• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE KINESIO TAPING E MOBILIZAÇÃO ARTICULAR DE MAITLAND E SUA EFICÁCIA NO ALÍVIO DA DOR LOMBAR AGUDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE KINESIO TAPING E MOBILIZAÇÃO ARTICULAR DE MAITLAND E SUA EFICÁCIA NO ALÍVIO DA DOR LOMBAR AGUDA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS TÉCNICAS DE KINESIO TAPING E MOBILIZAÇÃO ARTICULAR DE MAITLAND E SUA EFICÁCIA NO ALÍVIO DA DOR LOMBAR AGUDA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FISIOTERAPIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): JUSSARA SOUZA DE ARAUJO, ERICA CRISTINA FUZARO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CÁRMINO SÉRGIO GASPARINI ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

Introdução: Há estudos que mostram uma grande porcentagem de dor lombar na

população adulta com ressalto maior no sexo feminino, na maioria das vezes de causa desconhecida, estando relacionado com a má postura, alimentação entre outros. Técnicas de tratamento como Kinesio Taping que tem como objetivo a correção da função muscular e posicionamento articular, como também, causar estímulo cutâneo facilitando ou limitando o movimento e redução de edema e da dor. A técnica de mobilização articular de Mailtand auxilia no controle da redução da dor através do toque na pele, que pode ser um poderoso meio de modulação da dor, e a velocidade dos estímulos proprioceptivos pode facilitar a inibição de estímulos dolorosos no sistema nervoso central. Objetivo: Comparar a efetividade das técnicas

fisioterapêuticas Kinesio Taping e mobilização articular de Maitland no alivio da dor lombar aguda não especifica. Metodologia: Este estudo foi composto por 30

indivíduos, com diagnostico de dor lombar aguda divididos em 3 grupos aleatoriamente (mobilização articular de Maitland, Kinesio Taping, e o grupo controle que não recebeu nenhuma interversão fisioterapêutica), realizado em 5 sessões durante 3 semanas. Resultados: observou-se na escala visual numérica de dor, o grupo que recebeu a técnica de Maitland mostrou melhora de 51,6% ao final das sessões, enquanto as que receberam Kinesio Taping, relataram melhora de apenas 10,7% e o grupo controlo não sofreu alteração. Em relação ao Questionário de Oswestrey, que avalia a incapacidade funcional provocada pela dor lombar, o grupo que recebeu o tratamento de Maitland mostrou melhora na dor em 8,6%, corroborando com os resultados da escala visual numérica de dor. Conclusão: A técnica

fisioterapêutica mobilização articular de Maitland teve uma maior eficácia no alivio da dor lombar aguda comparada com a técnica de Kinesio Taping na amostra colida.

(3)

Introdução

Há estudos que mostram uma grande porcentagem de dor lombar na população adulta com ressalto maior no sexo feminino, na maioria das vezes de causa desconhecida, estando relacionado com a má postura, alimentação entre outros (EVERTON A. et al., 2015). Existem relatos que cerca de 70 a 85% da população no mundo sentirá dor na região lombar em algum momento na vida (ISABELA et al., 2008).

Diante disso vem sendo aplicado um novo método de tratamento no Brasil que pode ajudar na melhora desses indivíduos, a técnica é conhecida como Kinesio Taping, desenvolvida no Japão a 25 anos atrás pelo Dr. Kenzo Kase, tem como objetivo estimular a pele, por meio da estimulação somatossensorial podendo levar ao alivio da dor, correção do posicionamento articular por amenizar espasmos musculares, dentre outros benefícios (DÉRRICK. et al., 2014).

Uma outra técnica baste usada na área da fisioterapia é mobilização articular de Maitland, para sua realização são aplicadas manobras com cargas oscilatórias com diferentes graus de movimento. Os graus I e II corresponde a um movimento oscilatório com o ritmo lento, sem resistência oferecida pelos tecidos e são mais indicados em casos de processos dolorosos agudos. A técnica utilizada na mobilização é a pressão póstero-anterior central (PAC), é realizada com o paciente deitado em decúbito ventral, o terapeuta através do osso pisiforme aplica uma carga oscilatória no processo espinhoso da vertebra (JHENIFER K. et al., 2014).

São usados alguns meios para avaliar a lombalgia do paciente como o Questionário Oswestry Desabiliti Index (ODI) que serve para medir a incapacidade funcional provocada pela dor lombar permitindo assim uma avaliação indireta da qualidade de vida desses indivíduos, para cada pergunta são distribuídos pondo de 1 a 5 sendo um o melhor resultado e cinco piores resultados (MOHAMMAD et al.,2015), é um instrumento confiável e válido, foi traduzido para língua portuguesa, cada vez mais está sendo utilizado no meio científico (DAMASCENO et al., 2012). Temos também a Escala Visual Analógica e Numérica que avalia a intensidade da dor, graduando de 0 a 10 sendo (0 - sem dor) e dez (10 - dor intensa) (ASHRAF et al., 2015).

(4)

Objetivo

O objetivo deste estudo consistiu em comparar a eficácia da técnica de tratamento fisioterapêutico mobilização articular de Maitland e Kinesio Taping no alívio da dor lombar aguda não especifica em mulheres que frequentam uma Unidade de Urgência em Fisioterapia (UUF).

Metodologia

O presente estudo consiste em uma pesquisa de campo aleatório, realizado na Unidade de Urgência em Fisioterapia, em São José do Rio Preto. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) sob o número 01/2011, todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Foram selecionados 30 pacientes do sexo feminino com idade entre 18 a 60 anos, que apresentem dor lombar aguda não especifica com duração de três semanas. Critérios de exclusão: Graves patologias da coluna vertebral (fraturas não consolidadas, tumores, Compressão da medula espinal, osteoporose e gravidez), contra indicações para o uso de Kinesio Taping (alergia ou intolerância).

Desenvolvimento

A característica da amostra de todos os grupos pode se observa na tabela 1 (idade, altura e peso).

Tabela 01 – Caracterização da Amostra, Idade, Altura e Peso.

Média DP Média DP Média DP 44,1 12,42 1,62 0,05 62 5,73

Média DP Média DP Média DP 42,7 11,11 1,62 0,05 64,5 5,6

Média DP Média DP Média DP 36 10,58 1,62 0,07 65,5 8,72 Grupo 1

Grupo 2

IDADE ALTURA PESO

IDADE ALTURA PESO

Grupo 3

(5)

Os indivíduos selecionados foramdivididos em 3 grupos aleatoriamente de 10 indivíduos: O grupo (1) foi tratado com mobilização articular de Maitland grau I e II, o grupo (2) com a aplicação de Kinesio Taping e o grupo (3) controle não teve nenhuma interversão fisioterapêutica, ambos os grupos foram avaliados pelo mesmo pesquisador, responderam o questionário Oswestry Index (ODI) , escala visual numérica e realizaram testes específicos de lasegue e Dedos ao chão.

O questionário de Oswestry Index (ODI) referentes às limitações que a dor na coluna causa ao indivíduo e testes lasegue e Dedos ao Chão, foram aplicados na primeira e última sessão. A Escala Visual Numérica de dor aplicadas antes e depois de cada sessão.

As técnicas foram aplicadas por 2 fisioterapeutas para o grupo (1 e 2) e uma terceira pessoa para o grupo (3), em um período de 3 semana com total de 5 sessões. No grupo (1) foi aplicado a técnica de mobilização articular de Maitland mobilização pressão póstero-anterior central (PAC) em todos os processos espinhosos da coluna lombar de L1 a L5, três vezes de trinta segundos em cada vertebra lombar, utilizando os graus I e II de acordo com a tolerância da voluntária.

No grupo (2) foi aplicado Kinesio Taping, a voluntaria realizou flexão de tronco para o alongamento da musculatura, foi aplicado o Kinesio Taping em forma de I, com tensão 25% de acordo com os critérios de avaliação maior a Amplitude de Movimento e menor a dor no teste de flexão ativa (Dedos ao Chão), com origem na espinha ilíaca póstero superior acendestes e crânio sacral descendentes, bilateral na coluna lombar. O grupo (3) não recebeu nenhum tipo de tratamento.

Resultado

Observou-se que o grupo (1) em relação a análise da dor utilizando Escala Visual Numérica, o resultado mostrou se positivo, já no grupo 2 houve uma diferença menor entre a dor inicial e final, no grupo (3) os valores não sofreram alteração como mostra o gráfico 1.

Quando analisados as respostas do Questionário de Oswestrey Index (ODI), sobre incapacidade funcional provocada pela dor lombar na vida dos pacientes, verificou-se que o grupo (1) que recebeu o tratamento de Maitland teve uma melhora 8,6% quando comparado as respostas de antes do tratamento, já o grupo (2) que

(6)

recebeu o tratamento de Kinesio Taping teve uma melhora de 4,4% e o grupo (3) controle não obteve nenhuma alteração nas respostas, como mostra no gráfico 2.

Gráfico 1: Resultado da escala visual numérica antes e depois do tratamento de Kinesio

Taping e Maitland.

Gráfico 2: Resultado do Questionário de Oswestry Index (ODI) aplicado na primeira e última

(7)

Discussão

Ao comparar o nível de dor antes e depois da intervenção, entre os grupos, nota-se que os sujeitos submetidos à técnica mobilização articular de Maitland obtiveram maior alívio da dor quando comparado com os sujeitos que receberam a técnica de kinesio taping. Levando em conta disto, ficou claro que ambas as intervenções trouxeram resultados positivos em relação ao quadro doloroso.

Esses resultados podem ser avaliados a partir de diferentes pontos de vista. Em primeiro lugar, uma vez que ambas as técnicas produziram alívio da dor lombar, os terapeutas podem utilizar mais de uma opção para a solução de um mesmo problema.

No estudo feito por outros pesquisadores mostra que técnica de mobilização Articular de Maitland teve redução da intensidade da dor (JHENIFER et al., 2014). Outro pesquisador também mostrou que o tratamento por Maitland teve resposta mais rápida, obtendo o alívio total do quadro doloroso (CALONEGO et al., 2002).

Em relação a técnica o Kinesio Taping, no estudo realizado por (Adamczyk et al.,2009) concluíram que com o uso da Kinesio Taping foi possível proporcionar uma ação terapêutica mais prolongada, em outro estudo realizado observaram que o grupo que utilizou a Kinesio Taping apresentou melhora da funcionalidade, redução da dor, mas está melhora foi verificada apenas de forma imediata (Sánchez et al.2012).

Segundo Castro et al. o Kinesio Taping incapacidade e a dor foram reduzidas em pessoas com dor lombar crônica não específica, mas estes efeitos podem ser demasiados pequenos para ser clinicamente válido.

O presente estudo evidencia implicações para a prática clínica de acordo com os resultados, onde observou-se que a técnica mobilização articular de Maitland mostrou melhor eficácia se comparado ao Kinesio Taiping na melhora dos desfechos funcionalidade e dor em paciente de dor lombar aguda.

(8)

Considerações finais

Conforme o resultado obtido pelo estudo em relação a dor e a incapacidade apresentou maior índice de melhora para o grupo de tratamento com Mobilização Articular de Maitland, o que sugere maior eficácia no alivio da dor lombar por essa técnica. Ambos os grupos obtiveram melhora no alivio da dor. Porém a necessidade de novos estudos para comparar com os nossos resultados.

Fontes Consultadas

ISABELA C.G. B. ALMEIDA, KATIA NUNES SÁ, MARLENE SILVA, ABRAHÃO BAPTISTA, MARCOS A. MATOS, ÍNES LESSA, Chronic low back pain prevalence

in the population of the city of Salvador. Rev Bras Ortop. 2008;43(3):96-102.

EVERTON A.C. ZANUTO; JAMILE S. CODOGNIO; DIEGO G.D CHRISTÓFARO; LUIZ C.M VANDERLEI; JEFFESON R. CARDOSO; ROMULO A. FERNANDES.

Prevalence of low back pain and associated factors in adults from a middle-size Brazilian city, Ciência & Saúde Coletiva, 20(5):1575-1582, 2015

THIAGO V. LEMES; ANNA C. G. ALBINO; JOÃO P. C. MATHEUS; AURÉLIO M. BARBOSA. The Effect of Kinesio Taping in Forward Bending of the Lumbar

Spine, This article was submitted. Jan. 30, 2014, and was accepted Feb. 27, 2014.

ANGELICAC. ALONSO; LARISSAR. SANTOS; CARINA BARO; SÉRGIOAYAMA, GUANIS DEB. V. JUNIOR. The use of functional bandage effect’s in treatment of

lumbar pain of seamstresses, piloty study. Vol. 7 . Nº. 1. São Paulo. Ano 2015.

JHENIFER KARVAT; JULIANA S. ANTUNES; GLADSON R. F. BERTONI.

Posteroanterior lumbar spine mobilizations in healthy female volunteers. Evaluation of pain to cold and pressure: crossover clinical trial, Rev Dor. São

Paulo, 2014 jan-mar;15(1):21-4.

CARLOS F. TABORDA; GISELE M. MOCHEN; MAGDAY. MISTSURO; ANDERSOM R.FREZ; CRISTIANE D. RIEDI. Isostretching method to treat low back pain. Ponta Grossa – PR – Brasil, v. 06, n. 04, out. /Dez. 2014, p. 206-215.

ERIADINA A. DE LIMA; FEITOSA, CAMILA P. ALVES; GUIMARÃES, REBEKA BOAVENTURA. Avaliação do nível álgico antes e após intervenção Fisioterapia

na Lombalgia aguda (relato de caso). Revista Interfaces: Saúde, Humanas e

(9)

DERRICK P. ARTIOLI, FLOR BERTOLINI, GLADSOM RICARODO. Kinesio taping:

application and results on pain: systematic review. Fisioter Pesq.

2014;21(1):94-99 São Paulo.

MARCO A.N ADDED; LEORNARDO O.P COSTA;T HIAGO YUKIO FUKUDA; DIEGO G. DE FREITAS; EVELYN C. SALOMÃO; RENAN L. MONTEIRO, LUCIOLA DA C.M. COSTA.Efficacy of adding the kinesio taping method to guideline-endorsed

conventional physiotherapy in patients with chronic nonspecific low back pain: a randomised controlled trial. BMC Musculoskelet Disord. 2013; 14: 301.Publicado

on-line 2,013 outubro 24. doi: 10,1186 / 1471-2474-14-301.

SHAJI K.JOHN; AGEEL M. ALENAZI; HAMADA EID SEIF, HAFEZ R.A; ADBLMOHSEN M. ALROUMUM. Comparison between Kinesio Taping and a

Traditional Physical Therapy Program in Treatment of Nonspecific Low Back Pain. J. Phys. Ther. Sci. 26: 1185–1188, 2014 [PubMed].

CASTRO S.; LARA P.; MATARAN P.; FERNANDEZ SANCHEZ M.; SANCHEZ L. N.; ARROYO M.M. Kinesio Taping reduces disability and pain slightly in chronic non-specific low back pain: a randomised trial. Junho 2012 Volume 58, Issue 2,

Pages 89-95.

ADAMCZ A.; KIEBZAK W.; WILK FRANCZK; SLIWINSKI Z. Effectiveness of holistic

physiotherapyfor low back pain. Ortop Traumatol Rehabil.2009;11(6):562-76.

CALONEGO C.A; REBELATTO J. R. comparação entre a aplicação do método

maitland e da terapia convencional no tratamento de lombalgia aguda. Rev. bras. fisioter. Vol. 6, No. 2 (2002), 97-104.

Referências

Documentos relacionados

§ 2 o Revogado o prazo adicional, ficam afastados seus efeitos financeiros, devendo o Estado ou o Distrito Federal restituir à União os valores diferidos por

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de