• Nenhum resultado encontrado

Cesar Augusto Kuzma. Tese de Doutorado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Cesar Augusto Kuzma. Tese de Doutorado"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Cesar Augusto Kuzma

O futuro de Deus na missão da esperança cristã

Um estudo da escatologia na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-Americana da Libertação no contexto atual

Tese de Doutorado

Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Teologia do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Teologia.

Orientador: Prof.ª Jenura Clotilde Boff

Rio de Janeiro Abril de 2012

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(2)

Cesar Augusto Kuzma

O futuro de Deus na missão da esperança cristã.

Um estudo da escatologia na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-

Americana da Libertação no contexto atual

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada.

Prof.ª Jenura Clotilde Boff Orientadora Departamento de Teologia – PUC-Rio

Prof. Abimar Oliveira de Moraes Departamento de Teologia – PUC-Rio

Prof.ª Maria Clara Lucchetti Bingemer Departamento de Teologia – PUC-Rio

Prof. Agenor Brighenti PUCPR

Prof. Sinivaldo Silva Tavares Instituto São Tomás de Aquino

Prof.ª Denise Berruezo Portinari Coordenadora Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro de Teologia e Ciências Humanas – PUC-Rio

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2012

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(3)

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização da universidade, do autor e da orientadora.

Cesar Augusto Kuzma Concluiu o Bacharelado em Teologia pela PUCPR em 2005. Concluiu o Mestrado em Teologia pela PUC-Rio em 2007. Participou de diversos congressos e eventos na área de Teologia. É professor de Teologia na PUCPR. É assessor teológico-pastoral em grupos, movimentos e comunidades eclesiais.

Ficha catalográfica

CDD:200 Kuzma, Cesar Augusto

O futuro de Deus na missão da esperança cristã: um estudo da escatologia na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-Americana da Libertação no contexto atual / Cesar Augusto Kuzma;

orientadora: Jenura Clotilde Boff. – 2012.

260 f.; 30 cm

Tese (Doutorado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

Inclui bibliografia

1. Teologia – Teses. 2. O futuro de Deus. 3.

A esperança cristã. 4. A missão da esperança cristã. 5. Jürgen Moltmann. 6. Teologia da Esperança. 7. Teologia Latino-Americana da Libertação. I. Boff, Jenura Clotilde. II. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Departamento de Teologia. III. Título.

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(4)

Com amor, à minha esposa Larissa e a nossa pequena Julia

À minha mãe Dirce, amor e saudades

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(5)

Agradecimentos

A Deus, fonte de nossa esperança.

À minha esposa Larissa, que comigo descobriu na esperança uma fonte segura e íntima de relação no amor. Agradeço, também, a pequena Julia, que com sua presença tornou novas as nossas vidas e encheu-nos de esperança

A todos os meus familiares, de modo especial, ao meu pai Silvio Augusto, que a cada dia desperta em força e esperança, e a minha mãe Dirce, que desde cedo me incentivou nos caminhos da fé e que hoje já contempla a face amorosa do Deus que sempre nos apresentou. À minha mãe, amor e saudades.

À minha orientadora, Profª. Drª. Lina Boff. Seu carinho, bondade, dedicação e amizade foram imprescindíveis para a realização deste trabalho.

Obrigado. Em seu nome, agradeço as irmãs de sua residência que sempre nos acolhem com carinho e atenção.

Agradeço ao Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes, pelo seu importante trabalho frente à coordenação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. Obrigado pelas orientações e amizade.

Meus sinceros agradecimentos aos professores e professoras, funcionários e funcionárias, alunos e alunas do Departamento de Teologia da PUC-Rio. A amizade por vocês depositada é uma marca que trarei para sempre nas lembranças de minha vida.

À PUC-Rio, pelos auxílios concedidos, sem os quais este trabalho não poderia ter sido realizado.

Agradeço ao Prof. Dr. Mário Antonio Sanches e em seu nome a todos os colegas do Curso de Teologia da PUCPR pelo apoio e incentivo que deles recebi.

Agradeço a Prof.ª Dr.ª Maria Lourdes Gisi, Decana da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, que sempre me incentivou e compreendeu a importância deste curso de Doutorado.

Agradeço ao Prof. Dr. Jürgen Moltmann pela simplicidade e paciência com que sempre nos atendeu durante suas passagens pelo Brasil, especificamente no ano de 2008 e em 2011. Suas palavras e orientações foram de grande valia para

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(6)

este trabalho. Agradeço também ao Prof. Dr. Levy Bastos, do Instituto Bennett do Rio de Janeiro, pela sua dedicação e atenção durante as visitas de Moltmann ao Brasil.

Agradeço a Prof.ª Monika Prettenthaler, da Graz Universität, na Áustria, pelo envio dos livros de Jürgen Moltmann em idioma alemão.

Agradeço ao Prof. Ulrich Jager, do Goethe Institut de Curitiba pelas aulas particulares no idioma alemão e ajuda na tradução, redação e interpretação de textos. Em seu nome agradeço aos demais professores do Goethe Institut.

A todos os amigos e amigas que pude fazer neste período de estudos no Rio de Janeiro. Para estes os meus mais profundos agradecimentos.

Àqueles e Àquelas que durante toda a minha vida sempre foram referências e exemplos, na vida, na academia e na pastoral.

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(7)

Resumo

Kuzma, Cesar Augusto; Boff, Jenura Clotilde (Orientadora). O futuro de Deus na missão da esperança cristã: um estudo da escatologia na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-Americana da Libertação no contexto atual. Rio de Janeiro, 2012, 260p. Tese de Doutorado – Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O futuro de Deus na missão da esperança cristã caracteriza-se por um trabalho de pesquisa que se desenvolve em perspectiva escatológica. Este futuro que é oferecido gratuitamente torna-se perceptível a partir de um movimento de Deus em favor do ser humano, através do qual o ser humano responde pela fé e passa a mover-se em esperança, sendo capaz de deixar transcender ao seu redor sinais concretos da presença amorosa de Deus, entendida nesta pesquisa como a missão da esperança cristã. Esta reflexão conduz ao subtítulo deste trabalho, que é fazer um estudo da escatologia que se apresenta na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em aproximação com a Teologia Latino-Americana da Libertação no contexto atual. Esta é a perspectiva teológica que marca o percurso deste trabalho. De início, será fundamentado o tema teologicamente. Em seguida, este trabalho vai discorrer sobre a esperança que se localiza na Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann e que perpassa pela vida do autor e por sua teologia. Aqui serão levantados os fundamentos e reflexões desta teologia e como responde as questões atuais. O próximo passo é discorrer sobre a Teologia Latino- Americana da Libertação, apresentar seus fundamentos e reflexões e o modo como atualiza a sua mensagem e o anúncio da esperança. O último passo será fazer uma aproximação entre as duas teologias e tratar sobre as consequências teológicas desta aproximação e como se atinge o tema proposto.

Palavras-chave

O futuro de Deus; A esperança cristã; A missão da Esperança; Jürgen Moltmann; Teologia da Esperança; Teologia Latino-Americana da Libertação.

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(8)

Abstract

Kuzma, Cesar Augusto; Boff, Jenura Clotilde (Advisor). The future of God in the mission of Christian hope: a study of eschatology in the Theology of Hope by Jürgen Moltmann in approximation with the Latin American Theology of Liberation in the current context. Rio de Janeiro, 2012, 260p. Doctoral Thesis – Departamento de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

The future of God in the mission of Christian hope is characterized by a research paper that develops in an eschatological perspective. This future that is free offered becomes noticeable from a movement of God in favor of human beings, through which human beings respond in faith and begins to move into hope, being able to transcend concrete signs around itself of the loving presence of God, which has been understood in this research as the mission of Christian hope. This reflection leads to the subtitle of this work, which makes a study of eschatology which is presented in the Theology of Hope by Jürgen Moltmann in approach to the Latin American Theology of Liberation in the current context.

This is the theological perspective that marks the route of this work. At first, the theme will be theologically justified. After, this paper will discuss the hope from the Theology of Hope by Jürgen Moltmann and runs through the life of the author and his theology. Here will be raised the fundaments and reflections of this theology and how it responds to current issues. The next step is to discuss the Latin American Theology of Liberation, present its fundaments and reflections and how to update its message and announcement of hope. The last step will make an approximation between both theologies and treat the theological consequences of this approach, and how it reaches the proposed theme.

Keywords

The future of God; The Christian hope; The mission of Christian hope;

Jürgen Moltmann; Theology of Hope; Latin American Theology of Liberation.

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(9)

Sumário

1. Introdução 14

2. O futuro de Deus na missão da esperança cristã 28

2.1. O futuro de Deus 32

2.1.1. O Deus que esperamos 37

2.1.2. A vinda de Deus 42

2.1.3. A promessa do Reino de Deus 46

2.2. A missão da esperança cristã 54

2.2.1. A esperança e o seu contexto atual 59

2.2.2. O que esperamos 62

2.2.3. A esperança na comunidade de fé 68

2.2.4. A esperança num mundo não cristão 70 2.2.5. A esperança no atual contexto da América Latina 77

2.3. O anúncio da esperança cristã 79

2.4. Reflexões conclusivas 82

3. A esperança cristã na Teologia da Esperança de Jürgen

Moltmann 86

3.1. Acenos teo-biográficos de Jürgen Moltmann 87 3.1.1. O encontro de Moltmann com a esperança 93 3.1.1.1. A esperança em Deus depois de Auschwitz 94 3.1.1.2. A esperança no campo de concentração – atrás

do arame farpado 98

3.1.2. O encontro de Moltmann com a fé cristã 101 3.1.3. O encontro de Moltmann com Ernst Bloch e o Princípio

Esperança 105

3.2. A Teologia da Esperança e a sua escatologia 111 3.2.1. A obra e seu contexto histórico e teológico 112 3.2.2. Fundamentos e reflexões da Teologia da Esperança 117

