• Nenhum resultado encontrado

Edital 775/2017 GERONTOLOGIA - DOUTORADO APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 775/2017 GERONTOLOGIA - DOUTORADO APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Edital 775/2017

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU GERONTOLOGIA - DOUTORADO

APROVADO PELA 163ª REUNIÃO DA CTC-ES DA CAPES/MEC - NOTA 4

Estarão abertas, no período de 16 de dezembro de 2016 a 29 de janeiro de 2017, as inscrições para o Processo Seletivo para ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB, nível de Doutorado, visando o preenchimento de vagas para o 1º semestre 2017, na área de concentração LONGEVIDADE E QUALIDADE DE VIDA.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB tem por objetivo geral oferecer formação acadêmica interdimensional/interdisciplinar, capacitando profissionais a produzir e utilizar conhecimentos na área de Gerontologia, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Neste contexto, o programa atribuirá aos que cumprirem todos os requisitos para obtenção do grau, o título de Doutor em Gerontologia.

Por seu caráter interdisciplinar, candidatos procedentes dos diversos cursos de graduação de nível superior podem pleitear a inscrição no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia. São oferecidas 08 (oito) vagas, a serem distribuídas, segundo o quantitativo de vagas atribuídas aos professores orientadores, nas suas respectivas linhas de pesquisa.

No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar o orientador para qual estão concorrendo à vaga. O candidato deve refletir bem quanto a escolha do orientador, sobretudo baseando-se nas linhas de pesquisa do professor escolhido, pois uma vez aprovado, o aluno de doutorado deverá trabalhar dentro da linha de pesquisa do docente, não sendo aceitos projetos que não se encaixem nessas linhas.

As linhas de pesquisa e seus respectivos eixos temáticos são:

1) Aspectos Físicos, Biológicos, Epidemiológicos e Tecnológicos do Envelhecimento: Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças fisiológicas que ocorrem no corpo humano com o envelhecimento, bem como a prevenção de doenças

(2)

crônico-degenerativas, realizando estudos epidemiológicos sobre esse ciclo da vida e inovações da tecnologia para idosos. Essa LP possui projetos de pesquisa integradores, com perfil inovador, gerando produtos de convergência com a Área de Concentração (Longevidade e Qualidade de Vida), ajudando promover o desenvolvimento e a inserção social do idoso.

2) Aspectos Psicossocioculturais e Artísticos do envelhecimento:

Esta Linha de Pesquisa investiga as mudanças psicológicas e socioculturais relacionadas ao envelhecimento e as adaptações agudas e crônicas que ocorrem nos idosos, levando em conta o desenvolvimento artístico da realidade social no mundo moderno. A LP reúne projetos de pesquisa integradores, com perfil inovador, que geram produtos de convergência com a Área de Concentração (Longevidade e Qualidade de Vida), ajudando promover o desenvolvimento e a inserção social.

Demais informações sobre projetos de pesquisa dos orientadores podem ser verificados na página do Programa: http://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/

As aulas serão ser ministradas no Campus II – (endereço: SGAN 916 Módulo B Avenida W5 - CEP: 70790-160) ou poderão também ser no Campus I – (endereço: Campus I - QS 07 – Lote 01 – EPCT – Águas Claras – Brasília – DF CEP: 71966-700 )ou no em diferentes locais, de conveniência do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia.

CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA

Inscrições 16/12 a 29/01/2017

1ª etapa

– Manhã: Prova de Português

– Tarde: Prova da 1ª língua estrangeira escolhida 01/02/2017 – Manhã: Prova da 2ª língua estrangeira escolhida

– Tarde: Divulgação consolidada da data, horário e local das entrevistas (No endereço www.ucb.br – no link da Pós-graduação e no mural do Programa, a partir das 18h).

02/02/2017 2ª etapa – Análise Curricular e Entrevistas com os

candidatos 03/02/2017

Resultado Parcial 03/02/2017

Recurso do resultado 06/02/2017

(3)

Período de Matrícula 08 e 09/02/2017

Vencimento da Matrícula 14/02/2017

INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO 13/02/2017

1 – DA INSCRIÇÃO

As inscrições para a seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE no site da UCB no período indicado acima.

No ato da inscrição o candidato deverá anexar no Portal de Inscrição a Declaração de Informações Verdadeiras (Anexo I), devidamente preenchida e assinada.

Será considerado inscrito o candidato que efetuar o pagamento da taxa de R$ 90,00 noventa reais, gerada no ato da inscrição e enviar a documentação solicitada.

Observação: A taxa de inscrição não será devolvida caso o candidato torne-se desistente ou desclassificado em qualquer uma das etapas do processo de seleção.

