• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO USUÁRIO e-box

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO USUÁRIO e-box"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GUIA DO USUÁRIO e-box®

Conteúdo:

Introdução

I. O que você precisa saber sobre o seu novo e-box® · e-box®

· Serviço regido por um contrato

· Sua tarifa se baseia no peso que se movimenta mensalmente · O peso mensal inclui recebimento e envio

· Peso excedente? Sem problema! · Pessoas autorizadas em seu e-box®

· Sub-contas para maior controle sem custos adicionais · Mail Check: verificação telefônica de correspondência

II. O que você precisa saber sobre os seus novos endereços · Você conta com 3 endereços

· Seu número de conta: não há nada mais importante · O código postal ou ”zip code”

· Trocas de endereços

· Recebimento de mercadoria

III. O que você precisa saber com relação às suas remessas · Serviço de remessa pelo Correio Americano - USPS · Documentos x Não documentos

Restrições de Importação · Peso físico x peso dimensional

Introdução

Obrigado por ter escolhido o e-box®. Você descobrirá que adquiriu não somente o serviço mais completo e flexível do mercado, mas também um sistema completo de soluções de comunicação que facilitarão o seu trabalho.

Este Guia do Usuário foi criado com o objetivo de lhe fornecer as informações básicas que necessita para tirar o melhor proveito do seu e-box®. Você encontrará explicações de conceitos importantes, assim como procedimentos simples que lhe ajudarão a utilizar efetivamente este serviço.

Se após ler este Guia do Usuário e-box®, você tiver alguma dúvida, não hesite em se comunicar com o Centro Mail Boxes Etc., onde nossa equipe lhe atenderá com prazer.

(2)

I.

O que você precisa saber sobre o seu novo e-box®

e-box®

e-box® é um serviço de caixa postal, através do qual você amplia suas opções de conexão com o resto do mundo, de maneira conveniente e fácil, utilizando o serviço do Correio Americano. Com seus novos endereços em Miami, você poderá manter uma série de atividades de comunicação, como se vivesse nos Estados Unidos, tais como receber e enviar correspondência, assinar revistas, receber pacotes, fazer compras pela Internet ou por catálogo. Tudo o que você receber será transportado de Miami até o seu Centro MBE, e do mesmo modo, o que precisar enviar a qualquer parte do mundo poderá ser feito simplesmente encaminhando-se ao Centro MBE, onde lhe ofereceremos a opção mais conveniente de acordo com as suas necessidades.

Serviço regido por um contrato

Seu serviço e-box® é regido por um contrato assinado no momento da adesão. Este contrato é um documento extremamente importante e você deve lê-lo e compreendê-lo. As cláusulas detalham os seus direitos como cliente, assim como estipulam os seus deveres como usuário. Se não entender alguma cláusula, solicite uma explicação em seu Centro MBE.

Sua tarifa se baseia no peso que se movimenta mensalmente

O serviço e-box® está projetado para atender as necessidades individuais de nossos clientes. As tarifas se baseiam no peso mensal acumulado, ou seja, nos quilos que você recebe ou envia ao longo do mês. Oferecemos vários planos mensais de pesos, para que você escolha o que lhe for mais conveniente. Se não souber exatamente quantos quilos de correspondência pretende movimentar mensalmente, pode começar com um plano e-box® pequeno e trocar por outro plano maior quando o seu próprio volume de correspondência justifique. Quanto maior o plano e-box®, menor será a tarifa cobrada por quilo.

O peso mensal inclui recebimento e envio

e-box® lhe oferece um benefício muito vantajoso: sua capacidade mensal pode ser utilizada para envio e/ou recebimento de documentos, de/para qualquer parte do mundo, e recebimento de pacotes dos E.U.A. Desta maneira, não há diferença entre receber dois quilos ou enviar dois quilos acumulados durante o mês. Não há custo adicional na tarifa do e-box® para utilizar o serviço de envio, nem outras complicações, exceto o custo associado ao serviço do Correio Americano.

Peso excedente? Sem problema!

Seu plano mensal inclui um certo número de quilos, mas não se preocupe se seu peso acumulado exceder os quilos determinados. Cada plano tem uma tarifa por grama para o excedente de peso. Por exemplo, se tiver um excedente de 230 gramas durante o mês, será cobrado como excedente somente estes 230 gramas. Os excedentes são cobrados de grama em grama para minimizar custos e preocupações.

Pessoas autorizadas em seu e-box®

Você pode autorizar um número de pessoas a utilizar seu e-box®, notificando por escrito ao seu Centro MBE. Consulte em seu Centro MBE o limite de usuários que podem compartilhar o seu e-box®.

Sub-contas para maior controle sem custos adicionais

Os planos e-box® de maior volume também têm a opção de contratar ”sub-contas”, sem custos adicionais. Cada conta tem um endereço próprio. Isto lhe dá a vantagem de saber quantos quilos as sub-contas movimentaram durante o mês. Por exemplo, uma empresa com um plano e-box® de alto volume pode ter duas sub-contas: uma para o Departamento de Marketing e outra para o Departamento Financeiro. No final de cada mês, a empresa receberá somente uma fatura com uma descrição detalhada do movimento de quilos de

(3)

cada sub-conta. A empresa poderá ver quantos quilos cada Departamento movimentou e contabilizar os custos por Departamento.

Mail Check: verificação telefônica de correspondência

Você não precisa se dirigir até o seu Centro MBE para saber se recebeu correspondência. Com o serviço Mail Check, basta telefonar para o seu Centro MBE durante o seu horário de operação, e a equipe lhe informará com prazer se há correspondência em seu e-box®.

II.

O que você precisa saber sobre os seus novos endereços

Você conta com 3 endereços

Como usuário do e-box®, você terá dois endereços disponíveis em Miami, e um em sua cidade. O cartão que lhe entregamos no momento da adesão contém 3 endereços:

1. Endereço de P.O. Box em Miami 2. Endereço físico em Miami 3. Endereço físico nacional

Dando continuidade, vamos lhe explicar o uso adequado de cada um desses endereços.

1. - O endereço de P.O. Box em Miami (ou endereço postal) é utilizado para os envios de correspondência e pacotes realizados através do Correio Americano, mais conhecido como USPS (United States Postal Service). Com este endereço, você poderá receber cartas, revistas, extratos bancários etc.

2. - O endereço físico em Miami é utilizado somente para remessas realizadas através de courier privado (UPS, FedEx, DHL etc.), ou serviços de correio que requeiram algum tipo de confirmação de entrega com assinatura do receptor.

Um courier privado não pode fazer entregas em um endereço de P.O. Box. Isto se deve ao fato de que os couriers exigem uma assinatura como prova de entrega, e em um P.O. Box não há ninguém que possa assinar. Por isso, quando se trata de um courier privado, deve-se sempre utilizar o seu endereço físico. Da mesma maneira, há empresas que por política interna não fazem remessas a um P.O. Box. Se possível, consulte o remetente antecipadamente.

Não Confundir! É comum confundir o uso dos endereços, ao pensar que o P.O. Box serve unicamente para receber ”Documentos” e que o endereço físico serve para receber ”Não-documentos”. Este conceito é equivocado, já que o uso dos endereços depende exclusivamente do meio que se empregue para enviar correspondência e pacotes; ou seja, se será transportado pelo Correio Americano (USPS) ou por courier privado.

Ambos os endereços podem receber Documentos e Não-documentos. Por exemplo, se alguém quiser lhe enviar um presente pelo Correio Americano, você pode dar-lhe o endereço do P.O. Box, ainda que nossa recomendação seja utilizar o endereço físico. Como segundo exemplo, se alguém quiser lhe enviar uma cópia de contrato com urgência através de um courier privado, você deve dar-lhe o endereço físico.

3. - O endereço físico nacional é utilizado para receber correspondência nacional através de um motoboy ou um courier privado.

(4)

Seu número de conta: não há nada mais importante

Seu número de conta é parte indispensável de seu endereço e P.O. Box em Miami. Para a nossa empresa que canaliza a sua correspondência nos E.U.A., o seu número de conta é ainda mais importante do que o seu próprio nome!

Se este número completo não aparecer ou estiver mal escrito, é provável que ocorra um atraso ou perda da correspondência. Da mesma maneira, procure sempre escrever claramente o seu número de conta quando você for o remetente, e certifique-se de que as pessoas com quem você se corresponde o incluam quando lhe enviarem algo.

No cartão personalizado que lhe entregamos, você poderá ver como está configurado o seu número de conta. O sistema de Correio Americano freqüentemente proporciona duas linhas para escrever o endereço. Neste caso, sugerimos escrever o seu nome e o número de conta numa mesma linha.

Importante! Não confunda o seu número de conta com o seu número de e-box®. Seu número de e-box® é o

que corresponde ao local físico em seu Centro MBE onde se guarda sua correspondência. Você agora tem uma chave que abre esse e-box®.

O código postal ou ”zip code”

Você observará que em seu endereço postal em Miami aparece um número de código postal + 4 dígitos que correspondem aos últimos 4 dígitos de seu P.O. Box. O uso completo deste código postal ajuda o Correio Americano a processar mais rapidamente a sua correspondência.

Trocas de endereços

Se você necessitar informar seu novo endereço a clientes, fornecedores, bancos etc. nos E.U.A., podemos lhe ajudar. Simplesmente nos solicite os formulários apropriados, preencha os dados solicitados e entregue-os em seu Centro MBE. Nós nos encarregamos do restante! Consulte-nos sobre os termos para prestar este serviço.

Recebimento de mercadoria

Quando você solicitar uma mercadoria dos E.U.A. para receber em seu e-box®, deve fazê-lo tomando as seguintes precauções, para que desta maneira seus pacotes cheguem em segurança e no prazo estimado.

1. - Ao solicitar o material, indique ao fornecedor que coloque a fatura comercial de maneira visível e do lado de fora do pacote. Isto se deve ao fato de que toda mercadoria está sujeita à inspeção aduaneira.

2. - A fatura deve ser feita pelo valor real da mercadoria, e não um valor inferior. A mercadoria é assegurada pelo valor que se apresenta na fatura, e se este valor foi inferior ao valor real, você ficará em desvantagem. Informe-se sobre a cobertura de seguro em seu Centro MBE.

3. - Certifique-se de que o ”shipping address” seja o endereço físico em Miami, para onde será enviada a compra.

4. – Certifique-se de que o ”billing address” corresponda ao endereço para onde é enviado o extrato do cartão de crédito com o qual foi efetuada a compra.

5. - Quando solicitar uma mercadoria dos E.U.A., recomendamos fazê-lo por courier privado para o endereço físico em Miami, porque lhe oferece segurança e rastreamento durante todo o trajeto. Os couriers oferecem diferentes opções de serviços, que variam em custo de acordo com a rapidez da entrega, tais como:

Overnight (24 horas), 2nd. Day, 3rd. Day e Ground Track (5-6 dias). Este último é apenas um pouco mais caro do que o Correio Americano.

(5)

III.

O que você precisa saber com relação às suas remessas

Serviço de envio pelo Correio Americano - USPS

O serviço do Correio Americano é mais conhecido nos E.U.A. como USPS (United States Postal Service). Com seu novo e-box®, você pode desfrutar deste serviço como se vivesse nos E.U.A.

Importante! Através de seu e-box®, você pode fazer remessas a Miami unicamente de documentos, devido a

restrições aduaneiras.

Os principais benefícios do Correio Americano (USPS) podem ser resumidos em: economia e opções de serviços.

Para utilizar este serviço, simplesmente entregue sua correspondência em seu Centro MBE. O peso da correspondência enviada será levado em conta como parte da movimentação mensal dentro de seu plano e-box®. A Mail Boxes Etc. não cobra nenhuma tarifa adicional por este serviço, exceto o custo associado ao serviço do Correio Americano.

O serviço do USPS lhe oferece várias opções de envio, baseadas na rapidez de entrega. Tipos de Envio por USPS (uma vez depositado no USPS):

First Class: Aprox. 7 dias úteis Priority: Aprox. 2-3 dias úteis

Express: Aprox. 1-2 dias úteis (único com rastreamento e confirmação formal de recebimento)

Importante! Informe-se em seu Centro MBE sobre a disponibilidade destes serviços do USPS e quantos dias

leva a correspondência para ser transportada do nosso país até os E.U.A.

Cada tipo de remessa pode ser complementada com qualquer um dos seguintes serviços:

Certified (Certificado): proporciona certificado de que o seu envio foi entregue ao Correio Americano e permite

rastreamento via Internet.

Return Receipt (Confirmação de recebimento): a correspondência é entregue pessoalmente ao destinatário, e

este deve assinar o formulário que acusa o recebimento. Requer estar certificado ou registrado.

Delivery Confirmation (Confirmação de entrega): proporciona um certificado de entrega indicando a zona

postal e a data da entrega. Este serviço é exclusivo para remessas ”Priority”. Pode se fazer rastreamento através de www.usps.com ou pelo telefone 1-800-222-1811.

Signature Confirmation (Confirmação de entrega assinada): proporciona um certificado de entrega indicando a

zona postal, nome do receptor e data de entrega. Este serviço é exclusivo para remessas ”Priority”. Pode se fazer rastreamento através de www.usps.com ou pelo telefone 1-800-222-1811.

Documentos x Não-documentos

Todo material enviado por um serviço postal é classificado como Documento ou Não-documento, e há regras para cada um. Qualifica como Documento toda correspondência que não tenha nenhum valor comercial e que seja papel. Isto inclui cartas, extratos bancários, revistas e catálogos. Todo o restante normalmente entra na categoria de Não-documento, incluindo disquetes, fitas magnéticas e fitas de vídeo.

(6)

Importante! Os Não-documentos devem ser acompanhados de uma fatura comercial, já que é importante que

sejam assegurados por seu valor real. Os Não-documentos estão sujeitos à inspeção e impostos aduaneiros. Uma declaração incompleta ocasiona atrasos, e, em alguns caso, a impossibilidade de entrega da encomenda. Toda importação deve conter na fatura comercial detalhada por produto, uma descrição que permita entender o que é a mercadoria, do que é feita e qual é a sua utilização.

Restrições de Importação

Algumas mercadorias são proibidas de entrar no Brasil e de serem transportadas pelas companhias aéreas. A lista inclui: cigarros, bebidas alcoólicas, facas, moeda corrente, peles, animais vivos, armas de qualquer espécie, peças e acessórios para armas (inclusive munições), medicamentos e produtos químicos, bens de consumo usados ou recondicionados, perfumaria/cosméticos, pedras preciosas e semi-preciosas, produtos de origem animal/vegetal para consumo humano ou não, fumo e produtos de tabacaria, pornografia etc. Qualquer dúvida, consulte-nos.

Peso físico x peso dimensional

É importante entender que o peso que se acumula é normalmente o peso físico da correspondência ou pacote. O peso físico é determinado ao pesar o envelope ou pacote em uma balança calibrada. Mas em alguns casos, é necessário utilizar o peso dimensional, já que não é a mesma coisa transportar 10 quilos de algo pequeno e fácil de manejar e 10 quilos de algo volumoso. Há objetos que ocupam muito espaço, independentemente de quanto pesem, e as companhias aéreas têm que levar isto em conta ao calcular suas tarifas. O maior dos dois pesos é o que vale. Da mesma maneira, a MBE se respalda em convênios internacionais para calcular o peso dimensional se este for maior do que o peso físico. Para calcular o peso dimensional de um pacote, se tomam as medidas em centímetros e se aplica a seguinte fórmula:

PESO DIMENSIONAL (Kg) = Comprimento x Largura x Altura (cm.)

6000

Por exemplo, se um pacote mede 20 cm. de comprimento, 25 de largura e 15 de altura, seu peso dimensional é: [20] x [25] x [15] = 1,25 quilos

6.000

Se o peso físico deste pacote fosse menor do que 1,25 Kg, seria cobrado 1,25 de peso dimensional, pois sempre se usa o maior de todos os pesos. O princípio da equação indica que em 6.000 cc se aloja um quilo de peso. Este valor pode variar de acordo com o courier contratado. Os couriers costumam arredondar o peso ao próximo meio quilo.

Referências

Documentos relacionados

Clique no botão [Copiar] na Página Funções e posicione a primeira página do documento original na impressora conforme instrução da animação na tela e, em seguida, clique no

Para trabalhos de impressão em formato personalizado, a impressão continua mesmo que não haja correspondência entre as definições de formato/tipo de papel do equipamento e do driver

O Diretor Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Mariana – IPREV MARIANA, no uso de suas atribuições legais e regulamentares na Lei Complementar

Nas fases de recria e terminação, o prurido era intenso e a queda na performance ficou caracterizada pela evidente heterogeneidade da condição corporal dos animais, o que também

A vida é um simples elo do conjunto da obra de Deus, Nosso Criador. Assim como os elos de uma corrente unem-se a outros para serem mais úteis e poderem servir melhor, a nossa

Para a Vescom, a qualidade não está apenas relacionada com os produtos, também se aplica ao modo como es- tes são produzidos. Oferecemos colecções de revestimentos de parede que

Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop Faculdade de Educação e Linguagem, Curso de Pedagogia.. Revista Educação, Cultura

Mas, por outro lado, não se pode pura e simplesmente omitir a progressão da intensidade dos programas de actividade física, pois, para além dos ganhos