• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO BUTANTAN CNPJ: / COMUNICADO nº 04 Respostas aos pedidos de esclarecimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO BUTANTAN CNPJ: / COMUNICADO nº 04 Respostas aos pedidos de esclarecimentos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO BUTANTAN CNPJ: 61.189.445/0001-56

COMUNICADO nº 04

Respostas aos pedidos de esclarecimentos

EDITAL N.º 005/2016 PROCESSO Nº 15366/2016

MODALIDADE: ATO CONVOCATÓRIO TIPO: MENOR PREÇO

OBJETO DA SELEÇÃO: Aquisição de materiais e serviços de arquitetura, elétrica, telecom, automação e sistema de tratamento de AR-HVAC e fornecimento de materiais e mão de obra especializada para instalação e montagem do sistema de proteção de combate de incêndio prédio 1021 (Lab. Dengue) e prédio 1413 (STA13) do Instituto Butantan.

A Presidente da Comissão de Julgamento faz saber que foram recebidos os seguintes pedidos de esclarecimentos:

Em 19 de janeiro de 2017, formulado pela empresa TEIXEIRA DUARTE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES

S/A;

Em 19 de janeiro de 2017, formulados pela empresa TEP TECNOLOGIA EM ENGENHARIA LTDA; Em 31 de janeiro de 2017, formulado pela empresa SOBROSA MELLO CONSTRUTORA LTDA; Em 01 e 02 de fevereiro de 2017, formulado pela empresa COMSA S/A DO BRASIL;

Em 01 de fevereiro de 2017, formulado pela empresa ENGEKO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA. Os pedidos de esclarecimentos foram analisados por todos os integrantes da Comissão de Julgamento, que emitiu seu posicionamento, conforme segue:

Questionamentos apresentados pela empresa TEIXEIRA DUARTE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES S/A 1) Item 7.7. a) Atestado(s) de Capacidade Técnica, em nome da empresa CONTRATADA, devidamente registrado(s) no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), emitido(s) por pessoa jurídica de

direito público ou privado, comprovando a execução de serviços semelhantes ao contratado, acompanhado da respectiva CAT (Certidão de Acervo Técnico). b) Comprovação de que possui, na data prevista para a entrega da proposta, Engenheiro Civil detentor de Certidão de Acervo Técnico – CAT, indicado pela licitante como responsável da obra, por execução de: b.1) Construção e/ou reforma em Indústria Farmacêutica e/ou laboratorial;

Seguindo as premissas do edital, gostaríamos de esclarecer se o formato de atestado a ser apresentado por nossa empresa está coerente e apto ao cumprimento do item 7.1. b.1, uma vez que a empresa Teixeira Duarte possui expertise com atestado e acervo técnico em Laboratórios Hospitalares com área superiores a 1.300m² que possuam, serviços especializados em unidade de

(2)

tratamento de ar, salas limpas, divisória sanitárias, arquitetura, mobiliários, automação e instalações, elétricas, hidráulica, contanto com o parceiro SISTAVAC empresa na qual possui atestado de capacidade técnica na construção de laboratórios em área biocontida como por exemplo, o Laboratório de Vacina Antirrábica executada em 2014 no Instituto Butantan.

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que, para comprovação da qualificação técnica, é de

suma importância a pertinência e a compatibilidade entre os atestados e o objeto da Seleção de Fornecedores.

Ou seja, os atestados devem mostrar que a empresa executou obras semelhantes, e não necessariamente iguais, em quantidade e prazos compatíveis com aquela que está sendo contratada. Assim, caso a empresa opte por subcontratar uma parcela do objeto, esta DEVERÁ apresentar Atestados de Capacidade Técnica emitidos também em nome da subcontratada, demonstrando a execução de obras/serviços semelhantes E compatíveis com a parcela a ser por ela executada.

As empresas deverão observar o item 7 do edital, que descreve os documentos que farão parte do Envelope 1 – Proposta de Preços. A falta de algum documento ensejará a desclassificação da empresa participante no processo de Seleção de Fornecedores – Ato Convocatório 005/2016, desde que a falha não possa ser sanada no decorrer da sessão.

Questionamentos apresentados pela empresa TEP TECNOLOGIA EM ENGENHARIA LTDA; 2) Em relação à disciplina de Arquitetura:

a) Poderiam providenciar o envio do Projeto especificado no desenho da Fachada 01 como sendo o projeto detalhado da Estrutura Metálica pintada de azul aparente Nº DEA-01021-PB-CM-DE-0001-R00 ATÉ DEA-01021-PB-CM-DE-0013-DEA-01021-PB-CM-DE-0001-R00, pois não localizamos nos projetos enviados.

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que , por um equívoco, os projetos

DEA-01021-PB-CM-DE-0001-R00 até DEA-01021-PB-CM-DE-0013-R00 estão disponibilizados no site

http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/.

b) Necessitamos da informação das Temperaturas de funcionamento de cada Câmara-Fria (máximo e mínimo).

