• Nenhum resultado encontrado

MESA TENDÊNCIAS 2011 Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESA TENDÊNCIAS 2011 Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MESA TENDÊNCIAS 2011

Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo MESA JOVEM

Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos do

curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac São Paulo De 25 a 27 de outubro de 2011

O Centro Universitário Senac recebe até 31 de agosto de 2011 trabalhos de alunos e ex-alunos do curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac São Paulo para apresentação no Mesa Jovem, atividade que integrará o Mesa Tendências 2011 – Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo.

O tema deste ano será: Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente

1. SUBMISSÃO DE TRABALHOS Formas de submissão

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail mesatendencias@sp.senac.br

com o assunto Submissão de Trabalho – MESA JOVEM. No corpo do e-mail devem constar também as seguintes informações:

 Nome completo

 Endereço completo / CEP / País

 Telefone fixo / celular

 E-mail

 Unidade do Senac São Paulo em que está estudando ou se formou

 Data de início/término do curso

 Nome do professor orientador

Ao submeter o trabalho, o autor estará autorizando automaticamente a publicação nos anais do evento (ISSN: 2179-4766), que terão formato eletrônico e serão disponibilizados no site http://seer.sp.senac.br/.

Normas para os trabalhos

IMPORTANTE: Os trabalhos submetidos deverão ser originais e inéditos e conter a

seguinte estrutura:  Título  Autores

 Introdução: apresentação relacionada ao tema do produto  Metodologia: como o produto foi elaborado

 Descrição do Produto: o que é o produto

 Referências: bibliografia utilizada no desenvolvimento do produto

IMPORTANTE:

 Utilizar fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre

as linhas, e texto justificado (alinhado à esquerda e à direita), com máximo de 4 páginas, incluindo as referências bibliográficas, tabelas e ilustrações.

(2)

 Os trabalhos deverão ser realizados em Word, versão Microsoft Office Word 1997 ou superior. O arquivo não deve exceder o tamanho de 2 MB (dois megabyte).

2. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico, que determinará a forma de apresentação: Exposição de Produto ou Pôster.

Normas para exposição do produto

O produto deverá ser entregue no dia 25/10 para a equipe de apoio do evento, que providenciará a instalação no expositor com a devida identificação.

Normas para apresentação do pôster

 Os pôsteres deverão ter as dimensões: 0,90m de largura x 1,20m de altura.  O texto deve ser sucinto, claro e objetivo.

 Usar letras grandes no texto para que possa ser lido a uma certa distância.  Dividir o texto em Introdução, Metodologia e Descrição do Produto.

 Podem ser utilizadas tabelas, figuras, gráficos e fotos.  Não inserir no pôster citações e referências bibliográficas. 3. CRONOGRAMA

Ações Período

Submissão de trabalhos Até 31 de Agosto de 2011

Avaliação dos trabalhos Setembro de 2011

Divulgação do resultado 30 de Setembro de 2011

Apresentação dos trabalhos 25 a 27 de Outubro de 2011

Duvidas sobre o processo de submissão

Telefone: 55-11- 5682 7620

(3)

ANEXO

1. TEMA: Itália-Brasil: a caminho de uma cozinha consciente

Heranças e Mudanças: eventos, manifestações culturais e sustentabilidade. A cultura brasileira foi concebida através da miscigenação e assim vem se adaptando e mudando ao longo dos anos. Em alguns pontos do país esta miscigenação é mais facilmente notada, seja pelas características culturais explicitamente identificadas pela comida, bebida, música vestuário, como pelos tipos físicos identificados. Em outros locais pode-se perceber uma cultura menos miscigenada, com menores influências das diversas culturas identificadas nos grandes centros urbanos. Uma destas influências foi a cultura européia, pontuada por diferentes emissários como portugueses, espanhóis, holandeses e italianos. Estes últimos influenciaram em grande medida muitos dos hábitos brasileiros que acabaram sendo incorporados, de tal forma, que é difícil reconhecer sua exogenia. Desta forma nos diferentes aspectos culturais pretende-se, em celebração ao ano da Itália no Brasil, entender como as heranças foram incorporadas gerando não somente mudanças, mas uma cultura nova, uma própria identidade que se reflete nas simples situações cotidianas, até dogmas religiosos e celebrações nacionais. Todavia não se pode olhar para heranças sem perder a linha do tempo passado e futuro, assim a preocupação com o que recebemos de nossos antepassados não se limita, mesmo que amplamente, na relação cultural, mas também nos aspectos ambientais, uma vez que nossa responsabilidade geracional é deixar condições melhores das que recebemos para que possamos manter a escrita de usar o que é necessário, sem comprometer a disponibilidade futura.

Alguns entendem a mudança como um elemento negativo, uma vez que rituais e tradições são mudadas, quebradas ou esquecidas, porém outros entendem como um processo natural, onde alguns pontos são perdidos, mudados ou esquecidos, mas outras são criadas ou incorporadas em nossa cultura, assim como a língua é uma expressão cultural dinâmica a alimentação também pode se caracterizar desta forma, ou falamos da mesma maneira que nossos bisavós? Se assim, claramente comemos diferentemente deles, logo o que mudou?

Traça-se desta forma o cenário para estas discussões do Prazeres da Mesa 2011, onde a relação Brasil Itália é celebrada, em uma via de duas mãos, uma vez que também deixamos nossas marcas naquelas famílias de italianos que vieram ao Brasil e fizeram de alguma forma o caminho de volta, seja por cartas, por histórias contadas ou por pessoas queridas que fizeram outra escrita em suas histórias naquele grande país da América, Brasil. Assim, a celebração, os rituais, os ingredientes, as técnicas, as festividades e outras manifestações culturais, bem como os impactos sociais e ambientais que tenham alimentos ou outros elementos da alimentação são assuntos relevantes para as discussões do evento neste ano de 2011.

(4)

1.1 Linhas de pesquisa

1. Técnicas e Produtos: tradições e inovações

Ementa: Discute, analisa e contextualiza a importância das técnicas e dos

produtos dentro da visão tradicional e da inovação inerentes à cozinha italiana, bem como os seus desdobramentos incluindo as influências na cozinha italiana praticada no Brasil, e na própria cozinha brasileira.

2. Do campo à mesa: sustentabilidade em toda cadeia de consumo Ementa: Ao entendermos o consumo como um ato político na medida em que

no mundo capitalista o voto financeiro é um dos que mais pesa nas decisões estratégicas, sejam públicas ou privadas, pode-se avaliar os impactos de decisões nos diferentes aspectos da vida cotidiana e nas implicações que a aquisição de um produto/serviço em questão trará à sociedade envolvida nesta dinâmica. Assim também a alimentação tem seu papel neste cenário, deixando marcas que podem ter saldos negativos ou positivos entre o que extraem e o que deixam por onde passam. Movimentos como o Slow Food, entre outros, chamam a atenção para os impactos destas atividades e definem o ato de comer como um ato agrícola, estabelecendo desta forma uma ligação direta e muito clara entre o campo e à mesa. As discussões deste grupo se dão pelos

diferentes olhares que pode existir na cadeia de

consumo/produção/venda/serviço/transformação alimentar em suas diferentes dimensões e perspectivas.

3. Espaço Público e Conviviabilidade

Ementa: A análise dos espaços públicos e conviviabilidade ganha uma

desafiadora convergência de estudos transdisciplinares que se conjugam, demonstrando a premência de se pensar a pluralidade e vínculos entre as áreas de conhecimento, que requerem ajustes contínuos no acompanhamento das velozes alterações das atividades da cidade, frente à globalização econômica e à mundialização da cultura. A diversidade de sistemas de classificações e organizações do espaço, possibilitada pelo avanço tecnológico, se constitui numa fonte decisiva na reavaliação das espacialidades, no que diz respeito às singularidades regionais, diversidades culturais, conhecimento e prospecção de parcerias e negócios. Tais sistemas possibilitam a pesquisa sobre a identificação de peculiaridades e oportunidades, em regiões das cidades e demais meios físicos, em geral; nas cidades, por exemplo, referenciam oportunidades de conviviabilidade.

4. Herança e História: sociedade, imigração

Ementa: As dinâmicas da alimentação superam questões fisiológicas, de

manutenção da vida, e passam a ter significado e função social. Tendo em mente esta função, seus processos de produção, transformação e partilha enquanto ato social que carrega significado não só no momento imediato em

(5)

influências na construção de novas referências, significados e dinâmicas alimentares em países com representação significativa deste grupo de imigrantes. Submissões podem abranger, sem se restringir apenas a estes temas, discussões sobre: manifestações culturais, tradições, desenvolvimento de novos negócios de alimentação e os reflexos na economia local, adaptações e interpretações de receitas típicas, produção e harmonização de bebidas e seu significado social, patrimônio cultural e cozinha italiana, movimentos de preservação de legado cultural.

5. Dieta Mediterrânea: ciência e consciência

Ementa: Pesquisas sobre o perfil epidemiológico sustentam associação causal

entre alimentação, estilo de vida e doenças crônicas não transmissíveis. Modelos alimentares característicos dos povos mediterrâneos têm sido apontados como fator de proteção para o desenvolvimento de doenças crônicas, o que demanda o estudo das características, benefícios e riscos da dieta mediterrânea para a saúde bem como o impacto da preocupação com a saúde no comportamento alimentar.

Referências

Documentos relacionados

No Brasil, nossa margem de contribuição bruta por hectolitro aumentou como resultado de uma sólida execução de preços, mas nossa margem EBITDA reduziu organicamente devido ao

Effects of Continuance, Affective, and Moral Commitment on the Withdrawal Process: An Evaluation of Eight Structural Equation Models.. The Academy of

As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno ) ligada

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

quantificar os benefícios para efeito de remunerar o seu gerador. A aprovação da idéia e a autorização para sua implementação dependem da alta administração,