• Nenhum resultado encontrado

Granulado para Suspensão oral: Ospamox 375 mg /5 ml: 5 ml (1 colher medida) contêm: 375 mg de Amoxicilina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Granulado para Suspensão oral: Ospamox 375 mg /5 ml: 5 ml (1 colher medida) contêm: 375 mg de Amoxicilina"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ospamox Amoxicilina* *DCI rec.

granulado para suspensão oral - 375 mg /5ml cápsulas - 250 mg / 500 mg

comprimidos revestidos - 500 mg/750 mg/1000 mg

Este folheto dá-lhe informação útil sobre este medicamento. Leia-o cuidadosamente antes de começar o tratamento. Se tiver alguma questão ou dúvida não hesite em perguntar ao seu médico ou farmacêutico. Lembre-se que este medicamento foi receitado apenas para si. Nunca dê este medicamento a outras pessoas - mesmo se a doença que elas têm parecer semelhante à sua.

IDENTIFICAÇÃO

O que contém esta embalagem? Granulado para Suspensão oral:

Ospamox 375 mg /5 ml: 5 ml (1 colher medida) contêm: 375 mg de Amoxicilina Cápsulas:

Ospamox 250 mg: 1 cápsula contém 287 mg de amoxicilina trihidratada equivalente a 250 mg de Amoxicilina.

Ospamox 500 mg: 1 cápsula contém 574 mg de amoxicilina trihidratada equivalente a 500 mg de Amoxicilina.

Comprimidos Revestidos:

Ospamox 500 mg: 1 comprimido (uso oral) contém: 500 mg de Amoxicilina Ospamox 750 mg: 1 comprimido (uso oral) contém: 750 mg de Amoxicilina Ospamox 1000 mg: 1 comprimido (uso oral) contém: 1000 mg de Amoxicilina Como se apresenta o Ospamox?

Ospamox apresenta-se em três formas farmacêuticas:

• granulado para suspensão oral: frasco para 100 ml de suspensão oral (após reconstituição)

• cápsulas: embalagens de 16 e 30 cápsulas.

• comprimidos revestidos: embalagens de 16 e 32 comprimidos. Para que serve o Ospamox?

Ospamox é um um fármaco que actua em infecções causadas por bactérias, pertencente ao grupo dos antibacterianos β-lactâmicos (penicilina). É um antibiótico que inibe o crescimento das bactérias, interferindo com a construção normal da parede celular bacteriana.

(2)

Titular da Autorização de Introdução no Mercado Laboratório Normal - Produtos Farmacêuticos S.A. Rua do Centro Empresarial, Edifício 8

Quinta da Beloura 2710-444 Sintra

Fabricado por: Biochemie GmbH, Viena - Áustria PARA QUE É USADO O OSPAMOX?

Ospamox está indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas agentes patogénicos Gram-positivos e Gram-negativos sensíveis à amoxicilina:

- Infecções do tracto respiratório superior (otite, sinusite, faringite) e do tracto respiratório inferior (bronquite crónica, pneumonia),

- Infecções dos rins e aparelho urogenital (cistite, pielonefrite), - Infecções do tracto gastrointestinal,

- Endocardite.

Antes de usar Ospamox é importante ler as seguintes perguntas e respostas: QUANDO NÃO DEVO USAR O OSPAMOX?

Este medicamento pode ser utilizado pela grande maioria dos doentes, mas não por todos. Portanto:

Não utilize OSPAMOX e informe o seu médico se:

- Teve alguma vez uma reacção invulgar ou é alérgico à amoxicilina e outros antibióticos beta-lactâmicos (penicilinas, cefalosporinas).

- Se é alérgico ou intolerante a algum dos ingredientes presentes na secção "Que outros ingredientes tem o Ospamox".

- Se sofre de uma infecção viral, leucemia linfática aguda ou mononucleose infecciosa.

QUAIS OS EFEITOS INDESEJÁVEIS DO OSPAMOX?

Como os demais medicamentos, o OSPAMOX pode provocar os seguintes efeitos indesejáveis.

- Comuns: podem ocorrer reacções de hipersensibilidade cutânea tais como, exantemas, urticária, comichão. Podem igualmente ocorrer problemas gastrointestinais tais como dor de estômago, náuseas, perda do apetite, vómitos, gases intestinais, fezes moles, diarreia, enatema (particularmente na zona da boca), boca seca, distúrbios do paladar.

- Raros: podem ocorrer reacções de hipersensibilidade tais como edema angioneurótico, eritema multiforme exsudativo, síndrome de Stevens-Johnson, eosinofilia, febre causada pelo medicamento, edema da laringe, doença do soro, anemia hemolítica, vasculite alérgica, nefrite intersticial e choque anafiláctico.

- Muito raros: Podem existir casos isolados de alterações dos parâmetros sanguíneos. Coloração preta da língua, hepatite, icterícia, nefrite, hipercinésia, tonturas, convulsões.

(3)

Em caso de diarreia persistente grave, deve consultar o seu médico imediatamente e deverá ser considerada a possibilidade de colite pseudomembranosa.

O uso prolongado e repetido deste antibiótico pode resultar no desenvolvimento de bactérias resistentes.

Contacte o seu médico ou o farmacêutico se ocorrerem efeitos secundários em ligação com o tratamento e, também, se ocorrerem efeitos secundários não mencionados neste Folheto. Se ocorrer urticária imediatamente após administração, é provável que tenha alergia à penicilina, devendo interromper o tratamento imediatamente e procurar ajuda médica. POSSO TOMAR OSPAMOX COM OUTROS MEDICAMENTOS?

Antes de tomar Ospamox deve informar o seu médico ou o seu farmacêutico sobre todos os medicamentos que está a tomar, ou que toma habitualmente, mesmo aqueles que adquiriu sem receita médica na farmácia. O seu médico poderá ter de alterar a dose ou, até, interromper a administração de um dos medicamentos.

- Antibióticos bacteriostáticos como tetraciclinas, macrólidos, sulfonamidas ou cloranfenicol;

- Probenecide e alopurinol (medicamento utilizado no tratamento da gota); - Metotrexato (antineoplásico);

- Digoxina (medicamento usado para tratar problemas de coração); - Anticoagulantes (tipo cumarinas);

- Contraceptivos orais (a pílula). Neste caso, o seu médico recomendará, métodos contraceptivos adicionais, não hormonais.

Se estiver a fazer análises laboratoriais deverá informar o Laboratório de Análises de que está a tomar OSPAMOX.

QUE PRECAUÇÕES DEVO TER AO TOMAR OSPAMOX?

Se tem mononucleose infecciosa ou leucemia, tem um risco mais elevado de desenvolver exantema devido à administração de amoxicilina; deve evitar a administração de OSPAMOX. Se sofrer de problemas gastrointestinais como vómitos ou diarreia, não se aconselha este medicamento uma vez que a sua absorção pode estar diminuída.

Está contra-indicada a utilização de antiperistálticos.

Este medicamento também deve ser usado com cuidado em doentes com alergias graves ou asma.

Antes de iniciar o tratamento, o seu médico questioná-lo-á relativamente a alergia prévia a penicilinas, cefalosporinas ou outras substâncias. Foram relatadas reacções alérgicas graves e ocasionalmente fatais em doentes com história de alergia à penicilina.

Pessoas que tenham problemas renais devem avisar o seu médico para este facto. Em alguns casos poderá ser necessário alterar a dosagem ou utilizar outra medicação.

(4)

A suspensão oral de amoxicilina contém na sua constituição sacarose pelo que deve ser usada com precaução em doentes com síndromas de má absorção, intolerância ou alterações do metabolismo dos hidratos de carbono.

O benzoato de sódio, outro dos constituintes da suspensão oral, pode aumentar o risco de icterícia em recém-nascidos.

Posso tomar Ospamox se estiver grávida ? A amoxicilina passa a barreira feto-placentária.

Não se conhecem efeitos negativos do Ospamox durante a gravidez, porém como acontece com todos os medicamentos, Ospamox só deverá ser prescrito durante a gravidez se existir uma necessidade expressa.

Posso tomar OSPAMOX se estiver a amamentar?

A amoxicilina está presente no leite materno. O seu médico deverá decidir acerca da interrupção ou não da amamentação durante o tratamento com o Ospamox.

OSPAMOX pode ser dado a crianças?

Sim. Todavia nos casos em que há insuficiência da função renal ou imaturidade dos rins (prematuros, recém-nascidos ) é necessário observar intervalos mais longos entre as doses ou reduzir a dose de manutenção.

OSPAMOX pode ser tomado por pessoa idosas ?

A idade avançada por si só não obriga a nenhuma precaução.

Quais os efeitos do Ospamox sobre a capacidade de condução de veículos e de máquinas? Ospamox não interfere com a capacidade de condução de veículos e de máquinas.

Que outros ingredientes tem o Ospamox? Granulado para suspensão oral

Sacarina sódica, goma guar, aroma de maracujá em pó, aroma de framboesa em pó, simeticona, aroma de morango em pó, benzoato de sódio, citrato trissódico anidro, sacarose. Cápsulas

Estearato de magnésio, celulose microcristalina, óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio, gelatina, laca, lecitina de soja, dimeticona, dióxido de ferro negro.

Comprimidos revestidos

Estearato de magnésio, polividona, amido glicolato de sódio, celulose microcristalina, dióxido de titânio, talco, hipromelose.

Informe o seu médico no caso de ser alérgico ou intolerante a algum destes ingredientes. COMO DEVO TOMAR OSPAMOX?

Como com todos os medicamentos é indispensável seguir rigorosamente o aconselhamento médico. Tratando-se de antibióticos é muito importante que as recomendações sejam bem

(5)

compreendidas. Se não compreendeu claramente, pergunte ao seu médico ou ao farmacêutico.

Não deve interromper a medicação só porque se começa a sentir melhor. Cada doente toma as doses que o médico recomenda e, estas variam em função da idade, do seu peso e da gravidade da sua doença. Ainda nos doentes com outras doenças como, por exemplo, doenças dos rins o médico poderá receitar doses diferentes do habitual.

Se estiver a tomar outros medicamentos além do Ospamox leia "Posso tomar Ospamox com outros medicamentos?".

Adultos e adolescentes (>40 kg de peso corporal):

A dose usual abrange um intervalo de 750 mg a 3 g de amoxicilina diários repartidos em três doses divididas. Em algumas áreas, recomenda-se como dose máxima habitual 1500 mg de amoxicilina por dia em três doses divididas.

Tratamento de curta duração:

• Infecções não complicadas do tracto urinário: em certas áreas, recomendam-se duas doses de 3 g com um intervalo de 10-12 horas entre as doses.

Crianças (com menos de 12 anos)

A dose diária para crianças é 40 - 50 mg (até um máximo de 100 mg) de amoxicilina por kg de peso corporal. A dose diária administrada deve ser administrada em três doses divididas. Em crianças que pesem mais de 40 kg deve-se administrar a dose habitual de adulto.

Dose para a prevenção da endocardite

Para a prevenção da endocardite, em doentes que não recebem anestesia geral, são administrados 3 g de amoxicilina na hora anterior à cirurgia seguidos (6 horas mais tarde) de outra dose de 3 g, se for considerado necessário.

Dose na insuficiência funcional renal

A dose deve ser reduzida em doentes com insuficiência renal grave. Em doentes com uma depuração renal inferior a 30 ml/min, recomenda-se um aumento do intervalo entre as doses ou uma redução nas doses subsequentes (ver secção 4.4). Tratamentos de curta duração com uma dose única de 3 g não podem ser administrados em caso de falha renal.

Apresenta-se de seguida um quadro-resumo com a especificação da dose de amoxicilina em caso de insuficiência renal de acordo com a clearance de creatinina.

Depuração de creatinina Adulto Criança

> 30 ml/min Não é necessário ajuste da dose

Não é necessário ajuste da dose

10 – 30 ml/min 500 mg de 12 em 12 horas 15 mg/Kg de 12 em 12 horas

< 10 ml/min 500 mg de 24 em 24 horas 15 mg/Kg de 24 em 24 horas

(6)

500 mg no fim da diálise e depois 500 mg de 24 em 24 horas 15 mg/Kg no fim da diálise e depois 15 mg/Kg de 24 em 24 horas

Durante quanto tempo preciso de tomar Ospamox?

A duração do tratamento com Ospamox irá depender do tipo e gravidade da infecção variando de alguns dias a várias semanas.

O seu médico dir-lhe-á exactamente durante quanto tempo tem de tomar Ospamox. E se me esquecer de tomar Ospamox?

Se se esquecer de uma dose, tome-a logo que possível. Se estiver próximo da dose seguinte, não tome a dose de que se esqueceu; limite-se a voltar ao seu esquema de dosagem habitual de três vezes por dia.

No caso de uma dose em excesso?

Problemas de sobredosagem com OSPAMOX são pouco prováveis. No entanto, caso isso aconteça, contacte o seu médico ou o hospital mais próximo.

Em caso de sobredosagem, é possível que ocorram sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos e diarreia), alterações do equilíbrio electrolítico.

Em caso de sobredosagem a amoxicilina pode ser eliminada por hemodiálise. OUTRAS RECOMENDAÇÕES

• Comunique ao seu médico ou farmacêutico a ocorrência de qualquer efeito secundário não mencionado neste folheto.

• Verifique sempre o prazo de validade dos medicamentos inscrito na embalagem. • Não usar medicamentos depois de passado o prazo de validade indicado na embalagem. CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DESTE MEDICAMENTO

• Conservar a menos de 25 ºC. Proteger da luz e humidade.

• Conserve os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças. PARA MAIS INFORMAÇÕES

Se tem alguma dúvida ou pergunta sobre o Ospamox contacte o seu médico ou farmacêutico. DATA DE REVISÃO DO FOLHETO

Referências

Documentos relacionados

As adubações foliares com Mg, Mn, Zn e B somente elevaram os teores de Mn, Zn e B nas folhas e não evidenciaram efeitos sobre o peso da produção, número de frutos e peso médio

Desenvolver uma prática docente que contribua com essa nova postura social e       ainda seja eficiente no processo de aprendizagem do aluno, não é uma tarefa fácil... produção

O diazepam não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos benzodiazepínicos (classe de medicamentos) ou a qualquer um dos produtos que

A LISBONPH poderá recorrer a terceiros para a prestação de determinados serviços, a nível de manutenção, apoio técnico, marketing, faturação ou gestão de pagamentos,

Departamento Municipio Zona # Mantenimiento Fecha-Hora Inicio Fecha-Hora Fin Tecnología Sitio Codigo Estacion Base..

des junto e, em articulação, com a nossa coorde- nação e com os nossos docentes, ou seja, tudo o que é rede externa do MNE [Ministério dos Negócios Estrangeiros] e rede Camões

Считание намотки челночной ните Leitor de código de Barra Barcode reader Читание линейного кода Suporte do LCD Ergonomic holder of LCD

A escolha desse artigo para abrir a edição indica a vontade de chamar nossa atenção para a necessidade de revisitar a história do cinema a partir de outros parâmetros, aliando