• Nenhum resultado encontrado

Nesse bimestre trabalhamos O Sistema Nervoso e como as drogas atuam no organismo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nesse bimestre trabalhamos O Sistema Nervoso e como as drogas atuam no organismo."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.

Você Sabia:

* A palavra droga originou-se do holandês “droog”, que significa “folha seca”. * A venda ilegal de drogas movimenta por volta de U$ 300 bilhões ao ano e representa 8% do comércio mundial.

Nesse bimestre trabalhamos O Sistema Nervoso e como as drogas atuam no organismo.

O objetivo deste trabalho é permitir que os alunos pesquisem, classifiquem e socializem as informações. Ao final da atividade, eles serão capazes de levar informações referentes a estas drogas e os impactos do consumo das mesmas na vida dos usuários e da família.

Orientações para realização do trabalho Temas: Drogas.

Orientação: Os alunos deverão apresentar uma peça de teatral, abordando o impacto que as drogas causam nos usuários e na sociedade.

Obs: O trabalho será realizado de forma interdisciplinar com os professores da disciplina de ciências, artes e língua portuguesa.

O trabalho deverá ser realizado em casa com grupo de 7 a 10 pessoas (de acordo com a disponibilidade da família)

 Os grupos serão divididos em sala.

Data de entrega: 8°A ( 13 / 09 / 2018 ); 8°B ( 12 / 09/ 2018 ); 8°C (12 /09/2018 ). Valerá: 10 pontos.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através dos trabalhos apresentados pelos alunos, participação nas discussões e recursos visuais, buscando perceber, através desses instrumentos, qual o conhecimento que o aluno já possuía sobre os assuntos tratados, como se apropriou dos temas propostos e quais as mudanças que ocorreram na sua vida com base no conhecimento adquirido.

•Apresentação visual e estética: 0 a 10 – Coletiva

TRABALHO DE CIÊNCIAS

Aluno (a): Nº

Disciplina:CIÊNCIAS Bimestre: 3º

Professor: JOSI E KÁTIA Série: 8º Ano Turma: Data:

(2)

Curiosidade: Esportes Adaptados Para Deficientes

Quando falamos de esportes adaptados para deficientes devemos lembrar da importância do esporte como ferramenta de inclusão social na vida dessas pessoas.

As atividades são capazes de garantir uma série de vantagens tanto físicas como também mentais para aos portadores de necessidades especiais.

Na verdade, muitas dessas pessoas se sentem excluídas da sociedade por não conseguirem realizar uma série de atividades que uma pessoa sem deficiência pode fazer.

E as atividades físicas e esportivas representam uma maneira de fazer com que todos possam se exercitar e ter uma vida normal sem barreiras.

E dessa forma abre-se um leque de oportunidades incríveis em termos de saúde, bem-estar e qualidade de vida.

As atividades físicas praticadas com o objetivo de lazer ou modalidade esportiva têm evidenciado uma verdadeira terapia promovendo vantagens que vão desde de os benefícios físicos e mentais, inclusão social, prevenção de doenças até mesmo o teste dos seus limites e potencialidades.

Regras do nosso JOGO: Você deverá responder o questionário a seguir com bastante atenção e individualmente. Fique atento as datas de entrega e o trabalho terá pontuação de 0 a 10.

Data de entrega: 8ºA (06/ 09 / 2018); 8°B (03 /09 / 2018); 8°C (03 / 09/ 2018).

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA Bimestre: 3º

Professor: MARIANO Série: 8º Turma:

(3)

Responda as Questões a seguir.

O atleta faz o bloqueio e quando cai em quadra sofre uma fratura no osso da coxa. Qual o nome do osso fraturado?

O atleta de voleibol faz o bloqueio e sente uma lesão no antebraço. Qual o osso (s) lesionado?

A partida de Voleibol entre as equipes da Holanda x Cuba está 2x1 (sets) para a equipe da Cuba. O que acontece com o decorrer da partida?

O atleta da Rússia saca e a bola bate na rede, caindo na quadra adversária. O que o árbitro deve marcar?

Quantos toques uma equipe pode dar para marcar um ponto?

Qual é a altura da rede de voleibol para os homens e para as mulheres?

Na partida jogada entre as equipes A x B, o jogador da equipe B saca e o jogador da equipe A bloqueia o saque, o que o árbitro deve marcar?

(4)

Qual a função do líbero em uma partida de voleibol?

Quantos pontos tem um set no voleibol?

Quantos sets tem uma partida de voleibol?

Quais são somente fundamentos do voleibol? a) Saque, manchete, passe de peito.

b) Levantamento, cortada, arremesso ao gol. c) Cortada, bloqueio, arremesso à cesta. d) Saque, manchete, toque.

