• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE PAIS – EDUCAÇÃO INFANTIL Sejam bem-vindos à Builders!

Este manual contém informações sobre o funcionamento da escola para que os responsáveis fiquem cientes das regras e passem as informações aos envolvidos na rotina de seus filhos.

Para acessar informações sobre um tópico basta clicar o item no Índice que abrirá a página desejada.

Boa leitura!

Sumário

Sumário ... 1

1 Proposta pedagógica ... 2

2 Objetivos da Educação Infantil ... 2

3 Filosofia: A Educação através do Amor ... 2

4 Alunos com necessidades especiais ... 2

5 O bilinguismo ... 2

6 Currículo ... 2

7 Agrupamento de alunos ... 3

8 Horários ... 3

9 Pessoas autorizadas a retirar os alunos ... 3

10 Transporte escolar ... 3

11 Material escolar ... 3

12 Uniformes ... 4

13 Cuidados com materiais pessoais e coletivos ... 4

14 Alimentação ... 4

15 Documentação do aluno ... 4

16 Saúde ... 4

17 Medicação ... 5

18 Machucados ... 5

19 Higiene ... 5

20 Reuniões de pais ... 5

21 Relatórios e atividades ... 5

22 Avaliação ... 5

23 Saídas educativas ... 5

24 Eventos na escola ... 5

25 Circulares via e-mail ... 6

26 Agenda e e-mails ... 6

27 Achados e perdidos... 6

28 Comemoração de aniversários ... 6

29 Aniversários fora da escola ... 6

30 Dia do brinquedo... 6

31 Biblioteca ... 6

32 Encaminhamento de objetos ... 7

33 Encaminhamento de recados ... 7

34 Uso de imagens em foto e vídeo pela escola ... 7

35 Adaptação de novos alunos ... 7

36 A conduta do responsável na adaptação ... 8

37 Circulação e permanência de pessoas na escola ... 8

38 Segurança ... 8

(2)

2 1 Proposta pedagógica

Nossa proposta pedagógica está fundamentada no sócio-construtivismo. O aprendizado ocorre a partir da interação com as pessoas e o ambiente, e o aluno tem participação efetiva em atividades envolvendo a experimentação, a pesquisa em grupo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. O professor é facilitador desse processo, propondo atividades desafiadoras e adequadas a cada faixa etária para a construção do conhecimento.

2 Objetivos da Educação Infantil

 Contribuir para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais.

 Propiciar à criança a construção de autoimagem positiva, percebendo-se na sua identidade e valorizando suas possibilidades de ação e crescimento.

 Possibilitar à criança a construção de conceitos, interagindo com o ambiente, estruturando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.

 Desenvolver as diferentes formas de representação verbal, individual e grupal, ampliando a capacidade de comunicação de pensamentos e sentimentos, inclusive na aquisição da segunda língua.

 Desenvolver a ação corporal, percebendo suas possibilidades e limitações, explorando seu corpo e o espaço físico.

 Propiciar o desenvolvimento da responsabilidade pessoal, da compreensão dos direitos e deveres com parceiros de diferentes idades.

3 Filosofia: A Educação através do Amor

Este é o maior diferencial da escola e significa que:

 Cada criança é valorizada pelas suas características e tem seu ritmo respeitado, recebendo estímulos para o seu desenvolvimento em ambiente alegre e acolhedor.

 Nossos profissionais mantêm uma conduta afetiva com os alunos, tratando-os de forma respeitosa e amorosa.

 Buscamos uma relação próxima com as famílias, pois acreditamos que, conhecendo cada criança em sua especificidade, podemos fazer um trabalho ainda melhor.

4 Alunos com necessidades especiais

Casos de crianças com necessidades especiais são analisados individualmente para que a escola adote as medidas necessárias envolvendo a equipe e as famílias no processo.

5 O bilinguismo

Na Builders a aquisição da segunda língua acontece naturalmente e aos poucos.

