• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ENERGIA E SOCIEDADE

SÉRGIO VIDAL GARCIA OLIVEIRA DANIEL GUSTAVO CASTELLAIN JEFFERSON CARLOS FISHER

JOINVILLE 2015

(2)

ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Expectativa de vida em função da TOE per capita por ano. ... 7 Figura 2 – Mortalidade infantil em função da TOE per capita por ano. ... 8 Figura 3 – Analfabetismo em função da TOE per capita por ano. ... 8 Figura 4 – Taxa de fertilidade em função da TOE per capita por ano. ... 9 Figura 5 – Fatores que influenciam a qualidade de vida. ... 10 Figura 6 – Organograma de Atendimento do PROCEL

(3)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO ... 4 1.1 MOTIVAÇÕES ... 4 1.2 DEFINIÇÕES ... 5 1.2.1 Energia ... 5 1.2.2 Sociedade ... 5 1.2.3 Ambiente... 5 1.2.4 Educação ambiental ... 6 1.2.5 Cidadania ... 6

1.3 O PAPEL DA ENERGIA NO DESENVOLVIMENTO MODERNO ... 6

1.4 USO DA ENERGIA, QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA ... 9

1.4.1 Qualidade de vida ... 9

1.4.2 Uso eficiente de energia elétrica ... 10

1.4.3 Conservação de energia... 10

1.4.4 Como conservar energia? ... 11

1.5 PROCEL EDUCAÇÃO ... 11

1.6 PROCEL EDUCAÇÃO NA UDESC ... 13

(4)

1 INTRODUÇÃO

Neste capítulo são apresentados os conceitos introdutórios sobre energia e seu uso pela sociedade, evidenciando as relações existentes com vistas ao entendimento de questões como: demanda, impactos e limitações decorrentes das iterações destes no mesmo ambiente.

1.1 MOTIVAÇÕES

A energia é um ingrediente essencial para o desenvolvimento, que é uma das aspirações fundamentais da população dos países da América Latina, Ásia e África [1].

O consumo de energia per capita pode ser usado como um indicador da importância dos problemas que afetam estes países, onde se encontram 70% da população mundial [1].

Nos países em desenvolvimento mais pobres [1]: a expectativa de vida é 30% menor;

a mortalidade infantil, superior a 60 por 1000 nascimentos, é inferior a 20 nos países industrializados;

o analfabetismo supera a taxa de 20%;

o número médio de filhos é maior do que dois em cada família e a população está crescendo rapidamente;

nos países industrializados, ele é igual a dois, que é justamente o necessário para manter o equilíbrio populacional.

Na maioria dos países, nos quais o consumo de energia comercial per capita está abaixo de uma tonelada equivalente de petróleo (TEP) por ano, as taxas de analfabetismo, mortalidade infantil e fertilidade total são altas, enquanto a expectativa de vida é baixa.

capita aumenta para valores acima de 2 TEP, como é o caso

(5)

dos países desenvolvidos, as condições sociais melhoram consideravelmente.

O consumo médio per capita nos países industrializados da União Européia é de 3,22 TEP/capita; a média mundial é de 1,66 TEP/capita [1].

1.2 DEFINIÇÕES

1.2.1 Energia

É a capacidade de realizar trabalho [2].

Para a realização de qualquer tarefa é necessário fazer uso de uma capacidade interna ou externa ao homem, que chamamos de energia.

O , “ t ç configuração de um sistema, vencendo a força que se opõe a ç ” (M xw – 1872).

1.2.2 Sociedade

É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

Ou ainda, o conjunto de seres humanos no sentido de pessoas convivendo em grupo o que, neste caso, faz da sociedade um objeto de estudo da sociologia [3].

Porém, pode-se ter sociedade como uma instituição, é o caso das empresas S.A's. (sociedades anônimas) ou, ainda, como uma casa em que se reúnem membros de uma agremiação (sociedade de poetas e maçonaria, por exemplo).

Por último pode ser também reunião de animais que vivem em estado gregário (rebanhos ou formigueiro são exemplos disso).

1.2.3 Ambiente

É compreendido como todo e qualquer espaço, seja ele natural ou construído pelo homem, no qual ocorrem as interações que permitem a vida.

(6)

Essas interações estabelecem uma interdependência entre os seres vivos e, também destes com os elementos abióticos, como por exemplo, o ar, o clima, etc.

Como conseqüência desta interdependência, qualquer prejuízo ao ambiente compromete as formas de vida nele existentes.

1.2.4 Educação ambiental

É o processo educativo voltado para desenvolver conhecimentos e hábitos que levem em conta o respeito ao ambiente.

É a forma de garantir uma boa qualidade de vida, tanto para as atuais, como para as futuras gerações.

Tendo-se a clareza de que os recursos naturais não são inesgotáveis, o combate ao desperdício passa a ser um de seus objetivos fundamentais.

1.2.5 Cidadania

É a qualidade do indivíduo de gozar dos seus direitos civis e políticos e de desempenhar seus deveres.

É uma qualidade desejável em uma democracia em que os cidadãos têm garantidos seus direitos constitucionais e em contrapartida agem de acordo com seus deveres sociais.

Ao assumir suas responsabilidades, Estado e Cidadão, contribuem para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

A educação constitui o mais importante instrumento para a formação desta mentalidade e, assim sendo, um povo que não tem educação qualitativa, não vive a cidadania.

