• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

a palaVra

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

(2)

O presente manual é uma ferramenta de apoio que apresenta a seguinte estrutura:

Justificativa da unidade: trata-se de uma introdução à unidade didática, explicando o que o professor vai trabalhar, como vai trabalhar e por que é relevante abordar esse conteúdo.

Objetivos: apresentam-se os objetivos didáticos que o aluno deve alcançar após finalizar a unidade.

Conteúdos: são os elementos que o aluno vai trabalhar, tanto nas atividades multimídia como nas atividades da sala de aula, para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos.

Competências: diz respeito àquelas habilidades, conhecimentos e atitudes que o aluno vai desenvolver durante a unidade.

Requisitos prévios: identificamos os requisitos prévios que o aluno deve conhecer para alcançar os objetivos de aprendizagem da unidade.

Sequência de aprendizagem: são propostas várias atividades que ajudam o aluno a reforçar e consolidar os conhecimentos linguísticos abordados na unidade didática. As atividades são organizadas da seguinte forma:

Atividades de introdução: um conjunto de atividades para estimular o pensamento e motivar o aluno antes de começar a aprofundar o conteúdo.

Atividades de desenvolvimento: propostas de exercícios e/ou dinâmicas que podem ser realizadas durante a unidade didática para reforçar e ampliar os conteúdos.

Atividades de conclusão: atividades transversais para revisar e refletir que reforçam e consolidam os conteúdos trabalhados na unidade.

Avaliação: atividade de avaliação multimídia tipo teste. Para além desta avaliação, apresentamos um conjunto de itens de avaliação qualitativa com o intuito de que o professor possa avaliar a aquisição dos objetivos de aprendizagem.

Conceitos-chave da unidade: fazem referência aos conceitos básicos e essenciais da unidade.

Unidades relacionadas: são aquelas unidades que estão relacionadas entre si em função do conteúdo trabalhado.

Programação didática: recurso essencial para visualizar e planejar as unidades como o professor julgar pertinente. Esta sequência tem em conta os conteúdos que integram a unidade, as atividades vinculadas aos diferentes conteúdos, as inteligências predominantes em cada atividade e, por último, o tempo estimado para desenvolver os conteúdos e atividades.

Anexos: No final deste manual, o professor vai encontrar os documentos necessários para realizar algumas das atividades (organizadores gráficos, folha de respostas, etc.).

É importante usar o manual de apoio ao professor como um material de orientação durante a realização das atividades propostas, tendo em conta as bases pedagógicas do programa, as inteligências múltiplas, a aprendizagem e suas técnicas cooperativas, as rotinas e as estratégias de pensamento aplicadas.

(3)

Justificativa da unidade

Nesta unidade será trabalhada a palavra, entendida como um conjunto de letras que assumem significado quando agrupadas em uma determinada ordem. Para ampliar essa ideia, a unidade enfatiza a estrutura da palavra, algumas das suas tipologias e a formação de palavras através da derivação, parassíntese e composição.

Este conteúdo é relevante, uma vez que a palavra constitui a base de qualquer estrutura mais complexa, como frases, parágrafos ou textos completos.

Objetivos

Os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nesta unidade didática são:

- Compreender o significado de palavra.

- Analisar a estrutura das palavras.

- Reconhecer e formar palavras primitivas, derivadas e compostas.

- Distinguir as palavras variáveis e invariáveis.

- Adquirir vocabulário através de textos.

Conteúdos

Os conteúdos desenvolvidos nesta unidade didática são os seguintes:

1. A palavra

2. A estrutura da palavra

3. As palavras primitivas e derivadas 4. A formação de palavras

5. A derivação 6. A composição

7. As palavras variáveis e invariáveis

O professor pode usar uma, várias ou todas as atividades, bem como incluir conteúdo próprio para criar sequências de aprendizagem particulares.

(4)

Competências para a vida Competências DeSeCo:

Usar as ferramentas de forma interativa:

- A habilidade para usar a linguagem, os símbolos e o texto de forma interativa.

- A habilidade para usar a tecnologia de forma interativa.

Interatuar em grupos heterogêneos:

- A habilidade para lidar e resolver conflitos.

- A habilidade para cooperar.

Agir de forma autônoma:

- A habilidade para agir dentro do grande esboço.

Competências do século XXI:

- Comunicar.

- Resolver problemas.

- Apropriar-se das tecnologias digitais.

Requisitos prévios

Para uma correta compreensão dos conteúdos da unidade e alcance dos objetivos da mesma, é pertinente que o aluno:

- Saiba expressar de forma oral e escrita mensagens, pensamentos, experiências, opiniões e sentimentos de uma forma simples.

- Compreenda mensagens orais em diferentes contextos de comunicação.

- Identifique a componente semântica das palavras e as estruturas morfossintáticas mais comuns.

- Crie textos de diferentes tipologias com um léxico e uma estrutura adequada ao tipo de texto, à intencionalidade e ao destinatário.

- Seja consciente do pertencimento a uma comunidade linguística e cultural e mostre interesse no uso da língua.

(5)

Sequência de aprendizagem

1. ATIVIDADES DE INTRODUÇÃO 1.1 A PALAVRA

Antes de começar a unidade, e a fim de apresentar a mesma aos alunos, são ativados seus conhecimentos prévios em relação à palavra. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Este recurso digital introdutório tem como objetivo recordar aos alunos os elementos básicos das palavras, revisando a correta divisão das sílabas e reconhecendo as grafias que as compõem.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: O início do final.

Descrição: Para iniciar a atividade, peça aos alunos que formem um círculo e solicite a um deles que diga uma palavra. O aluno à sua direita deve pensar em uma palavra que comece com a última sílaba da que foi dita antes. Por exemplo: dedo

domingo

gostoso

sopa

panela

Para uma atividade bem dinâmica, os alunos terão cinco segundos para responder. Se um aluno não responder ou der uma resposta errada, poderá continuar jogando, mas se errar novamente no próximo turno, será eliminado e apenas poderá conferir as respostas dos colegas.

Duração: 30 minutos.

Material: Não é necessário.

Título: Vídeo. Derivação (por prefixação e sufixação).

Descrição: Para apresentar o conteúdo relativo à derivação, os alunos dispõem do vídeo proposto.

Assistir ao vídeo antes de realizar as atividades multimídia e da sala de aula permite aos alunos uma aprendizagem autônoma, onde resolvem os exercícios aplicando os conhecimentos que adquiriram visualmente.

Duração: 50 minutos.

Material: Não é necessário.

(6)

2. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO 2.1 A PALAVRA

Através deste conteúdo, os alunos aprenderão o que é uma palavra, como foi formada e como é classificada de acordo com o número de sílabas que contém. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O objetivo do recurso digital é que os alunos diferenciem as letras das sílabas. Também permite ordenar sílabas para obter uma palavra e classificar palavras em monossílabas, dissílabas ou trissílabas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Desenhe e escreva.

Descrição: Para realizar esta atividade, prepare vários cartões com antecedência, cada um com uma sílaba (nha, re, gui, mer...) e distribua-os entre os alunos. Individualmente, eles devem desenhar um objeto que contenha a sílaba de seu cartão, escrever uma frase com o objeto desenhado e identificar se é uma palavra monossílaba, dissílaba ou trissílaba. Por exemplo, se um aluno receber a sílaba cha, pode desenhar um chapéu e escrever: O chapéu da Nam é muito bonito. Após esta primeira parte, os alunos podem explicar aos colegas qual era sua sílaba, que palavra criaram e que objeto representaram.

Duração: 50 minutos.

Material: Cartões com diferentes sílabas.

