• Nenhum resultado encontrado

Universidade Nova de Lisboa NOVA Medical School Faculdade de Ciências Médicas Mestrado Integrado em Medicina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Universidade Nova de Lisboa NOVA Medical School Faculdade de Ciências Médicas Mestrado Integrado em Medicina"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso

Aluna nº 2009234

Universidade Nova de Lisboa

NOVA Medical School / Faculdade de Ciências Médicas

Mestrado Integrado em Medicina

Relatório Final

Estágio Profissionalizante (6º Ano)

(2)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 2 ÍNDICE

I. Introdução 3

II. Actividades desenvolvidas 3

a) Cirurgia 4

b) Medicina Interna 5

c) Ginecologia e Obstetrícia 5

d) Saúde Mental 6

e) Medicina Geral e Familiar 7

f) Pediatria 7

g) Estágio Opcional – Ortopedia e Traumatologia 8

III. Actividades Extracurriculares 8

IV. Reflexão Crítica 9

(3)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 3 I. INTRODUÇÃO

No Mestrado Integrado em Medicina (MIM), os objectivos exigidos compreendem a capacidade de demonstrar e utilizar o conhecimento adquirido durante o curso, na prática clínica.

O presente relatório pretende fazer uma análise retrospectiva do 6º ano do MIM, que compreende um estágio profissionalizante, composto de seis estágios parcelares, abrangendo diversas áreas médico e cirúrgicas. Este documento compreende cinco partes: uma parte introdutória; uma área descritiva das actividades desenvolvidas em cada estágio parcelar e os seus objectivos específicos; uma enumeração das actividades extracurriculares realizadas ao longo do ano; uma análise global e crítica em relação aos estágios parcelares e cumprimento dos objectivos a que me propus; terminando com anexos referentes às actividades extracurriculares. Incluo na descrição das actividades desenvolvidas, um breve comentário ao estágio opcional.

Este ano exigiu que se consolidassem as competências já adquiridas e que os novos conhecimentos fossem postos em prática, tornando-se um verdadeiro exercício de profissionalização, preparando o futuro clínico.

II. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

Os estágios parcelares do 6º ano têm como propósito disponibilizar locais de aprendizagem e treino de capacidades adquiridas, orientados por profissionais experientes. Os objectivos principais transversais a todos estes estágios prendem-se com a integração nas actividades das equipas médicas, desenvolvimento na colheita de dados, aperfeiçoamento do raciocínio clínico adaptado a cada caso, tomada de decisões objectivas sobre meios complementares de diagnóstico e terapêutica, ganho progressivo de autonomia e confiança na abordagem de várias situações em meios clínicos distintos e treino de comunicação entre profissionais, doentes e familiares.

(4)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 4

A ordem será a seguinte: Cirurgia, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar e por último, Pediatria. Incluo também um pequeno parágrafo sobre o estágio opcional de Ortopedia e Traumatologia.

a) Estágio Parcelar de Cirurgia (15.09.2014 a 07.11.2014)

O estágio de Cirurgia, com a duração de oito semanas, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, sob orientação do Professor Doutor Rui Maio, sendo a minha tutora a Dr.ª Sílvia Alexandre Silva.

Os objectivos específicos que delineei foram avaliar os doentes em pré e pós-operatório, perceber quando existe indicação cirúrgica, quais as patologias mais comuns, observar vários procedimentos cirúrgicos, treinar técnicas de assepsia e outros procedimentos práticos inerentes à especialidade.

No início do estágio tivemos 4 dias de sessões teóricas e teórico-práticas sobre temas inerentes à especialidade. Para concretizar os objectivos pude observar as actividades diárias da minha tutora, passando pela Enfermaria de Cirurgia Geral, Consulta Externa de Cirurgia Geral, Bloco Operatório e Sala de Enfermagem. Diariamente, realizei notas de entrada, de alta e diários clínicos, avaliei os doentes na Enfermaria e treinei alguns procedimentos, tanto na Enfermaria, como no Bloco Operatório, onde por vezes participei como 2ª ajudante. Destas oito semanas, pude igualmente passar uma semana no Balcão de Laranjas e Amarelos e no Balcão de Pequena Cirurgia, do Serviço de Urgência e duas semanas no Serviço de Gastrenterologia, onde assisti a várias técnicas, a Consultas Externas da especialidade e realizei uma consulta de Proctologia autonomamente.

No final do estágio, decorreu o Mini-Congresso, onde eu e mais dois colegas, apresentámos um trabalho inerente ao tema “Carcinoma Ductal In Situ – As controvérsias” e que necessitou que

(5)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 5 b) Estágio Parcelar de Medicina Interna (10.11.2014 a 16.01.2015)

O estágio de Medicina Interna, com a duração de oito semanas, decorreu no Serviço de Medicina 7.1 e 7.3, do Hospital Curry Cabral, sob orientação do Professor Doutor Fernando Nolasco, ficando como minha tutora a Dr.ª Conceição Loureiro.

