• Nenhum resultado encontrado

CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição de março de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CincoPontoCinco. Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição de março de 2015"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CincoPontoCinco

Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição 22 - 13 de março de 2015

M

B

-

M

P

O

Ã

Ç

A

R

O

M

E

M

O

C

M

B

-

M

P

O

Ã

Ç

A

R

O

M

E

M

O

C

(2)

Mensagem Comandante-Geral

A figura feminina é de inegável importância para a sociedade. Particularmente na brasileira e em parte das sociedades ocidentais, embora ainda sofram com as heranças históricas do sistema patriarcal, as mulheres vêm ampliando sua participação nos espaços sociais externos ao lar e conquistando respeito, pela via do trabalho, da qualificação intelectual e da competência.

Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher. A data marca um episódio trágico ocorrido nos Estados Unidos, no ano de 1857 (ou de 1908, segundo algumas versões), quando operárias de uma fábrica de tecidos se rebelaram contra as péssimas condições de trabalho que lhes eram impostas. O movimento foi rechaçado com violência, culminando com a morte de 129 tecelãs no interior da fábrica. Em 1975, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Esta data representa um marco importante para as mulheres em todo o mundo e deveria conduzir-nos à reflexão. A mulher desempenha hoje papéis fundamentais na sociedade. Além de mãe, educadora, esposa e harmonizadora das relações nos lares, também busca espaços de representatividade social, atuando nos mais variados setores do mundo do trabalho e destacando-se pela competência, sensibilidade e capacidade de conciliação. A mulher conquistou o direito à dignidade que lhe foi - e em muitas sociedades do mundo, ainda "lhe é" - negado.

Os desafios diários são muitos, e os conhece bem quem vivencia a rotina de boa parte das mulheres brasileiras - mães, donas de casa, esposas e cidadãs. O dia a dia lhes impõe obrigações, padrões de beleza, jornadas duplas ou triplas e o maior e mais gratificante desafio de todos: o da maternidade. Sem perder a ternura, essas mulheres se superam e vencem.

A realidade mostra que, no Brasil, elas já constituem a maioria dos estudantes universitários. São também as que têm melhor desempenho acadêmico em praticamente todas as áreas do conhecimento. São gestoras competentes, professoras vocacionadas, cientistas, policiais, profissionais liberais... mulheres de valor! Nas palavras da Presidenta da República, a mulher "é a nova força que move o Brasil"!

Mas a situação feminina na sociedade ainda não é a ideal. A violência, sobretudo, é uma dura realidade que tem causado morte, mutilação e sofrimento físico e psíquico em milhares de mulheres pelo mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1/3 das mulheres do Planeta são vítimas de violência física ou sexual, praticada, principalmente, por seus maridos ou namorados. São pessoas de quem, muitas vezes, se roubam a juventude, a beleza, a esperança, a auto-estima e a vontade de viver. Isso nos mostra que ainda há um longo caminho a percorrer até que as mulheres do mundo todo sejam tratadas como sujeitos de direitos e possam exercer plenamente a cidadania.

Há 34 anos, a PMMG decidiu incluir em suas fileiras as militares do sexo feminino. A experiência vivida nessas três décadas confirma que a decisão foi acertada. As policiais femininas da Polícia Militar de Minas Gerais são sensíveis, dedicadas, talentosas e muito competentes: imprescindíveis para a nossa Instituição.

A todas as dedicadas servidoras civis e militares que fazem parte desta Instituição, nosso muito obrigado. Que vocês continuem presentes em nossas vidas, ajudando-nos a vencer os desafios e a prestar um serviço cada vez melhor à sociedade brasileira.

Quartel do Comando Geral em Belo Horizonte, 8 de março de 2015.

Marco Antônio Badaró Bianchini, Coronel PM Comandante-Geral

(3)

A PMMG mobilizou-se para prestar homenagens em vários

pontos do Estado, em comemoração ao

Dia Internacional da Mulher. Confira!

A PMMG mobilizou-se para prestar homenagens em vários

pontos do Estado, em comemoração ao

Dia Internacional da Mulher. Confira!

M

B - M P O Ã Ç A R O M E M O C M B - M P O Ã Ç A R O M E M O C

DCO e AFAS no Dia Internacional da Mulher

DCO e AFAS no Dia Internacional da Mulher

A Diretoria de Comunicação Organizacional - DCO e a Associação Feminina de Assistência Social e Cultura - AFAS promoveram no dia 6 de março, no Clube Labareda, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, Cel Marco Antônio Bicalho abriu o evento parabenizando a todas as mulheres e enaltecendo a importância delas não só para a instituição, mas também para a sociedade.

Cento e setenta mulheres, entre policiais militares, funcionárias civis e bombeiros militares desfrutaram de um dia inteiro de diversão e interação. As participantes também fizeram doações de fraldas descartáveis. As atividades tiveram início com uma aula de Zumba, com os professores Michael Henrique Damares Cunha de Lima e Lucas Buzelim de Souza. Estandes foram montados com produtos e tratamentos de beleza, roupas, dicas para saúde, tratamento capilar e massagens corporais, com direito a degustação.

(4)

No início das atividades três mulheres foram selecionadas e ganharam um dia de beleza em um salão, retornando, ao final da tarde, totalmente transformadas. A tarde assistiram palestras e se divertiram com sorteios. Finalizando o dia, assistiram a uma apresentação emocionante do 1º Ten Soares e o Sexteto da Orquestra Sinfônica da PM.

(5)
(6)
(7)

1º BPM

1º BPM

O Comandante da 4ª Companhia de Polícia Especial do 1º BPM, Maj Cintra, o subcomandante, Cap Daniel, juntamente com os militares da administração e os soldados recém-formados entregaram 150 rosas às mulheres que transitavam pelas principais praças da região centro sul de BH (Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, e pela Praça Marília de Dirceu, no Lourdes).

Na Praça Marília de Dirceu, os militares contaram com o apoio do Presidente da Associação dos

Moradores do Lourdes - Amalou, Jeferson Rios, que também fez questão entregar rosas para as mulheres que por ali passavam.

(8)

31º BPM

31º BPM

19ª Cia Ind

19ª Cia Ind

O 31º BPM, em Conselheiro Lafaiete, promoveu um encontro com todas as participantes do Projeto Ação e Movimento. O 1º Ten PM Cristiano Ferreira de Oliveira, em nome do Comando da Unidade, parabenizou as mulheres, ressaltando a importância da data e desejando a todas sucesso, saúde e paz.

Também programada uma cerimônia comemorativa que contou com a presença das policiais militares femininas da Administração, funcionárias civis, pensionistas e convidadas. O momento foi presidido pela Ten Cel QOS Grasiela Monteiro Diniz, Chefe do NAIS, acompanhada do Maj Ademir Siqueira de Faria, Subcomandante do 31º BPM e do Maj QOR Marco Antônio da Silva, Chefe do Núcleo da UMMG. Na programação, dicas de auto maquiagem com as consultoras de beleza, Gláucia Resende Barbosa, Natália Barbosa e Gabriela de Oliveira Souza.

Na manhã de domingo, 8, na Praça Francisco Torquato, centro de Pará de Minas, equipes das Polícias Militar e Civil e Bombeiros Militares fizeram uma blitz, em homenagem às mulheres. A equipe da 19ª Cia PM Independente foi coordenada pelo Tenente Darlei.

Os policiais e participantes distribuíram rosas e folhetos com orientações sobre prevenção e repressão à violência doméstica para as mulheres abordadas e pedestres.

(9)

9º BPM

9º BPM

comandante da unidade, Tenente No 9º Batalhão de Polícia Militar, o

Coronel Clóvis de Paula Pimenta, parabenizou cada uma policial militar pela data e o Capitão Charley Ramos Vidal leu um poema dedicado às homenageadas, seguido por lindas canções apresentadas pela Banda de Música da Unidade. As convidadas f o r a m c o n t e m p l a d a s c o m a apresentação de um vídeo contando um pouco da trajetória de cada uma, inclusive de policiais militares que não estão mais presentes na Unidade, mas que fazem parte da história do Sentinela da Mantiqueira. No final, elas receberam uma lembrança das mãos do Comandante do 9º BPM, Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta e do S u b c o m a n d a n t e M a j o r S é r g i o Alexandre Moraes.

Tão emocionante quanto à h o m e n a g e m p r e s t a d a à s funcionárias da Unidade, foram às canções executadas pela Banda de Música na manhã do sábado, 7, em v á r i o s p o n t o s d a c i d a d e , homenageando todas as mulheres de Barbacena. As belíssimas canções emocionaram não só as mulheres, como também homens e c r i a n ç a s q u e a p l a u d i r a m o s músicos e parabenizaram a PM pela iniciativa.

(10)

5ª RPM

5ª RPM

Outdoor 24º BPM para o

Dia Internacional da Mulher

Outdoor 24º BPM para o

Dia Internacional da Mulher

O Chefe do Estado-Maior da 5ª RPM, Ten Coronel PM Eliel Alves Junior, e o Tenente Coronel PM Waldimir Soares Ferreira, ressaltaram a importância da mulher na PMMG. As policiais militares discutiram o progresso profissional e emocional, trocaram experiências e se confraternizaram. Na programação, curso auto-maquiagem com Lidiene Rodrigues Pereira; peça teatral, Raylla Sallys, do artista Fernando Siqueira e lazer. A fazenda Jardim recebeu 80 militares do 4º BPM, 37º BPM, 3ª Cia PM Ind, 4ª Cia PM ind, MAT, GRS e 5ª Cia Mesp.

(11)

26ª Cia Ind

26ª Cia Ind

55º BPM

55º BPM

A 26ª Cia PM Ind prestou uma singela homenagem às integrantes da unidade. O 2º Tenente Jarbas, chefe da Assessoria de Comunicação deu início às homenagens. O Aspirante a Oficial Gildásio fez a leitura da nota do comando e, em seguida, o Major Jorge Luiz, entregou um cartão e uma rosa às integrantes da companhia. O oficial parabenizou e relembrou os tempos em que as mulheres ingressaram na PMMG. Ao final, foi servido um saboroso coffee break. Na foto, o Major Jorge Luiz ladeado pelas homenageadas.

Na manhã de domingo, 8, o 55º BPM promoveu uma blitz educativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Pirapora - ACIAPI. A blitz foi realizada na Avenida Pio XII, no Bairro Santos Dumont, em Pirapora. Depois de paradas nas blitz, elas eram surpreendidas com flores e um cartão de felicitações.

(12)

7º BPM

7º BPM

47º BPM

47º BPM

Em uma parceria entre o 7º Batalhão e a 7ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito, a comemoração do Dia Internacional da Mulher teve início com as boas vindas da Major Marília Teresa Teixeira Gontijo, Chefe do NAIS. Policiais femininas e funcionárias civis da guarnição de Bom Despacho e frações destacadas assistiram apresentação sobre a importância da mulher no ambiente militar. Em seguida, dentre outras atividades alusivas à data, foram realizadas palestras e, ao final de cada apresentação, as palestrantes receberam certificados de participação. Após as palestras, foi servido um almoço e finalizou-se o evento com sorteios e distribuição de brindes sob a responsabilidade da equipe da Seção de Comunicação Organizacional do Batalhão.

Em Muriaé, o 47º BPM prestou homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira, dia 6, no Salão Nobre da Faminas. Na ocasião, foi apresentada uma palestra com o tema "A mulher e s u a m i s s ã o " m i n i s t r a d a p e l a psicóloga Célia Freitas Bandeira de M e l l o , p ó s - g r a d u a d a e m Neurobiologia pelo Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e em Psicologia Médica hospitalar pelo CEAP em Belo Horizonte-MG. Foi oferecido um café-da-manhã e, como forma de marcar a ocasião, entregue uma rosa e um cartão parabenizando todas as mulheres p r e s e n t e s n e s t a h o m e n a g e m . Estiveram na solenidade, autoridades civis e militares da cidade de Muriaé.

(13)

23º BPM

23º BPM

38º BPM

38º BPM

Na manhã de domingo, 8 de março, a PM realizou em Divinópolis uma blitz em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante a ação, policiais militares do 23º Batalhão e funcionárias da Auto Escola Coimbra entregaram botões de rosas e cartões às mulheres que passaram no cruzamento das avenidas Primeiro de Junho com rua São Paulo,bairro Centro.

O Comando do 38º BPM prestou uma singela homenagem às Policiais Femininas, às Assistentes de Serviços PM e Funcionárias Civis lotadas na Unidade. "Desde a inclusão na PMMG, em 1981, as mulheres venceram várias barreiras internas e externas à Instituição policial militar. Entretanto, ano após ano, as policiais femininas foram conquistando respeito, admiração e alcançando seu espaço na Instituição. Hoje são reconhecidas pelo dinamismo, lealdade e toque refinado em determinadas missões típicas da alma feminina."

(14)

25º BPM

25º BPM

19ª Cia Ind

19ª Cia Ind

O 25º BPM enviou um cartão a todas as mulheres pertencentes à Corporação. Na segunda-feira, dia 9, as militares da unidade ganharam do comando do Batalhão um dia de descanso. No retorno, terça-feira, uma surpresa dos militares da Unidade: cada mulher, ao entrar pelo Portão das Armas, recebeu um botão de rosa. Como não era esperado, todas se emocionaram com o gesto de carinho e a delicadeza da homenagem.

A 19ª Companhia PM Independente, comandada pelo Ten Cel Joel Rocha, entregou, por meio dos Tenentes Darlei e Edson, rosas e um cartão para as homenageadas: Tenente Gabrielli, juntamente com sua filha, a bebê Rafaela, Tenente Lorena, Cabo Elma e Soldado Carine, as funcionárias civis Izabelle, Ana Paula, Karine, Cristiane e Sra. Marta. A repórter da TVI de Pará de Minas, Ramona, que cobria o evento, também foi homenageada. O Ten Cel Joel Rocha ressaltou a contribuição das mulheres no trabalho da 19ª Cia PM Ind, na Polícia Militar e na sociedade, em geral. A seguir, foi servido um descontraído café.

(15)

30º BPM

30º BPM

2º Pel MAmb

2º Pel MAmb

No quiosque do 30°BPM, as homenageadas que trabalham na unidade receberam palavras de afeto, admiração e reconhecimento por suas conquistas, bem como pelo espaço que vêm alcançando na sociedade ao longo da história. "Com o seu jeito especial de ser, você é exemplo de perseverança, coragem, determinação e inteligência."

No dia 6 de março, no auditório do 2º Pel MAmb (7ª RPM), as militares e funcionárias civis comemoraram o Dia Internacional da Mulher.A Major Marília presidiu a abertura do evento, destacando os desafios superados ao longo dos anos pela mulher na Corporação.

Beleza, saúde e bem-estar, além de uma palestra esclarecedora sobre Alterações Funcionais Benígnas da Mama, proferida pela médica ginecologista, Chirlei Aparecida Ferreira. Tudo isso com muita alegria. O Ten-Cel Rodrigo, Cmt do 7º BPM, parabenizou as mulheres pelo seu dia e destacou os relevantes serviços prestados pelas Policiais Femininas à PMMG. Ao final, as homenageadas saborearam um delicioso almoço acompanhado de sorteios de brindes, presentes, flores e cartões.

(16)

1º Pel PMRv

1º Pel PMRv

Em Barbacena, o 1º Pelotão PMRv fez uma blitz educativa na BR-265 - km 205, com a distribuição de rosas e cumprimentos às condutoras e passageiras de veículos os quais trafegam pela rodovia. Foi homenageada a SD PM Bianca. Na sede da 13ª Cia PM Ind MAT, o comandante Maj PM Armond promoveu um café da manhã, entregou flores e cartões. Foram lidos poemas e a banda fez apresentação. Estavam presentes o Cmt da 13ª Cia M Esp, Maj Pádua, oficiais, praças e funcionários civis. As 3º Sgt's Suzana e Valéria, Sd Ana Luíza, e as assistentes administrativas, Ana Paula (13ª Cia M Esp), Camila, Leandra, Kelly, Vanessa (13ª Cia Ind MAT), receberam rosas e um cartão.

Expediente

Diretoria de Comunicação Organizacional - DCO Jornalista: Márcia Cândido

Diagramador: Anderson Roberto Fotos: Unidades pautadas nesta edição Fale com a Comunicação Interna: (31) 3071.2543 e-mail: dco1@pmmg.mg.gov.br

Referências

Documentos relacionados

Se Paulo é controverso em seus relatos, pois uma parte de seus escritos apresenta temas polêmicos, as cartas aos coríntios compõem um material amplo para a análise

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

A direção dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares (SFH) fica sempre a cargo de um farmacêutico. São várias as funções desempenhadas pelo FH no decorrer da sua atividade

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

No presente estudo, catorze animais (34,15%) apresentavam algum tipo de parentesco procedente de oito diferentes propriedades rurais (26,66%), ora relacionado à vaca, ora ao touro,

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

O sentimento de xenofobia está presente não somente nas civilizações emergentes, mas, principalmente, nos continentes mais populosos e de potência econômica ou tecnológica