• Nenhum resultado encontrado

REVISTA DE DIREITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANO Nº 02 VOLUME Nº 02 EDIÇÃO Nº 01 - JAN/DEZ 2017 ISSN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REVISTA DE DIREITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ANO Nº 02 VOLUME Nº 02 EDIÇÃO Nº 01 - JAN/DEZ 2017 ISSN"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

R

EVISTA DE

D

IREITO DA

A

DMINISTRAÇÃO

P

ÚBLICA

A

NO Nº

02 – V

OLUME Nº

02 – E

DIÇÃO Nº

01 - J

AN

/D

EZ

2017

ISSN

2595-5667

Rio de Janeiro

2017

(3)

R

EVISTA DE

D

IREITO DA

A

DMINISTRAÇÃO

P

ÚBLICA

L

AW

J

OURNAL OF

P

UBLIC

A

DMINISTRATION

Conselho Editorial:

Sr. Alexander Espinosa Rausseo, Universidad Central de Venezuela. Sra. Maria de Los Angeles Fernandez Scagliusi, Universidad de Sevilla.

Sr. Luis Guillermo Palacios Sanabria, Universidad Austral de Chile. Sr. Mustafa Avci, University of Anadolu Faculty of Law.

Sr. Adilson Abreu Dallari, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sr. Alexandre Veronese, Universidade de Brasília.

Sr. Carlos Ari Sundfeld, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Sra. Cristiana Fortini, Universidade Federal de Minas Gerais. Sr. Daniel Wunder Hachem, Universidade Federal do Paraná. Sra. Maria Sylvia Zanella di Pietro, Universidade de São Paulo. Sr. Paulo Ricardo Schier, Complexo de Ensino Superior do Brasil. Sr. Vladimir França, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sr. Thiago Marrara, Universidade de São Paulo.

Sr. Wilson Levy Braga da Silva Neto, Universidade Nove de Julho.

Avaliadores desta Edição:

Prof Dr. Maria de Los Angeles Fernandez Scagliusi, Universidade de Barcelona.

Profa Ms. Isabela Ferrari, UERJ. Prof. Dr. Jamir Calili Ribeiro, UFJF.

Prof. Ms. Ariane Sherman Vieira, UFMG. Prof. Ms. João Paulo Sporl, USP.

Prof. Ms. Carina de Castro, UFRJ. Prof. Ms. Jairo Boechat Jr., FUMEC

Prof. Ms. Daniel Capecchi Nunes, UFJF. Prof. Dra. Patricia Ferreira Baptista, UERJ. Prof. Dr. Eduardo Manuel Val, UFF. Prof. Dr. José Vicente de Mendonça, UERJ. Prof. Dr. Emerson Moura, UFFRJ. Prof. Dra. Patricia Ferreira Baptista, UERJ.

Diagramação e Layout:

(4)

Revista de Direito da Administração Pública, ISSN 2595-5667, a. 2, v. 1, n. 2, jan a dez 2017, p. 4

S

UMÁRIO

Apresentação ... 005

Emerson Affonso da Costa Moura

Publicidade administrativa como princípio e prática: apontamentos para uma teoria do

controle pelo Judiciário ... 007

Veruska Sayonara de Góis

A recondução dos servidores públicos e autonomia dos entes federados ... 030

Alex Cavalcante Alves

Regulações expropriatórias à luz da constitucionalização do direito administrativo ... 048

Maíra Valentim da Rocha

As controvérsias doutrinárias quanto à natureza da CFEM, a decisão proferida pelo STF e

respectivos reflexos na gestão dos recursos ... 099

Cleber Lucio Santos Junior

Discricionariedade administrativa: alguns elementos e possível controle judicial ... 117

Phillip Gil França

As agências reguladoras e captura: um ensaio sobre os desvios regulatórios na agência

nacional de energia elétrica ... 126

Sophia Félix Medeiros

O controle de constitucionalidade nos procedimentos administrativos fiscais: limites e

possibilidades ... 148

Rodrigo Pacheco Pinto

Limitação administrativa e desapropriação indireta: a linha tênue dos institutos na criação de

espaços de proteção ambiental ... 168

Daniel capecchi nunes e Ana Luíza Fernandes Calil

Cidades inteligentes e sustentáveis: desafios conceituais e regulatórios ... 189

José Renato Nalini e Wilson Levy

La asociación para la innovación": su incorporación en la directiva europea sobre

contratación pública y en el proyecto español de ley de contratos del sector público ... 208

(5)

Revista de Direito da Administração Pública, ISSN 2595-5667, a. 2, v. 1, n. 2, jan a dez 2017, p. 5

A

PRESENTAÇÃO

É com grata satisfação que após a consolidação da nova equipe editorial com a expansão do conselho editorial, corpo de avaliadores e editores de seção, bem como, os esforços para inclusão do periódico em indexadores internacionais e a obtenção da Licença Creative Commons, publicamos a primeira edição do segundo volume do segundo ano da Revista de Direito da Administração Pública.

Nesta edição prosseguimos com os debates no âmbito da teoria e práxis do Direito Administrativo a partir de sua interdisciplinariedade com Direito Constitucional, Ambiental e Econômico em uma publicação democrática e articulada de trabalhos de todo o espectro acadêmico com textos de pós-doutores, doutores, mestres, especialistas e graduados de ambos os gêneros, dos variados Estados do Brasil e um trabalho da Venezuela.

Dando continuidade à análise crítica dos princípios administrativo, a professora Veruska Sayonara de Góis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte analisa a publicidade administrativa enquanto princípio e enquanto prática através de ampla pesquisa bibliográfica e examina a possibilidade de controle dos seus instrumentos pelo Poder Judiciário através de algumas situações paradigmáticas.

Ato contínuo o especialista Alex Cavalcante Alves nos brinda com um estudo baseado em seu livro previamente publicado acerca do retorno do servidor público estável ao cargo anteriormente ocupado através de uma análise da evolução teórica e jurisprudencial na literatura e jurisprudência nacional que levaram à construção da interpretação atual sobre a recondução de servidor federal.

Na interface do Direito Administrativo com o Direito Regulatório, a graduada e advogada Maíra Valentim da Rocha analisa as regulações expropriatórias à luz da constitucionalização do Direito Administrativo constatando que é possível a configuração de expropriação através de regulações, caso em que a regulação caracterizará desapropriação indireta.

Prosseguindo com o tema especial da edição anterior o mestre Cleber Lucio Santos Junior contribui com um esudo sobre um instituto do Direito Minerário, qual seja, a compensação financeira sobre a exploração de recursos minerais mediante apontamentos sobre o instituto quanto à sua natureza jurídica, especialmente para seus fins de arrecadação e fiscalização e o seu papel na gestão administrativa.

(6)

REVISTA DE DIREITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LAW JOURNAL OF PUBLIC ADMINISTRATION

Revista de Direito da Administração Pública, ISSN 2595-5667, a. 2, v. 2, n. 1, jan/jun 2017, p. 6

A questão do controle judicial da discricionariedade administrativa é trazida a lume pelo professor pós-doutor Phillip Gil França a partir da análise do fator humano no agir administrativo, enquanto elemento que determina quando estará em conformidade com os constitucionais padrões de legalidade impostos para que o Estado flua de forma republicana, democrática e de acordo com os direitos fundamentais.

Questão controversa que envolve institutos do Direito Administrativo e Econômico a captura das agências reguladoras é tratada pela Mestranda em Economia Sophia Félix Medeiros a partir de uma observação dos desvios regulatórios, em específico, a assimetria de informações e o poder de coesão e influência regulatória dos agentes do setor, em relação à possibilidade de desvios de finalidade da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Os limites e as possibilidades de efetuação do controle de constitucionalidade nos procedimentos administrativos fiscais, considerando para tanto a prática reiterada dos órgãos de julgamento administrativo, notadamente o baiano, em não admitir argüições de inconstitucionalidade da legislação aplicada ao caso concreto é objeto de análise do graduando Rodrigo Pacheco Pinto.

Voltando a temática recorrente nas últimas edições da revista, Daniel Cappechi Nunes e Ana Luíza Fernandes Calil abordam as dificuldades na caracterização dos institutos da limitação administrativa e da desapropriação indireta tendo por caso de estudo a criação de espaços de proteção ambiental, em especial, o caso do Parque Nacional Grande Sertão Veredas como exemplo para a questão proposta.

Em uma aproximação do Direito Administrativo e do Direito da Cidade, os professores doutores José Renato Nalini e Wilson Levy abordam o tema das “cidades inteligentes e sustentáveis” que impõem no Braisl a construção de um conceito e demanda a necessidade de uma regulação administrativa como forma de contribuir para o planejamento urbano e regional. Por fim, a professora doutora María de Los Ángeles Fernández Scagliusi estuda a diretiva da União Européia e a sua incorporação no Projeto de Lei de Contratos do Setor Público sobre a contratação pública que inclui como objetivo a utilização da contratação como apoio, entre outras políticas, da promoção da inovação com a colaboração entre os poderes públicos e os operadores privados.

Rio de Janeiro, 30 de Junho de 2017. Emerson Affonso da Costa Moura.

Referências

Documentos relacionados

O CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA DE SANTA CATARINA – CRB 14ª REGIÃO, entidade de fiscalização e registro profissional, com sede na Rua João Pinto, 30 – Sala 207, Centro –

Em caso de alteração do endereço constante da "FICHA DE INSCRIÇÃO", o candidato deverá encaminhar documento ao Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina indicando

Se  relativos  ao  indeferimento  de  inscrição,  ao  indeferimento  ao  pedido  para  condições  especiais  de  prova  e  não  deferimento  do  enquadramento 

At 60 days of development after fruit harvest, slips presented appropriate size and weight for their use as planting material in the field (average length of 48 cm and average

Assim sendo, o presente artigo é parte do relatório da pesquisa que teve como objetivos analisar a dinâmica do cuidado nas unidades de internação pediátricas, na perspectiva

6) Com relação à apreciação de suficiência, somente será informada ao Escalão Superior e publicada em Boletim Interno, para constar das alterações, aquela referente ao Padrão

11.2 A convocação para efetivação será feita por meio de publicação no jornal oficial do município, no site www.itajai.sc.gov.br e por carta registrada encaminhada ao

Aulas Práticas no decorrer da viagem: 3 dias de fotografia documental; 3 dias de discussão e visualização de imagens.. Aulas teóricas espaço MEF Campolide: 4 aulas