ser imputada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial –SENAI/RR, pelo uso indevido, por parte da empresa adjudicatária, de produtos que sejam privativos de terceiros por força de registro de pat 21.5 - A Comissão poderá relevar erros e omissões puramente formais, desde que não comprometam o caráter competitivo da disputa, tampouco firam o interesse público. 21.6 - O Caderno de Licitação está composto dos seguintes elementos:

Edital de Pregão Presencial Nº. 02/2011/SENAI/DR/RR com os seguintes anexos: a) Anexo I – Termo de Referência;

b) Anexo II – Modelo de Proposta;

c) Anexo III – Declaração de Requisitos de Habilitação; d) Anexo IV – Declaração Especial;

e) Anexo V – Minuta da Ata de Registro de Preços; f) Anexo VI – Minuta do Contrato.

21.7 - Não havendo expediente no SENAI/RR, no dia marcado para a habilitação e/ou abertura das propostas, essas ocorrerão na mesma hora do primeiro dia útil subsequente. 21.8 – Só se iniciam e vencem os prazos referidos neste edital em dia de funcionamento do SENAI/RR.

21.9 - Ao adquirir o Edital o licitante deverá declarar o endereço, fone e Fax em que receberá notificação e comunicar qualquer mudança posterior, sob pena de reputar-se válida a notificação encaminhada ao endereço inicialmente fornecido.

21.10 - O Foro da cidade de Boa Vista capital do Estado de Roraima será competente para dirimir questões oriundas deste Edital, renunciando qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Boa Vista – RR, ____ de maio de 2011.

(16)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

O presente Termo de Referência visa orientar o Registro de Preços para aquisição de vestuário e afins, subsidiando o SENAI/RR na avaliação do custo de aquisição, na definição dos métodos, especificações e quantitativos dos produtos, os critérios de aceitação dos materiais, obrigações do SENAI/RR e do licitante vencedor, procedimentos de fiscalização, de gerenciamento, do prazo de entrega dos itens e penalidades para o inadimplemento das obrigações assumidas.

1 – JUSTIFICATIVA

1.1 - Atender à demanda do SENAI, no que diz respeito aos cursos de informática e eletroeletrônica e afins, dessa forma, assegurara condições essenciais para o desempenho das atividades inerentes a esta instituição.

1 – OBJETO

1.1 - O objeto do presente Termo é o Registro de Preços para aquisição de livros didáticos, para atender o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/RR, observadas as especificações descritas, conforme anexo.

(17)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

17

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

 Lote 1 – Livros didáticos de informática e eletroeletrônica

Descrição dos Livros

Item D I S C R I M I N A Ç Ã O Unid; Quant Valor

Unit; Valor Total

01

Livro com: Capa; Logomarca do SENAI/RR na frente e atrás informações do SENAI/RR ; Nome do autor; Nome da

editora e contendo o sumário abaixo:

Terminologia básica de informática; a história do computador; tipos de computador o sistema do microcomputador; a cpu; elementos de informação; unidades de armazenamento; periféricos impressora; digitalizador; modem; programas; o sistema operacional; os programas aplicativos; - o ambiente de trabalho; o windows ; efetuar logon; os elementos da tela; tarefas básicas; o mouse; janelas; desligar o computador; arquivos e pastas; definição de arquivo e de pasta; elementos de uma pasta; controlar a exibição das informações; classificar; selecionar; criar uma pasta; excluir; renomear; copiar e mover; localizar arquivos e pastas; configuração do ambiente; aparência da tela, sons, mouse e vídeo; relógio do computador; conta de usuário; gadgets; execução de programas; iniciar um programa; sair de um programa; instalar ou desinstalar programas; a calculadora; o bloco de notas; o paint; a internet; história da internet; tipos de conexão; o que é possível fazer na internet? estabelecer uma conexão com a internet; os navegadores da web; características da web; o internet explorer navegação básica; alterar a home page do internet explorer; pesquisar páginas da web; salvar páginas favoritas navegar usando guias; sites da web – portais; sites da web – buscadores; sites da web - comunidades virtuais; correio eletrônico; windows live mail; ler mensagens responder uma mensagem excluir uma mensagem windows live Messenger o Skype; segurança o que é vírus?

tipos de vírus; quem faz os vírus?; o que é hacker?; como os vírus se espalham? como posso saber se meu computador tem vírus?; como se proteger?; o que é antivírus?; o que é um anti-spyware? o que é um firewall?; a central de ações do windows ; - o ambiente de trabalho do word ;; a tela do word visualização do documento saída do word; - criação do primeiro documento; utilização do teclado; acentuação digitação do texto; verificação ortográfica; - o trabalho com arquivos ; operações de arquivo; abrir o arquivo criação de um arquivo; trabalho com vários arquivos ; - edição do texto; navegação pelo texto seleção do texto; apagar o texto; copiar e movimentar texto ; desfazer e repetir comandos; inserção de caracteres especiais alternar

entre letras maiúsculas e minúsculas - formatação do documento

alinhamento do texto recuo das margens recuar as margens pela régua tabulações marcadores e numeração bordas e sombreamento copiar e repetir a formatação formatação do texto formatação da fonte usar estilos utilizar o comando fonte; - impressão do documento visualização da impressão início da impressão cancelamento da impressão configuração da página - margens configuração da página - papel configuração da página - layout quebras de página impressão de números de página; - revisão do documento definição do idioma verificação ortográfica e gramatica dicionários personalizados dicionário de sinônimos tradução localização e substituição de texto - cabeçalho e rodapé definição criação de um cabeçalho/rodapé edição do cabeçalho/rodapé - tabelas criação de tabelas conversão de texto em tabela movimentação em uma

(18)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

18

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

tabela seleção da tabela edição da tabela formatação da tabela - o ambiente de trabalho do excel o que é planilha eletrônica a tela do excel saída do excel - criação da primeira planilha a pasta de trabalho navegação na planilha digitação na planilha edição do conteúdo da célula excluir o conteúdo da célula seleção da planilha alteração da largura da coluna desfazer e repetir comandos - arquivos operações de arquivo criação de uma pasta de trabalho - janelas, planilhas e pastas de trabalho visualização dos arquivos abertos exibir vários arquivos na tela salvar o espaço de trabalho limitar o número de planilhas renomear uma planilha inserir uma planilha excluir

uma planilha

navegação entre as planilhas mover planilhas mover planilha com o menu de atalho copiar planilhas - edição de planilhas inserção e exclusão mover e copiar séries classificação - formatação da planilha aplicação dos comandos alinhamento fonte número bordas cores e preenchimento formatação como tabela excluir e copiar a

formatação; - impressão início da impressão cancelamento da impressão

configuração da página - página configuração da página – margens configuração da página - cabeçalho/rodapé configuração da página – planilha; - cálculos construção de fórmulas referências de células referência mista referência absoluta funções descrição de algumas funções do excel; - ilustrações tipos de ilustrações inserção de

uma ilustração edição da ilustração formatação da ilustração;

- gráficos os gráficos do excel construção de um gráfico edição do gráfico alterar o gráfico mover o gráfico para uma guia impressão; ; - o powerpoint o que é o powerpoint visualização da apresentação saída do powerpoint - criação de uma apresentação a partir de um slide em branco a partir de um modelo salvar o arquivo da apresentação - trabalhar com texto no slide digitação do texto seleção desfazer a seleção formatação do texto o modo estrutura de tópicos; - formas desenho de formas edição de formas formatação da forma; - objetos especiais tipos de objetos tabela imagem clip-art smartart; - imprimir uma apresentação visualização da impressão início da impressão; - animações e transição de slides animação de textos ou objetos efeitos de animação padrão efeitos de animação personalizados efeitos de transição de slides; - execução de uma apresentação executar uma apresentação definir o intervalo de uma apresentação automática preparar uma apresentação para ser executada no modo de apresentação de slides; - ilustrações tipos de ilustrações inserção de uma ilustração edição da ilustração formatação da ilustração textos ornamentais APÊNDICE A - EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO BIBLIOGRAFIA

Descrição dos Livros

Item D I S C R I M I N A Ç Ã O Unid; Quant Valor

Unit; Valor Total

02

Livro com: Capa; Logomarca do SENAI/RR na frente e atrás informações complementares do SENAI/RR; Nome do

autor; Nome da editora e contendo o sumário abaixo:

Início de um Desenho ; Início ; A tela gráfica Visualização do menu tradicional do AutoCAD Linha de status ;

Conceitos básicos do AutoCAD ; Iniciar, salvar e abrir um desenho;

- Configuração da Área de Trabalho e da Interface ; A unidade de trabalho - Comando Units ; A área de trabalho -