1.3 O PAPEL DA ENERGIA NO DESENVOLVIMENTO MODERNO

A importância da energia no desenvolvimento da sociedade é evidenciada tomando como base o seu impacto em 4 importantes indicadores sociais como uma função do consumo de energia comercial per capita. Quais sejam [1]:

(7)

Taxa de analfabetismo; Mortalidade infantil; Expectativa de vida; Taxa de fertilidade total.

Figura 1 – Expectativa de vida em função da TOE per capita por ano.

(8)

Figura 2 – Mortalidade infantil em função da TOE per capita por ano.

Fonte: Figura obtida de [1].

Figura 3 – Analfabetismo em função da TOE per capita por ano.

(9)

Figura 4 – Taxa de fertilidade em função da TOE per capita por ano.

Fonte: Figura obtida de [1].

1.4 USO DA ENERGIA, QUALIDADE DE VIDA E

CIDADANIA

1.4.1 Qualidade de vida

Conjunto de parâmetros que determina as condições de vida de uma pessoa, proporcionando-lhe bem estar físico e mental e satisfação pessoal [2].

(10)

Figura 5 – Fatores que influenciam a qualidade de vida.

Fonte: Figura obtida de [2].

1.4.2 Uso eficiente de energia elétrica

Conceito de conteúdo tecnológico voltado para a utilização de processos e equipamentos que tenham o melhor desempenho na produção dos serviços com um menor consumo de eletricidade [2].

1.4.3 Conservação de energia

Conceito sócio-econômico que traduz a necessidade de se retirar do planejamento da expansão do sistema elétrico, a componente referente ao desperdício.

Permite a redução dos investimentos no setor elétrico, sem comprometer o fornecimento de energia e a qualidade de vida.

(11)

1.4.4 Como conservar energia?

Vertente humana: o cidadão recebe informações compatíveis, que o auxiliam a se inserir no contexto da nova situação, induzindo-o à mudança de hábitos, atitudes e futura mudança de comportamento.

Vertente tecnológica: através de treinamento específico, o técnico é inserido nas questões da eficiência energética, entrosando-se com novas técnicas e tecnologias, tanto de equipamentos como de processos, reduzindo significativamente o consumo de energia de uma instalação, sem comprometer o produto final.

1.5 PROCEL EDUCAÇÃO

É um dos subprogramas do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel [2].

Tem como objetivo incluir no processo educativo formal ações complementares aos currículos, com vistas à difusão da eficiência energética entre professores e alunos das redes pública e privada de ensino do país [2].

Cada nível formal de ensino está sujeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e, tudo que é levado à área educativa deve estar em conformidade com a LDB e com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs [2].

(12)

Figura 6 – Organograma de Atendimento do PROCEL EDUCAÇÃO.

Fonte: Figura obtida de [2].

Nas Instituições de Ensino Superior [2]:

Visa fornecer aos alunos dos cursos de engenharia, uma visão clara da situação energética do País e do Mundo, proporcionando a esses, ferramental apropriado para o combate ao desperdício através do uso eficiente da energia.

Nesse campo de atuação o aluno deve se aproximar das novas técnicas e tecnologias disponíveis para os equipamentos que consomem energia e de alternativas para os processos de fabricação de bens de consumo.

Para isso é necessário disseminar a disciplina “C v çã U Ef t E ” graduação de engenharias elétrica, mecânica e de produção e outras, para a mudança de atitudes e aquisição de informações técnicas e tecnológicas em relação à conservação de energia, relacionando-a às questões ambientais e sócio-econômicas do País.

(13)

Para facilitar o acesso à fonte de consulta foram desenvolvidos, pela Universidade Federal de Itajubá-MG - UNIFEI, em parceria com a Eletrobrás/PROCEL, dois livros de apoio.

1.6 PROCEL EDUCAÇÃO NA UDESC

Implantação do Laboratório de Otimização de Sistemas Motrizes - Lamotriz (23/06/08);

Implantação do Laboratório de Eficiência Energética - LEE (23/06/08);

Reavaliação da Etiquetagem de Edificações Públicas (Laper –Laboratório de Planejamento Energético).

(14)

2 REFERÊNCIAS

[1].GOLDEMBERG, José. Dossiê recursos naturais: Energia e

desenvolvimento. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103014199 8000200002&lng=pt&nr =iso>. Acesso em: 15 fev. 2012.

[2].Conservação de Energia: Eficiência Energética de Instalações e Equipamentos, Eletrobrás/Procel, Editora da EFEI – Escola de Engenharia de Itajubá MG, 2001.

[3].ADMIN. Energia e sociedade: O que é sociedade. Forum. Disponível em: <http://sociedadeeenergia.forumeiros.com/t4-o-que-e-sociedade>. Acesso em: 15 fev. 2012.

[4].PROCEL INFO, Centro Brasileiro de informação eficiência energética. Disponível em: <http://www.procelinfo.com.br/main.asp>. Acesso em: 12/02/2012.

Referências

Documentos relacionados

O NEABI - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus xxxx foi criado pela Portaria nº xxx , data XXXXXXX e está voltado para as ações

Protocolo teórico, laboratorial e vídeos cirúrgicos demostrando o passo-a-passo das técnicas.

DISSERTAÇÃO APRESENTADA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Outro documento oficial com foto, apenas será aceito para equipes que entregarem ficha de inscrição nominal antes da primeira participação no evento (para esta opção os

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

Reforçando essa afirmação, apresentam os Baudrillard (1988 apud Urry, 1996: 23), argumentando que muitos indivíduos, não podendo vivenciar a realidade diretamente,

Através do tratamento de dados de Pirólise de Rock-Eval e Carbono Orgânico Total dos poços perfurados na bacia, foi possível avaliar as condições para geração de hidrocarbonetos,