• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE ATIVIDADES 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE ATIVIDADES 2021"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ATIVIDADES 2021

Esta proposta de Plano de atividades para a TREVO é uma base de suporte de trabalho

encontrando-se aberta a contributos e ajustes de forma a melhor servir os

pressupostos da Cidadania Ambiental e da Participação Social.

(2)

Instalações para funcionamento da TREVO

Espaço físico que a direção está à procura mediante contactos a estabelecer com o Município de Viseu e ou juntas de Freguesia.

Coordenação e contatos da TREVO

Presidente da Direção: Jorge Loureiro, Mestre em Dinâmicas sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos | 969 111 920

Vice-presidente: Carla Ferreira, Mestre em Educação Especial | 967 448 788

Email: geral@trevoassociacao.org

Cidadania Ambiental e Participação Social

Acreditamos que a Educação Ambiental, indispensável na mudança de comportamentos e atitudes, constitui-se numa forma abrangente de cidadania ambiental contribuindo para a formação de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Não basta desenvolvermos ações de sensibilização, sendo necessário termos um papel ativo na tomada de decisões e na identificação e proposta de resolução de problemas ambientais, como também estarmos dispostos a apoiar os recursos importantes do Planeta: parques e quintas ecológicas, riquezas naturais, espécies em vias de extinção, habitats, entre muitas outras.

A preservação do Planeta e dos recursos naturais dependem, não só do esforço global, mas também de cada um de nós no quotidiano.

Consideramos que a cidadania ambiental é um processo que consiste, através da educação, em proporcionar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, compreensão essa que permite ao indivíduo consciencializar valores e desenvolver atitudes que lhe permitam tomar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas com a conservação da natureza, bem como apresentar uma adequada gestão dos recursos naturais, permitindo assim contribuir para políticas de melhoria da qualidade de vida das comunidades.

O objetivo é, então, formular uma Educação Ambiental que seja crítica e inovadora a nível formal e não formal. Desta forma, esta deve ter, acima de tudo, uma

(3)

implementação política para que se possa desenvolver uma transformação social numa perspetiva holística.

Igualmente a participação social é cada vez mais fundamental para o desenvolvimento sustentável das sociedades e com isso a obtenção de uma melhora das condições sociais de cada um. A participação social é fundamental para a promoção da igualdade e para o empoderamento das comunidades que por essa via podem ter uma voz mais ativa e uma participação positiva na construção do seu futuro. Naturalmente, através da educação para a cidadania estaremos a contribuir para o desenvolvimento pessoal e global de diferentes comunidades e indivíduos.

São objetivos do nosso programa de ação, o fomento de formações multidisciplinares:

culturais, artísticas, desportivas, linguísticas e tecnológicas, o fomento de um trabalho institucional em rede que otimize recursos e competências disponíveis no sistema educativo público, privado e associativo, no qual se insere o trabalho que a TREVO pretende desenvolver, nomeadamente no estabelecimento de parcerias e cooperação com a rede institucional, valorizando o conhecimento dos recursos naturais, ambientais e sociais.

Breve historial da TEVO-Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social

A TREVO é uma associação recente e a ideia partiu de um grupo de cidadãos e cidadãs de diferentes quadrantes profissionais, académicos e geracionais, que se encontraram em torno de um propósito comum: criar uma plataforma de participação que permita atuar ao nível do desenvolvimento de comunidades mais sustentáveis do ponto de vista ambiental mas também social. A interseção entre estes dois domínios parece-nos inegável, ou seja, trabalhar questões ambientais passa inevitavelmente por trabalhar questões sociais e vice-versa. Claro está que de modo limitado.

Este encontro foi-se desenrolando e agregando pessoas das áreas da engenharia química, engenharia do ambiente, biologia, educação ambiental, professores do ensino básico, ensino superior, ciências da educação, educação social, psicologia, design e comunicação e está naturalmente aberto ao contributo de todas as áreas. Espera-se, pois, que desta pluralidade de saberes e experiências de vida resulte uma maior riqueza na tipologia de intervenções que se pretendem intersetoriais e integradas.

As questões da Cidadania Ambiental e Participação Social, como todos sabemos, têm cada vez maior relevo no mundo atual, o que vem justificar o surgimento deste movimento informal, que após mais de 6 meses de trabalho preparatório, se formalizou

(4)

dia 1 de junho de 2020, com o ato da constituição da Associação TREVO. No passado dia 13 de junho a TREVO fez a sua apresentação pública num momento simbólico onde também tomaram posse os órgãos sociais para o quadriénio 2020-2023.

A TREVO tem o potencial para cooperar com outros projetos, instituições e coletividades da região, nacionais e internacionais, rumo a um processo educativo mais abrangente.

Pretendemos envolver os jovens alunos, professores, educadores e pessoas da comunidade em geral que demonstrem interesse e afinidade pelas áreas da Cidadania Ambiental e da Participação Social, e pretendemos igualmente contribuir para o apoio ao desenvolvimento do potencial turístico da região, bem como ao setor comercial local, na vertente da responsabilidade ambiental e social.

Objetivos da TREVO

Contribuir para formação de uma consciência crítica sobre o ambiente local, regional e global;

Promover a participação ativa da comunidade nas políticas de sócias e de ambiente;

Promover a Cidadania Ambiental e a Participação Social, através de diferentes estratégias e metodologias de responsabilização e compromisso dos diferentes atores para as questões e políticas sociais e ambientais;

Ajudar os grupos socialmente desfavorecidos a adquirirem competências necessárias para a minimização e resolução de problemas sócio ambientais de escala comunitária;

Apoiar a comunidade de uma forma geral nas suas práticas que resultem da implementação de projetos nas áreas de Cidadania Ambiental e a Participação Social.

Proposta de Plano de Ação para 2021

Comunidade Educativa

Sessões de sensibilização sobre Educação/Cidadania Ambiental Sessões de sensibilização sobre Educação/Participação Social Atividades extracurriculares (oficinas, palestras, jogos, etc.)

(5)

Apoio à dinamização de projetos das escolas para as áreas de Cidadania Ambiental e Participação Social.

NOTA: O número de atividades a desenvolver fica condicionado por um lado, à

disponibilidade das escolas, e por outro às condições de segurança impostas pela DGS devido à Covid-19.

Comunidade em Geral

Atividades não especificadas para famílias 1 Seminário (presencial ou online)

Atividade: “Café Costura”

Atividade: “(Re) Aprender a Reciclar”

Atividade: “Desfruta, mas cuida!”

Atividade: “Idosos reagem a Tecla 3”

Atividade: “Reler”

Atividade: “Dia do Ambiente”

NOTA: O número de atividades a desenvolver fica condicionado por um lado, à

disponibilidade das entidades e da comunidade, e por outro às condições de segurança impostas pela DGS devido à Covid-19.

Projeto: “Reciclar é fixe”

Projeto: “BeEco”

Projeto: “À descoberta de Ju”

1 Guia on-line sobre Alimentação Saudável: “Alimenta a tua Saúde”

2 Ações de limpeza no âmbito da campanha Planta Bosques Manual de Educação Ambiental para o Rio Pavia

(6)

Consultoria na área do Ambiental e social.

Outras propostas

Candidaturas (Elaboração de projetos para candidatar a programas de financiamento e programas de apoio ao associativismo)

Elaboração do Projeto: “À descoberta de Ju: Oficina de psicopedagogia de educação para a tolerância e prevenção da violência escolar (bullying)” - EEA Grants (2º trimestre 2021);

Outras...

Celebração, através de publicações nas redes sociais, das seguintes efemérides:

1 janeiro Dia Mundial da Paz

30 janeiro Dia Escolar da Não Violência e da Paz

7 março Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica 21 março Dia Mundial da Floresta

22 março Dia Mundial da Água

6 abril Dia Mundial da Atividade Física 22 abril Dia Internacional da Terra

22 maio Dia Mundial Diversidade Biológica 29 maio Dia Mundial Energia

1 de junho Dia da Criança (Comemoração do Aniversário da Trevo)

5 junho Dia Mundial do Ambiente

(7)

8 junho Dia Mundial dos Oceanos

28 julho Dia Nacional da Conservação da Natureza 1 outubro Dia Nacional da Água

4 outubro Dia Mundial do Animal 16 novembro Dia Nacional do Mar 23 novembro Dia da Floresta Autóctone

3 dezembro Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 5 dezembro Dia Internacional do Voluntariado

10 dezembro Dia dos Direitos Humanos

NOTA: A direção reserva-se no direito, ou sob proposta de um associado,

assinalar outras datas evocativas.

Referências

Documentos relacionados

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

97 Figura do Apêndice E - Variação de cobertura do solo para área edificada entre os anos de 1999 e 2009 na favela Parque da Cidade. 98 Figura do Apêndice F - Variação de

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

Em seu trabalho, Marina Murta e Nathalia Gonçalves evocam o nome de um dos mais polêmicos artistas do século XX, que participou do despontar da Arte Moderna e de todas as

Dessa pesquisa deve retirar os seguintes atributos para a tabela_utilizadores: “Nome”; “Idade”; “Local

Considerando que essa despesa foi utilizada para fins de gerenciamento de resultados visando alinhá-lo a previsão dos analistas, espera-se que o efeito da mudança da ETR do quarto