• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO DIREITO DO TRABALHO PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO DIREITO DO TRABALHO PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sua folha de questões

Nesta folha você encontra os enunciados da proposta de ​peça prático-profissional e das quatro ​questões

discursivas​, além de espaços para rascunho. Você

deve submeter as suas respostas finais na folha de resposta disponível.

Fique atento ao tempo

Durante o Exame oficial você terá 5 horas para realizar a prova. É importante manter esse tempo em mente ao realizar este simulado. Assim você também treina a sua organização para o dia.

Faça um bom simulado

No dia da prova você não pode se comunicar com outros examinandos; portar qualquer tipo de aparelho eletrônico; utilizar lápis, lapiseira ou corretivo de qualquer espécie. O ideal é que você tente simular o contexto do Exame, então, procure um lugar tranquilo, desligue seus eletrônicos e livre-se de distrações antes de começar.

Sua folha de respostas

Após baixar a prova na área de simulados da plataforma e imprimi-la, use caneta preta ou azul para escrever as respostas em letra legível. Fique atento à caligrafia, ao formato da peça e aos espaços dedicados às respostas. Esses são aspectos considerados pelos corretores e serão levados em conta pela equipe de correção do Saraiva Aprova.

Envio para correção

Com a prova terminada, você já pode enviá-la para correção. Na área de simulados na plataforma, clique em ​Upload para Correção​. Primeiramente, você fará o envio das questões discursivas e, depois, o envio da peça-processual.

Tire uma foto em boa resolução de imagem das páginas do seu simulado. Você pode enviar um arquivo de imagem (jpeg ou png) ou um arquivo de documento (formato pdf). Na plataforma você poderá ver o espaço para upload correspondente a cada questão e peça-processual. Por exemplo, para enviar a questão 1, você deve anexar ​apenas a resposta

da questão 1 e assim por diante. Fique atento à

qualidade de imagem dos arquivo para que suas respostas estejam visíveis e a correção seja feita sem problemas.

Após anexar todos os arquivos, clique em Confirmar Envio. Pronto! A entrega foi feita. A devolução do simulado corrigido leva até ​6 dias

úteis​, contados a partir do dia seguinte à

postagem das respostas. Enquanto aguarda o seu resultado, você pode clicar em Ver resolução padrão e conferir o gabarito com as respostas esperadas.

Quando a sua correção estiver pronta a sua nota aparecerá na área de correção individualizada, na página inicial dos ​Simulados​. Além de conferir quanto tirou, você poderá clicar em ​Ver correção e acompanhar os detalhes. No menu que aparece à esquerda, você consegue acompanhar a correção completa das questões discursivas e da peça-processual.

Desejamos uma boa prova!

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

Caio Mário Santos, brasileiro, solteiro, portador da CTPS 111, RG 222 e CPF 333, residente e domiciliado na rua X, casa 1, Barro Cidade Nova, Município de Pouso Alegre/RS, funcionário da empresa

(2)

Asa de Prata Indústria e Comércio Ltda, desde 20 de novembro de 2017, exercia a função de vigia noturno, cumprindo jornada de trabalho das 19 h às 7 h do dia seguinte, em jornada 12x36 autorizada por negociação coletiva, e, em razão do trabalho noturno, recebia o respectivo adicional. A partir de 10 de fevereiro de 2018, a empresa, unilateralmente, determinou que Caio trabalhasse no período diurno, deixando de pagar ao funcionário o adicional noturno. Em março de 2018, Marcelo foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato de sua categoria profissional. Em 5 de maio de 2018, a empresa Asa de Prata Ltda demitiu Caio sem justa causa e efetuou o pagamento das verbas rescisórias devidas.

Durante todo o período em que laborou, sempre ingressou na empresa por volta das 18:30h, para se proteger de eventual violência, já que o local de trabalho era isolado e perigoso. Caio ingressou com uma reclamação trabalhista contra a empresa, que foi distribuída para a 3ª Vara do Trabalho de Pouso Alegre/RS, local da prestação dos serviços, tendo sido autuado sob o nº 123456. Na inicial, pleiteou além de sua imediata reintegração, sob o argumento de que gozava da estabilidade provisória prevista nos arts. 543, § 3.º, da CLT e 8.º, VIII, da Constituição Federal, o pagamento do adicional noturno que recebera enquanto trabalhou no período noturno, sob a alegação de direito adquirido.

Também alegou a nulidade da alteração de sua jornada, uma vez que não houve consentimento do mesmo na mudança da noite para o dia. Por fim, requerer a condenação ao pagamento de horas extraordinárias e todos os reflexos, afirmando que a sua jornada extrapolava o limite imposto pela CF/88, que é de oito horas diárias. Também requereu horas extras afirmando que a sua jornada iniciava as 18:30h, quando ingressava na empresa, por já estar à disposição do empregador. Formule a peça processual cabível para a defesa dos interesses da reclamada sem criar fatos ou dados.

