• Nenhum resultado encontrado

Central de Material e Esterilização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Central de Material e Esterilização"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Central de Material e Esterilização

Ms. Lorena Raizama

1. CESPE/UnB – MPU/2013 Cargo 34

No que concerne à infecção hospitalar, jugue os itens a seguir.

• 64 A desinfecção de alto nível, indicada para a desinfecção de itens semicríticos, inclui a eliminação de alguns esporos, do bacilo da tuberculose, de todas as bactérias vegetativas e de todos os vírus.

• 65 O uso de glutaraldeído e hipoclorito de sódio é eficiente para a descontaminação, pois reduz o número de microrganismos presentes nos artigos sujos.

2. CESPE/UnB – MPU/2013 Cargo 27

Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens que se seguem.

• 97 Barreira técnica é o conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde que visa à prevenção da contaminação cruzada entre ambiente sujo e ambiente limpo, em caso de ausência de barreiras físicas.

• 98 Limpeza é a remoção de sujidade exclusivamente inorgânica, com redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, mediante o uso de água, desinfetantes, produtos e acessórios de limpeza.

• 99 A desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói micobactérias e fungo

(2)

FLUXO

contínuo

unidirecional

sem cruzamento entre sujo e limpo

RDC – 50/2002 RDC – 15/2012

BARREIRA TÉCNICA

Conjunto de medidas comportamentais dos profissionais de saúde, visando a prevenção de contaminação cruzada entre o ambiente sujo e o ambiente limpo, na ausência de barreiras físicas.

§ 1º O CME Classe I realiza o processamento de produtos para a saúde de conformação não complexa.

§ 2º O CME Classe II realiza o processamento de produtos para a saúde de conformação complexa e não complexa.

• Desinfecção de alto nível – destrói todas as bactérias vegetativas, mas não necessariamente todos os esporos bacterianos. EX: gluteraldeído e ácido peracético.

• Desinfecção de nível intermediário – Tem ação virucida e bactericida para formas vegetativas, inclusive contra o bacilo da tuberculose, porém não destrói esporos. Ex: cloro.

• Desinfecção de baixo nível – elimina todas as bactérias na forma vegetativa, porém não age contra esporos, vírus não lipídicos e o bacilo da tuberculose. Tem ação relativa sobre os fungos. Ex:

Quartenário de amônia.

MAIOR RESISTÊNCIA

BACTÉRIAS VEGETATIVAS FUNGOS Aspergillus, Candida spp VÍRUS PEQUENOS OU NÃO LIPÍDICOS

Poliovírus, Coxsackie MICOBACTÉRIAS M. tuberculosis, M. terrae, M. avium

ESPOROS BACTERIANOS B. subtillis, B. difficile

Aldeídos, ácido peracético, ortoftaldeído .

Alto Nível

álcool, cloro orgânico, fenol sintético, hipoclorito de sódio (0,5%- 1%)

Nível Intermediário

PRIONS Creutzfeldt-Jakob Disease

COCCIDIA Cryptosporidium

Esterilização

ORDEM DECRESCENTE DE RESISTÊNCIA DOS GRUPOS MICROBIANOS AOS DESINFETANTES

QUÍMICOS E ANTI-SÉPTICOS

(3)

Classificação dos materiais

(Spaulding, 1968) (RDC 15/2012)

CRÍTICO Limpeza + Esterilização

(tecido não colonizado - estéril)

SEMI-CRÍTICO Limpeza + Desinfecção de nível

???? (RDC 15/2012)

(mucosa colonizada)

NÃO CRÍTICO Limpeza

(pele íntegra ou contato indireto)

RDC – 15/2012

- Art. 12

Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.

Art. 13 - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, não poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.

RDC – 15/2012

(4)

RDC – 15/2012

Parágrafo único. produtos para saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, anestesia e inaloterapia devem ser submetidos à limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes em conformidade com a normatização sanitária, ou por processo físico de termodesinfecção, antes da utilização em outro paciente;

3. CESPE/UnB – MPU/2013 Cargo 27

Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens seguintes.

