• Nenhum resultado encontrado

C U L T U R A L PORTFÓLIO HÁ MAIS DE 10 ANOS FOMENTANDO CULTURA PELO PAÍS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C U L T U R A L PORTFÓLIO HÁ MAIS DE 10 ANOS FOMENTANDO CULTURA PELO PAÍS"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)

C

U

L T

U

R

A

L

PORTFÓLIO

(2)

Dezenas de projetos executados Centenas de projetos modelados Milhares de pessoas atingidas Criações. Soluções. Consultorias Muitos parceiros, apoiadores e patrocinadores

Desde 2006 produzindo e me-diando cultura

No bom ou no mau tempo

Uma Virada de Cores. Programa de Dança.MOV|Cidade em movimento.

(3)

CULTURA ESTÁ EM TUDO.

E é o que nos une.

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006, especializan-do-se em criação, planejamento, gestão e realização de projetos culturais, tanto no campo da arte e do entretenimento, quanto projetos de impacto sociocultural e educativo. Possui atuação em Brasília, com a Associação Burburinho Arte Cul-tura e Educação.

Atualmente gerenciada por Priscila Sei-xas e Thiago Ramires, a produtora conta com parceiros em diversos segmentos da área, em grande parte do país. Nos últimos anos executa e desenvolve pro-jetos junto a parceiros como MSF (Médi-co Sem Fronteiras) e AISCE (Associação de Intercambio Sociocultural e Empre-sarial Brasil-Colômbia) e atua em socie-dade com a Vila Musical na gestão de eventos do Casarão Floresta.

(4)

O destaque, entre 2011-2016, são os pro-jetos de programação cultural nas áreas de música e artes cênicas para equipa-mentos culturais públicos e espaços pri-vados, solidificando a Burburinho Cul-tural como uma das mais significativas programadoras de espaços de cultura do Rio de Janeiro.

Nossa missão é multiplicar as formas de participação na indústria da cultura, de-senvolvendo mecanismos e estratégias para criação de parcerias entre os fun-dos públicos de incentivo e as iniciativas privadas, em prol de empreitadas cultu-rais com efeitos concretos, de curto, mé-dio e longo-prazo.

O que nos move são projetos, ideias e soluções culturais criativas, que se des-dobrem em ações diversas, incluindo os campos sociais, econômicos e humani-tários. A vontade de criar e administrar projetos numa área tão simbólica é o que nos move, dando vida, organizando e compartilhando o mundo sensível ao nosso redor.

(5)

2020

C U L T U R A L

Uma Virada de Cores Projeto Social 2019. Coletânea Literatura Acessível.

COLETÂNEA LITERATURA

ACESSÍVEL

UMA VIRADA DE CORES

literatura

educação / arte / exposição artes visuais / graffiti

cooperação internacional

Destinado ao público infanto--juvenil, o “Literatura Acessível” prevê a produção e reprodução de 04 livros paradidáticos, es-critos por Carina Alves e Maria-na Meira, Maria-nas línguas portuguesa e alemã, em coletânea multifor-mato (braile, audiodescrição, li-bras e pictogramas) e em exem-plares sem mecanismos de acessibilidade.

Uma Virada de Cores é um pro-jeto sociocultural que realiza uma série de oficinas de graffiti em regiões de vulnerabilidade social de São Paulo.

(6)

C U L T U R A L

ENTRE CORES E UTOPIAS

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte urbana / graffiti / fotografia / artes visuais

Produção da exposição “Entre co-res e utopias”, com fotos de gra-fite de Juliana Torres e curadoria de Renata Almendra, patrocínio FAC/GDF.

Entre Cores e Utopias com fotos de grafite de Juliana Torres 2019.

(7)

2019

C U L T U R A L

UMA VIRADA DE CORES

educação / arte / exposição artes visuais / graffiti

cooperação internacional

Realização: AISCE

Coprodução: Burburinho Cultural Uma Virada de Cores é um projeto sociocultural que realiza uma série de oficinas de graffiti em regiões de vulnerabilidade social de São Paulo. Junto às oficinas, criamos painéis de graffiti com os alunos e grafiteiros brasileiros e colom-bianos, promovendo uma positiva mudança estética e educativa nas regiões envolvidas.

Workshops sobre o mundo do trabalho no graffiti também são oferecidos aos jovens de 15 a 29 anos envolvidos nas oficinas de cinco dias. Em 2019, com patrocí-nio do Ministério da Cidadania e a ISA CTEEP, através da Lei Rou-anet, numa realização conjunta com a Burburinho Cultural Pro-duções, realizaremos 40 oficinas e 40 painéis de graffiti na região de Heliópolis/SP, com meta de atendimento de mil jovens. Além disso, um registro audiovisual do-cumental e um catálogo das obras será realizado.

(8)

2019

C U L T U R A L

Pessoas em Movimento, de Médicos Sem Fronteiras 2017, 2018 e 2019.

PESSOAS EM MOVIMENTO

BURURINHO CULTURAL

2017, 2018, 2019 por sete

cidades brasileiras

arte urbana / graffiti / fotografia / artes visuais

“Pessoas em Movimento, de Médi-cos Sem Fronteiras” é um labirinto cujos caminhos ilustram as dificul-dades extremas enfrentadas por milhões de refugiados, deslocados internos e solicitantes de asilo no mundo. Os visitantes também são convidados a vivenciarem a expe-riência de um refugiado por meio de óculos de realidade virtual. Ex-posição aconteceu nas cidades: Paraty, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre

PESSOAS EM MOVIMENTO

2018

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte urbana / graffiti / fotografia / artes visuais

Produção local em Brasília da ex-posição “Pessoas em Movimento, de Médicos Sem Fronteiras”.

(9)
(10)

RIACHO DAS ARTES

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte-educação / cultura popular / música / teatro / dança

Gestão financeira e prestação de contas do projeto sociocultural “Riacho das Artes”, patrocínio FAC/GDF.

RAÍZES DA FANTASIA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro / música / audiovisual

Produção do espetáculo de teatro musical “Raízes da Fantasia”, uma obra de Sérgio Boré e direção de Dani Neri, patrocínio FAC/GDF.

Raízes da Fantasia”, uma obra de Sérgio Boré 2019.

2019

(11)

2019

C U L T U R A L

Casarão Floresta 2019.

CASARÃO FLORESTA

gestão e programação de espaço

video mapping / exposição / dança

Coordenação de programação do espaço desde 2016: desenvolvimen-to de projedesenvolvimen-tos culturais, de evendesenvolvimen-tos e de arte-educação para o estúdio; de-senvolvimento de festas e captação de realizadores de eventos para co--produção de realização no espaço; desenvolvimento de festas incluindo a concepção, branding e ações de comunicação; produção executiva em eventos.

ESPAÇO, TEMPO,

MOVIMENTO FLIP

Proposta artística conceitual, inova-dora, com duração de 13 minutos. Gustavo Gelmini, da Cia Gelmini de Videodança, é o criador do vídeo mapping , uma parceria com a Cia Híbrida, com direção coreográfica de Renato Cruz, dramaturgia de Lenine Vasconcellos e música do composi-tor francês Cyril Hernandez. O traba-lho é inspirado na relação da dança com a imagem e o espaço urbano a partir da teoria da relatividade e físi-ca quântifísi-ca.

(12)

Ergberto 70 2018.

2018

C U L T U R A L música

CIRCULAÇÃO NACIONAL

PUNARÉ E BARAÚNA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

Gestão financeira e prestação de contas do projeto “Circulação Nacional Punaré e Baraúna”, da Agrupação Teatral Amacaca, de Hugo Rodas, patrocínio FAC/GDF.

EGBERTO 70

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

Produção local do projeto “Egberto 70”, no CCBB Brasília.

CONSULTURIA AISCE

consultoria

Consultoria para elaboração de projetos socioculturais.

(13)

2018

C U L T U R A L

FEIRA CRIATIVA

2018 / 2017 /2016

feira de empreendedores

I Encontro de Negócios, Cultura e En-tretenimento – 25 e 26 de março de 2018

O Floresta realizou o I Encontro de Negócios, Cultura e Entretenimento do Cosme Velho, no Rio de Janeiro. Buscamos reunir no espaço poliva-lente do “Floresta” pessoas e empre-sas com o intuito de gerar ações co-laborativas.

O objetivo foi criar um ambiente favo-rável para a geração de oportunidades de negócios, ampliação de redes de contatos, entretenimento e, principal-mente, o que tem faltado à nossa co-municação atual: contato face to face. Aliando diversão e negócios, a Feira criativa reuniu parceiros, expositores, iniciativa independente e diferentes modelos de negócios principalmente nas áreas de música e entretenimento. Em dois dias de atividades, todas as áreas foram ocupadas por expositores para speechs e rodadas de negócios. A programação ainda contará com os DJs Thi Montagnini + Vitor Aguiar, Eloy e shows da Johnnys, Bambina Philosophy, Tem Amor e Fred Chico em apresentações gratuitas.

