• Nenhum resultado encontrado

Os pequenos grupos são uma proposta para fortalecimento da vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os pequenos grupos são uma proposta para fortalecimento da vida"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

PG, lugar de salvação!

“E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fi éis e também idôneos para instruir a outros”

(2 Tm 2:2).

Os pequenos grupos são uma proposta para fortalecimento da vida cristã e alcance de novas pessoas para a família de Deus e, por isso, deve ser abraçada por cada membro de nossa igreja. Os Pequenos Grupos nada mais são do que uma estratégia de pastoreio dada por Deus à Igreja. Num grupo reduzido, é possível cuidar com maior qualidade uns dos outros e facilitar a aproximação de pessoas que não fazem parte da igreja.

“Ir e fazer discípulos” é a missão da Igreja de Jesus Cristo. Igreja que não evangeliza, estagna e morre. Ao evangelizar, a Igreja cumpre o mandamen- to de Jesus (Mt 28:19; Mc 16:15) e, ao mesmo tempo, provê seu cresci- mento e sua continuidade como agência relevante neste mundo. Esse cres- cimento não pode ser meramente vegetativo, quando há somente o batis- mo de fi lhos de crentes, mas multiplicador, com o alcance de novas vidas e famílias para Cristo, as quais engrossarão as fi leiras dos salvos.

Evangelizar é tarefa da Igreja. Tarefa especial que nem aos anjos foi da- da, como se conclui da afi rmação bíblica que mostra a impossibilidade de qualquer nova revelação divina ser trazida por anjos (Gl 1:8), bem como da convocação de Pedro para anunciar o Evangelho a Cornélio, aconselhada por um anjo (At 10:22), já que essa tarefa é humana, dos salvos por Cris- to Jesus.

A evangelização é uma nobre tarefa, da qual os salvos não podem se omitir.

Cada crente precisa ter alegria no ato de evangelizar. Encarar isso como es- tilo de vida. Comunicar

com intensidade, ale- gria e vida as boas no- vas do Evangelho.

Os PGs devem ser oportunidades de Deus para alcançar vidas para Cristo por meio da maior estratégia de evangelização que existe: a amizade. Con- quiste um amigo e você

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XI | Nº 536 | 28 DE SETEMBRO DE 2014

(2)

estará apto a conquistar alguém para Jesus. Cada PG deve ter como me- ta o desafio de ter pelo menos 50% de seus integrantes como gente que é alvo de evangelização: amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho ou mesmo desconhecidos.

Se cada discípulo se envolver na tarefa cotidiana de preocupar-se com al- guém, orar por essa pessoa, interessar-se por ela, entregar-lhe um folhe- to evangelístico, convidá-la para um culto no templo ou para uma reunião do PG, então nos alegraremos com aquilo que Deus pode e quer fazer por meio de nós. Façamos a nossa parte, que Deus continuará fazendo a d’Ele, pois Ele é incansável. Como disse Jesus: “Meu Pai trabalha até agora e eu também”.

Que o Pai nos abençoe sempre e que saibamos cumprir a nossa missão de evangelizar, sendo discípulos verdadeiros, à semelhança do que es- tá descrito em 2 Timóteo 2:2. Que cada um dos nossos PGs seja fonte de

bênçãos inesgotáveis, na medida em que ofereça da água saudável do Cristo Salvador!

Do amigo e pastor Rev. Tiago Valentin

Cada coração com Cristo é um missionário e cada coração sem Cristo é um campo missionário.

Dick Hills, missionário norte-americano (1913-2005) Meditação

Esperar com gratidão

Quanto maior o momento de silêncio, menor é o tempo de gratidão.

Quantas vezes você já ouviu sobre ser uma pessoa grata? E você se considera uma pessoa que agrade- ce por tudo independentemente do que aconteça?

