• Nenhum resultado encontrado

Ficha Técnica de Produto: NOVACHEK ph Referência: FT-00022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha Técnica de Produto: NOVACHEK ph Referência: FT-00022"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Versão 2 de 04-10-2013

Ficha Técnica de Produto: NOVACHEK pH

Referência: FT-00022

ESPECIFICAÇÕES PRODUTO: NOVACHEK PH

FAMÍLIA: SF409

GAMA: F072 - COBRE E ADJUVANTES DIVISÃO: D002 - ESPECIAIS

Valor de N - P2O5 - K2O:

0 - 0 – 0, com N como unidade de referência 0 - 0 - 0, com K2O como unidade de referência

TEORES DECLARADOS Azoto total (N): 5% p/v 4% p/p Azoto ureico (N): 5% p/v 4% p/p Pentóxido de fósforo (P2O5): 30% p/v 24% p/p PROPRIEDADES FÍSICAS Temperatura de Cristalização (ºC) 0,0 Densidade (g/cc), a 20°C 1,24 pH 0,0

- Fertilizantes minerais: sais de fósforo (dos fosfatos monoácido, diácido e triacido, e do ácido fosfórico) e diamida de ácido carbónico.

- Adjuvantes:

8% p/p de álcool isotridecílico etoxilado Anti-espumante.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS CLASSIFICAÇÃO: Solução de adubos NP. ADUBO CE.

CARACTERÍSTICAS:

O Novacheck pH, com indicador de pH, é uma solução de adubo NP que, para além do seu lado nutricional, tem um triplo efeito adjuvante para melhor aproveitamento:

- Ajustar o pH da água usada no tratamento foliar. Muitas vezes a água utilizada para elaborar caldas de tratamento têm um pH alcalino e dureza elevada. Isso diminui a sua eficácia na aplicação. Ao invés disso, deve usar-se um pH ligeiramente ácido (em torno de 6);

- Molhante aniónico, devido teor de surfactante, optimiza o tratamento; - Inclui um antiespumante para facilitar a preparação da calda. DOSAGEM E MODO DE USAR:

A adição do Novacheck pH na água será realizada antes de qualquer outro produto. Deve procurar um pH ligeiramente ácido (em torno de 6) e adicionar o produto até ajustar a medida que está a ser feito ou usando a seguinte tabela:

- Para água com pH inicial entre 7,5 e 8, aplicar 75cc/100L - Para água com pH inicial entre 8 e 8,5, aplicar 100cc/100L - Para água com pH inicial entre 8,5 e 9, aplicar 150cc/100L.

(2)

Versão 2 de 04-10-2013

Também se pode ajustar o pH com o indicador incorporado. Para tal, e guiando-se pelos valores da tabela anterior, pode-se começar a adicionar o Novacheck pH em água com pH alcalino (pH> 7), que tomará um tom amarelo. Continuar a adicionar até que a cor seja laranja (pH em torno de 6). Se continuar a adicionar passa a vermelho com pH ácido.

PRECAUÇÕES:

Pode ser aplicado em mistura com os produtos fitofarmacêuticos habituais. Em caso de dúvida, deve fazer-se um pequeno ensaio prévio. Evitar o contacto com os olhos e pele. Aplicar sempre em solução.

S1: Manter fora do alcance das crianças.

(3)

Versão 2 de 04-10-2013

Ficha de Segurança de Produto: NOVACHEK pH

Referência: FS-00022

1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA E DA EMPRESA Nome do produto: Molhante FERTINOVA

Nome Químico Não aplicável Fórmula molecular:

CAS No. Registro: 78330-21-9 EINECS: Não disponível Distribuidor: FERTINOVA S.L. Aurora Plaza, 2. 18600 Motril. (Granada) Telefone 958 490 140 Fax 958 466 139 E-mail fertinova@terra.es Web www.fertinova.es Chamadas de emergência:

Centro de Informação Anti-Venenos - CIAV Telefone: 808 250143

2. COMPOSIÇÃO / INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES 2.1 .- Composição:

Natureza dos componentes e concentração: Misturas contendo nitrogénio amoniacal, nitrogénio de ureia, fósforo (P2O5) e potássio (K2O como) e, às vezes, nutrientes secundários. As suspensões são soluções

super-saturadas em que alguns dos nutrientes, trituradas, são mantidas em suspensão por argilas especiais que impedem a resolução. A clara soluções NPK líquido está saturado.

Os materiais mais comuns usados são a amónia, ureia, ácido fosfórico, fosfato monoamónico, cloreto de potássio, hidróxido de potássio, e mais alguns nutrientes essenciais que fornecem a gama desses produtos é bastante extensa, e pode variar de estação para estação, dependendo afirmam que a colheita.

2,2. - Classificação: Não classificado como substância perigosa no âmbito da Directiva 67/548/CEE. 3. IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS

3.1 .- Em humanos: Fertilizantes são basicamente produtos inofensivos, quando manuseado correctamente mas deve observar os seguintes pontos:

. Contacto com a pele: Contacto prolongado pode causar irritação.

. Contacto com os olhos: Salpicos para os olhos podem causar conjuntivite química ligeira.

. Ingestão: Pequenas quantidades susceptíveis de provocar efeitos tóxicos. Em grandes quantidades pode causar distúrbios gastrointestinais

. Inalação: Estes produtos são processados a baixas temperaturas (temperatura ambiente) e é improvável a evolução de gás.

. Efeitos a longo prazo: Não são conhecidos efeitos adversos.

3.2. - No domínio do ambiente: Grandes derramamentos podem causar efeitos adversos, tais como a eutrofização (desenvolvimento indesejado da flora) nas águas de superfície confinados.

3.3. - Fogo e calor: não Estes fertilizantes são inflamáveis ou oxidantes. Quando incluídos em um incêndio ou quando aquecido fortemente fertilizantes podem decompor-se, desprendendo vapor, gases tóxicos, incluindo os óxidos de azoto e amónio.

4. PRIMEIROS SOCORROS 4.1. - Produto:

. Contacto com a pele: Lave a área afectada com água e sabão.

. Contacto com os olhos: Lavar ou irrigar os olhos com grandes quantidades de água por pelo menos 15 minutos. Procure um médico se a irritação persistente dos olhos.

. Ingestão: Não provocar o vómito. Dê a beber água ou leite. Obter assistência médica em caso de ingestão mais do que pequenas quantidades.

(4)

Versão 2 de 04-10-2013

4.2 .- Fogo e decomposição térmica:

. Inalação: Remover a partir da fonte de exposição à fumaça. Manter aquecido e em repouso, embora sem sintomas evidentes. A quem inalou os gases da decomposição será prestado atendimento médico imediatamente.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Estes fertilizantes líquidos não são oxidantes e combustíveis, no entanto, em caso de incêndio que podem estar envolvidos os depósitos que contenham esses produtos, deverá tomar as seguintes medidas: - Chame o Corpo de Bombeiros.

- Use água em abundância.

- Não use pó químico ou espuma ou tentar combater o fogo com areia ou de vapor. - Abra as portas e janelas nas lojas para ventilação máxima.

- Não permita que o adubo para chegar ao esgoto.

- Se o fertilizante contendo água entra em uma fuga ou curso de água, informar imediatamente as autoridades locais.

6. MEDIDAS EM CASO DE ACIDENTE

Os derrames de adubo devem ser rapidamente recolhidos e colocados em recipientes limpos e identificados. Dependendo do grau de poluição, será depositado para uso em explorações e pulverizado suavemente em áreas abertas ou enviadas para instalações de resíduos aprovadas. Tome cuidado para evitar a contaminação dos cursos de água e esgotos e informar as autoridades competentes em caso de contaminação acidental dos cursos de água.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

7.1 .- Manuseio: Estes fertilizantes são basicamente produtos inofensivos, quando manuseado correctamente. Evitar a contaminação do adubo com óleo diesel, graxa e outros materiais combustíveis. Usar luvas e óculos de protecção. Evite sempre que espirra possível.

7.2 .- Armazenamento: As suspensões podem ser armazenados em tanques ou de aço inoxidável, poliéster reforçado com fibra de vidro, ou aço revestido por dentro com tinta tipo epóxi. Estes últimos requerem mais manutenção. O NPK neutro luz por volume pode ser armazenado em recipientes de aço inoxidável, polietileno, butil ou poliéster reforçado com fibra de vidro, este último deve ser utilizado resinas adequadas. Esses produtos não devem ser misturados com soluções de nitrogénio como o N-32 ou N-20 em recipientes para evitar a cristalização do nitrato de potássio, se utilizado este produto como matéria-prima. As cisternas ou tanques que anteriormente continham N-32% ou N-20% devem ser lavadas com água.