• 94 Na CME, deve-se realizar a monitorização dos indicadores de efetividade dos desinfetantes.

• 95 Os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida que utilizam saneantes à base de aldeídos.

• 96 As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem ser calibradas, no mínimo, uma vez ao ano.

CESPE/UnB – TRT 8.a Região/2013

4. Assinale a opção correta acerca das atividades desenvolvidas pela central de material e esterilização (CME) no processamento de produtos para a saúde.

A Os nebulizadores, artigos de assistência respiratória classificados como semicríticos, devem ser desinfetados pela submersão em solução de hipoclorito de sódio durante quinze minutos, sendo obrigatório seu enxágue antes do uso.

B O fio-guia, material de assistência respiratória utilizado durante a intubação traqueal, deve ser submetido à limpeza, seguida de desinfecção com álcool a 70%, podendo ser novamente utilizado após esses

(5)

C A limpeza, que consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e

• inorgânica, com a consequente retirada de sua carga microbiana, é etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos de saúde.

D Cada um dos métodos de esterilização do instrumental cirúrgico, se empregado corretamente, é capaz de remover completamente os contaminantes.

E Os detergentes enzimáticos, que são atóxicos e permitem enxágue simples, aumentam a eficiência da limpeza por serem compostos por enzimas que têm ação sobre a matéria orgânica, o que facilita a sua remoção, que ocorre, em média, em trinta minutos.

CESPE/UnB – TRT 8.a Região/2013

Em relação aos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.

A O óxido de etileno, gás tóxico utilizado na esterilização de diferentes produtos médicos, é indicado para produtos termossensíveis, pois utiliza protocolos de esterilização a temperaturas de 10 °C a 15 °C.

B A escolha do método de esterilização é determinada pelas características do agente esterilizante, independentemente da natureza do produto a ser processado.


C O processo de esterilização por calor úmido realizado em autoclaves utiliza vapor de água sob pressão, não sendo adequado, portanto, à esterilização de pós ou produtos oleosos.

D Recomenda-se a utilização do processo de esterilização por calor seco para produtos que não suportem altas temperaturas por períodos prolongados, uma vez que, nesse processo, utilizam-se ciclos de esterilização mais rápidos que no processo de esterilização por calor úmido.

E A esterilização por cobalto 60 é normalmente realizada à temperatura ambiente, com o emprego de protocolos com tempo de exposição constante.

(6)

Métodos de Esterilização

FÍSICO

• Vapor saturarado sob pressão

• Calor seco

• Radiação

QUÍMICO

• Glutaraldeído

• Ácido Peracético

• Ortoftadeído

FÍSICO-QUÍMICO

• Plasma Peróxido de Hidrogênio

• Óxido de Etileno

• VBTF

CESPE/UnB – STM 2011

Julgue os itens que se seguem, referentes aos critérios mínimos recomendados para o processamento dos produtos para a saúde.

110 A esterilização de artigos processados, mas não utilizados dentro do prazo de validade do produto ou do próprio processamento, pode ser considerada como garantia de segurança desses artigos.

111 Atualmente, os processos infecciosos de origem exógena — cujas fontes podem ser tanto os profissionais da área de saúde e os artigos e materiais utilizados quanto o ambiente — merecem atenção, por exigir-se, a cada dia, maior controle de infecção.

112 Equipamentos como circuitos respiratórios, inaladores e espéculos vaginais são considerados artigos semicríticos, razão por que sua esterilização não é obrigatória.

CESPE/UnB – STM

Com relação aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.

113 Atualmente, recomenda-se a utilização do calor seco apenas para óleos e pós, já que os equipamentos disponíveis no mercado para esse tipo de esterilização a seco não são automatizados nem apresentam registros confiáveis.

114 Ao se considerar o fato de não existir um método de esterilização ideal ou de abrangência total, é necessário realizar a escolha considerando as características do agente esterilizante e a natureza do produto a ser processado.