A rotina escolar é toda em inglês e a exposição ao idioma acontece em situações contextualizadas e significativas, estimulando os alunos cada vez mais.

O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos pedagógicos e cartazes) é atraente e estimula o aprendizado, garantindo o processo simultâneo de aquisição das duas línguas de forma lúdica e tranquila.

As atividades diárias familiarizam a criança com a segunda língua progressivamente. Inicialmente ela só ouve, depois constrói frases usando as palavras mais conhecidas nas duas línguas e posteriormente ela é capaz de se comunicar utilizando o conhecimento adquirido. É um processo similar ao aprendizado da língua materna, favorecido pelo tempo de exposição ao idioma.

Cada criança tem seu ritmo, aprende e responde aos estímulos de forma única. Por isso, é natural que alguns falem primeiro, enquanto outros permaneçam por mais tempo ouvindo o inglês, até que tenham repertório suficiente para se comunicar.

Para garantir que as crianças mantenham sua identidade étnica e adquiram conhecimentos referentes à cultura nacional, nosso currículo inclui aulas de Cultura Brasileira ministradas em português, por professores especialistas.

6 Currículo

Nosso currículo está fundamentado nos RCNs (Referenciais Curriculares Nacionais) e o planejamento envolve projetos e sequências de atividades com temas variados e interdisciplinares. O trabalho é pautado em dois grandes âmbitos: o da Formação Pessoal e Social e o do Conhecimento de Mundo, incluindo-se os eixos de: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Artes Visuais e Língua Inglesa.

As áreas abrangem:

(3)

3

 Conteúdos Conceituais, referentes à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade.

 Conteúdos Procedimentais, referentes ao saber fazer e a possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhe possibilitem a realização de suas ações.

 Conteúdos Atitudinais, referentes aos valores, normas e atitudes passíveis de serem aprendidos e planejados.

7 Agrupamento de alunos

Os alunos são agrupados por ano de nascimento, sendo a data corte 30 de junho.

As turmas de K1 e K2 podem ocupar a mesma sala.

De acordo com o número de alunos e as necessidades, a diretoria pedagógica determina o número de profissionais em cada turma.

8 Horários

Funcionamento da escola - das 7h30 às 17h30 Período da manhã

K1 e K2 - das 8h10 às 11h50 K3 e K4 - das 8h às 12h

K5 – das 7h45 às 12h15

Período da tarde

K1 e K2 - das 13h10 às 16h50 K3 e K4 - das 13h às 17h K5 - das 12h45 às 17h15 Semi-integral

Aulas regulares pela manhã e atividades extracurriculares à tarde - das 8h às 15h Atividades extracurriculares pela manhã e aulas regulares à tarde - das 10h às 17h

9 Pessoas autorizadas a retirar os alunos

O aluno só pode sair da escola com os responsáveis ou pessoas autorizadas na agenda, contanto que apresentem o documento de identificação. Caso não haja essa autorização, o aluno só será liberado após o contato telefônico com os responsáveis. Por isso, informem a escola em caso de mudança nos telefones.

10 Transporte escolar

A Builders fornece contatos de transporte escolar, mas é responsabilidade dos responsáveis a contratação, o acompanhamento ou o cancelamento desses serviços.

Em virtude do trânsito e do itinerário do transporte, o horário de saída desses alunos pode variar para um pouco mais ou para menos de acordo com as condições do dia.

11 Material escolar

Ao efetivar a matrícula, o responsável deve adquirir uniforme, mochila, avental para artes e verificar no Site da escola (www.builders.com.br) o material de uso individual que deverá ser adquirido para a turma de cada criança(pasta de atividades, portfólio, caderno de desenho, agenda e saco de tecido para o transporte e armazenamento de livros da biblioteca). Esse material é de uso obrigatório eo pagamento do mesmo é feito através de boleto bancário.