8. CONTROLES DE EXPOSIÇÃO / PROTECÇÃO INDIVIDUAL

8.1 .- Limites recomendados de exposição: Sem limites oficiais especificado. 8.2 .- Protecção Pessoal:

- Protecção respiratória: Não necessário em condições normais de uso.

- Protecção das mãos: Usar luvas de borracha ao manusear o produto durante longos períodos de tempo. - Protecção dos olhos: Use óculos de segurança ou máscara facial.

9. PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Suspensão:

Aparência: grossa, mas líquida. Cor: líquido castanho-escuro Odor: Inodoro

pH entre 6 e 6,5

Densidade a 20ºC: entre 1,35 e 1,45kg/litro Viscosidade a 20ºC (após 5 min. Agitado): 600cps NPK neutros claros:

Aspecto / Cor: Líquido azul claro ou transparente. Odor: Inodoro

pH: 6 a 7.

Densidade a 20ºC: entre 1,19 e 1,30 kg/litro Temperatura Cristalização: entre 0ºC e -5ºC.

(5)

Versão 2 de 04-10-2013

10. ESTABILIDADE E REACTIVIDADE

10.1 .- Estabilidade: Esse produto é muito estável sob condições normais de armazenagem, manipulação e utilização.

10.2 .- Condições a evitar: Contaminação por materiais incompatíveis. Perto de fontes de calor ou fogo, equipamentos de soldagem térmica ou plantas que podem estar contaminados com o produto sem antes ter lavado vigorosamente para remover todos os traços de fertilizantes.

10.3 .- Materiais a evitar: materiais combustíveis, agentes redutores, ácidos, bases, carbonato de sódio, cloreto de sódio e alguns metais como o cobre, zinco e suas ligas.

10.4 .- Reacções Perigosas / Decomposição: Veja Secção 3.3 11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA

11.1 .- Geral: Veja Secção 3.1.

11.2 .- Dados toxicológicos: Não há dados. 12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA

12.1 .- Geral: Utilizar de acordo com informações do fabricante e não ultrapassar a quantidade máxima recomendada de aplicação.

13. CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELIMINAÇÃO DE RESÍDUOS

13.1. - Geral: Dependendo do grau de contaminação, mantê-lo para uso em fazendas, aplicando spray suave em terreno aberto ou colocar em depósitos de resíduos permitidos.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

14.1. - Classificação da ONU: Não classificado. Não é considerado material perigoso de acordo com os seguintes códigos de transporte internacional, RID (ferroviário), ADR (estrada), IMO (Marítimo).

15. INFORMAÇÃO SOBRE REGULAMENTAÇÃO 15.1 .- Directivas CE:

97/63/CE - Directiva sobre fertilizantes. 16. OUTRAS INFORMAÇÕES 16.1 .- Referências:

1 .- Um guia para a elaboração de fichas de segurança das matérias fertilizantes publicado pela EFMA 1996 Edition.

As informações contidas nesta Ficha de segurança são dadas de boa-fé e acreditando em sua exactidão, com base no conhecimento disponível sobre o produto no momento da publicação. Não implica a aceitação de qualquer obrigação ou responsabilidade pela companhia para as consequências do seu uso ou abuso em qualquer circunstância.

Referências

Documentos relacionados

Cultura em meio de gelose de sangue, teste da coagulase, teste de CAMP BE. Cultura em meio MacConkey, teste de catálase, teste

O furor guerreiro, como citado em relação a Cuchulainn, é realçado em alguns relatos, como Estrabão acerca do gosto dos celtas pela guerra, pode ser, por outro lado, elogiada, como

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

CLÁUSULA QUINTA – DO PAGAMENTO - O pagamento do valor total será efetuado, de uma única vez, após a conclusão da entrega de todo o material do Anexo I, em até 10

Estes produtos não devem ser misturados com soluções azotadas como soluções a 32% ou 20% em recipientes para evitar a cristalização do nitrato de potássio, se utilizado este

Decomposição por fogo e calor: A inalação de gases provenientes da decomposição pode causar irritação e efeitos corrosivos sobre o sistema respiratório.. 3.2 .- No domínio

Ingredientes: Carne de Porco Ibérico (91,6%), Sal, Alho, Pimentão, Pimenta Doce, Dextrose, Dextrina, Oleoresina de Pimentão, Antioxidantes: Ácido Ascórbico (E-300) e Ascorbato de