Qual é o fundamento que consiste em saltar próximo a rede formando uma barreira com as mãos, impedindo que a bola passe para sua quadra?

a) Manchete b) Levantamento c) Bloqueio d) Cortada

Quais são os números das posições dos jogadores de defesa? a) 2, 3 e 5

b) 1, 5 e 4 c) 2, 4 e 6 d) 1, 5 e 6

(5)

Caro Aluno,

Ao longo do terceiro bimestre, o desenvolvimento do conteúdo de Geografia, teve como base a regionalização do continente americano, a divisão geográfica e natural, América: quadro natural, a atividade geológica no continente americano, clima e vegetação, tipos climáticos, paisagens vegetais, as atividades econômicas na América, a atividade industrial e agropecuária no continente americano. Nesse contexto, destaca-se o fenômeno da urbanização, que vem se acelerando em escala mundial desde o pós-Segunda Guerra, estando intimamente ligado ao processo de industrialização, ao crescimento desordenado de cidades e a intensificação do êxodo rural-urbano

Desta forma, tendo como referência o mapa e a tabela, o presente trabalho tem por finalidade uma investigação, uma análise e a elaboração de uma pesquisa aprofundada sobre “1” das principais megacidades do mundo. Espera-se que ao final da tarefa, algumas reflexões e conclusões possam ser tiradas pelos alunos, no intuito de refletir sobre os principais pontos positivos e negativos para as populações residentes nessas megacidades, no tocante a poluição, ao saneamento básico e ao lixo urbano, a moradia, ao transporte coletivo, ao mercado de trabalho e ao modo de vida urbano presente nesses grandes espaços geográficos.

TRABALHO DE GEOGRAFIA

Aluno (a): Nº

Disciplina: GEOGRAFIA Bimestre: 3º

Professores: Felipe/Renata Série: 8º Ano Turma: Data:

(6)

ORIENTAÇÕES

 O presente trabalho será elaborado por 5 (cinco grupos). A quantidade de membros na formação desses grupos poderá variar, de acordo com o número de alunos em cada sala de aula.

 O grupo deverá realizar uma pesquisa e uma análise detalhada sobre “1” das principais megacidades do mundo (conforme tabela).

 A pesquisa será apresentada na forma de seminário em grupo (exposição oral) e deverá ser entregue digitada (não será aceito cópia da internet) ou escrita, segundo normas da ABNT (Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências bibliográficas, Imagens).

 Obrigatoriamente a pesquisa impressa ou escrita deverá conter os seguintes itens: população total da megacidade; qual o setor econômico concentra o maior número de trabalhadores (setor industrial, agrícola, comércio e serviços ou outros); principais fontes poluidoras e tipos de poluição nessas megacidades; a maioria da população tem acesso de qualidade as redes de água e esgoto? ; tipos de moradia predominantes (prédios, casas, favelas, cortiços, etc); meios de transporte (trem, ônibus, metrô, moto, carro particular) mais utilizados; quantidade de lixo gerado; qual o nível (baixo, médio ou alto) de desigualdade social; quantidade de áreas verdes, parques e reservas naturais existentes.

 Em hipótese alguma poderá ocorrer repetição de temas entre os grupos participantes.

Justificativa:

A Geografia é uma ciência, que busca compreender a realidade concreta, a partir da dinâmica dos fenômenos sociais e naturais no território, em escala local, regional, nacional, continental e global, se utilizando de recursos tais como: a observação, a descrição, a interpretação, a comparação, a correlação, a argumentação e a proposição.

Link para normas da ABNT: https://tecnoblog.net/236041/guia-normas-abnt-trabalho-academico-tcc/ Data de Entrega

(7)

~,LMN

História do Computador

A palavra “computador” vem do verbo “computar” que, por sua vez, significa “calcular”. Sendo assim, podemos pensar que a criação de computadores começa na idade antiga, já que a relação de contar já intrigava os homens.

Dessa forma, uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.

Evolução dos Computadores

O computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica. É por isso que não existe somente um inventor.

Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.

Segunda Geração (1959-1965)

Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial. Computador da segunda geração com transistores

Terceira Geração (1965-1975)

Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.

Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.

TRABALHO BIMESTRAL

Aluno (a): Nº

Disciplina: História. Bimestre: 3º Bim.

Professor: Pedro H. Torres Série: 8º ano Turma: Data:

(8)

Quarta Geração (1975-até os dias atuais)

Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.

Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.

Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.

Segundo a classificação acima, nós pertencemos à quarta geração dos computadores, o que tem revelado uma evolução incrível nos sistemas de informação.

Introdução

Primavera dos Povos é o nome que se dá a uma série de movimentos revolucionários de cunho liberal que ocorreram por toda a Europa durante o ano de 1848. Com a Revolução Francesa de 1789, os ideais libertários espalharam-se por toda a Europa, assustando as monarquias absolutistas europeias. Nesse cenário é que se institui o Congresso de Viena, em 1815, que buscava uma restauração da antiga ordem vigente (pré-1789). Monarquias que haviam sido abolidas foram restauradas, e políticas repressoras voltaram a ser aplicadas à população.

