• Nenhum resultado encontrado

Manual do Segurado Condomínio. Dezembro/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Segurado Condomínio. Dezembro/2013"

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

Este manual é valido para contratos com início de vigência a partir de 10/12/2013

Condomínio

(2)

Prezado(a) Segurado(a),

Obrigado por ter contratado o SulAmérica Condomínio. A partir de agora conte com toda experiência, confiança e agilidade da SulAmérica, associada ao ING.

Este é o Kit boas vindas que contém todas as informações necessárias sobre o seu seguro e instruções de como proceder em caso de sinistro.Leia o material atentamente, confirme seus dados e guarde-o em local de fácil acesso para tornar a sua consulta mais rápida.

Sua apólice corresponde aos dados que foram submetidos e aceitos pela SulAmérica, ela não pode ser transferida ou cedida a terceiros, mesmo que você venda o seu imóvel, sem prévia comunicação e expressa concordância da Seguradora.

Existe à sua disposição uma equipe especializada pronta para atendê-lo (a) através dos telefones:

– Assistência 24 Horas, para a solicitação de serviços emergenciais: 4004-4100* (capitais e áreas metropolitanas ) ou 0800 727 4100 (demais regiões).

– Ouvidoria: 0800 725 3374

– SAC (para reclamações, sugestões, elogios, e outros serviços) ou Aviso de Sinistro (para o comunicado à Seguradora da ocorrência de sinistro): 4004-4102* (capitais e áreas metropolitanas) ou 0800 727 4102 (demais regiões).

O site www.sulamerica.com.br é um canal de comunicação 24 horas, onde são encontradas todas as informações sobre a SulAmérica, descontos oferecidos e muito mais.

As condições deste manual são válidas para apólices com vigência a partir de 20 de Setembro de 2013.

Agradecemos sua confiança,

SulAmérica Seguros.

(3)

Índice

I. CONDIÇÕES GERAIS ...5

1. Objetivo do Seguro ...5

2. Estrutura do Contrato de Seguro ...5

3. Imóvel e conteúdo segurado ...5

4. Prejuízos Indenizáveis ...6

5. PREJUÍZOS NÃO INDENIZÁVEIS ...6

6. BENS NÃO COBERTOS ...9

7. EDIFICAÇÕES EXCLUÍDAS ...10

8. Aceitação, Alteração e Renovação do Seguro ...10

9. Início de Vigência do Contrato de Seguro ou de Sua Alteração ...11

10. Endossos ...11

11. Renovação do Seguro ...12

12. Limites Máximos de Garantia ...12

13. PERDA DE DIREITOS ...12

14. Pagamento do seguro ...14

15. Rescisão e Cancelamento do Contrato de Seguro ...16

16. Concorrência de Apólices ...17

17. Inspeção ...19

18. Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios ...19

19. Sub-rogação ...20

20. Cessão de Direitos ...20

21. Sinistro ...20

22. Forma de Contratação ...25

23. Franquias ...25

24. Redução e Reintegração de Cobertura ...25

25. Âmbito Geográfico ...25

26. Foro ...26

27. Prescrição ...26

28. Disposições Finais ...26

29. Glossário ...26

II. COBERTURAS BÁSICAS ...29

Básica Simples ...29

Básica Ampla ...30

III – CONDIÇÕES ESPECIAIS ...31

Anúncios ...31

Assistência 24 horas ...31

Danos Elétricos ...35

Derrame d’água ou outra substância líquida de chuveiros automáticos (Sprinklers) ...37

(4)

Despesas fixas ...38

Equipamentos Eletrônicos, Móveis Estácionários. ...39

Impacto de Veículos Terrestres. ...41

Quebra de Vidros, Mármores e Granitos. ...41

Roubo/Furto de Valores em Mãos de Portadores. ...42

Roubo/Furto de Valores no Interior do Condomínio...44

Roubo/Furto Qualificado de Bens do Condomínio. ...45

Ruptura ou Vazamento de Tubulações. ...47

Tumultos, Greves e Lock-Outs. ...48

Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Granizo. ...48

IV CONDIÇÕES ESPECIAIS (COBERTURAS DE RESPONSABILIDADE CIVIL) ...50

Responsabilidade Civil de Condomínios ...50

Responsabilidade Civil de Danos Morais ...51

Responsabilidade Civil do Síndico ...52

Responsabilidade Civil de Gurada de Veículos de Terceiros – Colisão, Incêndio, Roubo e Furto (RC Garagista) ...53

Responsabilidade Civil de Guarda de Veículos de Terceiros - Incêndio e Roubo (RC Gargista Parcial) ...55

Responsabilidade Civil Portões ...57

V CONDIÇÕES ESPECIAIS (COBERTURAS EXCLUSIVAS PARA CONDÔMINOS) ...57

Incêndio de Bens dos Condôminos ...57

Perda / Pagamento de Aluguel - Condôminos ...58

Roubo / Furto Qualificado de Bens de Condôminos ...60

Índice

(5)

I. CONDIÇÕES GERAIS

1. Objetivo do Seguro

O Seguro SulAmérica Condomínio garante ao Segurado identificado na apólice, o pagamento da indenização, até o Limite Máximo de Indenização da Apólice, por prejuízos causados aos bens seguráveis em decorrência de riscos cobertos pelas garantias contratadas, ocorridos du-rante a vigência da apólice.

2. Estrutura do Contrato de Seguro

Este contrato de seguro é subdividido em 3 partes denominadas da seguinte forma: Condi-ções Gerais, CondiCondi-ções Especiais e CondiCondi-ções Particulares, que em conjunto recebem o nome de Condições Contratuais, fazendo parte integrante e inseparável da apólice.

Condições Gerais: São compostas pelas cláusulas comuns a todas as garantias do seguro,

estabelecendo obrigações e direitos do Segurado e do Segurador.

Condições Especiais: Estabelecem as disposições específicas de cada garantia do SulAmérica

Condomínio, descrevendo o que está coberto e o que não está coberto, assim como quaisquer observações pertinentes a cada garantia. As Condições Especiais poderão alterar, modificar ou até cancelar disposições existentes nas Condições Gerais. Para fins deste Seguro as con-dições especiais, dividem-se ainda em coberturas especiais para o segurado, coberturas de responsabilidade civil e coberturas exclusivas para condôminos.

Condições Particulares: São compostas por cláusulas que, quando ratificadas na apólice,

modificam as Condições Gerais e/ou Especiais da apólice de seguro, e são utilizadas para atender as peculiaridades do Segurado, modificando ou cancelando disposições já existentes, ou ainda, introduzindo novas disposições, eventualmente ampliando ou restringindo cober-turas.

3. Imóvel e conteúdo segurado

Entende-se como imóvel segurado a edificação ou conjunto de edificações organizadas(s) em condomínio constituído de partes comuns e autônomas, cuja localização é indicada na apólice.

São também consideradas partes integrantes da edificação segurada:  instalações elétricas, hidráulicas e de combate a incêndio, construções situadas dentro de seu limite e em suas áreas comuns do condomínio (exceto fundações, alicerces e o terreno), tais como alpendres, piscinas, garagens, muros e outros elementos de delimitação física.

Entende-se como conteúdo segurado os bens de propriedade do Condomínio existentes nas áreas comuns, maquinismos, equipamentos, abrangendo antenas e anúncios instalados no risco segurado, móveis e utensílios de uso comum.

(6)

co-berturas Incêndio para Conteúdo dos Condôminos e/ou Roubo ou Furto do Conteúdo de Con-dôminos, respeitadas suas condições contratuais.

PARA CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS, AS UNIDADES AUTÔNOMAS ESTÃO EXCLUÍDAS.

Durante o período de vigência do seguro, qualquer alteração (reforma ou ampliação, por exemplo) no imóvel segurado deve ser informada a SulAmérica.

4. Prejuízos Indenizáveis

a) Consideram-se prejuízos indenizáveis pelo seguro aqueles expressamente convenciona-dos nas Condições Gerais, Especiais e/ou Particulares das coberturas contratadas pelo segu-rado, constantes desta apólice.

a.1) Se danos múltiplos e/ou sucessivos forem associados a diversos fatos geradores, sem que haja possibilidade de individualizá-los, serão interpretados como uma única “ocorrência”. a.2) Na hipótese de sinistro decorrente de risco simultaneamente amparado por várias

cober-turas, prevalecerá aquela que for mais favorável ao Segurado, a seu critério, não sendo admi-tida em hipótese alguma, a acumulação de coberturas e seus respectivos Limites Máximos de Indenização contratados.

b) Estão garantidos pelo presente seguro, limitados ao Limite Máximo de Garantia da cobertura afetada pelo evento comprovadamente coberto:

b.1) Despesas de Salvamento durante e/ou após a ocorrência do sinistro;

b.2) Valores referentes aos danos materiais causados com o objetivo de evitar o sinistro, minorar o dano, ou salvaguardar o bem segurado;

b.3) O valor da indenização a que o segurado tem direito com base nas condições desta apólice não poderá ultrapassar o valor do objeto.

5. PREJUÍZOS NÃO INDENIZÁVEIS

ALÉM DOS RISCOS EXCLUÍDOS ESPECIFICAMENTE DESCRITOS EM CADA COBERTURA E, SALVO CONTRATAÇÃO DE COBERTURA ESPECÍFICA, ESTE SEGURO NÃO COBRE:

A) MÁ-QUALIDADE, VÍCIO INTRÍNSECO NÃO DECLARADO, OU MESMO DECLARADO, PELO SEGU-RADO NA PROPOSTA DE SEGURO;

B) DESARRANJO MECÂNICO, DESGASTE NATURAL PELO USO, DETERIORAÇÃO GRADATIVA, MA-NUTENÇÃO DEFICIENTE E/OU INADEQUADA, OPERAÇÕES DE REPARO, AJUSTAMENTO E SER-VIÇOS DE MANUTENÇÃO OU MODERNIZAÇÃO DOS BENS GARANTIDOS, EROSÃO, CORROSÃO, FERRUGEM, OXIDAÇÃO, INCRUSTAÇÃO, FADIGA, FERMENTAÇÃO E/OU COMBUSTÃO NATURAL OU ESPONTÂNEA;

(7)

POR ESTE SEGURO;

D) ATOS DE HOSTILIDADE OU DE GUERRA, VANDALISMO, REBELIÃO, INSURREIÇÃO, REVOLUÇÃO, MOTIM, CONFISCO, NACIONALIZAÇÃO, MANIFESTAÇÕES DE QUALQUER NATUREZA,DESTRUIÇÃO OU REQUISIÇÃO DECORRENTES DE QUALQUER ATO DE AUTORIDADE DE FATO OU DE DIREITO, CIVIL OU MILITAR, E, EM GERAL, TODO OU QUALQUER ATO OU CONSEQUÊNCIA DESSAS OCOR-RÊNCIAS, BEM COMO ATOS PRATICADOS POR QUALQUER ORGANIZAÇÃO, CUJAS ATIVIDADES VI-SEM A DERRUBAR, PELA FORÇA, O GOVERNO, OU INSTIGAR A SUA QUEDA, PELA PERTURBAÇÃO DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL DO PAÍS, POR MEIO DE GUERRA REVOLUCIONÁRIA, SUBVERSÃO E GUERRILHAS, E, AINDA, ATOS TERRORISTAS, CABENDO À SEGURADORA, NESTE CASO, COM-PROVAR COM DOCUMENTAÇÃO HÁBIL, ACOMPANHADA DE LAUDO CIRCUNSTANCIADO QUE CARACTERIZE A NATUREZA DO ATENTADO, INDEPENDENTEMENTE DE SEU PROPÓSITO E DESDE QUE TENHA SIDO DEVIDAMENTE RECONHECIDO COMO ATENTATÓRIO À ORDEM PÚBLICA PELA AUTORIDADE PÚBLICA COMPETENTE;

E) ARMA QUÍMICA, BIOLÓGICA, BIOQUÍMICA OU ELETROMAGNÉTICA, BEM COMO A UTILIZA-ÇÃO OU OPERAUTILIZA-ÇÃO, COMO MEIO DE CAUSAR PREJUÍZO, DE QUALQUER COMPUTADOR OU PRO-GRAMA, SISTEMA OU VÍRUS DE COMPUTADOR, OU AINDA, DE QUALQUER OUTRO SISTEMA ELE-TRÔNICO;

F) FISSÃO NUCLEAR, RADIAÇÕES IONIZANTES, CONTAMINAÇÃO PELA RADIOATIVIDADE DE QUAL-QUER COMBUSTÍVEL NUCLEAR, RESÍDUOS NUCLEARES OU MATERIAL DE ARMAS NUCLEARES; G) FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE QUALQUER EQUIPAMENTO OU PROGRAMA DE COM-PUTADOR, SISTEMA DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA DE DADOS EM RECONHECER, CORRETAMEN-TE INCORRETAMEN-TERPRETAR, PROCESSAR, DISTINGUIR OU SALVAR QUALQUER DATA COMO A REAL E CORRE-TA DACORRE-TA DE CALENDÁRIO, AINDA QUE CONTINUE A FUNCIONAR CORRECORRE-TAMENTE APÓS AQUELA DATA; QUALQUER ATO, FALHA, INADEQUAÇÃO, INCAPACIDADE, INABILIDADE OU DECISÃO DO SEGURADO OU DE TERCEIRO, RELACIONADO COM A NÃO UTILIZAÇÃO OU NÃO DISPONIBILIDA-DE DISPONIBILIDA-DE QUALQUER PROPRIEDADISPONIBILIDA-DE OU EQUIPAMENTO DISPONIBILIDA-DE QUALQUER TIPO, ESPÉCIE OU QUALIDA-DE, EM VIRTUDE DO RISCO DE RECONHECIMENTO, INTERPRETAÇÃO OU PROCESSAMENTO DE DATAS DE CALENDÁRIO. PARA TODOS OS EFEITOS. ENTENDE-SE COMO EQUIPAMENTO OU PRO-GRAMA DE COMPUTADOR OS CIRCUITOS ELETRÔNICOS, MICROCHIPS, CIRCUITOS INTEGRADOS, MICROPROCESSADORES, SISTEMAS EMBUTIDOS, HARDWARES (EQUIPAMENTOS COMPUTADO-RIZADOS), SOFTWARES (PROGRAMAS RESIDENTES EM EQUIPAMENTOS COMPUTADOCOMPUTADO-RIZADOS), PROGRAMAS, COMPUTADORES, EQUIPAMENTOS DE PROCESSAMENTO DE DADOS, SISTEMAS OU EQUIPAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES OU QUALQUER OUTRO EQUIPAMENTO SIMILAR, SEJAM ELES DE PROPRIEDADE DO SEGURADO OU NÃO;

H) ATOS ILÍCITOS DOLOSOS OU POR CULPA GRAVE EQUIPARÁVEL AO DOLO PRATICADOS PELO SEGURADO, SEUS BENEFICIÁRIOS, ADMINISTRADORES OU REPRESENTANTES LEGAIS;

I) DANOS E DESPESAS EMERGENTES DE QUALQUER NATUREZA, INCLUSIVE LUCROS CESSANTES E OUTROS PREJUÍZOS INDIRETOS, MESMO QUE RESULTANTES DE RISCOS COBERTOS, EXCETO OS EVENTUAIS DESEMBOLSOS EFETUADOS PELO SEGURADO, DECORRENTES DE DESPESAS DE SAL-VAMENTO DURANTE E/OU APÓS A OCORRÊNCIA DO SINISTRO E OS VALORES REFERENTES AOS DANOS MATERIAIS COMPROVADAMENTE CAUSADOS PELO SEGURADO E/OU TERCEIROS COM OBJETIVO DE EVITAR O SINISTRO, MINORAR O DANO, OU SALVAGUARDAR O BEM;

(8)

J) QUAISQUER ÔNUS DECORRENTES DE DANOS A TERCEIROS, INCLUSIVE QUALQUER TIPO DE POLUIÇÃO, CONTAMINAÇÃO, VAZAMENTO OU PELA AÇÃO CONSTANTE DE TEMPERATURA, VA-PORES, UMIDADE, INFILTRAÇÕES, GASES E VIBRAÇÕES EM FUNÇÃO DOS SERVIÇOS E BENS GA-RANTIDOS PELA APÓLICE, MESMO OS CONSEQUENTES DOS RISCOS COBERTOS;

K) CUSTOS EXTRAS DE REPARO OU SUBSTITUIÇÃO EXIGIDOS POR QUALQUER NORMA, REGULA-MENTO, ESTATUTO OU LEI QUE RESTRINJA O REPARO, ALTERAÇÃO, USO, OPERAÇÃO, CONSTRU-ÇÃO, RECONSTRUÇÃO OU INSTALAÇÃO NA PROPRIEDADE SEGURADA;

L) PERDAS OU DANOS DIRETAMENTE CONSEQUENTES DE DESGASTE PELO USO, DETERIORA-ÇÃO GRADATIVA DE QUALQUER PARTE DO OBJETO SEGURADO, VÍCIO INTRÍNSECO, INCLUSIVE QUAISQUER EFEITOS OU INFLUÊNCIAS ATMOSFÉRICAS, OXIDAÇÃO, FERRUGEM, ESCAMAÇÕES, INCRUSTAÇÕES, CAVITAÇÃO E CORROSÃO DE ORIGEM MECÂNICA, TÉRMICA OU QUÍMICA, UMI-DADE, MARESIA, MOFO, FERRUGEM E CORROSÃO;

M) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES DE DESTRUIÇÃO (SALVO SE PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DE RISCOS COBERTOS), CONFISCO, NACIONALIZAÇÃO OU REQUISIÇÃO POR ORDEM DE QUAL-QUER AUTORIDADE QUE POSSUA O PODER “DE JURE” OU “DE FACTO” PARA ASSIM PROCEDER; N) PERDAS OU DANOS DECORRENTES DE ATOS PROPOSITAIS, NEGLIGÊNCIAS, AÇÃO OU OMIS-SÃO DOLOSA DO SEGURADO, DO SÍNDICO, CONSELHO DIRETIVO, FUNCIONÁRIOS OU DE QUEM EM PROVEITO DELES ATUAR;

O) QUALQUER TIPO DE RESPONSABILIDADE DO FORNECEDOR OU FABRICANTE PERANTE O SE-GURADO POR FORÇA DE LEI OU DE CONTRATO;

P) PERDAS OU DANOS CONSEQUENTES DIRETA OU INDIRETAMENTE POR INUNDAÇÕES, ALAGA-MENTOS, VAZAMENTO DE REDE HIDRÁULICA OU ESGOTO, TERREMOTOS, MAREMOTOS, ERUP-ÇÕES VULCÂNICAS E OUTRAS CONVULSÕES DA NATUREZA, SALVO SE CONTRATADAS GARAN-TIAS QUE AMPAREM TAIS EVENTOS;

Q) INCÊNDIO RESULTANTE DE QUEIMADAS EM ÁREAS FLORESTAIS OU MATAS;

R) ATOS ILÍCITOS DOLOSOS OU POR CULPA GRAVE EQUIPARÁVEL AO DOLO PRATICADOS PELO SEGURADO, PELO SÍNDICO, SEUS BENEFICIÁRIOS OU REPRESENTANTES LEGAIS;

S) ARRUAÇA, DEPREDAÇÕES, PICHAÇÕES, BADERNAS, AGLOMERAÇÕES, VINGANÇA, COMOÇÃO CIVIL, MANIFESTAÇÕES DE PROTESTO, QUALQUER PERTURBAÇÃO DA ORDEM, DESTRUIÇÕES DE-LIBERADAS DO BEM SEGURADO, COM USO DE ARMA DE FOGO OU QUALQUER OBJETO CON-TUNDENTE, MATERIAL INCENDIÁRIO, INCLUSIVE PONTAPÉS, DENTRE OUTROS MEIOS DELIBERA-DOS, INCLUSIVE AMEAÇAS, TUDO AINDA QUE EM SITUAÇÕES FORA DO CONTROLE HABITUAL DO SEGURADO E OU DO SEGURADOR, SENDO OU NÃO POSSÍVEL IDENTIFICAR E INDIVIDUALI-ZAR PRECISAMENTE OS SEUS AUTORES;

T) SOBRECARGA, ISTO É, POR CARGA CUJO PESO EXCEDA A CAPACIDADE NORMAL DA ESTRUTU-RA DO SUPORTE;

U) QUEDA, QUEBRA, AMASSAMENTO OU ARRANHADURA SALVO SE DECORRENTES DE ACIDEN-TE COBERTO POR ESTA APÓLICE;

V) DEFEITOS DE FABRICAÇÃO;

(9)

X) DANOS DECORRENTES DE EXPLOSÃO DE CALDEIRAS, CASO SE COMPROVE A INOBSERVÂNCIA PELO ESTABELECIMENTO ÀS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE OU AOS REGULAMENTOS VI-GENTES SOBRE O FUNCIONAMENTO DE CALDEIRAS, BEM COMO, OS PREJUÍZOS DECORRENTES DE MANUTENÇÃO PRECÁRIA OU INADEQUADA;

Y) DANOS AOS BENS CAUSADOS POR AÇÃO DE AVES, CUPINS E OUTROS INSETOS. 6. BENS NÃO COBERTOS

FICA ENTENDIDO E ACORDADO QUE A PRESENTE APÓLICE NÃO COBRIRÁ OS SEGUINTES BENS: A) ALICERCES E FUNDAÇÕES;

B) ANIMAIS DE QUALQUER ESPÉCIE;

C) ARTIGOS DE OURO, PRATA E PLATINA, PEDRAS E METAIS PRECIOSOS OU SEMIPRECIOSOS, PE-LES E PÉROLAS;

D) BENS DE PROPRIEDADE DOS CONDÔMINOS, EXCETO SE CONTRATADAS AS COBERTURAS DE RESPONSABILIDADE CIVIL, INCÊNDIO DE BENS DE CONDÔMINOS E ROUBO DE BENS DE CONDÔ-MINOS, RESPEITADAS SUAS CONDIÇÕES;

E) BENS DE TERCEIROS, SALVO NA CONTRATAÇÃO DAS COBERTURAS DE RESPONSABILIDADE CI-VIL, RESPEITADAS SUAS CONDIÇÕES;

F) COMESTÍVEIS, BEBIDAS, REMÉDIOS, PERFUMES E COSMÉTICOS;

G) CONSTRUÇÕES (INCLUSIVE DEPENDÊNCIAS) COM MAIS DE 25% (VINTE E CINCO POR CENTO) DE SUA ESTRUTURA, PAREDES OU COBERTURAS, CONSTRUÍDOS DE MADEIRA OU OUTRO MATE-RIAL COMBUSTÍVEL;

H) DINHEIRO, CHEQUES, TÍTULOS E OUTROS PAPÉIS QUE TENHAM OU REPRESENTEM VALOR, EX-CETO SE CONTRATADA AS COBERTURAS DE ROUBO DE VALORES NO INTERIOR DO CONDOMÍNIO OU ROUBO DE VALORES EM MÃOS DE PORTADORES, RESPEITADAS SUAS CONDIÇÕES;

I) DOCUMENTOS E DESPESAS COM RECOMPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS E ARQUIVOS, MESMO QUE EM FITAS MAGNÉTICAS;

J) MERCADORIAS E MATÉRIAS PRIMAS;

K) NOTEBOOKS, PALMTOPS, TABLETS, GAMES PORTÁTEIS (EX.: PSP, DS E GAME BOY), MP3, MP4 E SUBSEQUENTES, IPODS, TELEFONES CELULARES, SMARTPHONES E SEUS ACESSÓRIOS, TRANS-MISSORES PORTÁTEIS E SIMILARES;

L) OBJETOS DE ARTE, ANTIGUIDADES, JÓIAS, RELÓGIOS, QUADROS, ORNAMENTOS, LIVROS CON-SIDERADOS COMO RARIDADES, COLEÇÕES, TAPETES OU OUTROS OBJETOS RAROS DE VALOR ESTIMATIVO OU HISTÓRICO, NO QUE EXCEDER R$ 500,00 POR UNIDADE ATINGIDA;

M) ÁGUA ESTOCADA, PLANTAS, JARDINS, PROJETOS PAISAGÍSTICOS OU QUAISQUER VEGETA-ÁGUA ESTOCADA, PLANTAS, JARDINS, PROJETOS PAISAGÍSTICOS OU QUAISQUER VEGETA-PLANTAS, JARDINS, PROJETOS PAISAGÍSTICOS OU QUAISQUER VEGETA-ÇÕES E QUIOSQUES;

N) VEÍCULOS TERRESTRES, AERONAVES, EMBARCAÇÕES, TRAILERS, CARRETAS, REBOQUES, MO-TOS AQUÁTICAS E MOTOCICLETAS, INCLUINDO SEUS ACESSÓRIOS, CONTEÚDO E PEÇAS NELES TRANSPORTADOS, ARMAZENADOS OU INSTALADOS, SALVO QUANDO CONTRATADA A

(10)

COBER-TURA RESPONSABILIDADE CIVIL GUARDA DE VEÍCULOS, RESPEITADAS SUAS CONDIÇÕES; O) AERONAVES, EMBARCAÇÕES, TRAILERS MOTO AQUÁTICAS, CARRETAS, REBOQUES. 7. EDIFICAÇÕES EXCLUÍDAS

FICA ENTENDIDO E ACORDADO QUE A PRESENTE APÓLICE NÃO COBRIRÁ AS SEGUINTES EDIFI-CAÇÕES:

A) COM ESTRUTURA COMPROMETIDA PELA AÇÃO DE INSETOS E/OU QUALQUER OUTRO ANIMAL; B) CONSTRUÍDOS FORA DO ALINHAMENTO PERMITIDO PELA PREFEITURA;

C) DESABITADOS E/OU DESOCUPADOS;

D) DESAPROPRIADOS POR ATO DO PODER PÚBLICO;

E)DANOS DIRETOS E/OU INDIRETOS CAUSADOS POR CONSTRUÇÃO, DEMOLIÇÃO, RECONSTRUÇÃO, REFORMAS OU QUALQUER TIPO DE OBRAS, ADMITIDOS, PORÉM, PEQUENOS TRABALHOS DE REPAROS DESTINADOS À MANUTENÇÃO DO IMÓVEL, CUJO VALOR DA OBRA NÃO EXCEDA A 0,5% (MEIO POR CENTO) DO LIMITE MÁXIMO DE INDENIZAÇÃO DA COBERTURA BÁSICA, LIMITADO AO VALOR MÁXIMO DE R$ 50.000,00 (CINQUENTA MIL REAIS);

F) IMÓVEIS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS OU MISTOS LOCALIZADOS DENTRO DO TERRENO DE QUALQUER USINA DE GERAÇÃO OU DISTRIBUIÇÃO DE GÁS, TAIS COMO VILAS OPERÁRIAS, CASAS DE ZELADORES DE USINA E ASSEMELHADOS;

G) IMÓVEIS UTILIZADOS COMO MUSEUS OU PARA EXPOSIÇÃO DE QUALQUER NATUREZA; H) IMÓVEIS NOTIFICADOS, CONDENADOS OU IMPEDIDOS DE SEREM HABITADOS;

I) EDIFÍCIOS GARAGEM;

J) TOMBADOS OU PRESERVADOS PELO PATRIMÔNIO MUNICIPAL, ESTADUAL, FEDERAL OU MUNDIAL.

8. Aceitação, Alteração e Renovação do Seguro

A contratação do seguro será feita mediante proposta assinada pelo proponente, por seu representante ou por corretor habilitado, entregue sob protocolo que identifique a proposta, assim como a data e hora de recebimento, fornecido pela Seguradora.

A proposta deverá conter os elementos essenciais para análise da seguradora, bem como a in-formação da existência de outros seguros cobrindo os mesmos interesses contra os mesmos riscos, não sendo válida a presunção de que a Seguradora tenha conhecimento de circunstân-cias que não constem da proposta e, quando for o caso, da ficha de informações.

Em caso de aceitação, a proposta passará a integrar o contrato de seguro.

A aceitação do seguro estará sujeita à análise da Seguradora, que no prazo de 15 (quinze) dias do recebimento da proposta poderá manifestar a recusa ou restringir a cobertura contratada. O recebimento do valor do prêmio do seguro, NÃO IMPLICA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA e, caso

(11)

não seja aceito, a Seguradora devolverá o valor recebido acrescido da atualização monetária pelo IPCA/IBGE (Índice de Preços ao Consumidor Amplo/ Fundação Instituto Brasileiro de Ge- (Índice de Preços ao Consumidor Amplo/ Fundação Instituto Brasileiro de Ge-/ Fundação Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística) se ultrapassado o prazo de 10 (dez) dias corridos a partir da formalização da recusa.

Em caso de recusa da proposta dentro do prazo previsto, a cobertura prevalecerá por mais 2 (dois) dias úteis, contados a partir da data em que o proponente ou seu representante tiver conhecimento formal da recusa.

Caso ocorra algum sinistro coberto durante o prazo previsto de 15 dias, estando a proposta dentro das condições normais de aceitação da Seguradora, a indenização será paga deduzin-do-se dela o total do preço do seguro devido por um ano de vigência da apólice.

Caso a seguradora não comunique a recusa no prazo de 15 (quinze) corridos, fica caracteriza-da a aceitação tácita do presente contrato de Seguro.

As propostas que tenham sido recepcionadas com adiantamento do valor do seguro terão seu início de vigência na data do protocolo da proposta na Seguradora ou a data definida pelo Segurado e acordada com a Seguradora.

Poderá ser solicitada documentação complementar para análise e aceitação do seguro uma única vez pela Seguradora, quando tratar-se de pessoa física, e mais de uma vez, desde que justificados os fundamentos do pedido, quando tratar-se de pessoa jurídica.

Nas hipóteses previstas no item anterior, o prazo de 15 dias ficará suspenso, voltando a correr a partir da data em que se der a entrega da documentação completa.

A seguradora deverá comunicar formalmente, no caso de não aceitação da proposta, justifi-cando a recusa.

A emissão da apólice, do certificado ou do endosso será feita em até 15 (quinze) dias, a partir da data da aceitação da proposta.

9. Início de Vigência do Contrato de Seguro ou de Sua Alteração

a) O contrato de seguro terá seu início e término de vigência às 24 (vinte e quatro) horas da data de vigência especificada na apólice.

b) Nos contratos cujas propostas de seguro tenham sido recepcionadas com adiantamento de valor para futuro pagamento parcial ou total do seguro, o início de vigência do seguro se dará a partir da data da recepção da proposta de seguro pela Seguradora.

c) Os contratos cujas propostas de seguro tenham sido recepcionadas, sem pagamento do seguro, o início de vigência do seguro deverá coincidir com a data de aceitação da proposta ou com data distinta, desde que expressamente acordada entre as partes.

10. Endossos

Qualquer alteração nas condições do contrato de seguro gera um endosso, como, por exem-plo, inclusão de alguma cobertura adicional.

(12)

Alguns endossos podem gerar alterações no valor do seguro, o que promoverá restituição ou cobrança adicional de valor ao Segurado. A SulAmérica estabelece valores mínimos para res-tituição e cobrança.

O valor pago para a efetivação do endosso (alteração da apólice) levará em consideração as parcelas de seguro que já tenham sido pagas na ocasião da solicitação de endosso.

O pagamento de parcela adicional ou restituição de valores referente ao endosso não implica a suspensão do pagamento das parcelas originais.

11. Renovação do Seguro

Salvo expressamente informado em Cláusula Particular, a renovação do seguro não ocorre de forma automática, devendo ser precedida de entendimentos com seu corretor de seguros, mediante apresentação à SulAmérica, de uma nova proposta de seguro, respeitados os pro-cedimentos descritos no item 9. Aceitação, Alteração e Renovação do Seguro.

12. Limites Máximos de Garantia

Os Limites Máximos de Garantia da cobertura ou da apólice, abaixo definidos, não repre-sentam em qualquer hipótese, pré-avaliação dos bens ou interesses garantidos. O valor da indenização que o Segurado terá direito, com base nestas condições contratuais, não poderá ultrapassar o valor do bem ou interesse garantido no momento do sinistro, independente-mente de qualquer disposição constante neste seguro.

Limite Máximo de Garantia da cobertura é o valor fixado pelo Segurado para uma deter-minada cobertura contratada, e representa o valor máximo a ser pago pela Seguradora em decorrência de um sinistro ou série de sinistros garantidos por aquela cobertura. Os limites máximos de Garantia fixados são específicos de cada cobertura, não sendo admissível, duran-te todo o prazo de vigência desduran-te seguro, a transferência de valores de uma para outra. Limite Máximo de Indenização da apólice é o valor fixado pela Seguradora, que representa o valor máximo a ser pago por esta apólice em função da ocorrência, durante a vigência do seguro, de um ou mais sinistros resultantes do mesmo fato gerador, abrangendo uma ou mais coberturas contratadas. Para o seguro SulAmérica Condomínio, este limite corresponde a soma dos Limites Máximos de Garantia das coberturas Básica, Despesas Fixas, Aluguel e Responsabilidade Civil, se contratadas.

13. PERDA DE DIREITOS

ALÉM DOS CASOS PREVISTOS EM LEI, NAS DEMAIS CLÁUSULAS, CONDIÇÕES GERAIS, ESPECIAIS E PARTICULARES, A SEGURADORA FICARÁ ISENTA DE QUALQUER OBRIGAÇÃO DECORRENTE DESTE CONTRATO, NOS SEGUINTES CASOS:

A) SE O SEGURADO, SEU REPRESENTANTE LEGAL, OU SEU CORRETOR DE SEGUROS FIZER DE-CLARAÇÕES INEXATAS OU OMITIR CIRCUNSTÂNCIAS QUE POSSAM INFLUIR NA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA OU NO VALOR DO SEGURO, FICARÁ PREJUDICADO O DIREITO À INDENIZAÇÃO, ALÉM

(13)

DE ESTAR O SEGURADO OBRIGADO AO PAGAMENTO DO VALOR DO SEGURO VENCIDO. SE, EN-TRETANTO, A INEXATIDÃO OU OMISSÃO NAS DECLARAÇÕES NÃO RESULTAR DE MÁ-FÉ DO SE-GURADO, A SEGURADORA PODERÁ:

A.1) CANCELAR O CONTRATO EFETUANDO A COBRANÇA DAS PARCELAS EM ABERTO REFEREN-TES AOS DIAS DECORRIDOS OU NÃO CANCELAR O SEGURO COBRANDO A DIFERENÇA DO PRÊMIO CASO NÃO TENHA OCORRIDO SINISTRO.

A.2) NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DE SINISTRO SEM INDENIZAÇÃO INTEGRAL:

A.2.1) CANCELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, RETENDO, DO PRÊ-MIO ORIGINALMENTE PACTUADO, ACRESCIDO DA DIFERENÇA CABÍVEL, A PARCELA CALCULADA PROPORCIONALMENTE AO TEMPO DECORRIDO; OU

A.2.2) PERMITIR A CONTINUIDADE DO SEGURO, COBRANDO A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL OU DEDUZINDO-A DO VALOR A SER INDENIZADO.

A.3) NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DE SINISTRO COM INDENIZAÇÃO INTEGRAL, CANCELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, DEDUZINDO, DO VALOR A SER INDENI-ZADO, A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL.

A.4) NA HIPÓTESE DE NÃO OCORRÊNCIA DE SINISTRO, CANCELAR O SEGURO,RETENDO DO PRÊMIO ORIGINALMENTE PACTUADO, A PARCELA PROPORCIONAL AO TEMPO DECORRI-DO , OU AINDA, MEDIANTE ACORDECORRI-DO ENTRE AS PARTES PERMITIR A CONTINUIDADE DECORRI-DO SEGURO, COBRANDO A DIFERENÇA DE PRÊMIO CABÍVEL, OU RESTRINGINDO A COBERTU-RA CONTCOBERTU-RATADA.

A.5) PARA AS COBERTURAS ADICIONAIS DE VIDA, NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DO SINIS-TRO SEM INDENIZAÇÃO INTEGRAL/PAGAMENTO PARCIAL DO CAPITAL SEGURADO, CAN-CELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, RETENDO DO PRÊMIO ORI-GINALMENTE PACTUADO, ACRESCIDO DA DIFERENÇA CABÍVEL, A PARCELA CALCULADA PROPORCIONALMENTE AO TEMPO DECORRIDO, OU AINDA, PERMITIR A CONTINUIDADE DO SEGURO, COBRANDO A DIFERENÇADO PRÊMIO CABÍVEL OU DEDUZINDO-A DO VA-LOR A SER INDENIZADO.

A.6) PARA AS COBERTURAS ADICIONAIS DE VIDA, NA HIPÓTESE DE OCORRÊNCIA DO SINIS-TRO COM INDENIZAÇÃO INTEGRAL/PAGAMENTO INTEGRAL DO CAPITAL SEGURADO, CANCELAR O SEGURO, APÓS O PAGAMENTO DA INDENIZAÇÃO, DEDUZINDO DO VALOR A SER INDENIZADO A CABÍVEL DO VALOR DO SEGURO.

B) O SEGURADO PERDERÁ O DIREITO À INDENIZAÇÃO SE -AGRAVAR INTENCIONALMENTE A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE EVENTOS RELACIONADOS NESTE CONTRATO QUE POSSAM CAUSAR PREJUÍZOS.

C) SE O SEGURADO NÃO COMUNICAR - AO SEGURADOR, LOGO QUE O SAIBA, DE TODO FATO CA-PAZ DE AUMENTAR A PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE RISCO COBERTO NESTE CONTRATO.

C.1) RECEBIDO O AVISO DE AGRAVAÇÃO DO RISCO (AUMENTO DA PROBABILIDADE DE EVEN-TOS QUE OCASIONEM PERDAS FINANCEIRAS AO SEGURADO), A SEGURADORA, NO PRA-ZO DE 15 (QUINZE) DIAS A CONTAR DAQUELE AVISO, PODERÁ CANCELAR O CONTRATO, DANDO CIÊNCIA DE SUA DECISÃO, POR ESCRITO, AO SEGURADO, OU MEDIANTE ACORDO ENTRE AS PARTES, RESTRINGIR A COBERTURA CONTRATADA.

(14)

C.2) O CANCELAMENTO SÓ SERÁ EFICAZ 30 (TRINTA) DIAS APÓS A NOTIFICAÇÃO E A DIFEREN-ÇA DO PRÊMIO SERÁ RESTITUÍDA PELA SEGURADORA, CALCULADA PROPORCIONALMEN-TE AO PERÍODO A DECORRER.

C.3) NA HIPÓTESE DE AGRAVAÇÃO DO RISCO, A SEGURADORA PODERÁ PROPOR A CONTINUI-DADE DO CONTRATO E COBRAR A DIFERENÇA DO VALOR DO SEGURO.

D) SE O SEGURADO NÃO DER IMEDIATO AVISO À SEGURADORA, DA OCORRÊNCIA DE TODO E QUALQUER SINISTRO, TÃO LOGO TOME CONHECIMENTO, BEM COMO NÃO TOMAR TODAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS NO SENTIDO DE PROTEGER E MINORAR OS PREJUÍZOS.

14. Pagamento do seguro

a) O pagamento do seguro poderá ser feito à vista ou de forma fracionada conforme acordo entre as partes e na apólice, por meio de documento emitido pela Seguradora.

a.1) Esse documento será encaminhado pela Seguradora diretamente ao Segurado, ou ao seu representante ou ao corretor no prazo mínimo de 5 (cinco) dias úteis antes da data do vencimento do respectivo documento.

a.2) A data limite para pagamento do seguro não poderá ultrapassar o 30º (trigésimo) dia da data início de vigência ou 20º dia após a emissão da apólice ou endossos, o que for maior.

a.3) Caso o vencimento de qualquer uma das parcelas venha a ocorrer em dia em que não haja expediente bancário, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil subsequente.

b) Se o sinistro ocorrer dentro do prazo para pagamento do seguro à vista ou de qualquer uma das parcelas, sem que tenha sido efetuado, o direito à indenização não ficará prejudicado. c) Os seguros fracionados deverão obedecer às seguintes disposições:

c.1) Os juros de fracionamento não poderão ser aumentados durante o período de parce-lamento;

c.2) O fracionamento será efetuado sem qualquer custo adicional a título de despesas ad-ministrativas;

c.3) A data de vencimento da última parcela não poderá ultrapassar o término de vigência da apólice;

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no caso em que o segurado deixar de pagar o financiamento.

d) O não pagamento do prêmio, nos seguros com parcela única ou o não pagamento da pri-meira parcela, nos seguros com prêmio fracionado, na respectiva data limite, implicará o can-celamento da proposta, apólice, aditivo ou endosso, exceto quando previstas disposições em contrário nas Condições Particulares.

(15)

e) Nos seguros com prêmio fracionado, o não pagamento de parcela subsequente à primeira implicará que o prazo de vigência da respectiva cobertura será ajustado pela relação do prê-mio efetivamente pago com o do prêprê-mio devido de acordo com a tabela a seguir:

e.1) Para percentuais não previstos na tabela acima deverão ser aplicados os percentuais imediatamente superiores.

e.2) A Seguradora deverá informar ao Segurado por meio de comunicação escrita o novo prazo de vigência ajustada.

e.3) Se, em decorrência da aplicação da tabela de prazo curto acima, o novo período de vigência já houver expirado, a Seguradora cancelará o contrato, salvo disposição em contrário nas Condições particulares.

e.4) Se o novo prazo vigência não houver expirado, o Segurado poderá restabelecer o paga-mento do prêmio da parcela vencida, acrescida dos juros moratórios conforme dispos-to na alínea “f” da Clausula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Mo-Atualização de Valores Contratados e Encargos Mo-ratórios dessas Condições Gerais, dentro desse novo prazo, ficando automaticamente restaurado o prazo de vigência original da apólice.

e.5) Findo o novo prazo de vigência ajustada, sem que tenha sido efetuado o pagamento do prêmio, a Seguradora cancelará o contrato, exceto quando previstas disposições em contrário nas Condições Particulares.

f) Na hipótese de o Segurado desejar antecipar o pagamento do prêmio fracionado total ou parcialmente, os juros pactuados serão reduzidos proporcionalmente.

g) Quando o valor das indenizações acarretar o cancelamento da apólice, as parcelas de prê-mio vencindas serão deduzidas pela Seguradora, ocasião em que será excluído o adicional de fracionamento relativo a estas parcelas.

(16)

h) Na hipótese de o Segurado pagar indevidamente qualquer valor relativo a prêmio, o mesmo será devolvido pela Seguradora no prazo máximo de 10 (dez) dias, deduzidos os emolumen-tos e atualizado, monetariamente conforme disposto nas alíneas “d” e “e” da Cláusula 19ª, Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios, a partir da data do recebimento do prêmio pela Seguradora.

h.1) Em caso de mora da Seguradora, caracterizada pelo não pagamento da devolução devi-da, sobre o valor já atualizado da devolução incidirão juros de mora, conforme disposto na alínea “f” da Cláusula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Morató- Atualização de Valores Contratados e Encargos Morató-rios.

i) Se for verificado, no curso do presente contrato, que o Limite Máximo de Garantia por Co-bertura Contratada é excessivo com relação ao valor em risco dos interesses segurados, o Segurado poderá exigir a revisão do valor do seguro ou a resolução do contrato, deduzidos os emolumentos.

j) Os valores devidos a título de devolução de prêmios sujeitam-se à atualização monetária pela variação do IPCA/IBGE, a partir da data em que se tornarem exigíveis:

- No caso de cancelamento do contrato: a partir da data de recebimento da solicitação de cancelamento ou a data do efetivo cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa da SulAmérica;

- No caso de recebimento indevido de prêmio: a partir da data de recebimento do prêmio; - No caso de recusa da proposta: a partir da data de formalização da recusa, se ultrapassado o prazo de 10 (dez) dias.

k) Os demais valores (incluindo a indenização) das obrigações pecuniárias da SulAmérica sujeitam-se à atualização monetária pela variação positiva do IPCA/IBGE, na hipótese de não cumprimento do prazo para o pagamento da respectiva obrigação pecuniária, a partir da data de exigibilidade. A critério da SulAmérica, a atualização poderá ser aplicada a partir da data de ocorrência do evento, mesmo que a obrigação tenha sido paga dentro do prazo pre-visto.

15. Rescisão e Cancelamento do Contrato de Seguro

a) Excetuadas as hipóteses previstas em lei, o presente contrato de seguro somente poderá ser cancelado devido a:

a.1) Inadimplemento (Cláusula 15ª - Pagamento do seguro); a.2) Perda de direito do segurado (Cláusula 1ª - Perda de Direitos);

a.3) Esgotamento do Limite Máximo de Garantia da Apólice (Cláusula 13ª - Limites Máxi- - Limites Máxi-mos de Garantia);

a.4) O seguro poderá ser cancelado no prazo de 7 (sete) dias, a contar da adesão ao contrato, com direito à devolução dos valores pagos, monetariamente atualizados.

b) Quando a indenização ou série de indenizações pagas atingirem o Limite Máximo de Ga-rantia de uma determinada cobertura, o cancelamento afetará apenas essa cobertura.

(17)

c) O cancelamento poderá ainda ocorrer, mediante concordância recíproca entre Segurado e Seguradora, por escrito, caso em que será denominado Rescisão, e nesta hipótese:

c.1) se a rescisão ocorrer a pedido da Seguradora, esta reterá do valor do seguro recebido, além dos emolumentos, a parte proporcional ao tempo decorrido;

c.2) se a rescisão ocorrer a pedido do Segurado, a Seguradora reterá, além dos emolumen-tos, o valor do seguro calculado de acordo com a Tabela de Prazo Curto prevista na cláusula 15ª - Pagamento do Seguro. Para os prazos não previstos na tabela, deverá ser utilizado percentual correspondente ao prazo imediatamente superior.

d) Os valores devidos a título de devolução dos valores do seguro no caso de cancelamento do contrato serão pagos no prazo máximo de 10 (dez) dias e sujeitam-se à atualização monetária conforme disposto nas alíneas “d” e “e” da Cláusula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios, a partir da data de recebimento da solicitação de cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa do segurado, ou a partir da data do efetivo cancelamento, se o mesmo ocorrer por iniciativa da Seguradora.

d.1) Além da atualização monetária acima mencionada, em caso de mora da Seguradora, caracterizada pelo não pagamento da devolução devida no prazo acima, sobre o valor já atualizado da devolução incidirão juros de mora conforme definido na alínea “f” da Cláusula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios.

16. Concorrência de Apólices

a) O segurado que, na vigência do contrato, pretender obter novo seguro sobre os mesmos bens e contra os mesmos riscos deverá comunicar sua intenção, previamente por escrito, a todas as sociedades seguradoras envolvidas, sob pena de perda de direito.

b) O prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado por cobertura de Responsabilidade Civil, cuja indenização esteja sujeita às disposições deste contrato, será constituído pela soma das seguintes parcelas:

b.1) Despesas, comprovadamente, efetuadas pelo segurado durante e/ou após a ocorrência de danos a terceiros, com o objetivo de reduzir sua responsabilidade;

b.2) Valores das reparações estabelecidas em sentença judicial transitada em julgado e/ ou por acordo entre as partes, nesta última hipótese com a concordância expressa das sociedades seguradoras envolvidas.

c) De maneira análoga, o prejuízo total relativo a qualquer sinistro amparado pelas demais coberturas será constituído pela soma das seguintes parcelas:

c.1) Despesas de salvamento, comprovadamente, efetuadas pelo segurado durante e/ou após a ocorrência do sinistro;

c.2) Valor referente aos danos materiais, comprovadamente, causados pelo segurado e/ou por terceiros na tentativa de minorar o dano ou salvar a coisa;

c.3) Danos sofridos pelos bens segurados.

(18)

do prejuízo vinculado à cobertura considerada.

e) Na ocorrência de sinistro contemplado por coberturas concorrentes, ou seja, que garan-tam os mesmos interesses contra os mesmos riscos, em apólices distintas, a distribuição de responsabilidade entre as sociedades seguradoras envolvidas deverá obedecer as seguintes disposições:

I. Será calculada a indenização individual de cada cobertura como se o respectivo con-trato fosse o único vigente, considerando-se, quando for o caso, franquias, participa-ções obrigatórias do segurado, limite máximo de indenização da cobertura e cláusulas de rateio;

II. Será calculada a “indenização individual ajustada” de cada cobertura, na forma abaixo indicada:

• Se, para uma determinada apólice, for verificado que a soma das indenizações corres-pondentes às diversas coberturas abrangidas pelo sinistro é maior que seu respectivo Limite Máximo de Garantia, a indenização individual de cada cobertura será recalcula-da, determinando-se, assim, a respectiva indenização individual ajustada. Para efeito deste recálculo, as indenizações individuais ajustadas relativas às coberturas que não apresentem concorrência com outras apólices serão as maiores possíveis, observados os respectivos prejuízos e limites máximos de indenização. O valor restante do limite máximo de garantia da apólice será distribuído entre as coberturas concorrentes, ob-servados os prejuízos e os limites máximos de indenização destas coberturas.

• Caso contrário, a “indenização individual ajustada” será a indenização individual, cal-culada de acordo com o inciso I deste artigo.

III. Será definida a soma das indenizações individuais ajustadas das coberturas concor-rentes de difeconcor-rentes apólices, relativas aos prejuízos comuns, calculadas de acordo com o inciso II deste artigo;

IV. Se a quantia a que se refere o inciso III deste artigo for igual ou inferior ao prejuízo vinculado à cobertura concorrente, cada sociedade seguradora envolvida participará com a respectiva indenização individual ajustada, assumindo o segurado a responsa-bilidade pela diferença, se houver;

V. Se a quantia estabelecida no inciso III for maior que o prejuízo vinculado à cobertu-ra concorrente, cada sociedade segucobertu-radocobertu-ra envolvida participará com percentual do prejuízo correspondente à razão entre a respectiva indenização individual ajustada e a quantia estabelecida naquele inciso.

f) A sub-rogação relativa a salvados operar-se-á na mesma proporção da cota de participação de cada sociedade seguradora na indenização paga.

g) Salvo disposição em contrário, a sociedade seguradora que tiver participado com a maior parte da indenização ficará encarregada de negociar os salvados e repassar a quota-parte, relativa ao produto desta negociação, às demais participantes.

ESTA CLÁUSULA NÃO SE APLICA ÀS COBERTURAS QUE GARANTAM MORTE E/OU INVALIDEZ. h) O Seguro Condomínio, para o mutuário de entidade integrante do Sistema Financeiro de

(19)

Habitação, será considerado a 2º risco absoluto enquanto perdurar o contrato de financia-mento concedido, e desde que o referido contrato esteja amparado por seguro compulsório, dando cobertura contra incêndio e outros riscos que possam causar a destruição total ou parcial do imóvel, garantindo a sua reposição integral.

Parágrafo único. A cobertura a 2º risco absoluto refere-se apenas ao imóvel do mutuário, não se aplicando às partes comuns do condomínio.

17. Inspeção

a) A SulAmerica poderá a qualquer momento, durante a vigência deste contrato, proceder inspeção no local do risco do Seguro, devendo o Segurado proporcionar todos os meios neces-sários para tal ação.

b) Em consequência da inspeção dos bens segurados, fica reservado à SulAmérica o direito de a qualquer momento da vigência desta apólice, mediante notificação prévia, suspender a cobertura no caso de ser constatada qualquer situação grave ou de iminente perigo, não informadas quando da contratação do seguro, ou ainda que não tenham sido tomadas pelo Segurado, após sua constatação, as providências cabíveis ou recomendáveis para sanar tal situação.

c) Havendo a suspensão da cobertura, será devolvido ao Segurado o prêmio correspondente ao período em que a cobertura ficou suspensa, na base “pro-rata temporis”, atualizado con-forme disposto nas alíneas “d” e “e” da Cláusula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios.

d) Tão logo o segurado tome as providências que lhe forem determinadas pela Seguradora, a cobertura poderá ser reabilitada nos termos originalmente contratados, ou, se cabível, ser cobrada a diferença de valor do seguro.

18. Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios

a) Todos os valores constantes dos documentos devem ser expressos em moeda corrente na-cional, vedada à utilização de unidade monetária de qualquer outra natureza. Essa obrigato-à utilização de unidade monetária de qualquer outra natureza. Essa obrigato- utilização de unidade monetária de qualquer outra natureza. Essa obrigato-riedade não se aplica às operações contratadas em moeda estrangeira, expressamente auto-rizada nos termos da regulamentação específica.

b) As contratações com vigência igual ou inferior a um ano não poderão conter cláusula de atualização de valores.

c) O segurado, a qualquer tempo, poderá subscrever nova proposta ou solicitar emissão de endosso, para alteração do limite da cobertura contratualmente previsto, ficando a critério da sociedade seguradora sua aceitação e alteração do seguro, quando couber.

d) O índice pactuado para a atualização de valores será o IPCA/IBGE, ou o índice que vier a substituí-lo, aquele definido pelo Conselho Monetário Nacional - CMN como índice de preços relacionado às metas de inflação.

(20)

publicado antes da data de exigibilidade da obrigação e aquele publicado imediatamente anterior à data de sua efetiva liquidação.

f) Os valores relativos às obrigações pecuniárias serão acrescidos de juros moratórios equiva-lentes à taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional, quando o prazo de sua liquidação superar o prazo fixado em contrato para esse fim e serão calculados proporcionalmente a partir do primeiro dia posterior ao término desse prazo até a data do efetivo pagamento.

g) O pagamento de valores relativos à atualização monetária e juros moratórios far-se-á in-dependentemente de notificação ou interpelação judicial, de uma só vez, juntamente com os demais valores do contrato.

h) A indenização ficará sujeita aos juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calculados pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA/IBGE, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito. Se não for efetuado o pagamento da indenização, pela seguradora, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, da entrega de todas as informações e documentos exigidos, desde que aptos a determinar a cobertura e seu valor nos termos do contrato.

i) Havendo mora do Segurado no pagamento do prêmio por risco decorrido assumido pela seguradora, o débito ficará sujeito a juros moratórios de 1% (um por cento) ao mês, calcula-dos pro rata dia, além da atualização monetária segundo a variação do IPCA/IBGE, tudo até o efetivo pagamento, bem como à pena convencional de 2% (dois por cento) sobre o valor do débito, que poderá ser exigido por via executiva nos termos da lei.

19. Sub-rogação

a) A Seguradora, pelo pagamento da indenização, cujo recibo valerá como instrumento de cessão, ficará sub-rogada em todos os direitos e ações do Segurado contra aqueles que por atos, fatos ou omissões, tenham causado os prejuízos indenizados ou que para eles concorri-do, podendo exigir do seguraconcorri-do, em qualquer tempo, os documentos hábeis para o exercício desses direitos.

b) Conforme definido nos parágrafos 1º e 2º do artigo 786 do Código Civil Brasileiro:

“§1o Salvo dolo, a sub-rogação não tem lugar se o dano foi causado pelo cônjuge do segurado, seus descendentes ou ascendentes, consanguíneos ou afins.

§ 2o É ineficaz qualquer ato do segurado que diminua ou extinga, em prejuízo do segurador, os direitos a que se refere este artigo.”

20. Cessão de Direitos

O segurado não poderá ceder seus direitos a terceiros a menos que o faça expressamente por meio de endosso.

(21)

21.1. Passo a Passo em caso de Sinistro

a) Em caso de sinistro envolvendo coberturas contratadas por este seguro, tão logo tome co-nhecimento, comunique-se com a SulAmérica Seguros, preferencialmente por telefone atra-érica Seguros, preferencialmente por telefone atra-rica Seguros, preferencialmente por telefone atra-vés da Central de Atendimento, nos telefones 4004 4102 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 727 4102(demais regiões), informando a data, horário, local do acidente, bens atingidos, a causa provável do acidente e o valor estimado dos prejuízos.

a.1) A solicitação dos serviços de Assistência 24 Horas também devem ser feitas através da Central de Atendimento, informando-se o número do seu cartão da Assistência 24 Horas ou o número da sua apólice de seguro.

b) O Segurado não poderá iniciar reparos dos danos sem prévia autorização da Seguradora, salvo para atender interesse público ou evitar a Agravação dos prejuízos;

c) O segurado disponibilizará à SulAmérica Seguros todos os documentos pertinentes ao si-nistro (descritos na cláusula 21.2 - Documentos necessários em caso de sisi-nistro), bem como registros, controles, escrita contábil e outras informações adicionais, assim como facilitará o acesso da Seguradora às inspeções e verificações necessárias à análise do sinistro e pagamen-to da indenização ou a outro fapagamen-to relacionado com este seguro;

d) Para a apuração dos prejuízos indenizáveis a Seguradora se valerá dos vestígios físicos, da contabilidade, dos controles da empresa, de informações tributárias junto aos órgãos oficiais, de informações e inquéritos policiais, de informações de compradores, fornecedores e clien-tes ou qualquer outro meio razoável para sua conclusão;

e) A Seguradora poderá exigir atestados ou certidões de autoridades competentes, bem como o resultado de inquéritos, sem prejuízo do pagamento da indenização no prazo devido, em virtude do fato que produziu o sinistro ou ainda cópia da certidão de abertura de inquérito porventura instaurado.

f) Em toda e qualquer indenização devida, obedecidas todas as disposições do seguro, serão deduzidos a franquia (participação financeira determinada em apólice do segurado nos pre-juízo), se aplicável, e o valor de eventuais salvados que permanecerem em poder do Segurado. g) A Seguradora poderá, mediante acordo entre as partes, indenizar o Segurado em dinheiro, reparo ou por meio da reposição dos bens danificados ou destruídos, o que igualmente im-plicará o pleno cumprimento de suas obrigações estabelecidas neste seguro. Em qualquer hipótese retornando-os ao estado em que se achavam imediatamente antes do sinistro, até os limites estabelecidos para as respectivas coberturas. Para tanto, o Segurado fica obrigado a fornecer plantas, desenhos, especificações ou outras informações e esclarecimentos neces-sários.

h) Quando o sinistro atingir bens gravados com qualquer ônus, a Seguradora pagará a inde-nização diretamente ao Segurado somente nos casos em que este apresentar a competente autorização do credor da garantia ou comprovar já ter obtido dele a liberação do ônus; i) Ocorrendo sinistro que determine o pagamento de indenização no valor do Limite Máximo de Indenização da cobertura contratada para o bem garantido e estando o mesmo gravado

(22)

com qualquer ônus, fica pactuado que a respectiva indenização será paga pela Seguradora ao credor da garantia, competindo ao Segurado pagar ao credor a diferença de saldo devedor que exceder o valor indenizado pela Seguradora;

j) Todas as despesas efetuadas com a comprovação do sinistro e documentos de habilitação correrão por conta do Segurado, salvo as diretamente realizadas pela Seguradora;

k) Os atos ou providências que a Seguradora praticar, após o sinistro, não importam, por si, no reconhecimento da obrigação de pagar a indenização reclamada;

l) A indenização devida será paga no prazo de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data em que o Segurado tiver cumprido todas as obrigações previstas nas alíneas c e d desta Cláu-sula;

m) O prazo de 30 (trinta) dias previsto acima será suspenso, quando a Seguradora verificar que a documentação é insuficiente para a análise do sinistro, podendo em caso de dúvida fundada e justificável solicitar ao Segurado a apresentação de novas informações e docu-mentos complementares. A contagem do prazo remanescente reiniciará azero hora do dia seguinte à entrega dos documentos complementares na Seguradora;

n) Vencido o prazo de 30 (trinta) dias para o pagamento da indenização devida ao Segurado conforme alíneas “l” e “m”, a indenização será atualizada monetariamente, conforme dis-posto nas alíneas “d” e “e” da Cláusula 19ª - Atualização de Valores Contratados e Encargos Moratórios.

21.2 Documentos necessários em caso de sinistro I – Para Riscos Patrimoniais

Em seguida à comunicação mencionada na alínea “a” da Cláusula 22.1 - Passo a Passo em caso de Sinistro, deverá ser disponibilizada cópia da documentação a seguir:

Para todas as coberturas, exceto Assistência 24 Horas.

1 - Comunicação escrita (Carta Aviso de Sinistro) contendo data, hora, local, descrição detalha-da detalha-da ocorrência e causas prováveis do sinistro, bens sinistrados e estimativa dos prejuízos; 2 - Relação detalhada dos bens sinistrados e comprovação da preexistência dos mesmos (notas fiscais, demonstrativos contábeis) ou comprovação de propriedade no caso de bens de terceiros; 4 - Relação de todos os seguros que existam sobre os mesmos bens ou responsabilidades se-guradas ou caso contrário, declaração de inexistência de outros seguros, e;

5 - Cópia dos documentos que comprovem os dados cadastrais do Segurado, beneficiários ou terceiros envolvidos, se for o caso.

Para as coberturas descritas no Quadro adiante, identifique pelo número e ordem quais os documentos necessitam ser copiados e disponibilizados:

1. Boletim de Ocorrência Policial;

(23)

3. Laudo Técnico dos Equipamentos; 4. Laudo Pericial;

5. Inquérito Policial;

6. Três orçamentos para reposição/reconstrução; 7. RGI – Registro Geral do Imóvel;

8. Comprovante de vínculo empregatício; 9. Boletim meteorológico;

10. Certidão de óbito;

11. Cópia da carteira de trabalho;

12. Comprovante de despesa hospitalar/funerária;

13. Cópia condenação judicial/acordo judicial, se for o caso; 14. Cópia da ata de convenção do condomínio;

15. Declaração do segurado assumindo a responsabilidade pelos danos, se for o caso.

A SulAmérica Seguros poderá, em caso de dúvida fundamentada e justificável, solicitar ou-tros documentos ou esclarecimentos que julgar necessários.

Cobertura

Documentação

Básica Simples e Ampla 1, 2, 4, 5, 6, 7 Anúncios Luminosos 3, 6, 7 Assistência Funeral 8, 10, 11, 12 Danos Elétricos 3, 6 Danos Morais 13 Sprinklers 6 Desmoronamento 2, 6, 7 Impacto de Veículos Terrestres 6

Incêndio para Conteúdo dos Condôminos 1, 2, 4, 5, 6, 7 Portões Automáticos 6, 13, 15 Quebra de Vidros, Mármores e Granitos 6

Responsabilidade Civil de Condomínios 1, 6, 13, 14, 15 Responsabilidade Civil do Síndico 1, 6, 13, 15 Garagista - Colisão, Incêndio e Roubo 1, 6, 13 Garagista - Incêndio e Roubo 1, 6, 13 Roubo ou Furto para Conteúdo do Condomínio 1, 6 Roubo ou Furto para Conteúdo dos Condôminos 1, 6 Tumultos, Greves e Lock-Outs 1, 6, 7 Vento Forte 6, 7, 9

(24)

Ruptura de Tubulações 2,6 Equipamentos 3,6 Roubo de valores no interior do estabelecimento 1,6 Roubo de valores em mãos de portadores 1,6 21.3 Cálculo da Indenização

No caso de danos materiais

a.1) O cálculo da indenização para danos materiais terá como base o Valor Atual de cada bem. O Valor Atual é o Valor de Novo deduzido da parcela relativa à depreciação pela idade, uso, estado de conservação e obsolescência.

a.2) Se o Segurado repor o bem sinistrado em até 180 (cento e oitenta) dias, contados a partir do recebimento da indenização calculada pelo Valor Atual, terá direito a receber indenização complementar equivalente no Valor de Novo, desde que esta diferença não seja superior ao Valor Atual. Se a diferença do Valor de Novo para o Valor Atual for superior a 50%(cinquenta por cento), a indenização complementar fica limitada ao Valor Atual. .

a.3) A indenização complementar não será devida em relação às edificações de imóvel de-sapropriado, cujo processo não tenha sido consolidado, ou cuja reconstrução seja ve-dada pelas leis ou posturas aplicáveis.

No caso de despesas fixas

a.1) O Segurado deverá apresentar os registros referentes as despesas fixas do condomínio, incluindo pagamento de funcionários, dos três últimos meses anteriores ao da ocor-rência do sinistro. Desta forma, a SulAmérica poderá avaliar os documentos e contas a pagar apresentadas para realizar a indenização, respeitando-se os limites da cobertu-ra.

a.2) As despesas efetuadas com a finalidade de reduzir os prejuízos ou salvaguardar os bens sinistrados também serão indenizadas, respeitando-se o Limite Máximo de Ga-rantia.

a.3) A indenização paga será deduzida do Limite Máximo de Garantia da respectiva cober-tura. O saldo remanescente será considerado o novo Limite Máximo de Garantia, que vigorará, com a mesma cobertura, até o prazo final de vigência.

a.4) Em nenhuma hipótese caberá indenização pelo valor superior ao do Limite Máximo de Garantia de cada cobertura contratada.

(25)

21.4 Salvados

a) Ocorrido um sinistro que atinja bens garantidos pela Apólice, o Segurado não poderá fazer o abandono dos salvados e deverá tomar desde logo todas as providências cabíveis no sentido de protegê-los e de minorar os prejuízos.

b) A Seguradora poderá de comum acordo com o Segurado, providenciar o melhor aprovei-tamento dos salvados, ficando, no entanto, entendido e - acordado que, quaisquer medidas tomadas pela Seguradora não implicarão no seu reconhecimento e na sua obrigação de in-ção de in- de in-denizar os danos ocorridos no evento.

22. Forma de Contratação

As Coberturas Básicas e adicionais são contratadas na forma a 1º Risco Absoluto. Não será aplicada a Cláusula de Rateio, independente da relação entre o Limite Máximo de Garantia e o valor real dos bens garantidos.

23. Franquias

a) Para a coberturas Básica Simples e Básica Ampla as franquias previstas no SulAmérica Con-domínio encontram-se relacionadas no frontispício da apólice e serão deduzidas dos prejuí-zos indenizáveis em cada sinistro. Para a Cobertura Básica Simples a franquia será limitada a 10% da importância segurada (exclusivamente para o evento Queda de Raio). Para a cobertu-ra Básica Ampla a fcobertu-ranquia será limitada a 10% da importância segucobertu-rada.

b) Caso os prejuízos apurados em um único sinistro atinjam ou ultrapassem o Limite Máximo de Garantia contratado para a cobertura, não haverá aplicação de franquia.

24. Redução e Reintegração de Cobertura

a) No caso da ocorrência de sinistro durante a vigência desta apólice, todo e qualquer valor pago a título de indenização pela Seguradora será deduzido do Limite Máximo de Garantia da respectiva cobertura a partir da data da ocorrência do sinistro, não tendo o Segurado o direito à restituição do prêmio correspondente à redução. Assim, após cada pagamento de indenização, o limite máximo da cobertura ficará reduzido.

b) Após a recuperação e/ou reposição dos bens segurados afetados por um sinistro, o Segurado poderá elevar o Limite Máximo de Garantia/Capital Segurado da(s) respectiva(s) cobertura(s), desde que haja expressa solicitação do Segurado e concordância formal da Seguradora no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data do recebimento do pedido pela mesma. A ausência de manifestação da SulAmérica Seguros neste prazo implicará sua aceitação tácita.

b.1) Em caso de aceitação, o Segurado deverá pagar o valor do seguro proporcional ao valor da diferença reintegrada e ao tempo restante da vigência do seguro.

(26)

a) As Coberturas deste Seguro têm validade no território nacional, exceto a cobertura Assis-tência Funeral, que tem validade também no exterior.

b) Os eventuais encargos de tradução referentes ao reembolso de despesas efetuadas no ex-terior ficarão totalmente a cargo da SulAmérica Seguros.

26. Foro

a) O foro competente para nele dirimirem litígios, por motivo existente direta ou indireta-mente no contrato, será o do domicílio do Segurado.

b) Na hipótese de inexistência de relação de hipossuficiência entre as partes, será válida a eleição de foro diferente do domicílio do Segurado.

27. Prescrição

Os prazos prescricionais e suas respectivas interrupções são aqueles estipulados em lei.

28. Disposições Finais

a) O Seguro é comercializado pela SulAmérica Companhia Nacional de Seguros, CNPJ 33.041.062/0001-09.

b) Esse seguro está registrado na SUSEP pelo número 15414.002078/2008-30.

c) O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou reco-mendação à sua comercialização.

d) O Segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www. susep.gov.br.

e) A seguradora poderá relacionar em um banco de dados todas as informações referentes aos dados existentes na proposta de seguros, como também poderá fazer um registro dos históricos de sinistros ocorridos durante a vigência do contrato, tais informações poderá ser-vir como parâmetro para análise da renovação e no momento do pagamento de indeniza-ções.

29. Glossário

Aceitação do Risco: ato de aprovação pela Seguradora de proposta de seguro efetuada pelo

Proponente para cobertura de seguro de determinado(s) risco(s), após analise do risco.

Agravação do Risco: circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da

ocor-rência do risco assumido pela Seguradora, independente ou não da vontade do Segurado.

(27)

con-tratadas e direitos e obrigações do Segurado e da Seguradora.

Ato Doloso: ato intencional praticado no intuito de prejudicar a outrem.

Ato Ilícito: toda ação ou omissão voluntária, negligência, imperícia ou imprudência que viole

direito alheio ou cause prejuízo a outrem.

Aviso de Sinistro: comunicação da ocorrência de um sinistro que o Segurado é obrigado a

fazer à Seguradora, assim que dele tenha conhecimento.

Beneficiário: pessoa física ou jurídica à qual é devida a indenização em caso de sinistro.

Boa-fé: no contrato de seguro, é o procedimento absolutamente honesto que têm o segurado

e a seguradora, agindo ambos com total transparência, isentos de vícios, e convictos de que agem em conformidade com a lei.

Cancelamento: dissolução antecipada do contrato de seguro.

Cobertura: garantia de compensação ao Segurado pelos prejuízos decorrentes da efetivação

do sinistro previsto no contrato de seguro.

Condições Contratuais: representam as Condições Gerais, Condições Especiais e Condições ou

Cláusulas Particulares de um mesmo seguro.

Corretor de Seguro: profissional habilitado pela SUSEP e autorizado a angariar e promover

contratos de seguros.

Emolumentos: conjunto de despesas adicionais que a Seguradora cobra do Segurado,

corres-pondente às parcelas de impostos e outros encargos a que está sujeito o seguro.

Endosso (ou aditivo): documento através do qual a Seguradora e o Segurado acordam a

alte-ração do contrato de seguro.

Especificação da Apólice: documento que faz parte integrante da apólice, no qual estão

par-ticularizadas as características do seguro contratado.

Evento: toda e qualquer ocorrência ou acontecimento decorrente de uma mesma causa

pas-sível de ser garantido por uma apólice de seguro.

Furto qualificado: subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, mediante destruição

ou rompimento de obstáculo à subtração dos bens segurados, desde que deixado vestígios materiais inequívocos, ou tenha sido constatada por inquérito policial.

Furto simples: subtrair para si ou para outrem, coisa alheia móvel.

Greve: ajuntamento de mais de três pessoas da mesma categoria ocupacional que se

recu-sam a trabalhar ou a comparecer onde as chama o dever.

Força Maior: acontecimento inevitável e irresistível, ou seja, evento que poderia ser previsto,

porém não controlado ou evitado.

Franquia/Participação do Segurado nos Prejuízos: valor ou percentual definido na apólice

referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis decorrentes de sinistros cobertos.

(28)

hipóte-se alguma, o Limite Máximo de Indenização da Cobertura contratada e o Limite Máximo de Garantia da apólice..

Inspeção de Riscos (Vistoria): inspeção feita por peritos para verificação das condições do

ob-jeto do seguro.

Liquidação de Sinistro: processo para pagamento de indenizações ao Segurado, com base no

Relatório de Regulação de Sinistros.

Lock-out: cessação da atividade por ato ou fato do empregador.

Objeto do Seguro: designação genérica de qualquer interesse segurado, sejam coisas,

pesso-as, bens, responsabilidades, obrigações, direitos ou garantias.

Prejuízo: qualquer dano ou perda sofrida pelos bens ou interesses segurados.

Prêmio: preço do seguro, ou seja é a importância paga pelo Segurado à Seguradora em

decor-rência da contratação do seguro.

Prescrição: é o prazo que o segurado tem para acionar na justiça a seguradora e viceversa. Na

hipótese de o prejudicado não se manifestar durante o prazo prescricional, ocorre a prescri-ção.

Proponente: pessoa física ou jurídica que se dispõe a contratar o seguro junto a Seguradora.

Proposta de Seguro: instrumento que formaliza o interesse do Proponente em contratar o

seguro.

Regulação de Sinistro: conjunto de procedimentos realizados na ocorrência de um sinistro

para apuração de suas causas, circunstâncias e valores envolvidos, com vistas à caracteriza-ção do risco ocorrido e seu enquadramento no seguro.

Risco: evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e

contra o qual é feito o seguro.

Risco Relativo: Termo utilizado para definir a forma de contratação de cobertura indicada

quando houver a probabilidade de qualquer bem do Segurado, num determinado local, ser atingido por um evento sem que o dano seja total. O Segurado estabelece um Limite Máxi-mo de Indenização (LMI) baseado no valor do dano máxiMáxi-mo provável, independentemente do valor em risco declarado (VRD), pagando um prêmio agravado sempre que a relação LMI/ VRD for inferior a 1 (um). Na hipótese de ocorrência do sinistro garantido por esta cobertura, a Seguradora apurará o valor real dos bens (VRA) no momento e local do sinistro e, caso o VRD seja inferior a 80%, o Segurado participará dos prejuízos proporcionalmente.

Risco Total: Termo para definir a forma de contratação de cobertura em que o Segurado no

momento de sua contratação estabelece o Limite Máximo de Indenização (LMI) correspon-dente ao valor real (atual) dos bens garantidos pela mesma. Na hipótese de ocorrência de sinistro garantido por esta cobertura, a Seguradora apurará o valor real dos bens (VRA) no momento e local do sinistro e, caso o LMI do seguro da cobertura seja inferior ao VRA, o Segu-rado participará dos prejuízos proporcionalmente.

Roubo: subtração, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, mediante grave ameaça ou

(29)

impos-sibilidade de resistência, quer pela ação física, quer pela aplicação de narcóticos ou assalto à mão armada.

Salvados: bens que se conseguem resgatar de um sinistro e que ainda possuem valor comercial.

Segurado: pessoa física ou jurídica que, tendo interesse segurável, contrata o seguro em seu

benefício ou de terceiros.

Seguradora: Sociedade que, mediante recebimento do prêmio, assume os riscos e garante o

pagamento da indenização em caso de ocorrência de sinistro coberto.

Seguro: contrato pelo qual uma das partes (a Seguradora) se obriga, mediante recebimento

de prêmio, a indenizar outra (o Segurado ou o Beneficiário por este indicado) por eventuais prejuízos consequentes da ocorrência de determinados eventos, desde que amparados pelas condições contratuais.

Sinistro: ocorrência de acontecimento previsto no contrato de seguro e que cause prejuízos

ao Segurado.

Sub-rogação: direito que a lei confere ao Segurador, que pagou a indenização ao Beneficiário,

de assumir seus direitos contra terceiros, responsáveis pelos prejuízos.

Tumulto: ação de pessoas, com características de aglomeração, que perturbe a ordem pública

através da prática de atos predatórios, para cuja repressão não haja necessidade de interven-ção das Forças Armadas.

Valor em Risco: valor integral do bem ou interesse segurado.

Vigência: período de tempo fixado para validade do seguro ou cobertura.

Vistoria de Sinistro: inspeção efetuada por peritos, após o sinistro, de modo a verificar e

esta-belecer os danos ou prejuízos sofridos pelo objeto do seguro.

II. COBERTURAS BÁSICAS

Básica Simples

Garante a indenização por danos causados ao imóvel e conteúdo do Condomínio decorrente de: a) Incêndio, definido como a combustão súbita, descontrolada e violenta, acompanhada de chamas e desprendimento de calor que se propaga, ou se desenvolve com intensidade, des-truindo e causando prejuízos (danos), a capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer outro local em que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual;

b) Queda de Raio, caracterizado pela descarga atmosférica ocorrida na área do terreno do imóvel segurado, comprovada por vestígios inequívocos que caracterizem o local do impacto; c) Explosão de qualquer natureza, onde quer que tenha ocorrido.;

d) Queda de Aeronave ou quais outros engenhos aéreos ou espaciais, assim como quaisquer outros objetos que sejam parte integrante dos mesmos ou por eles conduzidos;

Referências

Documentos relacionados

Está coberto por esta garantia o reembolso da indenização pelo qual o Segurado vier a ser responsável civilmente, até o valor do Limite Máximo de Responsabilidade contratado,

Está coberto por esta garantia o reembolso da indenização pelo qual o Segurado vier a ser responsável civilmente, até o valor do Limite Máximo de Responsabilidade contratado,

Assistência  de  enfermagem  ao  adulto.  Conceito,  causas,  sinais  e  sintomas,  tratamento  e  assistência  de  enfermagem  das  patologias  dos 

• Caso a piscina não seja montada em local plano, nivelado, terreno compacto e/ou em desacordo com as instruções de montagem pode resultar no desabamento da piscina e na

Este aquífero recebe uma recarga natural, a partir das águas das chuvas, de tal forma que uma exploração racional possibilita abastecer continuamente uma população de 20

Os vínculos entre textos levariam a crer que a chave para elucidar este livro estaria na compreensão do modo pelo qual os textos veterotestamentá- rios foram tomados no último livro

Os textos literários do Novo Testamento retem a influência da antiga tradi- ção retórica judaica. Neles, a aparição de Jesus Cristo cumpriu a promessa divina de salvação, e as

A interpretação messiânica dada ao texto de Is 52,13-53,12 pela versão targúmica não apresenta quaisquer dúvidas, tal é a forma como isso é explicitado logo no início