• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Agree Última atualização: JUL 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico Agree Última atualização: JUL 2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: Agree Código Interno: n.d.

Principais usos recomendados: Inseticida Microbiológico Tipo de formulação: Pó molhável

Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA sob nº 06095 Finalidade: Controle de lagartas na agricultura

Fornecedor: Bio Controle - Métodos de Controle de Pragas Ltda.

Endereço: Rua Ema Gazzi Magnusson, 405 – Indaiatuba / SP CEP. 13347-630 Telefone da Empresa: (19) 3936-8450 biocontrole@biocontrole.com.br www.biocontrole.com.br Reg. CDA nº 298 Telefone de emergência: (19) 3936-8450 2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Perigos mais importantes: o produto pode ser nocivo ao homem se não utilizado conforme as recomendações.

Efeitos do produto:

Efeitos adversos à saúde humana: o produto é considerado nocivo se ingerido, inalado ou em contato com a pele.

Efeitos ambientais: não são esperados efeitos nocivos ao meio ambiente em decorrência da utilização recomendada do produto.

Perigos físicos e químicos: N.D.

Principais Sintomas: a ingestão de grandes quantidades do produto pode causar sintomas como náusea, vômito, diarreia e dor abdominal. Pode causar irritação e sensibilização em contato com a pele. Se inalado, pode causar desconforto do trato respiratório.

Classificação de perigo do produto:

Sistema de classificação de perigo de acordo com o Sistema Globalmente Harmonizado para a

Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. Norma ABNT-NBR 14725 – Parte 2:2009.

Toxicidade aguda - Oral: Não classificado.

Toxicidade aguda - Pele: Classificação impossível. Toxicidade aguda - Inalação: Classificação impossível. Corrosão/Irritação à pele: Categoria 3.

Lesões oculares graves / irritação ocular: Não classificado. Sensibilizantes respiratórios: Classificação impossível. Sensibilização à pele: Categoria 1.

Mutagenicidade em células germinativas: Classificação impossível. Carcinogenicidade: Classificação impossível.

Toxicidade à reprodução: Classificação impossível.

Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo (única exposição): Categoria 3.

Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo (exposição repetida): Classificação impossível. Perigo por Aspiração: Classificação impossível.

(2)

Perigo ao ambiente aquático - Crônico: Classificação impossível. Sólidos inflamáveis: Classificação impossível.

Elementos apropriados da rotulagem:

Pictograma

Palavra de

advertência Atenção

Frases de perigo:

H316 - Corrosão/Irritação à pele: Provoca irritação moderada à pele. H317 - Sensibilização à pele: Pode provocar reações alérgicas na pele.

H335 - Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo (única exposição): Pode provocar irritação das vias respiratórias. Frases de precaução:

P270 – Não coma, beba ou fume durante a utilização deste produto.

P280 – Use luvas de proteção/roupa para proteção/proteção ocular/proteção facial.

P312 – Caso sinta indisposição, contate um CENTRO DE INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA / médico. P302+P352 – EM CASO DE CONTATO COM A PELE: Lave com água e sabão em abundância. P403+P233 – Armazene em local bem ventilado. Mantenha o recipiente hermeticamente fechado.

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Natureza química: este produto é um preparado.

Ingredientes que contribuam para o perigo: Nome

químico Nº CAS Concentração

Fórmula

molecular Sinônimos Classificação de perigo

Bacillus thuringiensis 68038-71-1 50% ND ND Corrosão/irritação à pele: Categoria 3 Sensibilização à pele: Categoria 1 Toxicidade sistêmica ao órgão-alvo (única exposição):

Categoria 3

Tensoativo ND 25% ND ND

Excipiente ND 25% ND ND

Sistema de classificação de perigo de acordo com o Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos. Norma ABNT-NBR 14725 – Parte 2:2009. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Procure logo um serviço médico de emergência levando a embalagem, rótulo, bula e/ou receituário agronômico do produto.

Ingestão: Se engolir o produto, não provoque vômito. Caso o vômito ocorra naturalmente, deite a pessoa de lado. Não dê nada para beber ou comer.

(3)

Olhos: Em caso de contato, lave com muita água corrente durante pelo menos 15 minutos. Evite que a água de lavagem entre no outro olho.

Pele: Em caso de contato, tire a roupa contaminada e lave a pele com muita água corrente e sabão neutro.

Inalação: Se o produto for inalado (‘respirado”), leve a pessoa para um local aberto e ventilado.

A pessoa que ajudar deveria proteger-se da contaminação usando luvas e avental impermeáveis, por exemplo.

5. MEDIDAS PARA COMBATE A INCÊNDIO

Meio de Extinção Apropriados: Pó químico, espuma, ou de dióxido de carbono. Meios de Extinção Não Apropriados: n.d.

Proteção aos Bombeiros: Usar um aparelho de respiração autônomo e equipamento especial de proteção. Medidas Adicionais de Combate: Em caso de incêndio, evacuar a área para evitar exposição humana ao fogo, fumaça ou produtos da combustão. A água de extinção contaminada não deverá ir para a canalização ou os esgotos, colocar materiais absorventes. Eliminar os resíduos do incêndio e a água de extinção contaminada, observando a legislação local oficial.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO - Isole e sinalize a área contaminada.

- Contate as autoridades locais competentes e a Empresa BIO CONTROLE – MÉTODOS DE CONTROLE

DE PRAGAS LTDA – telefone de emergência (19) 3936-8450.

- Utilize equipamentos de proteção individual – EPI (macacão impermeável, luvas e botas de borracha, óculos protetor e máscara com filtros).

- Em caso de derrame, siga as instruções abaixo:

Piso pavimentado – Recolha o material com auxílio de uma pá e coloque-o em um recipiente

devidamente identificado. O produto derramado não deverá mais ser utilizado. Neste caso consulte o registrante através do telefone indicado no rótulo para a sua devolução e destinação final. Lave o local do acidente com grande quantidade de água. Remova então o produto para uma área de descarte, que deve ser altamente exposta ao sol, distante de casas, fonte de água, fora do trânsito de pessoas e animais.

Solo – Retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado e adote os mesmos

procedimentos acima descritos para recolhimento e destinação adequada.

Corpos d’água – Interrompa imediatamente o consumo humano e animal e contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do recurso hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

- Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada.

- O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, rações ou outros materiais.

- A construção deve ser de alvenaria ou de material não combustível. - O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermeável.

- Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO.

- Tranque o local, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças.

- Deve haver sempre embalagens adequadas disponíveis, para envolver embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados.

- Em caso de armazéns, deverão ser seguidas as instruções constantes na NBR 9843 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

- Observe as disposições constantes da legislação estadual e municipal. 8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL PRECAUÇÕES GERAIS:

- Não coma, não beba e não fume durante o manuseio e aplicação do produto.

(4)

- Os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados devem ser vestidos na seguinte ordem: macacão, botas, avental, máscara, óculos, touca árabe e luvas de nitrila.

- Não utilize equipamentos de proteção individual (EPI) danificados. - Não utilize equipamentos com vazamentos ou defeitos.

- Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca.

- Não transporte o produto juntamente com alimentos, medicamentos, rações, animais e pessoas. PRECAUÇÕES NA PREPARAÇÃO DA CALDA:

- Caso ocorra contato acidental da pessoa com o produto, siga as orientações descritas em primeiros socorros e procure rapidamente um serviço médico de emergência.

- Ao abrir a embalagem, faça-o de modo a evitar a dispersão de poeira.

- Utilize equipamento de proteção individual – EPI: macacão com tratamento hidrorepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calças por cima das botas; botas de borracha; avental impermeável; máscara com filtro de carvão ativado ou filtro combinado classe P2; óculos de segurança com proteção lateral; touca árabe e luvas de nitrila.

- Manuseie o produto em local aberto e ventilado. PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO:

- Evite o máximo possível o contato com a área tratada.

- Não aplique o produto na presença de ventos fortes e nas horas mais quentes do dia. - Conforme modo de aplicação, de modo a evitar que o aplicador entre na névoa de produto.

- Aplique o produto somente nas doses recomendadas e observe o intervalo de segurança (intervalo de tempo entre a última aplicação e a colheita).

- Utilize equipamento de proteção individual – EPI: macacão com tratamento hidrorepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calças por cima das botas; avental impermeável, botas de borracha; máscara com filtro de carvão ativado ou filtro combinado classe P2; óculos de segurança com proteção lateral; touca árabe e luvas de nitrila.

PRECAUÇÕES APÓS A APLICAÇÃO:

- Sinalizar a área tratada com os dizeres: “PROIBIDA A ENTRADA. ÁREA TRATADA” e manter os avisos até o final do período de reentrada.

- Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo da reentrada, utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicação.

- Mantenha o restante do produto adequadamente fechado em sua embalagem original em local trancado, longe do alcance de crianças e animais.

- Antes de retirar os equipamentos de proteção individual (EPI), lave as luvas ainda vestidas para evitar contaminação.

- Os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados devem ser retirados na seguinte ordem: touca árabe, óculos, avental, botas, macacão, luvas e máscara.

- Tome banho imediatamente após a aplicação do produto.

- Troque e lave as suas roupas de proteção separado das demais roupas da família. Ao lavar as roupas utilizar luvas e avental impermeável.

- Faça a manutenção e lavagem dos equipamentos de proteção após cada aplicação do produto. - Fique atento ao tempo de uso dos filtros, seguindo corretamente as especificações do fabricante. - Não reutilizar a embalagem vazia.

- No descarte de embalagens utilize equipamento de proteção individual – EPI: macacão com tratamento hidrorepelente com mangas compridas, luvas de nitrila e botas de borracha.

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Aparência:

a. Estado Físico: Pó molhável b. Cor: ligeiramente amarronzado c. Odor: de peixe moderado Densidade: n.d.

Temperatura de Fusão ºC: n.d. Temperatura de Ebulição ºC: n.d Temperatura de Decomposição ºC: n.d.

(5)

Solubilidade em Água: 0,4735 g/cc Solubilidade em Outros Solventes: n.d Índice de Acidez / Alcalinidade: n.d. Ponto de Fulgor: n.d Limites de Explosividade: d. Superior %vol: n.d. e. Inferior %vol: n.d. Valor pH:4,5 ( 1% em de água a 25°C) 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: estável

Produtos de decomposição: não se conhece Incompatibilidade: não se conhece

Condições a evitar: Evitar a umidade atmosférica. 11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS EFEITOS AGUDOS

LD50 Oral em ratos = Maior que 4800 mg/kg de peso corpóreo LD50 Dermal em ratos = Maior que 4800 mg/kg de peso corpóreo

Irritação ocular em coelhos = Irritante ocular em estudo conduzido em coelhos Irritação dermal em coelhos = Não Irritante

Sensibilização: Não disponível

Carcinogenicidade: Não carcinogênico Mutagenicidade: Não mutagênico Teratogenicidade: Não teratogênico

Grupo Químico Não se aplica. Produto Biológico Vias de exposição Oral, inalatória, ocular, dérmica Toxicocinética

Testes realizados em animais de laboratório mostram que o Bacillus

thuringiensis é absorvido e os esporos são rapidamente eliminados da corrente

sanguínea dentro de um período máximo de 10 semanas. O produto não se acumula nos órgãos e nos tecidos.

Mecanismo de toxicidade

Bacillus thuringiensis: não são conhecidos os mecanismos de toxicidade do Bacillus thuringiensis em seres humanos e nem em animais de laboratório. Não

há a produção de metabólitos tóxicos conhecidos. Sintomas e sinais

clínicos Naúseas, vômito, diarréia, cólicas abdominais, febre, pele seca.

Tratamento

Tratamento sintomático. Não há antídoto específico conhecido.

Descontaminação a ser realizada por profissional protegido por avental

impermeável, botas de borracha e luvas de nitrila. Pele: lavar abundantemente com água corrente e sabão neutro. Olho: lavar por, pelo menos, 15 minutos com soro fisiológico, mantendo as pálpebras abertas e evitando a

contaminação do outro olho (posição lateral da cabeça). Ingestão: se o produto for ingerido até 1 hora antes da chegada ao hospital, praticar lavagem gástrica com a proteção das vias respiratórias; aporte de carvão ativado. Inalação: verificar necessidade de oxigenação.

Tratamento sintomático e de manutenção das funções vitais.

Atenção

Ligue para o Disque intoxicação : 0800-722-6001 para notificar o caso e obter informações especializadas sobre o diagnóstico e tratamento.

Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica RENACIAT – ANVISA/MS

Notifique ao sistema de informação de agravos de notificação (SINAN/MS) Telefone de emergência da empresa: (19) 3936-8450

(6)

12. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos ambientais, comportamentais e impactos do produto: Persistência / degradabilidade: não há dados disponíveis Ecotoxicidade: não há dados disponíveis

Mobilidade no solo: não há dados disponíveis Bioacumulação: não há dados disponíveis

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE DESTINAÇÃO FINAL Métodos recomendados para destinação final:

Produto: Caso este produto venha a se tornar impróprio para utilização ou em desuso, consulte o registrante através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final. A desativação do produto é feita através de incineração em fornos destinados para este tipo de operação e aprovados pelo órgão estadual responsável, equipados com câmaras de lavagem de gases e efluentes.

Restos de produtos: manter eventuais sobras ou produto com validade vencida em embalagem original adequadamente fechada.

Embalagens vazias: No prazo de até um ano da data da compra, é obrigatória a devolução da embalagem vazia, com tampa, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade. O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia.

A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários, somente poderá ser realizada pela Empresa Registrante ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes.

É proibido ao usuário a reutilização e a reciclagem desta embalagem vazia ou o fracionamento e reembalagem deste produto.

A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE Regulamentações nacionais e internacionais:

“PRODUTO NÃO ENQUADRADO NA RESOLUÇÃO EM VIGOR SOBRE TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS”.

a) terrestre (ferrovias, rodovias): ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre);

b) hidroviário (marítimo, fluvial, lacustre): código IMDG (International Maritime Dangerous Goods Code); Norma 5 do DPC (Departamento de Portos e Costas do Ministério da Marinha); ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Aquaviário);

c) aéreo: ICAO-TI (International Civil Aviation Organization – Technical Instructions), IATA-DGR

(International Air Transport Association – Dangerous Goods Regulations); DAC (Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica).

(7)

15. INFORMAÇÕES SOBRE REGULAMENTAÇÕES Regulamentações: ABNT NBR 14725 Resolução 420 – ANTT IATA 16. OUTRAS INFORMAÇÕES

Esta Ficha foi elaborada pela Bio Controle Ltda. de acordo com dados fornecidos pela empresa fabricante. As informações desta FISPQ representam os dados atuais para o manuseio apropriado do produto de acordo com as especificações constantes em rótulo e bula. Quaisquer outros usos do produto que não os recomendados serão de responsabilidade do usuário.

Siglas:

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

MT – Ministério dos Transportes NBR – Norma Brasileira

Legendas:

Classificação impossível – não há dados suficientes ou disponíveis para classificação do produto.

Não classificado – produto não se enquadra na categoria de classificação GHS e, portanto, não apresenta

risco.

Bibliografia:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 14725. Adoção do GHS, Parte 2: 2009.

RESOLUÇÃO 420. Ministério dos Transportes. Agência Nacional de Transportes Terrestres, Resolução n° 420 de 12 de fevereiro de 2004.

Referências

Documentos relacionados

Southern European Regions: consequences for local employment, dissertação para a obtenção do grau de Doutor no Ramo de Economia, Especialidade de Economia Regional e

Também estiveram na reunião, o embaixador daquele país no Brasil, Rostyslav Tronenko; Viktor Kantsurak - Vice-ministro do meio ambiente e recursos naturais da Ucrânia; Sergiy

Funcionalidade Im prescindív el Requisito geral para todos os m ódulos do sistem a 7 Cobrança - Configurações iniciais Perm itir que o Cedente efetue. upload de arquiv os de

-Não reutilizar a embalagem vazia: -No descarte de embalagens utilize equipamento de proteção individual - EPI : macacão de algodão impermeável com mangas compridas, luvas de

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Use luvas de proteção, ao manusear o produto e

Para o recolhimento do produto usar equipamentos de proteção individual (EPI): macacão impermeável, óculos protetores, botas de borracha, luvas de nitrila ou PVC

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Usar luvas ao manusear o produto e

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Proteção respiratória: Não aplicável.. Proteção das mãos: Utilize luvas ao manusear o produto e