• Nenhum resultado encontrado

A NOMALIA NUMÉRICA DO QUARTO MOLAR INCLUSO: Revisão de Literatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A NOMALIA NUMÉRICA DO QUARTO MOLAR INCLUSO: Revisão de Literatura"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C REVISAO DE LITERATURA

NOMALIA NUMÉRICA DO QUARTO

MOLAR INCLUSO: Revisão de Literatura

NUMERICAL ANOMALY OF IMPACTED MOLAR FOURTH: Literature Review

Pedro Henrique Rodrigues da Silva RESENDE1

Walisson dos Santos SILVA1 Willian Morais DE MELO2

RESUMO

Os dentes supranumerários são aqueles que excedem a série normal, podendo ocorrer em ambos os arcos dentários. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do diagnóstico precoce de dentes supranumerários do quarto molar. Justifica-se o presente estudo em ressaltar a importância e eficiência da indicação precisa do exame radiográfico no consultório odontológico. A metodologia usada para a elaboração deste estudo foi a Revisão de Literatura. Foram utilizadas as bases de dados eletrônicos Scielo, Google Acadêmico e PubMed. Geralmente, o diagnóstico é realizado através de exames radiográficos de rotina, uma vez que a maioria desses dentes estão inclusos e assintomáticos. Pode-se concluir que, o diagnóstico precoce em anomalias de dentes supranumerários do quarto molar incluso é de extrema importância, visto que, permite um planejamento adequado, favorecendo um bom prognóstico e além de prevenir possíveis complicações pós exodontia.

Palavras-chave: Dente Supranumerário. Anomalias Dentárias. Quarto Molar. Diagnóstico.

ABSTRACT

The supernumerary teeth are those that exceed the normal series, which can occur in both dental arches. The present study aims to show the importance of early diagnosis of supernumerary teeth of the fourth molar. The present study is justified in emphasizing the importance and efficiency of accurate indication of the radiographic examination in the dental office. The methodology used for the preparation of this study was the Literature Review. The electronic databases Scielo, Google Scholar and PubMed were used. Usually, the diagnosis is made through routine radiographic examinations, since most of these teeth are included and asymptomatic. It can be concluded that the early diagnosis of anomalies of supernumerary teeth of the fourth molar is of extreme importance, since it allows adequate planning, favoring a good prognosis and besides preventing possible complications after exodontia.. Keywords: Supernumerary Teeth. Dental Anomalies. Fourth Molar. Diagnosis

1 Aluno do Curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). E-mail: pedro_rodriguesbsb@hotmail.com e

wls.s@hotmail.com

2 Professor do Curso de Odontologia da Faculdade Patos de Minas (FPM). Doutor em Odontologia pela Faculdade de Odontologia

de Araçatuba (FOA/UNESP). E-mail: wmoraismelo@yahoo.com.br

(2)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C INTRODUÇÃO

O conhecimento da anatomia normal dos dentes e estruturas bucais, bem como a identificação de condições anômalas tais como as alterações dentárias e patologias ósseas dos maxilares é essencial para uma prática clínica de qualquer Cirurgião-Dentista. Atualmente, a atuação clínica não se deve centrar exclusivamente na intervenção terapêutica, mas principalmente no diagnóstico, prevenção e intercepção das anomalias detectadas (1).

A presença de um ou mais dentes excedentes nas arcadas superiores e inferiores são denominados de dentes supranumerários (2).Considerados como uma desordem ou anomalia numérica (3). Os quartos molares

são anomalias numéricas mais frequentes (4).

O quarto molar, como qualquer dente extra da cavidade bucal é um supranumerário, podendo ser denominado distomolar ou distodente (5). Quarto e quinto molares são dentes supranumerários mais raros (6). O diagnóstico é realizado através de exames radiográficos de rotina, pois a maioria desses dentes estão inclusos e encontram-se assintomáticos (2,7,8,9). Entretanto, um diagnóstico precoce é extremamente relevante para que seja realizado um correto plano de tratamento com o intuito de prevenir e evitar possíveis complicações (7).

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do diagnóstico precoce de dentes supranumerários do quarto molar.

O diagnóstico precoce de anomalias dentárias e patologias ósseas é de suma importância no decorrer da infância, uma vez que, à intervenção e tratamento precoce evita possíveis complicações durante o período de crescimento.

Nesse contexto, justifica-se o presente estudo em ressaltar a importância e eficiência da indicação precisa do exame radiográfico no consultório odontológico.

METODOLOGIA

A metodologia usada para a elaboração deste estudo foi a Revisão de Literatura com intuito de abranger o conhecimento científico sobre o tema abordado.

Os artigos selecionados para o presente estudo foram pesquisados nas bases de dados eletrônicos Scielo, Google Acadêmico e PubMed. As palavras chaves utilizadas foram: “Dente Supranumerário”, “Anomalias Dentárias”, “Quarto Molar”, “Diagnóstico” nos idiomas português e “Supernumerary Teeth”, “Dental Anomalies”, “Fourth Molar”, “Diagnosis” em inglês.

A pesquisa resultou em um total de 26 artigos. Para acrescer a pesquisa foram utilizados 2 livros e 1 dissertação (mestrado) as quais se referenciavam adequadamente a temática escolhida. Posteriormente foi elaborado uma tabela para melhor compreensão sobre perspectivas de estudos em exodontia de quartos molares.

Para análise da pesquisa, foram selecionados os artigos mais relevantes entre o período de 2000 a 2017. Os critérios de exclusão adotados foram os artigos que não se referenciavam a temática escolhida e cronologia apresentada.

REVISÃO DA LITERATURA

Dentes Supranumerários

Dentes supranumerários representam um tipo de anomalia que se define pela presença de dente além do número considerado normal de uma arcada. Eles podem irromper normalmente, permanecer impactados, apresentar-se invertidos ou ainda assumir uma posição ectópica (10). Podem ocorrer de maneira isolada ou múltipla, unilateral ou bilateralmente, na maxila ou mandíbula ou em ambos os arcos (10-12).

Estes não apresentam as características anatômicas de dentes humanos, na maioria das vezes apresentam o formato cônico. Ocorrendo de forma unitária ou múltipla tanto na maxila quanto na mandíbula,

(3)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C

podendo ser denominados de dente extranumerário, hiperdontia ou supranumerário (3).Podem ocorrer na dentição decídua ou permanente, evidenciados por radiografias (3, 13).

Sua etiologia não é completamente entendida, no entanto acredita-se ser consequência de uma hiperatividade da lâmina dentária (2). Cardoso et al. ressalta que a literatura faz grande ênfase quanto variações de forma e volume. Contudo, pouca ênfase quando se refere a anormalidade ou variação de comprimento em relação ao tamanho do dente (14).

Quarto molar

Segundo Moruzzi-Lima et al. O quarto molar na região de maxila é o segundo dente supranumerário mais encontrado, depois do mesiodens, incisivo supranumerário de tamanho menor, o qual localiza-se na região de maxila entre os incisivos centrais (6).

Os distomolares aparecem frequentemente logo após os terceiros molares, porém, sua aparição como os demais supranumerários pode ocorrer em lugares incomuns, como seio maxilar, fissura esfeno palatina, palato mole, cavidade nasal, tuberosidade da maxila (5).

Dentes Impactados

Para Machado et al. entre os dentes impactados estão os supranumerários, os quais possuem localização mais comum na região maxilar anterior, seguida pelos quartos molares, pré-molares e caninos (9). Na literatura relatos indicam a existência de quartos, quintos, sextos e sétimos molares(12).

Rocha, Columbano Neto e Souza salientam que, em casos de dentes impactados a conduta pode variar em dois pontos: proceder à liberação óssea para a erupção dos dentes retidos e, depois que suas raízes estiverem completamente formadas, realizar a remoção do supranumerário; ou realizar integralmente a intervenção quando as condições permitirem (15).

Alterações

Segundo Luz as alterações dentárias e dos maxilares podem apresentar manifestações clinicamente simples, sem repercussões na saúde oral ou complexas que levem à desorganização estrutural dos tecidos dentários e ósseos, resultando em uma abordagem terapêutica (16).

A presença desses dentes pode ocasionar problemas, como falhas na erupção, deslocamento de dentes, apinhamentos, cistos, tumores odontogênicos (2,7,8), reabsorções ou danos aos dentes adjacentes (9).

Classificação

Os dentes supranumerários são classificados de acordo com sua forma e localização (2,7, 8,12). Prevalência

Dentes supranumerários são anomalias de desenvolvimento bastante frequentes (6). Sua prevalência ocorre mais na dentição permanente, com maior prevalência no genero masculino (2,4,6,8).

O Cirurgião-Dentista deve estar atento quanto a prevalência, localização e patologias que possam ocorrer, evitando problemas complexos de difícil resolução pós exodontia (8).

Diagnóstico

O diagnóstico correto e precoce da presença de dentes supranumerários é indispensável. Deste modo, exames radiográficos devem ser solicitados, quando a erupção de um ou mais dentes estiver alterada. Dessa forma, o profissional tem o compromisso de estar atento e consciente da relevância do controle radiográfico

(4)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C

de rotina, devendo realizar um correto diagnóstico e adequado plano de tratamento, uma vez que, a presença desses dentes pode causar uma série de complicações de ordem estética, fonética e psicológica (18).

Para Almeida et al. o diagnóstico precoce de dentes supranumerários e a intervenção cirúrgica adequada, associadas ao tratamento ortodôntico podem reduzir ou evitar complicações no desenvolvimento da dentição do paciente, obtendo-se uma harmonia funcional, estética e oclusal (19).

Lima et al. salientam em seu estudo que, os exames rotineiros usados e recomendados em clínicas odontológicas são os radiográficos convencionais, como radiografias panorâmicas, periapicais e oclusais, além das periapicais com técnicas de localização como Clark, Miller-Winter e Donovan (17).

Conforme Lobato, Columbano e Souza o diagnóstico precoce abrange a realização de radiografias panorâmicas e periapicais em todas as crianças na fase da dentição mista, prevenindo problemas funcionais e estéticos aos dentes adjacentes (20).

Breda Júnior et al. concluem em seu estudo que, a importância de uma anamnese e exame clínico bem realizado e minucioso, juntamente com o auxílio de exames de imagens adequado são fundamentais para o diagnóstico e consequente conduta nos casos de dentes supranumerários, que em sua maioria estão inclusos (2).

As vantagens dos exames radiográficos convencionais são a facilidade e rapidez na aquisição da imagem, baixo custo e grande disponibilidade, além da baixa dose de radiação direcionada ao paciente. Estes exames são relevantes especialmente em casos de distúrbios de número e posicionamento dental, visto que a maioria é assintomática (17).

Os métodos computadorizados de aquisição de imagem têm transformado a maneira de interpretar diversos diagnósticos e o tratamento na prática odontológica cotidiana. No caso do dente impactado é importante se obter informações tridimensional para definir com precisão a sua posição. Dessa forma, planeja-se o acesso cirúrgico para que o dente em questão planeja-seja removido com planeja-segurança e eficiência(27,29).

Mesmo diante da excelência do exame tomográfico sobre o radiográfico convencional, o diagnóstico e localização do distomolar incluso pode ser feito por meio das imagens radiográficas convencionais, como a Donovan, Miller-Winter e panorâmica (17).

Tratamento

Para a realização da exodontia e planejamento do tratamento odontológico, é imprescindível o correto diagnóstico. Desse modo, o profissional utiliza-se dos exames clínico, radiográfico e em alguns casos laboratoriais (21).

Certamente, os exames radiográficos são de extrema relevância para a obtenção do diagnóstico e plano de tratamento de dentes inclusos, visto que, não é possível a visualização deste elemento dentário como um todo durante o exame clínico, além de constatar a presença de alteração morfológica e avaliar sua relação com estruturas adjacentes (21).

O tratamento cirúrgico de dentes supranumerários deve ser avaliado de forma individual a fim de se evitar possíveis complicações futuras (2).

Segundo Neville et al.as indicações mais frequentes na exodontia de dentes inclusos são: prevenção de doenças periodontais, lesões cariosas, pericoronarite, reabsorção radicular externa, cistos, tumores, fraturas de mandíbula e dor de origem desconhecida, facilitação do tratamento ortodôntico, otimização da saúde periodontal e em casos de dentes impactados sob prótese dentária (12).

As contraindicações gerais para a remoção de dentes supranumerários são a exodontia em pacientes com idade avançada ou muito precoce, condição sistêmica comprometida e possibilidade de dano excessivo as estruturas adjacentes (17).

Já as contraindicações locais abrangem a radioterapia prévia na área, pericoronarites graves e infecções agudas. As de origem sistêmica são as doenças metabólicas e cardíacas descompensadas, leucemias, linfomas, uso de anticoagulantes, gravidez e uso de medicamentos imunossupressores (17).

(5)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C

Nadal et al.salientam em seu estudo que, a remoção ou manutenção do elemento depende da avaliação de exames complementares, levando em consideração os riscos que a permanência do dente poderá ocasionar (7).

Conforme Couto Filho, Santos e Lima quando o dente supranumerário não interfere na cronologia de erupção, deve-se remover após a formação completa das raízes dos dentes permanentes adjacentes (22).

À técnica cirúrgica para a remoção dos quartos molares requer os mesmos cuidados que a cirurgia de terceiros molares inclusos. O tratamento é conduzido pela localização, tipo e posição do dente (7). Na sequência, perspectivas de estudos em exodontia de quartos molares apresentados na tabela 1.

Tabela1: Perspectivas de estudos de quartos molares Autor(es) Variações de perspectivas em relação Quartos Molares

Torres et al. (23) Descrevem que os dentes supranumerários mais frequentes foram os quartos molares. Nadal et al. (7) Mencionam em seu estudo, um caso clínico de exodontia simultânea de terceiros e quartos molares inferiores e superiores. Delgado et al. (24)

Relataram um caso onde sua paciente, de 16 anos, apesar de ser do gênero feminino, possuía quartos molares inclusos e impactados de forma bilateral superior e unilateral inferior.

Breda Júnior et al. (2) Relatam em seu estudo um caso onde o paciente possuía quatro supranumerários tanto em maxila como mandíbula, removidos

cirurgicamente.

Leco Berrocal et al.

(25) Shokri et al. (26) Mencionam em seu estudo que o dente mais comum foi o distomolar. Moruzzi-Lima et al.

(6)

Descrevem um caso raro num achado radiográfico em exame de rotina onde comprovou a presença de dois quartos molares bilaterais e de um quinto molar do lado direito da maxila, em paciente não-sindrômico do gênero feminino.

Fernandes et al. (27)

Relatam um caso clínico diagnosticado e tratado de um dente supranumerário incluso em posição horizontal, quarto molar, em região de ramo ascendente direito.

Kokten, Balcioglu e Buyukertan (28)

Relatam a presença de dois quartos molares superiores bilaterais, enquanto no outro, foi relatado um quarto e um quinto molares na maxila do lado direito.

Fonte: (2, 6, 7, 23-28)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com base na literatura consultada pode-se concluir que, o diagnóstico precoce em anomalias de dentes supranumerários do quarto molar incluso é de extrema importância, visto que, permite um planejamento adequado, favorecendo um bom prognóstico e além de prevenir possíveis complicações pós exodontia.

O diagnóstico das anomalias dentárias ocorre no exame clínico ou quando solicitados os exames complementares. O diagnóstico precoce associado a um bom exame clínico, possibilita a realização do tratamento mais adequado, além de evitar maiores complicações funcionais e estéticos aos dentes adjacentes, tanto no trans quanto no pós-operatório.

Salienta-se que os exames radiográficos são relevantes no diagnóstico precoce da inclusão dentária e localização de supranumerários. Entretanto, nem sempre as imagens radiográficas obtidas por meio de técnicas convencionais permitem a obtenção do diagnóstico satisfatório.

Na tomada de decisão sobre a exodontia profilática ou não de quartos molares devem ser levados em consideração diversos aspectos especialmente se o tratamento trará ou não benefícios ao paciente. Mesmo que o Cirurgião-Dentista tenha o conhecimento científico para a tomada da decisão, o paciente também deve ser

(6)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C

Através da análise bibliográfica observou-se que, o Cirurgião-Dentista devem estar atentos a novas pesquisas que respaldem a eficácia das técnicas empregadas, planejamento cirúrgico, diminuindo possíveis complicações no tratamento de trans e pós exodontia de quarto molares.

REFERÊNCIAS

1. AAP. American Academy of Pediatrics. Section on Pediatric Dentistry and Oral Health. A policy statement: Preventive intervention for pediatricians. Pediatrics 2008;122(6):1387-94.

2. Breda Júnior MA; Araújo MM, Antonini F, Santos MBP, Vale DS. Quarto molar retido nos quatros quadrantes: revisão da literatura e relato de caso. Revista Odontológica de Araçatuba, 2008; jul-dez 29(2):57-61.

3. Nagaveni NB, Umashankara KV, Sreedevi, Reddy

BP, Radhika NB, Satisha TS. Multi-lobed mesiodens with a palatal talon cusp: a care cas report. Braz. Dent. J. Ribeirão Preto, 1010; 21(4):375-378.

4. Silva CJ, Santana SS, Silva MCP, Castro MPR.

Quarto molar: Relato de caso clínico. Revista Brasileira de Cirurgia e Periodontia. 2003;1(3):197-200.

5. Santos, M. J. P.; Barbieri, C. M.; Ferreira, L.; Aguiar, S. M. H. C. Á. Quarto Molar: Relato de caso clínico em paciente portador de deficiência. Revista Odontológica de Araçatuba, 2009; Jul-Dez 30(2):19-23.

6. Moruzzi-Lima PD, Raitz R, Fenyo-Pereira M,

Gambier VCR. Quarto e quinto molares em maxila: Relato de um raro caso clínico. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, 2005; jul-dez 3(6).

7. Nadal L, Pilatti AF, Schwade FMS, Poletto AC, Lopes

LC, Fosquiera EC. Revista UNINGÁ Review. Exodontia Simultânea de Terceiros e Quartos Molares Inferiores e Superiores: Relato de Caso Clínico. 2015 Out-Dez 24(1):40-44.

8. Fardin AC, Gaetti-Jardim EC, Aranega AM, Jardim Jr

EG, Garcia JR IR. Quarto molar retido: a importância do diagnóstico precoce. RFO, Passo Fundo, 2011; jan-abr 16(1): 90-94.

9. Machado RA, Borges HOI, Moreira CC, Pozza DH,

Oliveira MG. Hiperdontia. Rev Clin Pesq Odontol. 2004;1:27-33.

10. Reis LFG, Giovanini A, Namba EL, Silva ELFM, Garcia MA. Dentes supranumerários retidos interferindo no tratamento ortodôntico. Rev. Sul-Bras. Odont. 2006;3(2):20-25.

11. Regezi JA, Sciubba JJ. Patologia bucal: Correlações clinicopatológicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

12. Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE.

Patologia Oral e Maxilofacial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004. 798.

13. Coelho A, Macho V, Andrade D, Macedo P, Areias C.

Prevalência e distribuição de dentes supranumerários numa população pediátrica – Um estudo radiográfico.

Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac. 2011; 52(4):189-192.

14. Cardoso LC, Murayama RA, Saad NM, Bosco ÁF,

Martins TM. Anormalidade de comprimento dos terceiros molares: Apresentação de dois casos. Revista Odontológica de Araçatuba, 2003; jan-jul 24(1):22-26.

15. Rocha AML, Columbano Neto J, Souza, MMG.

Hiperdontia na região de incisivos superiores. J. Bras. Ortodon. Ortop. Facial, Curitiba, 2002; set-out. 7(41):389-396.

16. Luz SL. Prevalência e Distribuição de Anomalias Dentárias e Ósseas numa População Pediátrica da FMDUL – Estudo Radiográfico. Dissertação Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Universidade de Lisboa. Faculdade de Medicina Dentária, 2013.

17. Lima ILA, Silva AIV, Oliveira FJ, Cardoso FO, Manzi FR. Radiografias convencionais e tomografia computadorizada cone-bean para localização de dentes inclusos: Relato de caso. Arq Brás odontol 2009; 52:58-64.