115 O teste de Bowie-Dick é utilizado para medir a eficácia do sistema de vácuo da autoclave, preconizando-se o uso diário desse teste no primeiro

(7)

CESPE/UnB – TJRO 2012

O enfermeiro chefe da central de material e esterilização (CME) deve explicar para a sua equipe que

A para a esterilização de produtos de saúde por vapor saturado sob pressão, é recomendado dispor os pacotes de modo vertical, utilizando apenas 50% da capacidade do autoclave, para que o vapor penetre em todas as regiões dos pacotes.

B a estufa é um equipamento elétrico que propaga calor seco, que tem grande poder de penetração. Por esse motivo, a estufa é indicada para esterilizar produtos termorresistentes.

C durante a esterilização por cobalto 60, o único parâmetro a ser controlado é o tempo de exposição. Além disso, esse método deixa resíduo, mas com baixo nível de agressão ao meio ambiente.

D independentemente da natureza do material e do método de esterilização escolhido, a limpeza prévia deve ser rigorosa, para que ocorra redução da carga microbiana, garantindo a eficácia da esterilização.

E a esterilização por vapor saturado é o processo mais utilizado em hospitais e o mais econômico para a esterilização de artigos termorresistentes, inclusive para pós.

CESPE/UnB – TJ/AL 2012

Em relação ao processamento de produtos para a saúde e ao processo de esterilização de materiais, assinale a opção correta.

A Produtos para a saúde semicríticos utilizados na assistência ventilatória, na anestesia e na inaloterapia devem ser submetidos a limpeza e, no mínimo, à desinfecção de nível intermediário, com produtos saneantes, em conformidade com as normas sanitárias, ou a processo físico de termodesinfecção, antes de serem utilizados em outro paciente.

B No primeiro ciclo do dia, é recomendada, mas não obrigatória, a realização de teste para a avaliação do desempenho do sistema de remoção de ar da autoclave assistida por bomba de vácuo.

(8)

C Os resíduos de indicadores biológicos utilizados como controle, independentemente de resultados positivos, devem ser submetidos a tratamento prévio e esterilizados em óxido de etileno antes de serem descartados.

D Os produtos denominados não-críticos são aqueles que entram em contato com a pele não íntegra ou com mucosas íntegras colonizadas.

E No centro de material esterilizado e na empresa processadora destinada à assistência humana, é proibido processar produtos para a saúde oriundos de procedimentos realizados em animais, salvo cirurgias experimentais.

CESPE/UnB – SESA/ES/2013

Acerca dos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.

A A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto.

B Alguns métodos de esterilização garantem a sua eficácia, independentemente da limpeza prévia do material.

C O vapor saturado sob pressão é o processo de esterilização que maior segurança oferece no meio hospitalar, destruindo todas as formas de vida em temperaturas entre 90 oC e 110 oC.

D O teste de Bowie&Dick é utilizado para medir a eficácia do sistema de vácuo da autoclave, preconizando o uso diário desse teste, nos primeiro e último ciclos.

E A esterilização por vapor saturado sob pressão é recomendado para a esterilização de pós, além de apresentar restrição para materiais termossensíveis.

(9)

Referências

Documentos relacionados

Finalmente, destaque para o trabalho do profissional Enfermeiro que exerce papel fundamental na sustentabilidade ambiental, não somente na gestão dos sistemas de

Nesta parte, como aliás em todo o sarcófago, o espaço deixado livre pelas imagens e pela decoração é preenchido com tex- tos hieroglíficos com enquadramento,

2 Misture a solução desinfetante compatível com o transdutor, seguindo as instruções presentes no rótulo do desinfetante para saber o nível de concentração da solução e

21 A limpeza, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição de produtos para saúde devem ser realizados pelo CME do serviço de saúde e suas

Certificar-se que apenas equipamentos validados e que procedimentos e produtos específicos para limpeza /desinfecção e esterilização sejam utilizados, que o equipamento

São classificados como artigos semicríticos aqueles utilizados na assistência ventilatória, tais como nebulizadores, circuitos de anestesia e circuitos de equipamentos de

C) Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.. D) Produtos para saúde

C)Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza... D)Produtos para saúde