Os objectivos que tracei para este estágio foram os de desempenhar tarefas relevantes da actividade clínica e treino de competências técnicas básicas, para além de reconhecer situações mais comuns da prática clínica. Para tal, a minha actividade consistiu em acompanhar a actividade dos Internos de Formação Específica na avaliação de doentes na Enfermaria de Medicina e algumas vezes pude observar e efectuar algumas técnicas em doentes de forma autónoma, escrever os diários clínicos e notas de alta. Por solicitação da minha tutora, pude apoiar colegas do 3º e 5º ano, no esclarecimento de dúvidas. Assisti também à Consulta Externa da minha tutora, no âmbito de Hepatologia e Infecciologia. Segui o trabalho dos internos no Serviço de Urgência do Hospital de São José, o que me permitiu o contacto com variadas situações clínicas emergentes, que não são experienciadas numa Enfermaria. A minha formação neste estágio foi igualmente teórica, tendo presenciado várias sessões clinicas do Serviço, sessões formativas por médicos do Hospital Curry Cabral, leccionadas aos alunos do 6º ano e a seminários sobre temas relevantes à prática médica, na Faculdade de Ciências Médicas. No final do estágio, apresentei oralmente uma história clínica ao Director de Serviço, o Professor Doutor José Malhado, e em conjunto com mais dois colegas, apresentei um trabalho no Serviço de Medicina Interna, intitulado a “Doenças da Tiróide”.

c) Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (26.01.2015 a 20.02.2015)

(6)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 6

Os objectivos específicos a que me propus foram sensibilizar-me para a prevenção e diagnóstico precoce de várias patologias e saber quais os problemas específicos em cada fase da mulher, como o planeamento familiar, a gravidez e a mulher na menopausa. Para atingir estes objectivos pude integrar as equipas médicas de ambos os meus tutores. Presenciei e efectuei alguns procedimentos nas consultas externas de Ginecologia Geral (onde realizei uma consulta com supervisão), de Ginecologia Oncológica, de gravidez gemelar, de alto risco e de diagnóstico pré-natal, técnicas de histeroscopia, colposcopia/laser e de grupo de estudo de morte fetal. Estive igualmente na Enfermaria Materno-fetal e no Bloco Operatório, onde por vezes participei como 2ª assistente. Pude assistir às reuniões de Serviço de Obstetrícia, onde decorria o “Journal Club”. Passei ainda quatro dias no Serviço de Urgência, onde estive no Balcão de Admissões, Sala de Partos e Bloco Operatório. No último dia do estágio, apresentei individualmente um trabalho sobre Obstetrícia, subordinado ao tema

“ Um Caso Clínico sobre Colestase Doença de Caroli”.

d) Estágio Parcelar de Saúde Mental (24.02.2015 a 20.03.2015)

(7)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 7

uma experiência enriquecedora. Assisti igualmente às reuniões do Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital Egas Moniz e da Equipa Comunitária.

e) Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (23.03.2015 a 24.04.2015)

O estágio de Medicina Geral e Familiar (MGF), com a duração de quatro semanas, decorreu na U.S.F. Jardins da Encarnação, nos Olivais, sob orientação da Professora Doutora Isabel Santos, sendo a minha tutora a Dr.ª Diana Tomaz. Os objectivos específicos para este estágio foram verificar as características próprias dos cuidados de saúde prestados em MGF, identificar as principais

patologias e motivos de consulta nos Cuidados de Saúde Primários, perceber qual a articulação entre o médico de família e os outros especialistas e ganhar confiança em dar consultas de forma autónoma. Para concretizar estes objectivos assisti às consultas das várias valências da

especialidade (Saúde do Adulto, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, do

Dia e de Intersubstituição), dirigidas pela minha tutora. Pude igualmente proceder a várias consultas

autonomamente, mas com supervisão. No final do estágio, apresentei a um júri o meu diário de

exercício orientado, especificando todas as minhas actividades realizadas.

f) Estágio Parcelar de Pediatria (27.04.2015 a 22.05.2015)

(8)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 8

consulta e a duas aulas teórico-práticas de Imunoalergologia, a uma consulta de Gastrenterologia e presenciei várias sessões clínicas do Hospital e do Serviço. Pude elaborar uma nota de entrada, um diário clínico e uma história clínica. No último dia, realizou-se o Seminário de Pediatria, onde, em conjunto com dois colegas, apresentei ao Director de Serviço e Serviço de Hematologia um trabalho

sobre o tema “IRIDA – iron resistant iron deficiency anemia”.

g) Estágio Opcional Ortopedia e Traumatologia (25.05.2015 a 05.06.2015)

Eu interpretei o intuito do estágio profissionalizante do 6º ano, não só como uma forma de adquirir conhecimentos e atitudes correctas para o meu futuro como profissional de saúde, mas também para experimentar de uma forma mais imersiva o trabalho que se faz nos Serviços de cada especialidade desta profissão. Assim sendo, tentei este ano passar pelas especialidades que considero como possíveis escolhas no futuro. Tendo em conta o meu gosto pessoal pela área de Ortopedia, fiz este estágio opcional de duas semanas no Hospital São Francisco Xavier, no Serviço de Ortopedia e Traumatologia, orientada pelo Professor Doutor Joaquim Guimarães Consciência e a sua equipa médica. Nestas semanas tive a oportunidade de assistir a consultas de Trauma e de Ortopedia, mais especificamente de joelho, mão e coluna, assisti ao trabalho realizado no Bloco Operatório, participei numa cirurgia como 2ª ajudante e passei igualmente pelo Serviço de Urgência.

III. ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

Durante o 6º ano também estive presente em algumas actividades extracurriculares, que entendi como relevantes para alargar o meu conhecimento e formação. De seguida enumero.

(9)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 9

Novembro realizei o SKILLS - minicurso de Pequena Cirurgia, que decorreu durante o XVII

Congresso Nacional de Medicina e VII Congresso do Médico Interno; por fim a 25 e 26 de Abril marquei presença nas I Jornadas Médicas NOVA, na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa,

assistindo ao workshop “Comunicar em Investigação Cientifica”. Os diplomas referentes a estas actividades encontram-se nos Anexos (I VII). Durante este ano integrei o Núcleo Cultural “Occipital”

da Faculdade de Ciências Médicas / Nova Medical School.

IV. REFLEXÃO CRÍTICA

Terminados os estágios parcelares deste 6º e último ano do MIM, chega a altura de reflectir sobre o seu papel na minha formação profissional e analisar o cumprimento dos objectivos propostos para cada um deles. Por ser um ano onde nos é exigido uma maior autonomia e responsabilidade, parti para os estágios com um sentido de expectativa, sendo que agora posso retrospectivamente notar que muitos dos estágios até ultrapassaram o esperado.

No meu entendimento, os objectivos gerais que abrangiam todos os estágios, sobre a consolidação de conhecimentos, ganho de autonomia, aperfeiçoamento da anamnese e do raciocínio clínico, treino de aptidões e de comunicação, foram cumpridos. No que respeita à realização do exame objectivo e procedimentos técnicos, sinto que participei muito mais do pensei ter oportunidade este ano, o que constituiu uma mais-valia. Quanto aos objectivos específicos, penso que atingi todos os aspectos relevantes que referi em cada descrição dos estágios parcelares.

(10)

Maria do Rosário Evangelho Alves Cardoso || nº2009234 || 6ºAno 10 futuro profissional. Finalmente, os estágios de Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, e Ortopedia e Traumatologia permitiram-me entender quais os comportamentos correctos a adoptar dentro de um Bloco Operatório e até a participar em algumas cirurgias como ajudante.

Quanto a objectivos pessoais, houve dois pontos que defini logo no início do ano lectivo. O primeiro era integrar-me dentro das equipas médicas de cada Serviço e visualizar como era o dia-a-dia da especialidade, permitindo no futuro poder fazer uma escolha informada. O segundo ponto foi identificar as minhas dificuldades na prática clínica, tentar colmatá-las questionando os meus tutores, observando os restantes médicos e ver como poderia corrigi-las na minha prática clínica.

Como ponto negativo gostaria apenas de referir que, a presença de muitos Internos de Formação Específica em Medicina Interna e Pediatria impediu a realização de certos procedimentos.

Ao terminar o MIM, penso que atingi todos os objectivos gerais e específicos a que me propus, considerando que os estágios me permitiram adquirir mais responsabilidade, autonomia e confiança. Tenho contudo plena consciência das exigências que se me apresentam, no que diz respeito à necessidade de uma formação pós-graduada constante, com recurso a actualização permanente, essencial para um aperfeiçoamento profissional ao longo da vida.

Em conclusão, pude entender quais as formas de dar resposta às necessidades do doente, como a promoção de saúde, a prevenção da doença, como diagnosticar e tratar. Por outro lado, este ano também me proporcionou uma visão mais humana e social da doença no contexto do doente e da sua família.

(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

To begin with the empirical research, a questionnaire was designed to tap certain consumer responses to aspects such as online travel behavior, brand affiliation, lodging needs,

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Incentivou-se, também, a comunicação e partilha de ideias, dando-se instruções claras e havendo, sempre, a certificação de que o aluno tinha compreendido as

dependência no autocuidado como uma estratégia apreendida que lhe permite dar resposta a outras necessidades que perceciona como primárias, nomeadamente o contato

e medicamentos de marca similares, o impacto económico alcançado no Senriço Nacional de Saúde (SNS) com um aumento da quota de mercado dos medicamentos genéricos e

Concerning multiplicative components, although all equality constraints can be imposed with Lagrange multipliers, often this is uneconomical or inconvenient if a direct sparse solver