• Nenhum resultado encontrado

Agente Comunitário de Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agente Comunitário de Saúde"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Agente Comunitário de Saúde

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas), pois

a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém

40 questões objetivas, está completo.

2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (quatro) opções e somente

uma correta.

3 - Confira se seus dados, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, está correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

l 20/01/2014, Disponibilização do

Gabarito Preliminar Oficial.

l 20/01/2014, Disponibilização

Exemplar dos Cadernos de Questões (Modelo de Provas).

l 21/01/2014, Disponibilização da

Imagem do Cartão de Resposta. l 23/01/2014, Disponibilização do Resultado das Provas Objetivas. l 28 e 29/01/2014, ENTREVISTA TÉCNICA. l 30/01/2014, Resultado das Entrevistas Técnicas. l 30/01/2014, Divulgação do Resultado Final. l 30/01/2014, Homologação do Processo Seletivo Público.

CADERNO: 2

INFORMAÇÕES:

l Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h

l Internet: http://concursos.biorio.org.br

(2)

LÍNGUA PORTUGUESA

INTELIGÊNCIA E INVESTIGAÇÃO CONTRA O VANDALISMO

O Globo, 20/10/2013 As multidões que saíram às ruas em junho não tinham uma pauta fechada. Mobilizados a partir de uma luta contra o aumento de tarifas de transporte coletivo, os manifestantes acabaram incorporando às passeatas palavras de ordem que mostravam o descontentamento contra uma série de problemas na educação, na saúde e na infraestrutura em geral. Previsivelmente, cada grupo puxou o tom dos protestos para a sua plataforma. O ronco não foi unânime nas manifestações, mas em torno do movimento houve um consenso: a condenação à violência e ao vandalismo nos protestos.

(....) Ações de inteligência e investigação são fundamentais para traçar antecipadamente estratégias de combate ao vandalismo e neutralizar a ação dos grupos. Também são cruciais para instruir de forma eficiente inquéritos no caso de prisão de desordeiros.

A democracia pressupõe respeito à manifestação do contrário, desde que dentro dos limites legais. Ultrapassada essa fronteira, a reação do Estado precisa ser firme e eficiente, sem contemporização com a violência e a baderna.

QUESTÃO 1

“As multidões que saíram às ruas em junho não tinham uma pauta fechada. Mobilizados a partir de uma luta contra o aumento de tarifas de transporte coletivo, os manifestantes acabaram incorporando às passeatas palavras de ordem que mostravam o descontentamento contra uma série de problemas na educação, na saúde e na infraestrutura em geral”.

Sobre os elementos componentes desse segmento do texto, a única afirmação ERRADA é:

(A) “saíram” está no plural porque concorda com “multidões”. (B) o adjetivo “fechada” concorda com o substantivo “pauta”. (C) o adjetivo “mobilizados” concorda com “manifestantes”. (D) o verbo “acabaram incorporando” concorda com “palavras”. (E) “na educação” se prende ao substantivo “problemas”.

QUESTÃO 2

“Ultrapassada essa fronteira, a reação do Estado precisa ser firme e eficiente, sem contemporização com a violência e a baderna”. Nesse segmento do texto, o trecho sublinhado indica:

(A) uma ordem (B) uma crítica (C) uma informação (D) uma opinião (E) um pedido

QUESTÃO 3

“Ultrapassada essa fronteira, a reação do Estado precisa ser firme e eficiente, sem contemporização com a violência e a baderna”. A “fronteira” referida no trecho se refere ao limite da: (A) violência (B) legalidade (C) segurança (D) liberdade (E) baderna

QUESTÃO 4

O título do texto funciona como:

(A) uma crítica à falta de inteligência dos vândalos.

(B) um conselho para que os vândalos sejam mais equilibrados. (C) uma indicação das estratégias a serem usadas em caso de

vandalismo.

(D) uma comprovação da violência dos policiais.

(E) um alerta contra falta de inteligência das forças policiais.

QUESTÃO 5

No título do texto aparecem dois conectivos: E e CONTRA; esses conectivos indicam, respectivamente:

(A) adição / oposição (B) oposição / companhia (C) companhia / concessão (D) concessão / adversidade (E) adversidade / adição

QUESTÃO 6

“As multidões que saíram às ruas em junho não tinham uma pauta fechada”; com essa frase, o enunciador do texto quer dizer que as multidões citadas não mostraram:

(A) preconceitos contra excluídos. (B) partidarismo político.

(C) espírito destruidor.

(D) reivindicações predeterminadas. (E) ideologia radical.

QUESTÃO 7

“As multidões que saíram às ruas em junho”(1), “os manifestantes acabaram incorporando às passeatas palavras de ordem”(2),“a condenação à violência”(3) e “A democracia pressupõe respeito à manifestação do contrário”(4). Nessas quatro ocorrências há a presença do acento grave indicativo da crase; os casos em que a razão desse emprego é rigorosamente a mesma são: (A) 1 e 3, apenas (B) 2 e 4, apenas (C) 3 e 4, apenas (D) 2 e 3, apenas (E) 1, 2, 3 e 4

(3)

QUESTÃO 8

“Previsivelmente, cada grupo puxou o tom dos protestos para a sua plataforma”. O termo sublinhado equivale semanticamente a:

(A) Segundo a opinião dos observadores (B) Como era de se esperar

(C) De forma conveniente (D) Conforme todos desejavam

(E) À medida que algumas pessoas previam

QUESTÃO 9

“A democracia pressupõe respeito à manifestação do contrário, desde que dentro dos limites legais”; nesse período, a segunda oração (sublinhada), em relação à oração anterior, traz a ideia de: (A) consequência (B) causa (C) condição (D) comparação (E) finalidade

QUESTÃO 10

Segundo o texto, apesar das diferenças, houve uma opinião geral entre os manifestantes, que foi a de que:

(A) a participação política seria afastada. (B) a violência da polícia deveria ser condenada. (C) todos os partidos políticos seriam bem aceitos. (D) todos os manifestantes deveriam ter o rosto descoberto. (E) o vandalismo e a violência não deveriam ocorrer.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

QUESTÃO 11

No âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde, as atribuições do Gestor Municipal incluem as seguintes, EXCETO uma, que está ERRADA. Assinale-a:

(A) implementar as diretrizes da Política de Promoção da Saúde em consonância com as diretrizes definidas no âmbito nacional e sem valorizar as realidades locais; (B) divulgar a Política Nacional de Promoção da Saúde; (C) pactuar e alocar recursos orçamentários e financeiros

para a implementação da Política de Promoção da Saúde; (D) adotar o processo de avaliação como parte do planejamento

e implementação das iniciativas de Promoção da Saúde, garantindo tecnologias adequadas;

(E) implantar estruturas adequadas para monitoramento e avaliação das iniciativas de promoção da saúde.

QUESTÃO 12

Avalie se as seguintes ações específicas de prevenção e controle do tabagismo estão corretas, de acordo com a Política nacional de Promoção da Ssaúde:

I - Sistematizar ações educativas e mobilizar ações legislativas e econômicas, de forma a criar um contexto que reduza a aceitação social do tabagismo, reduza os estímulos para que os jovens comecem a fumar e os que dificultam os fumantes a deixarem de fumar e proteja a população dos riscos da exposição à poluição tabagística ambiental, dentre outras. II - Realizar ações educativas de sensibilização da população

(tais como Dia Mundial sem Tabaco e Dia Nacional de Combate ao Fumo)para a promoção de “comunidades livres de tabaco”, divulgando ações relacionadas ao tabagismo e seus diferentes aspectos.

III - Fazer articulações com a mídia para divulgação de ações e de fatos que contribuam para o controle do tabagismo em todo o território nacional.

IV - Investir na promoção de ambientes de trabalho livres de tabaco, por meio de ações educativas, normativas e organizacionais que visem estimular mudanças na cultura organizacional que levem à redução do tabagismo entre trabalhadores.

Estão corretas as ações: (A) I e IV, apenas; (B) II e III, apenas; (C) I, II e III, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 13

Avalie se as atribuições do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família incluem:

I - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade.

II - Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.

III - Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe. IV - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os

cadastros atualizados, orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis e desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas. Estão corretas as atribuições:

(A) I, III e IV, apenas; (B) II e III, apenas; (C) I e II, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

(4)

QUESTÃO 14

Em relação às ações e serviços públicos de saúde, avalie as afirmativas a seguir:

I - Integram uma rede centralizada e não-hierarquizada. II - Constituem um sistema único, organizado de acordo com

as seguintes diretrizes: descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; participação da comunidade. III - O sistema único de saúde será financiado com recursos do

orçamento da seguridade social, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes. Está correto o que se afirma em:

(A) I, apenas; (B) I e III, apenas; (C) II, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III.

QUESTÃO 15

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) devem obedecer, dentre outros, aos seguintes princípios, EXCETO um, que está ERRADO. Assinale-o.

(A) universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

(B) integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

(C) centralização político-administrativa, com ênfase na desregionalização da rede de serviços;

(D) igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

(E) conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população.

QUESTÃO 16

Avalie se a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:

I - No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.

II - No âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

III - No âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.

Está correto o que se afirma em: (A) I, apenas; (B) III, apenas; (C) I e II, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III.

QUESTÃO 17

Compete à direção municipal do Sistema Único da Saúde (SUS): (A) formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição; (B) participar na formulação e na implementação das políticas

de controle das agressões ao meio ambiente, de saneamento básico e relativas às condições e aos ambientes de trabalho; (C) definir e coordenar os sistemas de redes integradas de

assistência de alta complexidade, de rede de laboratórios de saúde pública, de vigilância epidemiológica e de vigilância sanitária;

(D) planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde; (E) estabelecer critérios, parâmetros e métodos para o

controle da qualidade sanitária de produtos, substâncias e serviços de consumo e uso humano.

QUESTÃO 18

O objetivo geral da Política Nacional de Promoção da Saúde é “Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.”

(Política Nacional de Promoção da Saúde, pg 13).

Nesse sentido, os objetivos específicos incluem os a seguir listados, EXCETO:

(A) incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica;

(B) limitar a autonomia e a co-responsabilidade de sujeitos e coletividades, inclusive o poder público, no cuidado integral à saúde;

(C) minimizar e/ou extinguir as desigualdades de toda e qualquer ordem (étnica, racial, social, regional, de gênero, de orientação/opção sexual, dentre outras);

(D) promover o entendimento da concepção ampliada de saúde, entre os trabalhadores em saúde, tanto das atividades-meio, como os da atividade-fim;

(E) estimular alternativas inovadoras e socialmente inclusivas/ contributivas no âmbito das ações de promoção da saúde.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

QUESTÃO 19

No que diz respeito ao uso dos recursos da internet por meio de um browser como o Firefox Mozilla, é tarefa comum baixar arquivos visando a instalação ou mesmo atualização de antivírus, como também para instalar o Adobe Reader, necessário para visualização de arquivos em formato PDF. Essa atividade de baixar arquivos da internet é conhecida por: (A) downlink

(B) downsize (C) downstream (D) downgrade (E) download

(5)

QUESTÃO 20

A figura abaixo ilustra o uso da URL http://portal.saude.gov. br/portal/sgtes/visualizar_texto.cfm?idtxt=23176 inserida em uma das barras do browser Internet Explorer 10 BR, para acesso às notícias do site.

Essa barra é conhecida por Barra de: (A) Status (B) Menus (C) Favoritos (D) Endereços (E) Comandos

QUESTÃO 21

O Outlook Express é um software que permite a transmissão e recepção de mensagens de correio na internet. Nesse contexto, de acordo com as regras vigentes, uma conta de e-mail válida está indicada na seguinte alternativa:

(A) tweeter://acs.saude.br (B) acs@portalsaude.org.br (C) wwws:@segurança_2013_brasil (D) https://www.facebook,com.br (E) ftp:$$linkedin.badoo.br

QUESTÃO 22

A figura abaixo ilustra a tela de um microcomputador com Windows XP, versão em português, após a partida do sistema operacional.

Essa figura é conhecida como área de: (A) ícones (B) atalhos (C) trabalho (D) notificação (E) configuração

QUESTÃO 23

No Windows XP, versão em português, a execução do atalho de teclado Ctrl + Esc tem por significado:

(A) mostrar a janela de Ajuda do sistema operacional (B) desinstalar um programa via Painel de Controle (C) configurar a resolução de tela em pixels (D) desligar o sistema operacional

(E) exibir o menu Iniciar

QUESTÃO 24

No sistema operacional Windows XP, versão em português, um agente comunitário de saúde está acessando a janela do Windows Explorer. Ele selecionou a pasta C:\CONTROLE_ DIÁRIO por meio do ponteiro do mouse e executou o atalho de teclado Ctrl + A. A execução desse atalho possui o seguinte significado:

(A) Renomear a pasta selecionada

(B) Selecionar todos os arquivos armazenados na pasta (C) Excluir a pasta selecionada movendo-a para a Lixeira (D) Exibir os arquivos existentes na pasta no modo “detalhes” (E) Classificar os arquivos gravados na pasta em ordem

alfabética

QUESTÃO 25

Para conectar uma impressora multifuncional a um microcomputador com sistema operacional Windows XP, versão em português, é necessário usar um cabo USB. Esse tipo de cabo é mostrado na seguinte figura:

(A)

(B)

(C)

(D)

(6)

QUESTÃO 26

A figura abaixo ilustra um componente externo, a ser utilizado na configuração dos computadores, que tem por objetivo digitalizar um texto ou mesmo uma imagem.

Esse componente é conhecido por: (A) Scanner (B) Plotter (C) Joystick (D) Pendrive (E) Webcam

QUESTÃO 27

Para digitar um texto é necessário usar um software de edição, como o Word 2010 BR. Após o trabalho de digitação é comum salvá-lo em um arquivo com extensão DOC ou DOCX, tarefa executada por meio do acionamento de um ícone específico no software, existente na barra de ferramentas de acesso rápido, que resulta na gravação do arquivo, de forma não volátil, em um disco rígido ou mesmo em um pendrive. Esse ícone é:

(A) (B) (C) (D) (E)

QUESTÃO 28

Na maioria dos softwares usados com sistemas operacionais na linha Windows é possível visualizar a janela de Ajuda por meio do acionamento de uma tecla de função. No Word 2010 BR para Windows, essa tecla é:

(A) F1 (B) F2 (C) F3 (D) F4 (E) F5

CONHECIMENTOS

ESPECÍFICOS

QUESTÃO 29

Recomenda-se que uma Equipe de Agente Comunitários de Saúde (ACS) seja constituída por:

(A) enfermeiro supervisor e entre 4 e 12 ACS. (B) enfermeiro supervisor e entre 12 e 20 ACS.

(C) enfermeiro supervisor, técnico de enfermagem e entre 12 e 20 ACS

(D) médico, enfermeiro e entre 6 e 10 ACS.

(E) médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem e entre 6 e 8 ACS.

QUESTÃO 30

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a proteção ____ à criança e ao adolescente.

A lacuna fica corretamente preenchida por: (A) parcial

(B) acessória (C) integral (D) complementar (E) eventual

(7)

QUESTÃO 31

O ECA assegura, por meio do SUS, o acesso universal e igualitários das crianças e adolescentes às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Para isso, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.

(B) O poder público fica obrigado a fornecer, gratuitamente, ou mediante pagamento, àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

(C) Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.

(D) O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.

(E) É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

QUESTÃO 32

“O mosquito Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum. O Aedes é mais escuro e possui listras brancas pelo corpo e pelas patas. Tem o costume de atacar as pessoas durante o dia. Vive e se reproduz em ambientes com água limpa, próximos a habitação humana. Coloca seus ovos na parede de recepientes com água, como: vasos, tambores, pneus, etc.

Locais de incidência de criadouros, em porcentagem: vasos - 90%, os demais 10% em ordem decrescente são latinhas e copos descartáveis, caixa d’água, pneus, calhas.

Os ovos sobrevivem por até 2 anos sem contato com a água e assim que encontram condições favoráveis, eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida.”

(adap. de http://www.ufrrj.br/institutos/ it/de/acidentes/dengue.htm)

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da seguinte doença: (A) esquistossomose;

(B) leishmaniose; (C) dengue; (D) leptospirose; (E) doença de Chagas.

QUESTÃO 33

“Doença de Weil, febre dos pântanos, doença dos porqueiros, tifo canino.

O que é?

É doença infecciosa, uma zoonose, causada por uma série de bactérias.

Como se adquire?

A infecção humana na maioria das vezes está associada ao contato com água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais portadores dessas bactérias. As bactérias são ingeridas ou entram em contato com a mucosa ou pele que apresentem solução de continuidade. Os animais classicamente lembrados são os roedores, mas bovinos, equinos, suínos, cães, e vários animais selvagens são responsabilizados pela difusão da doença. A contaminação entre pessoas doentes é absolutamente rara.

Como se previne ?

Essa doença é problema de saúde pública. A imunização de animais domésticos está indicada de rotina. A falta de controle dos ratos e as más condições de vida da população estão ligados à maioria dos casos no Brasil. Algumas profissões (agricultores, trabalhadores em abatedouros, caçadores, veterinários, lenhadores, pessoas que trabalham em esgotos, em arrozais e militares), têm tal risco de pegar a doença que tanto a vacinação humana como os usos profiláticos de antibióticos podem ser indicados.”

adap. de http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?272

O texto se refere à seguinte doença: (A) esquistossomose;

(B) leishmaniose; (C) dengue; (D) leptospirose; (E) doença de Chagas.

QUESTÃO 34

As características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica incluem dentre outras, as seguintes, EXCETO UMA, que está ERRADA. Assinale-a.

(A) desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores de risco clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis;

(B) desenvolver ações educativas que não interfiram no processo de saúde-doença da população, no desenvolvimento de autonomia, individual e coletiva, e na busca por qualidade de vida pelos usuários;

(C) realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências;

(D) prover atenção integral, contínua e organizada à população adscrita;

(E) realizar atenção à saúde na Unidade Básica de Saúde, no domicílio, em locais do território (salões comunitários, escolas, creches, praças, etc.) e outros espaços que comportem a ação planejada.

(8)

QUESTÃO 35

A Estratégia Saúde da Família preconiza que “cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, ____ pessoas, sendo a média recomendada de ____ pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe”.

(portaria 2.488/2.001, Política Nacional da Atenção Básica, Anexo 1)

As lacunas ficam corretamente preenchidas por: (A) 4.000 /3.000; (B) 1.000 / 800; (C) 5.000 / 2.000; (D) 10.000 / 5.000; (E) 8.000 / 4.000.

QUESTÃO 36

Avalie se o ACS deve:

I - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade.

II - Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco.

III - Estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.

Está correto o que se afirma em: (A) I, apenas; (B) I e II, apenas; (C) I e III, apenas; (D) II e III, apenas; (E) I, II e III.

QUESTÃO 37

Avalie se o ACS também tem por atribuição:

I - Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea.

II - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados.

III - Orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis.

IV - Realizar atividades de atenção à demanda espontânea, mas nunca priorizar atividades programadas.

Estão corretas as afirmativas: (A) I e III, apenas;

(B) II e IV, apenas; (C) I, II e III, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 38

Cabe ao ACS “acompanhar, por meio de visita domiciliar, ____ famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com ____ necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de ____ visita/família/ mês”.

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) ao menos a metade das / menor / duas; (B) todas as / maior / uma;

(C) todas as / menor / duas;

(D) ao menos a metade das / maior / uma; (E) 20% / maior / uma.

(9)

QUESTÃO 39

Um aspecto importante na Promoção da Saúde diz respeito a estratégias para se obter uma alimentação saudável, um poderoso instrumento de prevenção de doenças na população. Nesse sentido, avalie se as seguintes ações do ACS ajudarão a promover hábitos de alimentação saudável:

I - Desenvolver estratégias de informação sobre alimentação saudável às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação no processo.

II - Conhecer e ajudar a criar condições para a adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para consumo. III - Estimular a restrição à oferta e a venda de alimentos com

alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal.

IV - Aumentar a oferta e estimular o consumo de frutas, legumes e verduras.

São ações que ajudam a promover hábitos saudáveis de alimentação:

(A) I e II, apenas; (B) III e IV, apenas; (C) I, III e IV, apenas; (D) II, III e IV, apenas; (E) I, II, III e IV.

QUESTÃO 40

Recomendam-se, para Unidade Básica de Saúde (UBS) sem e com Saúde da Família em grandes centros urbanos, respectivamente, os seguintes números máximos de habitantes atendidos: (A) 10.000 e 5.000. (B) 20.000 e 30.000. (C) 1.000 e 500. (D) 18.000 e 12.000. (E) 15.000 e 20.000.

(10)

Referências

Documentos relacionados

Corrente Convencional de Não Funcionamento – Inf Valor estipulado da corrente para o qual o fusível não deve fundir durante o tempo convencional. Corrente Convencional

Pelas condições do processo, isto é, massa inicial de 20 gramas de fibras com 30 bolas durante 1 hora de moagem, foram obtidos a maior quantidade de 100 mesh entre todas as

Depois de comprar os testadores de fibra e cobre da Fluke Networks (DSX-5000 e CertiFiber Pro), a Powercom decidiu aproveitar a plataforma baseada em nuvem do LinkWare Live como

Apesar do conhecimento sobre a comunidade perifítica ter avançado em níveis mundial e nacional, ainda existem muitas lacunas no seu conhecimento. É consenso mundial

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Atendimento de Urgência e Emergência na área de clinica médica como plantonista da emergência com o prestador Victor Eduardo Andrade Marques para o Hospital de Base Luís

o limite de 10 (dez) dias corridos, calculado sobre o valor dos materiais defeituosos, quando não comprovar motivo de força maior ou caso fortuito impeditivos do cumprimento

JOSÉ FERREIRA DE ANDRADE, LDA... JOSÉ FERREIRA DE