• Nenhum resultado encontrado

Regras do Jogo de Hóquei em Patins. Trabalho realizado por : Tiago Sequeira Nº 20 2PF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Regras do Jogo de Hóquei em Patins. Trabalho realizado por : Tiago Sequeira Nº 20 2PF"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Regras do Jogo de Hóquei em Patins

Trabalho realizado por :

Tiago Sequeira Nº 20 2PF

(2)

1. Linhas de jogo e regras das mesmas.

Linha de Meio-Campo - A linha de meio-campo têm como objectivo representar a zona atacante e defensiva de ambas as equipas, está também associada á regra dos 5 e dos 10 segundos e é onde se inicia o jogo, no inicio de cada parte e/ou após haver um golo.

 Circulo Central - O circulo central tem como objectivo proteger os jogadores que vão iniciar o jogo, ou seja quando se dá o golpe de saída apenas pode estar um jogador ou dois da equipa que segue, dentro do circulo, o resto da equipa tem que estar fora do circulo e na sua zona defensiva, assim como os adversários têm que estar na sua zona defensiva, fora do circulo.

 Marca de Grande Penalidade - A marca de grande penalidade é onde se marca o penalty.

 Marca de livre directo - A marca de livre directo é onde se marca o livre directo.

 Área de Grande Penalidade - A área de grande penalidade é um rectângulo que se encontra a volta da baliza e que serve para marcar em algumas ocasiões livres indirectos, nos seus cantos e também, quando uma falta (Falta de contacto físico e não falta técnica) é feita por um jogador na sua área é assinalado penalty.

 Zona de protecção do guarda-redes - A zona de protecção do guarda-redes, tal como o nome indica serve para proteger os guarda-redes de jogadores sem bola, de estarem á espera que a bola lhes seja passada. Um jogador com bola pode entrar nessa zona e ficar lá, mas se não tiver bola apenas pode passar por lá, não pode receber a bola nessa pequena área, nem pode lá ficar parado.

(3)

2. Penalizações Técnicas.

 Livres indirectos – O livre indirecto é assinalado quando há uma falta menos grave, deverá ser marcado no local onde a falta foi cometida, os adversários devem de estar colocados a 3 metros da bola no mínimo, e pode ser marcado sem que o árbitro apite e não pode ser rematado, tem que ser feito um passe.

O livre indirecto têm algumas excepções em relação ao sitio onde é marcado que é:

- Quando a falta é feita atrás da baliza do adversário, contra a equipa que está a atacar a falta é marcada no canto inferior mas próximo de onde a falta foi cometida.

- Quando não é respeitada a regra dos 5 e dos 10 segundos, é marcado no canto superior da área da equipa que não respeitou a regra.

 Livres Directos – O livre directo é assinalado quando há uma falta grave fora da área de grande penalidade, é marcado na marca de livre directo e pode ser marcado com um remate directo ou com a condução da bola. Na marcação apenas pode estar o guarda-redes e o executante, o resto dos jogadores tem de estar dentro da área de grande penalidade contrária a que se vai marcar o livre, o executante apenas pode rematar quando o árbitro fizer a sua sinalética, os jogadores só podem sair da área quando o livre for marcado, assim como o guarda-redes que tem que estar em sobre os patins e em cima da linha de golo e só pode ir em direcção da bola quando o executante tocar na bola.

 Grande Penalidade – A grande penalidade é basicamente igual ao livre directo, mas apenas com a diferença do local onde é marcada que é na marca de grande penalidade, só pode ser marcada com um remate directo e só é assinalada grande penalidade a faltas cometidas dentro da área de grande penalidade adversária.

(4)

 Golpe-Duplo – Se, pelo ricochete da bola entre dois sticks de jogadores adversários, a bola subir a mais de 1.40m do solo, existirem dúvidas, ou por falta de visibilidade da bola junto ao guarda-redes, o árbitro deve ordenar golpe-duplo ( no caso do guarda-redes, o golpe-duplo deve de ser marcado no canto da área da baliza).

3. Penalizações disciplinares e consequências.

 Cartão Azul – Quando a um jogador lhe é mostrado um cartão azul, esse jogador é suspenso durante 2 minutos, a menos que a equipa dele sofra um golo, nesse caso pode entrar um jogador por ele, mas ele só pode entrar quando se passarem os 2 minutos.

 Cartão Vermelho – No caso do cartão vermelho, quando um jogador vê esse cartão, ele é expulso, não pode voltar a entrar nesse jogo e só pode a ver a substituição do lugar do mesmo passados 4 minutos, a não ser que a equipa do jogador expulso sofra um golo, ai pode entrar um jogador substituto.

 Power-Play – Diz-se que uma equipa está a jogar em power-play quando esta joga com menos um ou dois jogadores por motivos disciplinares, pela mostragem de um cartão azul ou vermelho.

(5)

4. Outras Regras.

 Regra dos 5 segundos – Esta regra dita que quando uma equipa está na posse de bola, e a bola sofre um atraso para a sua zona defensiva, a bola têm 5 segundos para chegar a zona atacante.

 Regra dos 10 segundos – Esta regra diz que quando uma equipa consegue ganhar a bola na sua zona defensiva, tem 10 segundos para a passar para a sua zona atacante.

 Regra dos 45 segundos – Esta regra tem a ver com a questão do anti-jogo, quando uma equipa está na posse da bola não quer obrigatoriamente que está a atacar e portanto têm que cumprir esta regra que diz que a equipa tem 40 segundos para rematar a baliza, o árbitro dá um aviso a equipa de mais 5 segundos e se a equipa não rematar é marcado livre indirecto no canto superior da área.

 Faltas de Equipa – As faltas de equipas são todas as faltas de contacto que uma equipa faz, por exemplo se um jogador puxar um patim ao seu adversário essa falta contabiliza para as faltas de equipa. Cada equipa pode dar as faltas que quiser, mas tem consequências, quando uma equipa chega as 10 faltas é marcado livre directo contra a mesma, e a partir das 10 faltas a contabilização é feita de 5 em 5.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

[r]

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi