• Nenhum resultado encontrado

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

RESOLUÇÃO Nº 05/2017 DO PPGD DE 03 DE NOVEMBRO DE 2017

Dispõe sobre o Processo de Seleção de discentespara o Curso de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, para ingresso no primeiro semestre de 2018.

(2)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

RESOLUÇÃO Nº 05/2017 DO PPGD DE 03 DE NOVEMBRO DE 2017.

Dispõe sobre o Processo de Seleção de discentes para o Curso de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, para ingresso no primeiro semestre de 2018.

O Colegiado do Curso de Mestrado em Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Petrópolis, no uso de suas atribuições regimentais, resolve:

Art 1º. Aprovar o Edital nº 05/2017 relativo ao processo de seleção para ingresso de discentes, no primeiro semestre de 2018, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis.

Art. 2º. Constituir os seguintes professores como membros da Comissão de Seleção:

a) Prof. Dr. Klever Paulo Leal Filpo, presidente b) Prof. Dr. Daniel Machado Gomes

c) Prof. Dr. Eduardo Antônio Klausner d) Prof. Dr. Felipe Dutra Asensi e) Prof. Dr. Sérgio de Souza Salles f) Prof. Dr. Thiago Rodrigues Pereira

Petrópolis, 03 de novembro de 2017.

Prof. Dr. Flavio Mirza Maduro Coordenador do PPGD / CCJ / UCP

(3)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

CURSO DE MESTRADO EM DIREITO

EDITAL Nº 05/2017 –

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CORPO DISCENTE DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA

(4)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL Nº 05/2017

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE

CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – ANO LETIVO 2018/1

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura do Processo de Seleção para ingresso no corpo discente do Curso de Mestrado em Direito, no primeiro semestre de 2018.

DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Art. 1º – O Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP é composto por uma única Área de Concentração e duas Linhas de Pesquisa:

a) Área de Concentração: Justiça, Processo e Direitos Humanos; b) Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos;

Linha 2 – Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Art. 2º – O Processo de Seleção para o Curso de Mestrado em Direito da UCP reger-se-á pelo presente Edital.

Art. 3º – O Processo de Seleção constitui-se em parte integrante da proposta acadêmica do Curso de Mestrado em Direito da UCP, como forma de adequação e composição do corpo discente e do corpo docente a seus objetivos e finalidades.

Art. 4º – O Processo de seleção terá as seguintes etapas:

§1º – Primeira etapa – Inscrição: no período de 10 de novembro de 2017 a 31 de janeiro de

2018.

§2º – Segunda etapa – Prova Dissertativa (eliminatória): 20 de fevereiro de 2018, das 9h até 12h.

§3º –Terceira etapa – Prova de Proficiência em Língua Estrangeira (classificatória): 20 de

(5)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

§4º – Quarta etapa – Avaliação do pré-projeto de pesquisa e entrevista (eliminatória): 21 de

fevereiro de 2018, com início às 9h e 30min.

Art. 5º – O resultado final do processo de seleção será divulgado no site da UCP no dia 23 de

fevereiro de 2018. Não haverá divulgação do resultado por e-mail, telegrama e/ou telefone.

Art. 6º – A matrícula dos aprovados será realizada de 05 a 07 de março de 2018 de forma presencial na secretaria do mestrado, das 8:00 às 12:00hs e de 14:00 às 17:00hs.

DAS VAGAS

Art. 7º – Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o Curso de Mestrado em Direito, para início das atividades letivas no primeiro semestre de 2018.

Parágrafo Único: a seleção far-se-á por linha de pesquisa, de acordo com as vagas disponíveis por orientador no ano base, observado o limite máximo de orientandos por docente, conforme dispõe a CAPES.

Art. 8º – A Comissão de Seleção poderá não preencher todas as vagas oferecidas, caso não haja candidatos aptos para desenvolverem, no Curso de Mestrado em Direito, uma pesquisa compatível com os objetivos propostos em suas linhas e projetos de pesquisa.

DOS CANDIDATOS

Art. 9º – Poderão inscrever-se para o Curso de Mestrado em Direito portadores de diploma de graduação na área de Direito, na área das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, bem como graduandos que cursem o último período na área de Direito, na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, devendo, no ato da matrícula, comprovar a conclusão do curso superior.

Parágrafo Único: Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

DAS INSCRIÇÕES

Art. 10 – A inscrição no Processo de Seleção para o Curso de Mestrado em Direito da UCP é ato de administração acadêmica que compreende:

I- Preenchimento da Ficha de Inscrição on-line, disponibilizada no site da Universidade (www.ucp.br);

II- Pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), por meio de boleto gerado automaticamente após o preenchimento da ficha de inscrição;

III- Entrega de toda a documentação exigida neste edital à Secretaria de Atendimento dos Alunos (SERAC).

(6)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

§1º - O candidato, sob sua exclusiva responsabilidade, poderá optar por enviar a documentação por via postal (carta registrada, em envelope lacrado, endereçado à Comissão de Seleção do PPGD), ficando condicionada a confirmação da inscrição ao efetivo recebimento da documentação pela Secretaria de Atendimento dos Alunos, dentro do prazo acima fixado.

§2º – A Secretaria de Atendimento dos Alunos está localizada na Rua Benjamin Constant, 213, Centro, Petrópolis – RJ.

Art. 11 – A inscrição de um candidato no Processo de Seleção somente será efetivada mediante a entrega (ou envio pelos Correios) dos seguintes documentos:

I - Duas fotos 3 x 4, assinadas pelo candidato ou procurador constituído na forma da lei;

II - Cópia da Carteira de Identidade e CPF (ou documento oficial com foto que expressamente contenha esses dados), ou Passaporte válido, em caso de candidato estrangeiro;

III - Comprovante do pagamento da Taxa de Inscrição;

IV - Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso de graduação em direito ou área afim (ou declaração de conclusão do curso, no caso do diploma ainda não ter sido expedido);

V - Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação;

VI - Currículum Vitae, observando o modelo e funcionalidades disponíveis na Plataforma Lattes, segundo instruções contidas no Anexo I deste Edital;

VII - Pré-projeto de pesquisa, conforme Anexo II deste Edital;

VIII - Termo de compromisso do candidato, por este assinado, assegurando disponibilidade e dedicação ao Programa, conforme modelo apresentado no Anexo III deste Edital.

§1º - Em caso de aprovação no processo seletivo será exigida, no ato da matrícula, a apresentação dos seguintes documentos originais, para certificação: cédula de identidade e CPF (ou passaporte, para candidatos estrangeiros); certidão de nascimento ou de casamento; título de eleitor; comprovante de quitação com o serviço militar; histórico da graduação; diploma de graduação ou certificado/declaração de conclusão de curso (nos casos em que o curso tiver sido concluído e o diploma estiver em processo de expedição).

§2º – Compete ao candidato preencher corretamente todos os campos obrigatórios da Ficha de Inscrição on-line, disponível no site da UCP, assim como indicar a linha de pesquisa à qual pretende se vincular e o idioma em que prestará prova de proficiência.

(7)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

§3º – Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor referente à taxa de inscrição.

§4º – A documentação dos candidatos não selecionados ficará à disposição dos mesmos na Secretaria de Atendimento dos Alunos até 30 (trinta) dias após a conclusão do Processo de Seleção. Transcorrido esse prazo, sem que o interessado retire tais documentos, reputar-se-á autorizado pelo candidato o descarte da documentação, bem como a doação dos originais das suas publicações (livros, etc.), se houver, à Biblioteca da Universidade.

Art. 12 – Compete à Secretaria de Atendimento dos Alunos: I – fornecer as informações solicitadas pelos candidatos;

II – receber e verificar a adequação de toda a documentação apresentada pelos candidatos;

III – instruir o processo de inscrição de cada candidato com toda a documentação pertinente, para seu encaminhamento à Comissão de Seleção.

DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Art. 13 – O Processo Seletivo será coordenado por uma Comissão de Seleção, indicada pelo Colegiado do Curso e nomeada pela Coordenação do Curso de Mestrado em Direito. Art. 14 – Compete à Comissão de Seleção:

I – Coordenar o Processo de Seleção;

II – Acompanhar todo o processo de elaboração, aplicação e correção da prova dissertativa e de proficiência em língua estrangeira;

III – Elaborar portarias de regulamentação, quando houver necessidade de esclarecimentos na aplicação das normas deste Edital e do Regimento do Mestrado da UCP;

IV – Indicar avaliadores e constituir bancas examinadoras específicas para a correção das provas dissertativa, de proficiência em língua estrangeira, e para avaliação dos pré-projetos de pesquisa e realização das entrevistas;

V – Distribuir aos membros das bancas examinadoras os documentos necessários para a avaliação dos candidatos;

VI – Elaborar o relatório final do Processo de Seleção;

VII – Divulgar a lista dos candidatos classificados na seleção;

(8)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

Art. 15 – A Comissão de Seleção, se necessário, designará bancas examinadoras, compostas por professores do PPGD da UCP e por professores doutores convidados de outros Programas, para:

I – Correção das provas dissertativa e de proficiência em língua estrangeira; II – Análise e avaliação do Curriculum Vitae dos candidatos;

III – Avaliação dos pré-projetos de pesquisa e realização das entrevistas.

DAS PROVAS

Art. 16 – O não comparecimento a quaisquer das fases do Processo de Seleção, de que tratam os artigos seguintes, elimina automaticamente o respectivo candidato.

Art. 17 – O processo seletivo consistirá de uma prova dissertativa (eliminatória), uma prova de proficiência em língua estrangeira (classificatória) e uma entrevista (eliminatória).

Art. 18 - A prova dissertativa busca examinar a capacidade de compreensão, reflexão, sistematização e síntese do candidato.

§1º – A prova dissertativa consistirá de sei s questões elaboradas pela Comissão de Seleção a partir da bibliografia indicada no Anexo IV deste Edital, dentre as quais o candidato escolherá apenas duas para serem respondidas.

§2º – As notas serão atribuídas por, ao menos, dois examinadores a cada um dos candidatos. De seu somatório obter-se-á a média aritmética simples que será a nota final da prova dissertativa.

§3º – Serão considerados aprovados na prova dissertativa os candidatos que atingirem a nota mínima 6,0 (seis). Os aprovados serão classificados para a fase seguinte, por critério de melhor nota, observando o limite quantitativo de uma vez e meia o número de vagas a serem preenchidas, de forma proporcional, para cada linha de pesquisa.

§4º – A aprovação e classificação nesta etapa do Processo de Seleção constitui requisito essencial para que o candidato passe à etapa seguinte.

§5º – A prova terá duração máxima de 3h (três horas), não sendo permitido o ingresso de qualquer candidato na sala de realização da prova após o seu início.

§6º – A correção das provas escritas será feita às cegas, sendo vedada a inserção do nome do candidato ou de quaisquer outros sinais que permitam a sua identificação, sob pena de desclassificação.

(9)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

Art. 19 - A prova de proficiência em língua estrangeira, de caráter não eliminatório, consistirá de um texto no idioma escolhido pelo candidato com questões sobre interpretação e/ou tradução.

§1º – O candidato, no ato de sua inscrição, deverá optar por um dentre os seguintes idiomas: a) inglês; b) espanhol; c) francês; d) italiano.

§2º – Quando da correção da prova de proficiência em língua estrangeira, será atribuído o conceito “apto” ou “não-apto” ao candidato.

§3º – Durante a prova de proficiência em língua estrangeira será permitido o uso de dicionários, levados pelo candidato. Vedado o uso de mídias eletrônicas.

§4º – A prova de proficiência em língua estrangeira terá duração máxima de 2h (duas horas), não sendo permitida a entrada de qualquer candidato na sala de realização do exame após o seu início.

§5º - O candidato considerado “não apto” terá que prestar novo exame de proficiência em língua estrangeira no semestre subsequente e, não sendo considerado “apto” nessa segunda prova, será desligado do programa, independente das disciplinas cursadas.

Art. 20 – A entrevista será realizada pelo candidato aprovado na prova dissertativa.

§1º – A entrevista versará sobre: a) o currículo lattes do candidato; b) a avaliação do pré-projeto de pesquisa, de sua viabilidade e aderência à linha de pesquisa indicada; c) o perfil e as potencialidades acadêmicas do candidato; d) a disponibilidade e a capacidade de dedicação ao Programa.

§2º – A entrevista será realizada por uma banca examinadora composta por pelo menos 2 (dois) professores do Programa.

DO RESULTADO FINAL

Art. 21 – A Comissão de Seleção divulgará a lista de todos os aprovados e classificados no processo de seleção, em ordem alfabética.

Art. 22 – A critério da Comissão de Seleção, a Secretaria poderá indicar na lista com o resultado final do processo seletivo os nomes dos candidatos aprovados, mas não classificados, por linha de pesquisa, que poderão ser chamados em caso de desistência de um candidato efetivamente aprovado e classificado entre os vinte primeiros lugares. Os demais candidatos serão desclassificados.

(10)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

DA MATRÍCULA E DO INVESTIMENTO

Art. 23 – O candidato aprovado em todas as etapas do processo seletivo deverá matricular-se no Curso de Mestrado em Direito da UCP para início no primeiro semestre de 2018, conforme calendário da Universidade, inexistindo reserva de vaga para ingressos futuros. Art. 24 – O Curso de Mestrado em Direito é pago. Os alunos do PPGD poderão, após seu ingresso, concorrer a bolsas de estudo, que possam vir a ser concedidas pela CAPES ou por outros agentes públicos ou privados de fomento para custeio das mensalidades do mestrado.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25 – O candidato aprovado para inscrição no Curso de Mestrado em Direito da UCP deverá estar ciente e declarar por escrito que aceita a publicação de sua futura dissertação, na íntegra e em formato digital, decorridos 06 (seis) meses da sua aprovação, sem qualquer ônus para a Universidade.

Art. 26 – Os casos omissos deverão ser resolvidos pela Coordenação do Programa e pela Comissão de Seleção, observadas as disposições regimentais dos mesmos.

Petrópolis, 03 de novembro de 2017.

Prof. Dr. Flavio Mirza Maduro Coordenador do PPGD / CCJ / UCP

(11)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

ANEXO I: Currículo Lattes

Para imprimir o Currículo Lattes completo, observe as seguintes etapas: 1. Acesse a página do Lattes/CNPq: http://lattes.cnpq.br/

2. Na seção Currículo Lattes, selecione “atualizar”.

3. Digite nos campos especificados o seu CPF e a senha cadastrada no CNPq. Em seguida, tecle em “confirmar”.

4. Certifique-se sobre as informações relativas ao seu currículo (nome, CPF, data do último acesso, etc.). Para prosseguir, clique em “OK”.

5. Para gerar o arquivo de seu Lattes completo, clique no terceiro ícone da barra inferior, cuja função é “Exportar para arquivo”.

6. Na janela de exportação, selecione a opção “RTF” e depois clique em “confirmar”. 7. No campo “Modelo de Currículo”, selecione a opção “completo”.

8. Certifique-se que o período de atuação profissional e da produção está marcado como “todo”, depois clique em “confirmar”.

9. Após realizar o download do arquivo “RTF” do seu Lattes completo, imprima sua versão integral.

Para gerar um novo Currículo Lattes:

1. Na página do Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br/), clique na opção “Cadastrar novo Currículo”

2. Siga a instruções do sistema. Ele é auto-explicativo.

3. Faça os lançamentos das atividades realizadas nos campos pertinentes, à luz dos respectivos comprovantes (que devem ser guardados por você, para eventuais conferências).

4. Em caso de dúvida,

(12)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

ANEXO II: PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Nome do Candidato:

1. Indicação da Linha de Pesquisa:

( ) Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos

( ) Processo e Efetivação da Justiça e dos Direitos Humanos

2. Indicação de dois possíveis professores orientadores, integrantes do PPGD/UCP:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ 3. Apresentação do tema da pesquisa, proposto como eixo central da futura dissertação de final

de curso, necessariamente vinculado à linha de pesquisa acima indicada:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

3.1. Problema/Questão que a pesquisa pretende investigar:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

(13)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

4. Justificativa da relevância do tema de pesquisa para a área do Direito:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

5. Exposição dos objetivos da pesquisa proposta:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

6. Metodologia para desenvolvimento do tema proposto:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

(14)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

7. Principais referências (embasamento teórico) de suporte para desenvolvimento do tema proposto: ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________

8. Observações complementares que o candidato julgar pertinentes/necessárias:

____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________ Petrópolis, de de _________. Assinatura do candidato

(15)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

ANEXO III: TERMO DE COMPROMISSO E DE DISPONIBILIDADE AO PROGRAMA

Termo de Compromisso e Disponibilidade ao PPGD/UCP

Em relação à dedicação aos estudos:

O candidato dispõe de tempo integral e dedicar-se-á em regime de dedicação exclusiva:

( ) Sim ( ) Não

Semanalmente, o candidato disporá para o PPGD/UCP de: ( ) 40 a 30 horas ( ) 30 a 20 horas

( ) 20 a 10 horas ( ) menos de 10 horas

Qual a atividade profissional principal do candidato?

Atividade profissional:

Regime de Trabalho (horas/semana):

Outras atividades (discriminar):

O candidato pretende solicitar bolsa: ( ) Sim ( ) Não

O candidato declara estar ciente do fato de que, ao declarar disponibilidade de tempo e compromisso de dedicação ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP, não poderá requerer prorrogação e/ou trancamento sob a alegação de falta de tempo ou de incompatibilidade com outros compromissos, ainda que posteriormente assumidos.

Ciente:

(16)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

ANEXO IV: BIBLIOGRAFIA

ALEXY, Robert. Teoria Discursiva do Direito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014. (ler especialmente o Capítulo 1)

ASENSI, Felipe. e PINHEIRO, Roseni. Judicialização da saúde no Brasil: Dados e Experiências. Brasília: CNJ, 2015 (ler especialmente o capítulo 4, item 4.1, sobre Araguaína.

Disponível em

http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/destaques/arquivo/2015/06/6781486daef02bc6ec8c1e491a 565006.pdf)

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: teoria do garantismo penal. 4a. ed. São Paulo: RT, 2014 (ler especialmente a Primeira Parte, itens I e II, do capítulo 1 ao 8, bem como Terceira Parte, item IX, do capítulo 37 ao 39)

HABERMAS, Jurgen. O conceito de dignidade humana e a utopia realista dos direitos humanos. In: HABERMAS. Sobre a Constituição da Europa: um ensaio. São Paulo: Ed Unesp, 2012, p. 7-38.

KLAUSNER, Eduardo Antônio. Direito Internacional do Consumidor: a proteção do consumidor no livre-comércio internacional. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012. (ler especialmente o Capítulo 1)

SALLES, Sérgio; SALLES, Denise Mercedes Núnez Nascimento Lopes . Os Direitos Humanos, entre suspeição e atestação. Revista Portuguesa de Filosofia, v. 70, p. 361-382, 2014.

(17)

Colegiado do PPGD/CCJ/UCP

ANEXO V: CRONOGRAMA

Período de inscrição (observar artigos 10 e 11 deste edital)

10/11/2017 a 31/01/2018

SERAC/UCP - Benjamin Constant (BC), 213 – Centro – Petrópolis

Prova Dissertativa 20/02/2018 UCP / Benjamin Constant, 213,

Sala 214, das 09:00h às 12:00hs. Prova de Proficiência em Língua

Estrangeira 20/02/2018

UCP / Benjamin Constant, 213, Sala 214, das 14:30 às 16:30hs.

Divulgação do resultado da prova

dissertativa e dos horários das entrevistas 20/02/2018

Mural da Secretaria do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) – Benjamin Constant, 213 (ou Site UCP) a partir das 19:00hs.

Entrevista e Avaliação do pré-projeto de

pesquisa 21/02/2018

Sala de Reuniões do Centro de Ciências Jurídicas – Benjamin Constant, 213 a partir das 9:30hs.

Divulgação dos resultados finais 23/02/2018

Site da UCP / Secretaria do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) – Benjamin Constant, 213.

Matrícula dos aprovados (observar §1º do artigo 11)

05/03/2018 a 07/03/2018

Secretaria do Centro de

Ciências Jurídicas (CCJ) – Benjamin

Constant, 213. Horário 8:00 às 12:00hs e de 14:00 às 17:00hs

Referências

Documentos relacionados

53. O sistema em vigor para a eliminação de árvores infestadas pelo NMP foi reforçado ao abrigo do novo contrato e assegura que as árvores infestadas detetadas na vizinhança da zona

Durante algum tempo, o termo “talento” foi usado como sinónimo de sobredotação “Crianças sobredotadas e talentosas são aquelas que são.. identificadas por

Portanto, o objetivo geral deste projeto de iniciação científica é analisar a prática pedagógica dos educadores que atuam no Sareh, junto ao Hospital do Trabalhador (HT), em

Esses agentes desempenham uma complexidade de relações na produção e apropriação do espaço e do valor imobiliário, e a compreensão da “produção imobili- ária” perpassa

e) A vestimenta dos domadores deverá ser de acordo com as constantes no regulamento vigente do Freio de Ouro. 19 – As duas etapas deste capítulo deverão ser julgadas

O problema de roteamento em DTNs consiste em entregar as mensagens aos destinos de acordo com uma métrica pré-determinada, levando-se em conta as restrições de disponibilidade

Perguntado sobre o que a Embraer pensa sobre um contrato do tipo, que poderia fazer a Saab mudar seu foco para fora do Brasil, Schneider afirmou: “Se a Saab conseguir um acordo

Em conformidade com a política municipal (e, em grande parte, com a política nacional) de saúde mental, o CAPS de Santa Cruz oferece aos usuários e familiares