• Nenhum resultado encontrado

Valorização. Investimento Transparência Diversificação Rendibilidade Rigor. Millennium Fundo de Capitalização, FCR. Fundo de Capital de Risco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Valorização. Investimento Transparência Diversificação Rendibilidade Rigor. Millennium Fundo de Capitalização, FCR. Fundo de Capital de Risco"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

0

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

Millennium Fundo de Capitalização, FCR

Investimento

Transparência

Simpli

ci

dade

Rendibilidade

Rigor

Diversificação

Valorização

Espec

ia

lis

tas

(2)

1

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

DECLARAÇÕES (“DISCLOSURE”)

Este documento foi elaborado pela Millennium bcp Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A., uma subsidiária do Banco Comercial Português, S.A. (Millennium bcp), também designada por Millennium Gestão de Activos (MGA).

Millennium bcp Gestão de Activos – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A, com sede na Avenida Professor Dr. Cavaco Silva - Parque das Tecnologias, Edifício 3 – 2744-002 Porto Salvo, Capital Social de 6.720.691,00 Euros, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais sob o número único de matrícula e identificação fiscal 502 151 889.

PREVENÇÕES (“DISCLAIMER”)

A informação contida neste documento tem caracter meramente informativo e particular, sendo divulgada aos seus destinatários como mera ferramenta auxiliar, não devendo nem podendo desencadear ou justificar qualquer ação ou omissão, nem sustentar qualquer operação, nem ainda substituir qualquer julgamento próprio dos seus destinatários, sendo estes, por isso, inteiramente responsáveis pelos atos e omissões que pratiquem. Assim, e apesar de se considerar que o conjunto de informações contidas neste documento foi obtido junto de fontes consideradas fiáveis, nada obsta que aquelas possam, a qualquer momento e sem aviso prévio, ser alteradas pela Millennium bcp Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A. Qualquer alteração nas condições de mercado poderá implicar alterações neste documento. As opiniões aqui expressas podem ser diferentes ou contrárias a opiniões expressas por outras áreas do grupo BCP, como resultado da utilização de diferentes critérios e hipóteses. Não pode a Millennium bcp Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A. garantir a exatidão, veracidade, validade, completude e atualidade do conteúdo informativo que compõe este documento, pelo que o mesmo deverá ser sempre devidamente analisado e avaliado pelos respetivos destinatários, não dispensando, nomedamente, a consulta do Regulamento de Gestão. Os investidores devem considerar este documento como mais um instrumento no seu processo de tomada de decisão de investimento. A Millennium bcp Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A. rejeita, assim, a responsabilidade por quaisquer eventuais danos ou prejuízos resultantes, direta ou indiretamente, da utilização da informação referida neste documento independentemente da forma ou natureza que possam vir a revestir. A reprodução total ou parcial deste documento não é permitida sem autorização prévia.

Este documento não representa uma oferta de valores mobiliários para venda nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Japão ou em qualquer outra jurisdição. Não podem ser vendidos ou oferecidos valores mobiliários nos Estados Unidos a não ser que os mesmos estejam registados de acordo com o “US Securities Act” de 1993 ou se encontrem isentos de tal registo. Qualquer oferta pública de valores mobiliários efetuada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália ou Japão teria que ser efetuada por meio de um prospeto com informação detalhada sobre a empresa e sua gestão, incluindo as Demonstrações Financeiras.

O investimento em fundos de investimento não dispensa os potenciais subscritores da consulta dos prospetos dos fundos, disponíveis em qualquer sucursal dos distribuidores, ou através do site www.millenniumbcp.pt ou em www.cmvm.pt. O investidor deve informar-se relativamente ao regime fiscal aplicável consultando os prospetos dos fundos. A descrição do regime fiscal na esfera dos fundos e dos participantes neles contida não dispensa a consulta da legislação em vigor nem garante que a informação se mantenha inalterada.

Millennium Gestão de Activos

(3)

2

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

Gestão de Fundos de Capital de Risco

Millennium Gestão de Activos

(4)

3

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

O que é o Capital de Risco?

Capital de Risco / Private Equity

O Capital de Risco - também designado por capital de investimento ou Private Equity – consiste numa modalidade de investimento que:

 Tem como objetivo financiar empresas, geralmente de dimensão reduzida, em início de atividade ou em fase de transformação ou expansão, apoiando o seu desenvolvimento e crescimento, com eventuais reflexos na gestão, assumindo um interesse direto na valorização e crescimento desse investimento

 É realizado por investidores profissionais, que investem em empresas com elevado potencial de crescimento, através da aquisição de participações, geralmente minoritárias, no respetivo capital social e com uma expectativa de obter mais-valias decorrentes do investimento num horizonte de médio ou longo prazo

 Constitui uma alternativa interessante para capitalizar Pequenas e Médias Empresas (PME), pelas dificuldades que estas podem experimentar nas fases de desenvolvimento e crescimento

(5)

4

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

O que é o Capital de Expansão?

Capital de Expansão/ Crescimento / Desenvolvimento

O Capital de Expansão - também chamado de capital de crescimento, capital de desenvolvimento ou growth capital – é uma especialização do Capital de Risco, que se caracteriza pelo investimento, em geral minoritário, no capital de:

 Empresas que atingiram maturidade mas que não têm capacidade própria para expandir o seu negócio, aumentar a sua capacidade de produção ou desenvolver técnicas de comercialização e promoção

 Empresas relativamente maduras que são capazes de gerar receitas e lucros operacionais, mas que devido à falta de escala são incapazes de gerar cash flows suficientes para financiar eventos que requerem investimentos consideráveis, tais como a entrada em novos mercados, aquisição de outras empresas, expansão de instalações ou operações, realização de iniciativas de vendas e

marketing, compra de equipamentos ou desenvolvimento de novos produtos

É distinto do venture capital, investimento mais direcionado para a criação, lançamento e desenvolvimento inicial de Pequenas e Médias Empresas (do tipo seed capital, start-up e other

(6)

5

setembro 2013

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR

A Natureza do Fundo

Natureza

O Fundo tem a natureza de um Fundo de Capital de Risco, segundo a regulamentação aplicável em Portugal

Tipo

Fundo fechado (ISIN PTAFIDIM0016)

Duração

O fundo tem a duração inicial de 14 anos, compreendendo os períodos de investimento e desinvestimento

Capital inicial EUR 30.000.000

Dimensão das participações (previstas)

Um número mínimo de 10 Investimentos entre 2 e 6 milhões de euros

Data de lançamento 27 de Junho de 2013

Admissão à cotação em bolsa Não

(7)

6

setembro 2013

Entidade gestora

Millennium bcp Gestão de Activos - Sociedade Gestora de Fundos de Investimento, S.A.

Sociedade Gestora pertencente ao Grupo Banco Comercial Português

Depositário

Banco Comercial Português, S.A.

Supervisão

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários

Auditor

KPMG & Associados, S.R.O.C., S.A.

Participantes

Participação restrita a investidores qualificados

Colocação

Subscrição Particular

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR

(8)

7

setembro 2013

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR

O Objetivo do Fundo

É um Fundo de Capital de Risco (FCR)

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR é um fundo de capital de risco constituído de acordo com o Decreto-Lei n.º 375/2007, de 8 de novembro. O património do fundo é autónomo, não estando dotado de personalidade jurídica, pertence ao conjunto dos titulares das respetivas UP e tem por finalidade ser investido em sociedades com potencial elevado de crescimento e valorização, por períodos de tempo limitados.

É um Fundo de Capital de Crescimento

Privilegiará investimentos em empresas em estádios de expansão e de desenvolvimento “later

(9)

8

setembro 2013

Política de Investimentos

O Fundo investirá em empresas de pequena e média dimensão (PME *) e sociedades com grau de capitalização médio (Mid Caps**) que sejam consideradas viáveis, em setores de atividade com modelos de negócio sustentáveis, com potencial de crescimento e desenvolvimento, nomeadamente com vocação provada ou em perspetiva, para a exportação de bens e serviços transacionáveis e investimento, e com estratégias de expansão de atividade.

O Fundo poderá investir, sujeito a certos limites constantes do Regulamento de Gestão, em quaisquer valores mobiliários representativos de capitais próprios ou de capitais alheios das sociedades, com sede em Portugal, em que o Fundo participe ou se proponha participar, assim como realizar suprimentos e/ou prestações acessórias e conceder garantias associadas com os investimentos realizados.

O Fundo poderá investir em participações sociais que traduzam melhoria dos rácios de solvabilidade das empresas e/ou dos rácios de dívida/EBITDA e/ou para o financiamento de projetos de expansão de atividade.

* PME = Empresas que preenchem os critérios constantes da Recomendação n.º 2003/361/CE de 6 de maio, a confirmar por certificação da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., (IAPMEI)

** Mid Caps = Empresas que não sejam consideradas de Pequena e Média dimensão e tenham um volume de negócios de até 250 milhões de euros

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR

(10)

9

setembro 2013

O Millennium Fundo de Capitalização, FCR

Atuação do Fundo nas Empresas

Atuação do Fundo

O Fundo procurará investir em participações tendencialmente minoritárias no capital das Empresas, estabelecendo uma parceria com as equipas de gestão e os seus stakeholders, com o objetivo de atingir retornos sustentáveis a médio prazo para os investimentos realizados. A Sociedade Gestora procurará acautelar os interesses dos Participantes com instrumentos de

natureza parassocial que estabeleçam a representação nos órgãos sociais das empresas alvo, quando prevista, e as matérias que, sendo competência daqueles, requerem o acordo prévio do representante do Fundo.

A participação de representantes do Fundo nos órgãos sociais das empresas participadas será determinada em função de vários critérios, nomeadamente a relevância da participação na carteira do Fundo, a emergência de desvios significativos na implementação da estratégia empresarial, do plano de negócios aprovado e de riscos expectáveis que se considerem relevantes, de qualquer natureza, que poderão afetar a valorização das empresas ou por em risco a execução dos mecanismos de acompanhamento da gestão ou do desinvestimento programado.

(11)

10

setembro 2013

Conselho de Administração da Millennium bcp Gestão de Activos, SGFIM, SA

Rui Manuel da Silva Teixeira (Engº.), Presidente ruimanuel.teixeira@milleniumbcp.pt

Rui Manuel Alexandre Lopes (Dr.) rui.lopes@millenniumbcp.pt

Nuno Miguel Nobre Botelho (Dr.) nbotelho@millenniumbcp.pt

José Fernando Reis Mendes de Matos (Dr.) jose.matos@millenniumbcp.pt

Esmeralda da Siva Santos Dourado (Eng.) esmeralda.dourado@gmail.com

Carlos Manuel Correia da Silva Bártolo (Eng.) carlosbar@netcabo.pt

Gestor do Fundo

Rui Pedro Lopes Correia da Silva (Dr.) pedro.silva@millenniumbcp.pt

Endereço de email MGA.Capitalrisco@millenniumbcp.pt

Millennium Fundo de Capitalização, FCR

A Gestão / Contactos

(12)

11

setembro 2013

Conselho de Investimentos do Millennium Fundo de Capitalização, FCR

Membros Independentes Membros Não Independentes

Esmeralda da Siva Santos Dourado (Eng.) Luis Maria França de Castro Pereira Coutinho (Dr.)

esmeralda.dourado@gmail.com luis.coutinho@millenniumbcp.pt

Carlos Manuel Correia da Silva Bártolo (Eng.) Manuel Duarte Emauz de Vasconcelos Guimarães (Dr.)

carlosbar@netcabo.pt mvguimaraes@millenniumbcp.pt

José Joaquim de Oliveira (Eng.)

jozeoliveira@gmail.com

Millennium Fundo de Capitalização, FCR

O Conselho de Investimentos

 Sede

Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, Parque das Tecnologias (Taguspark), Edifício 3, Piso 0B

(13)

12

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

Millennium Gestão de Activos

Gestão de Fundos de Capital de Risco

(14)

13

setembro 2013

Fundos de Investimento Mobiliário

Crescimento sustentado

M

io

s

Fonte: MGA, APFIPP, 31 Julho 2013

850 989

1.255 1.394

(15)

14

setembro 2013

doc:fcr/092013/0013

Fundos de Investimento Mobiliário

Abrangência da Oferta

Fundos Multi-Ativos Millennium Prestige Conservador Millennium Prestige Moderado Millennium Prestige Valorização Millennium Prestige Multi Assets Selection Millennium Aforro PPR Millennium Poupança PPR Millennium Investimento PPR Acções Fundos de Tesouraria Millennium Liquidez Millennium Extra Tesouraria Millennium Extra Tesouraria II Millennium Extra Tesouraria III Fundos de Ações Millennium Acções Portugal Millennium PPA Millennium Eurocarteira Millennium Acções América

Millennium Acções Japão Millennium Mercados Emergentes Millennium Eurofinanceiras Millennium Global Utilities Millennium Global Equities Selection Fundos de Obrigações Millennium Rendimento Mensal

Millennium Euro Taxa Variável

Millennium Premium Millennium Global Bond Selection

Referências

Documentos relacionados

A criação de um órgão centralizador da nossa politica econômica de guerra, com i-mbi- to nacional, a exemplo do que se fez nos Es- tados Unidos e outros paises

tirin~s i ilteriiae:nnars Público ai int~ido Meta_2013 j_JMcta 2013 60 60 25 25 20 20 lO lo IS IS espeiáculos Quantidade de espetáculos Quantidade de espetáculos Quantidade de

Indicadores que considerem a dupla jornada das mulheres e que quantifiquem, por exemplo, quanto trabalho de cuidados não remunerado é necessário a uma população são essenciais

O Director possui uma credencial de nível académico inferior em Desenvolvimento Infantil (CDA) para a idade das crianças servidas (ou um nível superior, por exemplo, bacharelato

Usando o Conjunto de dados do Fake News Challenge (FNC-1), foi desenvolvido diferentes modelos para detectar notícias falsas com base na relação entre o título e o

Muitos dos sistemas propostos para apoiar a captura de design rationale são baseadas em IBIS, como por exemplo, a ferramenta hipertexto gIBIS (Conklin & Begeman, 1988),

Para analisar os resultados obtidos com a implementação de um limite mínimo para transmissão de mensagens foram realizadas simulações com 100000, 200000 e 300000 pacotes

12.1 A partir do horário previsto no item 4.1 deste Edital, terá início a sessão pública do Pregão Eletrônico, ficando os licitantes no aguardo do término da