Comando Limits ; Criar uma malha de referência - Comando Grid ; O passo do cursor - Comando Snap ; Modo ortogonal - Comando Ortho ; Entrada de dados dinâmica ; Personalização da área de trabalho Toolbars e paletas ;

(19)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

19

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

Exercício; - Comandos de Desenho ; Comando Line

; Comando Circle Centro e raio Center, Radius Centro e diâmetro Center, Diameter Círculo por dois pontos -Points Círculo por três pontos - --Points Círculo tangente a duas entidades com raio definido - Tan, Tan, Radius ; Comando Arc Arco por três pontos - -Point Arco definido por início, centro e fim - Start, Center, End Arco definido

por início, centro e ângulo de varredura - Start, Center, Angle

Arco definido pelo início, centro e tamanho da corda - Start, Center, Lenght Linha e arcos contínuos ; Comando Polygon ; Comando Rectangle ; Comando Ellipse Elipse definida pelo centro e dois semieixos – Center Elipse definida pelos eixos e excentricidade Arco elíptico - Arc ; Comando Pline Linhas pelo comando Pline Geração de arcos pelo comando Pline ; Comando Point ; Comando Hatch Edição de hachuras ;;; Exercício; - Desenho com Precisão ; Coordenadas absolutas ; Coordenadas relativas ; Coordenadas polares ; Entrada de medidas pela interface dinâmica ; Osnap - Ferramentas de desenho ; Funções Polar e Otrack ; Exercício; - Modificação do Desenho e Seleção de Objetos ; Seleção de objetos Seleção por janela - Window/Crossing Seleção por polígonos - Wpolygon/Cpolygon Seleção por Fence

Seleção da última entidade desenhada - Last

Seleção da entidade previamente selecionada - Previous Seleção de todos os objetos do desenho - All Seleção de objetos semelhantes - Select Similar Remover entidades da seleção e adicioná-las - Remove/Add Criação de objetos a partir de objetos existentes ; Comandos de edição Comando Erase Comando Move Comando Copy Comando Rotate Comando Scale Comando Trim Comando Mirror Comando Stretch Comando Array ;;; Comando Break ; Comando Extend Comando Fillet Comando Chamfer Comando Offset Comando Pedit Comando Explode Comandos U e Redo Uso dos Grips ; Exercício; – Texto ; Comando Mtext ; Edição de textos criados com Mtext ; Textos simples de uma linha Texto definido pela opção Justify Edição de textos criados com

Dtext ; Criação de estilos de texto - Comando Style

Alteração de um estilo de texto existente ; Exercício; - Propriedades dos Objetos ; Introdução ; Níveis de trabalho -

Comando Layer Propriedades dos níveis de trabalho Novo layer

Cor e tipo de linha do layer Estados do layer Gerenciador do estado dos layers ; Manipulação dos layers pelo painel Layers da aba Home ; Outras formas de manipulação de layers ; Comando Color ; Comando Linetype ; Escala dos tipos de linha - Comando Ltscale ; Alteração das propriedades dos objetos - Comando Properties ; Quick Properties ;;; Propriedade anotativa (Annotative) ; Exercício - Criação de layers; -

(20)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

20

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

usuário ; Remoção de restrições dimensionais ; Visibilidade das restrições dimensionais; - Geração de Bibliotecas e

Atributos ; Vantagens do uso de blocos ; Relação entre blocos, níveis de trabalho, cores e tipos de linha ; Criação de

blocos - Comando Block ; Comando Wblock ; Inserção de blocos - Comando Insert ; Atualizações em blocos

gerados a partir de desenhos

; Exercícios ; Associação de atributos aos blocos - Comando Ddattdef ; Modo de apresentação dos atributos ;;; Edição individual de atributos ; Edição global de atributos ; Edição de atributos pelas paletas do AutoCAD ; Redefinição de um bloco com atributos - Comando Attredef ; Gerenciador de atributos ; Atualização de atributos ; Extração de atributos ; Exercício - Criação de Tabelas ; Criação de tabelas - Comando Table ; Modificação de tabelas ; Estilos de tabelas ; Associação de tabelas a planilhas ; Exercício; - Comandos de Pesquisa ; Comando List ; Comando Measuregeom ; Comando ID Point ; Comando Time ; Comando Status ; Comando QuickCalc ; Exercício;

- Impressão do Desenho ; Impressão no Model Space Comando Plot Impressão de vista de um desenho

Configuração de escalas ; Impressão no Paper Space

Montagem da folha - Page Setup Criação de viewports Tabela de escalas Criação de escalas para anotações Ajuste da escala no layout Visibilidade das escalas anotativas Posição do objeto anotativo com diferentes escalas ; Exercício; - Utilitários de Acesso à Internet e Criação de DWF e PDF ; Publish to Web ; eTransmit ; Send ; Publish -

Geração de arquivos em DWF

; Autodesk Design Review Requisitos de sistema ; Inserção de DWF como arquivo de referência ; Geração de arquivos em formato PDF; - Dicas de Produtividade ; Padronização de arquivos - Template ; Repetição de comandos ; Seleção rápida de objetos - Qselect ; Edição pelas ropriedades - Properties Edição pelas

Quick Properties ; CAD Standards Associar um arquivo de padrões

Verificação de uma violação de padrões ; Abertura parcial de arquivo - Partial Open Apêndice A - Novidades do

AutoCAD A; Tela inicial A; Área gráfica A; Ícone da UCS e Gizmos A; Customização

(21)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

21

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

Descrição dos Livros

Item D I S C R I M I N A Ç Ã O Unid; Quant Valor

Unit; Valor Total

03

Livro com: Capa; Logomarca do SENAI/RR na frente e atrás informações complementares do SENAI/RR; Nome do autor; Nome da

editora e contendo o sumário abaixo:

Parte I - PHP – Básico - Conceitos Básicos de PHP ; O Que É PHP? ; Instalação do PHP Instalação do PHP no Linux com Apache

Instalação do PHP no Windows ; Teste do PHP ; Exercícios; - PHP e HTML ; Marcadores dos Comandos PHP ; Separador de Comandos ; Adição de Comentários ao Script PHP ; Exercícios; - Tipos no PHP ; Inteiro ; Ponto Flutuante ; String; Aspas Simples; Aspas Duplas; Sintaxe Heredoc; Sintaxe Nowdoc - PHP ; Booleano; Array ; Objetos ; Recursos ; Nulo ; Conversão de Tipos Conversão em Inteiro Conversão em Booleano Conversão em Ponto Flutuante Conversão em String Conversão em Array Conversão em Objeto ;;; Conversão Automática de Tipos no PHP ; Exercícios; - Primeiros Passos; Constantes ; Variáveis Variáveis Predefinidas Variáveis Superglobais Escopo Variáveis Dinâmicas ; Envio de Resultados para o Browser ; Exercícios; – Operadores ; Operadores Aritméticos ; Operadores de Atribuição ; Operadores Bitwise (Manipulação de Bits) ; Operadores de Comparação ; Operadores de Controle de Erros ; Operadores de Execução ; Operadores de Incremento/Decremento ; Operadores Lógicos ; Operadores de Strings ;;; Operadores de Arrays ; Precedência ; Exercícios; - Estruturas de Controle ; If;elseif;else ; While e do;while ; For; Foreach ; Switch ; Break ; Continue ; Require, Include, Require_once e Include_once ; Return ; goto - PHP ; ; Exercícios; –

Funções ; Criação de uma Função ; Argumentos func_num_args func_get_arg func_get_args ; Retorno de Valores de uma

Função ; Variáveis Funções ; Funções Anônimas ; Funções Anônimas - PHP ; ; Manipulação de Funções Dinamicamente call_user_func call_user_func_array function_exists get_defined_functions register_shutdown_function ; Exercícios; - PHP e

Formulários Web ; Formulários Web ; Criação de Formulários Dinâmicos ; Tratamento dos Dados Recebidos ; Upload de Arquivos ;

Exercícios; Manipulação de Strings no PHP ; Addslashes ; Chr ; Chunk_split ; Count_chars Crypt ; Explode; Htmlentities e Htmlspecialchars ; Html_entity_decode ; Implode ; Localeconv ;;; ltrim ; Md ; Nlbr ; Number_format ; Ord ; Rtrim ; Setlocale ; Str_pad ; Str_repeat ; Str_replace / str_ireplace ; Str_shuffle ; Str_split ; Str_word_count ; Strip_tags ; Stripslashes ; Strlen ; Strpos/Stripos ; Strrev ; Strrpos/Strripos ; Strstr/Stristr ;;; Strtolower ; Strtoupper ; Strtr ; Substr_count ; Substr ; Trim ; Ucfirst ; Ucwords ; Wordwrap ; lcFirst - PHP ; ;;; str_getcsv - PHP ; ; Exercícios; ; - Arrays ;; Criação de Arrays no PHP ; Pelo Construtor Array() ; Criação Implícita ;; Manipulação dos Elementos de um Array ;; Remoção de um Array ou de Seus elementos ;; Funções para Manipulação de Arrays ; array_change_key_case ; array_chunk ; array_combine ; array_count_values ; array_diff_assoc ; array_diff ; array_fill ; rray_filter; array_flip; array_intersect_assoc ; array_intersect ; array_key_exists ; array_keys; ; array_map ; array_merge_recursive ; array_merge

; array_multisort ; array_pad

; array_pop ; array_push ; array_rand ; array_reduce ; array_reverse ; array_search ; array_shift ; array_slice ; array_splice ; array_sum ; array_unique ; array_unshift ; array_values ; array_walk ; asort/arsort ; compact ; count/sizeof ; extract ; in_a rray ; ksort/krsort ; list; reset/next/current/key/prev/end ; each ; range ; sort/rsort ; shuffle ; rray_replace - PHP ; array_replace_recursive - PHP ; Exercícios; - Funções Essenciais no PHP ; Funções de Data e Hora time mktime Strtotime Checkdate Date Getdate ; Diretório/Arquivos is_dir mkdir rmdir dir getcwd chdir opendir readdir rewinddir ; closedir scandir basename copy dirname disk_free_space disk_total_space file_exists is_file is_executable; is_link is_readable is_writable is_uploaded_file filemtime filesize filetype file readfile file_get_contents ;;; file_put_contents pathinfo; rename unlink tempnam parse_ini_file fopen fclose feof ; fgetc ;;; fgets fgetss fread fseek fwrite fflush rewind; ftell ftruncate tmpfile ; HTTP header headers_list headers_sent; header_remove - PHP ; setcookie/setrawcookie ; Matemáticas decbin dechex decoct bindec hexdec octdec base_convert abs floor ; ceil round sqrt pow raddeg degrad exp log; log max min rand e mt_rand is_nan sin cos tan ; PHP (Opções e Informações) dl extension_loaded get_loaded_extensions get_extension_funcs ini_get ini_get_all ini_set ini_restore get_defined_constants ;get_included_files phpcredits phpinfo phpversion set_time_limit gc_enable - PHP ; gc_disable - PHP ; gc_enabled - PHP ; gc_collect_cycles - PHP ; Expressões Regulares ereg ereg_replace Sintaxe Expressão Regular PCRE preg_match preg_replace ;

(22)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

22

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

Rede fsockopen gethostbyname gethostname - PHP ; ; Miscelâneas constant eval get_browser highlight_file hp_check_syntax; sleep ; Exercícios ; - Manipulação de Erros no PHP ; Configuração das Opções no hp;ini; error_reporting display_errors display_startup_errors log_errors log_errors_max_len; ignore_repeated_errors ignore_repeated_source error_log warn_plus_overloading

; Funções para Manipulação de Erros error_log error_reporting set_error_handler trigger_error restore_error_handler debug_backtrace ; Exercícios; Parte II - PHP - Avançado - PHP e OO ; Orientação a Objetos (OO) Objeto Classe Atributo Método Herança Polimorfismo Acoplamento Coesão ; Utilização de OO no PHP Classe Visibilidade de Atributos e Métodos Atributos e Métodos Estáticos Referência Estática à Classe - PHP ; Construtor e Destruidor de Classes Herança e Polimorfismo Classes Abstratas Interfaces Reflexão ; Controle de Exceções ; Funções para Manipulação de Classes Class_exists ; Exercícios - Trabalho com Sessões ; Início de uma Sessão ; Encerramento de uma Sessão ; Funções Disponíveis para Sessões session_id session_regenerate_id session_write_close ; Construção de uma Classe para Sess ões ; Exercícios; Manipulação de Imagens no PHP ; Funções para Manipulação de Imagens imagecreate e imagecreatetruecolor imagecreatefrom imagecoloralocate imagecolortransparent imagesx e imagesy imagesetpixel imageline imagerectangle e imagefilledrectangle; imagepolygon e imagefilledpolygon ;;; imageellipse e imagefilledellipse imagearc e imagefilledarc imagestring imagettftext imagecopy imagerotate imagepng, imagejpeg, imagewbmp e imagexbmp imagedestroy ; Construção de uma Classe para Geração de Imagens ; Exercícios; - PHP e XML ; simpleXML simplexml_load_file simplexml_load_string Métodos da Classe simpleXML simplexml_import_dom ; DOM Instanciar a Classe DomDocument load e loadXML Outros Métodos Manipulação do Documento XML Como Salvar o Documento XML ; Exercícios - Recebimento e Envio de E-Mails com PHP ; Envio de E-Mails ; Recebimento de E-Mails imap_open imap_headerinfo e imap_header imap_body imap_fetchstructure e imap_fetchbody ; Exercícios; - Namespace - PHP ; ; Visão Geral ; Definição de um Namespace ; Definição de um Sub-Namespace; Múltiplos Namespaces em um Mesmo arquivo ; Escopo ; Apelidos ; Dicas Finais sobre amespaces; Dica Dica Dica Dica Dica ; Exercícios Parte III - PHP - Banco de Dados; - PHP e MySQL;Obtenção do MySQL ; Criação do Banco de Dados e das Tabelas de Exemplo ; MySQL mysql_connect mysql_query mysql_num_rows ysql_affected_rows; mysql_num_fields mysql_field_name mysql_fetch_assoc mysql_fetch_field mysql_fetch_lengths ;;; mysql_data_seek mysql_insert_id mysql_errno e mysql_error mysql_real_escape_string ; mysqli Classe mysqli mysqli_stmt mysqli_result mysqli e mysqli_result mysqli_stmt; Exercícios; - PHP e PostgreSQL ; Obtenção do PostgreSQL ; Criação do Banco de Dados e das Tabelas; Utilização do PostgreSQL no PHP pg_connect; pg_query pg_num_rows e pg_affected_rows pg_fetch_all pg_fetch_array pg_fetch_row pg_fetch_assoc pg_fetch_object pg_num_fields ;;; pg_field_name pg_send_query pg_connection_busy pg_get_result pg_meta_data pg_escape_string ; Exercícios - Criação de uma Classe Genérica para Manipulação de Bancos de Dados ; Classe Abstrata BD ; Classe Consulta ; Exercícios; - A Classe HTML ; Classe HTML; A Classe Tabela ; Exercícios Parte IV - Estudos de Casos; - Estudo de Caso - Cadastro e Autenticação de Usuários ; Exercícios; - Estudo de Caso - Criação de Menus Dinâmicos ; Exercícios Apêndice A - Links Interessantes Bibliografia Índice Remissivo

Descrição dos Livros

Item D I S C R I M I N A Ç Ã O Unid; Quant Valor

Unit; Valor Total

04

Livro com: Capa; Logomarca do SENAI/RR na frente e atrás informações complementares do SENAI/RR; Nome do

autor; Nome da editora e contendo o sumário abaixo:

Parte I - Introdução - Utilização dos aplicativos Categorias dos aplicativos Os mais populares - Produção gráfica Elaboração do projeto gráfico Espaços de cor Modelos de cor

Escala de cores Retícula Tipos de retícula Retícula linear (AM - Amplitude Modulada) Retícula estocástica (FM - Frequência Modulada) Retícula híbrida - Sistemas de impressão Sistema de impressão: Offset; Sistema de impressão: Digital Sistema de impressão: Rotogravura Sistema de impressão: Flexografia Sistema de impressão:

(23)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

23

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

Tampografia Sistema de impressão: Silkscreen (Serigrafia) Parte II - Photoshop CS - Ferramentas Caixa de ferramentas Algo mais sobre ferramentas Exercício: Pintura digital - Principais formatos de imagens bitmap Formatos profissionais Principais formatos - Espaço de cor, tamanho e resolução Espaço de cor Tamanho da tela de pintura Tamanho da imagem Exercício: Refrigerante D - Seleção e demarcadores (Paths) Seleção com ferramentas Seleção com demarcadores (Path) Menu Selecionar Exercício: Recorte - Transformação Exercício: Fusão; Camadas Camadas de texto Estilos de camada Manipulação de marionete Exercício: Fusão moon night ; - Ajustes de cor Matiz e Saturação Equilíbrio de Cores Preto-e-Branco Filtro de Foto Cor Seletiva Exercício: Flor – Retoque Retoque com ferramenta Carimbo Retoque com ferramenta Recuperação Retoque com ferramenta Recuperação para Manchas Retoque com ferramenta Correção; Ferramenta Retoque de Olhos Vermelhos - Tratamento de imagem Brilho e Contraste Níveis; Curvas - Histórico (History) - Ações (Actions) Exercício:

Paisagem - Canais Canal Alfa Canal Spot - Mascaramento Mascaramento com Máscara Rápida (QuickMask); Mascaramento com canais - Filtros Exercício: Recorte de cabelo - Conversão de RGB em CMYK Parte III - CorelDRAW X - Nova Página - Ferramentas Caixa de ferramentas Algo mais sobre ferramentas - Cores, gradiente, padronagens e fractais; Cores - Preenchimento Cores - Contorno Gradiente Padronagem Textura (Fractal) - Textos; Edição de texto Exercício: Cartão de visita - Manipulação de objetos Organização de objetos Exercício: Adesivo de piso - Desenho Ferramentas de desenhos Mídia artística Vetorização; Malha Exercício: Natureza morta - Efeitos Mistura Extrusão Envelope Contorno Lente Perspectiva; Sombra Interativa PowerClip Exercício: Banner - Código e barras Exercício: Rótulo - Importação e exportação Importação Exportação Corel Connect Exercício: Importação Exercício: Exportação; Bibliografia Marcas registradas Índice remissivo.

Descrição dos Livros

Item D I S C R I M I N A Ç Ã O Unid; Quant Valor

Unit; Valor Total

05

Livro com: Capa, Logomarca do SENAI/RR na frente e atrás informações complementares do SENAI/RR; nome do

autor, nome da editora e conteúdo abaixo:

Visão Geral do Revit ; Conceito de BIM - Uma Breve Introdução ; Elementos Paramétricos; requisitos do Sistema Autodesk Revit Architecture Tipos de Arquivo Utilizados Salvamento Automático de Cópias de Segurança;

Interface ; Interface do Revit Ribbon; Project Browser Barra de Acesso Rápido Barra de Opções Barra de

Controle de Vistas e Barra de Status e Escala Área Gráfica ; Guia para Melhor Entendimento da Interface -

Elementos e Famílias do Revit ; Elementos - Elements ; Famílias - Families Propriedades das Famílias - Início do Projeto ; Configurações Iniciais New - Início de um Novo Projeto; Units - Unidades de Trabalho Level -

Níveis/Pavimentos Grids - Linhas de Eixo ; Importação de Desenho D do AutoCAD - Paredes - Walls ; Inserção de Paredes – Walls; Seleção de Objetos ; Dimensões Temporárias de Paredes ; Ferramentas de Auxílio ao Desenho de Paredes ; Criação de Tipos de Parede ; Modificação de Paredes ; Paredes Compostas Criação de Paredes Compostas Criação de uma Parede Composta de Elementos na Vertical - Ferramentas de Edição ; Offset - Cópias Paralelas ; Trim - Cortar ; Extend - Estender ; Split - Dividir ; Align - Alinhar ; Move - Mover ; Copy - Copiar ; Rotate - Rotacionar ; Mirror – Espelhar; Array - Cópias Ordenadas ; Pin - Fixar ; Scale - Escalar ; Delete - Apagar -

Vistas e Formas de Visualização do Projeto ; Visualização do Projeto - Project Browser ; Criação de Vistas; D View -

Vista D Section - Corte Elevation - Elevações Plan Views - Vistas em Planta; Duplicate View - Duplicar Vista

(24)

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima

24

Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca – Boa Vista/RR - 69312-296