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(10)

3.2.2.1. O conceito de promessa 126 3.2.2.2. O ressuscitado que é o crucificado – uma promessa

para o mundo 130

3.2.2.3. O Reino de Deus 137

3.3. A Teologia da Esperança e o anúncio da esperança hoje 143

3.4. Reflexões conclusivas 148

4. A Teologia Latino-Americana da Libertação: nosso ponto de

aproximação com a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann 154 4.1. A Teologia Latino-Americana da Libertação 157 4.1.1. O contexto histórico e teológico desta teologia 157 4.1.1.1. Acenos históricos de um continente oprimido 158 4.1.1.2. O Concílio Vaticano II e a sua recepção pela

Conferência de Medellín 169

4.1.1.3. Reflexões teológicas atuais deste contexto histórico e

eclesial 176

4.1.2. Fundamentos e reflexões desta teologia 178 4.1.2.1. Uma teologia a partir do contexto do pobre 179 4.1.2.2. Um novo jeito de se fazer teologia 183 4.1.2.3. Reflexões atuais de uma teologia da práxis 191 4.1.3. Temáticas teológicas correspondentes à Teologia

Latino-Americana da Libertação 193

4.1.4. O anúncio da esperança cristã desta teologia 203 4.2. A Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann e a Teologia

Latino-Americana da Libertação 204

4.2.1. A recepção da Teologia da Esperança de Moltmann pela

Teologia Latino-Americana da Libertação 207 4.2.2. A recepção da Teologia Latino-Americana da Libertação

pela Teologia da Esperança de Moltmann 211

4.3. Reflexões conclusivas 213

5. O futuro de Deus na missão da esperança cristã:

consequências teológicas do estudo apresentado 218 5.1. A Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann em

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(11)

aproximação com a Teologia Latino-Americana da

Libertação no contexto atual 219

5.2. Consequências teológicas da aproximação entre a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann e a Teologia

Latino-Americana da Libertação 225

6. Conclusão 234

7. Bibliografia 239

7.1. Obras de Jürgen Moltmann 239

7.2. Obras sobre Jürgen Moltmann e a Teologia da Esperança 242 7.3. Obras sobre a Teologia Latino-Americana da Libertação 243

7.4. Demais obras 247

7.5. Demais referências 259

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(12)

Siglas e abreviaturas

AG Ad gentes - Documento Vaticano II

ASETT/ EATWOT Associação ecumênica de teólogos do terceiro mundo CEBs Comunidades Eclesiais de Base

CELAM Conselho Episcopal Latino-Americano

CLAR Confederação Latino Americana dos religiosos e religiosas CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CRB Conferência dos Religiosos do Brasil

CT Consequências teológicas

DAp Documento de Aparecida

DM Documento de Medellín

DP Documento de Puebla

DV Dei verbum - Documento Vaticano II FMTL Fórum Mundial de Teologia e Libertação GS Gaudium et spes - Documento Vaticano II ISAL Iglesia y Sociedad en América Latina LG Lumen gentium - Documento Vaticano II REB Revista Eclesiástica Brasileira

SOTER Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

TdE Teologia da Esperança

TdL Teologia Latino-Americana da Libertação

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

(13)

“Para nós, contudo, existe um só Deus, o Pai, de quem tudo procede e para o qual caminhamos, e um só Senhor, Jesus Cristo, por quem tudo existe e para quem caminhamos” (1Cor 8,6).

PUC-Rio - Certificação Digital 0812682/CA

Referências

Documentos relacionados

Baseado nos dados expostos, sugerimos um algoritmo de avaliação pré- operatória baseado na presença de fatores de risco, sintomas cardiovasculares e doença

g) Cuide la herramienta, manteniéndola siempre limpia. Siga correctamente las instrucciones de lubricación y cambio de accesorios. Revise el cable eléctrico periódicamente, así

No presente estudo, o grupo 2 que recebeu o tra- tamento com ácido fosfórico a 37%, silano e adesivo, apresentou resultado mais satisfatórios, já que, a linha de reparo na maioria

Parágrafo Quarto: O sistema alternativo eletrônico de controle de ponto não poderá conter restrições à marcação do ponto; marcação automática do

A análise da sequência didática apresentada e aplicada junto ao grupo permitiu perceber que os alunos podem, por meio de atividades que incentivem o trabalho

O monólogo inicial de Ifigénia tem, naturalmente, o caráter expositivo que situa o espectador na versão do mito escolhida pelo dramaturgo e no ponto de acção, dentro dessa versão

às vezes com comprometimento articular, cuja etiologia é desconhecida. O que difere nos pacientes HIV-positi- vos é a manifestação clínica da doença, que tende a ser mais

O objetivo deste projeto foi pesquisar a presença da levedura em cães com otite e/ou dermatite e em animais sadios, comparando a frequência de isolamento