(3)

Rafael trabalha há 5 anos na empresa Gama e Alfa Serviços Médicos no Município de Vitória/ES, como auxiliar administrativo. Entretanto, sem qualquer razão aparente, seu empregador decidiu transferi-lo para Taubaté/SP, onde se localiza uma das filiais da empresa. Apesar das ponderações de Rafael ao

empregador, esse se manteve irredutível. Diante disso responda aos itens a seguir.

A) Analise se é possível a transferência de Rafael sob o aspecto da legalidade. Fundamente.

B) Considerando o risco iminente da transferência, na qualidade de advogado de Rafael, qual a medida a ser adotada por você? Fundamente.

(4)

QUESTÃO 2

Em reclamação trabalhista movida por empregado contra o ex-empregador, o pedido foi julgado procedente em parte e a sociedade empresária pretende recorrer. Nesse sentido, apresentou a petição com o recurso no 5º dia da publicação da sentença e o comprovante das custas e do depósito recursal 15 dias após, mas explicou na peça que havia recolhido o preparo no prazo de oito dias, conforme chancela bancária, e que a demora na juntada do preparo se deveu a um problema interno do escritório. Na hipótese retratada, de acordo com a CLT e a jurisprudência consolidada do TST, responda aos itens a seguir.

A) Como advogado do autor da demanda, informe o que você sustentaria em contrarrazões sobre o aspecto processual apresentado na questão.

B) Caso o recurso interposto pela sociedade empresária tivesse seu seguimento negado, por qualquer razão, pelo juiz de 1º grau, que recurso poderia ser interposto? Haveria depósito recursal? Justifique.

(5)

QUESTÃO 3

Opostos embargos declaratórios pelo reclamante com pedido de efeito modificativo, o juiz dá provimento aos embargos e adiciona à condenação o pagamento de uma verba que não havia sido apreciada na sentença, apesar de requerida na petição inicial. Ciente disso, a empresa rebela-se afirmando que deveria ter sido observado o contraditório e que ela deveria ter tido a oportunidade de se manifestar. Como isso não aconteceu, sustenta ser nula a decisão dos embargos.

A) Os embargos de declaração podem ter efeito modificativo do julgado?

B) Comente se procede a alegação empresarial quanto à nulidade da decisão dos embargos declaratórios opostos contra sentença não submetidos ao contraditório.

(6)

QUESTÃO 4

Enunciado: José de Souza ajuizou reclamação trabalhista em face da empresa Alfa Vigilância Ltda., postulando o pagamento dos valores correspondentes aos intervalos intrajornada não gozados, acrescidos de 50%, com fundamento no art. 71, § 4º, da CLT, bem como das diferenças decorrentes da integração dessas quantias nas verbas contratuais e resilitórias. Na peça de defesa, a reclamada alegou que a supressão dos intervalos para repouso e alimentação foi autorizada em acordo coletivo firmado com o sindicato representante da categoria profissional do reclamante, colacionando cópia do referido instrumento normativo cuja vigência alcançava todo o período contratual do autor. Aduziu, ainda, que a parcela prevista no art. 71, § 4º, da CLT possui natureza indenizatória, sendo descabidas as repercussões postuladas na inicial. Com base na situação hipotética, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso.

A) Procede o pedido de pagamento dos valores correspondentes aos intervalos intrajornada não gozados pelo reclamante?

B) A parcela prevista no art. 71, § 4º, da CLT deve integrar ou não a base de cálculo das verbas contratuais e resilitórias do empregado que não tenha gozado dos intervalos intrajornada?

Referências

Documentos relacionados

É provável que uma pulverização feita ao redor do dia 20 de outubro, quando a popu- lação de ácaro cresce e a queda de frutos vai iniciar-se, e outra no início de dezembro

Jóia Codemel, por Minstrel Glory - não correu. GP Maroñas, GII, Clás. de Giuli, Clás. Stud Progresso, GP Turfe Paranaense, Penca F1 de Camaquã, 4º Clás. Jardim na estréia aos 2

Sabemos que esta elaboração de políticas públicas ocorre a partir de uma falta, que se coloca em evidência a partir das lutas e embates dos movimentos sociais, sendo assim,

JURACI CORRÊA JUNIOR, brasileiro, ca- sado, do comercio, portador da Cédula de Identidade RG nº 4.295.520 DGPC/GO, inscrito no CPF/MF sob o nº 004.936.201-17, residente e

Observa-se também pela tabela 8 os valores de momento efetivo observados para os íons isolados de cada elemento que contribui magneticamente na liga, vale a pena

Nos serviços de longo curso, a movimentação de contêineres de importação cheios – objeto de captação para armazenagem alfandegada no TECON 1 – experimentou crescimento de

ANTONIO CÉSAR OLIVI, brasileiro, casado, portador do CPF Nº 049.284.578-62 e do RG Nº 8.844.493 SSP/SP, residente e domiciliado à Folha 26 Quadra 02 Lote G1Ae G1B S/N, Bairro

seleção do On Screen Display (OSD) Menu principal Submenu Descrição INSTALAÇÃO RTC Se definir ON (LIGADO), activa a função de Controlo de Tempo de Resposta e reduz a