1. DOCUMENTOS

No ato da matrícula, ou a qualquer tempo durante o processo, poderá ser solicitada ao candidato a comprovação da documentação prevista em Edital.

1. Documentos para inscrição: anexar no momento da inscrição.

a) Declaração de Informações Verdadeiras: anexo I deste edital (final do edital);

2. Documentos necessários a Seleção pelo Programa:

Deverão ser entregues até o último dia de inscrição, sob pena de desclassificação. A documentação deverá ser digitalizada e encaminhada via e-mail gerontologiamestrado@ucb.br ou entregue pessoalmente na Coordenação do Programa - Campus Avançado Asa Norte - SGAN 916 Avenida W5 Norte -

(4)

Telefone: (61) 3448-7228:

a) Diploma do Mestrado, em qualquer área de formação (devidamente reconhecido ou validado no Brasil pela legislação em vigor), ou certificado/declaração, ficando a matrícula condicionada à apresentação do diploma;

b) Histórico escolar do Mestrado, em qualquer área de formação;

c) Curriculum Lattes (endereço explicitado na Declaração de Informações)

d) Carta de Intenções dirigida à direção do Programa, com no máximo 02 páginas, explicitando os seguintes aspectos:

1) compromisso em defender a tese em, no máximo, 48 meses; 2) trajetória profissional e perspectivas futuras;

3) razões da opção pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia;

4) compromissos profissionais já assumidos e mantidos durante a realização da pós-graduação, indicando sua natureza e horário de trabalho;

5) tempo que dedicará às atividades da Pós-Graduação; 6) nome do orientador pretendido.

e) Carta de Recomendação: escrita pelo orientador onde foi realizado o Mestrado; ou pelo superior imediato; ou professores do candidato que atestem sua capacidade de produção acadêmica. Essa Carta deve ser enviada, via e-mail, diretamente a Coordenação do Programa (e-mail: gerontologiamestrado@ucb.br)

sob o nome “CARTA DE RECOMENDAÇÃO – CONFIDENCIAL”. Case deseje, poderá entregá-la na Coordenação ou enviá-la via Correio.

f) Projeto preliminar de pesquisa, que deve estar em consonância com as linhas de pesquisa do Programa e deverá ter o seguinte Modelo:

1. Capa;

2. Índice; 3. Resumo;

4. Introdução e Justificativa; 5. Objetivos;

(5)

6. Materiais e Métodos;

7. Cronograma de Atividades; 8. Referências Bibliográficas;

Formato: A4, fonte "arial", tamanho 11, espaçamento 1,5, margens 2,5 cm. Máximo de 10 paginas.

3. Documentos necessários para a MATRÍCULA:

Deverão ser entregues no momento da matrícula (cópias autenticadas ou comprovadas com os originais):

a) Diploma de Mestrado, em qualquer área de formação; b) Carteira de identidade;

c) CPF;

d) foto recente;

Observação: a ausência de qualquer dos documentos solicitados desqualificará a inscrição.

4. Seleção

O processo de seleção será realizado em três etapas e constará do seguinte:

1ª Etapa: Provas

a) Prova escrita dissertativa com o tema relacionado à gerontologia. Nesta prova também será avaliada a redação em língua portuguesa. A prova escrita dissertativa será realizada no dia 01/02/2017, de 9h às 12h, na Pró-Reitoria Acadêmica, Campus Avançado da Asa Norte, SGAN 916 Módulo B Asa Norte. As questões desta prova serão formuladas baseadas na bibliografia relacionada no fim deste edital. A capacidade de expressão escrita também será avaliada nesta prova, que é eliminatória, sendo 7,0 (sete) a nota mínima exigida para aprovação.

b) Haverá prova escrita de 2 (duas) línguas estrangeiras a serem escolhidas entre inglês, espanhol, francês, italiano e alemão, para avaliar a proficiência. As provas de

(6)

línguas estrangeiras serão DE CARÁTER ELIMINATÓRIO, onde o candidato deverá demonstrar capacidade de leitura e compreensão de textos respondendo, em português, às questões formuladas. Será permitido o uso de dicionário impresso, não sendo permitido o uso de dicionários e/ou tradutores eletrônicos. A 1ª prova será realizada no dia 01/02/2017, no horário de 14h às 17h. A 2ª prova será realizada no dia 02/02/2017 no horário de 9h às 12h. A nota mínima para aprovação em ambas as provas é de 7,0 (sete).

Ficarão dispensados do exame de língua estrangeira, os candidatos que apresentarem os seguintes certificados no ato de inscrição para a seleção:

I – Língua Inglesa - TOEFL (mínimo de 213 pontos para CBT Toefl ou 550 pontos para o Toefl Tradicional); Cambridge (Key English Test); IELTS (mínimo de 6,0); Michigan Proficiency;

II – Francês: DALF (nível A2);

III - Espanhol: DELE-Cie (nível básico) - Instituto Cervantes; IV- Italiano: Exame CILS (Dois – B2);

V - Alemão: Goethe Zertifikat (C1 - ZMP).

2ª Etapa: Análise

a) Análise do Curriculum Lattes

O candidato deverá deverá entregar o currículo lattes atualizado. Está etapa será realizada internamente pelos membros da comissão de seleção do programa.

A etapa de análise é de responsabilidade interna do programa, não sendo necessária a presença do candidato.

3ª Etapa: Entrevista

Somente serão chamados para entrevista os candidatos que obtiverem a nota mínima de 7,0 (sete) em todas as provas.

A relação dos candidatos selecionados para a 3ª etapa será divulgada no dia 02/02/2017 a partir das 18h, no endereço eletrônico www.ucb.br (no link da pós-graduação em Gerontologia), pelo site e no mural de avisos do Programa em Gerontologia (1º andar).

(7)

A entrevista tem CARÁTER CLASSIFICATÓRIO, a comissão de seleção poderá solicitar esclarecimentos sobre a documentação apresentada pelo candidato no ato da inscrição. As entrevistas serão marcadas pela comissão de seleção em 03/02/2017, a partir das 08h.

5. Dos critérios de classificação

Os candidatos aprovados serão classificados pela média aritmética das notas obtidas nas três etapas do processo de seleção, em ordem decrescente, até o limite previsto de 08 (oito) vagas, segundo o desempenho em:

a) Prova de conhecimentos sobre o tema Gerontologia e redação em língua portuguesa (peso 1).

b) Prova para avaliar a proficiência em 2 línguas estrangeiras (peso 1 para cada língua).

c) Análise de documentação que inclui Curriculum LATTES (peso 3). d) Entrevista (peso 3).

Havendo candidatos com a mesma nota final e idêntica classificação, a comissão de seleção decidirá pelo desempate com base no currículo. A comissão de seleção pode, ainda, optar por não preencher as vagas anunciadas, caso os candidatos não alcancem o nível mínimo estipulado para ingresso no Programa.

Caso os 8 (oito) primeiros não se matriculem na data estabelecida no calendário estipulado por esse Edidtal, serão chamados aqueles que se classificarem em 9º (nono) lugar e assim sucessivamente, até o preenchimento total das vagas disponíveis..

6. Das disposições gerais

a. O candidato deverá exibir documentos de identidade, sempre que solicitado.

b. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência de, pelo menos, trinta (30) minutos. Não será tolerado atraso.

c. O não comparecimento a qualquer uma das provas ou à entrevista implicará na desclassificação do candidato.

(8)

d. Somente serão admitidos recursos dos resultados da seleção, sob alegação de vícios de forma, que deverão ser dirigidos à Pró-Reitoria Acadêmica da UCB, depositados no Atendimento Estudantil - ATENDE até as 17h do dia 06/02/2017. e. A UCB disponibiliza orientação de tese a cada estudante matriculado(a) no curso, sem contudo garantir a vinculação do(a) doutorando(a) a um determinado orientador, mesmo após a qualificação do projeto de tese, em caso de desligamento desse orientador do quadro docente do curso ou da instituição.

f. Todo e qualquer caso não contemplado no presente Edital será resolvido pela comissão de seleção do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gerontologia – nível doutorado da UCB.

g. O início das aulas ocorrerá conforme calendário acadêmico da UCB a ser divulgado, podendo se realizar em qualquer um dos dois Campus.

OBSERVAÇÃO: O aluno selecionado é obrigado a:

a) matricular-se em um mínimo de duas disciplinas obrigatórias e 1 disciplina optativa, oferecidas no 1º semestre de 2017;

b) participar das atividades da “Aula Magna” ou palestras agendadas previamente pelo Programa como atividades extraclasse do programa.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Os candidatos impedidos de se locomoverem, devido a enfermidades não contagiosas, acidentes, partos e outros motivos ou que apresentem outras necessidades especiais, poderão fazer suas provas em local e condições previamente determinadas pela comissão de seleção.

Para isto, deve ser apresentado à comissão de seleção, com até três dias úteis de antecedência do início previsto para a realização das provas, um laudo médico contendo os seguintes dados:

a) nome completo do candidato;

b) número e órgão expedidor do documento oficial de identidade; c) autorização médica para realizar as provas;

d) C.I.D.

(9)

Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia SGAN 916, MÓDULO B, CAMPUS II, sala A-137, Asa Norte – Brasília –DF CEP: 70790-160

Telefone: 3448-7228.

E-mail: gerontologia.mestrado@ucb.br

Página eletrônica: http://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/

Brasília – DF, 16 de dezembro de 2016. Prof. Dr. Vicente Paulo Alves

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia

UCB/UBEC

Profª. Drª. Aline Cabral Braga de Medeiros Diretora da Escola de Saúde e Medicina

Universidade Católica de Brasília

Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor Acadêmico Universidade Católica de Brasília

(10)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PROVA ESCRITA DISSERTATIVA SOBRE TEMA RELACIONADO À GERONTOLOGIA.

1. FALEIROS VP, LOUREIRO AML. (Orgs.). Desafios do envelhecimento: vez, sentido e voz. 1 ed. Brasília: Editora Universa - UCB, 2006.

2. GOMES L, PEREIRA MG (Orgs). Envelhecimento e Saúde. Editora Universa: Brasília, 2006.

3. FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

4. NETTO MP. O estudo da velhice: histórico, definição do campo e termos básicos. p. 2-12 In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

5. JECKEL-NETO EA, CUNHA GL. Teorias biológicas do envelhecimento. p.13-22 . In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

6.

7. NERI AL. Teorias psicológicas do envelhecimento. p. 58-75. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

8.

9. CAMARANO AA. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. p.88-105. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

10.

11. FREITAS EV, MIRANDA RD. Parâmetros clínicos do envelhecimento e avaliação geriátrica ampla. p. 900-908. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

12.

13. DEBERT GG, SIMÕES J.A.. Envelhecimento e velhice na família contemporânea. p.1366-1373. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

14.

15. PAZ SF, GOLDMAN SN. O Estatuto do Idoso. p. 1402-1409. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

16. GOLDSTEIN, L. L., SOMMERHALDER, C. O papel da espiritualidade e da religiosidade na vida adulta e na velhice. p.1307-1314. In FREITAS EV et al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006, 2ª.ed,

(11)

ANEXO I

DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES VERDADEIRAS

Eu,___________________________________________________________, candidato(a) ao processo seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia - 1/2017, declaro que atendo aos pré-requisitos acadêmicos previstos em Edital.

Declaro, outrossim, que as informações contidas no Curriculum lattes são fidedignas e, caso solicitado, deverei comprová-las.

Estou ciente de que, em sendo aprovado(a), no ato da matrícula terei que apresentar fotocópias autenticadas ou fotocópias acompanhadas dos originais dos documentos necessários a matrícula. O não cumprimento desta exigência, mesmo que na homologação do resultado final eu tenha sido aprovado(a), acarretará na impossibilidade de realização da matrícula e na desclassificação do processo seletivo

Na hipótese de prestar falsas informações, estarei incorrendo em falta e sujeito a penalidades.

Informações complementares:

Opção de línguas estrangeiras: (vide edital):  1ª ___________________________________;  2ª ___________________________________ Endereço do Curriculum lattes:

_____________________________________________________________,

Telefones: ( )___________________ / ___________________ / _______________

Brasília, ______ de ___________________de _______.

___________________________________________ Assinatura

Referências

Documentos relacionados

vmoreti@hvs.com, ou (+55 11) 3093-2749 Com mais de oito anos de experiência no mercado hoteleiro brasileiro, atuou na área de desenvolvimento da segunda maior rede

Opiniões dos clientes Pesquisas de mercado Testes de mercado Conceber compo- nentes Testes do produto Lançar o produto Conceber o processo de fabrico Conceber equipa-

O curso de Doutorado em Relações Internacionais, credenciado pela CAPES em 2011, oferecerá até 03 (três) vagas, distribuídas entre as 03 (três) Linhas de Pesquisa do

Além da taxa de administração, são encargos do FUNDO: (i) tributos que recaiam ou venham a recair sobre os bens, direitos e obrigações do FUNDO; (ii) registro

Para complementar o programa da Capacitação em Supply Chain Management, o Inbrasc estruturou uma extensão focada na gestão de projetos de supply chain, uma das grandes

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, por meio de seu Secretário de Educação no uso de suas atribuições, e considerando a Lei nº 14.512/11, torna pública as

✓ Caso exista mais do que uma obra da mesma autoria e do mesmo ano, ordenar por ordem alfabética a partir do título... Language learning as language use: A cross-linguistic model

Assim, de acordo com os estereótipos atrelados à figura feminina, o mais carac- terístico é que mulheres são consideradas as únicas responsáveis pelo trabalho do- méstico, o