Legends - Legendas Schedules - Tabelas Drafting View - Vista de Detalhes ; View Properties - Propriedades da Vista ; Thin Lines - Linhas Finas ; View Templates ; Temporary Hide/Isolate - Isolar Objetos Temporariamente ; Controle da Visibilidade dos Objetos ; Seleção do Elemento no Desenho com Menus de Atalho - Portas e Janelas ; Inserção de Portas Modificações de Parâmetros das Portas Criação de um Tipo de Porta a partir de um Existente Inserção do Novo Tipo de Porta ; Inserção de Janelas Modificações de Parâmetros das Janelas Criação de um Tipo de Janela Inserção de Novo Tipo de Janela - Pisos e Forros ; Inserção de Pisos - Floor Criação de Pisos Inclinados Pela Definição de uma Direção de Inclinação - Slope Arrow Pela Definição das Propriedades de Linhas Paralelas Pela Definição das Propriedades de uma Única Linha ; Criação de Aberturas em Pisos ; Inserção de Forros – Ceiling; Criação de Aberturas em Forros ; Visualização de Forros ; Criação de Forros com Grid ; - Estrutura - Pilares e Vigas ; Inserção de Pilares - Columns ; Inserção de Pilares em Grids ; Propriedades dos Pilares ; Criação de Outro Tipo de Pilar ; Associação dos Pilares com Vigas, Forros, Telhados - Attach ; Remoção da Associação de Pilares a Pisos, Forros, Vigas ; Inserção de Vigas - Beam ; Inserção de Vigas em Grids ; Propriedades das Vigas ; Vigas Inclinadas; - Escadas e Corrimão ; Inserção de Escadas - Stairs Escada Reta Escada em L Escada em U ; Propriedades da Escada ; Escadas de Múltiplos Andares ; Modificação de Escadas Inversão do Sentido de Subida Alteração no Desenho da Escada ; Corrimão - Railings Tipos de Propriedade do Corrimão Alteração do Corrimão - Telhados - Roof ; Inserção de Telhados Inserção de Telhados por Poligonal da Água Inserção de Telhados por Extrusão de um Perfil ; Propriedades dos Telhados ; Edição de Telhados ; Telhado de uma Água ; Criação de Aberturas em Telhados ; Modificação dos Vértices das Águas ; Criação de Mansarda - Painéis de Vidro - Curtain Walls ; Inserção de Painéis de Vidro - Curtain Walls; Propriedades das Curtain Walls ; Inserção e Alteração de Eixos - Curtain Grids ; Inserção e Alteração de Perfis - Mullions Propriedades do Tipo Controle da Intersecção de Perfis ; Painéis das Curtain Walls ; Inserção de Portas em Curtain Walls - Terreno ; Criação de Terreno pela Importação de Curvas do AutoCAD ; Criação de Terreno por Pontos ; Propriedades do Terreno ; Modificação de Terreno Split Surface Merge Surfaces Subregion ; Planificação do Terreno - Pads - Anotações - Cotas e Texto ; Texto Propriedades do Texto ; Dimensionamento Dimensionamento Linear Dimensionamento Aligned; Dimensionamento Angular Dimensionamento Radial Dimensionamento de Comprimento de Arco; Dimensionamento com Baseline e Continue Propriedades do Dimensionamento Criação de um Estilo de Cotas Modificação do Texto das Cotas ;;; Dimensionamento de Nível ; Inserção de Símbolos ; Tags - Identificadores ; Callouts - Chamada de Vistas de Detalhes ; Room e Area Criação da Tabela de Áreas -

Montagem de Folhas e Impressão ; Geração de Folhas de Impressão - Sheets ; Criação de Crop Views ; Impressão - Apresentação em D ; Comandos de Visualização em D View Cube Câmera Steering Wheels; Renderings - Exportação de Arquivos ; Exportação de Arquivos em DWG ; Exportação de Arquivos DWF Apêndice A - Exercícios - Projeto Completo Exercício - Criação de um Template Exercício - Início do Projeto - Criação dos

Referências

Documentos relacionados

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta, quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a

O trecho “Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta” R.1-2 pode ser reescrito, sem que haja prejuízo para o

O aumento progressivo, lento e unilateral da cabeça e colo do côndilo causa mordida cruzada, má oclusão, assimetria facial e desvio da linha média do mento para o lado não

A comissão de manutenção de Conta Base inclui os serviços relativos a: constituição, manutenção, gestão e titularidade de conta de depósito à ordem; titularidade de cartão

Como estas barras estão submetidas a várias forças e são articuladas tanto nos vínculos externos quanto na junta, as reações submetidas a várias forças e são articuladas

Trata-se de Ação Civil Pública ajuizada pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL contra a Samarco Mineração S/A, Agência Estadual de Recursos Hídricos – AGERH, Agência Nacional de

empr e gados com o salário acima do piso reajuste salarial que obedecerá ao seguinte. cálculo e terá vigência a partir do mês de Março de 2

Sabor: Na boca é muito intenso, com grande estrutura, taninos bem presentes, acidez equilibrada, aromas de fruta vermelha bem madura, especiarias e notas florais.. Final de