Além destes materiais, deve enviar:

 K1 e K2: Dois copos plásticos com tampa e SEM válvula ou mamadeira (às sextas-feiras são enviados para casa para higienização, e devem retornar à escola na segunda-feira).

 K3 a K5: Um copo plástico sem tampa (vai e volta na mochila diariamente).

 K1 a K5: Uma toalha de mão (às sextas-feiras é enviada para casa para higienização, e deve retornar à escola na segunda-feira).

 Um saco plástico para roupas sujas.

11.1 Para crianças que usam fraldas

 Pomada para assaduras, lenços umedecidos ou algodão, talco e loção (ficam na escola e devem ser repostos quando acabam).

(4)

4

 Fraldas descartáveis para a semana (devem ser enviadas segunda-feira ou quando solicitadas).

 Uma toalha fralda (deve ser enviada segunda-feira e é devolvida sexta-feira, ou quando precisar ser trocada).

11.2 Para crianças de período semi-integral

 Escova e pastas de dentes.

 Escova ou pente de cabelos.

 Os itens acima deverão vir dentro de uma nécessaire.

 Peças extras do uniforme para eventuais necessidades.

 Saco de dormir para a hora do descanso (somente para crianças que dormem após o almoço). Há um modelo vendido sob encomenda no setor de uniformes.

12 Uniformes

O uso do uniforme completo (incluindo o blusão de inverno) e tênis (ou sandálias esportivas com solado de borracha) diariamente é obrigatório.

Peças extras do uniforme devem ser mantidas na mochila dos alunos para eventuais trocas.

Os uniformes podem ser adquiridos na recepção da escola, via agenda ou telefone. O setor de uniformes tem até 3 dias para enviar a peça solicitada.

ATENÇÃO: Caso o aluno necessite ser trocado e não haja roupa extra na mochila, o professor pegará uma peça nova no setor de uniformes e encaminhará a nota com o valor da mesma aos responsáveis.

13 Cuidados com materiais pessoais e coletivos

Acreditamos na importância de incentivar os alunos a cuidar dos materiais pessoais e coletivos, como brinquedos, livros, materiais, uniformes, e do próprio prédio da escola.

 Aquele que quebrar ou danificar algum material coletivo ou de algum colega intencionalmente terá que repor o mesmo.

 É imprescindível que todos os pertences dos alunos, incluindo as peças do uniforme, sejam marcados com seu nome, sobrenome e turma, para que, em caso de extravio, torne-se mais fácil a localização dos donos.

 Na escola, orientamos os alunos a não realizarem trocas de objetos pessoais com os colegas.

 Pedimos que devolvam à escola qualquer item que vá por engano na mochila dos alunos.

 Recomendamos que não enviem nenhum objeto de valor para a escola.

 A escola não se responsabiliza por nenhum item danificado ou perdido.

14 Alimentação

A alimentação é produzida nas instalações da escola por empresa terceirizada. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e divulgado mensalmente.

 Lanche: oferecido no intervalo do período.

 Almoço: oferecido a alunos de período semi-integral.

 Para garantir uma melhor acomodação e organização dos grupos, o horário de almoço é dividido.

Crianças que almoçam na escola podem sair mais cedo das atividades escolares dependendo do horário do almoço de sua turma.

15 Documentação do aluno

A escola precisa ter no prontuário do aluno todas as fichas devidamente preenchidas pelos pais. É de responsabilidade dos mesmos comunicar a escola sobre quaisquer alterações importantes nessas fichas.

A fim de detectar possíveis distúrbios que podem comprometer o processo de ensino/aprendizagem das crianças a partir do K4 solicitamos as seguintes avaliações de profissionais especialistas: oftalmologia (para verificar a visão), audiometria (para verificar a audição), fonoaudiologia (para verificar a fala) e atestado de saúde para a prática de atividadesesportivas.