Bloco de Canraval “Vem Cá Minha Floar” 2018.

VEM CÁ MINHA FLOR

2016 / 2017 / 2018

bloco de carnaval

Bloco de carnaval, no casarão flo-resta, terceira edição

(14)

Espetáculo de Sapateado e Música SAGUIBATU 2017

2017

C U L T U R A L

SAGUIBATU

2015 /2016 /2017

música / dança

Produção local do espetáculo de sapateado e música SAGUI-BATU, de Steven Harper e Mark Lambert, por unidades da Caixa Cultural.

O nome que dá título ao espe-táculo é a junção das primeiras sílabas das palavras sapatea-do, guitarra, bateria e tuba. No palco cinco artistas – três nor-te-americanos e dois brasileiros – reunidos na exploração do ter-ritório onde dança e música se entrelaçam intimamente: corpo vira música, música vira dança.

(15)

2017

C U L T U R A L

CORDEL COM A CORDA TODA

2013 / 2017

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

literatura / arte educação / cultura popular /mesa redonda

“Cordel com a Corda Toda”, pro-jeto sociocultural, no CEF 02 do Guará. Patricínio FAC/GDF.

Cordel com a Corda Toda no DF, 2013 e 2017. Super Só e Outros Videoclipes, Teatro Musical 2017.

SUPER SÓ E OUTROS

VIDEOSCLIPES

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro / música

Direção de produção do projeto “Super Só e Outros Videoclipes”, teatro musical com concepção de Miriam Virna (DF), com patrocínio do FAC/GDF. Temporadas nos te-atros dos SESC’s Taguatinga Nor-te, Ceilândia e Garagem.

(16)
(17)

Espetáculo “Tudo o que há Flora” 2017. Dança.MOV | Cidade em Movimento 2017.

2017

C U L T U R A L

TUDO O QUE HÁ FLORA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

DANÇA.MOV | CIDADE EM

MOVIMENTO

2015 / 2017

dança para paisagens urbanas / videodanças / exposição

2017 - Exposição no Oi Futu-ro Flamengo (RJ) de filmes de dança para site specific filmados em paisagens urbanas cariocas.

2015 - Pré lancamento do Dan-ça.MOVem amsterdam

CELEBRIZAR

2017 / 2016

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

música / audiovisual

Produção local do espetáculo “Tudo o que há Flora”, com a Nos-sa! Cia de Atores e direção de Da-niel Herz. CCBB Brasília.

Produção executiva do show de lançamento do DVD “Celebrizar”, de Sandra Duailibe, SESC Gara-gem, Brasília.

(18)

2017

C U L T U R A L

SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva 2017.

SENTIR - 2º MOSTRA

DE ARTE SENSORIAL

E INCLUSIVA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte sensorial / arte inclusiva / teatro / dança / mesa-redonda / mostra / inclusivo / arte educação

Direção geral e realização da SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sen-sorial e Inclusiva, com patrocínio do FAC/GDF, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

ENTRE CORES E UTOPIAS

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

literatura / arte educação

Produção do evento de lançamen-to do livro “Entre cores e Ulançamen-topias – o grafite na paisagem urbana de Brasília e seus arredores”, abril.

(19)

2016

C U L T U R A L

Espetáculo “Síndrome de Chimpanzé”, do grupo Foguetes Maravilha (RJ) 2016.

CÉUS E NÓS

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

SÍNDROME DE CHIMPANZÉ

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

ESPAÇO, TEMPO, MOVIMENTO

artes visuais

teatro

video mappig / exposição / dança

Produção executiva da exposição “Céus e Nós”, do artista Elyeser Szturm, com abertura no dia 16 de novembro no CCBB Brasília, com patrocínio do FAC/GDF.

Produção local do espetáculo “Sín-drome de Chimpanzé”, do grupo Foguetes Maravilha (RJ), no Teatro da Caixa Cultural Brasília.

Espaço Tempo Movimento é um ví-deo mapping onde espaço, tempo, corpo e imagem compõe uma única proposta. Exibido no Centro Coreo-gráfico no Rio de Janeiro em maio de 2016.

(20)

C U L T U R A L

ENTRE CORES E UTOPIAS

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte urbana / graffiti / literatura

Produção executiva do livro “En-tre cores e Utopias – o grafite na paisagem urbana de Brasília e seus arredores”, patrocínio FAC/ GDF.

Entre cores e Utopias – o grafite na paisagem urbana de Brasília 2019.

(21)

2015

C U L T U R A L

ABIGAIL E A GIRAFA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

Produção executiva do projeto “Abigail e a Girafa”, espetáculo infantil com direção e texto de Miriam Virna (DF). Temporada de estreia realizada em outubro e no-vembro em Brasília/DF, com pa-trocínio da Oi e do Centro Cultural Banco do Brasil.

UMA CANÇÃO PARA JANIS

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

música / audiovisual / teatro

Diretora de produção do musical “Uma Canção para Janis”, idea-lizado por Carol Fazu, com texto de Diogo Liberano e direção de Sérgio Módena. Temporada de es-treia em novembro, no Teatro Eva Herz, com patrocínio da Oi.

Projeto “Abigail e a Girafa”, Espetáculo Infantil 2015.

(22)

2015

C U L T U R A L

CATIRÉ

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

audiovisual / música / gravação dvd

Produção executiva do CD “Cati-ré”, da cantora brasiliense Litieh, com patrocínio do FAC/GDF.

espetáculo “As Canções que Você Dançou para Mim”, da Focus Cia de Dança (RJ) 2015.

AS CANÇÕES QUE VOCÊ

DANÇOU PAR MIM

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

dança / música

Produção local do espetáculo “As Canções que Você Dançou para Mim”, da Focus Cia de Dança (RJ), em maio na Caixa Cultural, com patrocínio da Caixa, e em setem-bro no Teatro Plínio Marcos/FU-NARTE, patrocínio dos Correios.

(23)

RIO MUSIC DROPS

música no Hotel Vila Galé/RJ

A proposta é atender a demanda ávida, de turistas internacionais e legítimos cariocas, por um lugar onde possam se misturar, conhe-cer e ouvir o que de melhor a ci-dade tem para oferecer: música de qualidade em ambiente con-fortável. RIO MUSIC DROPS reúne ritmos e músicos do Brasil e Por-tugal de diferentes estilos e forma-ções, shows e DJs, drinks, petiscos e muita mistura de cores, raças e línguas. A primeira etapa do RIO MUSIC DROPS (que em seguida se espalha e muda para diferentes pontos da cidade) é uma síntese do que virá.

2015

C U L T U R A L

(24)

2015

C U L T U R A L

DA ESCRITA, DELAS, ELAS

artes visuais / exposição / performace

Exposição no Museu da República cria ambiente para reflexão crítica, livres e despojadas de formalida-des acadêmicas e mercadológicas O Museu da República - Galeria do Lago, inaugurou dia 28 de Março, a exposição ” Da Escrita, Delas, Elas”. Durante a exposição, que se esten-derá até maio de 2015, o público terá a oportunidade de conhecer o projeto fruto de uma curadoria compartilhada de Fabiana de Mo-raes e Isabel Portella. O “Da Escri-ta, Delas, Elas” foi ganhador da 2a edição do “Prêmio Funarte Mulhe-res nas Artes Visuais” e tem o ob-jetivo reunir e identificar processos artísticos, modos de agir e de fazer de dezoito artistas brasileiras de diferentes gerações e regiões, atu-antes nos cenários nacional e inter-nacional.

(25)

2014

C U L T U R A L

Espetáculo “Ninguém Falou Que Seria Fácil” 2015.

FIOS DE HISTÓRIA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

Produção executiva do CD “Cati-ré”, da cantora brasiliense Litieh, com patrocínio do FAC/GDF.

JÚLIA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

Produção local do espetáculo “Jú-lia”, da Cia Vértice de Teatro (RJ), no Centro Cultural Banco do Bra-sil de Brasília, patrocinado da Pe-trobras.

NINGUEM FALOU QUE

SERIA FÁCIL

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

teatro

Produção local do espetáculo “Ninguém Falou Que Seria Fácil”, direção de Felipe Rocha e Alex Cassal, do grupo Foguetes Maravi-lha (RJ), na Caixa Cultural Brasília.

(26)

2014

C U L T U R A L

SENTIR - 1º MOSTRA DE ARTE

SENSORIAL E INCLUSIVA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte sensorial / arte inclusiva / teatro / dança / mesa-redonda

Produção executiva da SENTIR - 1ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusi-va, sob patrocínio do FAC/GDF.

I FESTIVAL INTERNACIONAL

DE ARTE E TECNOLOGIA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

UHURU MOSTRA DE CINEMA

AFRICANO PÓS-INDEPENDÊNCIA

arte e tecnoclogia / teatro / música / exposição

cinema

Produção executiva e coordena-ção de artes cênicas da I Festival Internacional de Arte e Tecnolo-gia, sob patrocínio do FAC/GDF e Petrobras.

UHURU foi uma Mostra que fez um panorama da produção de longas e curtas da África pós in-dependência com 24 filmes, de-bates, doze países envolvidos, diversos convidados africanos na cidade. Aconteceu na Caixa Cultural RJ.

(27)

2013

C U L T U R A L Som em 4 Tempos RJ 2013.

SOM EM 4 TEMPOS

2011 (FUNARTE RJ)

SOM EM 4 TEMPOS

2013 (Sala Guiomar Novaes SP)

música / residência artística

música / residência artística

Projeto de série musical que re-alizou a programação da Sala Funarte Sidney Miller através da produção de 37 atrações que in-cluiu shows, concertos e oficinas de música. Quanto à curadoria, levou-se em consideração a re-lação entre a música e o tempo.

série musical realizada em 2011 na Sala Funarte Sidney Miller (RJ), sucesso de público e críti-ca, através de um novo projeto com proposta de programação adequada à Sala Funarte Guio-mar Novaes, no coração da cida-de cida-de São Paulo.

(28)
(29)

2013

C U L T U R A L

“Zé com a Mão na Porta”, Espetáculo Teatral.2013.

ZÉ COM A MÃO NA PORTA

MUSICAL- ÓPERA ROCK

Sala Baden Powell

músical / teatro

Espetáculo teatral onde a mú-sica narra a história a partir de fatos comuns na vida de um ho-mem simples.

Os atores Betto Serrador, Ronnie Marruda, Jonas Hammar e Chris-tiano Sauer se revezam como o personagem Zé do espetáculo que fala do universo masculino. Texto de Betto Serrador, Cristia-no, Gualda e Ricca Barros.

“Zé com a Mão na Porta” tem dois atos com 28 canções nas vozes de atores-cantores de grande potencial vocal.

CHOROFUNK

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

música / audiovisual

Direção de produção do show “ChoroFunk”, do pandeirista Sér-gio Krakowski e participação es-pecial dos Fantásticos do Passi-nho, no Teatro da Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

(30)

2013

C U L T U R A L

TEAR - TROCA DE

EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS

E REINSERÇÃO - ANO I

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

arte educação

Coordenação financeira dos proje-tos “TEAR – Troca de Experiências Artísticas e Reinserção – Ano I” e “Aqui Tem... Acolá Também!”, ambos projetos sociais da Estupenda Trupe e patrocinados pelo FAC/GDF.

OS CINEMAS DOS PAÍSES

LUSÓFONOS

mostra / cinema / teatro / audiovisual

Mostra de Cinema “Os Cinemas dos Países Lusófonos”, na Caixa Cultu-ral Rio de Janeiro.

(31)

COMBO

2013

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

COMBO

2007 / 2012

dança / música

dança / música

Produção local do espetáculo de dança “Combo”, da Cia Ste-ven Harper, no Teatro da Caixa Cultural de Brasília.

Espetáculo de sapateado com a Cia Steven Harper na Caixa Cul-tural RJ.

Espetáculo de Dança “Combo” 2013.

2013

(32)

2012

C U L T U R A L

Gestão da Sala Baden Powell, 2012 a 2015.

DIREÇÃO ARTÍSTICA

E GESTÃO DA SALA

BADEN POWELL

2012 / 2015

música / gestão de espaço

Em 2012, a Burburinho é selecio-nada para realizar a Direção Ar-tística e Gestão da Sala Baden Powell, pertencente à SMC do Rio de Janeiro, durante todo o ano de 2012 e parte de 2013, re-alizando uma extensa programa-ção musical, finalizando o con-trato em 2015.

RIO SOM E CENA é o projeto de residência artística que ocupa durante 24 meses a Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro através do qual é realizada a programa-ção deste espaço desde abril de 2012. Trata-se de uma temporada de atividades culturais diversas, tendo a música como protago-nista. O foco no fortalecimento da Sala como um equipamen-to cultural dinâmico e com uma programação diversa: espetácu-los musicais de gêneros variados, música clássica, popular, música de câmara, grandes formações.

(33)

2012

C U L T U R A L

Multidança\Big Dance Rio 2012.

MULTIDANÇA - BIG

DANCE RIO

dança / intervenção urbana

Com direção geral de Renato Vieira e coreografia de Alex Neo-ral e Renato Cruz, e mais de 200 dançarinos diversas regiões do Rio de Janeiro e Baixada Flumi-nense, a Multidança foi um flash-mob integrado às festividades do Big Dance UK como celebração dos Jogos Olímpicos de Londres. O Big Dance UK é o maior acon-tecimento de dança do mundo. Nascido na Inglaterra em 2006, o flashmob já reuniu mais de 2 milhões de pessoas comemo-rando a diversidade através da ocupação de espaços públicos como praças, avenidas, estações de metrô. No Rio de Janeiro, a Multidança aconteceu na Praça Tiradentes, no Centro da cida-de, integrando crianças, jovens e adultos numa dança coreografa-da que resultou na produção de um vídeo.

(34)

RIO H2K - FESTIVAL

INTERNACIONAL DE

DANÇAS URBANAS DO

RIO DE JANEIRO

2012

dança

O Rio H2K 2012 foi a segunda edição do Festival Internacional de Danças Urbanas do Rio de Janeiro que trouxe os melhores coreógrafos de hip hop do mundo atrelados a uma programação extensa e variada.

Rio H2K 2012.

2012

(35)

DANÇA DE TODAS AS

TRIBOS-TRIBOS DE

TODAS AS DANÇAS

dança / residência artística

A residência artística do Teatro Cacilda Becker, “Dança de Todas as Tribos – Tribos de Todas as Dan-ças” , promoveu, por meio de um extenso leque de atrações, a difu-são da dança em interação e diálo-go entre as poéticas e as estéticas contemporâneas, estimulando a inclusão de novos frequentadores a espetáculos de dança. A progra-mação transitou entre as mais va-riadas vertentes, como as danças urbanas, regionais e contemporâ-nea, entre outras, além de contem-plar a realização de workshops, residências artísticas, palestras, fó-runs, debates e intervenções urba-nas nos arredores do teatro. Dentro dessa perspectiva, o pro-jeto buscou contribuir para o res-tabelecimento da identidade cul-tural da região do Catete através de ações de formação de público e criação de novas redes de inter-locução, envolvendo artistas das mais variadas correntes da dança. A dança como palco para todos os ritmos e gêneros. A dança como espaço para todos os públicos.

Dança de Todas ds Tribos - Tribos de Todas as Danças 2012.

2012

(36)

2011

C U L T U R A L

Rio H2K 2012.

RIO H2K - RIO HIP HOP KEMP

2011

dança

O primeiro Kemp da América Lati-na com grande repercussão em mídia impressa, televisiva e internet, tendo como referência os festivais de dan-ças urbanas que acontecem em vários países do mundo. Tal formato inclui workshops com os principais coreógra-fos de hip hop, shows case, batalhas de dança, além de outras atrações e ativi-dades relacionadas a este universo. O evento teve como parceiros Red Bull, Consulado Geral dos EUA, Metrô Rio e AfroReaggae.

DUCUMENTÁRIO CORDEL

COM A CORDA TODA

(Associação Burburinho Arte Cultura e Educação)

cinema / áudiovisual

Documentário Cordel Com a Cor-da ToCor-da é um produto audiovisual, em curta-metragem capturado e finalizado em alta definição digi-tal (full HD).

(37)

2011

C U L T U R A L

Desafios da Arte em Rede 2011.

FESTIVAL INTERNACIONAL

CULTURA DIGITAL

cultura digital / festival / artes tecnológicas

Festival Internacional Cultura Di-gital.Br apresentou expressões estéticas e políticas que refletem o impacto sociocultural e criativo das novas tecnologias, da inova-ção digital e das práticas em rede.

DESAFIOS DA ARTE

EM REDE

cultura digital / arte tecnológica

O evento tem como objetivo dar visibilidade às ações que o Ministé-rio da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vêm de-senvolvendo no programa de pes-quisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia, programa este que é objeto da cooperação que ambas as instituições mantêm entre si.

DOCUMENTÁRIO CORDEL COM

CORDA TODA

cinema / áudiovisual

Documentário Cordel Com a Cor-da ToCor-da é um produto audiovisual, em curta-metragem capturado e finalizado em alta definição digi-tal (full HD).

(38)

2010

C U L T U R A L

V RIO HARP FESTIVAL

música

Festival Internacional de Música Instrumental, que trouxe para o Brasil harpistas de 25 países para apresentações em diversos Cen-tros Culturais espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. A Bur-burinho realizou a produção de receptivo e logísticas de ensaios do evento durante um mês.

FINITÚDENES,

UM HINO À VIDA

exposição

Produção da exposição individual comemorativa de 40 anos de car-reira da artista plástica Yolanda Freyre, realizada no Espaço Cul-tural Parque das Ruínas, em Santa Teresa (RJ).

(39)

PRODUÇÃO CULTURAL

NO BRASIL

multimídia / pesquisa / literatura / seminário

Realização: Casa da Cultura Digi-tal /SP

Coprodução: Burburinho Cultural O Produção Cultural no Brasil consistiu num dos principais pai-néis sobre a atividade no país. Ao todo, 100 nomes das mais diver-sificadas atividades foram entre-vistados e o conteúdo disponibi-lizado gratuitamente no site www. producaocultural.org.br.

A ideia central do projeto é par-tilhar reflexões transversais à cul-tura brasileira, traçando um pa-norama com especificidades – e deixando sobressair todas as fa-cetas que este paradoxo traz.

2010

C U L T U R A L

CORDEL COM A

CORDA TODA

literatura / educação / arte educação

O Cordel com a Corda Toda é um projeto sócio-educativo que aconteceu em escolas públicas do município de Nova Iguaçu (RJ). Com patrocínio da Eletro-brás e o apoio da Prefeitura Mu-nicipal de Nova Iguaçu, Infraero, o projeto desenvolveu ações que celebram, transmitem e regis-tram as práticas culturais relati-vas à Literatura de Cordel. Reali-zamos oficinas, um festival e um documentário pelo nordeste.

(40)
(41)

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

DE ACERVOS DIGITAIS

cultura digital

Realização: Casa da Cultura Digi-tal / SP

Coprodução: Burburinho Cultural Sua realização propiciou a reu-nião de especialistas e profissio-nais promovendo a troca de ex-periências, conceitos e soluções tendo em vista a proposição de políticas públicas de digitalização dos acervos e de formulação de um modelo sustentável de pre-servação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro. O público, incluindo representantes de nacionais e internacionais, to-talizou aproximadamente 3000 pessoas.

II FÓRUM INTERNACIONAL

DA CULTURA DIGITAL

BRASILEIRA

cultura digital

Realização: Casa da Cultura Digi-tal / SP

Coprodução: Burburinho Cultural Realizado entre os dias na Cine-mateca Brasileira de São Paulo, o evento reafirmou parceiros, Minis-tério da Cultura, RNP (e produção da Casa da Cultura Digital) e du-plicou o número de público atin-gido, superior a 3.000 pessoas presencialmente, além dos aces-sos à programação transmitida em tempo real. Sete eixos de pro-gramação dinamizaram o evento: seminários, hands on (oficinas/ laboratórios), mostra de experiên-cias, encontro das redes, ativida-des autogestionadas, plenárias e arte/tecnologia.

2010

(42)

2009

C U L T U R A L

MARGINAIS-HERÓIS: 50

ANOS DO MANIFESTO

NEOCONCRETO

seminário / artes visuais

Seminário realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, duran-te três dias, que celebrou e dis-cutiu os 50 anos da publicação do Manifesto Neoconcreto. Teve participação de Ferreira Gullar e pesquisadores internacionais. O projeto ainda realizou interven-ções urbanas na cidade do Rio.

(43)

Amoy Ribas 2009..

AMOY RIBAS - BATUQUE

NO BATIQUE

música

Produção do show do músico para a série “Quintas no BNDES”

2009

C U L T U R A L

CARLOS MALTA E O

PIFE MUDERNO

música

Participação no Festival de Inver-no do SESC, na unidade do SESC Teresópolis. Participação no Fes-tival de Inverno do SESC em Pe-trópolis/ SESC Quitandinha com o show.

(44)

2009

C U L T U R A L

SPEED SAMBA JAZZ-

GAFIEIRA JAZZ

música

Participação no 35º Festival de Itabira. Lançamento do CD e DVD Speed Samba Jazz – Gafieira Jazz Com o instrumentista Hamleto Sta-mato na Sala Juvenal Dias/Palácio das Artes – Belo Horizonte – MG

(45)

2008

C U L T U R A L

Cartaz de Divulgação

Peça SESC Tijuca. 2008.

ÉDIPO E SEUS DUPLOS

(...OU PORQUE DOIS É

IGUAL A TRÊS)

teatro

do ator e dramaturgo Samir Mu-rad SESC Tijuca

VIRGÍNIA

“QUERO EDUCAÇÃO

MUSICAL NA ESCOLA”

cinema / audiovisual

seminário

de Sabrina Bitencourt e Gustavo Rademacher, 16 mm, 12 min., Rio de Janeiro, 2008.

Realização: PUC Rio

Coprodução: Burburinho Cultural e Millagro Produtora

Apoios: Kodak, Casablanca, Telei-mage, Estúdios Mega, Hotel Pais-sandu, Maico Luz e Filmes.

do Grupo de Articulação Parla-mentar Pró-Música (GAP)

(46)

2007

C U L T U R A L A Vida é um Sonho 2007. Com Tempero 2007.

A VIDA É SONHO

teatro de Calderón de La Barca

adaptação de Eduardo Vaccari e Marco de Aquino

direção de Marco de Aquino com a Companhia Antropus Teatro Teatro Villa-Lobos - Sala Arnaldo Niskier

ADRIANA MACIEL

COM TEMPERO:

SEMBATUTA E ANDRÉA

DUTRA

música música pré-lançamento do CD Cão Local: Campo de São Bento (Ni-terói) / Teatro Café Pequeno Período: 27 de maio / 12 a 20 de junho

(47)

2007

C U L T U R A L Chamon 2007. Movimento Som 2007.

CERTAS CANÇÕES

2007 / 2006

música Show do Tunai

Bistrô NewBooks, Hotel Alpina (Teresópolis), Armazém Digital (Itaipava) e Bis Espaço Musical.

CHAMON - LIMOUSINE

BRASILEIRA

DIÁLOGOS EM CULTURA:

MOVIMENTO SOM DA UFF

música

literatura

Mistura Carioca

livro organizado por Aline Porti-lho, Caio Gonçalves Dias, Dalva Santos, José Maurício e Priscila Seixas. Lançamento do livro Fó-rum Interno de Produção Cultural.

MOVIMENTO SOM

música festival

(48)

2007

C U L T U R A L

No Bixo do Sapateiro 2007. Para Acabar de Vez com o Julgamento de Artuad 2007.

NO BAIXO DO SAPATEIRO

dança / música

com Steven Harper e Bruce Henri participações especiais de Rober-tinho Silva e Carlos Malta Teatro Café Pequeno

PARA ACABAR DE VEZ

COM O JULGAMENTO

DE ARTAUD

2007 / 2006

TUNAI E BANDA EM

OUTROS BLUES E BALADAS

teatro

música

Mistura Carioca

direção e interpretação de Sa-mir Murad Oi Futuro.

(49)

2006

C U L T U R A L

ENCONTRO ABERTO -

MOVIMENTO SOM DA UFF

seminário

Centro Cultural Banco do Brasil 14 a 16 de dezembro.

(50)

2006

C U L T U R A L

TELEPATOMAN

cinema

Direção de Vitor Leobons

O ESPELHO DO ARTISTA

literatura / artes visuais

Lançamento do livro da artista plástica Yolanda Freyre

Referências

Documentos relacionados

Para esse fator, o TRCSS mostrou vocação para a produção de banana (todos os municípios do TRCSS) e coco (EST e IAJ). O município de SC registrou grande concentração de

A Câmara deliberou por unanimidade autorizar, bem como emitir a respectiva Licença Especial de Ruído, nos termos legais;. Isenção de Taxas – Associação de Ciclismo

CORONADO-MATUTTI O, MENDES P.R.S, CARVALHO M.S., Instability of inelastic shear-thinning liquids in a Couette flow between concentric cylinders Journal of Fluids

No que diz respeito ao processamento de sinal, a precisão de um girômetro depende de vários aspectos que incluem, bias drift ou deriva do bias (térmica + aleatória), scale

Na categoria “títulos disponíveis para venda” estão registrados os títulos e valores mobiliários que não se enquadram nas categorias I e III. Os títulos e valores mobiliários

 Para transporte genérico sobre fibras óticas: IP, Ethernet, SONET/SDH.  Combina benefícios do SONET/SDH com o ganho de banda provido

As estimativas de área aberta queimada foram obtidas usando o número total de focos de calor para todo o ano de 2005 no Acre versus o número de focos até a data das

Num estudo clínico de fase III, aberto (Zoster-026) em que 238 adultos com ≥ 50 anos de idade foram equitativamente aleatorizados para a administração de 2 doses de Shingrix com 2 ou