2.2 A ESTRUTURA DA PALAVRA

Este conteúdo ajudará os alunos a aprender a composição e a estrutura da palavra. Também aprenderão que os morfemas de gênero e número indicam que uma palavra é feminina ou masculina, singular ou plural. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Os alunos poderão reforçar a teoria através das atividades multimídia que os incentivam a completar as palavras com os morfemas adequados, analisar as imagens para identificar o número e classificar partes de palavras em radicais (lexemas) ou terminações (desinências). Além disso, na seção O desafio do Ploc, descobrirão algumas palavras que contêm muitas vogais.

(7)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Título: Gênero e número com

Lápis no meio

.

Descrição: Realize esta atividade usando a técnica de cooperação

Lápis no meio

. Os alunos devem ser divididos em equipes de 4 pessoas. Cada aluno assumirá um papel: líder, animador, repórter, supervisor,... (ver Manual). Escreva diferentes palavras no quadro, misturando singular, plural,

feminino e masculino. Por exemplo: moça

óculos

caracóis

dia

lápis

garrafas

dinheiro

árvore

Colômbia

bastante

coisa. O objetivo da atividade é que os alunos, palavra por palavra, indiquem se é uma palavra feminina ou masculina e se é plural ou singular. Caso uma palavra seja feminina e singular (moça), deverão transformá-la em masculina e plural (moços). Após os papéis serem atribuídos, reserve um tempo para que os alunos possam realizar a atividade seguindo estas etapas:

1) Os alunos devem deixar seus lápis no meio da mesa para mostrar que, durante esse tempo, só pensarão, ouvirão e concordarão com seus colegas o gênero e o número de cada palavra e darão lugar à conversão acima mencionada. Cada aluno contribuirá com sua opinião.

2) Após uma decisão conjunta, cada aluno pegará seu lápis e, individualmente, escreverá as respostas. Caso algum aluno tenha dúvidas, deverá dizer ‘ lápis no meio ’ e o procedimento será repetido.

3) Quando terminarem, o repórter de cada equipe lerá aos restantes colegas as respostas que escreveram e, com a ajuda do professor, verificarão se estão corretas. É importante que os alunos observem que existem palavras como óculos, dinheiro, Colômbia e lápis que não admitem conversão ao singular ou plural e que, nesses casos, é o artigo que nos indica o gênero e o número. No final da atividade, peça aos alunos que avaliem o processo.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.3 AS PALAVRAS PRIMITIVAS E DERIVADAS

Os alunos compreenderão por que algumas palavras são chamadas de primitivas e outras de derivadas, e descobrirão como as palavras derivadas são formadas, enquanto exploram o conceito família de palavras. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão praticar a teoria diferenciando palavras primitivas de derivadas, completando frases com a palavra correta e analisando frases com uma palavra derivada.

(8)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Em busca da palavra.

Descrição: Para iniciar a atividade, atribua a cada aluno um cartão com uma palavra e o papel que irá desempenhar no jogo: palavra primitiva ou palavra derivada. O objetivo do jogo é que tanto os alunos que desempenham o papel das palavras primitivas quanto os que representam as palavras derivadas se encontrem através da representação mímico-corporal do conceito. Por exemplo, se um aluno receber a palavra terra, deverá encontrar o colega que tenha uma palavra derivada relacionada à sua (terráqueo, por exemplo) e vice-versa. Quando todas as famílias estiverem formadas, revise com os alunos a palavra que cada um tinha para verificar se o processo foi seguido corretamente. As palavras primitivas para brincar podem ser: terra, flor, cansar e esporte, e as derivadas podem ser: terráqueo, terrestre, subterrâneo, aterrar, floricultura, floreiro, floral, florido, cansaço, descansar, cansativo, incansável, antiesportivo, esportista, esportivo, poliesportivo…. Para finalizar a atividade, verifique com os alunos se fizeram a atividade corretamente.

Duração: 45 minutos.

Material: Cartões.

2.4 A FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Os alunos aprenderão como as palavras são formadas explorando os processos de derivação, parassíntese e composição.

Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos aprenderão a reconhecer os prefixos ou sufixos de uma palavra e a definir o conceito de parassíntese. Eles analisarão várias palavras para decidir se são derivadas, parassintéticas ou compostas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Ouça a música.

Descrição: Antes de começar, propomos revisar com os alunos o conteúdo relacionado com a derivação, a parassíntese e a composição. Em seguida, forme grupos de 4 alunos. Uma vez divididos, devem pensar

(9)

2.5 A DERIVAÇÃO

Através do vídeo proposto, os alunos aprofundarão seus conhecimentos no conceito de derivação e na criação de palavras a partir desse processo, dando especial atenção à prefixação e sufixação. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA O recurso digital permite que os alunos identifiquem palavras que contêm prefixos, completem frases com os correspondentes sufixos e classifiquem palavras de acordo com o tipo de sufixo (diminutivo ou aumentativo).

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Lista de palavras.

Descrição: Para realizar a atividade, divida os alunos em pares ou grupos de 4 pessoas. Em seguida, verbalize um prefixo ou um sufixo (hiper, ambi, di, bi, anti, ista, ismo, oso, mento, eiro, or, dão, aria, al,

) e

dê 2 minutos às equipes para criar palavras com o sufixo ou prefixo proposto. Após esse tempo, cada equipe contará o número de palavras escritas. A equipe que escreveu mais palavras deve lê-las em voz alta para que todos os colegas verifiquem se estão corretas. Em caso afirmativo, a equipe receberá um ponto. Repita o mesmo procedimento com outros prefixos e sufixos.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.6 A COMPOSIÇÃO

Neste conteúdo, os alunos aprenderão quais são as palavras simples e as compostas, bem como as principais combinações para criar palavras compostas. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos poderão analisar palavras e indicar se são simples ou compostas, identificar as imagens que representam palavras compostas e formar palavras compostas a partir de

(10)

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Adivinhe nossa palavra.

Descrição: Para realizar a atividade, divida os alunos em pares. Cada dupla deverá pensar em duas palavras simples para formar uma palavra composta (pontapé, girassol, supermercado, hidroginástica, seminu, paraquedas, minissaia, multifunção,

). A dupla deverá ilustrar a palavra composta com um desenho. Quando terminarem, cada dupla deverá mostrar o desenho ao resto da turma, que terá que adivinhar a palavra composta e as duas simples que a compõem.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis.

2.7 AS PALAVRAS VARIÁVEIS E INVARIÁVEIS

Este conteúdo oferece aos alunos definições e exemplos de palavras variáveis e invariáveis de forma a que aprendam a identificá-las. Para isso são propostas algumas atividades:

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Através do recurso digital, os alunos classificarão palavras variáveis e invariáveis, identificarão as palavras variáveis de várias frases e completarão um texto com as palavras corretas.

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Construímos frases.

Descrição: Os alunos, individualmente, devem escrever 5 frases curtas com as seguintes instruções:

- Na primeira frase devem nomear dois amigos. Por exemplo: Floriana e Cristina estão bravas porque está chovendo e não podem ir à praia.

- A segunda frase será protagonizada pelo Kap.

- Na terceira frase os alunos falarão sobre si.

- Na quarta frase deverão incluir três animais.

- A quinta frase será livre.

Todas as frases devem conter pelo menos um substantivo, um adjetivo, um determinante e um verbo.

Sugira que adicionem também algum advérbio, preposição, conjunção ou interjeição. No final da

(11)

3. ATIVIDADES DE CONCLUSÃO

As atividades de conclusão permitem aos alunos revisar e consolidar os conteúdos trabalhados. Nesta ocasião, vamos propor as seguintes:

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Título: Pontos-chave.

Descrição: Primeiro, divida os alunos em equipes de 4 pessoas. Em seguida, dê 5 minutos para que reflitam individualmente e anotem os conceitos e conteúdos trabalhados durante a unidade que considerem importantes. Após esse tempo, os membros da equipe devem expor o que anotaram e preparar um documento que inclua os pontos-chave que escolheram da unidade. No final da atividade, peça que entreguem o documento.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis.

Título: Palavras desordenadas.

Descrição: No início da atividade, os alunos serão agrupados em pares. Cada dupla deve pensar em 20 palavras derivadas e compostas. Quando tiverem escolhido e anotado as palavras, peça que

desordenem as palavras, alterando a ordem das sílabas. Uma vez desordenadas, peça que troquem a lista de palavras com outra dupla e reserve 2 minutos para que ordenem as palavras. Após esse tempo, peça que contem as palavras que puderam ordenar. Caso uma dupla tenha dificuldade em encontrar o significado de uma palavra, os autores da lista devem ajudar.

Duração: 50 minutos.

Material: Papéis e lápis.

4. AVALIAÇÃO

A avaliação da unidade didática é fundamental para a valorização, diagnóstico e melhoria da aprendizagem do aluno e do processo de ensino e prática docente.

Os alunos, ao finalizar a unidade, podem se pôr à prova através de uma atividade multimídia de tipo teste (Coloque-se à prova!). Esta oferece um resultado que permite identificar os conteúdos e objetivos da unidade alcançados, assim como aqueles que precisam ser reforçados.

É importante, em relação ao exposto no manual de apoio ao professor sobre a avaliação, compreender que a avaliação é um processo de

diálogo, compreensão e melhoria que deve dar resposta à aprendizagem do século XXI.

Por essa razão, além desta atividade, é importante realizar uma avaliação contínua e geral que considere a observação sistemática da consecução dos objetivos; a integração das valorizações em todos os âmbitos; uma visão global do processo de aprendizagem ao longo da etapa e que se centre no desenvolvimento; e a consolidação de competências tanto básicas

(12)

-

Estrutura a informação recebida diferenciando a parte relevante da não relevante.

-

Argumenta habilmente sua decisão ao optar por uma resposta.

Itens das competências para a vida:

O aluno:

-

É capaz de organizar seu tempo para executar as tarefas solicitadas.

-

Mostra um comportamento coerente com os valores e normas do ambiente.

-

Escuta ativamente as contribuições de seus colegas.

-

Sabe resolver os conflitos de forma construtiva.

-

Utiliza a ferramenta digital como fonte de aprendizagem.

Conceitos-chave da unidade

Palavra:conjunto de letras com significado próprio.

- Palavra monossílaba: palavra de uma sílaba. Por exemplo, flor.

- Palavra dissílaba: palavra de duas sílabas. Por exemplo, nuvem.

- Palavra trissílaba: palavra de três sílabas. Por exemplo, montanha.

- Palavra polissílaba: palavra de quatro ou mais sílabas. Por exemplo, responsabilidade.

- Palavra variável: palavra que altera sua forma de acordo com a função que executa na frase. As palavras consideradas variáveis são os substantivos, os artigos, os adjetivos, os numerais, os pronomes e os verbos.

- Palavra invariável: palavra que não apresenta alteração e que não tem gênero e número. As palavras consideradas variáveis são os advérbios, as preposições, as conjunções e as interjeições.

Estrutura da palavra: a palavra é formada por um radical (lexema) e uma terminação (desinência).

- Radical (lexema): é a parte da palavra que não muda e traz o significado. Por exemplo, moç- é o radical da palavra moço.

- Terminação (desinência): é a parte da palavra que completa o significado e permite formar novas palavras.

- Desinência de número: indica se a palavra é singular ou plural. Por exemplo, moços.

- Desinência de gênero: indica se a palavra é feminina ou masculina. Por exemplo, moça.

Formação de palavras: processo para criar novas palavras a partir de uma primitiva.

- Palavra primitiva: é aquela palavra que não deriva de outra. Por exemplo, árvore.

- Palavra derivada: é aquela palavra que deriva de uma palavra primitiva. Por exemplo, arvoredo.

- Derivação: é o processo pelo qual as palavras são criadas a partir de uma palavra primitiva, por prefixação e sufixação. Por exemplo, multifunção.

- Parassíntese: é o processo pelo qual as palavras são criadas a partir de uma palavra primitiva, usando, ao mesmo tempo, um prefixo e um sufixo. Por exemplo, submarino.

- Composição: é o processo pelo qual as palavras são criadas a partir da união de duas palavras primitivas. Por exemplo, girassol.

(13)

Programação didática

ATIVIDADES CONTEÚDO TIPOLOGIA DA ATIVIDADE INTELIGÊNCIAS

MÚLTIPLAS TEMPO

INTRODUÇÃO Atividades prévias

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Divisão correta Lógico-matemática

15

2 A palavra mais longa Visual-espacial

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

1 O início do final

Linguístico-verbal

30’

2 Vídeo: Derivação 50’

DESENVOLVIMENTO 1 A palavra

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Letra ou sílaba? Linguístico-verbal

70

2 Ordene a palavra Lógico-matemática

3 Classifique as palavras Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Desenhe e escreva Visual-espacial

2

A estrutura da palavra

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Complete os radicais Linguístico-verbal

80

2 O desafio do Ploc Linguístico-verbal

3 Imagem no plural Visual-espacial

4 Radical ou terminação? Linguístico-verbal ATIVIDADES NA SALA DE AULA Lápis no meio Interpessoal

3

As palavras primitivas e derivadas

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Classifique as palavras Linguístico-verbal

55

2 Complete as frases Linguístico-verbal 3 Indique a palavra derivada Visual-espacial ATIVIDADES NA SALA DE AULA Em busca da palavra Corporal-cinestésica

4

A formação de palavras

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Analise e decida Linguístico-verbal

70

2 Ordene a definição Lógico-matemática

3 Derivadas, parassintéticas ou

compostas? Visual-espacial

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Ouça a música Musical

1 Palavras com prefixo Linguístico-verbal

(14)

7

As palavras variáveis e invariáveis

ATIVIDADES MULTIMÍDIA

1 Variáveis ou invariáveis?

Linguístico-verbal 70

2 Indique as palavras variáveis 3 Complete o texto

4 Nam_ideia Intrapessoal

ATIVIDADES NA SALA DE AULA Construímos frases Intrapessoal 8

A palavra COLOQUE-SE À PROVA Atividade de avaliação Linguístico-verbal 40

CONCLUSÃO

9

Encerramento da unidade

ATIVIDADES MULTIMÍDIA Resumo: a palavra Linguístico-verbal

105

ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Pontos-chave Intrapessoal

Palavras desordenadas Intrapessoal

(15)

Anexos

(16)

A palavra

ESTRUTURA TIPOS FORMAÇÃO

TERMINAÇÃO

(final) da informações

adicionais.

flores, florzinha.

RADICAL

(raiz) dá o significado.

flor

ORIGEM NÚMERO DE

SÍLABAS

FORMA

unidade linguística que tem significado

De acordo com:

DERIVAÇÃO

por prefixação ou sufixação: multicor,

floreiro.

PARASSÍNTESE

usando um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo:

indomável.

COMPOSIÇÃO

unindo duas ou mais palavras:

pontapé, bem-vindo.

De novas palavras por:

É composta por:

Referências

Documentos relacionados

Nesse contexto, foi possível pensar que não devemos ignorar as diferenças existentes entre uns e outros como seres em si diante de um determinado viés ou contexto social aos quais

- Município de Alpiarça – Proposta nº3/2013 do Presidente – Proposta para emissão de parecer prévio vinculativo para renovação de contrato de aquisição de serviços de

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Estas atividades podem ser complementadas com exercícios na sala de aula voltados a aprofundar e reforçar o trabalho realizado no recurso digital:.. ATIVIDADES NA SALA DE AULA