• Nenhum resultado encontrado

FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FERNANDA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Disciplina GEOGRAFIA Curso ENSINO MÉDIO Professor FERNANDA Série 2ª SÉRIE

ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Aluno (a): Número:

1 - Conteúdo: Agricultura e Indústria – no Brasil e no mundo.

2 - Data de entrega: 31 de outubro de 2011 (2ª feira), diretamente ao professor.

3 - Material para consulta: Livro didático (Capítulos 14, 15, 16 e 17 – Unidade 5) e caderno de anotações do aluno.

4 - Trabalho a ser desenvolvido:

I – Atividade de Pesquisa (abaixo)

II - Resolução de Exercícios e Questões (em anexo)

I – Atividade de Pesquisa

• Escolha dois dos países abaixo: um país do Grupo A e um país do Grupo B.

Grupo A: Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido Grupo B: Brasil, Argentina, México, Índia

• Definidos os países, inicie a atividade desenvolvendo uma abrangente pesquisa sobre a existência de recursos naturais e/ou matérias-primas (agrícolas, minerais e energéticas) nos mesmos, e sua distribuição espaço-territorial. • A seguir, pesquise sobre as atividades econômicas presentes em ambos os países, bem como o valor do PIB (Produto Interno Bruto) de cada um e sua distribuição por setores - primário, secundário e terciário. Pesquise também sobre a participação setorial da PEA (População Economicamente Ativa) em cada um.

• Localize no território dos dois países suas principais áreas agrícolas e industriais. Associe essas áreas aos produtos agropecuários produzidos nas mesmas e aos seus tipos de indústria, respectivamente. Caracterize a mão de obra empregada nestas atividades.

• Pesquise também sobre os dados demográficos (população absoluta, densidade demográfica, distribuição espacial da população, taxa de população urbana e taxa de natalidade) e os indicadores sociais (expectativa de vida, escolaridade média, renda per capita, o Índice de Gini e o Índice de Desenvolvimento Humano -IDH) dos países selecionados. Verifique como tais indicadores têm evoluído ao longo das últimas décadas.

• Procure informações sobre eventuais problemas gerados - ou agravados – pelas práticas agrícolas e as atividades industriais em ambos os países.

• Analise as causas e conseqüências dos problemas observados, e procure estabelecer relações entre as informações coletadas sobre cada país, os seus conhecimentos os mesmos, bem como sobre os problemas encontrados. Após analisar com atenção os dados e a situação econômica de cada país, proponha uma intervenção ou uma possível solução para o problema.

• Importante: referencie TODOS os dados utilizados nessa pesquisa, com: fontes consultadas, ano de coleta dos dados e, no caso de endereço eletrônico, inserir data de acesso. Por fim, dê preferência a sites institucionais – aqueles finalizados em .org ou .edu ou .gov

(2)

Disciplina GEOGRAFIA Curso ENSINO MÉDIO Professor FERNANDA Série 2ª SÉRIE

ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

Aluno (a): Número:

II – Exercícios e Questões

1) “O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão de obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”

(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)

a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?

b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(3)

2) No Brasil, é comum a defesa da agricultura familiar, mas privilegia-se, pela concessão de créditos e de investimentos em infra-estrutura, o agronegócio. A este último, porém, não cabem apenas ‘méritos’, como a melhora nos saldos da balança comercial, mas pesam também alguns ‘pecados’ como a perda de biodiversidade e a escassez de água, que ameaçam algumas regiões. Por outro lado, a agricultura familiar apresenta, em geral, menor produtividade. Mas, tendo em vista outras atividades econômicas, como a indústria e o comércio, esse modelo de agricultura pode ser capaz, muitas vezes, de promover o estímulo ao crescimento econômico nacional.

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto,

a) O que é o “agronegócio”? Cite e explique duas estratégias adotadas pelo agronegócio que comprometem a biodiversidade e os recursos hídricos no Brasil.

b) O que é “agricultura familiar”? Caracterize-a e cite dois fatores que, no Brasil, fazem da mesma um estímulo para a economia nacional.

c) Aponte os produtos agrícolas que estão associados ao “agronegócio” e à “agricultura familiar”, respectivamente. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(4)

3) No século XIX, para alimentar um habitante urbano, eram necessárias cerca de 60 pessoas trabalhando no campo. Essa proporção foi se modificando ao longo destes dois séculos. Em certos países, hoje, há um habitante rural para cada dez urbanos.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.

O autor expõe uma tendência de aumento de produtividade agrícola por trabalhador rural, na qual menos pessoas produzem mais alimentos, que pode ser explicada

a) pela exigência de abastecimento das populações urbanas, que trabalham majoritariamente no setor primário da economia.

b) pela imposição de governos que criam políticas econômicas para o favorecimento do crédito agrícola. c) pela incorporação homogênea dos agricultores às técnicas de modernização, sobretudo na relação

latifúndio-minifúndio.

d) pela dinamização econômica desse setor e utilização de novas técnicas e equipamentos de produção pelos agricultores.

e) pelo acesso às novas tecnologias, o que fez com que áreas em altas latitudes, acima de 66°, passassem a ser grandes produtoras agrícolas.

4) Observe as afirmações sobre a produção agropecuária e as novas relações cidade-campo.

I - A grande evolução tecnológica ocorrida com a Revolução Industrial propiciou o aumento da produção, a transição da manufatura para a indústria e a ampliação da divisão do trabalho. A industrialização consolidou a sociedade rural baseada em unidades produtivas autônomas e a subordinação da cidade ao campo, dando lugar a uma sociedade tipicamente rural.

II - Nos países desenvolvidos e industrializados, a produção agrícola foi intensificada por meio da modernização das técnicas empregadas, utilizando cada vez menos mão de obra. Enquanto isso, nos países subdesenvolvidos, as regiões agrícolas, principais responsáveis pelo abastecimento do mercado externo, passam por semelhante processo de modernização das técnicas de cultivo e colheita, mas, aliado a isso, tem-se o êxodo rural acelerado, que promove a expulsão dos trabalhadores agrícolas para as periferias das grandes cidades.

III - De acordo com o grau de capitalização e o índice de produtividade, a produção agropecuária pode ser

classificada em intensiva ou extensiva. A agropecuária intensiva ocorre nas propriedades que utilizam técnicas rudimentares, com baixo índice de exploração da terra e, consequentemente, alcançam baixos índices de produtividade. Já as propriedades que adotam modernas técnicas de preparo do solo, cultivo, colheita e, apresentam elevados índices de produtividades são classificadas em extensiva.

IV - Atualmente, observa-se a tendência à grande penetração do capital agroindustrial no campo, tanto nos setores voltados ao mercado externo quanto ao mercado interno. Nesse sentido, verifica-se que a produção agrícola tradicional tende a se especializar não para concorrer com o mais forte, mas para produzir a matéria-prima utilizada pela agroindústria.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. a) Apenas II e III.

b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, III e IV. d) Apenas II e IV.

5) A tecnologia possibilitou à indústria flexibilizar sua produção. No contexto da globalização, a produção flexível tornou-se prática comum no processo produtivo.

São características da flexibilização da produção e dos processos produtivos, exceto a) a produção concentrada em um único local, para reduzir custos com transporte. b) os produtos adequados e direcionados para mercados consumidores determinados. c) a redução de estoques, usando o método de produção de acordo com a demanda.

(5)

6) O avanço tecnológico das últimas décadas deu origem a setores muito sofisticados do ponto de vista técnico, tais como a microeletrônica, a biotecnologia, a robótica etc. Eles integram a chamada fábrica global, determinando uma nova distribuição espacial das indústrias, cujas características atendem, em última análise, à lógica do lucro.

Com relação aos fatores determinantes da teoria de localização industrial, responda:

a) Identifique os fatores que foram fundamentais para a localização industrial na primeira e na terceira Revolução Industrial.

b) Explique o significado do termo “fábrica global”.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

(6)

7) A EMPRESA JAPONESA DO FUTURO

A Uniden é uma indústria japonesa de porte médio, especializada na fabricação de equipamentos para telecomunicações. Toda sua produção, 70% das vendas e mais de dois terços de seus empregados estão fora do Japão. A companhia, que fabrica telefones móveis, rádios e receptores para transmissão via satélite, fechou suas fábricas japonesas em 1979 e instalou-se, inicialmente, em Taiwan e Hong Kong. Em 1989, com os aumentos nos custos de produção nessas bases, transferiu suas unidades produtivas para as Filipinas e a China.

Mantendo no Japão apenas sua direção e a área de Pesquisa e Desenvolvimento, a Uniden está implantando quatro diretorias com idênticas funções e objetivos: uma em Forth Worth no Texas, outra em Bruxelas, outra em Hong Kong e a última em Tóquio. A vigorar esse plano, cerca de 4.500 dos 5.500 funcionários da empresa estarão no sudeste da Ásia, 500 na América do Norte, 100 na Europa e apenas 400 no Japão.

Adaptado de Hélcio Emerich, "Folha de São Paulo", 18/06/91.

A partir da charge e do texto acerca da redistribuição geográfica do setor industrial de telecomunicações, no contexto de mundialização da economia:

a) justifique a estratégia espacial da empresa citada, levando em conta o processo contemporâneo de reestruturação industrial;

b) identifique e explique dois fatores que viabilizam tal estratégia.

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Caso as características do terreno permitam, o revestimento com o tubo pode ser parcial. Recomenda-se que as estacas Strauss tenham o seu diâmetro limitado a 500 mm.

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

Entretanto, algumas melhorias em rela¸c˜ao `as estrat´egias de compensa¸c˜ao de movimento do H.261 (como o uso de meio pixel de resolu¸c˜ao para a compensa¸c˜ao de movimento,

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em