16 Saúde

Os alunos não podem comparecer à escola com febre, estomatite, conjuntivite, pediculose (piolho) ou doenças que apresentem riscos de contágio. Caso isto ocorra, entramos em contato com os responsáveis

(5)

5

para que busquem o aluno, que só pode retornar às aulas após seu total restabelecimento ou término do período de contágio.

Quando algum aluno apresenta um quadro contagioso, a escola encaminha às famílias dos colegas um alerta de saúde, para que os responsáveis estejam atentos aos sintomas e a um possível contágio.

Em alguns casos, a escola pode solicitar um atestado médico para o aluno frequentar as aulas.

17 Medicação

A criança só é medicada na escola segundo instruções dos responsáveis na sua ficha de saúde ou agenda.

Toda medicação enviada dever ter o nome do aluno na caixa. Só será possível medicar a criança uma vez ao dia.

18 Machucados

Acidentes sem gravidade: A escola considera as pequenas quedas, batidas e mordidas como sendo acidentes leves e parte do desenvolvimento pertinente à faixa etária. O professor informa os responsáveis através da agenda ou telefonema, dependendo da situação.

Acidentes que requerem atenção especial: Os responsáveis são contatados imediatamente podendo, de acordo com o caso, serem adotadas as seguintes condutas:

 Prestar os primeiros socorros conforme ficha de saúde do aluno enquanto aguarda-se a chegada dos responsáveis.

 Encaminhar o aluno ao hospital mais próximo (São Camilo ou Einstein Sumaré).

 Em casos extremos, chamar o resgate (SAMU).

 A escola não se responsabiliza por despesas ocasionadas pelo transporte, atendimento e quaisquer outros gastos decorrentes do atendimento ao aluno fora do contexto escolar.

19 Higiene

O desenvolvimento de bons hábitos de higiene é parte importante do aprendizado na primeira infância. As crianças são orientadas a lavar as mãos após o uso do banheiro e antes de todas as refeições. Aquelas que almoçam na escola fazem a higiene bucal após a refeição.

20 Reuniões de pais

Consideramos de fundamental importância a presença dos responsáveis nas reuniões de pais para que conheçam o trabalho pedagógico e acompanhem o desenvolvimento do aluno.

Além disso, as famílias podem solicitar ou ser convocadas pela escola quando necessário, para trocar ideias visando o bem-estar da criança.

21 Relatórios e atividades

Para acompanhamento das atividades e do desenvolvimento da criança, a escola envia aos responsáveis semestralmente relatórios e pastas de atividades.

22 Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é feita por meio da observação, considerando os critérios de maturidade e desenvolvimento, e visa a obtenção de informações para favorecer o desenvolvimento dos alunos.

23 Saídas educativas

Fazem parte do projeto pedagógico passeios educativos a partir do K3, que são cobrados à parte. Os alunos são acompanhados por membros da equipe e nesses dias não há aulas.

24 Eventos na escola

A cada ano a equipe pedagógica escolhe quais eventos serão realizados e o formato, data, local e participantes pode variar.

A escola não adota nenhuma diretriz religiosa. Todos os eventos e atividades são voltados para o aprendizado e aumento do repertório cultural dos alunos.

Alguns eventos são só para alunos, outros são abertos às famílias.

(6)

6 25 Circulares via e-mail

Os comunicados gerais da escola são enviados por e-mail. Recados específicos da turma são enviados via agenda. Caso haja algum problema ou não recebimento dos mesmos, os responsáveis devem contatar a secretaria para tomar conhecimento do conteúdo da mensagem e solucionar o problema.

26 Agenda e e-mails

Os responsáveis devem diariamente checar seus e-mails, verificar na agenda se há recados, itens no bolso, e assinar o campo “Ciente”. A escola não se responsabiliza por questões decorrentes de recados não lidos/assinados pelos responsáveis.

27 Achados e perdidos

É dever dos responsáveis colocar o nome do aluno em todos os seus pertences.

Itens não identificados e extraviados são encaminhados para a seção de 'achados e perdidos', junto à coordenação. A escola não se responsabiliza por itens extraviados.

28 Comemoração de aniversários

O aluno pode comemorar seu aniversário com os colegas, observando-se as seguintes regras:

 Os responsáveis devem solicitar o agendamento 10 dias antes da data desejada via agenda ou por telefone com a professora. As festas acontecerão às sextas-feiras.

 Podem participar somente os alunos que estudam na mesma sala, além de irmãos e primos que estudam na escola.

 Os convites devem ser entregues ao professor já preenchidos e com o nome do convidado escrito no cartão (por fora) uma semana antes.

 Os responsáveis devem enviar fotos da criança no nascimento e com 1, 2, 3 anos... até a idade atual, para uma atividade especial.

 O aniversariante pode entregar lembrancinhas aos convidados e receber presentes, mas não pode distribuir cartões de agradecimento via agenda. Pedimos que enviem lembrancinhas que caibam dentro das mochilas.

 No dia, somente o aniversariante pode vir na escola com roupas de sua preferência ou fantasiado.

 Os responsáveis devem enviar: um bolo simples, guardanapos, pratos e talheres descartáveis. Para alunos de K1/K2 sugerimos enviar colheres. A partir de K3 poderão enviar também dois tipos de docinhos. Tudo deve ser trazido até às 9h (alunos da manhã) ou até 14h (alunos da tarde).

 Caso enviem bexigas, as mesmas precisam vir cheias e amarradas.

 Os responsáveis podem encaminhar câmera fotográfica simples, mas não filmadora.

 Não é permitida a participação de quaisquer tipos de animadores.

29 Aniversários fora da escola

O responsável pelo aniversariante deve enviar uma autorização para cada convidado, com duas vias, que devem ser preenchidas pelos responsáveis e devolvidas para a escola.

A saída é autorizada somente após o período de aulas e é de inteira responsabilidade dos responsáveis pelo aniversariante, que deve providenciar equipe para supervisionar os alunos, pois a escola não disponibiliza funcionários para isso.

A escola só pode encaminhar convites via agenda se todos os alunos da sala forem convidados.

30 Dia do brinquedo

Sexta-feira é o "Toy Day" e os alunos podem trazer brinquedos.

Os brinquedos devem estar identificados com nome e sobrenome.

Por motivo de segurança e para incentivar uma boa convivência social, não são permitidos: brinquedos com peças pequenas ou perigosas, armas, objetos de lutas marciais, jogos eletrônicos, fantasias, kits de maquiagem, patins, skates ou similares.

31 Biblioteca

Todas as turmas vão à biblioteca semanalmente escolher um livro para levar para casa e ler com os pais.

Alunos de K1 a K3 levam um livro em inglês e, a partir de K4, um em português e um em inglês.

Os livros devem ser transportados e permanecer no saco de tecido específico para esse fim, visando manter a boa conservação do acervo da escola e evitar extravios antes da próxima troca.

(7)

7

O empréstimo é de uma semana e o aluno só pode retirar outro livro após devolver aquele que estiver em seu poder. Por isso, pedimos a atenção dos responsáveis quanto ao dia da devolução.

Caso o aluno danifique ou perca o material, será solicitada a reposição ou o ressarcimento do valor do mesmo.

32 Encaminhamento de objetos

Nossos funcionários não podem receber itens para serem encaminhados para outros pais. Os responsáveis devem deixá-los na recepção, com o nome do remetente e destinatário, que deve retirar o mesmo. A escola não se responsabiliza por itens enviados nas mochilas das crianças para serem enviados para outros pais e os professores não estão autorizados a fazer este encaminhamento.

33 Encaminhamento de recados

Funcionários da portaria não estão autorizados a receber recados no portão para transmiti-los a terceiros.

Todos os recados devem ser enviados via agenda ou recepcionista.

34 Uso de imagens em foto e vídeo pela escola

A escola, livre de quaisquer ônus, poderá utilizar-se da imagem e nome do aluno para fins exclusivos de divulgação de suas atividades podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto à internet, jornais, e todos os demais meios de comunicação públicos ou privados, vedada a exposição indevida que atinja a honra, a boa fama ou a respeitabilidade do aluno.

35 Adaptação de novos alunos

O período de adaptação é um momento importante, representa um desafio, uma ruptura na rotina da criança, que se separa da família e conquista um espaço que é só seu.

A adaptação inclui as crianças, seus pais e os profissionais envolvidos. Com a entrada para a escola, a criança convive em um grupo social diferente da família e desenvolve relações pessoais intensas com outras pessoas.

Cada família tem um modo particular de lidar com essa situação e o vínculo de confiança com a escola é essencial para o sucesso nessa etapa. A relação entre os responsáveis e os professores deve ser cordial e sincera, o que proporcionará um sentimento de tranquilidade para a criança e de segurança para a família, respeitando-se o tempo que cada um precisa. A sinceridade do professor faz com que a criança não se sinta enganada.

No período de adaptação a escola é apresentada à criança como realmente é, e não fantasiada como um lugar que só tem coisas gostosas, no qual ela fica somente quando tiver vontade. Desde o primeiro dia, a criança percebe que será um lugar de convívio com colegas e adultos, responsáveis por ela durante o tempo que estiver na escola. Esse espaço diferenciado da casa, com limites definidos por uma estrutura de trabalho, atenderá as suas necessidades.

Com os responsáveis por perto e gradativamente se afastando, os elos da criança com os professores se estabelecem. Quanto maior a angústia ou a desconfiança dos responsáveis, mais lento será o processo de adaptação. Por isso, contamos com a sua compreensão e auxílio para que esse período aconteça de forma tranquila para todos.

O tempo de permanência do responsável na escola varia de acordo com as necessidades de cada um. A equipe pedagógica monitora o processo e orienta o responsável.

Horários para o período de adaptação para crianças de 1 a 3 anos:

Na primeira semana (2 horas): Grupo 1: 8h às 10h ou 13h às 15h. Grupo 2: 10h às 12h ou 15h às 17h.

Na segunda semana (3 horas): Grupo 1: 8h às 11h ou 13h às 16h. Grupo 2: 9h às 12h ou 14h às 17h.

 Esses horários podem ser alterados de acordo com a disposição da criança, para garantir o seu bem-estar e deixá-la com vontade de retornar à escola no dia seguinte. Caso a criança chore incessantemente após a saída dos responsáveis, entraremos em contato para que venham buscá-la, evitando um desgaste emocional.

• No primeiro e segundo dia de aula, o responsável deve permanecer na sala de aula com a criança. A partir do terceiro dia, a equipe orienta o responsável a afastar-se.

• A princípio o professor fornece informações regulares sobre o andamento da adaptação do aluno. Após esse período, comunica somente aspectos que fujam do padrão.

(8)

8

• Os responsáveis podem ter conversas breves com os professores quando vão buscá-los no final do dia ou solicitar uma reunião individual mais longa para questões complexas.

36 A conduta do responsável na adaptação

• Seja sincero quanto às suas intenções e cumpra os combinados com as crianças para que elas se sintam seguras.

• Procure falar pouco e em voz baixa, não ficando em evidência, para que se sobressaia a voz do professor.

• Traga livros ou algo que o mantenha ocupado, para a criança perceber que não poderá contar com sua atenção na escola.

• Desligue o celular ou coloque-o no modo silencioso.

• Permaneça no mesmo ambiente que a criança somente nos dois primeiros dias e a partir do terceiro, aguarde na recepção.

• Mostre-se confiante no trabalho dos professores, permitindo que gradativamente passem a suprir as necessidades da criança (trocar fraldas, levar ao banheiro, assoar o nariz, etc).

• A criança pode trazer de casa objetos pessoais e que transmitam segurança, mas não pode retirar os brinquedos da sala. Se quiser brincar com algo, tem que ficar dentro da sala.

• Procure não segurar ou “prender” a criança no colo. Deixe-a “livre” para participar das atividades.

• Nunca rejeite a criança quando ela lhe requisitar, nem a force para acompanhar os colegas, é importante respeitar o ritmo de cada um nesses primeiros dias. Os professores irão chamá-la.

• O interesse da criança pelas atividades aumenta naturalmente. Com o tempo ela terá confiança no professor, estará familiarizada com o espaço e conhecerá os colegas, e então poderá brincar sem se preocupar com a presença do responsável.

• Procure manter-se tranquilo, paciente e confiante para transmitir esses sentimentos para a criança.

• Lembre-se que a adaptação é um processo gradativo e procure não cobrar da criança um comportamento que espera que ela tenha, aceite as reações dela com naturalidade.

IMPORTANTE: nunca deixe de se comunicar com a equipe quando tiver dúvidas. Estamos à disposição para ajudá-los a passar por essa fase que envolve tantos sentimentos importantes para os pais e para as crianças!

37 Circulação e permanência de pessoas na escola Não é permitida:

 A entrada de pessoas estranhas no interior da escola sem identificação e autorização previa.

 A permanência dos pais ou responsáveis dentro da escola, a fim de garantir o livre trânsito dos alunos.

 A permanência de alunos na escola, fora dos horários de aula e/ou a prática de atividades extracurriculares.

38 Segurança

No intuito de preservar a segurança de todos os alunos, o portão é mantido fechado após o horário de entrada e saída.

Todos os visitantes deverão aguardar na recepção da escola até serem encaminhados por um funcionário da escola ao local de destino.

Atenção aos emails da nossa equipe:

Recepção: recepcao@builders.com.br

Secretaria: secretaria@builders.com.br

Tesouraria: tesouraria@builders.com.br

Relacionamento: relacionamento@builders.com.br

Coordenadora Educação Infantil: marieta@builders.com.br

Coordenadora de Atendimento: juliana.vernier@builders.com.br

Assistente de Operações: adrieli@builders.com.br

Gerente Administrativa/ Financeira: cristina.ishizaki@builders.com.br

Diretora Financeira – Ana Lúcia M. Nunes: alucia@builders.com.br

Diretora Pedagógica - Ana Célia M. Campos: acelia@builders.com.br

(9)

9

TERMO DE CIÊNCIA

Eu, __________________________________________________________________________, responsável

pelo aluno ______________________________, matriculado no _________________________, estou ciente

de todas as informações contidas no Manual de Pais e me comprometo a cumprir as regras nele

estabelecidas, a fim de colaborar para o bom funcionamento escolar.

São Paulo, ______ de ________________________ de _______________.

Assinatura do responsável: ______________________________________________

Referências

Documentos relacionados

[r]

Os dados de entrada para a realização da correção atmosférica levam em conta a data da imagem (data de passagem do satélite) e elevação solar, ângulo de visada

Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras [...] A organização

O consumo de milho entre crianças de 6 a 23 meses de idade foi significativamente associado ao nível de aflatoxina transformada por log (β=-0.18; p=0.018), embora essa relação

coli obtidas de água de 27 municípios do norte do Estado do Paraná, Brasil, entre fevereiro e dezembro de 2005, foram testadas quanto a presença de genes que codificam para

Retomando o processo de reassentamento, se as compensações prescritas na legislação foram em parte cumpridas (como a construção de escolas, unidades sanitárias e

pessoas singulares ou colectivas contratadas para lhe prestar apoio e declaração sobre a independência de cada um dos membros e assessores O Conselho de Administração

Ao reunirmos com a Junta de Freguesia de Santa Clara com o objetivo de efetuar um levantamento das necessidades identificadas e do contributo que enquanto Associação poderíamos dar