Quando queremos muito alguma coisa, pedimos para Deus em nos- sas orações e Ele atende, nossa gratidão é enorme. É fácil agrade-

cer por algo que você gostaria que acontecesse ou sobre coisas boas. Mas e quando algo que você gostaria que acontecesse e não acontece? A ati- tude de gratidão nesses momentos é difícil. Ainda que seja normal (afinal, somos humanos ainda pecadores e não sabemos lidar com algumas emo- ções que sentimos), como filhos de Deus devemos direcionar a nossa men- te e o nosso coração a Ele.

Quando penso em esperar com gratidão, diversas passagens vêm à mi- nha mente. Uma delas é Romanos 12:12: “Alegrem-se na esperança, se- jam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Essa passagem é mui- to conhecida e podemos desmembrá-la de forma que ela fique mais clara.

(3)

Alegrem-se na esperança

No Novo Testamento, a esperança contém incerteza. A palavra “esperança”

se refere a algo que é certo, mas ainda não se realizou. Como o pastor e escritor John MacArthur afirma, “o destino final do cristão é compartilhar de toda a glória de Deus, e essa esperança se realizará porque o próprio Cristo nos assegura isso”. Sem a Palavra de Deus, nós não teríamos a base para ter esperança. É como diz o salmista: “Na tua palavra coloquei a minha es- perança”. Devemos depositar toda a nossa esperança em Deus, porque só Ele é capaz de fazer todas as coisas e Ele sabe o que é melhor para nós.

Sejam pacientes na tribulação

Sei que esse não é um dos pontos mais fáceis. Passar por momentos de di- ficuldades nos deixa, muitas vezes, impacientes. A palavra “tribulação” sig- nifica pressão. Não a pressão que vivemos no nosso cotidiano, com o tra- balho, a escola ou outras obrigações, mas a pressão e os problemas ine- vitáveis que vêm para quem decide seguir a Cristo e manter um relaciona- mento com Ele. Essas situações complicadas acontecem. E, acredite, isso é bom (por mais que pareça o contrário)! Quando estamos passando por momentos de dificuldades, o nosso caráter está sendo moldado por Cristo para que assim possamos estar mais parecidos com Ele e nos tornarmos pessoas melhores. Então, seja paciente, pois Deus sabe o que faz!

Perseverem na oração

A palavra “perseverança” pode também ser traduzida por paciência e es- tá relacionada à tolerância, habilidade de permanecer debaixo de um gran- de peso ou pressão sem cair ou desistir. Ou seja, devemos orar e saber es- perar! O tempo de Deus não é o mesmo que o nosso. Nós vemos o tem- po como passado, presente e futuro. Deus, porém, consegue ver tudo ao mesmo tempo, num só plano. Então, se Ele consegue ver o que ainda não aconteceu, nós podemos ficar tranquilos, pois sabemos que Ele não deixa- rá que algo ruim aconteça conosco. Fique tranquilo!

Assim, devemos procurar ser pacientes, orar e buscar a Deus todo o tem- po. Isso não serve apenas para os momentos de dificuldade, mas para to- dos. Embora seja fácil, acabamos muitas vezes nos esquecendo de agra- decer até mesmo pelos momentos de alegria e fartura. Por exemplo, você já agradeceu por algo simples que nunca te faltou? Nos momentos de difi- culdade, você agradece pela própria tribulação? Lembre-se: depois de um temporal, as nuvens levam embora a escuridão e o céu fica limpo. Como diz o pastor Paul David Tripp, Deus está te moldando em todos os momen- tos; seja um instrumento nas mãos do Redentor.

Por Carolina Simionato

Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.

William Shakespeare, poeta e dramaturgo inglês (1564-1616)

(4)

Opinião

Mexendo os pauzinhos Desde que me conheço por gen- te escuto sobre “dar um jeitinho”

ou, em outras palavras, o “jeitinho brasileiro”. Sei muito bem que nós, brasileiros, somos conhecidos pe- la nossa imensa capacidade de nos virarmos, de sorrir constantemen- te, de sempre conseguir dar a volta

por cima, de ficar bem com a maioria. Pessoalmente acho isso o máximo, mas existem coisas em que não “podemos dar um jeitinho”.

Às vezes, queremos tanto resolver uma situação que ficamos mexendo aqui e ali. Pedimos conselhos para os que sabemos que irão falar somente o que queremos ouvir, manipulamos as pessoas ao nosso redor com nossas meias-verdades, lemos apenas as passagens bíblicas que não nos confron- tam e assim vamos vivendo nossa vida. Não é pra menos que existe tan- ta insatisfação em tantos corações. No fundo, sabemos que algo está er- rado, mas vamos dando um “jeitinho” para não encarar a realidade e a Ver- dade que já está em nós.

Muitas vezes eu me encontro sem saber o que fazer, com os dedos coçan- do pra mexer uns pauzinhos, mas aprendi que, quanto mais eu deixo Deus mexer na minha vida, arrumar as prateleiras, jogar o lixo fora, organizar mi- nha bagunça, soprar a poeira, mais feliz eu sou.

Tem horas que Ele põe tudo em ordem, mas faz isso em silêncio. Quero a resposta, mas o silêncio permanece. E ali fico eu, aprendendo a ser man- sa mais uma vez. Geralmente, quem sempre tem algo para comentar e cri- ticar é alguém que pensa que sabe muito, mas não sabe domar as emo- ções. Aquietar-se diante do Rei do Universo é uma arte que poucos conhe- cem. Se ao menos soubéssemos do poder que existe nisso...

Que hoje você Lhe permita mexer os pauzinhos, colocar ordem no caos e ser realmente Deus. O mais lindo de tudo isso é que Ele age sorrindo, feliz e satisfeito por simplesmente poder ser tudo para você.

Descansar em Deus não é ficar parado, mas é parar de manipular e deixá-Lo agir. Vale a pena parar de mexer os pauzinhos; “jeitinho” melhor é só o d’Ele.

Por Zoe Lilly, artista plástica e cantora evangélica Avisos

(5)

Dízimos e ofertas

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te coloca- rei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:23). Sua contribuição é fundamen- tal para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromis- so com Deus ainda hoje!

Aniversariantes.

3/10 Dulce Gonçalves de Oliveira e Edivaldo Stump

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir- mãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da da D. Cida Barçante, da D.

Elenice (irmã da D. Neusa), da Iara (irmã do Márcio), da D. Iberci (mãe da Silvana

Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. José (marido da D.

Nancy), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Neusa, da Nívia (esposa do Eduardo), do Rafael Arrais (sobrinho do Sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da D. Tereza (sogra da Maria José), da D. Zilda (avó da Helô) e do Wanderlei;

• Pelos projetos Alimentando Vidas e Novidade de Vida;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pela Equipe Pastoral (Pastores Tiago e Laura e Seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de Serviço

SERVIÇO HOJE (28/9) PRÓX. DOMINGO (5/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

INTERCESSÃO Tiago/Renata Tiago/Cleide

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Cleuton

MINISTÉRIO INFANTIL Doroti/Edna Mariana/Laura

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Silas Pr. Tiago/Sem Lucas

PREGADOR Pra. Laura Matheus

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração

16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12h

Tiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12h

Laura - 9h

Tiago e Laura Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago e Laura 13h30 – 17h

Tiago 14h - 17h Tiago e Laura -

Noite 20h

Tiago e Laura 20h

Tiago 20h

Tiago 20h

Tiago e Laura 19h

Tiago 19h

Tiago e Laura

Humor

Referências

Documentos relacionados

Por isso, a origem histórica do capital e do sistema capitalista euro- peu é indissociável do poder político e das guerras, e a teoria sobre a formação deste “universo europeu”

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

Os dois resolveram então enterrar o pequeno, e foram-se para casa depois de o enterrar, e muito crentes que o seu crime se não saberia, porque ninguém o tinha presenciado!. Mas daí

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que

O PMGIRS leva em consideração aspectos referente à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos