• Nenhum resultado encontrado

Auxiliar em Saúde Bucal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Auxiliar em Saúde Bucal"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Prova objetiva para o cargo de

Auxiliar em Saúde Bucal

INSTRUÇÕES PARA O CANDIDATO

1. Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo que você está inscrito. Caso contrário comunique imediatamente ao fiscal de sala.

2. Verifique se os dados impressos no Cartão-Resposta correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comunique-a imediatamente ao fiscal de sala.

3. O caderno de prova contém 40 (quarenta) questões, numeradas de 01 (um) a 40 (quarenta). Verifique: se faltam folhas, se a sequência de questões está correta; e se há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

4. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

5. Nesta prova, as questões objetivas são de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

6. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas ao fiscal de sala.

7. Só serão consideradas para avaliação as questões respondidas no cartão-resposta. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica azul ou preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação. Sob nenhuma hipótese, o cartão-resposta poderá ser substituído.

8. Não serão permitidas consultas, empréstimos e comunicação entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrônicos ou não, inclusive relógio. O não-cumprimento dessas exigências implicará a eliminação do candidato.

9. O tempo de resolução das questões, incluindo o tempo para preenchimento do cartão- resposta, é de 3 (três) horas.

10. Os materiais da prova, necessários à avaliação do candidato, devem ser devolvidos após o término do tempo destinado para a sua realização.

11. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao fiscal de sala. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta devidamente assinado, sob pena de caracterização de sua desistência no processo seletivo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 3 horas

(2)

2

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Texto para as questões de 1 a 5.

O CORAÇÃO ROUBADO – Marcos Rey

Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, Best- seller mundial do gênero infanto-juvenil. Na página de abertura lá estava a dedicatória do velho, com sua inconfundível letra esparramada. Como todos os garotos da época, apaixonei-me por aquela obra-prima, é tanto que a levava ao grupo escolar da Barra Funda para reler trechos do recreio.

Justamente no último dia de aula, o das despedidas, depois da festinha de formatura, voltei para a classe a fim de reunir meus cadernos e objetos escolares, antes do adeus. Mas onde estava O coração?

Onde? Desaparecera. Tremendo choque. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele. Ia informar a diretoria quando, passando pelas carteiras, vi a lombada do livro, bem escondido sob uma pasta escolar. Mas... era lá que se sentava o Plínio, não era? Plínio, o primeiro da classe em aplicação e comportamento, o exemplo para todos nós. Inclusive o mais limpinho, o mais bem penteadinho, o mais tudo. Confesso, hesitei. Desmascarar um ídolo? Podia ser até que não acreditassem em mim. Muitos invejavam o Plínio. Peguei o exemplar e o guardei em minha pasta. Caladão. Sem revelar a ninguém o acontecido. Lembro do abraço que Plínio me deu à saída. Parecia estar segurando as lágrimas. Balbuciou algumas palavras emocionadas. Mal pude retribuir, meus braços se recusavam a apertar o cínico.

Chegando em casa minha mãe estranhou que eu não estivesse muito feliz. Não, eu amargava minha primeira decepção. Afinal, Plínio era um colega que devíamos imitar pela vida afora, como costumava dizer a professora. Seria mais difícil sobreviver sem o seu exemplo. Por outro lado, considerava se não errara em não delatá-lo. “Vocês estão todos enganados, e a senhora também, sobre o caráter de Plínio. Ele roubou meu livro e depois ainda foi me abraçar...”

Curioso, a decepção prolongou-se ao livro de Amicis, verdadeira vitrina de qualidades morais dos alunos de uma classe de escola primária. A história de um ano letivo coroado de belos gestos. Quem sabe o autor não conhecesse a fundo seus próprios personagens. Um ingênuo como nossa professora. Esqueci- o.

Passados muitos anos reconheci o retrato de Plínio num jornal. Advogado, fazia rápida carreira na Justiça. Recebia cumprimentos. Brrr. Magistrado de futuro o tal que furtara meu presente de fim de ano!

Que toldara muito cedo minha crença na humanidade! Decidi falar a verdade. Caso alguém se referisse a ele, o que passou a acontecer, eu garantia que se tratava de um ladrão. Se roubava já no curso primário, imaginem agora... Sempre que o rumo de uma conversa levava às grandes decepções, aos enganos de falsas amizades, eu contava, a quem quisesse ouvir, o episódio do embusteiro do Grupo Escolar Conselheiro Antônio Prado, em breve desembargador ou secretário de Justiça.

(3)

3 - Não piche assim o homem – advertiu-me minha mulher.

- Por que não? É um ladrão!

- Mas quando pegou seu livro era criança.

- O menino é o pai do homem – rebatia, vigorosamente.

Plínio fixara-se como um marco para mim. Toda vez que o procedimento de alguém me surpreendia, a face oculta de uma pessoa era revelada, lembrava-me irremediavelmente dele. Limpinho. Penteadinho.

E com a mão de gato se apoderando de meu livro.

Certa vez tomaram a sua defesa:

- Plínio, um ladrão? Calúnia! Retire-se da minha presença!

Quando o desembargador Plínio já estava aposentado, mudei-me para meu endereço atual. Durante a mudança alguns livros despencaram de uma estante improvisada. Um deles O coração, de Amicis.

Saudades. Havia quantos anos não o abria? Quarenta ou mais? Lembrei da dedicatória de meu falecido pai. Ele tinha boa letra. Procurei-a na página de rosto. Não a encontrei. Teria a tinta se apagado? Na página seguinte havia uma dedicatória. Mas não reconheci a caligrafia paterna.

“Ao meu querido filho Plínio, com todo amor e carinho de seu pai”.

1. O trecho do texto que representa uma ação verbal que não se realizou é expresso pela alternativa:

a) Vocês estão todos enganados, e a senhora também, sobre o caráter de Plínio. Ele roubou meu livro e depois ainda foi me abraçar...

b) Chegando em casa minha mãe estranhou que eu não estivesse muito feliz. Não, eu amargava minha primeira decepção.

c) Eu cursava o último ano do primário e como já estava com o diplominha garantido, meu pai me deu um presente muito cobiçado: O coração, famoso livro do escritor italiano Edmondo de Amicis, Best- seller mundial do gênero infanto-juvenil.

d) Decidi falar a verdade. Caso alguém se referisse a ele, o que passou a acontecer, eu garantia que se tratava de um ladrão.

e) Quando o desembargador Plínio já estava aposentado, mudei-me para meu endereço atual. Durante a mudança alguns livros despencaram de uma estante improvisada.

2. O fragmento do texto “Ao meu querido filho Plínio, com todo amor e carinho de seu pai” revela que:

a) O livro que o narrador-personagem possuía quando idoso era o de Plínio.

b) O livro do narrador-personagem fora roubado na infância por Plínio.

c) O narrador-personagem delatou Plínio quando teve o livro roubado.

d) O livro não tinha sido roubado e estava com Plínio.

e) O livro estava com o pai de Plínio.

(4)

4 3. O único trecho do texto que não simboliza um pensamento introspectivo do narrador é:

a) “Mas onde estava O coração?”

b) “Plínio, um ladrão? Calúnia!”

c) “Teria a tinta se apagado?”

d) “Havia quantos anos não o abria?”

e) “Desmascarar um ídolo?”

4. O texto possui categorias temporais que podem ser expressos por meio de fases da vida humana. Sobre essas categorias, é correto afirmar que:

a) Há apenas uma fase da vida, que é representada pela infância.

b) Há apenas duas fases da vida, que são representadas pela infância e juventude.

c) Há apenas duas fases da vida, que são representadas pela infância e velhice.

d) Há apenas duas fases da vida, que são representadas pela juventude e velhice.

e) Há apenas três fases da vida, que são representadas pela infância, juventude e velhice.

5. Sobre a tipologia textual de “O coração roubado”, pode-se dizer que ele representa:

a) Um conto.

b) Um anúncio publicitário.

c) Uma crônica.

d) Uma lenda.

e) Um romance.

6. Assinale a alternativa que respectivamente completa corretamente as frases a seguir:

I - ___________ você não veio?

II – Você não veio ______________?

III – Qual o ______________ de você não ter vindo?

a) Por que, por que, porquê.

b) Porque, por que, por quê.

c) Por que, por quê, porquê.

d) Por que, por que, porque.

e) Por quê, por que, porque.

7. São acentuadas por razões diferentes:

a) Antipático, páginas, próximo.

b) Cópias, monetários, intransponíveis.

c) Acadêmica, antropóloga, sinônimo.

d) Caráter, lábia, provável.

e) Há, é, dá.

(5)

5 8. A classificação do predicativo sublinhado que não se repete nas demais orações abaixo é:

a) O delegado olhou-a, espantado com o atrevimento.

b) A tarefa se torna mais árdua para pilotos promissores, mas sem estrutura de apoio.

c) Seu rosto se iluminou, deslumbrado.

d) Seu elevado padrão de qualidade é reconhecido.

e) A notícia do falecimento deixou-os consternados.

9. Há erro de colocação de vírgula em:

a) É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste.

b) Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.

c) Oh! não, disse a menina, eu te ensinarei a conhecê-lo.

d) Ele prometeu fazer alguma coisa, e creio que o fará.

e) Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros.

10. A alternativa que apresenta uma sequência de frases corretas com relação à regência verbal é:

I – Jaime aspirava a ser médico.

II – Algumas pessoas, de longe, assistiram ao comício.

III – Esqueci-me o nome do livro.

IV – Ele perdoava seus devedores.

V – Prefiro trabalhar a passar fome.

a) I, IV, V.

b) I, II, V.

c) I, II, III, V.

d) II, III, V.

e) Todas estão corretas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11. Compete ao Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), sempre sob a supervisão do Odontólogo ou do Técnico em Saúde Bucal:

a) orientar os pacientes sobre higiene bucal.

b) controlar o movimento financeiro.

c) marcar consultas.

d) apenas as alternativas “a” e “c” estão corretas.

e) as alternativas “a”, “b” e “c” estão corretas.

(6)

6 12. O papel do ASB, na organização do atendimento clínico do paciente, é muito importante por proporcionar um maior número de atendimentos com menos desgaste físico. De acordo com esta afirmativa, assinale a opção que explica o que é o “trabalho a quatro mãos”:

a) é a atuação do ASB apenas no pagamento das contas do consultório odontológico e na marcação de consultas.

b) é o conjunto de métodos e objetivos que irão dificultar o trabalho do Odontólogo.

c) é o conjunto de métodos e objetivos que irão simplificar o trabalho do Odontólogo, com o conseqüente aumento de produtividade.

d) é a atuação do Odontólogo no atendimento ao paciente.

e) é a capacidade de trabalho em equipe, que proporciona atuação do ASB na realização de profilaxia nos pacientes.

13. A dentição decídua completa é composta de quantos elementos dentários?

a) 16.

b) 18.

c) 20.

d) 28.

e) 32.

14. Quanto à anatomia dentária, é correto afirmar que a parte visível do dente na cavidade bucal denomina-se:

a) ápice radicular.

b) coroa.

c) raiz.

d) polpa.

e) canalículo.

15. Qual o elemento dentário que não está presente em uma criança de 03 anos de idade com dentição decídua completa?

a) incisivo central.

b) incisivo lateral.

c) canino.

d) pré-molar.

e) molar.

16. Um paciente é examinado no consultório odontológico e o cirurgião dentista detecta a presença de cárie nos seguintes elementos dentários: 17, 21 e 34. Marque a alternativa que contenha os elementos dentários representados pela nomenclatura de dois dígitos utilizada pelo dentista:

a) segundo molar permanente (superior esquerdo), incisivo central (superior direito) e segundo pré-molar (inferior esquerdo).

b) primeiro molar permanente (superior direito), incisivo central (superior esquerdo) e primeiro pré- molar (inferior direito).

c) segundo molar permanente (superior direito), incisivo lateral (superior esquerdo) e primeiro pré-molar (inferior direito).

(7)

7 d) primeiro molar permanente (superior direito), incisivo central (superior direito) e segundo pré-molar

(inferior esquerdo).

e) segundo molar permanente (superior direito), incisivo central (superior esquerdo) e primeiro pré- molar (inferior esquerdo).

17. O cirurgião dentista realiza uma restauração no primeiro molar superior direito decíduo e pede para que a ASB anote na ficha clinica do paciente. Qual o número do dente a ser anotado?

a) 55.

b) 54.

c) 64.

d) 16.

e) 65.

18. O fórceps que pode ser usado para extrair o elemento dentário 46 é o:

a) 17.

b) 150.

c) 65.

d) 18R.

e) 18L.

19. Não é instrumental usado para fazer restauração dentária:

a) brunidor.

b) condensador de amálgama.

c) esculpidor de amálgama.

d) porta-matriz.

e) espátula 7.

20. São instrumentais que devem estar na bandeja clínica para restauração de resina composta, exceto:

a) aplicador de hidróxido de cálcio.

b) pinça clínica.

c) pinça goiva.

d) espátula de titânio.

e) espelho clínico.

21. São instrumentos utilizados em cirurgia, exceto:

a) cureta de dentina.

b) cureta alveolar.

c) porta-agulha.

d) sindesmótomo.

e) alavanca reta.

(8)

8 22. Os cimentos de ionômero de vidro do tipo II apresentam as seguintes propriedades, exceto:

a) biocompatibilidade.

b) alta resistência à fratura e ao desgaste.

c) boa adesividade ao esmalte.

d) boa adesividade à dentina.

e) liberação de flúor.

23. Para que não haja interferências negativas nas propriedades dos materiais odontológicos durante sua manipulação, deve-se:

a) utilizar uma placa para cada tipo de material.

b) dispensar o material na hora de sua manipulação e uso.

c) ler com atenção e seguir as instruções do fabricante.

d) utilizar espátula conforme o material a ser manipulado.

e) todas as alternativas estão corretas.

24. Dentre os materiais abaixo, qual deles é indicado para fazer o selamento provisório de um elemento dentário:

a) pasta zinco enólica.

b) silicona.

c) cimento de óxido de zinco e eugenol - OZE.

d) resina fotopolimerizável.

e) cimento de fostato de zinco.

25. Qual o material odontológico mais indicado para ser utilizado em cavidades profundas como protetor de polpa dentária?

a) cimento de fosfato de vidro.

b) cimento de fosfato de zinco.

c) cimento de fosfato de eugenol.

d) cimento de hidróxido de cálcio.

e) cimento de hidróxido de zinco e eugenol.

26. A educação em saúde é um componente do processo de promoção da saúde. São considerados instrumentos utilizados na educação em saúde, exceto:

a) palestras.

b) teatro de fantoche.

c) ficha de atendimento.

d) álbuns seriados.

e) cartazes.

27. Não está entre os principais problemas de saúde pública em odontologia:

a) cárie dental.

b) doença periodontal.

c) mal oclusão.

d) cisto dentígero.

e) câncer bucal.

(9)

9 28. A cárie é uma doença infecto-contagiosa, de origem bacteriana, que afeta os tecidos calcificados dos dentes. Qual destes microorganismos não está presente na cárie?

a) streptococos mutans.

b) lactobacilos acidophilus.

c) streptococos salivares.

d) lactobacilos casei.

e) cândida albicans.

29. O câncer de boca é considerado um dos problemas de saúde pública em odontologia e é uma doença causada por diversos fatores. Qual destes fatores não está relacionado com as causas desta doença?

a) dentaduras bem adaptadas.

b) restos dentários.

c) falta de higiene oral.

d) exposição excessiva aos raios solares sem proteção.

e) fumo.

30. Doença do periodonto, também conhecida como piorréia, que envolve não só a gengiva, mas também osso alveolar, cemento e ligamento periodontal, causando sangramento fácil, halitose desagradável, dentes abalados, secreção purulenta e exposição do cemento em casos mais graves. Essa doença denomina-se:

a) gengivite.

b) hiperplasia gengival.

c) abscesso gengival.

d) periodontite.

e) abscesso periodontal.

31. Marque a opção que contenha a medida mais eficaz para prevenir a cárie e a doença periodontal.

a) uso de selante.

b) uso de flúor sistêmico.

c) uso de selante e flúor sistêmico.

d) escovação dentária e uso de comprimido fluoretado.

e) escovação dentária com dentifrício fluoretado.

32 A aplicação de flúor é um importante meio de prevenção da cárie dentária. Marque a alternativa que indica um método de flúor sistêmico.

a) bochechos com flúor.

b) vernizes com flúor.

c) fluoretação da água de abastecimento.

d) dentifrícios com flúor.

e) gel com flúor.

(10)

10 33. As radiografias bucais são utilizadas na rotina odontológica como meio de diagnóstico. Quais as técnicas radiográficas que podem ser usadas com o aparelho de raio x do consultório?

a) radiografia periapical.

b) radiografia panorâmica.

c) radiografia interproximal.

d) radiografia oclusal.

e) estão corretas as alternativas “a”, “c” e “d”.

34. Para a realização do exame radiográfico, o ASB não pode esquecer de colocar no paciente o seguinte equipamento de proteção:

a) jaleco.

b) gorro.

c) máscara.

d) avental de chumbo.

e) luva.

35. Processo que destrói grande parte dos microorganismos patogênicos (vírus, bactérias, mas não necessariamente esporos) e é indicado para submeter artigos e superfícies quando estes forem de uso em múltiplos pacientes, corresponde ao conceito de:

a) lavagem.

b) enxágue.

c) secagem.

d) desinfecção.

e) desencrustamento.

36. O material pérfuro-cortante de uso na prática odontológica deve ser descartado:

a) na lixeira comum.

b) em saco plástico com o rótulo “infectante”.

c) em recipientes estanques, de paredes rígidas e com tampa.

d) em recipientes estanques, de paredes rígidas e sem tampa.

e) em saco plástico com o símbolo internacional de lixo biológico ou com rótulo “contaminado”.

37. A esterilização de instrumentais utilizados na prática odontológica pode ser realizada por vários métodos. Qual o ciclo de esterilização recomendado pela ANVISA para o método estufa?

a) 180 graus Celsius em 60 minutos.

b) 160 graus Celsius em 120 minutos.

c) 160 graus Celsius em 60 minutos.

d) 180 graus Celsius em 120 minutos.

e) 121 graus Celsius em 20 minutos.

(11)

11 38. Quais os equipamentos de proteção individual o ASB deve usar durante o atendimento para reduzir o risco ocupacional e a transmissão de microorganismos nos serviços de saúde:

a) luvas, máscara, avental e gorro.

b) luvas, máscara e avental.

c) luvas, máscara e gorro.

d) luvas, máscara, óculos de proteção, avental e gorro.

e) luvas, máscara, óculos de proteção e gorro.

39. Qual dos equipamentos de proteção abaixo citados não necessita ser descartado após o final do atendimento odontológico, sendo apenas desinfectado:

a) gorro.

b) máscara.

c) óculos de proteção.

d) luvas.

e) estão corretas as alternativas “a” e “c”.

40. Quanto aos métodos para limitar a propagação de microorganismos, marque a alternativa incorreta.

a) as alças e o interruptor do foco devem ser cobertos com invólucros.

b) deve-se evitar usar jato de água muito forte ao lavar materiais contaminados para não projetar água para fora do lavabo.

c) o sugador deve ser lavado com água e sabão antes de ser utilizado em outro paciente.

d) as pontas de alta e baixa rotação devem ser cobertas com filme de PVC ou capa plástica.

e) superfícies contaminadas por sangue devem ser imediatamente descontaminadas com solução de hipoclorito de sódio a 1%.

Referências

Documentos relacionados

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) devem obedecer, dentre outros, aos

acessos por terra. Somente em meados do século XX a estrada via Garuva foi construída. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 19 - O município

Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade, o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a

Onde? Desaparecera. Algum colega na certa o furtara. Não teria coragem de aparecer em casa sem ele. Ia informar a diretoria quando, passando pelas carteiras, vi a lombada

d)Sofrência mermu, é quando um desses pega nu mêi dur côro da gente. 8- Na piada a seguir, aponte a relação existente entre a expressão “coro” com a expressão do Suricate,

E Gracinha, nas suas cartas para Coimbra a Gonçalo, já se carpia de não correrem tão doces nem tão íntimas as visitas do André à Torre, "ocupado, como andava sempre agora,

Duas pontas da nossa sociedade se unem para produzir isso: falta de autoridade amorosa dos pais (e professores) e péssimo exemplo de autoridades e figuras públicas.

A dentição humana é composta por 32 dentes permanentes, que podem ser divididos em duas partes principais: coroa (parte que aparece em boca, fica fora do osso