Podemos encontrar na França, no ano de 1830 as sementes dos movimentos revolucionários de 1848. Com a subida do rei Luís Filipe da França, denominado "rei burguês", havia esperança entre a classe burguesa que seus interesses seriam devidamente representados, sendo o próprio monarca oriundo daquela classe.

O arranjo proporcionado pelo governo de Luís Filipe era comum em todo continente, onde governos autocráticos, que não abriam espaço para as classes subalternas dominavam o cenário político-social. Além disso, uma colheita sofrível no campo, entre os anos de 1845 e 1846 e uma consequente crise econômica, tanto no setor agrícola quanto industrial, preparou o terreno para que, durante o ano de 1848, revoluções de cunho liberal se

(9)

espalhassem por toda Europa, sendo o primeiro foco na Sicília, e depois para a Hungria, França, Alemanha e Áustria.

A ideologia predominante, e que de certo modo unia todos os movimentos era a de um socialismo utópico (tanto que naquele mesmo ano temos a concepção do famoso "Manifesto Comunista" de Karl Marx e Friedrich Engels). Até mesmo em terras brasileiras os ecos das perturbações que assolavam a Europa se fazem sentir, com a Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco, em 1848.

Bibliografia: http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/primavera-dos-povos.jhtm - UOL Vestibular - Revoluções de 1848 http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u54.jhtm Arquivado em: História, Idade Contemporânea Fonte: https://www.infoescola.com/historia/primavera-dos-povos/

Mãos à Obra! Caros alunos, nesse bimestre estamos estudando as mudanças no cenário

europeu no século XIX, como mencionado acima, diversos países passaram por esses movimentos, vocês em forma de documentário irão retratar quais foram e os motivos dos acontecimentos e suas consequências.

Orientações para realização do trabalho

O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em grupo de no máximo três pessoas. (De acordo com a disponibilidade da família);

Cada documentário deve ter no máximo 5 minutos de duração; Utilize o recurso de celular ou câmera para a gravação;

Traga salvo em pen drive no formato mp4 ou AVI;

Pontuação: até 10 pontos até o prazo, após o prazo entrega mediante a atestado médico. Data de Entrega: 8º Ano A (12/09/2018 ), 8º Ano B ( 14/09/2018) e 8º Ano C (11/09/2018 ).

(10)

Curiosidades:

“A Literatura é o espelho social de uma época, pois nos mostra a face do artista e o cenário no qual produziu sua obra, ou seja, a sociedade em que viveu. O estudo da Literatura auxilia-nos a compreender melhor a natureza de nossas ações e sentimentos. As obras de escritores e poetas nos ajudam a entender como nós, seres humanos, temos nos comportado ao longo dos séculos e, a partir do exemplo e da experiência alheios, refletir sobre nosso próprio comportamento.”

http://www.achadoselidos.com.br/tag/blog-de-literatura/

“A natureza só permite aos gênios uma filha: sua obra.”

Caros leitores,

Nosso trabalho bimestral será em formato de Seminário/Teatro. Como base vocês devem utilizar a obra O Cão dos Baskerville ( Arthur Conan Doyle).

Esse trabalho tem como referência desenvolver as habilidades comunicativas básicas de expressão oral e as diferenças das linguagens abordadas na língua portuguesa e, abordando um pouco dos valores sociais do cotidiano.

TRABALHO DE PORTUGUÊS

Aluno (a): Nº

Disciplina: Língua Portuguesa Bimestre: 3º

Professora: Hilda Série: 8º Ano Turmas: A, B e C Data:

(11)

Agora, com base na didática, desenvolva seu trabalho de leitura e pesquisa relativa ao livro acima, solicitado no material didático.

Orientações para realização do trabalho

O trabalho deverá ser realizado com a opção de ser individual ou em grupo de até 6 pessoas (de acordo com a disponibilidade da família). Data de entrega: 8º Ano A- 13/09/2018 8º Ano B-14/09/2018 8º Ano C- 13/09/2018 Valerá: 10 pontos. Importante:

Não é obrigatório nenhum tipo de aluguel/compra de fantasias, vestimentas e ou qualquer outro objeto para realização do trabalho, fica a critério do aluno usar a criatividade em montar sua apresentação.

Método de avaliação:

A avaliação será feita através das pesquisas apresentadas pelos alunos do grupo, como se apropriaram do tema proposto e quais as mudanças que ocorreram na vida de cada um com base no contexto/conhecimento adquirido.

