• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N 02/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES PPGCI-UFBA PARA INGRESSO EM NO MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N 02/2013 SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES PPGCI-UFBA PARA INGRESSO EM NO MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Av. Reitor Miguel Calmon, s/nº Vale do Canela (parte superior) Campus Universitário do Canela - Canela – Salvador, BA CEP 40110-100

Tel +55 (71) 3283-7751 / 7752 E-mail: posici@ufba.br Salvador – Bahia - Brasil

EDITAL N° 02/2013

SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES PPGCI-UFBA PARA INGRESSO EM 2013.2

NO MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação torna pública a realização de processo seletivo para preenchimento de 07 (sete) vagas para o curso de mestrado em Ciência da Informa-ção, com concentração em Informação e Conhecimento na Sociedade Contemporânea, com possi-bilidade de ocupação de até 2 (duas) vagas para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil, conforme disposto na Resolução 02/03 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universida-de FeUniversida-deral da Bahia.

1 - PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

1.1. As inscrições deverão ser realizadas no período de 03 a 10 de julho de 2013, das 15h às 18h, presencialmente, na Secretaria do PPGCI / Ufba, localizada no endereço abaixo:

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n (parte superior) – Campus Universitário do Canela CEP: 40110-100 – Salvador – BA

1.2. Os candidatos que não estiverem presentes em Salvador / Bahia poderão enviar os docu-mentos necessários para a inscrição por SEDEX com data máxima de postagem em 06 de julho de 2013, para o endereço postal descrito no item 1.1.

(2)

2 - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

2.1. Todos os documentos abaixo relacionados devem ser encaminhados em duas vias e na or-dem que segue abaixo:

a. Formulário de inscrição devidamente preenchido (a ser obtido em

www.posici.ufba.br);

b. Cópia autenticada em cartório ou por servidor público (‘confere com o original’) dos seguintes documentos:

1. Documento de identificação; 2. CPF;

3. Título de eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;

4. Certificado de quitação com o serviço militar (se candidato do sexo masculino) 5. Diploma de graduação, devidamente registrado, conferido por instituição

reco-nhecida pelo Conselho Nacional de Educação, ou certificado de conclusão do curso;

6. Histórico escolar do curso de graduação;

2.2. Devem também ser encaminhados:

c. Uma via impressa do Currículo Lattes;

d. Uma via original do boleto e uma via do comprovante de pagamento da taxa de ins-crição no valor de R$ 30,00 (trinta reais), através de GRU (Guia de Recolhimento da União) pagável em qualquer agência do Banco do Brasil. Pode ser gerado em:

http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm;

e. Seis vias do anteprojeto de pesquisa, sem identificação do candidato e sem indicação de orientador, devendo versar sobre o tema que o candidato pretende desenvolver como pesquisa com vistas à produção da dissertação.

3 - HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições realizadas no prazo previsto neste Edital serão submetidas ao Colegiado do Programa que, após avaliação da documentação apresentada, homologará as inscrições que estive-rem de acordo com este Edital, não sendo admitida a posterior inclusão de documentos ou a ins-crição de candidatos fora do prazo aqui estabelecido.

(3)

4 - PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1. O processo de seleção será realizado no período de 03 de julho a 20 de agosto de 2013, e constará de quatro provas, conforme a seguir:

a. Avaliação do anteprojeto - Considerará: pertinência com a área de concentração do Programa e com a linha de pesquisa escolhida; consistência teórica, coerência entre tema e problema, objetivos, justificativa, metodologia, revisão da literatura, referên-cias; objetividade; clareza; cronograma e viabilidade de execução do projeto, inclu-sive no que se refere à capacitação docente disponível para orientação.

b. Prova teórica – Será composta de texto dissertativo sobre tema a ser divulgado no momento de realização da prova. Na avaliação serão considerados os seguintes crité-rios: domínio dos conceitos fundamentais sobre o tema; consistência na abordagem; clareza, objetividade e correção gramatical do texto. Ao fim deste edital encontra-se uma relação de fontes sugeridas para a prova.

Data da prova: 15 de julho de 2013 (segunda-feira). Horário: 08 às 12 horas.

c. Prova escrita de língua inglesa – Constará de exercício de compreensão e interpre-tação de texto da área, formulado em língua inglesa. Nesta prova, será permitida a consulta a dicionários.

Data da prova: 15 de julho de 2013 (segunda-feira). Horário: 15 às 19 horas.

d. Prova Oral – Deverá versar sobre o anteprojeto de pesquisa apresentado. Serão ava-liados: domínio conceitual do tema do projeto; consistência e coerência na argumen-tação; pertinência do projeto com a área de concentração do Programa e a linha de pesquisa escolhida; organização do discurso na exposição e na defesa de questiona-mentos sobre o problema, objetivo, justificativa, fundamentação teórica e metodolo-gia do projeto; correção e clareza de linguagem.

Data da prova: 12 a 14 de agosto de 2013 (segunda-feira a quarta-feira)

Observação: Para esta etapa, só serão convocados os candidatos que tiverem sido classificados em todas as etapas anteriores.

(4)

5 - CLASSIFICAÇÃO

5.1. Em cada uma das provas referidas no item quarto, o candidato obterá uma nota de 0 (zero) a 10 (dez). Os candidatos que obtiverem conceito inferior a 7,0 (sete) em qualquer uma das provas estarão eliminados. Por fim, serão classificados os candidatos aprovados em todas as etapas do pro-cesso seletivo, ordenados decrescentemente até o limite das vagas oferecidas.

6 - CANDIDATOS ESTRANGEIROS

6.1. De acordo com a Resolução 02/03 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFBA, o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação reservará 2 (duas) vagas para candidatos estrangeiros não-residentes no Brasil, a serem preenchidas por meio de processo de seleção especí-fico, respeitados os prazos deste edital. Candidatos que desejarem concorrer a estas vagas deverão atender aos requisitos do artigo 2o da referida resolução, apresentando também cópia do anteprojeto de pesquisa em 3 (três) vias e curriculum vitae em português. Caso não haja candidatos estrangeiros para as 2 (duas) vagas, elas serão ocupadas por candidatos brasileiros, segundo a ordem final de classificação no processo seletivo.

Observação: A Resolução 02/03 do CONSEPE encontra-se disponível para consulta em

http://www.portal.ufba.br/conheca/conselhos_superiores/consepe/resolucoes/resol_032/resol_032.

7 - CALENDÁRIO

7.1. Inscrições – de 03 a 10 de julho de 2013;

7.2. Divulgação das inscrições homologadas – 12 de julho de 2013; 7.3. Processo de seleção – 03 de julho a 20 de agosto de 2013; 7.4. Divulgação do resultado final – a partir de 20 de agosto de 2013.

8 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS

8.1.O Programa não se responsabilizará por informações prestadas incorretamente pelos candidatos ou pela falta de documentos exigidos;

(5)

8.2.A documentação dos candidatos cujas inscrições não foram homologadas e dos candidatos que não forem selecionados permanecerá na Secretaria do PPGCI-UFBA por um período de 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final. Findo este período, caso não seja recolhida pelo candidato, a documentação será inutilizada;

8.3.O candidato portador de necessidade especial que necessite de atendimento especial para loco-moção e/ou para a realização das provas, deve informá-la por declaração escrita encaminhada em conjunto com o formulário de inscrição e demais documentos, para que possam ser tomadas em tempo hábil as providências cabíveis;

8.4. Não serão permitidos: realização de segunda chamada ou vista e revisão de provas e nem pedi-dos de notas; e

8.5.Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão arbitrados pelo Colegiado do PPGCI-UFBA.

9 - APOIO BIBLIOGRÁFICO

9.1. Recomenda-se o estudo de textos sobre as temáticas da Ciência da Informação, publicados na literatura da área na modalidade de livros, anais de eventos, como também de artigos publicados em revistas científicas do campo. Abaixo estão indicados os endereços eletrônicos de alguns perió-dicos de acesso livre:

a. ArquivísticaNet = http://www.arquivistica.net/ojs/index.php/

b. Boletim Abracor = http://www.abracor.com.br/novosite/pdfs/d_j_f_00.pdf

c. Documento em Revista = http://www.documentoemrevista.com.br/

d. Portal de Referência - Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação = http://www.ndc.uff.br/portaldereferencia/

e. Cadernos BAD – Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação = http://www.apbad.pt/Edicoes/Edicoes_ListaCadernos.htm

f. Ciência da Informação = http://www.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/

(6)

h. EmQuestão - Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS =

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/

i. Encontros Bibli – Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação =

http://www.encontros-bibli.ufsc.br/

j. ExtraLibris = http://www.extralibris.info/

k. Inclusão Social = http://www.ibict.br/revistainclusaosocial/

l. Informação & Informação = http://www.uel.br/revistas/informacao/index.php/

m. Informação & Sociedade: estudos = http://www.ies.ufpb.br/

n. Liinc em Revista = http://www.ibict.br/liinc/index.php/

o. Perspectivas em Ciência da Informação = http://www.eci.ufmg.br/pcionline/

p. Ponto de Acesso = http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/

q. Revista ACB = http://www.acbsc.org.br/revista/ojs/index.php/

r. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação =

http://www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/index/

s. Revista de Biblioteconomia de Brasília = http://www.unb.br/fa/cid/rbb/ e

http://164.41.105.3/portalnesp/ojs-2.1.1/index.php/RBB/index/

t. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação =

http://server01.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/

u. Revista Informática Pública = http://www.ip.pbh.gov.br/

v. Transinformação = http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/index.php/

w. Brazilian Journal of Information Science =

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/index

x. Acervo Revista do Arquivo Nacional = http://www.arquivonacional.gov.br

y. E-prints in Library Information Science - e-LIS = http://eprints.rclis.org/view/journtitle/

z. Biblionline = http://www.biblionline.ufpb.br/

aa. Bulletin des Bibliothèques de France = http://bbf.enssib.fr

bb. Revista Intermaericana de Bibliotecología =

(7)

cc. El Profesional de la Información = www.elprofesionaldelainformacion.com

dd. Georgia Library Qauterly = http://library.savannahstate.edu/periodicals/

ee. International Information and Library Review =

www.sciencedirect.com/science/journal/10572317

ff. Journal of Academic Librarianship = bubl.ac.uk/archive/journals/jacalib/v21n0695.htm

gg. LIBRARY Literature = http://sunsite.berkeley.edu/Literature/Library/

hh. LIBRARY and Information Science Abstracts = www.csa.com/factsheets/lisa-set-c.php

ii. BULLETIN Signalétique: Sciences de information, Documentation =

www.books.google.com/books/about/Bulletin_signalétique.html?id..

Salvador, 22 de maio de 2013.

Zeny Duarte Coordenadora do

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado / Doutorado)

Referências

Documentos relacionados

Efeitos de recomendações de líderes de opinião em mídias sociais sobre a intenção de compra de seus seguidores / Renata Huhn Nunes ; orientador: Jorge Brantes.. ;

A descrição das atividades que podem vir a ser desempenhadas pelo AVISA, além de se fundamentar na perspectiva da integralidade da atenção à saúde, envolvendo desde as ações

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Deste modo, ao considerar a afinidade entre essas disciplinas, enquanto a CI estuda o comportamento da informação (BORKO, 1968), a AI estrutura o ambiente

Analisamos o ponto de acesso escolhido na representação e sua pontuação; observamos se a área de título está descrita e pontuada conforme recomendação do AACR2;

(1999), trata-se de informação orgânica, pois possui essa dependência para com a instituição que a criou e a registrou em um determinado suporte. Arquivo, documento

Assim, a acessibilidade diz respeito ao atendimento das necessidades de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, além de possibilitar o uso

Apesar do caráter colegiado da coordenação, é importante considerar que ao longo dos anos houve uma concentração de responsabilidades sobre o Coordenador de