• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual. Abstract:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aplicação da drenagem linfática manual, “método original Dr. E. Vodder”, no tratamento dermato-funcional da rosácea.

Application of the manual lymphatic drainage, "original method Dr. And Vodder", in the treatment dermato-functionary of the rosette.

Camila Botelho Martins*, Maria Luiza Mansur Lopes **

...

* Academia do curso de fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, ** Especialista em anatomo-fisiologia.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de verificar a eficácia da drenagem linfática manual “método original Dr. E. Vodder” no tratamento da rosácea. Para isso foi realizada uma pesquisa experimental do tipo estudo de caso, sendo estudada uma paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, cor branca, 53 quilos, 1.65 metros, com aparecimento de rosácea aos 21 anos, grau II na região do nariz e bochechas. Foram utilizados ficha de avaliação, registro fotográfico e uma escala de opinião. A paciente foi submetida a 20 atendimentos de drenagem linfática manual na região acometida. Ao final do tratamento pode-se verificar uma diminuição da rosácea e a paciente referiu estar satisfeita com os resultados. A drenagem linfática manual “método original Dr. E. Vodder” mostrou-se um recurso eficaz e de baixo custo no tratamento da rosácea.

Palavras-chave: tratamento, rosácea e drenagem linfática manual

Abstract:

The rosette is a chronic affection of the face, that can cause beyond aesthetic upheavals, psychological and social problems, as the loss of auto-esteem. This research was carried through with the objective to verify the effectiveness of the manual lymphatic drainage "original method Dr. E. Vodder" in the treatment of the rosette. For this an experimental research of the type was carried through study of case, being studied a patient of the feminine sex, 25 years of age, white color, 53 kilos, 1,65 meters, with appearance of rosette to the 21 years, degree II in the region of the nose and cheeks. Fiche of evaluation, photographic register and a scale of opinion had been used. The patient was submitted the 20 appointments of manual lymphatic drainage in the region attack. To the end of the treatment a reduction of the rosette can be verified and the patient related to be satisfied with the results. The manual lymphatic drainage "original method Dr. E. Vodder" revealed an efficient resource and of low cost in the treatment of the rosette.

(2)

Introdução

A fisioterapia dermato-funcional é uma área em constante ascensão com técnicas e recursos cada vez mais especializados, objetivando o tratamento e também a prevenção dos distúrbios relacionados à estética, visando sempre à saúde e bem estar de seus pacientes.

A preocupação das pessoas com seu aspecto físico e sua aparência está cada vez maior nos dia de hoje. Uma boa auto-imagem gera autoconfiança e segurança, enquanto a insatisfação com a própria aparência, ao contrário, só traz perda na auto-estima e inseguranças, podendo gerar até mesmo dificuldades nos relacionamentos sociais.

Para se obter uma boa saúde física, psicossocial e mental é necessário que o indivíduo esteja satisfeito com sua auto-imagem, e muitas vezes os distúrbios estéticos não permitem que isso ocorra. Devido estes fatores merecem uma maior atenção, pois esses distúrbios não se resumem somente à beleza física.

A rosácea é uma afecção crônica da pele, comum em adultos a partir da meia idade e que afeta principalmente as regiões centrais da face.

É antiestética, e apesar de sua etiologia exata ser desconhecida, o processo patológico se dá devida uma alteração na vasculatura facial que levam ao aparecimento de eritema, edema, tangiectasia, pápulas e pústulas.

É um distúrbio estético que afeta um grande número de indivíduos, e apesar de não ser um distúrbio fatal, o eritema facial da rosácea pode prejudicar a auto-estima e a qualidade de vida do paciente, comprometendo sua satisfação pessoal e profissional

Sendo que muitos pacientes encaram a rosácea como um envelhecimento normal da pele e não têm consciência de que existem tratamentos capazes de impedir a progressão da doença. E apesar de possuir uma etiologia não esclarecida, irá ocorrer uma alteração na circulação do local acometido, o que vem a favorecer o tratamento específico com recursos fisioterápicos.

Por isso a realização desta pesquisa justificou-se na necessidade da constatação da efetividade da drenagem linfática manual “método original Dr. E. Vodder” no tratamento dermato-funional da rosácea.

O presente estudo tem por objetivos identificar o grau de rosácea

(3)

apresentado pela paciente, analisar os efeitos da drenagem linfática manual,

“método original Dr. E. Vodder”,

sobre a rosácea e verificar o nível de satisfação da paciente em relação aos resultados obtidos.

Materiais e Métodos

Foi realizada uma pesquisa do tipo experimental, com um estudo de caso, com uma paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, 53 quilos, 1.65 m de altura, nuligesta, praticante de atividade física, alimentação variada e regular, menarca aos 13 anos, fazendo uso de anticoncepcional hormonal injetável desde os 18 anos de idade e não fazendo tratamento especifico.

A paciente foi escolhida como amostra intencional por ser um caso típico do problema.

Os instrumentos utilizados na coleta de dados deste trabalho foram: - termo de consentimento, devidamente assinado pela paciente para participação da pesquisa e permissão de divulgação dos resultados;

- ficha de avaliação: para melhor caracterização do quadro e avaliação do estado geral da paciente;

- câmera fotográfica digital, para registro fotográfico do antes e depois do tratamento para uma melhor verificação dos resultados;

- questionário contendo escala de opinião, para avaliar o grau de satisfação da paciente em relação aos resultados obtidos. Sendo que para a realização da coleta de dados primeiramente foi esclarecida a paciente os objetivos da pesquisa e assegurado seu sigilo e privacidade. Posteriormente a mesma assinou termo de consentimento, concordando em participar da pesquisa por livre e espontânea vontade. Em seguida foi realizado inspeção e palpação para determinar o grau de rosácea seguindo a classificação de Sampaio e Rivitti (1998), e aplicada a ficha de avaliação na paciente para uma avaliação do seu estado geral.

Para se verificar os efeitos da drenagem linfática manual “método original Dr. E. Vodder”, sobre a rosácea, a região alvo do estudo foi fotografada antes da execução do tratamento proposto e após seu final.

Foi aplicado também um questionário do tipo Likert, que de acordo com [1], consiste na elaboração mais simples e de caráter original, não medindo o quando uma atitude é mais ou menos favorável, para poder avaliar o grau de satisfação da paciente em

(4)

relação aos resultados obtidos durante e após o termino do tratamento.

E para a obtenção dos resultados foram realizados 20 atendimentos seguindo o protocolo de drenagem linfática manual, “método original Dr. E. Vodder”, na região do pescoço e face, com aproximadamente 40 minutos de duração, somando um total de 20 atendimentos.

Sendo que os instrumentos para coleta de dados foram aplicados pela própria pesquisadora, a coleta foi realizada entre os dias 23 de abril e 28 de maio de 2004, na casa da própria paciente localizada na cidade de Tubarão-SC.

Antes de iniciar o tratamento proposto foi aplicada uma ficha de avaliação para uma avaliação do estado geral da paciente que obteve os dados expostos a seguir.

Paciente do sexo feminino, 25 anos de idade, 53 quilos, menarca aos 13 anos, alimentação variada praticante de atividade física, faz uso de anticoncepcional hormonal injetável desde os 18 anos, com aparecimento de rosácea na região do nariz e bochechas por volta dos 21 anos de idade.

Sendo então que o surgimento da rosácea na paciente se deu antes do previsto, pois segundo [2], a rosácea inicia-se normalmente na terceira e quarta

décadas de idade, e é mais freqüente em mulheres do que em homens, com quadros mais moderados e localizados.

Para os mesmos autores, a pele afetada por rosácea é mais sensível a estimulantes que causam vasodilatação como: exercício físico, bebidas quentes e comidas picantes. Sendo a paciente praticante de atividade física e portadora de uma dieta variada.

Na inspeção realizada pode ser identificar a presença de eritema no nariz e bochechas, sendo o nariz mais comprometido. E também pode ser notado a presença de pápulas no nariz. Onde o grau de rosácea da paciente é o grau II.

Na rosácea grau II, ou rosácea pápulo-pustulosa, segundo [2], surgem pápulas e pústulas e o eritema pode acompanhar-se de edema sendo mais inflamatório.

Já na palpação foi notada um aumento da temperatura do local acometido, e de acordo com [3], um aumento do fluxo de sangue pelos vasos sanguíneos faciais, gera liberação de uma maior quantidade de calor para a superfície da pele.

Resultados

Após ser submetida a 10 atendimentos com aplicação de drenagem

(5)

linfática manual, “método original Dr. E. Vodder”, observou-se uma pequena melhora no quadro nas regiões acometidas.

Ao término dos 20 atendimentos, ou seja, após o tratamento prosposto, pode-se observar uma redução satisfatória, com melhora no aspecto da pele e diminuição do eritema e edema, como também normalização da temperatura local.

Ao se aplicar drenagem linfática manual sobre a pele, ela recupera a sua temperatura e um aspecto mais saudável e normal [4].

Durante o tratamento a paciente foi reavaliada no décimo e vigésimo atendimento, e convém destacar que manteve seus hábitos inalterados se comparados com os pré-estabelecidos durante a primeira avaliação

Aspecto da região afetada por rosácea antes do tratamento Fonte: dados obtidos pela autora,2004.

Aspecto da região afetada por rosácea após o tratamento Fonte: dados obtidos pela autora, 2004.

Em relação ao nível de satisfação com os resultados obtidos com o tratamento, ao final do décimo atendimento a paciente se encontrava parcialmente satisfeita com os resultados obtidos, enquanto ao final do vigésimo atendimento, ou seja, ao término do

tratamento relatou estar plenamente satisfeita com os resultados obtidos.

Considerações finais:

Indo de encontro ao objetivo geral desta pesquisa a drenagem linfática

(6)

manual, “método original Dr E. Vodder”, mostrou-se eficaz no tratamento dermato-funcional da rosácea, onde os métodos utilizados possibilitaram a obtenção de bons resultados, trazendo benefícios tanto estéticos visuais quanto satisfatórios à paciente, podendo assim ser adotado como uma rotina segura.

Um dos fatores a ser levado em consideração foi a boa aceitação da técnica empregada por parte da paciente, que além de uma redução no acometimento da rosácea, relatou uma sensação de relaxamento ao término de cada atendimento.

No que se refere à formulação de um protocolo de tratamento, ficou evidente que foram necessários vários atendimentos para obtenção de uma melhora significativa e satisfatória do quadro. Pois ao final do 10º atendimento a melhora estava pouco perceptível, enquanto após o 20º atendimento, melhora

no quadro foi notória tanto nos registros fotográficos, quanto ao nível de satisfação da paciente.

Outro aspecto a se ressaltar são as vantagens que a DLM oferece. É um procedimento não invasivo, de simples execução, que exige apenas pratica e bom conhecimento do sistema linfático por parte do fisioterapeuta para sucesso do tratamento. Além disso, é de baixo custo não requerendo qualquer tipo de aparelhagem.

Deste modo fica o registro da necessidade da implantação de novas pesquisas com amostras mais significativas e por tempo mais prolongado, visando à obtenção de ganhos maiores a respeito da utilização da drenagem linfática manual “método original Dr. E. Vodder” no tratamento da rosácea.

Referencias bibliográficas:

1 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

2 SAMPAIO, S. A. D.; RIVITTI, E. A. Dermatologia. São Paulo: Artes médicas, 1998.

3 LYNN, D. A new letter for patientes

with Rosácea. Journal of the American Academy of Dermatology. v. 32, n. 7, 2002.

4 WINTER, W. R. Drenagem linfática manual. 2. ed. Rio de Janeiro: Vida Estética, 1997.

Referências

Documentos relacionados

A partir do momento em que se conhece o nome do interlocutor pode-se efetuar um atendimento personalizado, tratando o utente pelo nome e apelido da forma como se apresentou?. Isso

O recurso mais utilizado para a prevenção e/ou tratamento do edema gestacional é a Drenagem Linfática Manual (DLM), que tem como objetivo recolocar em movimento

Este estudo consiste em uma revisão de literatura sobre a eficácia da drenagem linfática manual durante o período gestacional, como tratamento do edema

O trabalho proposto teve como objetivo geral, constatar os resultados da drenagem linfática manual no edema de MMII da gestante, comparando a perimetria realizada, obteve-se antes e

Em consonância com o disposto na Resolução CONSUNEPE N° 60, de 03 de setembro de 2020, , que aprova o Programa de Monitoria de Acadêmica com bolsa Do Centro

Tomada de força com embraiagem montada na parte de trás do motor para ligação directa por flange para uma bomba

No momento da realização da atividade com os alunos, foi possível verificar a importância de o professor estar preparado para as possíveis questões e abordagens

Esta cobertura garante até o Limite Máximo de Indenização (LMI) estabelecido na apólice, a indenização por perdas e danos materiais exclusivamente de origem súbita e