Resposta: A Comissão de Julgamento informa que, conforme já esclarecido no COMUNICADO 03, item

10, publicado em 31/01/2017, as empresas deverão considerar a faixa de temperatura de trabalho para as câmaras frias em 2°C a 8°C (também conhecida como 5°C ± 3°C).

c) Serão aceitos equipamentos equivalentes aos especificados, ou somente os das marcas enviadas? Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que as empresas participantes poderão propor a

substituição dos equipamentos por outras marcas, desde que as especificações sejam semelhantes e atendam os requisitos técnicos exigidos no presente Ato Convocatórios 005/2016 e documentos técnicos que acompanham o edital.

(3)

Os equipamentos sugeridos serão submetidos à análise da Engenharia do Instituto Butantan, que autorizará a sua substituição ou não.

d) Gostaríamos de confirmar: A Planilha “DEA-01021-PB-EL-TI-LI-0001 - LISTA DE CABOS – TELECOM” e planilha “DEA-01413-PB-TI-LI-0001 - LISTA DE CABOS – TELECOM”, são planilhas que devem ser entregues preenchidas, ou trata-se de planilhas referenciais que listam os cabos já constantes e quantificados?

e) Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que as planilhas DEA-01021-PB-EL-TI-LI-0001 - LISTA

DE CABOS – TELECOM e DEA-01413-PB-TI-LI-0001 - LISTA DE CABOS – TELECOM são referenciais para que as empresas tenham acesso às informações complementares ao projeto.

Questionamentos apresentados pela empresa SOBROSA MELLO CONSTRUTORA LTDA

3) Em todas as fachadas consta brise, porém nos cortes não há a identificação do mesmo, apenas do fechamento lateral em placa termoisolante. Consideramos, conforme especificado nos projetos de fachada, que onde há brise não haverá painel. Nosso entendimento está correto?

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que as empresas deverão considerar as especificações

das fachadas indicadas no Memorial Descritivo.

4) O Pipe Rack não faz parte do nosso escopo. Nosso entendimento está correto?

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que não fará parte do escopo da presente contratação

a execução do pipe rack.

5) No projeto do subsolo, folha 1201, está especificado que o forro deve ser com pintura acrílica anti-mofo sobre laje. Na visita técnica, realizada no dia 18/01/2017, foi dito às empresas que devemos considerar argamassa polimérica (tratamento impermeabilizante). Será aplicado tratamento impermeabilizante no teto? Informamos que estamos considerando a aplicação de ambos. Nosso entendimento está correto?

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que o entendimento do projeto está correto.

As empresas interessadas deverão considerar pintura acrílica anti mofo sobre laje, conforme previsto no descritivo de arquitetura e na planta DEA-01021-PB-AR-DE-1201_00.dwg – PLANTA GERAL DO SUBSOLO, e aplicação de Argamassa polimérica, indicada na interface de civil (DEA-01021-RELATÓRIO

ATO.doc - página 4/7), ambos disponibilizados anteriormente no site

http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/.

Pintura acrílica anti-mofo sobre laje

Argamassa polimérica (tratamento

impermeabilizante) Especificação:

Argamassa Polimérica (argamassa de base cimentícia modificada por polímeros,

pré-formulada industrialmente), devidamente

(4)

ação forçada ou utilizando-se de uma haste metálica dotada de hélice acoplada a uma furadeira de baixa rotação.

Método de aplicação:

Aplica-se a argamassa de reparo em camadas de no máximo 2,0 cm de espessura, deixando ranhuras na superfície para facilitar a aderência das camadas subsequentes, com acabamento final dado por desempenadeira metálica;

Indicação de produtos para o preparo:

Deve-se utilizar um dos seguintes produtos, preparado conforme instruções do fabricante: a) RENDEROC S2 de fabricação da ANCHORTEC. b) EMACO S168 de fabricação da BASF.

c) SIKATOP 122 de fabricação da SIKA.

d) OBE 250 de fabricação da OTTO BAUNGART e) TRAFIX S2 de fabricação da BAUTECH

f) DENVERTEC 700 de fabricação da DENVER GLOBAL.

g) VIAPLUS ST de fabricação da VIAPOL.

h) ZENTRIFIX GM 2 de fabricação da MC-BAUCHEMIE

Questionamentos apresentados pela empresa COMSA S/A DO BRASIL

6) Verificamos no Edital nº 005/2016, Processo nº.15366/2016, na página 75, item 1. INTRODUÇÃO, que diz:

O destaque em amarelo remete à informação de que faz parte do escopo de fornecimento do HVAC o sistema a ser instalado no prédio 01413 que, inclusive, possui Lista de Documentos, Memorial Descritivo e Lista de Materiais. Porém, não encontramos nenhum documento que trate a respeito do fornecimento do Sistema de HVAC para o prédio 01413 nas documentações disponibilizadas. Desta forma, solicitamos confirmação se houve na apresentação do Edital, ou se o prédio 01413 não possui sistema de HVAC e, ainda, se o item não deverá ser ofertado.

(5)

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que, por um equívoco, as listas e planilhas que tratam

do fornecimento do sistema de HVAC para o prédio 01413 não foram disponibilizadas anteriormente. As listas e planilhas relacionadas ao fornecimento do sistema de HVAC para o prédio 01413:

DEA-01413-PB-HV-DE-0001_R0.dwg; DEA-01413-PB-HV-DE-0002_R0.dwg;

HV-FD-0001_R0.xls; HV-FD-0002_R0.xls; HV-LD-0001_R0.pdf; DEA-01413-PB-HV-MD-0003_R0.doc estão disponibilizados no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/. Esclarecemos, ainda, que os cabos encontram-se listados e quantificados nas demais planilhas de TELECOM disponibilizadas anteriormente no site http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/.

7) Conforme o edital enviado, são solicitados no item 7.7 da folha 7 atestados de capacidade técnica devidamente registrados no CREA com CAT. Podem ser aceitos atestados de capacitação técnica assinados apenas por nossos clientes, porém sem as CAT´s?

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que os atestados de qualificação técnico-operacional

visam comprovar que a empresa, como unidade jurídica e econômica, firmou contrato com objeto similar ao previsto na contratação almejada.

Atualmente, é indispensável o registro no CREA com CAT para a comprovação do registro referente à qualificação técnico profissional.

Nos casos de comprovação técnica operacional não será exigido atesto emitido por pessoa jurídica com registro no CREA com CAT, tendo em vista o entendimento emitido pelo CONFEA em seu Manual de Procedimentos Operacional1.

Nesse sentido, o E. Tribunal de Contas da União ratifica a dispensa de registro no CREA com CAT nos casos de comprovação técnica operacional.

“(...) 1.7. Recomendar à UFRJ que exclua dos

editais para contratação de empresa para a

execução de obra de engenharia a exigência de

registro no CREA dos atestados para

comprovação da capacitação técnica operacional das licitantes, tendo em conta a recomendação

inserta no subitem 1.3 do Capítulo IV combinado com o subitem 1.5.2 do Capítulo III do Manual de Procedimentos Operacionais para aplicação da Resolução CONFEA nº 1.025/2009, aprovado pela Decisão Normativa CONFEA nº085/2011.

Então, quando o objeto pretendido pela Administração conjugar parcelas afetas à

(6)

engenharia, será indispensável o seu registro e

habilitação, bem como do profissional,

responsável perante o CREA. Nesse caso, será possível a exigência de atestados de qualificação técnico-profissional devidamente registrado naquela entidade.” (Acordão 128/2012 – 2ª Câmara - Relator – Ministro BENJAMIN ZYMLER)

Portanto, as empresas estão desobrigadas a registrar os atestados técnicos operacionais no CREA com CAT, o qual deverá fazer parte do rol de documentos a compor o ENVELOPE Nº 1 – PROPOSTA DE PREÇOS.

Questionamentos apresentados pela empresa ENGEKO ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

8) Estamos analisando o documento “Estudo Mobiliário Dengue Móveis Inox e Fórmica”, anexo ao COMUNICADO 03, e não ficou claro quais móveis serão todos de inox e quais serão com tampo de inox e gabinete de fórmica. Peço esclarecer, pois os valores são significativamente diferentes.

Resposta: A Comissão de Julgamento esclarece que as empresas deverão analisar o Memorial

Descritivo em conjunto com todos os documentos e comunicados disponibilizados no site

http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/ até o presente momento.

O Estudo Mobiliário Dengue Móveis Inox e Fórmica tem por intuito dar as empresas participantes uma melhor compreensão do projeto.

Assim, resta claro que os móveis serão todos de inox, conforme descrito em projeto e indicado também em memorial descritivo DEA-01021-PB-AR-LM-0002_01.

Em relação ao tampo de inox e gabinete de fórmica, todos indicados no Relatório Estudo Mobiliário Dengue, informamos que todos serão inteiramente em inox, como por exemplo: tampo, corpo, prateleiras, etc. Os móveis de fórmica se encontram na área administrativa, tais como: recepção, assistentes I, chefia).

Lembramos a todas as empresas interessadas que TODAS as especificações estão apresentadas na

planilha DEA-01021-PB-AR-LM-0002_01 disponibilizada no site

http://www.fundacaobutantan.org.br/editais/.

Diante do exposto, a Presidente da Comissão de Julgamento torna públicas as respostas aos pedidos

de esclarecimentos apresentados, tendo efeito na data da sua

publicação/comunicação/disponibilização.

Andrea Guatelli

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

d) os dados obtidos na avaliação fonoaudiológica foram, na maioria da vezes, suficientes para definir a conduta fonoaudiológica quanto à necessidade de avaliação abrangente ou

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação