• Nenhum resultado encontrado

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TERMO ADITIVO A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2018/2019 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: SC002669/2018

DATA DE REGISTRO NO MTE: 12/12/2018 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR071725/2018 NÚMERO DO PROCESSO: 46303.001191/2018-51 DATA DO PROTOCOLO: 12/12/2018

NÚMERO DO PROCESSO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 46303.001075/2018-31 DATA DE REGISTRO DA CONVENÇÃO COLETIVA PRINCIPAL: 22/11/2018

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SIND DOS TRAB NAS IND DO VEST E CALC DE CRIC E REGIAO, CNPJ n. 83.814.137/0001-07, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). IZIO INACIO;

E

SINDICATO DA INDUSTRIA DO VESTUARIO DO SUL CATARINENSE - SINDIVEST, CNPJ n. 83.562.892/0001-41, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). XANDRUS GALLI;

celebram o presente TERMO ADITIVO DE CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Termo Aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de maio de 2018 a 30 de abril de 2019 e a data-base da categoria em 01º de maio.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Termo Aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) Trabalhadores nas Industrias do Vestuário , com abrangência territorial em Araranguá/SC, Cocal Do Sul/SC, Criciúma/SC, Forquilhinha/SC, Içara/SC, Jacinto Machado/SC, Lauro Muller/SC, Maracajá/SC, Morro Da Fumaça/SC, Morro Grande/SC, Nova Veneza/SC, Siderópolis/SC, Timbé Do Sul/SC, Treviso/SC, Turvo/SC e

Urussanga/SC.

Salários, Reajustes e Pagamento Salário produção ou tarefa

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS PRELIMINARES

Celebram ambos sindicatos conforme itens abaixo: Referente a CCT 2018/2019 a) exclusão da parte final da línea “b” da cláusula sexta;

b) inserção do parágrafo quinto na cláusula sétima;

(2)

d) alterar a cláusula vigésima sexta. e) alterar o parágrafo primeiro da cláusula vigésima oitava. f) alterar o parágrafo quarto da cláusula vigésima nona.

CLÁUSULA QUARTA - HORAS EXTRAORDINÁRIAS

Fica estipulado que as empresas pagarão as horas extras trabalhadas para seus empregados nas seguintes bases e condições:

a) As duas (02) primeiras horas extras trabalhadas diariamente, serão pagas com adicional de 60% (sessenta por cento) do valor da hora normal, inclusive aos sábados.

b) As que excederem as duas primeiras horas extras diárias, ou seja, a partir da terceira (3ª) hora serão remuneradas com o adicional de 100% (cem por cento) do valor da hora normal.

Parágrafo Único - As empresas interessadas, a teor do que dispõe o artigo 59, § 2º, da CLT, poderão exceder a jornada normal de trabalho diária, em número não superior a 02 (duas) horas, para compensar com a

correspondente diminuição do trabalho aos sábados, sem que isso implique no pagamento de horas extras, inclusive em atividades insalubres.

Gratificações, Adicionais, Auxílios e Outros Outros Adicionais

CLÁUSULA QUINTA - BANCO DE HORAS

As empresas ficam liberadas para instituírem banco de horas, o qual tem por objetivo compensar as horas excedentes à jornada de trabalho regularmente cumprida, nunca excedentes a 2 horas diárias, a exceção das situações prevista no artigo 619 da CLT, ou então acumular as horas, relativamente as chegadas atrasadas ou saídas antecipadas, bem como folgas solicitadas pelo empregado, nos seguintes termos:

Parágrafo Primeiro: A cada hora trabalhada/faltada (integral ou proporcional) e acumulada dentro do banco de horas, será compensada/descontada na proporção de 01 por 01.

Parágrafo Segundo: As horas extras lançadas e não compensadas num prazo de seis meses, deverão ser pagas ao empregado, acrescido do adicional de 60%.

(3)

Parágrafo Terceiro: As horas decorrentes de chegadas atrasos e/ou, saídas antecipadas ou folgas solicitadas pelo empregado, se não prestadas no prazo de seis meses, deverão ser pagas para a empresa.

Parágrafo Quarto: As empresas poderão, mediante acordo com seus empregados, deliberarem pela troca de dias de feriados por outros dias, sem qualquer acréscimo.

Parágrafo Quinto: As empresas enviaram ao Sindicato, os acordos de banco de horas a ser firmados com seus empregados, o qual terá cinco dias para se manifestar a respeito.

CLÁUSULA SEXTA - GARANTIAS ESPECIAIS DE EMPREGO

Serão garantidos o emprego e o salário nas seguintes condições e hipóteses:

a) - Ao acidentado, pelo prazo de 12 (doze) meses, após a cessação do auxílio-doença acidentário, nos termos e para os fins do disposto no art. 118 da Lei nº. 8.213/91;

b) - A empregada gestante, até cento e oitenta (180) dias após o parto. Não havendo interesse da empregada em retornar ao trabalho após o término da licença maternidade de 120 dias, sua rescisão contratual, como Pedido de Demissão, poderá ser realizada mediante assinatura de um termo de desistência.

c) ao empregado que contar com mais de 05 (cinco) anos consecutivos de serviços prestados ao mesmo empregador, fará jus a estabilidade no empregado ou ao salário, durante os doze meses anteriores à aquisição do direito à aposentadoria por tempo de serviço ou especial, devendo comprovar através de documento oficial do INSS, que se encontra em situação de pré-aposentadoria nos dez dias posteriores a concessão do aviso prévio, ressalvado motivo disciplinar ou o não uso do direito.

Parágrafo Primeiro - O empregado fará jus apenas uma vez a garantia de manutenção de emprego prevista no

item acima, e essa garantia cessará ou se extinguirá definitivamente se o empregado não se aposentar após adquirido o direito a qualquer das aposentadorias.

Parágrafo Segundo - A empresa que dispensar o empregado que se encontrar em qualquer das garantias de

emprego prevista nesta cláusula, não estará obrigada a promover inquérito judicial, porém, se a rescisão contratual ocorrer sem justa causa, a empresa ficará sujeita ao pagamento, na forma simples, dos salários

(4)

correspondentes ao período que faltar para completar a garantia dada.

Parágrafo Terceiro – Se rescindido o contrato, sem que a empresa tenha o conhecimento da gravidez, a

empregada gestante deverá avisar o empregador de seu estado de gestação e comprová-lo até 60 (sessenta) dias posteriores ao término da vigência do aviso prévio trabalhado, não concedido ou indenizado, sob pena de inviabilizar a sua reintegração e ficar prejudicada no direito de eventual indenização.

Parágrafo Quarto – Com o fim de proteger a gestante e o nascituro, a empresa poderá exigir que, como parte integrante do exame demissional, a empregada faça exame de gravidez, a fim de evitar demissão desnecessária, a qual acarreta transtornos, que poderão ser evitados com o simples exame.

CLÁUSULA SÉTIMA - ATESTADOS MÉDICOS

Os atestados médicos e odontológicos que forem fornecidos por profissionais das Entidades Sindicais Obreiras ou da Previdência Social, para o fim de abono de faltas ao serviço, serão aceitos pelas empresas, salvo se o empregador possuir serviço conveniado. No caso dos atestados médico é obrigatório constar o CID – Código Internacional de Doença.

Parágrafo Primeiro: Fica ressalvado que o primeiro atestado médico apresentado dentro do mês, não precisará passar pelo médico da empresa, sendo que a partir do segundo, inclusive, deverá obrigatoriamente passar pelo médico da empresa.

Parágrafo Segundo: Os atestados odontológicos somente serão aceitos para os casos de urgência/emergência, excluindo-se aqueles que o empregado possa pré-agendar com seu dentista fora do horário de trabalho, como por exemplo, mas não limitado, a procedimento estético, o que deverá constar do atestado apresentado. Parágrafo Terceiro: A falta somente será justificada quando apresentado atestato médico/Odontológico ao departamento pessoal da empresa no dia 1º dia útil subsequente após dua emissão.

Relações Sindicais

Acesso do Sindicato ao Local de Trabalho

CLÁUSULA OITAVA - ACESSO AOS DIRIGENTES SINDICAIS

O dirigente sindical, no exercício de suas funções, terá garantido acesso ao refeitório das empresas, nos intervalos destinados a alimentação e descanso, respeitado um tempo mínimo de 30 minutos para que os colaboradores possam realizar a refeição, para desempenho de suas funções, vedada a divulgação de matéria político-partidária ou ofensiva em relação a empresa (seus proprietários, diretores, empregados e prepostos).

(5)

Parágrafo Primeiro: O Sindicato somente terá acesso ao refeitório das empresas, mediante autorização, por escrito, da empresa, e, desde que, num prazo mínimo de 48 horas, faça pedido por escrito, detalhando os assuntos que serão expostos aos empregados, assim como a relação dos Dirigentes que se farão presentes, observando que o acesso e a permanência não ultrapassarão 30 minutos, visando resguardar o tempo mínimo para realização da refeição por parte dos empregados.

Parágrafo Segundo: O não atendimento aos requisitos acima, seja em relação ao pedido, seja em relação a conduta do Sindicato, desobrigará a empresa de permitir o acesso do Sindicato ao seu refeitório.

Contribuições Sindicais

CLÁUSULA NONA - CONTRIBUIÇÕES

As empresas deverão contribuir mensalmente ao Sindicato Profissional na respectiva base territorial sem ônus para o empregado, com até 1% (um por cento) do salário liquido de cada empregado vinculado à categoria, a título de fundo assistencial para a saúde do trabalhador.

Parágrafo Primeiro: O recolhimento destes valores deverá ser efetuado em favor do Sindicato Profissional até o dia 15 (quinze) do mês subseqüente ao pagamento dos salários, através de deposito ou transferência para o SICRED (Cooperativa de Crédito do Vestuário).

Parágrafo Segundo: As empresas que tiveram até 50 (cinqüenta) empregados ficam obrigados ao recolhimento do valor mínimo de R$ 50,00 (cinqüenta reais) em favor do Sindicato dos empregados, nos mesmos moldes do disposto nesta cláusula.

Parágrafo Terceiro: As empresas que não forem associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário ou que forem associadas, porém estiverem inadimplentes com as mensalidades ou com o valor devido a titulo de assistência social em favor do Sindicato Profissional, estarão sujeitas, por ocasião da homologação da rescisão de contrato, ao pagamento de taxa no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por homologação, em favor do Sindicato Profissional.

Disposições Gerais

Aplicação do Instrumento Coletivo

CLÁUSULA DÉCIMA - DEMAIS CLÁUSULAS

(6)

IZIO INACIO

Presidente

SIND DOS TRAB NAS IND DO VEST E CALC DE CRIC E REGIAO

XANDRUS GALLI

Presidente

SINDICATO DA INDUSTRIA DO VESTUARIO DO SUL CATARINENSE - SINDIVEST

ANEXOS ANEXO I - ATA 1

Anexo (PDF)

ANEXO II - ATA 2

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

Isso pode ocorrer em atividades acadêmicas curriculares que não são ofertadas em todos os períodos letivos e também com aquelas cursadas pelos estudantes em períodos letivos

Representação gráfica e material Linguagem pensamento projetual concepção representação comunicação apresentação... Expressão e Representação

Ler um texto é muito mais do que decodificar um código, entender seu vocabulário. Isso porque o conjunto de palavras que compõem um texto são organizados de modo a

Tratado entre Brasil e Argentina para Aproveitamento dos Recursos Hídricos Compartilhados dos Trechos Limítrofes do Rio Uruguai e de seu afluente, rio Pepiri Guazu (1980)2.

A investigação no tempo de remoção de lactato durante protocolos de treinamento de força colabora a ideia de qual método e protocolo de treinamento transporta

entendimento firmado no Supremo Tribunal Federal de que incide o princípio da insignificância no crime de descaminho quando o valor do tributo iludido não ultrapassar o montante de

Como as singularidades s˜ao todas hiperb´olicas, esta curva possui no m´aximo singularidades nodais como curva.. Devido a` f´ormula do gˆenero, n˜ao existe uma curva de grau 4 com

Se você estiver atualizando um nó de gateway, o assistente de atualização exibirá as informações do banco de dados e da conta de usuário para o repositório de configuração