• Nenhum resultado encontrado

Edital 775/2017 GERONTOLOGIA - DOUTORADO APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 775/2017 GERONTOLOGIA - DOUTORADO APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edital 775/2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU GERONTOLOGIA - DOUTORADO

APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4

Estarão abertas, no período de 16 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017, as inscrições para o Processo Seletivo para ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB, nível de Doutorado, visando o preenchimento de vagas para o 1º semestre 2017, na área de concentração LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB tem por objetivo geral oferecer formação acadêmica interdimensional/interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Neste contexto, o programa atribuirá aos que cumprirem todos os requisitos para obtenção do grau, o título de Doutor em Gerontologia.

Por seu caráter interdisciplinar, candidatos procedentes dos diversos cursos de graduação de nível superior podem pleitear a inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia. São oferecidas 08 (oito) vagas, a serem distribuídas, segundo o quantitativo de vagas atribuídas aos professores orientadores, nas suas respectivas linhas de pesquisa.

No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar o orientador para qual estão concorrendo à vaga. O candidato deve refletir bem quanto a escolha do orientador, sobretudo baseando-se nas linhas de pesquisa do professor escolhido, pois uma vez aprovado, o aluno de doutorado deverá trabalhar dentro da linha de pesquisa do docente, não sendo aceitos projetos que não se encaixem nessas linhas.

As linhas de pesquisa e seus respectivos eixos temáticos são:

1) Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento: Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo humano com o envelhecimento, bem como a prevenção de doenças

(2)

crônico-degenerativas, realizando estudos epidemiológicos sobre esse ciclo da vida e inovações da tecnologia para idosos. Essa LP possui projetos de pesquisa integradores, com perfil inovador, gerando produtos de convergência com a Área de Concentração (Longevidade e Qualidade de Vida), ajudando promover o desenvolvimento e a inserção social do idoso.

2) Aspectos Psicossocioculturais e Artísticos do envelhecimento:

Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças psicológicas e socioculturais relacionadas ao envelhecimento e as adaptações agudas e crônicas que ocorrem nos idosos, levando em conta o desenvolvimento artístico da realidade social no mundo moderno. A LP reúne projetos de pesquisa integradores, com perfil inovador, que geram produtos de convergência com a Área de Concentração (Longevidade e Qualidade de Vida), ajudando promover o desenvolvimento e a inserção social.

Demais informações sobre projetos de pesquisa dos orientadores podem ser verificados na página do Programa: http://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/

As aulas serão ser ministradas no Campus II – (endereço: SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160) ou poderão também ser no Campus I – (endereço: Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 )ou no em diferentes locais, de conveniência do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia.

CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA

Inscrições 16/12 a 29/01/2017

1ª etapa

– Manhã: Prova de Português

– Tarde: Prova da 1ª língua estrangeira escolhida 01/02/2017 – Manhã: Prova da 2ª língua estrangeira escolhida

– Tarde: Divulgação consolidada da data, horário e local das entrevistas (No endereço www.ucb.br – no link da Pós-graduação e no mural do Programa, a partir das 18h).

02/02/2017 2ª etapa – Análise Curricular e Entrevistas com os

candidatos 03/02/2017

Resultado Parcial 03/02/2017

Recurso do resultado 06/02/2017

(3)

Período de Matrícula 08 e 09/02/2017

Vencimento da Matrícula 14/02/2017

INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO 13/02/2017

1 – DA INSCRIÇÃO

As inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE no site da UCB no período indicado acima.

No ato da inscrição o candidato deverá anexar no Portal de Inscrição a Declaração de Informações Verdadeiras (Anexo I), devidamente preenchida e assinada.

Será considerado inscrito o candidato que efetuar o pagamento da taxa de R$ 90,00 noventa reais, gerada no ato da inscrição e enviar a documentação solicitada.

Observação: A taxa de inscrição não será devolvida caso o candidato torne-se desistente ou desclassificado em qualquer uma das etapas do processo de seleção.

1. DOCUMENTOS

No ato da matrícula, ou a qualquer tempo durante o processo, poderá ser solicitada ao candidato a comprovação da documentação prevista em Edital.

1. Documentos para inscrição: anexar no momento da inscrição.

a) Declaração de Informações Verdadeiras: anexo I deste edital (final do edital);

2. Documentos necessários a Seleção pelo Programa:

Deverão ser entregues até o último dia de inscrição, sob pena de desclassificação. A documentação deverá ser digitalizada e encaminhada via e-mail gerontologiamestrado@ucb.br ou entregue pessoalmente na Coordenação do Programa - Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 Norte -

(4)

Telefone: (61) 3448-7228:

a) Diploma do Mestrado, em qualquer área de formação (devidamente reconhecido ou validado no Brasil pela legislação em vigor), ou certificado/declaração, ficando a matrícula condicionada à apresentação do diploma;

b) Histórico escolar do Mestrado, em qualquer área de formação;

c) Curriculum Lattes (endereço explicitado na Declaração de Informações)

d) Carta de Intenções dirigida à direção do Programa, com no máximo 02 páginas, explicitando os seguintes aspectos:

1) compromisso em defender a tese em, no máximo, 48 meses; 2) trajetória profissional e perspectivas futuras;

3) razões da opção pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia;

4) compromissos profissionais já assumidos e mantidos durante a realização da pós-graduação, indicando sua natureza e horário de trabalho;

5) tempo que dedicará às atividades da Pós-Graduação; 6) nome do orientador pretendido.

e) Carta de Recomendação: escrita pelo orientador onde foi realizado o Mestrado; ou pelo superior imediato; ou professores do candidato que atestem sua capacidade de produção acadêmica. Essa Carta deve ser enviada, via e-mail, diretamente a Coordenação do Programa (e-mail: gerontologiamestrado@ucb.br)

sob o nome “CARTA DE RECOMENDAÇÃO – CONFIDENCIAL”. Case deseje, poderá entregá-la na Coordenação ou enviá-la via Correio.

f) Projeto preliminar de pesquisa, que deve estar em consonância com as linhas de pesquisa do Programa e deverá ter o seguinte Modelo:

1. Capa;

2. Índice; 3. Resumo;

4. Introdução e Justificativa; 5. Objetivos;

(5)

6. Materiais e Métodos;

7. Cronograma de Atividades; 8. Referências Bibliográficas;

Formato: A4, fonte "arial", tamanho 11, espaçamento 1,5, margens 2,5 cm. Máximo de 10 paginas.

3. Documentos necessários para a MATRÍCULA:

Deverão ser entregues no momento da matrícula (cópias autenticadas ou comprovadas com os originais):

a) Diploma de Mestrado, em qualquer área de formação; b) Carteira de identidade;

c) CPF;

d) foto recente;

Observação: a ausência de qualquer dos documentos solicitados desqualificará a inscrição.

4. Seleção

O processo de seleção será realizado em três etapas e constará do seguinte:

1ª Etapa: Provas

a) Prova escrita dissertativa com o tema relacionado à gerontologia. Nesta prova também será avaliada a redação em língua portuguesa. A prova escrita dissertativa será realizada no dia 01/02/2017, de 9h às 12h, na Pró-Reitoria Acadêmica, Campus Avançado da Asa Norte, SGAN 916 Módulo B Asa Norte. As questões desta prova serão formuladas baseadas na bibliografia relacionada no fim deste edital. A capacidade de expressão escrita também será avaliada nesta prova, que é eliminatória, sendo 7,0 (sete) a nota mínima exigida para aprovação.

b) Haverá prova escrita de 2 (duas) línguas estrangeiras a serem escolhidas entre inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, para avaliar a proficiência. As provas de

(6)

línguas estrangeiras serão DE CARÁTER ELIMINATÓRIO, onde o candidato deverá demonstrar capacidade de leitura e compreensão de textos respondendo, em português, às questões formuladas. Será permitido o uso de dicionário impresso, não sendo permitido o uso de dicionários e/ou tradutores eletrônicos. A 1ª prova será realizada no dia 01/02/2017, no horário de 14h às 17h. A 2ª prova será realizada no dia 02/02/2017 no horário de 9h às 12h. A nota mínima para aprovação em ambas as provas é de 7,0 (sete).

Ficarão dispensados do exame de língua estrangeira, os candidatos que apresentarem os seguintes certificados no ato de inscrição para a seleção:

I – Língua Inglesa - TOEFL (mínimo de 213 pontos para CBT Toefl ou 550 pontos para o Toefl Tradicional); Cambridge (Key English Test); IELTS (mínimo de 6,0); Michigan Proficiency;

II – Francês: DALF (nível A2);

III - Espanhol: DELE-Cie (nível básico) - Instituto Cervantes; IV- Italiano: Exame CILS (Dois – B2);

V - Alemão: Goethe Zertifikat (C1 - ZMP).

2ª Etapa: Análise

a) Análise do Curriculum Lattes

O candidato deverá deverá entregar o currículo lattes atualizado. Está etapa será realizada internamente pelos membros da comissão de seleção do programa.

A etapa de análise é de responsabilidade interna do programa, não sendo necessária a presença do candidato.

3ª Etapa: Entrevista

Somente serão chamados para entrevista os candidatos que obtiverem a nota mínima de 7,0 (sete) em todas as provas.

A relação dos candidatos selecionados para a 3ª etapa será divulgada no dia 02/02/2017 a partir das 18h, no endereço eletrônico www.ucb.br (no link da pós-graduação em Gerontologia), pelo site e no mural de avisos do Programa em Gerontologia (1º andar).

(7)

A entrevista tem CARÁTER CLASSIFICATÓRIO, a comissão de seleção poderá solicitar esclarecimentos sobre a documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição. As entrevistas serão marcadas pela comissão de seleção em 03/02/2017, a partir das 08h.

5. Dos critérios de classificação

Os candidatos aprovados serão classificados pela média aritmética das notas obtidas nas três etapas do processo de seleção, em ordem decrescente, até o limite previsto de 08 (oito) vagas, segundo o desempenho em:

a) Prova de conhecimentos sobre o tema Gerontologia e redação em língua portuguesa (peso 1).

b) Prova para avaliar a proficiência em 2 línguas estrangeiras (peso 1 para cada língua).

c) Análise de documentação que inclui Curriculum LATTES (peso 3). d) Entrevista (peso 3).

Havendo candidatos com a mesma nota final e idêntica classificação, a comissão de seleção decidirá pelo desempate com base no currículo. A comissão de seleção pode, ainda, optar por não preencher as vagas anunciadas, caso os candidatos não alcancem o nível mínimo estipulado para ingresso no Programa.

Caso os 8 (oito) primeiros não se matriculem na data estabelecida no calendário estipulado por esse Edidtal, serão chamados aqueles que se classificarem em 9º (nono) lugar e assim sucessivamente, até o preenchimento total das vagas disponíveis..

6. Das disposições gerais

a. O candidato deverá exibir documentos de identidade, sempre que solicitado.

b. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência de, pelo menos, trinta (30) minutos. Não será tolerado atraso.

c. O não comparecimento a qualquer uma das provas ou à entrevista implicará na desclassificação do candidato.

(8)

d. Somente serão admitidos recursos dos resultados da seleção, sob alegação de vícios de forma, que deverão ser dirigidos à Pró-Reitoria Acadêmica da UCB, depositados no Atendimento Estudantil - ATENDE até as 17h do dia 06/02/2017. e. A UCB disponibiliza orientação de tese a cada estudante matriculado(a) no curso, sem contudo garantir a vinculação do(a) doutorando(a) a um determinado orientador, mesmo após a qualificação do projeto de tese, em caso de desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

f. Todo e qualquer caso não contemplado no presente Edital será resolvido pela comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia – nível doutorado da UCB.

g. O início das aulas ocorrerá conforme calendário acadêmico da UCB a ser divulgado, podendo se realizar em qualquer um dos dois Campus.

OBSERVAÇÃO: O aluno selecionado é obrigado a:

a) matricular-se em um mínimo de duas disciplinas obrigatórias e 1 disciplina optativa, oferecidas no 1º semestre de 2017;

b) participar das atividades da “Aula Magna” ou palestras agendadas previamente pelo Programa como atividades extraclasse do programa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os candidatos impedidos de se locomoverem, devido a enfermidades não contagiosas, acidentes, partos e outros motivos ou que apresentem outras necessidades especiais, poderão fazer suas provas em local e condições previamente determinadas pela comissão de seleção.

Para isto, deve ser apresentado à comissão de seleção, com até três dias úteis de antecedência do início previsto para a realização das provas, um laudo médico contendo os seguintes dados:

a) nome completo do candidato;

b) número e órgão expedidor do documento oficial de identidade; c) autorização médica para realizar as provas;

d) C.I.D.

(9)

Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia SGAN 916, MÓDULO B, CAMPUS II, sala A-137, Asa Norte – Brasília –DF CEP: 70790-160

Telefone: 3448-7228.

E-mail: gerontologia.mestrado@ucb.br

Página eletrônica: http://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/

Brasília – DF, 16 de dezembro de 2016. Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia

UCB/UBEC

Profª. Drª. Aline Cabral Braga de Medeiros Diretora da Escola de Saúde e Medicina

Universidade Católica de Brasília

Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor Acadêmico Universidade Católica de Brasília

(10)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA DISSERTATIVA SOBRE TEMA RELACIONADO À GERONTOLOGIA.

1. FALEIROS VP, LOUREIRO AML. (Orgs.). Desafios do envelhecimento: vez, sentido e voz. 1 ed. Brasília: Editora Universa - UCB, 2006.

2. GOMES L, PEREIRA MG (Orgs). Envelhecimento e Saúde. Editora Universa: Brasília, 2006.

3. FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

4. NETTO MP. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. p. 2-12 In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

5. JECKEL-NETO EA, CUNHA GL. Teorias biológicas do envelhecimento. p.13-22 . In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

6.

7. NERI AL. Teorias psicológicas do envelhecimento. p. 58-75. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

8.

9. CAMARANO AA. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. p.88-105. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

10.

11. FREITAS EV, MIRANDA RD. Parâmetros clínicos do envelhecimento e avaliação geriátrica ampla. p. 900-908. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

12.

13. DEBERT GG, SIMÕES J.A.. Envelhecimento e velhice na família contemporânea. p.1366-1373. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

14.

15. PAZ SF, GOLDMAN SN. O Estatuto do Idoso. p. 1402-1409. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

16. GOLDSTEIN, L. L., SOMMERHALDER, C. O papel da espiritualidade e da religiosidade na vida adulta e na velhice. p.1307-1314. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

(11)

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES VERDADEIRAS

Eu,___________________________________________________________, candidato(a) ao processo seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia - 1/2017, declaro que atendo aos pré-requisitos acadêmicos previstos em Edital.

Declaro, outrossim, que as informações contidas no Curriculum lattes são fidedignas e, caso solicitado, deverei comprová-las.

Estou ciente de que, em sendo aprovado(a), no ato da matrícula terei que apresentar fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais dos documentos necessários a matrícula. O não cumprimento desta exigência, mesmo que na homologação do resultado final eu tenha sido aprovado(a), acarretará na impossibilidade de realização da matrícula e na desclassificação do processo seletivo

Na hipótese de prestar falsas informações, estarei incorrendo em falta e sujeito a penalidades.

Informações complementares:

Opção de línguas estrangeiras: (vide edital):  1ª ___________________________________;  2ª ___________________________________ Endereço do Curriculum lattes:

_____________________________________________________________,

Telefones: ( )___________________ / ___________________ / _______________

Brasília, ______ de ___________________de _______.

___________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

✓ Caso exista mais do que uma obra da mesma autoria e do mesmo ano, ordenar por ordem alfabética a partir do título... Language learning as language use: A cross-linguistic model

Assim, de acordo com os estereótipos atrelados à figura feminina, o mais carac- terístico é que mulheres são consideradas as únicas responsáveis pelo trabalho do- méstico, o

vmoreti@hvs.com, ou (+55 11) 3093-2749 Com mais de oito anos de experiência no mercado hoteleiro brasileiro, atuou na área de desenvolvimento da segunda maior rede

Para complementar o programa da Capacitação em Supply Chain Management, o Inbrasc estruturou uma extensão focada na gestão de projetos de supply chain, uma das grandes

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por meio de seu Secretário de Educação no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 14.512/11, torna pública as

Além da taxa de administração, são encargos do FUNDO: (i) tributos que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do FUNDO; (ii) registro

Opiniões dos clientes Pesquisas de mercado Testes de mercado Conceber compo- nentes Testes do produto Lançar o produto Conceber o processo de fabrico Conceber equipa-

O curso de Doutorado em Relações Internacionais, credenciado pela CAPES em 2011, oferecerá até 03 (três) vagas, distribuídas entre as 03 (três) Linhas de Pesquisa do