18. Bezerra PKM, Bezerra PM, Cavalcanti AL. Dentes supranumerários: Revisão da literatura de caso. R. Ci. méd. biol., Salvador, 2007; set-dez 6(3):349-356.

19. Almeida RR, Garib DG, Almeida-Pedrin RR, Almeida

MR, Pinzan A, Junqueira MHZ. Diastema interincisivos centrais superiores: quando e comointervir? R Dental Press Ortodon Ortop Facial, Maringá, 2004; mai-jun 9(3):137-156.

20. Lobato AMR, Columbano JN, Souza MMG.

Hiperdontia na região de incisivos superiores. J Bras Ortodon Ortop Facial, Curitiba, 2002; set-out 7(41):389-396.

21. Sakabe J, Kuroki Y, Fujimaki Y, NakajimaI, Honda K. Reproducibility and accuracy of measuring unerupted teeth using limited cone beam X-ray CT. Dentomaxillofac Radiol. 2007;36(1):2-6.

22. Couto Filho CEG, Santos RL, Lima ARG.

Supranumerários: revisão de literatura: relato de casos clínicos. BCI Rev. Bras. Cir. Implantodont. Curitiba, 2002; abr-jun 9(34):150- 155, abr-jun, 2002.

23. Torres PF, Simplício AHM, Luz ARCA, Lima MDM,

Moura LFAD, Mora MS. Anomalias dentárias de número em pacientes ortodônticos. Rev Odontol UNESP 2015 Sep-Oct; 44(5): 280-284

24. Delgado FE, Youssef ADM, Jonasson T, Landucci A,

Ulbrich LM, Araujo MR. Multiple fourth molars: surgical treatment in young patient. RSBO. 2014; Oct-Dec 11(4):05-10.

25. Leco Berrocal MI, Martín Morales JF, Martínez González JM. An observational study of the frequency of supernumerary teeth in a population of 2000

(7)

Re vi st a de Od on to lo gi a Co nt em po ne a RO C

patients. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2007 Mar;12(2):134-8.

26. Shokri A, Poorolajal J, Khajeh S, Faramarzi F, Kahnamoui HM. Prevalence of dental anomalies among 7- to 35-year-old people in Hamadan, Iran in 2012-2013 as observed using panoramic radiographs. Imaging Sci Dent. 2014 Mar;44(1):7-13.

27. Fernandes et al. Quarto molar incluso: relato de caso. Rev. Cir. Traumatol. BucoMaxilo-Fac., Camaragibe, 2005 Abr-Jun; 5(2):61-66.

28. Kokten G, Balcioglu H, Buyukertan M.

Supernumerary fourth and fifth molars: a report of two cases. J. Contemp. Dent. Pract. 2003; nov 15 4(4):67-76.

29. Nakajimaa A, Sameshimab GT, Araic Y, Hommed

Y, Shimizue N, Dougherty H Sr. Two- and Three-dimensional orthodontic imaging using limited cone beam–computed tomography. Angle Orthod. 2005; Nov 75(6):

Autor para correspondência Willian Moraes de Melo, Rua Major Gote, 1406 Centro. CEP 38700-101 - Patos de Minas - MG

E-mail wmoraismelo@yahoo.com.br (34) 38182300

Referências

Documentos relacionados

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

Para um essencialista, a expressão (1) é verdadeiramente contingente, afinal existem mundos possíveis em que Russel não estudou filosofia, logo a propriedade de ser um

Reginaldo diz-lh Reginaldo diz-lhe, então, que esse e, então, que esse reino já não existe, que fora reino já não existe, que fora dividido dividido em dois e oferecidos às

Laboratórios didáticos especializados: serviços NSA para cursos que não utilizam laboratórios especializados (Para fins de autorização, considerar os laboratórios

O pagamento será efetuado por meio de ordem bancária, transmitida ao Banco do Brasil S.A, para crédito em banco, agência e conta-corrente indicados pelo CONTRATADO, no prazo de

Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre

DE ELETRONICOS LTDA - ME CARTAO RECARGA (para

Uso em aula do respectivo component e sob orientação Uso para estudo domiciliar Períodos de utilização do material Uso nos portfólios Uso nas aulas de artes (música e