(12)

Queridos alunos, o trabalho que desenvolveremos nesse bimestre será feito por meio do site Quizlet®. Esse site permite que você pratique o conteúdo aprendido em nossas aulas de uma maneira interessante e divertida. Tenho certeza de que você vai se divertir muito com essa ferramenta que estamos utilizando. As atividades ficam disponíveis no site desde o início do bimestre para que você possa começar o quanto antes o seu trabalho bimestral. No entanto, você terá oficialmente um período de duas semanas aproximadamente para realizar pelo menos cinco das sete atividades que estiverem listadas em sua sala de aula virtual no Quizlet®. Esse período começa a contar a partir da data de publicação desse trabalho no site da escola. A data de verificação do seu progresso para a atribuição de nota também será publicada. Lembre-se de que seu progresso fica sempre registrado no site e é por meio dele que sua nota é atribuída. Cada item feito por completo vale 2,0 pontos. Fique atento aos prazos. Para ter acesso a lista de estudos, basta entrar em sua sala no Quizlet®. Caso você ainda não esteja registrado na sala, siga as instruções abaixo:

Os alunos do 8º Ano A deverão colar o seguinte link em seu navegador preferido para ter acesso às atividades: https://quizlet.com/join/sdEXC2gjA (Esse link o direcionará à página “8º Ano A – Inglês”.)

Os alunos do 8º Ano B deverão colar o seguinte link em seu navegador preferido para ter acesso às atividades: https://quizlet.com/join/EKMkzthmv (Esse link o direcionará à página “8º Ano B – Inglês”). Clique no botão “Inscreva-se grátis para solicitar acesso”. Preencha o formulário com sua data de nascimento. Como nome de usuário coloque seu nome, sobrenome e número de chamada. (Exemplo: AndreSantos01). Coloque seu e-mail e escolha uma senha. Não se esqueça de anotar essa senha pois você precisará dela para acessar o site novamente em ocasiões futuras. Clique em “Aceito os termos e serviços” e finalmente em “Inscrever-se.” Pronto! Utilize sempre a versão gratuita do site!

Agora você poderá estudar tudo aquilo que vimos em sala de aula de uma forma divertida e interessante! Você deverá estudar as seguintes listas de exercícios: 8º Ano – 3º Bimestre

TRABALHO DE LÍNGUA INGLESA

Aluno(a): Nº

Disciplina: INGLÊS Bimestre:3º

Professor: EDUARDO RODRIGUES Série: 8º Turma: Data:

(13)

Você Sabia:

O cubo de Rubik ou cubo mágico foi criado no dia 19 de maio de 1974 pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Ernõ Rubik.

Aos 29 anos, o professor trabalhava no aperfeiçoamento de um modelo que o ajudasse a explicar a seus alunos os conceitos da geometria tridimensional. Numa das tentativas, acabou criando o cubo colorido.

O desafio de Rubik era construir um cubo formado por 26 mini-cubos que se movessem em blocos individuais de 9 peças sem que a estrutura geral fosse comprometida.

Caro aluno, iniciamos o segundo semestre revisando, produto notável, fatoração de expressões algébricas, cubo

da soma e diferença de dois termos e problemas com ângulos e retas paralelas. Portanto, você deverá pesquisar sobre o Tema: Polinômios.

Definição; Função;

Exemplos de exercícios (no máximo 3, sem resolução).

Em folha de almaço, manuscrito caneta preta ou azul, não é necessária capa.

Poderá ser concluído em dupla ou individual. Não haverá segunda data de entrega. Semana para entrega: 03/09 a 06/09. De acordo com aula do professor, a combinar.

Objetivo:

Retomar o conteúdo inicial (1º semestre), priorizando o conhecimento e abrangendo os olhares e aprendizagem para o próximo conteúdo. Então fique atento às aulas, conteúdo, participe, questione e concentre-se.

Acredito em você!

TRABALHO DE MATEMÁTICA

Aluno (a): Nº

Disciplina: MATEMÁTICA Bimestre: 3º

Professor: GISLEINE Série: 8º Ano Turma:

Referências

Documentos relacionados

A determinação da variação dimensional de barras de argamassa, conforme a NBR 13.583, foi utilizada para avaliar o potencial de mitigação do material ligante composto por cimento CP

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

No entanto, quando se eliminou o efeito da soja (TABELA 3), foi possível distinguir os efeitos da urease presentes no grão de soja sobre a conversão da uréia em amônia no bagaço

Na busca de uma resposta ao problema, que teve como questão norteadora desta pesquisa, levantamento dos gastos e despesas nos atendimentos realizados e identificar qual o custo que

Uma dose inicial mais baixa deve ser considerada para pacientes com insuficiência renal grave (vide “Posologia e modo de usar” e “Advertências e

CAIXA, além do benefício previsto no parágrafo segundo da cláusula 26, o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança fará jus

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO